You are on page 1of 107

SINAL VERDE

DitadapeloEsprito: ANDR LUIZ P sicografadapor: FRANCISCO CNDIDO XAVIER

2 Fr anciscoCndidoXavier

SINALVERDE
DitadapeloEsprito: AndrLuiz (primeiraediolanadaem 1972) Psicografadapor: FranciscoCndidoXavier Digitalizadapor: L.Neilmoris 2008 Brasil www.luzespirita.org

3 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

SINAL VERDE
Ditadapor: ANDRLUIZ Psicografadapor: FRANCISCOCNDIDOXAVIER

4 Fr anciscoCndidoXavier

(ORELHADOLIVRO)

O Anjo Mudo

EstenovolivrodeAndrLuizummanualdetrnsitomoral. Senotrnsitomaterialdasruasedasestradasosinal verdetemhora certa de acenderse, no trnsito moral do esprito se pode permanecer sempre certo. No dependemos, em nosso ntimo, de umsinaleiroexterior,masdanossaprpriavontade.Eosinaleiroda vontadenomanobradoporumguarda,masporumanjomudo. Os crticos do Espiritismo, entre eles alguns espritas, censuram o livre trnsito das mensagens medinicas, sustentando que devamos acender o farol vermelho para o excesso de mensagens moralizantes. A moral um freio e por isso mesmo sempre incomodou os que gostam de viver solta. Mas o freio da moral funciona nos recessos da conscincia e uma conscincia sem freiospiorqueumfuraco. AndrLuizumapermanenterespostaaessescrticos.Seus livros no so moralizantes num sentido vulgar, superficial. Suas pginas revelam as engrenagens ocultas da verdadeira moral e nos ensinamautilizlas.Em"SinalVerde"temosumaprovadisso.Quem ler este livro com ateno, pesando cada uma de suas frases, meditando cada uma de suas mensagens, ver que estamos diante de um verdadeiro tcnico do trnsito moral. Ele no prega, ensina.

5 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Nofazsermes,adverte.Esualinguagemconcisaediretacomoas flechasdotrnsito. Numdeseusmuitosensinosdestelivro,encontramosafrase: Ahumildadeumanjomudo.Edetodoolivrosedepreendeque esseanjooguarda detrnsitodenossasrelaesnolar, narua, na


oficinaounoescritrio,nocampoounolaboratrio.ele,oanjomudoda humildade, quem mantm sempre aberto o sinal verde da felicidade em nossapassagempelasruaseestradasdaTerra. Nesta hora de subverso de todos os valores do esprito e da cultura, quando os guardas de trnsito so obrigados a manter aceso por toda parte o sinal vermelho, Andr Luiz nos ensina a conservar aberto o sinalverdedaesperanaedaconfianaemDeus,sobasasasprotetorasdo anjo mudo da humildade. Silenciemos o mal em ns mesmos e a voz do bemsefarouviremtodaaTerra.

6 Fr anciscoCndidoXavier

ndice
SinalVerde pag. 8 1.AoLevantarsepag. 10 2.Saudaespag. 11 3.NosDomniosdaVozpag. 12 4.NoRecintoDomsticopag. 14 5.EntreCnjugespag. 16 6.ExperinciaDomsticapag. 18 7.ParentesDifceis pag. 20 8.AmbienteCaseiro pag. 22 9.Apresentaespag. 24 10.NaViaPblicapag. 26 11.ComrcioeIntercmbiopag. 28 12.PeranteosAmigos pag. 30 13.Antagonistaspag. 32 14.AnteosPequeninospag. 34 15.VereOuvirpag. 36 16.ChefiaeSubalternidade pag. 38 17.DevereTrabalhopag. 39 18.EmTornodaProfissopag. 41 19.NosCompromissosdeTrabalhopag. 43 20.Obstculospag.45 21.AssuntosdeTempopag. 47 22.Perguntaspag. 49 23.Melindres pag. 51 24.Desejospag. 53 25.Preocupaespag. 55 26.EmTornodaFelicidadepag. 57

