You are on page 1of 5

Comentrios da Prova de Raciocnio Lgico e Matemtico (Nvel Mdio): EBSERH 16 de fevereiro (Noite)

Professores Francisco e Sandro Questo 11 Considere A, B e C trs conjuntos quaisquer tais que A B C D. Assinale a alternativa que vale sempre, independentemente de outras condies especficas de A, B, C, D ou x. (A) x B x D. (B) x C x D. (C) x A x D. (D) x B C x D. (E) x A B C x D.

Resoluo: A relao de incluso possui uma propriedade bsica, vejamos: Dados os conjuntos A, (B C) e D quaisquer de um determinado conjunto universo U, temos: Se A (B C) e (B C) D, ento A D (propriedade transitiva). Logo, se x A, ento x D.

Vejamos outra resoluo particular: Representando os conjuntos de acordo com o enunciado, no diagrama de Euller-Venn, teremos: 1) como A (B C).

B A

2) como (B C) D.

D B A x C

Ento, x A x D. Portanto, alternativa letra (C).

Raciocnio Lgico e Matemtico EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITRIOS FEDERAIS

Questo 12 Considerando a afirmao Se eu for aprovado no concurso, viajarei de frias como verdadeira, assinale a alternativa correta. (A) A afirmao Se eu no for aprovado no concurso, viajarei de frias verdadeira. (B) A afirmao Se eu for aprovado no concurso, viajarei de frias verdadeira. (C) A afirmao Se eu no viajar de frias, terei sido aprovado no concurso verdadeira. (D) A afirmao Se eu for no aprovado no concurso, no viajarei de frias equivalente afirmativa. (E) A afirmao Se eu no viajar de frias, no terei sido aprovado no concurso equivalente afirmativa dada. Resoluo: Seja a sentena representada pela condicional: Se eu for aprovado no concurso, viajarei de frias. Dada uma condicional do tipo: p q, podemos obter 2 proposies equivalentes a essa condicional utilizando-se de 2 conceitos: contrapositiva e pela dupla negao, a se ver: Equivalncia pela contrapositiva: (p q) (~ q ~ p). Equivalncia pela dupla negao: (p q) (~ p q).

Obtendo tais equivalncias pela linguagem corrente, teremos: Pela contrapositiva: Se eu for aprovado no concurso, viajarei de frias equivalente a Se eu no viajar de frias, no terei sido aprovado no concurso. Portanto, alternativa letra (E).

Raciocnio Lgico e Matemtico EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITRIOS FEDERAIS

Questo 13 Em uma escola, so praticados dois esportes futebol e basquete do seguinte modo: 54 alunos praticam apenas um esporte; 32 praticam futebol; 12 praticam ambos e 74 no praticam basquete. Qual o total de alunos da escola? (A) 108. (B) 120. (C) 124. (D) 128. (E) 132. Resoluo: De acordo com o enunciado em uma escola, so praticados dois esportes: Futebol (F) e Basquete (B). Representando os raciocnios de acordo com o enunciado, no diagrama de Euller-Venn, teremos: 1 raciocnio: Se 12 alunos praticam ambos e 32 praticam futebol, h (32 12 = 20) alunos que s praticam futebol.

U F 20 12 B

2 raciocnio: Se 54 alunos praticam apenas um esporte, isso significa que: os 54 alunos praticam apenas basquete ou apenas futebol. Como 20 praticam apenas futebol, h (54 20 = 34) alunos que s praticam basquete.

U F 20 12 34 B

3 raciocnio: Se 74 alunos no praticam basquete, isso significa que: os 74 alunos praticam apenas futebol ou no praticam tais esportes. Como 20 praticam apenas futebol, h (74 20 = 54) alunos que no praticam futebol ou basquete.

U F 20 54 12 34 B

Logo, o total de alunos da escola : 20 + 12 + 34 + 54 = 120 alunos. Portanto, alternativa letra (B).

