You are on page 1of 23

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO

COORDENADORIA PERMANENTE DE SELEO - COPESE


PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EDITAL N 16/2009

EaD 2009

DATA: 19/07/2009 HORRIO: 08 s 13 h DURAO: 5 horas NMERO DE QUESTES: 65 N INCRIO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES E AGUARDE AUTORIZAO PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES
Para a realizao desta prova, voc est recebendo este CADERNO DE QUESTES. No momento adequado, ser-lhe- entregue o seu CARTO-RESPOSTA PERSONALIZADO. O CADERNO DE QUESTES contm todas as lnguas estrangeiras. Responda, no entanto, as questes de 13 a 17, correspondentes EXCLUSIVAMENTE lngua estrangeira de sua opo. As questes esto assim distribudas: LNGUA PORTUGUESA: LNGUA ESTRANGEIRA: MATEMTICA: BIOLOGIA: 01 a 12 13 a 17 (*) 18 a 25 26 a 33 QUMICA: FSICA: GEOGRAFIA: HISTRIA: 34 a 41 42 a 49 50 a 57 58 a 65

(*) O caderno contm questes de Ingls / Espanhol / Francs que repetem a numerao de 13 a 17. Caso o CADERNO DE QUESTES esteja incompleto, solicite outro ao fiscal, de imediato. No sero aceitas reclamaes posteriores. Nenhum candidato poder sair da sala antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do incio da prova, ressalvados os casos de emergncia mdica. Somente poder ser utilizado como rascunho o prprio CADERNO DE QUESTES. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem uso de aparelho(s) de clculo. O porte de quaisquer aparelhos de comunicao e/ou de registro de dados, no recinto da Prova, a qualquer momento, caracteriza TENTATIVA DE FRAUDE, procedendo-se retirada imediata do candidato e a sua ELIMINAO SUMRIA do concurso. As respostas devem ser marcadas, obrigatoriamente, no CARTO-RESPOSTA, pois a correo das provas ser efetuada, considerando-se, exclusivamente, o contedo desse carto. Marque apenas uma alternativa para cada questo, usando caneta esferogrfica, TINTA PRETA ESCRITA GROSSA. Ao concluir a prova, o candidato ter que devolver o CARTO-RESPOSTA devidamente ASSINADO e tambm o CADERNO DE QUESTES. A no devoluo de qualquer um deles implicar a eliminao do candidato.

Lngua Portuguesa Leia o texto abaixo para responder as questes de 01 a 06. GUA DOCE: O OURO DO SCULO XXI Eduardo Araia 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 O aumento da populao humana e as demandas que ele origina fizeram o consumo de gua subir cerca de seis vezes nas ltimas cinco dcadas. A m gesto da gua, por seu lado, tem reduzido os estoques aproveitveis. O desperdcio com vazamentos atinge at 50% da gua. Segundo a ONU, substncias qumicas e metais pesados despejados na gua por indstrias e fazendas esto envenenando mais de 100 milhes de pessoas. E o regime de chuvas est mudando para pior em muitas reas. A ONU considera escassez de gua a disponibilidade de menos de mil metros cbicos anuais de gua doce para cada pessoa. Essa medida pe cerca de metade da populao mundial em pases com escassez de gua. A Jordnia est entre os mais atingidos: a mdia ali de 160 m3 anuais de gua doce por pessoa. O resultado disso um severo racionamento. Os 2 milhes de habitantes da regio metropolitana da capital do pas, Am, e das reas agrcolas prximas, s dispem de gua um dia por semana. Se o lquido sinnimo de vida j adquiriu tamanho valor, por que continua a ser desperdiado? O primeiro motivo bvio: quem tem dinheiro consegue a preferncia. Pases ricos em petrleo no Golfo Prsico possuem usinas de dessalinizao, enquanto os palestinos sofrem com a gua escassa. O rico sul da Califrnia e a meca do jogo, Las Vegas, esto em reas desrticas, mas ostentam inmeras piscinas e fontes. Outro fator importante a crena da maioria das pessoas de que a gua um bem comum, que no pertence a ningum em especial. Um agricultor no se acanha em desviar parte do fluxo do rio prximo para irrigar sua plantao, porque vai pagar nada ou pouco por isso. A mesma crena est por trs de gestos como lavar a calada com mangueira ou deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. O baixo custo do servio incentiva o desperdcio e desestimula investimentos na rea. O terceiro motivo est nos subsdios dos pases ricos a seus agricultores, cuja produo de gros, assim impulsionada, origina estoques gigantescos a preos mais baixos. O impacto dessa caracterstica foi vislumbrado por John Anthony Allan. Ele se perguntou por que naes do Oriente Mdio com escassez de gua no mostravam sinais mais evidentes de uma crise em relao ao lquido e descobriu que elas importavam gua dentro dos alimentos que adquiriam para seu abastecimento. A falta de gua adequada para ser bebida e usada na higiene a principal responsvel pela morte, a cada ano, de 11 milhes de crianas com menos de 5 anos, causada por doenas e m nutrio; pela fome crnica de cerca de 1 bilho de pessoas; pela insegurana alimentar que, segundo a FAO, acomete 2 bilhes de pessoas, cuja nutrio no considerada adequada para uma vida ativa e saudvel; e por ajudar a manter mais de 60 milhes de meninas longe da escola.
Fonte: Adaptado de http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/438/artigo128850-3.htm Acesso em 23 abr. 2009.

01. Com base nos argumentos apresentados no texto, compreende-se que a principal causa da escassez de gua doce no planeta (A) o aumento da populao humana e as demandas que ela origina, fazendo o consumo de gua subir cerca de seis vezes nas ltimas cinco dcadas. (B) a m gesto do uso da gua, ocorrendo desperdcios e contaminaes das fontes, o que tem reduzido os estoques aproveitveis. (C) a mudana do regime de chuvas para pior em muitas reas. (D) a necessidade do consumo de mil metros cbicos anuais de gua doce por pessoa. (E) o baixo custo do servio da oferta de gua doce, incentivando o desperdcio e desestimulando investimentos no setor.

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 2

02. A funo da linguagem dominante em todo o texto a referencial. No ltimo pargrafo, o autor faz uso dessa funo para referir-se ao contexto da escassez de gua, com o objetivo de (A) definir que escassez de gua doce a falta de gua adequada para ser bebida e usada na higiene. (B) alertar a FAO sobre as consequncias da escassez de gua para a insegurana alimentar que acomete 2 bilhes de pessoas. (C) chamar a ateno do leitor apenas para o fato de que a escassez de gua a principal responsvel pela fome crnica de 1 bilho de pessoas. (D) informar dados sobre os efeitos da escassez de gua doce para a populao mundial (E) transmitir ao interlocutor os seus sentimentos com a escassez de gua.