7 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

27.PeranteosOutrospag. 59 28.ModosDesagradveispag. 60 29.TemasImportunospag. 62 30.AuxliosSemprePossveis pag. 65 31.NotasBrevespag. 67 32.Presentespag. 69 33.HbitosInfelizes pag. 71 34.SugestesnoCaminhopag. 74 35.IndagaesnoCotidianopag. 76 36.TemasdaCrticapag. 78 37.EmMatriaAfetivapag. 80 38.Separaespag. 82 39.QuestesaMeditarpag. 84 40.Correspondnciapag. 86 41.ReuniesSociaispag. 88 42.Festaspag. 90 43.Divergncias pag. 92 44.Hspedespag. 94 45.Peranteo Sexopag. 96 46.VisitasFraternaspag. 98 47.VisitaoaDoentespag.100 48.ImprevistosDuranteVisitaspag. 102 49.NaAssistnciaSociapag. 104 50.AnteaOraopag. 106

8 Fr anciscoCndidoXavier

Sinal Verde

Todos sabemos da necessidade de paz ntima da paz que nos patrocine a segurana. No desconhecemos que todos respiramos num oceano de ondas mentais, com o impositivo de ajustlas em benefcio prprio. Vastomar de vibraes permutadas. Emitimos foras e recebemo las. O pensamento vive na base desse inevitvel sistema de trocas. Queiramos ou no, afetamos os outros e os outros nos afetam, pelo mecanismo das idias criadas por ns mesmos. Da o imperativo de compreenso, simpatia, aprovaoe apoio de que todos carecemos, para queatranqilidadenossustenteoequilbrioafimdequepossamosviver proveitosamente. Instado por amigos, presentemente domiciliados na Terra, a escrever sobre o melhor processo de angariar vibraes favorveis, de modo a que se lhes facilite a caminhada nas vias dareencarnao, Andr Luiznosofereceestelivro. Fruto das observaes de um companheiro desencarnado, hoje cultordamedicinadoesprito,encontramosnestevolumeabenoadasrie derespostasaperguntasinarticuladasdequantosestagiamnointernatoda experincia fsica, indicando rumo certo na viagem do cotidiano. Livro comparvel a precioso formulrio de receitas preventivas na garantia da sadeinterior.Ensaiodeimunologiadaalma.Vacinaoespiritualcontraa quedanos complexosdeculpa, dos quais nuncase sabecom queespcie deangstia,desequilbrio,doenaoudepressosevaisair.

9 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Como atravessar as estradas do mundo, comeando da prpria casa, at as eminncias das nossas relaes uns com os outros, nas quais somosnaturalmenteinduzidossmaisprofundasobservaesparaassumir atitudescertas?Comoadquirirapaznecessria, afimdevivermosservindo utilidadeerendendoobem,nobemdetodos? AndrLuizrecordou,commuitapropriedade,asleisdotrnsitoque asseguram a ordem e a tranqilidade nas rodovias do mundo, se devidamente respeitadas, e intitulou este livro com a expressiva legenda "SINAL VERDE". E lendolhes as pginas edificantes sernos fcil anotar que em cada captulo encontramos sinais de luz, descortinandonos caminho claro, como a dizernos que se atacamos o princpio do bem ao prximo tanto quanto desejamos o bem para ns mesmos, podemos livrementeseguiradiante,guiandoocarrodanossavidaparaosdomnios da elevao e do progresso, em paz com os outros e com paz em ns prpriospelaforainconspurcveldaconscinciatranqila. Emmanuel Uberaba,4deagostode1971

10 Fr anciscoCndidoXavier

1 Ao Levantarse

AgradeaaDeusabnodavida,pelamanh.Sevocnotemohbito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos,antesderetomarasprpriasatividades. Levantesecomcalma. Se deve acordar algum, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritariaoubrincadeirasdemaugostonoauxiliamemtempoalgum. Guarde paracom tudo e paracom todosadisposiodecooperarparao bem. Antesdesairparaaexecuodesuastarefas,lembresedequepreciso abenoaravidaparaqueavidanosabenoe.

