You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CINCIA POLTICA


Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - 2 - sala 2047- So Paulo SP 05508-900 Tel./Fax: 11 3091-3754 e-mail: fflchflp@usp.br Home: www.fflch.usp.br/dcp

Disciplina: Prticas e Escalas dos Direitos Humanos: Legalizao, Mobilizao, Traduo Docente responsvel: Ceclia MacDowell dos Santos (University of San Francisco) Crditos: 04 09h - 13h APRESENTAO DO CURSO Carga horria: 6 aulas Dias 13, 14, 17, 18, 24 e 25 de maro de 2014

Nos ltimos 60 anos, os direitos humanos tm cada vez mais ocupado um lugar de destaque nas cincias jurdicas, sociais e humanas. Nos campos da sociologia, da antropologia e da cincia poltica, os temas da constituio, da legalizao, da mobilizao e da implementao das normas e instituies de direitos humanos tm sido objeto de diversos estudos tericos e empricos. Os processos de legalizao dos direitos humanos, bem como os limites e as possibilidades desta legalizao para o reconhecimento concreto, e no apenas abstrato, de sujeitos de direitos humanos so uma das principais questes examinadas por esses estudos. Alm dos processos e das lutas em torno da legalizao e da implementao das normas de direitos humanos, a mobilizao social e jurdico-poltica dos direitos humanos, a forma como indivduos, grupos sociais, naes e Estados se apropriam dos discursos de direitos humanos, redefinem os direitos humanos, contestam os direitos humanos, enfim, participam na construo social e jurdico-poltica do significado dos direitos humanos (o que so direitos humanos?) e do reconhecimento de sujeitos concretos de direitos humanos (quem so os sujeitos de direitos humanos?), so questes que cada vez mais ocupam um lugar proeminente nos estudos sociolgicos, antropolgicos e polticos dos direitos humanos.

Este curso abordar as temticas da legalizao e da mobilizao dos direitos humanos a partir de olhares interdisciplinares que incluem ferramentas tericas e metodolgicas da sociologia, da cincia poltica e da antropologia. Saindo do terreno estritamente jurdico que tem dominado o estudo dos direitos humanos e superando a definio legalista dos direitos humanos, sero discutidas diferentes perspectivas tericas e estudos de caso sobre a legalizao e a mobilizao dos direitos humanos. Embora a implementao das normas de direitos humanos no venha a ser um dos temas centrais do curso, alguns estudos de caso tambm abordaro esta questo direta ou indiretamente. Como se ver em alguns desses estudos, a legalizao das normas de direitos humanos no mbito nacional pode ser vista como implementao das normas regionais ou internacionais de direitos humanos. Mesmo no mbito de uma mesma escala de produo de normas, os processos de legalizao, mobilizao e implementao de normas no so lineares e estanques. Pode haver mobilizao em torno da legalizao, ou seja, a mobilizao pode preceder a legalizao. Pode tambm haver a mobilizao em torno da implementao da norma e, neste caso, a legalizao precede a mobilizao. Independentemente dos objetivos e das escalas da legalizao ou da implementao de normas, as prticas dos direitos humanos, tanto no mbito judicial como extrajudicial, sempre envolvem uma traduo cultural de alguma ideia, necessidade ou norma de direitos humanos. Nesse sentido, as temticas da legalizao e da mobilizao dos direitos humanos sero abordadas neste curso como prticas de traduo cultural.

Ao longo do curso, procurar-se- dar resposta s seguintes perguntas de partida, entre outras que possam vir a ser formuladas nas discusses em sala de aula: 1) Qual a importncia da legalizao e da mobilizao dos direitos humanos? 2) Como devem ser abordados os processos de legalizao e de mobilizao dos direitos humanos? Quais so as principais caractersticas, as semelhanas e as diferenas entre as abordagens normativa, institucional, histrica, discursiva e prtica dos direitos humanos? 3) Do ponto de vista discursivo e da dinmica das relaes de poder, h alguma diferena entre a legalizao e a mobilizao dos direitos humanos? Todo processo de legalizao no envolve tambm uma mobilizao dos direitos humanos? Por que relevante fazer a distino entre legalizao e mobilizao dos direitos humanos? 4) Que atores, fatores,