03. A palavra gua aparece, curiosamente, no ttulo e em todos os pargrafos do texto. Em sua constituio sonora, gua possui uma semivogal e uma vogal na ltima slaba. Esse tipo de encontro voclico chama-se (A) ditongo crescente, porque a vogal vem antes da semivogal (B) ditongo decrescente, porque a vogal vem antes da semivogal (C) ditongo crescente, porque a semivogal vem antes da vogal (D) ditongo decrescente, porque a semivogal vem antes da vogal (E) hiato, porque a semivogal e a vogal so pronunciadas separadamente

04. Na construo Pases ricos em petrleo no Golfo Prsico possuem usinas de dessalinizao, enquanto os pases palestinos sofrem com a gua escassa (linhas 14 a 16), a palavra escassa pertence classe dos adjetivos. J em A ONU considera escassez de gua ... (linha 07), Essa medida pe cerca de metade da populao mundial em pases com escassez de gua (linhas 08 e 09) e Ele se perguntou por que naes do Oriente Mdio com escassez de gua no mostravam sinais mais evidentes ... (linhas 26 e 27), a palavra derivada escassez passa a ser empregada como substantivo. Essa mudana de classe gramatical da palavra derivada pode ser explicada (A) pelo acrscimo do sufixo -ez palavra escassa, resultando em uma derivao sufixal. (B) pelo acrscimo do prefixo es- palavra escassa, resultando em uma derivao prefixal. (C) pelo acrscimo do prefixo es- do sufixo -ez palavra escassa, resultando em uma derivao parassinttica. (D) pelo no acrscimo de prefixo ou sufixo palavra escassa, resultando em uma derivao imprpria. (E) pela supresso da desinncia nominal de gnero a da palavra escassa, resultando em uma derivao regressiva.

05. O enunciado O baixo custo do servio incentiva o desperdcio e desestimula investimentos na rea (linhas 22 e 23), sintaticamente, um perodo composto formado por duas oraes caracterizadas pela presena dos verbos incentiva e desestimula. Assinale a correta classificao das oraes que compem o perodo, respectivamente: (A) Uma orao coordenada inicial e uma orao coordenada sindtica aditiva. (B) Uma orao coordenada inicial e uma orao coordenada assindtica. (C) Uma orao coordenada inicial e uma orao coordenada sindtica adversativa. (D) Uma orao principal e uma orao subordinada substantiva. (E) Uma orao principal e uma orao subordinada adjetiva.

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 3

06. Observe a figura abaixo:

Fonte: Adaptada de: http://www.carlosbritto.com/2009/03/agua-um-bem-finito/. Acesso em 23 abr. 2009.

Em se comparando a expresso gua doce (presente no ttulo e na linha 10 do texto) com a expresso gua salgada, que aparece na figura acima, observa-se que h uma relao de sentido que se caracteriza por: (A) Sinonmia, j que existe uma equivalncia ou identidade de sentido entre as duas expresses, afinal ambas tratam de gua. (B) Homonmia, porque h identidade na forma das duas expresses e diferena nos sentidos. (C) Hiponmia, pois o sentido se estabelece porque a expresso gua doce mais especfica, enquanto a expresso gua salgada mais abrangente. (D) Hiperonmia, pois o sentido se estabelece porque a expresso gua doce mais abrangente, enquanto a expresso gua salgada mais especfica. (E) Antonmia, uma vez que, no contexto em que aparecem, as duas expresses apresentam ideias opostas e incompatibilidade de sentido.

07. Assinale a alternativa inteiramente correta acerca de Inocncia (1872), romance de (1) ___, que faz parte da movimentao (2) ___ e se passa em um cenrio (3)___. (A) (1) Joaquim Manuel de Macedo; (2) realista do Romantismo; (3) urbano, na cidade do Rio de Janeiro, por volta de 1880. (B) (1) Jos de Alencar; (2) romntica; (3) urbano, no Rio de Janeiro do sculo XVIII. (C) (1) Bernardo Guimares; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) idlico, sertanejo, no interior de So Paulo, por volta de 1860. (D) (1) Alfredo DEscragnolle Taunay; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) idlico, sertanejo, no interior do Mato Grosso, por volta de 1860. (E) (1) Franklin Tvora; (2) regionalista, durante o Romantismo; (3) urbano, na cidade do Recife.

08. Assinale a alternativa correta a respeito do momento em que o autor de Inocncia escrevia o seu romance, por volta do incio da dcada de 1870. Nessa poca, os polticos do Brasil se preparavam para aprovar (A) a Lei do Ventre Livre, que marcou o princpio do abolicionismo no Brasil. (B) o acordo humanitrio entre o Brasil e a Inglaterra para cessar o desembarque de escravos africanos nos portos brasileiros, que se tornou conhecido como Bill Aberdeen. (C) a Lei dos Sexagenrios ou Lei Saraiva-Cotegipe que garantiu a liberdade aos escravos com mais de 60 anos e acabou parcialmente com o sistema de trabalho escravista. (D) a Lei urea, que extinguiu a escravido africana no Brasil. (E) a chamada Lei do Ventre Livre, que implicou o fim da escravido para filhos de escravos nascidos no Brasil, a partir da data de sua assinatura.
PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 4

09. Assinale a alternativa inteiramente correta a respeito de O Cortio (1890), _____ (1), que conta a histria _____ (2), tpico _____ (3) carioca. (A) (1) obra mxima do Parnasianismo brasileiro; (2) de Joo Romo; (3) comerciante portugus que explora seus escravos no subrbio. (B) (1) obra mxima do Naturalismo brasileiro; (2) de Jos Romn; (3) comerciante espanhol que constri casas para alugar no subrbio. (C) (1) obra mxima do Romantismo brasileiro; (2) de Joo Romo; (3) comerciante portugus que vive da explorao do jogo do bicho no subrbio. (D) (1) obra mxima do Pr-modernismo brasileiro; (2) de Jos Romn; (3) comerciante espanhol que possui uma mercearia no subrbio. (E) (1) obra mxima do Naturalismo brasileiro; (2) Joo Romo; (3) comerciante portugus que constri casas para alugar no subrbio.

10. Assinale a nica alternativa inteiramente correta a respeito de O Cortio (1890). Pode-se afirmar que o romance tem entre seus personagens (principais e secundrios): 1) __, 2) __, (3) __, (4) __ e (5) __. (A) (1) Miranda, o antagonista de Joo Romo; (2) Jernimo, empregado de Joo Romo; (3) Rita Baiana, mulata sensual que mora no cortio (4) Firmo, namorado de Rita Baiana; (5) Bertoleza, escrava fugida, amante do protagonista. (B) (1) Berta, esposa de Almeidinha; (2) Jlio Miranda, namorado de Valdelice; (3) Luzia, prostituta; (4) Almeidinha, funcionrio da venda de Jlio Miranda; (5) Valdelice, filha de Almeidinha. (C) (1) Bertoleza, escrava fugida, amante de Miranda; (2) Piedade, mulher de Firmo; (3) Estela, esposa de Miranda; (4) Miranda, o protagonista; (5) Jernimo, funcionrio de Miranda. (D) (1) Pombinha, afilhada da prostituta Lonie; (2) Joo da Costa, noivo de Pombinha; (3) Rita Baiana, mulata sensual que mata o protagonista no fim do romance; (4) Bertoleza, esposa de Joo Romo; (5) Miranda, o antagonista de Joo Romo. (E) (1) Bertoleza, escrava fugida, amante de Miranda; (2) Miranda, funcionrio de Jernimo; (3) Pombinha, prostituta; (4) Lonie, dona de prostbulo; (5) Almeidinha, ex-escravo.