11 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

2 Saudaes

Todasaudaodevebasearseempensamentosdepazealegria. Pense no seu contentamento quando algum lhe enderear palavras de afetoesimpatia,efaaomesmoparacomosoutros. Mobilizeocapitaldosorrisoeobservarquesemelhanteinvestimentolhe trarpreciosorendimentodecolaboraoefelicidade. Uma frase de bondade e compreenso opera prodgios na construo do xito. Auxilieaosfamiliarescomasuapalavradeentendimentoeesperana. Se voc tem qualquer mgoa remanescendo da vspera, comece o dia, maneiradoSol: aesquecendoasombraebrilhandodenovo.

12 Fr anciscoCndidoXavier

3 Nos Domnios da Voz

Observe como vai indo a sua voz, porque a voz dos instrumentos mais importantes na vida de cada um. A voz de cada pessoa est carregadapelomagnetismodosseusprpriossentimentos. Faleemtonalidade notoaltaqueassusteenemtobaixaquecrie dificuldadeaquemoua. Sempre aconselhvel repetir com pacincia o que j foi dito para o interlocutor, quando necessrio, sem alterar o tom de voz, entendendosequenemtodasaspessoastrazemaudio impecvel. A quem no disponha de facilidades para ouvir, nunca dizer frases comoestas:"Vocestsurdo?","Vocquerqueeugrite?", "Quantas vezesquervocqueeufale?"ou"Jcanseiderepetir isso". A voz descontrolada pela clera, no fundo, uma agresso e a agresso jamais convence. Converse com serenidade e respeito, colocandose no lugar da pessoa que ouve, e educar suas manifestaes verbaiscommaisseguranaeproveito.

13 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Em qualquer telefonema, recorde que no outro lado do fio est algum que precisa de sua calma, a fim de manter a prpria tranqilidade.

14 Fr anciscoCndidoXavier

4 No Recinto Domstico

Bondadenocampodomsticoacaridadecomeandodecasa. Nunca fale aos gritos, abusando da intimidade com os entes queridos. Utilize os pertences caseiros sem barulho, poupando o lar a desequilbrioeperturbao. Aprendaaservirse,tantoquantopossvel,demodoanoagravaras preocupaesdafamlia. Colabore na soluo do problema que surja, sem alterarse na queixa. Assouemgrupo,tomeasuarefeiosemalarme. Converseedificandoaharmonia.semprepossvelacharaportado entendimento mtuo, quando nos dispomos a ceder, de ns mesmos, em pequeninas demonstraes de renncia a pontos de vista.

15 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Quantas vezes um problema aparentemente insolvel pede to somenteumapalavracalmanteparaserresolvido? Abstenhasedecomentarassuntosescandalososouinconvenientes. Emmatriadedoenas,faleoestritamentenecessrio. Procure algum detalhe caseiro para louvar o trabalho e o carinho daquelesquelhecompartilhamaexistncia. No se aproveite da conversao para entretecer apontamentos de crticaoucensura,sejaaquemseja. Se voc tem pressa de sair, atenda ao seu regime de urgncia com serenidadeerespeito,semestragaratranqilidadedosoutros.

16 Fr anciscoCndidoXavier

5 Entre Cnjuges

Prossiga amando e respeitando os pais, depois da formao da prpria casa, compreendendo, porm, que isso traz novas responsabilidades para o exerccio das quais imperioso cultivar independncia,mas,apretextodeliberdade,norelegarospaisao abandono. Nodeprecieosideaisepreocupaesdooutro. Selecioneasrelaes. Respeiteasamizadesdocompanheirooudacompanheira. precisoreconheceradiversidadedosgostosevocaesdaqueleou daquelaquesetomaparacompartilharnosavida. Antesdeobservarospossveiserrosoudefeitosdooutro,valemais procurarlhe as qualidades e dotes superiores para estimullos ao desenvolvimentojusto.

