You are on page 1of 11

Simulado de Processo Legislativo

Questo 01 1 . (Magistratura- 2008) Se o Presidente da Repblica vetar projeto de lei cuja vota !o "oi conclu#da na $%&ara dos 'eputados( o veto) A ) Ser apreciado pela Casa em que a votao do projeto teve incio, no prazo de quinze dias contados do seu rece imento! Ser apreciado em sesso da Casa onde a votao #oi concluda! ") C) Ser apreciado pelo Senado $ederal, no prazo de trinta dias contados do seu rece imento!

Ser apreciado em sesso cojunta das duas Casas do Con&resso 'acional, no prazo de trinta dias contados d % ) seu rece imento!

Questo 0( 2 . (*+,-11. / 2000 +'+P1+'+) 2o processo de cria !o de lei ordin3ria( seu projeto) A) ") C) Ser sempre iniciado na C)mara dos deputados! *oder ser vetado pelo *residente da +ep, lica, no caso de relev)ncia e ur&-ncia! Ser aprovado por maioria simples, presente a totalidade dos mem ros de cada uma das Casas!

*oder ser emendado, salvo quando importar aumento de despesas em projetos de iniciativa e.clusiva do % ) *residente! /) Ser aprovado por maioria a soluta, presente mais da metade dos mem ros de cada uma das Casas!

Questo 00 4 . (*+, / 2008 ) 1rabal5adores de u& ente estatal e& "ase de privati6a !o( pretendendo e&endar a $onstitui !o 7ederal para proibir a aliena !o da8uele ente( e n!o contando co& o interesse do Presidente( ne& do Senado para a iniciativa da proposta de 9&enda( deve& conseguir( para tal objetivo( no &#ni&o( u& ter o) A) ") C) %) /) %os mem ros da C)mara dos %eputados %as Assem l1ias 2e&islativas dos /stados34em ros5 %as C)maras 4unicipais de um /stado34em ro! %o Con&resso 'acional %os mem ros do Senado $ederal

Questo 06 : . (Magistratura M; / 200:-200.) + iniciativa popular aplica-se a) A) ") C) %) /) *ropsta de emenda 7 Constituio! *rojeto de lei de iniciativa reservada *rojeto de 2ei Complementar *rojeto de resoluo! *rojeto de %ecreto 2e&islativo!

Questo 08 . . (Magistratura M; - 2004-200: ) * veto oposto pelo Presidente da Repblica a projeto de lei( por inconstitucionalidade( 8uali"ica-se co&o) 9eto jurdico 9eto poltico 9eto a soluto veto3sano 9eto repressivo

A) ") C) %) /)

Questo 0: < . (1= '7 - 200<) 9& rela !o ao processo legislativo > correto a"ir&ar 8ue) As leis que disp;em so re mat1ria tri utria #ederal relativa ao imposto de renda de pesssoas jurdicas so d A ) iniciativa do *residente da +ep, lica! < veto presidencial 1 ato irretratvel! /m relao a uma dada lei enviada 7 sano, o presidente pode us3lo uma s= vez e, uma vez usado e comunicado ao *residente do Senado, no pode arrepender3se e requisitar o ") projeto de lei para sancion3lo!

'o 1 possvel a edio de 4* so re mat1rias reservadas 7 lei complementar, salvo se a aprovao por cada C ) uma das Casas do Con&resso se der por maioria a soluta!

%e acordo com a jurisprud-ncia do S>$, /C estadual, apresentada por tr-s quintos dos %eputados /staduais % ) pode disciplinar diretamente mat1rias reservadas 7 iniciativa le&islativa privativa do *oder /.ecutivo!

Questo 0? 0 . (*+, $9SP9 - 2008) +ssinale a op !o correta no 8ue tange ao processo legislativo) @ de iniciativa reservada do S>A a lei complementar so re o /statuto da 4a&istratura A)

" ) < *residente da +ep, lica disp;e de 6BC para vetar um projeto de lei, contadas da data de seu rece imento!

A dele&ao le&islativa 1 de ndole e.cepcional, devendo ser solicitada pelo presidente da +ep, lica ao C ) Con&resso 'acional! < presidente da +ep, lica poder solicitar ur&-ncia para votao de projetos de lei da iniciativa tanto de % ) deputados #ederais quanto de senadores!

Questo 0B 8 . (P;9-P,- $9SP9 - 2008) +ssinale a op !o correta no 8ue tange ao processo legislativo) @ de compet-ncia privativa do presidente da +ep, lica a iniciativa de proposio de projeto de lei que A ) disponCa acerca do parcelamento de d1 itos tri utrios!

