You are on page 1of 9

FUNDO DE PREVIDNCIA MUNICIPAL DE ARAUCRIA

Concurso Pblico Edital n 01/2012 Prova Objetiva 27/05/2012


Anos

001 Auxiliar Administrativo


INSTRUES
1. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. A prova composta de 40 questes objetivas. 4. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. 8. No sero permitidos emprstimos, consultas e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. A durao da prova de 4 horas. Esse tempo inclui a resoluo das questes e a transcrio das respostas para o carto-resposta. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova e o carto-resposta. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Lngua Portuguesa

Matemtica

Raciocnio Lgico

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Conhecimentos Especficos

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


NMERO DE INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

...............................................................................................................................................................................................................
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 RESPOSTAS 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 -

LNGUA PORTUGUESA
01 - Considere o texto abaixo, cujo ttulo : Por que as rvores do cerrado so retorcidas?. A vegetao do cerrado influenciada pelas caractersticas do solo e do clima, bem como pela frequncia de incndios. O excesso de alumnio provoca uma alta acidez no solo, o que diminui a disponibilidade de nutrientes e o torna txico para plantas no adaptadas. A elevada toxidade do solo e a baixa fertilidade das plantas levariam ao nanismo e tortuosidade da vegetao.
(Revista CinciaHoje, mar. 2008, p. 9.)

Assinale a alternativa que destaca a expresso que apresenta a informao mais importante para a resposta pergunta do ttulo. a) b) c) d) e) Excesso de alumnio. Plantas no adaptadas. frequncia de incndios. Nanismo. Tortuosidade da vegetao.

02 - Considere a frase a seguir, extrada do texto usado na questo 01: A vegetao do cerrado influenciada pelas caractersticas do solo e do clima, bem como pela frequncia de incndios. Assinale a alternativa que NO corresponde a uma reformulao adequada dessa frase. a) b) As caractersticas do solo e do clima, bem como a frequncia de incndios, influenciam a vegetao do cerrado. A vegetao do cerrado influenciada tanto pelas caractersticas do solo e do clima quanto pela frequncia de incndios. c) A vegetao do cerrado influenciada no s pelas caractersticas do solo e do clima, mas tambm pela frequncia de incndios. d) A vegetao do cerrado mais influenciada pelas caractersticas do solo e do clima do que pela frequncia de incndios. e) A vegetao do cerrado influenciada pelas caractersticas do solo e do clima e tambm pela frequncia de incndios.

03 - Considere o texto opinativo abaixo, que teve seu primeiro pargrafo suprimido:

Para comear, o dinheiro seria sujo. Anlises mostram que 94% das notas de dlar tm vestgios de estafilococos, bactrias de doenas como pneumonia e meningite. Os custos com emisso, manuteno, transporte e segurana do dinheiro vivo, s nos EUA, chegam a US$ 20 bilhes anuais. Sem contar os gastos para investigar, prender e julgar ladres de banco ou traficantes de drogas, que usam notas para garantir o anonimato de suas transaes. (...)
(Revista Galileu, abr. 2012, p. 20.)

Assinale a alternativa que apresenta o incio desse texto, que sintetiza adequadamente o ponto de vista que o autor desenvolve no segundo pargrafo. a) O jornalista norte-americano David Wolman defende a substituio completa de notas e moedas. b) Viver sem dinheiro no Brasil no tarefa fcil. c) Os pases subdesenvolvidos e em desenvolvimento defendem que os EUA retirem suas notas de dlar do mercado mundial. d) Os txis dos EUA s aceitam notas em dinheiro vivo como pagamento das corridas urbanas. e) A empresa Google Wallet resiste em aceitar sistemas de pagamento em cartes de crdito. 04 - Considere o seguinte texto: Por que existem cachorros to diferentes uns dos outros, como um chihuahua e um dogue-alemo? A resposta est na "seleo artificial". Ao longo dos ltimos sculos, os humanos foram selecionando os ces com caractersticas que mais lhes agradavam. Se queriam cachorros de guarda, deixavam que apenas os maiores, mais bravos e obedientes de uma ninhada se reproduzissem quando adultos. Mas se a ideia era ter cachorros de companhia, que pudessem viver em locais pequenos, ento apenas os menores e mansos eram escolhidos. Com o passar do tempo e muitos cruzamentos entre ces com as caractersticas desejadas, foram surgindo as diferentes raas que conhecemos hoje. Mas todas ainda pertencem mesma espcie!
(Cincia Hoje on line. Acesso em 21/maio/2012)

Leia o texto e selecione a alternativa que apresenta um ttulo adequado para sintetizar sua ideia central. a) b) c) d) e) O melhor amigo do homem. Como ces e gatos. A origem da diferena. Vida de cachorro. Nem to diferentes assim.