11. Assinale a nica alternativa que completa corretamente a seguinte afirmao: Luza, personagem principal de Beira rio, Beira vida, (A) parte de um crculo vicioso da prostituio em Parnaba: Luza filha de Cremilda e me de Mundoca, todas prostitutas, cada uma repetindo a triste sina da outra. (B) a jovem proprietria de uma casa comercial de luxo no centro de Parnaba que perde todos os seus bens e acaba se prostituindo para sobreviver. (C) tem em Cremilda, sua tia, um exemplo de vida para toda a famlia, porque esta trabalhou duramente para educar seus filhos. (D) envolve-se e foge com um rapaz de famlia abastada para a capital, onde descobre que a famlia dele era to pobre quanto a dela. (E) a filha de pescadores que encanta um rapaz de uma famlia rica de Parnaba e vive com ele uma linda histria de amor.

12. Assinale a nica alternativa que completa corretamente a seguinte afirmao: Beira rio, Beira vida, romance de Assis Brasil (1932- ), (A) tem por cenrio o encontro dos rios na capital do Piau, Teresina. (B) narra o cotidiano das famlias abastadas de Parnaba, entre as dcadas de 30 a 50. (C) o livro que fecha a srie Tetralogia piauiense, logo aps a publicao de Pacamo. (D) foi publicado pela primeira vez em 1979, no Recife. (E) o primeiro da srie Tetralogia piauiense, que, em seguida, conta com A filha do Meio-quilo, O salto do cavalo cobridor e Pacamo.

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 5

Proposta de Redao

Leia o texto abaixo, extrado do stio www.saude.df.gov.br, e redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do alcoolismo, de, no mnimo, 20 e, no mximo, 30 linhas. O lcool considerado uma droga psicotrpica, que atua no sistema nervoso central e provoca mudanas no comportamento de quem o consome. Trata-se das chamadas drogas lcitas (permitidas legalmente), que nem por isso so mais leves, encerram menos perigos ou acarretam problemas menores. O fato de uma droga como o lcool ser comercializada e consumida em larga escala deve-se a diferentes fatores, principalmente aos de origem cultural e histrica. Nos pases ocidentais o uso do lcool est presente em quase todas as culturas, tendo sido, em muitos casos, considerado bebida divina e medicamento. Nos pases muulmanos, ao contrrio, o consumo de lcool reprimido e o comrcio considerado crime. No Brasil, o alcoolismo um srio problema de sade pblica, cujas conseqncias vo alm dos malefcios sade do consumidor. Tem amplas repercusses sociais. O lcool est associado maioria dos acidentes de trnsito no Brasil e no mundo. Entre 65 a 70% dos casos de violncia contra a mulher esto relacionados ao uso prvio de bebidas alcolicas; e um nmero considervel de acidentes de trabalho tambm est relacionado a esta droga. ATENO: O candidato no pode transcrever ou citar nenhum trecho do texto motivador do tema da redao.

Ingls

A partir do texto abaixo, responda s questes de 13 a 17. Vitamin A Vitamin A plays an important role in our ability to guard against colds and flus and possibly helps to prevent cancer. A also maintains your respiratory, intestinal, and urinary tracts, and helps the skin and mucous membranes function as barriers to keep nasty viruses and bacteria from entering your body. Its also crucial for promoting healthy eyesight. Animal sources such as eggs provide the vitamin as is; fruits and veggies come bearing beta-carotene as well as other carotenoids your body naturally converts to A. Find it in Apricots, cantaloupe, carrots, cheese, collards, eggs, kale, mangoes, milk, sweet potatoes, spinach, and Swiss chard. Vitamin B The B vitamins, a chemically related family of nutrients that work as a team, include thiamin, niacin, riboflavin, pantothenic acid, B6, biotin, folate, and B12. Each one helps your body transform food to energy. Some replace old, worn-out cells with fresh new ones, while others keep nerve and brain cells in working order. Folate protects against certain birth defects (for pregnant women) and, together with B6 and B12, may guard against heart disease by reducing levels of homocysteine in your blood. Find them in Asparagus, avocados, beans, corn, green beans, leafy greens (like dandelion and collards), onions, peas, pork, whole wheat, and yogurt.

01 02 03 04 05 06 07 08

01 02 03 04 05 06 07

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 6

01 02 03 04 05 06

Vitamin C You probably know the benefits of vitamin C when it comes to preventing and mitigating the severity of colds. But did you know that C is the ultimate multitasker? A powerful antioxidant, it counters the effects of free radicals that, left unchecked, can lead to heart disease, cancer, arthritis, and neurological problems. Find it in Bell peppers, broccoli, Brussels sprouts, cherries, cranberries, kiwi, mangoes, onions, and oranges. Vitamin D This vitamin has made increasing headlines in recent years, mostly because it helps the body absorb calcium and therefore prevents osteoporosis. In addition to keeping bones and teeth strong, D also regulates cell growth, which may prevent mutations that can lead to disease. Only a handful of common foods are naturally high in vitamin D; our bodies main source is sunlight. To help prevent deficiencies, this nutrient is added to many foods, such as dairy products. Find it in Eggs, fortified milk, salmon, sardines, and tuna. Vitamin E If youre looking to defend against two of Americas biggest killers heart attack and stroke fill up on E. This vitamin can help limit the production of harmful free radicals. These molecules can compromise LDL cholesterol, which otherwise can build up in the arteries and restrict blood flow. E also plays a role in activating vitamin K. Find it in Almonds, avocados, dandelion greens, sunflower seeds, kiwi, leafy greens, mangoes, ant tomato puree. Vitamin K Even a small wound or cut could spell major trouble without vitamin K, which stops bleeding by enabling blood to clot. K also helps strengthen bones and increase bone density. Even though your body can manufacture this vitamin on its own (from bacteria in your intestines), its still important to obtain it from food sources. Find it in Brussels sprouts, cabbage, cauliflower, kale, lettuce, spinach, Swiss chard, and watercress.
(body+soul/August 2008)

01 02 03 04 05 06

01 02 03 04 05 06

01 02 03 04 05

13. De acordo com o texto sobre a vitamina D, assinale a alternativa que contm a informao correta em relao a essa vitamina. (A) A vitamina D regula o crescimento das clulas, o que ajuda na preveno da osteoporose. (B) A vitamina D ajuda na absoro de clcio e, consequentemente, previne mutaes nas clulas, mutaes essas que podem causar doenas. (C) A vitamina D ajuda o corpo a absorver clcio e consequentemente previne a osteoporose. (D) A principal fonte de vitamina D do nosso corpo a carne vermelha. (E) Salmo, carne de porco, batatas doces, brcolis e cerejas so as fontes mais ricas em vitamina D. 14. No incio do texto sobre a vitamina A, nas linhas 01 e 02, temos a seguinte informao sobre o papel dessa vitamina: Vitamin A plays an important role in our ability to guard against colds and flus and possibly helps to prevent cancer. Marque a alternativa que contm a traduo correta para essa informao sobre a vitamina A. (A) A vitamina A desempenha um papel importante na nossa habilidade de prevenir resfriados e gripes, e, com certeza, ajuda tambm na preveno do cncer. (B) A vitamina A desempenha um papel importante na nossa habilidade de prevenir resfriados e gripes, e possivelmente ajuda a prevenir o cncer. (C) A vitamina A a vitamina mais importante na preveno de resfriados e gripes. Alm disso, ela desempenha um papel bastante importante na preveno do cncer.
PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 7

(D) A vitamina A, alm de ser muito importante na preveno de resfriados e gripes, ajuda tambm a prevenir diversos tipos de cncer. (E) A funo mais importante da vitamina A proteger o nosso corpo contra resfriados e gripes. Alm disso, ela desempenha um papel bastante importante na preveno do cncer.

