You are on page 1of 10

18a. AULA Comentrios sobre os livros: Matisse- Fauvista (Fauve=Fera) considerado um dos melhores pintores do sculo XX.

. No teve a fama do Picasso, mas est no mesmo n!vel. "s cr!ticos de arte achavam #ue as o$ras dele era como se fossem feras. %las a&ridem tanto com cores to fortes (vermelho, amarelo, a'ul) #ue parecem feras. (em muito a ver com a arte primitiva, mas tem um conte)do muito rico (de cunho social). Leonardo da Vinci- *enascentista Foi pintor, &rande cientista, #u!mico, f!sico, $i+lo&o, matem tico, ar#uiteto, inventor (asa delta, helic+ptero, su$marino, l,mina de $ar$ear). -nfeli'mente no havia tecnolo&ia para e.ecutar essas inven/0es. %ra um homem de 1,23 m., de olhos a'uis e foi considerado um vision rio. 45onalisa4, sua pintura mais conhecida no mundo todo, e a 46ltima 7eia4 a sua pintura mais reprodu'ida. %ra tam$m e.celente cantor e inventou muitos instrumentos. "utra o$ra conhecida8 49 :ir&em dos *ochedos4. Pintou crian/as de forma pouco desproporcional pois estava na $usca cient!fica ainda do corpo humano. ;i'ia #ue tudo o #ue pintava tinha uma alma 4,nima4 . *ecentemente foi desco$erto uma o$ra #ue retrata Floren/a. <eonardo da :inci pintou essa o$ra =unto com 5ichel,n&elo. Museu D'Orsay- o 5useu dos -mpressionistas em Paris 4>are ;?"rsa@4. %sta contru/o era anti&amente uma esta/o de trem. 9s o$ras principais desse museu so as o$ras dos impressionistas. Carava io- Aarroco. :ai lidar muito com lu' e som$ra e muitas dia&onais. Foi inspira/o para todos pintores $arrocos. 9ssistir filme 47arava&&io4.

Continua!"o sobre o #arroco 1

A Arte Clssica #ue anterior ao *enascimento, usava formas lineares, r!&idas e $em definidas, com a fi&ura centrali'ada. (inha conte)do espiritual. " pensamento na poca era cient!fico e o$=etivo, conforme estudo feito em B%sttica da 9rteC. $a Arte #arroca e.iste muita li$erdade com muitas curvas e dia&onais. " su=eito su$=etivo. " pensamento ou conte)do potico. uma arte #ue en&lo$a outra srie de estilos. A9*"D= vem do &re&o e si&nifica pesado, denso. A9**E%7"= vem do espanhol #ue si&nifica uma prola com reentr,ncias, irre&ular. " Aarroco vai desde o sculo X:-, no au&e do *enascimento, e che&a ao seu apo&eu no sculo X:-- finali'ando no sculo X:--- com o nome de *ococ+. *ococ+ o e.cesso do Aarroco. " *ococ+ na %uropa o Aarroco no Arasil. 7om a revolta de <utero, na reforma protestante, a i&re=a cat+lica teve #ue rever suas atitudes com o 7onselho de (rento. Para or&ani'ar o poder reali'ou-se a contra-reforma, a ordem dos Fesu!tas em 1GHI com -&n cio de <o@ola. Foi na %spanha a poca em #ue con#uistaram #uase o mundo todo. "s espanh+is depois perderam muito, inclusive a Jolanda. Jouve um naufr &io da#uela invenc!vel armada. Por sua ve' a Jolanda cresceu tanto #ue as perspectivas econKmicas eram &randes. Foi tornando-se e.tremamente $ur&uesa. 9 Fran/a, Lustria e 9lemanha vo se tornar totalmente a$solutistas. 9 ostenta/o toma conta da %uropa. 9 Fran/a ser o au&e da ostenta/o com <u!s X-: (rei-sol). %ssa poca vai ser marcada por sua dramaticidade e tra&dia. 9 -&re=a 7at+lica ir dividir tudo entre o cu e o inferno. Nessa poca vai haver muito medo do inferno. %les chamam o homem para o i&re=a (o lado $om, o cu) atravs da arte espetaculosa, tr &ica, da emo/o, sensa/o. 7omo na#uela poca no e.istia a m!dia, essa era a sua forma de divul&a/o, o seu recurso. 9 pr+pria arte trar de volta os here&es. Na Jolanda, Al&ica e %spanha o Aarroco vai atender muito $em os interesses da $ur&uesia.