17 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Jamaisdesprezaraimportnciadasrelaessexuaiscomorespeito fidelidadenoscompromissosassumidos. Nosacrifiqueapazdolarcomdiscusseseconflitos,apretextode honorificaressaouaquelacausadaHumanidade,porqueadignidade dequalquercausadaHumanidadecomeanoredutodomstico. Nodeixedeestudareaprimorarseconstantemente,sobadesculpa dehaverdeixadoacondiodesolteirooudesolteira. Semprenecessriocompreenderqueacomunhoafetivanolardeve recomear, todos os dias, a fim de consolidarse em clima de harmoniaesegurana.

18 Fr anciscoCndidoXavier

6 Experincia Domstica

Ordem, trabalho, caridade, benevolncia, compreenso comeam dentrodecasa. Aparentelaumcampodeaproximao,jamaiscativeiro. Aprendamos a ouvir sem interromper os que falam mesa domstica,afimdequepossamosescutarcomseguranaasaulasda vida. O lar um ponto de repouso e refazimento, nunca mostrurio de mveis e filigranas, conquanto possa e deva ser enfeitado com distinoebomgosto,tantoquantopossvel. Quempraticaodesperdcio,noreclamesechegarpenria. Benditos quantos se dedicam a viver sem incomodar os que lhe compartilhemaexperincia. Evite as brincadeiras de mau gosto que, no raro, conduzem a desastreoumorteprematura.

19 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Otrabalhodignoacoberturadesuaindependncia. Aconselheacrianaeajudeacriananaformaoespiritual,queisso obrigao de quem orienta, mas respeite os adultos em suas escolhas,porqueosadultossoresponsveisedevemserlivresnas prprias aes, tanto quanto voc deseja ser livre em suas idias e empreendimentos. Sevocnosabetolerar,entender,abenoarousertilaoitooudez pessoasdoninhodomstico,dequemodocumprirosseusideaise compromissosdeelevaonasreasdaHumanidade? Muitoscrimesemuitossuicdiossolevadosaefeitoapretexto dese homenagearcarinhoededicaonomundofamiliar.

20 Fr anciscoCndidoXavier

7 Parentes Difceis

Aceite os parentes difceis na base da generosidade e da compreenso, na certeza de que as Leis de Deus no nos enlaam unscomosoutrossemcausajusta. O parenteproblema sempre um teste com que se nos examina a evoluoespiritual. Muitasvezesacriaturacomplicadaquesenosagregafamlia,traz consigo as marcas de sofrimento ou deficincias que lhe foram impostaspornsmesmosempassadasreencarnaes. Noexijadosfamiliaresdiferentesdevocumcomportamentoigual aoseu,porquantocadaumdenssecaracterizapelasvantagensou prejuzosqueacumulamosnaprpriaalma. No tente se descartar dos parentes difceis com internaes desnecessrias em casas de repouso, custa de dinheiro, porque a desvinculao real vir nos processos da natureza, quando voc houveralcanado aquitaodosprpriosdbitosanteaVidaMaior.

21 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Nas provaes e conflitos do lar terrestre, quase sempre, estamos pagando pelo sistema de prestaes, certas dvidas contradas por atacado.

22 Fr anciscoCndidoXavier

8 Ambiente Caseiro

Acasanoapenasumrefgiodemadeiraoualvenaria,olaronde aunioeocompanheirismosedesenvolvem. A paisagem social da Terra se transformaria imediatamente para melhor se todos ns, quando na condio de espritos encarnados, nos tratssemos, dentro de casa, pelo menos com a cortesia que dispensamosaosnossosamigos. Respeite a higiene, mas no transfigure a limpeza em assunto de obsesso. Enfeiteoseularcomosrecursosdagentilezaedobomhumor. Colaborenotrabalhocaseiro,tantoquantopossvel. Sem organizao de horrio e previso de tarefas, impossvel conservaraordemeatranqilidadedentrodecasa.

23 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Recorde que voc precisa tanto de seus parentes quanto seus parentesprecisamdevoc. Ospequeninossacrifciosemfamliaformamabasedafelicidadeno lar.