05 - Considere o seguinte texto: As eleies de 2012 no Brasil iro ocorrer ___________ uma profunda descrena no sistema poltico do pas. No difcil imaginar os motivos para tal. ___________ a Constituio de 1988 avanou em muitos pontos, como a elevao do acesso aos direitos sociais, o crescimento da participao social e o novo papel do Judicirio, mais conectado com a ampliao de direitos. ___________, a Constituio no conseguiu inovar na organizao do sistema poltico. Temos no Brasil ____________ o mesmo tipo de organizao que tnhamos no final do regime autoritrio: um congresso Nacional fraco, submetido s vontades do Executivo.
(Revista Le Monde Diplomatique Brasil, abril/2012, p. 16.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas desse texto. a) b) c) d) e) sobre Porm Assim quase. em Mas No obstante certamente. em funo de Alm disso Ainda h anos. apesar de Portanto Assim desde sempre. marcadas por Sabe-se que No entanto praticamente.

MATEMTICA
06 - No comrcio, o clculo de percentagens feito mediante uma nica multiplicao. Desse modo, para calcular o preo que ser pago por um produto que teve 12% de desconto, o vendedor multiplica o preo de tabela por 0,88 e descobre diretamente o valor a ser pago. Usando o mesmo raciocnio, caso o produto sofra um acrscimo de 17%, ele dever fazer a multiplicao por: a) b) c) d) e) 1,17. 0,83. 17. 1,13. 1,12.

07 - Considere os nmeros 17, 27, 37, 44, 55. A mdia aritmtica entre eles : a) b) c) d) e) 34. 35. 36. 37. 38.

08 - Um tanque qumico alimentado por duas torneiras. A primeira, ligada com vazo mxima, encheria sozinha o tanque em 30 minutos. A segunda, sozinha, ligada com vazo mxima, encheria o tanque em 60 minutos. Comeando com o tanque vazio, um operador decidiu abrir as duas torneiras ao mesmo tempo, ambas com a vazo mxima e sem que uma afete o desempenho da outra. Nessas condies, com as duas torneiras funcionando simultaneamente, o tanque estar completamente cheio em: a) b) c) d) e) 15 minutos. 20 minutos. 30 minutos. 45 minutos. 60 minutos.

09 - No sistema decimal, os nmeros so escritos tendo como referncia as potncias do elemento da base, que dez. As potncias mais simples, ensinadas desde cedo para as crianas, so o quadrado (segunda potncia) e o cubo (terceira potncia). Usando essas potncias como exemplo, dizemos que dez ao quadrado resulta cem, e dez ao cubo resulta mil. Considerando somente os nmeros de 1 at 25 (inclusive), somente um deles um quadrado que pode ser escrito como a soma de dois cubos diferentes. Trata-se do nmero: a) b) c) d) e) 1. 4. 9. 16. 25.

10 - Joo mediu o lado de uma mesinha em palmos, obtendo, como resultado, exatos 3 palmos. Miguel foi tirar a prova e tambm a mediu, usando a prpria mo, obtendo exatos 4 palmos. Isso se explica pelo fato de Miguel ser filho de Joo e ter a mo menor. Tentando explicar ao filho o processo de medida, Joo transformou o prprio palmo em centmetros: 22 cm. Sabendo que ambos, pai e filho, medem em palmos usando os mesmos procedimentos (o que elimina erros de clculo e aproximaes), a medida da mo de Miguel : a) b) c) d) e) 15,5 cm. 0,162 m. 1,51 dm. 18 cm. 165 mm.

RACIOCNIO LGICO
11 - Um jogo infantil consiste em dizer palavras em sequncia e que guardam certa relao entre si. Por exemplo, uma regra poderia ser dizer, em sequncia, palavras que tivessem o mesmo nmero de letras e que mudassem s uma das letras anteriores, ainda assim formando uma palavra conhecida. Nesse jogo no podem ser alteradas letras em posies que j sofreram mudanas. Assim, uma sequncia possvel de palavras seria: MORTE MARTE MARTA CARTA Mantendo a regra, a opo correta para a quinta palavra : a) b) c) d) e) CURTA. CASTA. CESTA. CUSTA. CERTA.

12 - Outro jogo infantil consiste em dizer palavras em sequncia, mas de tal modo que cada um dos dois jogadores obedea somente regra que elaborou para si prprio. Ento, cada jogador escreve num papel, em segredo, a regra que vai seguir a partir da palavra escrita pelo adversrio. O jogador A escreveu: minhas palavras tero sempre o mesmo nmero de letras da palavra que B escrever. O jogador B escreveu: minhas palavras no usaro as consoantes da palavra escrita por A. A alternativa que descreve uma sucesso de palavras escritas por A e B, alternadamente, e atende os quesitos propostos por ambos os jogadores : a) b) c) d) e) SAPO RATO MALA GAVIO CURADO. RATO MATO MULA CURTO CERTO. MITO CENTRO DENTRO HLICE HLITO. PRISO MBITO CRIMES SOLIDO SAUDADES. MALDIO PINO ARCA DIGITALIZADO ASSASSINADO.