%&'$C'%A'( CA&AC)*&+()'CA( DO #A&&OCO: 1. %redom,nio sem-re do emocional sobre o racional. 2

.. Liberdade com-leta de cria!"o no conte/do0 mais do 1ue na 2orma. O artista se emanci-a de 1ual1uer re ra ou -adr"o. 3. A ins-ira!"o 4 muitas ve5es -o-ular. *6.: a re-resenta!"o da sa rada 2am,lia 4 2eita como se 2osse uma 2am,lia comum. 7 o o-osto do renascimento onde a re-resenta!"o da santa 4 di2erenciada0 com raras e6ce!8es. Dinamismo muito rande na com-osi!"o com dia onal. A lin;a vertical vai dominar a lin;a ;ori5ontal. Vai ;aver muito mais lin;as verticais do 1ue ;ori5ontais0 al4m da dia onal. *6iste uma 2u a do eom4trico. $ada 4 muito concentrado. Vai ;aver um entrela!amento da arte0 da escultura e ar1uitetura. Na -&re=a $arroca vai ter muita escultura na parte e.terna. No renascimento as -&re=as #uase no apresentaro esculturas e.ternas. Valori5a!"o do ental;e na -edra e na madeira.

9. :. <.

=. 8. com

As constru!8es de altares e retbulos v"o ser lu6uosamente decorados a-lica!8es em ouro e muita -olicromia >muitas cores?. *et $ulo - o #ue fica na frente do altar, feito de madeira toda tra$alhada. o #ue divide o altar do resto da i&re=a. (ripo-ret $ulo, a$re e fecha para ser transportado. para re'ar. 7omo os escravos no podiam fre#Mentar a i&re=a, eles constru!am o seus ret $ulos para re'ar, transportando-o facilmente para suas casas. "s ret $ulos e.istem desde a poca do $ron'e, com caracter!sticas diferentes. @. Volutas >ori em re a?. Nuase todas as i&re=as Aarrocas tem volutas. . 9 i&re=a Danta 5aria 5a&&iore em :ene'a tem O c)pulas li&adas a O &randes volutas. Bront"o. %.iste tam$m sempre um &rande fronto ladeado por P torres. A -intura tem violentos contrastes de claroCescuro. 'novaram o es-a!o -ictDrico atrav4s do claroCescuro. $unca nin u4m 2e5 isso em arte antes.

1A. 11.

1..

Ba5iam tentativas de su erir o in2inito atrav4s de )rom-'Oleil >en ana ol;o?0 com -ers-ectiva e -ro2undidade ilusDrios. )in;a a 2un!"o de aumentar ilusoriamente os es-a!os e conse uir o in2inito. Os -alcios -areciam imensos e redondos. *les 2a5iam -inturas nas 1uinas das -aredes -ara dar a im-ress"o de serem arredondadas. 3

13.

Usavam muitas escadas0 Eo os de lu5 e muitas 2ontes. )in;am osto -elo teatral. *ra como se 2osse um cenrio.