Considere3se que determinada 4* que determine aumento de certo imposto tenCa sido pu licada em 18D11D(00? e convertida em lei em 11D0(D(00B! 'essa Cip=tese, o re#erido tri uto no pode ser co rado, com ") aumento, no e.erccio de (00B! C) %) <s projetos de lei somente podem ser votados no plenrio do Con&resso ou no de uma de suas casas!

<s estados e municpios no t-m autorizao constitucional para aceitarem proposta de lei de ori&em popula

< aumento da remunerao dos servidores do 2e&islativo deve ser apreciado por meio de resoluo, visto q / ) constitui compet-ncia privativa do Con&resso 'acional! Questo 0E ? . (1=S$ - 2008) +ssinale a alternativa incorreta 'o processo de criao das resolu;es a promul&ao 1 e#etivada pela 4esa da Casa 2e&islativa que a A ) e.pedir ou, quando se tratar de resoluo do Con&resso, pela 4esa do Senado! ") 'o processo de criao das resolu;es a iniciativa ca e aos mem ros do Con&resso 'acional!

'o processo de criao do decreto le&islativo a promul&ao 1 #eita pelo *residente da +ep, lica, que o C ) manda pu licar! %) 'o processo de criao do decreto le&islativo a aprovao se d por maioria simples!

'o processo de criao das resolu;es no C sano, por tratar de mat1ria privativa, ora do Senado, ora do / ) Con&resso 'acional! Questo 10 10 . (S92+'* 79'9R+@ 7;A- +dvogado - 2008)

I. *odem apresentar proposta de emenda 7 Constituio $ederalF o *residente da +ep, lica5 um tero, no mnimo, dos mem ros da C)mara dos %eputados ou do Senado $ederal5 e mais da metade das Assem l1ias 2e&islativas das unidades de #ederao, mani#estando3se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus mem ros! A proposta de emenda 7 Constituio ser su metida 7 discusso e votao em cada casa le&islativ em dois turnos, considerando3se aprovada se o tiver tr-s quintos de votos #avorveis dos mem ros de cada casa!

II. /m caso de relev)ncia e ur&-ncia, o *residente da +ep, lica poder adotar medidas provis=rias, com #or

de lei, devendo su met-3las de imediato ao Con&resso 'acional! As medidas provis=rias perdero e#iccia, desde a edio, se no #orem convertidas em lei no prazo de trinta dias! < *residente da +ep, lica poder reeditar medida provis=ria que no tenCa sido apreciada pelo Con&resso 'acional, desde que ainda estejam presentes os requisitos da relev)ncia e ur&-ncia, Ap=s a quinta reedio, a medida provis=ria no apreciada ser Cavida como rejeitada, ca endo ao *residente da +ep, lica, por decreto, re&ular as rela;es jurdicas de decorrentes!

III. Os projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica com pedido de urgncia na tramitao devem ser apreciados, inicialmente pela Cmara dos eputados, e depois pelo !enado "ederal, no pra#o sucessivo de $uarenta e cinco dias. %ltrapassado tal pra#o, &icam sobrestadas as demais delibera'es legislativas da respectiva casa, com e(ceo das $ue ten)am pra#o constitucional determinado, at* $ue se ultime a votao. Os pra#os de $uarenta e cinco dias no correm nos per+odos de recesso do Congresso nacional.

A) ") C) %) /

I,. O projeto de lei $ue ten)a sido aprovado nas duas casas legislativas ser- encamin)ado ao Presidente da Repblica para sano. !e o c)e&e do Poder .(ecutivo considerar o projeto inconstitucional ou contr-rio ao interesse pblico, vet-/lo/-, no pra#o de $uin#e dias teis, contados da data do recebimento. 0 Constituio pro+be o veto parcial do projeto, em ra#o d risco de desvirtuamento decorrente da supresso de apenas alguns artigos da lei aprovada. O veto poder- ser derrubado em sesso conjunta das casas legislativas, pelo voto secreto da maioria absoluta dos eputados e !enadores. se apenas as a&irmativas I, II e III estiverem corretas. se apenas as a&irmativas I, II e I, estiverem corretas. se apenas as a&irmativas II, III e I, estiverem corretas. se apenas as a&irmativas I e III estiverem corretas. se apenas a a&irmativa I estiver correta.