espaos, escalas e processos devem ser examinados nos estudos sobre legalizao e mobilizao dos direitos humanos? 5) Quais so as diferenas (se houver alguma), as especificidades e as relaes entre mobilizao social, jurdica e poltica dos direitos humanos? 6) Onde comea e onde termina o desenho de uma determinada rede de mobilizao dos direitos humanos? 7) Qual a terminologia mais apropriada para a identificao das escalas das prticas dos direitos humanos, e da relao entre tais escalas: local, nacional, regional e global; local, nacional e internacional; entre o global e o local; transnacional; translocal? Ou ser que a noo de escala no serve para a compreenso das prticas dos direitos humanos?

O curso est organizado em seis aulas, com quatro horas por aula, havendo um intervalo em cada aula. A primeira aula ter como enfoque as abordagens normativa e institucional da legalizao e da mobilizao dos direitos humanos. A segunda aula centrar-se- na discusso de leituras crticas da abordagem normativa e no exame de abordagens alternativas que incluem uma perspectiva histrica, discursiva e ps-colonial dos direitos humanos. A terceira aula ser dedicada abordagem antropolgica que se autodesigna por prticas dos direitos humanos entre o global e o local. A quarta aula ser dedicada ao exame do ativismo transnacional dos direitos humanos luz das abordagens de viagem transnacional de discursos e de traduo cultural das normas dos direitos humanos entre o global e o local. A quinta aula centrar -se- em prticas e estudos de mobilizao transnacional dos direitos humanos desenvolvidos na dcada de 2000 na Amrica Latina, com enfoque nos conceitos de legali dade cosmopolita subalterna, ativismo jurdico transnacional e litgio estratgico , bem como numa proposta de anlise dos impactos deste ltimo tipo de mobilizao dos direitos humanos. A sexta e ltima aula ser dividida em duas partes. Na primeira, sero discutidos os principais resultados e a abordagem do projeto de pesquisa sobre mobilizao transnacional dos direitos humanos que coordenei no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Por fim, a segunda parte desta ltima aula ser dedicada apresentao das propostas de trabalhos finais escritos, a serem elaborados pelos/as estudantes, bem como avaliao do curso.

METODOLOGIA

A metodologia deste curso assenta num dilogo crtico sobre textos selecionados e na criao de ideias a partir dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, ser necessria a participao dos/as estudantes em sala de aula. Ser tambm obrigatria a elaborao de um trabalho final escrito. A participao nas aulas dar-se- de trs maneiras diferentes. Cada estudante dever dinamizar os debates durante uma aula, apresentando comentrios por escrito e orais sobre os textos obrigatrios desta aula. Alm disso, cada estudante ter de apresentar a sua proposta de trabalho final escrito, que decorrer na ltima aula do curso. Por fim, todos/as devem estar preparados/as para participar nos debates sobre todas as leituras obrigatrias. A participao nas aulas e o trabalho final escrito sero avaliados de acordo com os critrios e valores indicados a seguir.

1) Dinamizao de uma aula (30 pontos, ou seja, 30% da nota final). Em cada aula, um a trs estudantes (dependendo do nmero total de estudantes matriculados/as no curso) sero responsveis pela dinamizao dos debates sobre as leituras obrigatrias. Os/as dinamizadores/as da aula sero designados/as aleatoriamente pela professora, com pelo menos trs semanas de antecedncia da data da aula em questo. Ao invs de ser facultada a escolha por parte dos/as estudantes, esta designao aleatria justificada porque todos/as os/as estudantes devero ler todos os textos obrigatrios, independentemente de cumprirem a funo de dinamizadores/as de determinada aula. Alm disso, textos que aparentemente no nos interessam podem trazer um novo desafio, estimulando um aprendizado fora da nossa zona de conforto.