" Aarroco tem muito e.a&ero, muito fausto, muita ri#ue'a. <i$era muita emo/o na &ente. " Aarroco a$ra/ou tantas ramifica/0es art!sticas #ue somente P33 anos atr s #ue os historiadores chamaram esse acontecimento, no seu con=unto, de arte Aarroca. %ra uma mistura to &rande de estilo renascentista, e&!pcio, &re&o, etc, #ue ficou dif!cil definir na poca o estilo Aarroco. (emos os Aarroco da 7orte, das comunidades cat+licas e protestantes. " Aarroco foi uma reforma na contra-reforma. "s pa!ses protestantes tam$m a incorporaram por ter sido um movimento muito forte e $onito. " Aarroco sur&iu ap+s a teoria de 7oprnico #ue vai mudar para sempre o lu&ar do Jomem no universo. 9 (erra, se&undo 7oprnico, #ue se move ao redor do sol, no mais o centro do universo. " Jomem no mais o )nico prop+sito da cria/o. " Aarroco vai sur&ir nessa poca com essa nova concep/o, com novo sentimento de auto-respeito, de or&ulho. -sso tudo refletir na arte ao sa$er #ue o Jomem fa'ia parte de um mundo infinito, mostrando assim essas idias atravs de lu'es e.a&eradas, impetuosas, em dia&onal, como se realmente estivessem e.primindo o infinito. 9 Jist+ria da arte mostra sempre o conte.to do momento em #ue se est vivenciando. %la a$ran&e o campo cient!fico, hist+rico, econKmico e social. 9 poca Aarroca foi a de maior li$era/o do ver, do sentir e da intui/o. 9 arte Aarroca a arte #ue passa a reconhecer #ue B9 re&ra apenas uma norma, =amais uma lei4. Picasso sculos mais tarde disse8 4Na arte no e.iste re&ra de $ele'a. Aele'a o #ue o instinto e o cre$ro vai reconhecer como $elo4.

Batos im-ortantes 1ue marcaram na 4-oca do #arroco 9 -n&laterra fa' tratado de defesa com a Jolanda em 1Q3O a %m 1Q32- 9 %spanha reconhece a independRncia da Jolanda. (9 %spanha perde Jolanda). 4

%m 1QG3- 9 -n&laterra importa ch da Sndia, #ue$rando uma srie de monop+lios. %m 1QGQ- come/a a fa$rica/o de meias ($em tra$alhadas) em Paris. 9 %uropa passa a comprar meias s+ em Paris. %m 1QPQ a 1QIO- 9contece a &uerra dos H3 anos #ue vai mudar muito a %uropa. %m 1Q2I- %sta$elecimento do $anco mais importante da %uropa, o Aanco da -n&laterra. %m 1QTG- sur&e o o$servat+rio de >reenUitch. %m 1QTO- vai ser reconhecido na Fran/a a profisso de co'inheiro-mor (to importante como advo&ado). ;epois cai a lei e retorna s+ em 1233. " co'inheiromor e confeiteiro-mor tra$alham para o rei. %m 1QT2, na -n&laterra criada a lei 49A-9D 7"*PED4 . #A&&OCO *M BLA$D&*( >#4l ica e Antu4r-ia? Pintura Flamen&a uma pintura de Flandres, =amais %spanhola. Na Al&ica se fala flamen&o e francRs. 9 pintura de Flandres vai ser muito importante no in!cio do sculo X:--. " sul dos pa!ses $ai.os (Al&ica) continuava so$re o dom!nio %spanhol. por esse fato #ue se usou o nome Flamen&o, devido ao dom!nio espanhol #ue e.istia l . %ra o territ+rio mais rico dos espanh+is e #ue por ser espanhol continuava no seio da i&re=a cat+lica. 9 pintura vai ser so$re a reli&io cat+lica. 9 9ristocracia e a -&re=a patrocinaram muito as artes e contri$u!ram muito para o sur&imento do estilo Flamen&o. Flandres rece$eu muito $em o Aarroco na pintura, menos na ar#uitetura. "s Flamen&os viam no Aarroco um prete.to para os ornamentos. Dendo assim, os edif!cios na pra/a principal de Aru.elas &+tica na ar#uitetura, estrutura. "s ornamentos e a decora/o e.terna Aarroca. Para no demolir a estrutura, eles a dei.avam por tr s e enfeitavam com dourados e volutas na frente. 9s casas da Jolanda tam$m tem estrutura &+tica e $arroco nos ornamentos da frente. 9 ar#uitetura $el&a e holandesa &+tica e a decora/o tanto e.terna como interna Aarroca.