15. Marque a alternativa que contm as expresses em portugus que so equivalentes s seguintes expresses em ingls: brain cells (texto Vitamin B, linha 03), a powerful antioxidant (texto Vitamin C, linha 02), harmful free radicals (texto Vitamin E, linha 02), bone density (texto Vitamin K, linha 02). (A) clulas nervosas, um poderoso antioxidante, radicais livres, densidade ssea. (B) clulas velhas, um importante antioxidante, radicais livres prejudiciais, estrutura ssea. (C) clulas novas, um poderoso antioxidante, radicais livres benficos, estrutura ssea. (D) clulas do crebro, um importante antioxidante, radicais livres, densidade ssea. (E) clulas do crebro, um poderoso antioxidante, radicais livres prejudiciais, densidade ssea. 16. Assinale a alternativa na qual todas as palavras so verbos no contexto lingustico em que se encontram. (A) transform (texto Vitamin B, linha 02), preventing (texto Vitamin C,linha 01), prevents (texto Vitamin D, linha 02). (B) barriers (texto Vitamin A, linha 03), related (texto Vitamin B, linha 01), benefits (texto Vitamin C, linha 01). (C) tracts (texto Vitamin A, linha 02), benefits (texto Vitamin C, linha 01), bleeding (texto Vitamin K, linha 01). (D) helps (texto Vitamin A, linha 02), preventing (texto Vitamin C, linha 01), barriers (texto Vitamin A, linha 03). (E) tracts (texto Vitamin A, linha 02), to prevent (texto Vitamin A, linha 02), may (texto Vitamin B, linha 05).

17. No texto sobre a vitamina E, a expresso These molecules (linha 02) refere-se a: (A) This vitamin (linha 02). (B) the production (linha 02). (C) harmful free radicals (linha 02). (D) LDL cholesterol (linha 03). (E) the arteries (linha 03). Espanhol Evo prometi un "premio especial" a los jugadores bolivianos si vencen a Colombia y Argentina 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 La poltica siempre, por distintas razones, est cerca del deporte. Evo Morales, presidente de Bolivia, no est ajeno a lo que pasa con su seleccin en las Eliminatorias y prometi "un premio especial" si consiguen triunfos en sus prximos partidos ante Colombia en Bogot y contra Argentina, en La Paz. "Premios vienen despus de los resultados", confes, tras recibir al plantel en el Palacio Quemado de La Paz, ubicado en el centro de la ciudad. Adems de las promesas, Evo dijo: "Estamos a un paso de clasificarnos, y ese paso est en los pies de toda la seleccin boliviana. Si ganamos a Colombia en Colombia, a Argentina en La Paz, ya casi me sentira clasificado". Los jugadores le devolvieron la confianza expresando "su mximo compromiso y respeto" por la seleccin. Morales hace tiempo que est luchando para que se siga jugando en la altura. "Mi gobierno seguir a la cabeza para hacer una representacin para que FIFA siga con su poltica de la universalidad del ftbol. No es posible que FIFA trate de descuartizar al ftbol en el mundo", afirm.
Jornal El Clarn, edio de 24 de maro de 2009. Disponvel em: http://www.clarin.com/diario/2009/03/24/um/m-01883852.htm PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 8

As questes 13, 14 e 15 devem ser respondidas levando-se em considerao a leitura do texto Evo prometi un "premio especial" a los jugadores bolivianos si vencen a Colombia y Argentina. 13. O objetivo geral do texto : (A) Informar que Evo Morales, presidente da Bolvia, ir premiar os jogadores da seleo boliviana se esta sair vencedora dos confrontos contra as selees da Colmbia e da Argentina. (B) Informar que os prximos confrontos da seleo boliviana sero contra as selees da Colmbia e da Argentina. (C) Informar que o esporte e a poltica andam juntos na Bolvia quando se trata de enfrentar selees de renome, como as da Colmbia e da Argentina. (D) Informar que o presidente boliviano confia na seleo do seu pas e faz questo de que o desempenho dela esteja altura do apresentado pelas selees da Colmbia e da Argentina. (E) Informar que a FIFA quer prejudicar a seleo boliviana, impossibilitando que esta jogue altura de selees como as da Colmbia e da Argentina.

14. Leia as seguintes afirmaes sobre o texto: I) Evo Morales luta para que os confrontos da seleo boliviana em seu pas continuem a ser realizados na altitude. II) Evo Morales sentiria que a seleo boliviana ir se classificar para a copa do mundo se ela vencesse os confrontos contra as selees da Colmbia e da Argentina III) Os jogadores da seleo boliviana expressaram o seu compromisso e respeito pela seleo do seu pas. Assinale a alternativa correta: (A) Todas as afirmaes so verdadeiras. (B) Somente III verdadeira. (C) Somente I e III so verdadeiras. (D) Somente I e II so verdadeiras. (E) Somente II e III so verdadeiras.

15. Considerando ainda a leitura do texto, observe as seguintes frases: I) La poltica siempre, por distintas razones, est cerca del deporte. (linha 01). II) Morales, presidente de Bolivia, no est ajeno a lo que pasa con su seleccin (linhas 01 e 02) III) el Palacio Quemado de La Paz, ubicado en el centro de la ciudad. (linha 06). IV) Premios vienen despus de los resultados (linha 04). V) No es posible que FIFA trate de descuartizar al ftbol en el mundo (linhas 11 e 12). Assinale a alternativa que NO apresenta a interpretao correta do sentido da palavra em negrito: (A) Na frase V, a palavra descuartizar se refere tentativa de unio do futebol no mundo pela FIFA. (B) Na frase II, a palavra ajeno se refere ateno de Morales para com a seleo. (C) Na frase III, a palavra ubicado se refere localizao do Palcio Quemado. (D) Na frase IV, a palavra despus se refere vinda dos prmios aps os resultados. (E) Na frase I, a palavra cerca se refere proximidade entre poltica e esporte.

16. Considere ainda as frases da questo anterior e marque V para as afirmaes corretas e F para as afirmaes falsas: ( ) De acordo com as regras de acentuao da lngua espanhola, as palavras seleccin (linha 02) e despus (linha 04) so acentuadas pela mesma regra.