A tarefa de dinamizao da aula inclui a preparao, por escrito, de comentrios crticos sobre cada um dos textos obrigatrios da respectiva aula. No que se refere ao formato, estes comentrios devem limitar-se a duas pginas por texto comentado (espao duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12). Este

documento escrito deve ser remetido por e-mail professora (santos@usfca.edu) at 24 horas antes da hora da aula. Na sala de aula, cada dinamizador/a far uma breve apresentao (no mximo, dez minutos) dos seus comentrios e formular uma pergunta ou algum comentrio para estimular o debate com os/as demais estudantes.

No tocante ao contedo, os comentrios escritos e orais sobre os textos no devem corresponder a um resumo. O objetivo da dinamizao da aula no apresentar um resumo e dar a conhecer um texto. Resumos so teis para a compreenso do texto e para futuras citaes do mesmo. Mas os resumos no precisam ser compartilhados com a professora e em sala de aula. Lembra-se, ainda, que todos/as os/as estudantes tero acesso a todos os textos obrigatrios e devem l-los antes da data da aula. Assim, nos seus comentrios, cada dinamizador/a poder apontar brevemente o principal tema, a abordagem e o(s) argumento(s) do/a autor/a; como o tema, a abordagem e o argumento se comparam com as leituras obrigatrias previamente discutidas na aula e no curso; quais os principais aspectos positivos e negativos do texto; que perguntas e comentrios ou reaes crticas podem ser formuladas para estimular um debate em sala de aula, etc.

2) Participao nas aulas (20 pontos, ou seja, 20% da nota final). Todos/as os/as estudantes devero participar nos debates em sala de aula. Isto implica que todos/as devem ler os textos obrigatrios antes da data da aula, tal como indicado acima. H diferentes maneiras de se ler um texto, com maior ou menor ateno aos detalhes, fazendo mais ou menos anotaes. Os/as dinamizadores/as precisam ler os seus respectivos textos com mais ateno e devem preparar comentrios por escrito. Este tipo de leitura/escrita no exigido dos/as demais participantes nos debates sobre determinado texto. Basta uma leitura rpida do argumento, a compreenso da abordagem do/a autor/a, a anotao de algum conceito ou de algum exemplo que possam servir para fundamentar algum comentrio em sala de aula.

3) Apresentao de proposta de trabalho escrito (10 pontos, ou seja, 10% da nota final) e trabalho final escrito (40 pontos, ou seja, 40% da nota final). No ltimo dia de aula, cada estudante far uma breve apresentao (cinco a sete minutos) de sua proposta de trabalho escrito, a qual dever ser enviada por e-mail professora, at 24 horas antes do ltimo dia de aula. A verso final do trabalho escrito dever ser remetida por e-mail professora at o dia 9 de abril de 2014.

O trabalho final escrito consistir na anlise de um caso (por exemplo, algum litgio sobre direitos humanos julgado ou pendente no Supremo Tribunal Federal, na Corte Interamericana dos Direitos Humanos ou em qualquer outro tribunal) luz de alguma(s) abordagem(s) ou de conceitos apresentados nas leitura(s) obrigatria(s) examinada(s) ao longo do curso. Esta anlise poder confirmar os aspectos positivos e a aplicabilidade de determinada abordagem, poder desafiar tal abordagem ou algum conceito, poder servir para ampliar tal abordagem ou conceito, etc. Alternativamente, outro tipo de trabalho escrito poder consistir numa comparao crtica entre diferentes abordagens discutidas ao longo do curso. Ou seja, este trabalho final escrito no exige uma aprofundada pesquisa bibliogrfica sobre determinado tema. O objetivo testar abordagens e conceitos, realizar leituras crticas dos mesmos luz de algum estudo de caso a ser escolhido pelo/a estudante. A pesquisa restringe-se, assim, coleta de dados bsicos sobre o caso selecionado para anlise.

No que se refere ao formato, a proposta de trabalho dever conter entre 1 e 2 pginas (espao duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12). O trabalho escrito final dever conter no mnimo 8 e no mximo 10 pginas, sem contar com a bibliografia (espao duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12).