#A&&OCO $A FOLA$DA 9s prov!ncias do norte dos pa!ses Aai.os (Jolanda), tam$m tinham pintura Flamen&a. %ram os pa!ses po$res da escola Flamen&a. 5

No sculo X:-- os Jolandeses eram protestantes #uase no vai aparecendo pintura reli&iosa. uma enorme mudan/a #ue ocorre na Jist+ria da 9rte. *em$randt, por e.emplo, sempre teve sua inspira/o nas escrituras. D+ #ue os temas #ue escolhia eram $aseados no #ue ele via. %le tinha #ue colocar o conte.to das escrituras mas sempre no #ue ele via. " tema vai ter li$erdade total. :ai pintar so$re as pessoas #ue convive no dia a dia. 7arava&&io vai usar o 4santo4 en#uanto #ue *em$randt vai usar o homem do povo. "s Jolandeses &uerrearam contra a %spanha para no aceitar o catolicismo. %les venceram e permaneceram protestantes. %les tanto lutaram #ue ilustraram mais so$re essas &uerras, com$ates do #ue a f protestante. " tema da pintura Jolandesa portanto ser so$re essa &uerra #ue participaram. :ermeer pintou muito tam$m so$re a realidade do cotidiano. Famais veremos uma pintura Jolandesa com cenas mitol+&icas, cenas hist+ricas ou a$stratas (li$erdade, f). 9s pinturas de *u$ens so$re a reli&io cat+lica, idias a$stratas so$re a f e li$erdade, s+ foram feitas so$ encomenda. " JolandRs no vai pintar nada mitol+&ico. Pintavam retratos das pessoas e tudo o #ue fa'ia parte da vida da#uela pessoa na o$ra. "s $ur&ueses viviam em casas confort veis mas $em menores #ue as nossas. No &ostavam de viver em pal cios. por isso #ue no se encontra muitos pal cios na Jolanda. No eram faustosos e a o$ra de arte tinha #ue ser pe#uena para ca$er nas casas em #ue viviam. %ram portanto pinturas pe#uenas #ue retratavam o cotidiano da poca. 9 Jolanda era um pa!s pr+spero, o povo era muito tra$alhador e tinha uma imensa ind)stria leiteira #ue a$astecia toda a %uropa. Da$iam construir muito $em $arcos os #uais eram vendidos e utili'ados para nave&ar por todo o mundo. (inham tam$m monop+lio do comrcio das especiarias. %ssas especiarias #ue conservavam os &Rneros aliment!cios. Nuando os navios fa'iam lon&as via&ens a carne era conservada atravs desses condimentos. %ra considerado fino ter um $oi em casa conservado por condimentos. *em$randt tem uma o$ra #ue mostra uma mo/a a$rindo a porta e olhando para o $oi pendurado. *%DE5"8 . Aarroco na Fran/a - faustoso . Aarroco na -t lia - li&ado ao catolicismo . 9 primeira i&re=a cat+lica $arroca foi constru!da em *oma e rece$eu o nome 4-l >es)4. %&'$C'%A'( O#&A( A&GU')*)H$'CA( DO *()'LO #A&&OCO $A *U&O%A * $A AM7&'CA: 'tlia *oma - -&re=a 4-l >es)4 constru!da entre 1GQO at 1GTT. Pra/a de Do Pedro e colunatas em frente a Aas!lica - 7onstru!dos entre 1QGQ a 6

1QQG. -&re=a de Danto 9ndr do Nuirinau em *oma - constru!da por Aernini. ceno&r fica com sua ampla escadaria na frente. -&re=a de Do 7arlos das I pontes - planta de Aorromini em 1QQT - *oma. "$s.8 9 parte central da fachada nas -&re=as $arrocas so sempre mais ricas #ue as laterais. :o ter colunas, arcos, frisos, volutas, fronto &re&o. "$s.8 9 catedral de 5ilo &+tica e no $arroca e a catedral de Do Pedro da poca do renascimento. -&re=a de Danto -n cio - %m 1QIG, *oma. Pal cio de Arera, em 5ilo. 9nti&o col&io dos Fesu!tas. -&re=a de Do <ouren/o em (urim, na -t lia. -&re=a de Danta 5aria da Da)de em :ene'a, de 1QH3. Folanda 9 &rande pra/a em Aru.elas tem estrutura &+tica e a decora/o $arroca. na fachada tem front0es, colunas, volutas. 9msterd tam$m i&ual. Aru=es- na Al&ica (chamada de :ene'a do Norte), na pra/a do 5ercado as casas tem front0es pontia&udos, portais ricamente esculpidos no estilo $arroco. -&re=a de Do 7arlos Aorromeu em :iena, Lustria. $arroco mais tardio, sua constru/o come/ou em 1T1T e terminou em 1THT. Pal cio principal de :iena. 5onastrio de 5elV, W $eira do ;an)$io, pr+.imo de :iena. -&re=a de I andares, repleta de ouro. Bran!a :ersailles, constru!do em 1QQO, com suas fontes, rvores em dia&onal, escadarias, la&os. 9 &aleria dos espelhos e o imenso p tio com esculturas #ue no eram famosas. Petit (rianon. "$s.8 9 arte Aarroca Francesa muito inspirada no classicismo, na arte de F!deas, escultor e ar#uiteto &re&o da poca cl ssica. 7apela dos inv lidos em Paris - de 1QO3.