24 Fr anciscoCndidoXavier

9 Apresentaes

Emsevendoobjetodeapresentao,nodeveenunciarseusttulos elancesautobiogrficos,massevocapresentaalgum,justolhe declineovalorsemafetao. Diante de algum apontamento desairoso para com os ausentes, recordeoimpositivodorespeitoedagenerosidadeparacomeles. Nuncaimpossveldescobriralgodebomemalgumouemalguma situaoparaocomentrioconstrutivo. Qualquercriaturaquesemostrenecessitadadepedirlheumfavor, um teste para a sua capacidade de entendimento e para os seus dotesdeeducao. Ummendigoumcompanheironocaminhoaquemtalvezamanh tenhamosdesolicitarapoiofraterno. A criana desprotegida que encontramos na rua no motivo para revolta ou exasperao, e sim um apelo para que trabalhemos com maisamorpelaedificaodeummundomelhor.

25 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

No adianta reprimenda para o irmo embriagado, de vez que ele, porsimesmo,jsesabedoenteemenosfeliz. Todavezquevocdestaqueomal,mesmoinconscientemente,est procurandoarrasarobem. Nocritique,auxilie. Paraqualquerespciedesofrimentopossveldarmigalhadealvio e amparo, ainda quando semelhante migalha no passe de um sorrisodesimpatiaecompreenso.

26 Fr anciscoCndidoXavier

10 Na Via Pblica

A rua um departamento importante da escola do mundo, onde cadacriaturapodeensinareaprender. Encontrando amigos ou simples conhecidos, tome a iniciativa da saudao,usandocordialidadeecarinhosemexcesso. Caminheemseupassonaturaldentrodamovimentaoquesefaa precisa,comosedeveigualmenteviver:sematropelarosoutros. Sevocestnumcoletivo,acomodesedemaneiraanoincomodar osvizinhos. Sevocestdecarro,pormaisinquietaooumaispressa,atendas leisdotrnsitoeaosprincpiosdorespeitoaoprximo,imunizando secontramalessuscetveisdelheamarguraremporlongotempo. Recebendoassaudaesdealgum, responda comespontaneidade ecortesia.

27 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Nodetenhacompanheirosnavidapblica,absorvendolhestempo eatenocomassuntosadiveisparamomentooportuno. Anteaabordagemdessaoudaquelapessoa,pratiqueabondadeea gentileza, conquanto a pressa, freqentemente, esteja em suas cogitaes. Em meio s maiores exigncias de servio, possvel falar com serenidadeecompreenso,aindamesmoporumsimplesminuto. Rogando um favor, faa isso de modo digno, evitando assobios, brincadeiras de mau gosto ou frases desrespeitosas, na certeza de que os outros estimam ser tratados com o acatamento que reclamamosparans. Voc no precisa dedicarse conversao inconveniente, mas se algum desenvolve assunto indesejvel possvel escutar com tolernciaebondade,semferirointerlocutor. Pessoaalguma,emsconscincia,temaobrigaodecompartilhar perturbaesouconflitosderua. Perante algum que surja enfermo ou acidentado, coloquemonos, em pensamento, no lugar difcil desse algum e providenciemos o socorro possvel.

28 Fr anciscoCndidoXavier

11 Comrcio e Intercmbio

O Comrcio tambm uma escola de fraternidade. Realmente, carecemosdaatenodovendedor,masovendedoresperadensa mesmaatitude. Diante de balconistas fatigados ou irritadios, reflitamos nas provaesque,indubitavelmente,osconstrangenasretaguardasda famliaoudolar,semnegarlhesconsideraoecarinho. A pessoa que se revela malhumorada, em seus contatos pblicos, provavelmentecarregaumfardopesadodeinquietaoedoena. Abrir caminho, fora de encontres, no s deselegncia, mas igualmentelastimveldescortesia. Darpassagemaosoutros,emprimeirolugar,sejanoelevadorouno coletivo, uma forma de expressar entendimento e bondade humana. Aprender a pedir um favor aos que trabalham em reparties, armazns,lojasoubares,obrigao.

29 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Evitar anedotrio chulo ou depreciativo, reconhecendose que as palavrascriamimagenseasimagenspatrocinamaes. Zombaria ou irritao complicam situaes sem resolver os problemas. Quando se sinta no dever de reclamar, no faa de seu verbo instrumentodeagresso. Oerroouoenganodosoutrostalvezfossemnossosseestivssemos nascircunstnciasdosoutros. Afabilidadecaridadenotratopessoal.