LEITURAS OBRIGATRIAS

Ateno: Cpia em pdf das leituras obrigatrias e recomendadas referidas a seguir ser remetida s/aos estudantes com pelo menos um ms de antecedncia. No entanto, uma vez que sero utilizados vrios captulos do livro A Mobilizao Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (Org: Cecilia MacDowell dos Santos; Coimbra: Edies Almedina, 2012), recomenda-se a sua aquisio, que pode ser feita nas livrarias Cultura e Martins Fontes de So Paulo.

AULA 1 (13/03, QUINTA-FEIRA) Legalizao e mobilizao dos direitos humanos: abordagens normativa e institucional 1. Donnelly, Jack (2006). The Virtues of Legalization, in Meckled-Garca, Saladin e ali, Basak (org.), The Legalization of Human Rights: Multidisciplinary Perspectives on Human Rights and Human Rights Law . New York: Routledge, p. 67-80. 2. Madsen, Mikael (2012). O Surgimento do Tribunal de Direitos Humanos Progressista: O TEDH e a Transformao da Europa, in Ceclia MacDowell dos Santos (org.), A Mobilizao Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos . Coimbra: Edies Almedina, p. 31-54. 3. Friedman, Elisabeth J. (2009). Re(gio)alizing Womens Human Rights in Latin America, Politics & Gender, 5: 349375.

Leitura recomendada: Keck, Margaret e Sikkink, Kathryn (1998). Transnational Advocacy Networks in International Politics, in Activists beyond Borders: Advocacy Networks in International Politics . Ithaca e London: Cornell University Press, p. 1-37.

AULA 2 (14/03, SEXTA-FEIRA) - Abordagens histrica, discursiva e ps-colonial dos direitos humanos

1. Shivji, Issa G. Perspectives on Human Rights An Introduction. Retirado de: rightstraining.fahamu.org/ocw/learning-for-change/introduction-to-humanrights/content/pdf 2. Baxi, Upendra (2006). Politics of reading human rights: Inclusion and exclusion within the production of human rights, in Meckled-Garca, Saladin e ali, Basak (org.), The Legalization of Human Rights: Multidisciplinary Perspectives on Human Rights and Human Rights Law . New York: Routledge, p. 182-200. 3. Kapur, Ratna (2006). Revi sioning the Role of Law in Womens Human Rights Struggles, in Meckled-Garca, Saladin e ali, Basak (org.), The Legalization of Human Rights: Multidisciplinary Perspectives on Human Rights and Human Rights Law. New York: Routledge, p. 101-116.

AULA 3 (17/03, SEGUNDA-FEIRA) Abordagem antropolgica da prtica dos direitos humanos entre o global e o local 1. Goodale, Mark (2007). Locating Rights, Envisioning Law be tween the Global and the Local, in Goodale, M. e Merry, S. E. (org.), The Practice of Human Rights: Tracking Law Between the Global and the Local . Cambridge: Cambridge University Press, p. 1-27. 2. Goldstein, Daniel M. (2007). Human Rights as Culprit, Human Rights as Victim: Rights and Security in the State of Exception, in Goodale, M. e Merry, S. E. (org.), The Practice of Human Rights: Tracking Law Between the Global and the Local . Cambridge: Cambridge University Press, p. 49-77. 3. Warren, Kay (2007). The 2000 UN Human Trafficking Protocol: Rights, Enforcement, Vulnerabilities, in Goodale, M. e Merry, S. E. (eds.), The Practice of Human Rights: Tracking Law Between the Global and the Local . Cambridge: Cambridge University Press, p. 242-269.

AULA 4 (18/03,

TERA-FEIRA)

Ativismo transnacional dos direitos humanos como

viagem/traduo de normas internacionais entre o global e o local 1. Merry, Sally Engle (2006). Transnational Human Rights and Local Activism: Mapping the Middle , American Anthropologist, 108(1): 38-51.

2. Zwingel, Susanne (2011). How Do Norms Travel? Theorizing International Womens Rights in Transnational Perspective, International Studies Quarterly, p. 115. doi: 10.1111/j.1468-2478.2011.00701.x 3. Rodio, Emily e Schmitz, Hans Peter (2010). Beyond Norms and Interests: Understanding the Evolution of Transnational Human Rights Activism, The International Journal of Human Rights , 14(3): 442459.