13 - Considere a seguinte sequncia: um quadrado, dois tringulos e um retngulo. Dois quadrados, um tringulo e trs retngulos. Trs quadrados, dois tringulos e cinco retngulos. Quatro quadrados, um tringulo e sete retngulos. Mantida a mesma lgica de sequenciao, o prximo nmero de quadrados, tringulos e retngulos, respectivamente, ser de: a) b) c) d) e) 5, 2 e 7. 5, 2 e 9. 5, 1 e 7. 4, 1 e 7. 4, 2 e 9.

14 - Dados dois nmeros naturais X e Y, sabe-se que X mpar, Y mpar e X maior que Y. A multiplicao indicada por um asterisco. Por exemplo: 4 * 3 = 12. Nessas condies, assinale a alternativa que contm um nmero mpar quaisquer que sejam os valores de X e Y. a) b) c) d) e) (X * Y) + 1. 6 * Y + 2 * X. (X Y) * 4. X + 2 * Y. X + Y.

15 - Considere a expresso: 85 = 2 + 9. O conhecimento da potenciao bsico para a compreenso do Sistema de Numerao Decimal, que a forma de organizar e sequenciar todos os nmeros que utilizamos para a contagem. A potncia de expoente dois chamada, usualmente, de quadrado. H somente mais uma maneira correta de escrever 85 como a soma de dois quadrados. Essa forma : a) b) c) d) e) 3 + 8. 4 + 7. 5 + 6. 5 + 7. 7 + 6.

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES


16 - As imagens abaixo foram usadas em uma ampla mobilizao que envolveu especialmente as redes sociais a partir de abril de 2012:

Essas e outras manifestaes refletem a insatisfao de qual segmento com o texto do Cdigo Florestal aprovado pelo legislativo? a) b) c) d) e) Os pequenos produtores rurais. Os partidos de oposio. As entidades defensoras do meio ambiente. Os grandes pecuaristas. A indstria madeireira.

17 - Em 2012 haver eleies para os cargos de prefeito e vice-prefeito nos municpios brasileiros. A votao ser realizada em dois turnos nos municpios com mais de: a) b) c) d) e) 200 mil habitantes. 300 mil habitantes. 150 mil eleitores. 200 mil eleitores. 300 mil eleitores.

18 - Observe os elementos representados na seguinte charge:

Com base na charge, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A corrupo no Brasil tem diversas formas e est presente em vrios segmentos da sociedade. ( ) Os eleitores so vtimas, e no culpados pela corrupo. ( ) Entre as figuras representadas, o criminoso o quarto, os trs primeiros so apenas corruptos. ( ) Entre os corruptos esto membros da administrao pblica e empresrios.

(http://transparenciapolitica.blogspot.com.br/2010/09/o-voto-ecorrupcao-no-brasil.html)

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F F V. F F V V. V V F F. F V F F. V V V V.

19 - Qual foi a deciso do Supremo Tribunal Federal, em abril de 2012, sobre a (in)constitucionalidade das cotas raciais na Universidade de Braslia (UnB) e, consequentemente, em outras universidades pblicas? a) b) c) d) e) As cotas raciais devem ser extintas, mantendo-se apenas a reserva de vagas para egressos de escolas pblicas. Parte das vagas das cotas raciais deve ser destinada populao indgena. As cotas raciais s devem ser mantidas at 2014. O sistema de cotas raciais foi considerado constitucional. As universidades devem abolir o sistema de cotas para negros, para no estimular o racismo.

20 - Em maio de 2012, realiza-se, em todo o pas, mais uma campanha de vacinao. Sobre essa campanha, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) d) e) So aplicadas vacinas contra os vrus da gripe (Influenza). Os profissionais da sade esto entre os grupos que devem ser vacinados. Os povos indgenas fazem parte do grupo que deve ser vacinado. Pessoas com mais de 60 e menos de 2 anos devem ser vacinadas. Deve-se evitar a aplicao da vacina em gestantes nos trs primeiros meses de gravidez.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21 - um endereo/conta de e-mail sintaticamente correto: a) b) c) d) e) joaodasilva@gmail.com joaodasilva.gmail.com joaodasilva.www.gmail.com http:\\www.gmail.com www.gmail.com

22 - Qual dos aplicativos abaixo utilizado como navegador de Internet? a) b) c) d) e) Microsoft Explorer. MS Word 2007 ou superior. MS PowerPoint. Mozila Firefox. Outlook Express.