30 Fr anciscoCndidoXavier

12 Perante os Amigos

Oamigoumabnoquenoscabecultivarnoclimadagratido. Quemdizqueamaenoprocuracompreenderenemauxiliar,nem ampararenemservir,nosaiudesimesmoaoencontrodoamorem algum. A amizade verdadeira no cega, mas se enxerga defeitos nos coraesamigos,sabeamloseentendlosmesmoassim. Teremosvencidooegosmoemnsquandonosdecidirmosaajudar aos entes amados a realizarem a felicidade prpria, tal qual entendem eles, deva ser a felicidade que procuram, sem cogitar de nossaprpriafelicidade. Emgeral,pensamosqueosnossosamigospensamcomopensamos, no entanto, precisamos reconhecer que os pensamentos deles so criaesoriginaisdelesprprios.

31 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Aventurarealdaamizadeobemdosentesqueridos.Assimcomo esperoqueosamigosmeaceitemcomosou,devo,deminhaparte, aceitloscomoso. Toda vez que buscamos desacreditar esse ou aquele amigo, depois de havermos trocado convivncia e intimidade, estaremos desmoralizandoans mesmos. Em qualquer dificuldade com as relaes afetivas preciso lembrar que toda criatura humana um ser inteligente em transformao incessante,e,porvezes,amudanadaspessoasqueamamosnose verificanadireodenossasprpriasescolhas. Quantomaisamizadevocder,maisamizadereceber.SeJesusnos recomendou amar os inimigos, imaginemos com que imenso amor noscompeteamaraquelesquenosoferecemocorao.

32 Fr anciscoCndidoXavier

13 Antagonistas

O adversrio em quem voc julga encontrar um modelo de perversidade talvez seja apenas um doente necessitado de compreenso. Reconheamos o fato de que, muitas vezes, a pessoa se nos torna indignasimplesmentepornonosadotarospontosdevista. Nuncadesprezeoopositor,pormaisnfimoqueparea. Respeitemos o inimigo, porque possvel seja ele portador de verdadesqueaindadesconhecemos,atmesmoemrelaoans. Sealgumferiuavoc,perdoeimediatamente,frustrandoomalno nascedouro. Acrticadosoutrosspodertrazerlheprejuzosevocconsentir. A melhor maneira de aprender a desculpar os erros alheios reconhecer que tambm somos humanos, capazes de errar talvez aindamaisdesastradamentequeosoutros.

33 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

O adversrio, antes de tudo, deve ser entendido por irmo que se caracterizaporopiniesdiferentesdasnossas. Deixeosoutrosviveremasuaprpriavidaeelesdeixarovocviver aexistnciadesuaprpriaescolha. Quantomaisavana,acinciamdicamaiscompreendequeodio em forma de vingana, condenao, ressentimento, inveja ou hostilidadeestnaraizdenumerosasdoenasequeonicoremdio eficaz contra semelhantes calamidades da alma o especfico do perdonoveculodoamor.

34 Fr anciscoCndidoXavier

14 Ante os Pequeninos

Acrianaumaedificaoespiritualdosresponsveisporela. No existe criana nem uma s que no solicite amor e auxlio, educaoeentendimento. Cada pequenino, conquanto seja, via de regra, um esprito adulto, trazocrebroextremamentesensvelpelofatodeestarreiniciandoo trabalho da reencarnao, tornandose, por isso mesmo, um observadorrigoristadetudooquevocfalaoufaz. A mente infantil darnos de volta, no futuro, tudo aquilo que lhe dermosagora. Todacrianaummundoespiritualemconstruooureconstruo, solicitandomaterialdignoafimdeconsolidarse. Ajudeosmeninosdehojeapensarcomacertodialogandocomeles, dentro das normas do respeito e sinceridade que voc espera dos outrosemrelaoavoc.