11 . (S92+'* 79'9R+@-7;A- 1>cnico @egislativo 2008) Consoante os termos do art. 59 da


Constituio brasileira, as seguintes normas esto compreendidas no regular processo legislativo:

A ) resolu'es e decretos ") C) %)


leis complementares e leis suplementares. /) . medidas provis1rias e estatutos leis program-ticas e leis delegadas. leis program-ticas e leis delegadas.

12 . (S92+'* 79'9R+@-7;A- +nalista @egislativo 2008) No constitui princpio bsicos do


processo legislativo: a nulidade de $ual$uer deciso $ue contrarie norma regimental.

A) ")
a preservao dos direitos das minorias a impossibilidade de tomada de decis'es sem a observncia do $uorum regimental

C ) estabelecido. %)

a an-lise valorativa do contedo das leis e do procedimento de sua elaborao. a publicidade das decis'es tomadas, com e(ceo dos casos espec+&icos previstos no

/ ) Regimento. 14 (S92+'* 79'9R+@-7;A- +nalista @egislativo 2008)* processo legislativo prevB u&a variedade de atos nor&ativos 8ue deve& ser elaborados segundo os seus dita&es( dentre os 8uais "igura o 'ecreto @egislativo. Sobre o re"erido instru&ento nor&ativo( avalie as a"ir&ativas abaiCo)
I. 0 iniciativa * e(clusiva do !enado "ederal. II. O projeto deve ser votado nas duas Casas Parlamentares e apresentado 2 sano do Presidente da Repblica. III. Cabe ao Presidente do !enado "ederal a promulgao e a publicao. I,. O $uorum de votao para aprovar o ecreto 3egislativo * de maioria simples. ,. Ine(istem limites de mat*ria para incluso no corpo do ecreto 3egislativo. .sto corretas apenas as a&irmativas4 05 III e I,. 65 I e I,. C5 II e ,. 5 II e I,. .5 I e III.

16.(S N!"# $ " %!&'$()' *+cnico &egislativo ,--./ # processo legislativo con0ere aos cidados poder de iniciar o processo legislativo. *rata'se da lei de iniciativa popular. Consoante o te1to constitucional, tal pro2eto deve preenc3er os seguintes re4uisitos: 05 subscrio de um por cento do eleitorado nacional, distribu+do por pelo menos cinco estados e com pelo menos trs d*cimos por cento dos eleitores em cada um deles.
65 subscrio de, no m+nimo, de um mil)o de eleitores, divididos por de# estados da &ederao, proporcionalmente.

C5 subscrio de de# por cento do nmero total de eleitores do pa+s, divididos por, no m+nimo, vinte estados da &ederao, em proporcionalidade. 5 subscrio de cinco por cento do eleitorado nacional, distribu+do por, pelo menos, $uin#e estados, e cinco d*cimos de eleitores por estado. .5 subscrio de vinte por cento do eleitorado nacional, distribu+do por de# estados sem limite por cada estado. 55. (S N!"# $ " %!&'$()' !nalista &egislativo ,--./ !p6s o 7residente da %ep8blica remeter ao Congresso o pro2eto de lei oramentria: I. cabe 2s comiss'es permanentes o e(ame da mat*ria, sendo desnecess-ria a instituio de comisso tempor-ria7 II. ser- lido o projeto em sesso conjunta, especialmente convocada, at* $uarenta e oito )oras ap1s a entrega7 III. o projeto ser- apreciado por Comisso mista e pelas comiss'es permanentes7 I,. o parecer do relator da Comisso 8ista dever- &a#er re&erncia e(pressa ao ponto de vista e(pendido pela Comisso Permanente7 ,. podero ser reali#adas sess'es conjuntas entre comiss'es permanentes do !enado e da Cmara, para discutir o oramento. 0nalise os itens acima e assinale4 05 se somente os itens I e II estiverem corretos. 65 se somente os itens II, III, I, e , estiverem corretos. C5 se somente os itens I, III e I, estiverem corretos. 5 se somente os itens II, I, e , estiverem corretos. .5 se somente os itens I, e , estiverem corretos. 59. (S N!"# $ " %!&'$()' !nalista &egislativo ,--./ !nalise as a0irmativas a seguir: I. 0 iniciativa popular em mat*ria de lei &ederal est- condicionada 2 mani&estao de pelo menos um por cento do eleitorado nacional, $ue dever- estar distribu+do em no m+nimo cinco .stados, e(igida em cada um deles a mani&estao de trs d*cimos por cento de seus eleitores 9 Constituio, art. :;, < => 5. II. Os ?ribunais detm competncia privativa para propor a criao de novas varas judici-rias. Compete privativamente ao !upremo ?ribunal "ederal e aos ?ribunais !uperiores propor a criao ou e(tino dos tribunais in&eriores, bem como a alterao do nmero de membros destes, a criao e a e(tino de cargos e a &i(ao de vencimentos de seus membros, dos ju+#es, inclusive dos tribunais in&eriores, dos servios au(iliares dos ju+#os $ue l)es &orem vinculados, e a alterao da organi#ao e da diviso judici-ria 9 Constituio. arts. @:, I, AdA, e @:, II e al+neas 5. III. 0 disciplina sobre a discusso e instruo do projeto de lei * con&iada, &undamentalmente, aos Regimentos das Casas 3egislativas. O projeto de lei aprovado por uma casa ser- revisto pela outra em um s1 turno de discusso e votao. Bo )tempo pre&i(ado para deliberao das Cmaras, salvo $uando o projeto &or de iniciativa do Presidente e este &ormular pedido de apreciao sob regime de urgncia 9