AULA 5 (24/03,

SEGUNDA-FEIRA)

Mobilizao transnacional do direito e mobilizao

poltica: Legalidade cosmopolita subalterna, ativismo jurdico transnacional e litgio estratgico 1. Santos, Boaventura de Sousa e Rodrguez-Garavito, Cesar (2005). Introduction, in Santos, Boaventura de Sousa e Rodrguez-Garavito, Csar A. (org.), Law and Globalization from Below: Towards a Cosmopolitan Legality . Cambridge: Cambridge University Press. 2. Rodrguez-Garavito, Csar A. e Arena, Luis Carlos (2005). Indigenous Rights, Transnational Activism, and Legal Mobilization: the Struggle of the Uwa People in Colombia, in Santos, Boaventura de Sousa e Rodrguez -Garavito, Csar A. (org.), Law and Globalization from Below: Towards a Cosmopolitan Legality . Cambridge: Cambridge University Press, p. 241-266. 3. Santos, Ceclia MacDowell (2007). Transnational Legal Activism and the State: Reflections on Cases against Brazil in the Inter-American Commission on Human Rights, Sur - International Journal on Human Rights , (7): 29-59. 4. Rodriguez-Garavito, Csar (2011). Beyond the Courtroom: The Impact of Judicial Activism on Socioeconomic Rights in Latin America, Texas Law Review, 89:16691698.

Leituras recomendadas: McCann, Michael (2006). Law and Social Movements: Contemporary

Perspectives, Annual Review of Law and Social Science , 2:1738. doi: 10.1146/annurev.lawsocsci.2.081805.105917

Cardoso, Evorah (2011). Ciclo de Vida do Litgio Estratgico no Sistema Interamericano de Direitos Humanos: Dificuldades e Oportunidades para Atores no Estatais, Revista Electrnica del Instituto de Investigaciones "Ambrosio L. Gioja" - Ano V, Nmero Especial, p. 363-378.

AULA 6 (25/03,

TERA-FEIRA)

Mobilizao transnacional do direito e reconstruo dos

direitos humanos - Apresentao de propostas de textos elaborados pelos/as estudantes Avaliao do curso 1. Santos, Ceclia MacDowell (2012). Introduo, in Ceclia MacDowell dos Santos (org.), A Mobilizao Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos . Coimbra: Edies Almedina, p. 13-27. 2. Santos, Ceclia MacDowell dos; Santos, Ana Cristina; Duarte, Madalena; Lima, Teresa M. (2012). Homoparentalidade e Uso dos Tribunais: A Reconstruo dos Direitos Humanos no Caso Silva Mouta, in Ceclia MacDowell dos Santos (org.), A Mobilizao Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos . Coimbra: Edies Almedina, p. 239-264. 3. Santos, Ceclia MacDowell dos; Duarte, Madalena (2012). Nos M ares da Justia: Dos Direitos das Mulheres aos Direitos H umanos das ONG, in Ceclia MacDowell dos Santos (org.), A Mobilizao Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos . Coimbra: Edies Almedina, p. 265294. 4. Apresentao e discusso das propostas de textos dos/as estudantes. 5. Avaliao do curso.

Leituras recomendadas: Santos, Ceclia MacDowell dos; Lima, Teresa M. (2012). Portugal e o TEDH: Um Retrato da Litigao Transnacional, in Ceclia MacDowell dos Santos (org.), A Mobilizao Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos . Coimbra: Edies Almedina, p. 115-142. Hodson, Loveday (2012). Estados de Impunidade : O Papel das ONG na Denncia das Violaes Graves e Sistemticas da Conveno Europeia dos

Direitos Humanos, in Ceclia MacDowell dos Santos (org.), A Mobilizao Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Coimbra: Edies Almedina, p. 215-238.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (NO OBRIGATRIA)