*s-an;a Pal cio *eal de 5adrid interno e e.ternamente $arroco, inclusive a decora/o #uase *ococ+. 9 Pra/a 5aior em Dalamanca, na %spanha. Parece dourada. (em reentr,ncias e muita forma cKncavo-conve.o. %ortu al Dantu rio de Aom Fesus de 5onte Ara&a. 7

M46ico 7atedral do 5.ico 7it@. -&re=a de Do ;omin&os no 5.ico. -&re=a da 7ompanhia de Fesus em 7usco. #&A('L8 -&re=a de Do Francisco de Dalvador "rdem (erceira de Dalvador 7atedral de Aelm -&re=a do *os rio, em :it+ria -&re=a da "rdem (erceira do 7armo, em *ecife -&re=a Nossa Denhora das Neves, em "linda 7onvento e -&re=a de Danto 9ntKnio, em Foo Pessoa -&re=a e 5osteiro de Do Aento, no *io de Faneiro (ra$alho para casa8 Aarroco cl ssico8 Nual , como aconteceu e o #ue X Aarroco flame=ante8 Nual , o #ue e como aconteceu.

M'CF*LI$J*LO D* CA&AVAJJ'O Nasceu em 5ilo no ano de 1GTH e morreu em 1Q13. No sou$e #uem era seu pai. (inha um temperamento muito impetuoso e mulheren&o. Nueria pintar a realidade tal como ele a via. No tinha o menor respeito pela $ele'a ideali'ada pois ela tinha #ue ser verdadeira. ho=e considerado pela 4esttica da arte4 como pintor naturalista, apesar do seu estilo $arroco, por#ue pintava o natural e no o ideali'ado. chamado pintor naturalista do estilo $arroco. %studou muito so$re a A!$lia. Pintou muitas encomendas reli&iosas de uma forma nada convencional para a poca. %..8 os ap+stolos eram representados como tra$alhadores comuns (o #ue eles realmente eram), tra$alhadores $ra/ais. %ra como se os eventos sa&rados acontecessem na#uele momento. %ra pintado de forma muito real. No sculo X:--- 7arava&&io 4saiu de moda4. 9p+s seu falecimento, achavam #ue sua pintura era estranha e a sua fama s+ voltou no sculo X-X #uando foi considerado um dos maiores pintores Aarrocos. 7arava&&io foi muito $ri&uento. %le co$rava seus #uadros muito caro e &astava f cil o dinheiro com presentes, mulheres e $e$idas. Ari&ou com padres e $ispos se indispondo com a i&re=a cat+lica. Ficou muito po$re e muito doente, com s!filis. 7arava&&io praticamente fechou o ciclo dos pintores italianos no aparecendo depois nenhum outro pintor importante. %*)*& %AUL &U#*$( >1:==K1<9A?. Nasceu na 9nturpia, Al&ica. 7lasse mdia $em situada. 9prendeu lo&o a pintar e aos PH anos em 1Q33 foi para *oma (para!so dos pintores) onde ficou estudando por O anos. :olta W 9nturpia com H3 anos. (inha muita facilidade com cores e com isso vai pintar muito $em o 4nu4. %ra especialista em fa'er o tom de pele (carna/o) #ue parecia verdadeira. (udo o #ue pintava era com perfei/o, roupa&em, =+ias, etc. Foi o prot+tipo do pintor $arroco. Pintava o #ue era faustoso. Dua pintura era $em vi&orosa, sensual, decorativa e teatral. (inha mais encomenda do #ue podia dar conta. %ra um homem interessante e se relacionava muito $em com os cat+licos e com os protestantes. %ra como se fosse um cKnsul $el&a. Fa'ia ami'ade com todos. 9$riu uma oficina de arte com P33 au.iliares. 7ada um era encarre&ado de uma especialidade na pintura como, roupas, =+ias, ca$elos, etc. %le fa'ia o desenho e depois terminava o #uadro pintando o rosto e as mos dando uma unidade &eral da o$ra. 7om isso ele teve milh0es de o$ras. No <ouvre ele tem uma sala s+ com seus #uadros. *u$ens pintava os pal cios e as i&re=as. >anhou muito dinheiro. %ra uma arte #ue estimulava a pompa e o esplendor dos pal cios $arrocos.