Constituio, art. :C, < ;> 5. 0ssinale4 05 se apenas as a&irmativas II e III estiverem corretas. 65 se apenas as a&irmativas I e III estiverem corretas. C5 se apenas as a&irmativas I e II estiverem corretas. 5 se todas as a&irmativas estiverem corretas. .5 se nen)uma a&irmativa estiver correta.

;D.( S!$ ,-5-/

m relao ao processo legislativo, assinale a opo correta.

05 0 Cmara dos eputados tem iniciativa privativa de lei para &i(ao da remunerao de seus servidores, mas tal ato legislativo deve necessariamente ir 2 sano do Presidente da Repblica. 65 O projeto de lei de iniciativa popular com assinaturas de ;E 9um por cento5 de eleitores distribu+dos pela maioria absoluta dos estados/membros pode veicular mat*ria reservada a lei complementar. C5 ?ratado internacional incorporado ao direito interno brasileiro no pode conter norma concessiva de iseno tribut-ria de imposto estadual por$ue violaria a autonomia do estado/membro. 5 0s emendas parlamentares apresentadas a projeto de lei enviado pelo Presidente da Repblica, em tema de sua privativa iniciativa, no precisam ter pertinncia tem-tica com o $ue constava do te(to originalmente encamin)ado ao 3egislativo. .5 3ei ordin-ria no pode revogar lei complementar editada antes da Constituio de ;@FF. 5. !cerca do processo legislativo brasileiro vigente, mar4ue a 8nica opo correta. 05 0 medida provis1ria, ap1s a submisso e aprovao pelo Congresso Bacional, poder- ser alterada por lei ordin-ria. .ntretanto, a mat*ria por ela abordada no poder- ser objeto de outra medida provis1ria na mesma sesso legislativa. 65 3ei ordin-ria $ue regulamentou mat*ria atribu+da pela Constituio 2 lei complementar * &ormal e materialmente inconstitucional, independentemente de apreciao e julgamento pelo !upremo ?ribunal "ederal. C5 G poss+vel a revogao, por lei ordin-ria, de norma &ormalmente inserida em lei complementar, mas $ue no esteja materialmente reservada a essa esp*cie normativa pela Constituio. 5 Bo * poss+vel a adoo de medida provis1ria na regulamentao de artigo da Constituio cuja redao ten)a sido alterada por meio de emenda constitucional.