DIREITOS HUMANOS, ATIVISMO TRANSNACIONAL E MOBILIZAO DOS DIREITOS HUMANOS

Agamben, Giorgio (2004). Estado de Exceo. Trad. Iraci D. Poleti. So Paulo: Boitempo. An-Naim, Abdullahi A. (org.) (2003). Human Rights under African Constitutions: Realizing the Promises of Ourselves. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. An-Naim, Abdullahi A. (org.) (2002). Cultural Transformations and Human Rights in Africa. Londres e Nova Iorque: Zed Books. Arendt, Hannah (2004). O Declnio do Estado- Nao e o Fim dos Direitos do Homen, in As Origens do Totalitarismo . Lisboa: Dom Quixote, p. 353-401. Baldi, Csar Augusto (org.) (2004). Direitos Humanos na Sociedade Cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar. Baxi, U. (2006). The Development of the Right to Development amidst the 'War of Terror' and the 'War on Terror': Unconventional Essays . Oxford: Oxford University Press. Baxi, U.; Mendelsohn, O. (orgs.) (1994). The Rights of Subordinated Peoples . Oxford: Oxford University Press. Brysk, Alison (org.) (2002). Globalization and Human Rights . Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press. Butler, Judith (2009). Frames of War: When Is Life Grievable. Londres e Nova Iorque: Verso. Carbonell, M. (2003). La Constitucionalizacin de los Derechos Indgenas en Amrica Latina: Una Aproximacin Terica, Boletn Mexicano de Derecho Comparado , Year XXXVI, 38, 839-861. Centro de Estudios Legales y Sociales (2008). Litigio Estratgico y Derechos Humanos: La Lucha por el Derecho. Buenos Aires: Siglo XXI. Cichowski, Rachel A. (2007). The European Court and Civil Society: Litigation, Mobilization and Governance. Cambridge: Cambridge University Press.

Christoffersen, Jonas; Madsen, Mikael Rask (orgs.) (2011). The European Court of Human Rights between Law and Politics . Oxford: Oxford University Press. Cunha, Jos Ricardo (20 05). Direitos Humanos e Justiciabilidade : Pesquisa no Tribunal de Justia do Rio de Janeiro, Sur-International Journal on Human Rights , Nmero 3, Ano 2, (Edio em portugus), p. 139-171. Dale, John G. (2011). Free Burma: Transnational Legal Action and Corporate Accountability . Minneapolis e Londres: University of Minnesota Press. Donnelly, Jack (2003). Universal Human Rights in Theory and Practice . Second edition. Nova Iorque: Cornell University Press. Eckstein, Susan Eva; Wickham-Crowley, Timothy P. (orgs.) (2003). Struggles for Social Rights in Latin America. New York: Routledge. Englund, H.; Nyamnjohn, F. (orgs.) (2004). Rights and the Politics of Recognition in Africa . London: Zed Books Fredman, Sandra (org.) (2001). Discrimination and Human Rights: The Case of Racism . Oxford: Oxford University Press. Goldhaber, Michael D. (2007). A Peoples History of the European Court of Human Rights . New Brunswick: Rutgers University Press. Goodale, Mark e Sally Engle Merry (orgs.) (2007). The Practice of Human Rights: Tracking Law between the Global and the Local. Cambridge: Cambridge University Press. Graubart, Jonathan (2008). Legalizing Transnational Activism: The Struggle to Gain Social Change from NAFTAs Citizen Petitions . University Park, PA: The Pennsylvania State University Press. Hellum, A. (org.) (2007). Human Rights, Plural Legalities, and Gendered Realities: Paths Are Made by Walking . Harare: Southern and Eastern African Regional Centre for Women's Law, University of Zimbabwe/Weaver Press. Hernandez-Truyol, Berta (org.) (2002). Moral Imperialism: A Critical Anthology . New York: New York University Press. Heyns, Christof, David Padillha; Zwaak, Leo (2006). Comparao Esquemtica dos S istemas Regionais de Direitos Humanos: Uma A tualizao. Sur-Revista Internacional de Direitos Humanos 4(3): 161-169.