35 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Acriana umcaptuloespecialnolivrodoseudiaadia. No tente transfigurar seus filhinhos em bibels, apaixonadamente guardados,porquesoelesespritoseternos,comoaconteceans,e chegarodiaemquedespedaaroperantevocmesmoquaisquer amarrasdeiluso. Se voc encontra algum pirralho de maneiras desabridas ou de formaoinconveniente,noestabeleacensura,reconhecendoque oserviodereeducaodele,naessncia,pertenceaospaisouaos responsveisenoavoc. Se veio a sofrer algum prejuzo em casa, por depredaes de pequeninos travessos, esquea isso, refletindo no amor e na consideraoquevocdeveaosadultosquerespondemporeles.

36 Fr anciscoCndidoXavier

15 Ver e Ouvir

Avisoeaaudiodevemsereducadas,tantoquantoaspalavrase asmaneiras. Em visita ao lar de algum, aprendamos a agradecer o carinho do acolhimento sem nos determos em possveis desarranjos do ambiente. Seouvimosalgumafraseimperfeitamenteburiladanavozdepessoa amiga,apreciemosainteno eosentimento,naelevaoemquese articula,semanotarlheodesalinhogramatical. Vejacombondadeeouacomlgica. Saibamos ver os quadros que nos cercam, sejam eles quais forem, semsombrademalciaatisnarnosopensamento. Registrandoanedotasinconvenientes,emtornodeacontecimentose pessoas,tenhamossuficientecoragemdeacomodlasnoarquivodo silncio.

37 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Toda impresso negativa ou maldosa que se transmite aos amigos, em forma de confidncia, o mesmo que propinarlhes veneno atravsdosouvidos. Emqualquercircunstncia,precisonoesquecerquepodemosver eouvirparacompreendereauxiliar.

38 Fr anciscoCndidoXavier

16 Chefia e Subalternidade

Noolvidar queochefeaquelapessoaqueseresponsabilizapelo trabalhodaequipe. A melhor maneira de reverenciar a quem dirige, ser sempre a execuofieldasprpriasobrigaes. Quem administra efetivamente precisa da colaborao de quem obedece,massequemobedecenecessitaprestaratenoerespeito a quem administra, quem administra necessita exercer bondade e compreenso para quem obedece, a fim de que a mquina do trabalhofuncionecomsegurana. Orientardevotarse. Aquelequerealmenteensinaaquelequemaisestuda. Um chefe no tem obrigao de revelar ao subordinado os problemas que lhe preocupam o crebro, tanto quanto o subordinadonotemodeverderevelaraochefeosproblemasque porventuracarreguenocorao.

39 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

17 Dever e Trabalho

Ocompromissodetrabalhoincluiodeverdeassociarse acriaturaao esforodeequipenaobraarealizar. Obedincia digna tem o nome de obrigao cumprida no dicionrio darealidade. Quem executa com alegria as tarefas consideradas menores, espontaneamentesepromovestarefasconsideradasmaiores. Acmarafotogrficanosretrataporfora,masotrabalhonosretrata pordentro. Quemescarnecedaobraquelhehonorificaaexistncia,desprestigia asimesmo. Serviralmdoprpriodevernobajularesimentesourarapoioe experincia,simpatiaecooperao.

40 Fr anciscoCndidoXavier

Na formao e complementao de qualquer trabalho, preciso compreenderparasermoscompreendidos. Quandootrabalhadorconverteotrabalhoemalegria,otrabalhose transformanaalegriadotrabalhador

41 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

18 Em Torno da Profisso

Asuaprofissoprivilgioeaprendizado. Se voc puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a suaprofisso,emqualquerparte,sersempreumriodebnos. O seu cliente, em qualquer situao, semelhante rvore que produz,emseufavor,respondendosemprenapautadotratamento querecebe. Todatarefacorretamenteexercidadegraudepromoo. Em tudo aquilo que voc faa, na atividade que o Senhor lhe haja concedido,vocestcolocandooseuretratoespiritual. Se voc busca melhorarse, melhorando o seu trabalho, guarde a certezadequeotrabalholhedarvidamelhor. Oessencialemseuxitonotantoaquiloquevocdistribuiesima maneirapelaqualvocsedecideaservir.