(eve fama em vida como nenhum pintor = tivera. " rei da -n&laterra deu a ele o &rau de 9

cavalheiro 4D-*4, ainda em vida. Foi #uase um diplomata. %ra muito intelectual e mantinha correspondRncia em latim com todos os intelectuais da %uropa. %ra ar#ue+lo&o, mas no tinha tempo para se dedicar, porisso ficava atuali'ado com as desco$ertas atravs das correspondRncias. *u$ens casou-se P ve'es. No primeiro casamento sua esposa morreu #uando ele tinha GP anos. No se&undo casamento sua esposa tinha somente 1Q anos e foi uma pai.o #ue durou at a sua morte. (odos os #uadros #ue ele pintou retratando os dois, ele se pintava como se tivesse somente H3 anos. 9s suas telas so cheias de vitalidade e reais, no tendo nada de misticismo. %ra muito mais sensual do #ue m!stico. Fa'ia as mulheres $em arredondadas, muito $onitas e cheias de vitalidade, sa)de e for/a. No fe' nenhuma mulher ma&ra, maltratada. Foi um homem muito feli' dei.ando tam$m feli' todos os #ue viviam ao seu redor. %ra um homem iluminado, com uma ale&ria muito &rande de viver, e passava isso para sua pintura. 5orreu rico. &*M#&A$D) VA$ &'L$ >1<A<C1<<@? Nasceu na cidade de <e@den (cidade das tulipas e da porcelana a'ul e $ranca), na Jolanda. Foi considerado o maior pintor holandRs. um dos maiores pintores da hist+ria da arte. Dofreu influRncia no come/o de sua carreira do pintor 5ichel,n&elo de 7arava&&io, como ele mesmo di'ia. %le no fa'ia anota/0es como <eonardo da :inci e nem era diplomata como *u$ens. ;urante sua vida art!stica sempre retratou a si mesmo por diversas ve'es em v rias pocas de sua vida. 7ome/ou a pintar, no muito cedo, na universidade de <e@den, onde s+ formava pintores. Foi morar em 9msterd. 7asou-se com uma =ovem muito rica e feia, rece$endo um $elo dote. 7omprou uma $el!ssima casa. Pintou muito e prosperou $astante. 7he&ou a colecionar o$ras de arte e at anti&Midades. %m 1QIP morre sua esposa e fica vi)vo com muito dinheiro. Foi um pssimo administrador e aca$ou lo&o com sua fortuna. Dua popularidade como pintor cai ap+s a sua o$ra 4*onda da Noite4. Perdendo o mercado e ficando po$re, come/a a namorar uma mo/a mais po$re ainda. ;ei.a de pintar para vender pincis, tintas, etc. Fica to po$re e doente #ue vai parar em um asilo. Pintou cenas de $atalhas e volunt rios da &uerra. %.iste muito *em$randt falsificado como o do 59DP e o do 5etropolitan. Na#uela poca ele tinha muitos a=udantes para pintar suas o$ras, alm dos seus alunos #ue pintavam como ele, o #ue causa muita polRmica ho=e em dia em seus #uadros.

10

You might also like