Hillebrecht, Courtney (2012). The Domestic Mechanisms of Compliance with International Human Rights Law: Case Studies from the Inter-American Human Rights System, Human Rights Quarterly , 34: 959 985. Hilson, Chris (2002). New Social Movements: The Role of Legal Opportunity, Journal of European Public Policy, 9: 238 255. Hitchcock, Robert; Diana, Vinding (orgs.). (2004). Indigenous Peoples Rights in Southern Africa . Copenhagen: IWGIA. Keck, Margaret e Sikkink, Kathryn (1998). Activists beyond Borders: Advocacy Networks in International Politics . Ithaca e London: Cornell University Press. Klug, Heinz (2005). Transnational Human Rights : Exploring the Persistence and Globalization of Human Rights, Annual Review of Law & Social Science, 1:85 103. doi:

10.1146/annurev.lawsocsci.1.041604.115903 Lpinard, Elonore Lpinard (2010). In the Name of Equality? The Missing Intersection in Canadian Feminists Legal Mobilization Against Multiculturalism, American Behavioral Scientist , 53(12) 1763 1787. doi: 10.1177/0002764210368096 Lima Jr., Jayme Benvenuto (2001). Os Direitos Humanos, Econmicos, Sociais e Culturais . So Paulo: Renovar. Lyons, G. M.; Lanhan, J. M. (2003). International Human Rights in the 21st Century: Protecting the Rights of Groups. Boulder, Nova Iorque e Oxford: Rowman & Littlefield Publishers. Maciel, Dbora Alves (2011). Ao Coletiva, Mobilizao do Direito e Instituies Polticas: O Caso da Campanha da Lei Maria da Penha, Revista Brasileira de Cincias Sociais , 26(77): 97-111. Madsen, M. R. (2004). France, the UK and the Boomerang of the Internationalisation of Human Rights (1945-2000), in Halliday, Patrick S. S. (org.), Human Rights Brought Home: Socio-Legal Studies of Human Rights in the National Context . Portland: Hart Publishing, p. 57-86. Madsen, M. R. (2007). For a Europe of Human Rights and the People: The EU Charter of Fundamental Rights in the Post-Cold War Democratisation of Europe, in Cohen, A. e Vauchez, A. (orgs.), Anatomie dun moment constituant europen: Elites, mobilisations, votes. Bruxelas: Presses de lUniversit libre de Bruxelles . Mamdani, Mahmood (org.) (2000). Beyond Rights Talk and Culture Talk. Cape Town: David Philips Publishers. Mchome, Sifuni E. (org.) (2002). Taking Stock of Human Rights Situation in Africa, Dar es Salaam: Faculty of Law, University of Dar es Salaam.

Meckled-Garca, S.; ali, B. (orgs.) (2006). The Legalization of Human Rights: Multidisciplinary Perspectives on Human Rights and Human Rights Law . Nova Iorque: Routledge. Melo, Mario (2006). ltimos avanos na justiciabilidade dos direitos indgenas no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Sur-International Journal on Human Rights, 4(3): 3047. Monshipouri, Mahmood; Neil Englehart; Andrew J. Nathan; Kavita Philip, (orgs.) (2003). Constructing Human Rights in the Age of Globalization . Nova Iorque: M. E. Sharpe. Mullally, Sobhn (2006). Gender, Culture and Human Rights: Reclaiming Universalism . Oxford e Portland: Hart Publishing. Nirmal, C. J. (ed.) (1999). Human Rights in India: Historical, Social and Political Perspectives . New Delhi: Oxford University Press Nwauche, E. S. e J. C. Nwobike (2005). Implementao do Direito ao Desenvolvimento, SurRevista Internacional de Direitos Humanos 2(2): 97-117. Piovesan, Flvia (2006). Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional . So Paulo: Max Limonad, 5a edio. Piovesan, Flvia (2006). Direitos Humanos e Justia Internacional. So Paulo: Saraiva. Radcliffe, Sarah (2002). Indigenous Women, Rights and the Nation-State in the Andes, in Craske, Nikki e Molyneux, Maxine (orgs.), Gender and the Politics of Rights and Democracy in Latin America. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, p. 149-172. Rajagopal, Balakrishnan (2005). The Role of Law in Counter -hegemonic Globalization and Global Legal Pluralism: Lessons from the Narmada Valley Struggle in India, Leiden Journal of International Law, 18: 345-387. doi: 10.1017/S0922156505002797 Ramos, Andr de Carvalho (2001). Direitos Humanos em Juzo . So Paulo: Max Limonad. Ramos, Andr de Carvalho (2013). Processo Internacional de Direitos Humanos . So Paulo: Saraiva, 3a edio. Romany, Celina e Joon-Beom Chu (2004). Affirmative Action in International Human Rights Law: A Critical Perspective of Its Normative Assum ptions, Connecticut Law Review, 36: 831-871. Santos, Ana Cristina (2005). A Lei do Desejo: Direitos Humanos e Minorias S exuais em Portugal. Porto: Afrontamento.