Raciocnio Lgico e Matemtico EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITRIOS FEDERAIS

Questo 14 Em um pronto-socorro, so distribudas fichas por ordem de chegada, sendo que as preferenciais tm uma lista separada, tambm por ordem de chegada. No atendimento, so chamados, sucessivamente, um preferencial seguido de dois no preferenciais, iniciando-se sempre com um preferencial. Na mdia, a consulta de um cliente preferencial dura 14 minutos e a de um cliente no preferencial dura 7 minutos. No dia em que esses padres foram observados, o tempo de espera, at ser atendido, do cliente preferencial nmero 13 foi de (A) 5 horas e 50 minutos. (B) 5 horas e 36 minutos. (C) 5 horas e 6 minutos. (D) 2 horas e 6 minutos. (E) 1 hora e 52 minutos. Resoluo: De acordo com o enunciado, so chamados, sucessivamente, UM preferencial seguido de DOIS no preferenciais, iniciando-se sempre com um preferencial. Sabendo que em mdia, a consulta de um cliente preferencial dura 14 minutos e a de um cliente no preferencial dura 7 minutos. Temos um padro de: UM preferencial e DOIS no preferenciais, cujo tempo total desse padro (14 + 7 + 7 = 28 minutos). Como para chegar a vez do 13 cliente preferencial, teremos 12 padres completos de 28 minutos, ou seja, (12 28 = 336 minutos = 5h 36 minutos), que corresponde ao tempo de espera do 13 cliente preferencial. Portanto, alternativa letra (B).

Raciocnio Lgico e Matemtico EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITRIOS FEDERAIS

Questo 15 Um telejornal apresentou a seguinte notcia: Mdicos discutem novo limite para presso de pacientes hipertensos. Estudo de Comit Internacional dos EUA aponta 12 8 como presso normal. Passam a ser tolerveis nveis de 14 9 para hipertensos e 15 9 para hipertensos com mais de 60 anos de idade. Verifica-se que houve variaes em relao aos valores anteriores: uma variao de 8 para 9 no limite inferior admissvel; duas variaes no limite superior admissvel (12 para 14 e 12 para 15), e outras duas no intervalo exigido entre o limite inferior e o superior (4 para 5 e 4 para 6). De acordo com essa notcia, e usando a terminologia dela, a maior variao percentual, em relao aos valores tradicionais vigentes, verificou-se no (A) limite inferior. (B) limite superior, para o caso de hipertensos. (C) limite superior, para o caso de hipertensos com mais de 60 anos de idade. (D) intervalo entre o limite inferior e o superior, para o caso de hipertensos. (E) intervalo entre o limite inferior e o superior, para o caso de hipertensos com mais de 60 anos de idade. Resoluo: COMO ESTUDAMOS para calcular a porcentagem de algo em relao ao todo, podemos fazer o seguinte Parte 100 % Todo . esquema: Vejamos: Na alternativa (A) a variao no limite inferior admissvel de 8 para 9. Da, a variao percentual 9 8 1 100 % = 100 % = 12,5% 8 8 dada por: . Na alternativa (B) a variao no limite superior admissvel de 12 para 14 para o caso de hipertenso. 14 12 2 100 100 % = % 16,7% 12 12 Da, a variao percentual dada por: . Na alternativa (C) a variao no limite superior admissvel de 12 para 15 para o caso de hipertenso com mais de 60 anos de idade. Da, a variao percentual dada por: 15 12 3 12 100 % = 12 100 % = 25% . Na alternativa (D) o intervalo exigido entre o limite inferior e o superior de 4 para 5 para o caso de 5 4 1 4 100 % = 4 100 % = 25% hipertenso. Da, a variao percentual dada por: . Na alternativa (E) o intervalo exigido entre o limite inferior e o superior de 4 para 6 para o caso de hipertenso com mais de 60 anos de idade. Da, a variao percentual dada por: 6 4 2 4 100 % = 4 100 % = 50% .

Logo a maior variao percentual, em relao aos valores tradicionais vigentes de 50% em relao ao intervalo entre o limite inferior e o superior, para o caso de hipertensos com mais de 60 anos de idade. Portanto, alternativa letra (E).

Raciocnio Lgico e Matemtico EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITRIOS FEDERAIS

You might also like