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 9

( ( ( (

) A palavra est (linha 06) o verbo ser conjugado na 3 pessoa do singular no tempo presente do indicativo. ) A palavra la (linha 01) um artigo indefinido. ) A palavra su (linha 02) um pronome possessivo. ) De acordo com as regras de acentuao da lngua espanhola, as palavras poltica (linha 01) e ftbol (linha 11) so acentuadas pela mesma regra.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta: (A) V V F V F (B) F V F F V (C) V V V F F (D) F F V V F (E) V F V V V

17. Assinale a alternativa que apresenta as oraes em que todas as conjunes em negrito esto escritas corretamente: (A) Verano e invierno son agradables, el primero por el sol y el segundo por la nieve. Viajar otro, o en ambos. (B) Verano e invierno son agradables, el primero por el sol y el segundo por la nieve. Viajar otro, o en ambos. (C) Verano y invierno son agradables, el primero por el sol e el segundo por la nieve. viajar otro, o en ambos. (D) Verano y invierno son agradables, el primero por el sol e el segundo por la nieve. viajar otro, o en ambos. (E) Verano y invierno son agradables, el primero por el sol y el segundo por la nieve, viajar otro, o en ambos. en uno u en uno o en uno u en uno o en uno u

Francs LA Dernire Cigarette (Label France N 66 2007) 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Les chiffres sont alamants: chaque anne, en France, plus de 5 000 dcs sont attribuables au tabagisme passif. Tmoignant dune prise de conscience assez rcente, le gouvernement a dcid linterdiction de fumer dans les lieux publics compter du 1er fevrier 2007. Les bars, les restaurants et les discothques bnficient, sils le souhaitent, dun dlai supplmentaire jusquau 1er janvier 2008. Pass cette date, les rcalcitrants risqueront une amende de 75 150 euros. Pour aider au sevrage des fumeurs impnitents, ltatt prvoit des mesures daccompagnement hauteur de prs de 100 millions deuros par an. Avec cette mesure approuve par 80% des Franais, la France saligne sur la lgislation europenne mise en place dj en Irlande, ds 2004, puis en Italie, en Sude, en GrandeBretagne et en Espagne.
Audrey Levy Journaliste

13. Assinale a alternativa que indica a idia central do texto. (A) As doenas infantis na Frana. (B) As doenas ligadas terceira idade na Frana. (C) A precariedade da rede hospitalar na Frana. (D) O descaso do governo francs com a sade pblica. (E) O grande nmero de bitos na Frana causado pelo tabagismo passivo.

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 10

14. De acordo com o texto, que providncias o governo francs tomou para combater o tabagismo passivo, na Frana? (A) A proibio de fumar em lugares pblicos a partir de 1 de fevereiro de 2007. (B) A permisso para fumar apenas nos meses de fevereiro. (C) A proibio total de fumar em lugares pblicos e privados. (D) A permisso para fumar apenas em casa. (E) A permisso de fumar apenas no interior da Frana.

15. Com base no texto, assinale a alternativa cuja afirmativa falsa: (A) Na Frana, mais de 5 000 pessoas morrem por ano, em consequncia do tabagismo passivo. (B) O governo francs proibiu o ato de fumar em pblico, a partir de 1 de fevereiro de 2007. (C) Na Frana, o governo no tomou nenhuma providncia contra o tabagismo passivo. (D) A atitude do governo francs de proibir a populao de fumar em pblico foi aprovada por 80% dos franceses. (E) A legislao francesa de combate ao tabagismo passivo foi equiparada legislao de outros pases europeus, como Irlanda, Itlia, Sucia, Gr-Bretanha e Espanha.

16. Segundo o texto, por ano, o nmero de mortes na Frana, causado pelo tabagismo passivo de (A) menos de 1.500 mortes. (B) mais de 5.000 mortes. (C) menos de 5.000 mortes. (D) menos de 2.500 mortes. (E) menos de 500 mortes.

17. Assinale a alternativa que indica ao passada. (A) "...ltat prvoit des mesures daccompagnement..." (linhas 06). (B) "Pass cette date, les rcalcitrants risqueront une amende de 75 150 euros." (linhas 05). (C) "... sils le souhaitent, dun dlai supplmentaire jusqau 1er javier 2008" (linhas 04 e 05). (D) "... le gouvernement a dcid linterdiction de fumer dans les lieux publiques compter du 1e fevrier 2007." (linhas 02 e 03). (E) "... La France saligne sur la lgislation europenne..." (linhas 08 e 09).

Matemtica

18. Um automvel percorre a distncia entre dois bairros na cidade de Teresina, capital do estado do Piau, com a velocidade constante de 30 m/s e volta, pelo mesmo caminho, com velocidade tambm constante, de 20 m/s . Qual a velocidade mdia do automvel na viagem toda?

(A) (B) (C) (D) (E)

20 m/s 23 m/s 24 m/s 28 m/s 30 m/s

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 11

19. O pediatra de uma criana em estado de subnutrio estabeleceu um regime alimentar no qual se previa que ela alcanaria 12,50 kg em 30 dias, mediante um aumento dirio do peso de 105 gramas. Nessas condies, podemos afirmar que, ao iniciar o regime, a criana pesava (A) menos de 7 kg . (B) entre 7 kg e 8 kg . (C) entre 8 kg e 9 kg . (D) entre 9 kg e 10 kg . (E) mais de 10 kg .

20. Uma pessoa gasta 16 % do seu salrio com o aluguel. Se o aluguel for reajustado em 30 % e o salrio em 4 % , qual a percentagem do salrio reajustado que essa pessoa gastar com o novo aluguel? (A) (B) (C) (D) (E)
20 % 25 % 28 % 30 % 35 %

21. Sejam x, y e z nmeros reais no-nulos, um dos quais a mdia aritmtica dos outros dois. Nessas condies, correto afirmar que (A) a mdia aritmtica dos 3 nmeros dados menor que 1. (B) a mdia aritmtica dos 3 nmeros dados maior que 2. (C) a mdia aritmtica dos 3 nmeros dados igual a um deles. (D) a mdia aritmtica dos 3 nmeros dados igual mdia aritmtica de dois quaisquer deles. (E) a mdia aritmtica dos 3 nmeros dados igual diferena entre o maior e o menor desses nmeros.

22. Um relatrio sobre as operaes de uma indstria revelou que, a um preo p , no superior a R$ 200,00 , a mesma consegue vender 800 4p artigos semanais. Nesse relatrio, consta que o custo de produo de x artigos dado atravs do modelo linear 200 + 10x reais. Sendo assim, qual o preo p que a indstria deve cobrar para que o seu lucro seja mximo? (A) (B) (C) (D) (E)
R$ 85,00 R$ 105,00 R$ 110,00 R$ 150,00 R$ 200,00

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 12

23. De quantos modos podemos comprar 4 sorvetes na Sorveteria Sonho Gelado, sabendo-se que a mesma os oferece em 7 sabores distintos? (A) 35 (B) 126 (C) 168 (D) 189 (E) 210

24. Um engenheiro, utilizando seus conhecimentos em trigonometria para calcular a distncia entre um ponto A e um ponto P considerado inacessvel, procedeu da seguinte forma: mediu a distncia do P e AB P , encontrando 800 m , 60 0 e 75 0 , ponto A at um ponto acessvel B , alm dos ngulos BA respectivamente. Nessas condies, se supusermos que vale, aproximadamente: (A) 1.120 m (B) 1.092 m (C) 920 m (D) 850 m (E) 720 m
3 1,73 , a distncia entre os pontos A e

25. Considere um cubo de base ABCD , cujo volume 216 m 3 . Sejam P e Q dois pontos que dividem a diagonal BH em trs segmentos congruentes, como mostra a figura abaixo. A distncia do ponto P ao vrtice A : (A) 6 m (B) 5 m (C) 4 m (D) 3 2 m (E) 2 5 m
E D Q A B H P F C G

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 13

Biologia

26. Considerando-se o desenvolvimento tanto anatmico quanto funcional das estruturas extraembrionrias dos rpteis e dos mamferos placentrios, a estrutura que, comparativamente, apresenta menores modificaes nos dois grupos de animais citados (A) o saco vitelnico. (B) o alantide. (C) o crio. (D) o mnio. (E) a casca do ovo.