.5 0 lei delegada ser- elaborada pelo Presidente da Repblica, em ra#o de delegao do Congresso Bacional. .ditada a norma, com e(trapolao de seus limites, resta ao Poder 3egislativo suscitar a inconstitucionalidade perante o !upremo ?ribunal "ederal, )aja vista no mais possuir competncia para sustar o ato normativo. 59 Sobre o processo legislativo das leis ordinrias, complementares e delegadas, assinale a 8nica opo correta. 05 0s normas gerais para organi#ao do 8inist*rio Pblico dos ?errit1rios podem ter por origem projeto de lei de iniciativa do Presidente da Repblica ou de membro do Congresso Bacional. 65 Bo pode )aver projeto de lei de iniciativa popular sobre mat*ria reservada pela Constituio para lei complementar. C5 0 Constituio "ederal no permite emendas a projeto de lei de iniciativa do Presidente da Repblica. 5 Havendo emendas, na Casa revisora, ao te(to do projeto de lei aprovado pela Casa iniciadora do processo legislativo, caber- 2 Casa iniciadora enviar o projeto de lei 2 sano do Presidente da Repblica. .5 %m projeto de lei de iniciativa do !upremo ?ribunal "ederal ter- sua discusso e votao iniciada no !enado "ederal. ,-. Sobre processo legislativo, mar4ue a 8nica opo correta. 05 0 lei destinada a estabelecer as normas gerais para organi#ao do 8inist*rio Pblico dos .stados * de iniciativa privativa do Presidente da Repblica. 65 G vedado o aumento de despesa, prevista no projeto de lei de oramento anual, por meio de emenda apresentada por Parlamentar durante o processo legislativo desse projeto de lei no Congresso Bacional. C5 8ajorao do imposto sobre opera'es de cr*dito, cmbio e seguro, ou relativas a t+tulos ou valores mobili-rios, &eita por meio de medida provis1ria, por &ora de disposio constitucional, s1 produ#ir- e&eitos no e(erc+cio &inanceiro seguinte se a medida provis1ria )ouver sido convertida em lei at* o ltimo dia do e(erc+cio &inanceiro em $ue &oi editada. 5 !e a proposta &or aprovada pelo quorum $uali&icado estabelecido no te(to constitucional, a emenda 2 Constituio ser- promulgada pela 8esa do Congresso Bacional, em sesso conjunta, com o respectivo nmero de ordem. .5 Bos termos da Constituio, * &ase obrigat1ria do processo legislativo das leis delegadas a apreciao do projeto, elaborado pelo Presidente da Repblica, pelo Congresso Bacional, $ue sobre ele deliberar- em sesso nica, vedada $ual$uer emenda. ,5. No 4ue di: respeito ao processo legislativo, mar4ue a 8nica opo correta. 05 e acordo com as regras constitucionais relativas ao processo legislativo das medidas provis1rias, elas tero, sempre, e&ic-cia pelo per+odo m-(imo de cento e

vinte dias, contados da data de sua edio. 65 0 mat*ria constante de projeto de lei rejeitado ou )avido por prejudicado no pode ser objeto de novo projeto na mesma sesso legislativa. C5 0 sano t-cita de um projeto de lei se d- $uando, no pra#o de $uin#e dias corridos, contados da data do recebimento do projeto de lei, o presidente da Repblica no o sanciona nem o veta. 5 0 delegao ao presidente da Repblica, pelo Congresso Bacional, de autori#ao para elaborar uma lei delegada ter- a &orma de Resoluo do Congresso Bacional e poder- determinar $ue o presidente da Repblica submeta o te(to do projeto 2 apreciao do Congresso Bacional. .5 0s leis complementares sero aprovadas, em cada Casa 3egislativa, por maioria absoluta dos votos v-lidos mani&estados pelos parlamentares da Casa, durante a votao da mat*ria. ,,. (C S7 ,-5-/ !ssinale a opo correta 4uanto ao processo legislativo devidamente estabelecido na C$. 05 Bo $ue se re&ere a leis delegadas, se a resoluo determinar a apreciao do projeto de lei pelo Congresso Bacional, este a &ar- em votao nica, sendo vedada $ual$uer emenda. 65 0 C" poder- ser emendada mediante proposta de um tero das assembleias legislativas das unidades da "ederao, mediante a maioria relativa de seus membros. C5 Bo ser- objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a &orma republicana de governo. 5 G vedada a edio de medidas provis1rias sobre mat*ria relativa a direito civil. .5 ecorrido o pra#o de $uin#e dias para o e(ame do projeto de lei aprovado pelo Congresso Bacional, o silncio do presidente da Repblica importar- veto, em ra#o da impossibilidade de ocorrer sano t-cita. ,;. (C S7 ,--9'#!</ Considerando as normas constitucionais sobre processo legislativo, assinale a opo correta. 05 0 iniciativa das leis complementares e ordin-rias cabe a $ual$uer membro da Cmara dos eputados ou do !enado "ederal. 0s comiss'es permanentes de ambas as casas podem discutir e votar projetos de lei $ue dispensarem a competncia do plen-rio, mas no tm o poder de apresentar tais projetos para dar in+cio ao processo legislativo. 65 0 emenda 2 C" ser- promulgada, com o respectivo nmero de ordem, pelo presidente do !enado "ederal, na condio de presidente do Congresso Bacional. !e a promulgao no ocorrer dentro do pra#o de $uarenta e oito )oras ap1s a sua aprovao, as mesas da Cmara dos eputados e do !enado "ederal devero &a#/lo. C5 !o de iniciativa privativa do presidente da Repblica as leis $ue dispon)am sobre