Santos, Boaventura de Sousa (2002). Toward a New Legal Common Sense: Law, Globalization, and Emancipation. Londres: Butterworths. Santos, Boaventura de Sousa (2003). Toward a Multicultural Conception of Human Rights, in Hernndez-Truyol, B. E. (org.), Moral Imperialism: A Critical Anthology . Nova Iorque e Londres: New York University Press, p. 39-60. Santos, Boaventura de Sousa; Rodrguez-Garavito, Cesar A. (orgs.) (2005). Law and Globalization from Below: Towards a Cosmopolitan Legality . Cambridge: Cambridge University Press. Santos, Boaventura de Sousa (2008). If God were a human rights activist: Human rights and the challenge of political ideologies, Law, Social Justice and Global Development , 1(2). Santos, Ceclia MacDowell dos (org.) (2012). A Mobilizao Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Coimbra: Edies Almedina. Sarat, Austin; Scheingold, Stuart (orgs.) (1998). Cause Lawyering: Political Commitments and Professional Responsibilities . Nova Iorque e Londres: Oxford University Press Sen, Amartya (1999). Culture and Human Rights, in Development as Freedom. Oxford: Oxford University Press, p. 226-247. Seidman, Gay (2007). Beyond the Boycott: Labor Rights, Human Rights, and Transnational Activism . Nova Iorque: Russel Sage Foundation. Shivji, I. G. (2006). Let the People Speak: Tanzania Down the Road to Neo-Liberalism. Dakar: CODESRIA. Sieder, Rachel (org.) (2002). Multiculturalism in Latin America: Indigenous Rights, Diversity and Democracy. Hampshire and New York: Palgrave Macmillan Smith, Rhona K. M.; Anker, Christien van den (orgs.) (2005). The Essentials of Human Rights . Nova Iorque e Londres: Oxford University Press. Steiner, Henry J.; Alston, Philip (1996). International Human Rights in Context: Law, Politics, Morals . Oxford: Clarendon Press. Tarrow, Sidney (2005). The New Transnational Activism. Cambridge: Cambridge University Press. Trindade, A. A. Canado (1997). Dilemas e Desafios da Proteo In ternacional dos Direitos Humanos no Limiar do Sc. XXI, Revista Brasileira de Poltica Internacional, 40 (1): 167-17. Trindade, A. A. Canado (2002). Direito Internacional em um Mundo em Transformao: Ensaios, 1976/2001. So Paulo: Renovar. Ventura, Deisy; Cetra, Rasa Ortiz (2013). O Brasil e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos: De Maria da Penha Belo Monte, in Jos Carlos Moreira da Silva Filho e Marcelo

Torelly (orgs.), Justia de Transio nas Amricas: Olhares Interdisciplinares, Fundamebtos e Padres de Efetivao. Belo Horizonte: Forum. Vieira, Oscar Vilhena (2008). Public Interst Law: A Brazilian Perspective, UCLA Journal of International Law & Foreign Affairs , 13: 219-261. Vieira, Oscar Vilhena; Almeida, Eloisa Machado de (2011). Strategic Advocacy in Human Rights: Conectas Experience, Sur-International Journal on Human Rights , 15: 181-205. Wohlgemuth, L.; Sall, E. (orgs.) (2006). Human Rights, Regionalism and the Dilemmas of Democracy in Africa. Dakar: CODESRIA.

You might also like