27. Em uma famlia que possui quatro filhos do sexo masculino, qual a probabilidade de o quinto filho ser do sexo feminino? (A) 1/2 (B) 3/4 (C) 1/16 (D) 1/8 (E) 1/4

28. As estruturas celulares associadas respectivamente aos processos de digesto, de respirao e de sntese protica so: (A) complexo de Golgi; mitocndrias; ribossomos. (B) centrolo; ribossomos; mitocndrias. (C) nuclolo; mitocndrias; lisossomos. (D) ribossomos; mitocndrias; lisossomos. (E) lisossomos; mitocndrias; ribossomos.

29. Quando as hemcias so colocadas em soluo de cloreto de sdio a 9%, elas murcham, porm, quando so colocadas nessa mesma soluo a uma concentrao de 0,1%, hemolisam. Isso ocorre porque essas solues, em relao s hemcias, so, respectivamente (A) isotnica; hipertnica. (B) hipotnica; isotnica. (C) hipertnica; isotnica. (D) hipertnica; hipotnica. (E) hipotnica e hipertnica.

Assinale V (para verdadeiro) ou F (falso) para os itens da questo 30, a seguir: 30. Com relao vegetao da caatinga, analise as proposies abaixo e coloque V para verdadeiro e F para falso. ( ( ( ( ) ) ) ) As plantas possuem vrias adaptaes que lhes permitem viver na estao seca. As rvores so esparsas com troncos retorcidos, cascas grossas e folhas espessas. A vegetao constituda por rvores e arbustos caduciflios, com abundncia cactcea. A vegetao rasteira, pobre e apresenta plantas com razes escora, pneumatforos.

A alternativa correta :

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 14

(A) V, F, F, V (B) F, V, F, F (C) V, F, V, F (D) F, V, V, F (E) V, V, F, V

31. Um animal com as seguintes caractersticas: ossos pneumticos; circulao dupla e completa e presena de siringe e glndula uropigiana (A) peixe (B) ave (C) rptil (D) mamfero (E) anfbio

32. A polinizao o transporte dos gros de plen das anteras para o estigma das flores, que possibilita a fecundao. A polinizao feita pelo vento (A) anemofilia (B) ornitofilia (C) entomofilia (D) hidrocotonia (E) zoofilia

33. O caso das mariposas, na Inglaterra, conhecido como melanismo industrial, um exemplo clssico de (A) transmisso de caracteres adquiridos (B) que a seleo natural caracterizada por uma luta direta entre indivduos (C) ocorreu uma migrao populacional intensa (D) variao que ocorre ao acaso (E) alterao de uma populao em resposta alterao de fatores ambientais

Qumica

34. Em uma estante para tubos de ensaio, h quatro tubos: tubo 1, contendo 5 mL de azeite de oliva; tubo 2, contendo 5 mL de lcool combustvel; tubo 3, contendo 5 mL de vinagre, e tubo 4, contendo 5 mL de biodiesel. Se a cada um desses tubos forem adicionados 5 mL de gua destilada, ser observada a formao de mistura HOMOGNEA nos tubos (A) 1 e 2 (B) 1 e 3 (C) 2 e 3 (D) 2 e 4 (E) 3 e 4

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 15

35. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um conjunto correto de nmeros qunticos. (A) n = 1; l = 1; ml = -1; s = - (B) n = 2; l = 1; ml = -1; s = + (C) n = 2; l = 1; ml = -2; s = - (D) n = 3; l = 1; ml = -2; s = + (E) n = 3; l = 2; ml = -1; s = 0 36. As substncias podem mudar de estado fsico (slido, lquido, gasoso, etc), dependendo das condies de presso e temperatura a que esto expostas. Cada uma dessas transformaes recebe uma denominao. A mudana do estado slido para o estado lquido denomina-se: (A) fuso (B) evaporao (C) condensao (D) vaporizao (E) solidificao

37. Um processo de separao um processo que permite separar componentes de uma mistura. Existem diversos processos, destinados a diferentes fins. A filtrao um processo de separao que pode ser empregado para separar: (A) dois lquidos imiscveis (B) um slido insolvel de um lquido (C) uma mistura de gases (D) um gs dissolvido de um lquido (E) uma mistura de slidos

38. O oxignio-18 o segundo mais abundante dentre os istopos de oxignio (elemento de nmero atmico 8). Os nmeros de prtons, nutrons e eltrons contidos em um tomo desse istopo so, respectivamente, (A) 8, 10 e 8 (B) 8, 8 e 10 (C) 8, 8 e 10 (D) 10, 8 e 8 (E) 10,10 e 8

39. Os pHs de solues aquosas de concentrao 0,1 mol/L de cido actico, cido clordrico e cido ciandrico so, respectivamente, 2,9; 1,0 e 5,1. Assinale a opo que cita esses cidos em ordem CRESCENTE de fora, ou seja, do cido mais fraco para o cido mais forte: (A) cido actico, cido ciandrico e cido clordrico. (B) cido ciandrico, cido actico e cido clordrico (C) cido ciandrico, cido clordrico e cido actico (D) cido clordrico, cido ciandrico e cido actico (E) cido clordrico, cido actico e cido ciandrico

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 16

40. O efeito estufa um processo que ocorre quando uma parte da radiao solar refletida pela superfcie terrestre absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequncia disso, o calor fica retido, no sendo libertado para o espao. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa de vital importncia pois, sem ele, a vida como a conhecemos no poderia existir; no entanto, um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilbrio energtico no planeta e origine um fenmeno conhecido como aquecimento global, pode ser catastrfico. Um dos gases a que se atribui este efeito o: (A) Oxignio (O2) (B) Nitrognio (N2) (C) Gs carbnico (CO2) (D) Nenio (Ne) (E) Hlio (He)

41. O AAS (cido acetilsaliclico), um dos analgsicos mais consumidos em todo o mundo, cuja estrutura est apresentada abaixo
COOH O CH3 C O

quando hidrolisado, produz (A) cido benzico e cido actico (B) cido benzico e aldedo actico (C) cido 2-hidroxibenzico e etanol (D) cido 2-hidroxibenzico e cido actico (E) cido 2-hidroxibenzico e aldedo actico
Fsica