o aumento de remunerao dos cargos, &un'es e empregos na administrao direta e aut-r$uica. 5 0 iniciativa popular de lei pode ser e(ercida pela apresentao, 2 Cmara dos eputados ou ao !enado "ederal, de projeto de lei subscrito por, no m+nimo, ;E do eleitorado nacional, distribu+do, pelo menos, por cinco estados. ,=. ! respeito de esp+cies normativas, assinale a opo correta. 05 0 proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada em cada casa do Congresso Bacional, em dois turnos, e ser- considerada aprovada se obtiver, em ambos, trs $uintos dos votos dos respectivos membros e &or promulgada ap1s a respectiva sano presidencial. 65 !egundo posicionamento do !?", no gera inconstitucionalidade &ormal a emenda parlamentar a projeto de lei de iniciativa de tribunal de justia estadual $ue importe aumento de despesa, j- $ue apenas em proposta de iniciativa do c)e&e do Poder .(ecutivo a C" veda a apresentao de emenda parlamentar $ue impli$ue aumento de despesa. C5 0 medida provis1ria aprovada pelo Congresso Bacional com altera'es * trans&ormada em projeto de lei de converso e deve ser promulgada pelo presidente do !enado, independentemente de sano ou veto do presidente da Repblica. 5 O decreto legislativo * esp*cie normativa destinada a dispor acerca de mat*rias de competncia e(clusiva do Congresso Bacional e deve ser, obrigatoriamente, instru+do, discutido e votado em ambas as casas legislativas, no sistema bicameral. .5 0s resolu'es constituem atos normativos secund-rios $ue disp'em acerca da regulao de determinadas mat*rias do Congresso Bacional no inseridas no mbito de incidncia dos decretos legislativos e da lei. ,5 !cerca do processo legislativo brasileiro, assinale a opo correta. 05 !egundo a C", emenda constitucional dispor- sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. 65 0 C" prev a )ip1tese de iniciativa popular, $ue pode ser e(ercida pela apresentao, 2 Cmara dos eputados, de projeto de lei subscrito por, no m+nimo, ;IE dos eleitores de $ual$uer estado da "ederao. C5 0s medidas provis1rias perdero a e&ic-cia, desde a edio, se no &orem convertidas em lei no pra#o de trinta dias a contar de sua publicao, devendo o Congresso Bacional disciplinar as rela'es jur+dicas dela decorrentes. 5 0 reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provis1ria $ue ten)a sido rejeitada ou $ue ten)a perdido sua e&ic-cia por decurso de pra#o ser- permitida apenas uma ve#, por igual per+odo. .5 O procurador/geral da Repblica tem competncia para propor projeto de lei ordin-ria ou complementar.

,9 (C S7 ,--9 > 7romotor de ?ustia/ No 4ue di: respeito ao processo legislativo, assinale a opo correta. 05 0 C" pode ser emendada por proposta de assembleia legislativa de uma ou mais unidades da "ederao, mani&estando/se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros. 65 0 iniciativa das leis delegadas cabe a $ual$uer membro ou comisso da Cmara dos eputados ou do !enado "ederal, na &orma e nos casos previstos na C". C5 O parlamentar disp'e de legitimao ativa para suscitar, por meio de mandado de segurana, o controle incidental de constitucionalidade pertinente 2 observncia, pelo Parlamento, dos re$uisitos $ue condicionam a v-lida elaborao das proposi'es normativas, en$uanto essas se ac)arem em curso na casa legislativa a $ue pertena esse parlamentar7 no entanto, se a proposta legislativa &or trans&ormada em lei, )aver- a perda do objeto da ao e a perda da legitimidade ativa do parlamentar. 5 0s emendas constitucionais no podem ser objeto de declarao de inconstitucionalidade, visto $ue no e(iste, no sistema brasileiro, a possibilidade de normas constitucionais inconstitucionais. .5 0 proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada em cada casa do Congresso Bacional em dois turnos, considerando/se aprovada, se obtiver, em ambos, trs $uintos dos votos dos respectivos membros. 0 casa na $ual ten)a sido conclu+da a votao deve enviar o projeto de emenda ao presidente da Repblica, para $ue este, a$uiescendo, o sancione.

*,S) * gabarito ser3 disponibili6ado no dia 00 de outubro ou e& outra data 8ue o grupo julgar conveniente. ,o& Si&ulado a todosD 0:-10-2010 Rap5ael +lves

You might also like