23 - Qual dos endereos de Internet abaixo utiliza o protocolo do transporte do hypertext seguro? a) b) c) d) e) http://www.site.com https://www.site.com //security.com ftp://site.com joaodasilva@gmail.com

24 - O que significa a expresso Cco em um email? a) b) c) d) e) Com cpia. Com cpia oculta. Destinatrio. Remetente. Cpia de arquivos anexados.

25 - No MS Word 2007, que ao executada com as teclas de atalho CTRL+Z? a) b) c) d) e) Cancela uma ao. Desfaz uma ao. Refaz ou repete uma ao. Elimina uma palavra direita. Elimina uma palavra esquerda.

26 - No MS Word 2007, que funcionalidade executa a ao de copiar a formatao de um local e aplic-la a outro? a) b) c) d) e) Copiar. Formatar pargrafo. Formatar Pincel. . .

27 - No MS Word 2007, que atalho executa a ao de alinhar o texto s margens esquerda e direita, adicionando espao extra entre as palavras quando necessrio? a) b) c) d) e) CTRL+A. CTRL+B. CTRL+C. CTRL+J. CTRL+T.

28 - No MS Word 2007, letra capitular : a) b) c) d) e) uma autoclassificao de itens por ordem alfabtica. uma fonte especfica do Wordart. um ndice em ordem alfabtica. um sumrio em ordem alfabtica. uma letra maiscula grande no incio de um pargrafo.

29 - No, MS Word 2007, o comando impresso rpida: a) b) c) d) e) seleciona uma impressora, o nmero de cpias e outras opes antes de imprimir. envia o documento diretamente impressora-padro sem alteraes. imprime em modo rascunho. imprime duas pginas por folha. imprime em segundo plano.

30 - No que diz respeito ao MS Word 2007, identifique as funcionalidades da guia Correspondncias a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ) ) ) ) Iniciar Mala Direta. Realar Campos de Mesclagem. Novo Comentrio. Controlar Alteraes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V F F. V F V F. V F F V. F V F V. F F V V.

31 - No MS Word 2007, retrato e paisagem so: a) b) c) d) e) caractersticas do layout da pgina. tamanhos da pgina. orientaes da pgina. tipos de imagem. formatos da imagem.

32 - Quando se digita um endereo de um arquivo ou de um stio de Internet seguido de espao, o MS WORD 2007 cria: a) b) c) d) e) uma citao. um clip-art. um indicador. um hiperlink. uma referncia cruzada.

33 - No MS Excel 2007, qual das seguintes alternativa seria uma frmula sintaticamente correta? a) b) c) d) e) =A1\(3*B1) =A1^$(3*B1) $$A1^(3*$$B1) A1^(3*B1) =$A$1^(3*B$1)

34 - No MS Excel 2007, o smbolo insere a funo: a) b) c) d) e) =MXIMO() =MNIMO() =MDIA() =SOMA() =TAXA()

35 - No MS Excel 2007, o resultado da frmula = 5&2 : a) b) c) d) e) 10. 25. 2,5. 2,32. 52.

36 - No MS Excel 2007, a funcionalidade que mostra setas que indicam quais clulas afetam o valor da clula selecionada no momento : a) b) c) d) e) Avaliar frmulas. Janela de inspeo. Verificar erros. Rastrear dependentes. Rastrear precedentes.

37 - No MS Excel 2007, a tecla TAB desloca o cursor para a: a) b) c) d) e) clula A1. ltima clula com dados (ltima linha, ltima coluna). prxima clula direita, na mesma linha. prxima clula esquerda, na mesma linha. ltima clula com dados na mesma linha.

38 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda sobre operadores no MS Excel 2007. 1. 2. 3. 4. 5. ^ (acento circunflexo) & (E comercial) : (dois pontos) , (vrgula) (espao) ( ) Conecta, ou concatena, dois valores para produzir um valor de texto contnuo. ( ) Operador de interseo, que produz uma referncia a clulas comuns a duas referncias. ( ) Operador de unio que combina diversas referncias em uma referncia. ( ) Operador de intervalo que produz uma referncia para todas as clulas entre duas referncias, incluindo as duas referncias. ( ) Exponenciao.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta na coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 2 5 4 3 1. 3 4 2 5 1. 1 5 3 2 4. 1 4 2 5 3. 2 3 4 5 1.

39 - No MS Excel 2007, o resultado da frmula = 5+2*3^2 : a) b) c) d) e) #VALOR. 10,5. 23. 41. 441.

40 - No Excel 2007, qual a extenso dos arquivos salvos como pasta de trabalho totalmente compatvel com Excel 972003? a) b) c) d) e) xls exl docx doc xlsx

You might also like