42. Durante os jogos olmpicos de 1996, ocorrido em Atlanta, EUA, o atleta canadense Donavan Bailey bateu o recorde olmpico dos 100 m rasos com o tempo de 9,84 s. Segundo informaes da imprensa, ele saiu com um atraso de 0,17 s e, portanto, o tempo correto de percurso foi de 9,67 s. Levando em conta este tempo correto a velocidade mdia do atleta foi, ento, de 10,3m/s. A leitura dessa velocidade em quilmetros por hora : (A) 20 km/h (B) 30 km/h (C) 37 km/h (D) 45 km/h (E) nenhuma das respostas anteriores

43. Dois corpos, de massas m1=1kg e m2=20kg, so lanados a partir do solo em velocidades com mdulos iguais, v1=v2=20 m/s. Desprezando a resistncia do ar e adotando g=10m/s2, suas alturas mximas h1 e h2 so, respectivamente (A) h1=25m e h2=15m (B) h1=20m e h2=15m (C) h1=20m e h2=20m (D) h1=15m e h2=15m (E) h1=15m e h2=20m
PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 17

44. Com relao massa e ao peso de um corpo, correto afirmar que (A) a massa uma propriedade invariante de um corpo, enquanto seu peso depende do valor local da acelerao da gravidade g. (B) a massa de um corpo depende do valor local da gravidade g, enquanto o peso uma propriedade invariante desse corpo. (C) massa e peso dependem do valor local da acelerao da gravidade g. (D) massa e peso independem do valor local da acelerao da gravidade g. (E) nenhuma das alternativas est correta.

45. O Aquecimento Global um fenmeno climtico de larga extenso. As previses mais catastrficas para a regio Amaznica incluem o desaparecimento completo da floresta se a temperatura mdia da regio tiver um aumento superior aos 5C. Com isso a temperatura mdia anual da cidade de Manaus passaria a ser de 33C, que lida na escala Kelvin corresponderia a: (A) 300 K (B) 310 K (C) 290 K (D) 306 K (E) 302 K

46. Nas alternativas abaixo, assinale a propriedade que no est presente nas ondas sonoras. (A) Polarizao (B) Reflexo (C) Difrao (D) Refrao (E) Interferncia

47. Com relao aos fenmenos eltricos, assinale a alternativa errada. (A) Cargas eltricas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais opostos se atraem. (B) Carga atrai carga em razo direta dos seus produtos e na razo inversa do quadrado da distncia que as separa. (C) Um condutor eletricamente neutro no repele nem atrai outro condutor eletrizado. (D) As cargas eltricas que se encontram no interior de um condutor migram para a sua superfcie externa devido repulso eletrosttica entre as mesmas. (E) Nenhuma das respostas anteriores.

48. Um determinado aparelho de resistncia igual a 25 ohms e voltagem de 10 volts dissipa, em 1 minuto, uma energia de (A) 1,2.102J (B) 5,0.102J (C) 7,5.102J (D) 2,4.102J (E) 2,0.102J

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 18

49. Uma caracterstica prpria de uma onda eletromagntica que (A) ela necessita de um meio no material com propriedades especiais, o ter, para se propagar. (B) a velocidade de propagao de uma onda eletromagntica, no vcuo, depende da sua frequncia de vibrao. (C) uma onda eletromagntica se propaga no vcuo, diferentemente de uma onda sonora. (D) a velocidade da luz no depende do ndice de refrao do meio em que se propaga. (E) nenhuma das alternativas anteriores.

Geografia

50. Com base nas teorias da Deriva dos Continentes e da Tectnica de Placas, assinale a alternativa INCORRETA: (A) As mais importantes zonas vulcnicas ativas do planeta correspondem s reas distantes das bordas das placas tectnicas. (B) O deslocamento das placas sul-americana e africana provoca o distanciamento da frica em relao Amrica do Sul e o alargamento do Oceano Atlntico. (C) A maior concentrao de vulces ativos e de terremotos do planeta encontra-se no Crculo de Fogo do Pacfico. (D) Os continentes, massas flutuantes sobre um mar de magma, constituam um nico megabloco, denominado Pangia. (E) As placas tectnicas no so fixas, j que se separam, se chocam, abrem fendas e levantam montanhas.

51. Sistema sociopoltico caracterizado pela apropriao dos meios de produo pela coletividade. Abolida a propriedade privada desses meios, todos se tornariam trabalhadores, tomando parte na produo, e as desigualdades sociais tenderiam a ser drasticamente reduzidas, uma vez que a produo poderia ser equitativamente distribuda. No fragmento de texto so citadas algumas caractersticas de qual sistema sociopoltico? (A) Neoliberalismo (B) Socialismo (C) Intervencionismo (D) Liberalismo (E) Capitalismo 52. Assinale a alternativa que indica corretamente o ecossistema equatorial brasileiro que vem sofrendo diversos impactos ambientais devido expanso das fronteiras agrcolas, explorao mineral e madeireira e s grandes obras, como as de hidreltricas e de estradas. (A) Cerrado (B) Caatinga (C) Zona dos Cocais (D) Mata Atlntica (E) Floresta Amaznica

53. A dinmica espacial da populao brasileira vem se modificando ao longo da histria em funo de fatores econmicos, polticos e sociais. Esse movimento populacional interno o mais importante no Brasil desde a segunda metade do sculo XX, quando "a populao, alm de trocar de unidade espacial de forma duradoura, modificou sua atividade, transferindo-se do setor primrio para o secundrio ou tercirio".
PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 19

O fragmento de texto refere-se migrao (A) pendular (B) sazonal (C) rural-urbana (D) rural-rural (E) urbano-rural

54. Os tipos de indstrias que caracterizam a Terceira Revoluo Industrial ou Revoluo TcnicoCientfica so (A) metalrgica, siderrgica e da construo civil. (B) txtil, extrativa e mecnica. (C) de confeces, petrolfera e txtil. (D) informtica, biotecnolgica e eletrnica. (E) de confeces, alimentcia e siderrgica.

55. Os recursos energticos no-renovveis, uma vez utilizados, no podem ser recuperados espontaneamente ou mesmo pela ao humana. A esse respeito, marque a alternativa que apresenta somente fontes de energia no-renovveis: (A) petrleo, xisto betuminoso e calor do sol. (B) urnio, petrleo e carvo mineral. (C) carvo mineral, mars e biogs. (D) vento, mars e hidreletricidade. (E) vento, hidreletricidade e biogs.

56. Modelo socioeconmico definido no estudo da Comisso Mundial sobre Meio Ambiente como aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades: Esse modelo socioeconmico chama-se (A) Desenvolvimento ecolgico. (B) Desenvolvimento socioambiental. (C) Biodesenvolvimento. (D) Desenvolvimento sustentvel. (E) Desenvolvimento humano.

57. Com relao aos aspectos econmicos, histricos e geogrficos do territrio piauiense, marque a alternativa INCORRETA. (A) As atividades industriais, em Teresina, ocupam, atualmente, a maioria da populao economicamente ativa. (B) Oeiras, antiga Vila da Mocha, foi a primeira capital, condio perdida, em 1852, com a transferncia do poder administrativo para Teresina. (C) O Piau foi ocupado do interior para o litoral, por meio da implantao das fazendas de gado. (D) O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado numa regio compreendida pelos municpios de So Raimundo Nonato, Joo Costa, Coronel Jos Dias e Brejo do Piau, constitui um valioso patrimnio natural e cultural em razo de seus stios antropolgico-paleontolgicos. (E) A pecuria bovina foi a atividade econmica de maior importncia no sculo XVIII, e muitas fazendas deram origem a vilas e cidades.

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 20

Histria

58. A participao direta ou indireta dos cidados nas decises polticas constitui um dos princpios da democracia. Sobre a democracia ateniense correto afirmar que (A) o pagamento de impostos permitia a extenso do direito de participao poltica aos estrangeiros. (B) os escravos eram considerados cidados e tinham direito de votar e de serem votados. (C) as mulheres, aps o casamento, passavam a ser consideradas cidads, com direito participao na vida poltica da polis. (D) o direito participao poltica era restrito aos homens livres, com mais de 18 anos, filhos de pai e me atenienses e que tivessem cumprido o servio militar. (E) os filsofos e literatos eram os nicos a gozar do direito a participao poltica na democracia ateniense.

59. Sobre a sociedade medieval, correto afirmar que (A) a criao de universidades favoreceu a mobilidade social e a ascenso de servos condio de senhores feudais. (B) a produo agroexportadora era a principal atividade econmica dos feudos. (C) a propriedade da terra, devido seu elevado valor comercial, era importante para determinar a posio social dos proprietrios. (D) viles eram trabalhadores livres, que no eram obrigados a pagar tributos aos senhores feudais. (E) era uma sociedade estamental, na qual a posio social dos indivduos era determinada pelo nascimento.

60. O mercantilismo constitui-se como um conjunto de teorias e prticas econmicas que se desenvolveram na Europa moderna a partir do sculo XV. Assinale a alternativa incorreta sobre as prticas e princpios mercantilistas. (A) Balana comercial favorvel e o protecionismo podem ser citados como prticas mercantilistas. (B) A livre concorrncia e a autorregulao do mercado eram princpios defendidos por tericos mercantilistas. (C) O pacto colonial, que estabelecia a exclusividade comercial entre colnias e metrpoles, era um dos aspectos da poltica mercantilista adotada por Portugal e Espanha. (D) O mercantilismo defendia o bulionismo, ou seja, o acmulo de metais preciosos, como ouro e prata. (E) As prticas mercantilistas baseavam-se na regulao da economia por meio da interveno do Estado 61. A respeito da participao do Piau nas lutas pela independncia do Brasil, Monsenhor Chaves afirma que No h na histria da Independncia do Brasil uma pgina mais pica, mais emocionante do que a que escreveram, com sangue e bravura, aqueles homens, no dia 13 de maro de 1823, nas margens do Jenipapo. O Capito Lus Rodrigues Chaves chamara os homens vlidos da Vila a termo, arregimentara-os e patenteara-lhes o perigo prximo. No foi em vo. O povo estava acima de qualquer expectativa. Cada um, o vaqueiro e o roceiro, foi mais pronto a alistar-se para o tributo de sangue (CHAVES, Monsenhor. Obra Completa. Teresina: FCMC, 1998, p. 307). Sobre a Batalha do Jenipapo, correto afirmar que (A) a participao popular na Batalha do Jenipapo favoreceu a implementao de reformas que visavam a diminuir as desigualdades sociais no Brasil. (B) a Batalha do Jenipapo teve papel decisivo na garantia do processo de independncia na regio Norte, contribuindo para a manuteno da integridade do territrio brasileiro.

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 21

(C) a Batalha do Jenipapo foi um campanha militar que reivindicava a independncia do Brasil e a instaurao de um regime republicano. (D) a Batalha do Jenipapo caracterizou-se pela ausncia de participao popular e por seu carter elitista e antimonarquista. (E) os combatentes que enfrentaram as tropas do comandante portugus, Fidi, eram militares experientes e bem municiados, o que implicou a perda de poucas vidas entre os piauienses, cearenses e maranhenses .

62. A Proclamao da Repblica no Brasil realizou-se em 15 de novembro de 1889, ano do centenrio da Revoluo Francesa, o que no deixa de ser simbolicamente sugestivo. Sobre a Proclamao da Repblica o Brasil, correto afirmar que (A) significou o fim dos privilgios para a elite brasileira, com a instaurao de reformas sociais profundas. (B) ampliou a participao poltica na sociedade brasileira, com a concesso de voto aos analfabetos. (C) manteve-se o voto censitrio, com base na renda anual. (D) estendeu s mulheres o direito participao poltica, ainda em 1889, a garantir, portanto, o voto feminino. (E) foi um processo de reforma poltica elitista, sem transformaes sociais significativas em benefcio das camadas populares.

63. A respeito da poltica econmica do governo Fernando Henrique nos anos 90, considere as seguintes afirmativas: IDeu continuidade ao Plano Real, com o objetivo de manter a estabilidade monetria e controlar a inflao. II- Reestatizou empresas que haviam sido privatizadas no perodo da ditadura militar. III- Adotou medidas de carter neoliberal, como a privatizao de empresas do setor de telefonia e siderurgia. IV- Promoveu a estabilidade econmica ao instituir o tabelamento de preos e o confisco dos depsitos bancrios na poupana. Est correto o que se afirma em (A) II, somente. (B) I e IV. (C) II e IV. (D) I e III. (E) I, II e IV so corretas.

64. Em 2009, a Alemanha prepara-se para comemorar vinte anos da queda do Muro de Berlim. Para alm da reunificao territorial da Alemanha, a queda do muro traz significaes simblicas relacionadas a um reordenamento do cenrio mundial. A respeito dessa temtica, incorreto afirmar que (A) a bipolarizao econmica e poltica entre capitalismo e socialismo representada pelo equilbrio de foras entre os Estados Unidos e Cuba no cenrio internacional. (B) o cenrio internacional marcado por uma maior descentralizao e emergncia de novas foras econmicas e polticas. (C) a desintegrao da Unio Sovitica favoreceu a emergncia de movimentos separatistas, visando criao de Estados independentes. (D) a formao de blocos econmicos, como a Unio Europia e o Mercado Comum do Sul-Mercosul, visam favorecer a integrao entre os pases membros, fortalecendo-os para enfrentar os desafios de uma economia globalizada. (E) a queda do Muro de Berlim foi associada ao triunfo do capitalismo e a uma nova ordem mundial, caracterizada pela hegemonia econmica e militar norte-americana.
PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 22

65. Sobre os vestgios arqueolgicos encontrados no Parque Nacional Serra da Capivara, incorreto afirmar que (A) indicam que os mais antigos habitantes do continente americano teriam vivido na regio sudeste do estado do Piau. (B) confirmam as teorias tradicionais sobre a chegada do homem ao continente americano, que se teria dado exclusivamente pelo Estreito de Bering h cerca de 12 mil anos a. C. (C) indicam que grutas foram usadas por povos agricultores e ceramistas como abrigo e local de conservao de urnas funerrias. (D) Indiciam que as pinturas rupestres constituem uma forma de linguagem que registrou rituais e fatos cotidianos dos primeiros habitantes dessa regio. (E) foram encontrados, em stios ao ar livre, traos de existncia de acampamentos ou aldeias de povos caadores-coletores.

PROCESSO SELETIVO ESPECFICO EaD 2009 pgina 23

You might also like