42 Fr anciscoCndidoXavier

Ningumprocuraningumparaadquirircondenaoouazedume. Semprequealgumsequeixedealgum,estcriandoempecilhosna prpriaestradaparaosucesso. Todapessoaqueservealmdo dever,encontrouocaminhoparaa verdadeirafelicidade.

43 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

19 Nos Compromissos de Trabalho

Nuncaseenvergonhe,nemselamentedeservir. Enriquecerotrabalhoprofissional,adquirindoconhecimentosnovos, simplesdever. Colabore com as chefias atravs da obrigao retamente cumprida, semmobilizarexpedientesdeadulao. Emhiptesealgumadiminuiroudesvalorizaroesforodoscolegas. Jamais fingir enfermidades ou acidentes, principalmente no intuito de se beneficiar das leis de proteo ou do amparo das instituies securitrias, porque a vida costuma cobrar caro semelhantes mentiras. Nuncaatribuaunicamenteavocosucessodessaoudaquelatarefa, compreendendo queemtodotrabalhohqueconsideraroesprito deequipe. Sabotarotrabalhosersempredeterioraronossoprpriointeresse.

44 Fr anciscoCndidoXavier

Aceitar a desordem ou estimulla, patrocinar o prprio desequilbrio. Voc possui inmeros recursos de promoverse ou de melhorar a prpria rea de ao, sem recorrer a desrespeito, perturbao, azedumeourebeldia. Emmatriaderemunerao,recorde:quemtrabalha devereceber, masigualmentequemrecebedevetrabalhar.

45 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

20 Obstculos

Diantedosobstculos,fazeromelhoreseguirparafrente. Sempredesapontamosalgumesemprealgumnosdesaponta. Assim como nem todos podem habitar o mesmo stio, nem todos conseguempartilharasmesmasidias. Nuncaexplodir,gritar,irarseoudesanimaresimtrabalhar. Depoisdeumproblema,aguardaroutros. Oerroensinaocaminhodoacertoeofracassomostraocaminhoda segurana. Todarealizaofeitapoucoapouco. Nosdiasdecatstrofe,nadadecleraoudeacusaocontraalgum, esimaobrigaoclaraderepormosocomboiodoservionostrilhos adequadoseseguiradiante.

46 Fr anciscoCndidoXavier

Quem procura o bem, decerto que h de sofrer as arremetidas do mal. Plantarobem,atravsdetudoedetodos,portodososmeioslcitos ao nosso alcance, compreendendo que, se em matria de colheita Deus pede tempo ao homem, o homem deve entregar o tempo a Deus.

47 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

21 Assuntos de Tempo

Sevocjsabequopreciosoovalordotempo,respeiteotempo dosoutrosparaqueassuashorassejamrespeitadas. Recordesedequesevoctemcompromissoseobrigaescombase notempo,aconteceomesmocomasoutraspessoas. Ningum evolui, nem prospera, nem melhora e nem se educa, enquantonoaprendeaempregarotempocomodevidoproveito. Sejabreveemqualquerpedido. Quem dispe de tempo para conversar sem necessidade, pode claramentematricularseemqualquerescolaafimdeaperfeioarse emconhecimentosuperior. Trabalhonotempodissolveopesodequaisquerpreocupaes,mas temposemtrabalhocriafardosdetdio,sempredifceisdecarregar. Um tipo comum de verdadeira infelicidade dispor de tempo para acreditarseinfeliz.

48 Fr anciscoCndidoXavier

Se voc aproveitar o tempo a fim de melhorarse, o tempo aproveitarvocpararealizarmaravilhas. Observequantoserviosepodeefetuaremmeiahora.Quemdizque o tempo traz apenas desiluses, que no tem feito outra cousa senoiludirse.

49 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

22 Perguntas

Observe as prprias indagaes, antes de formullas, adotando o silnciosemprequenotiveremfinalidadejusta. Valiosademonstraodeentendimentoedeafetovisitaramigosou receblossemperguntasquaisquer. Ampare quantos lhes compartilham a vida, sem vascolejarlhes o coraocominterrogatriosdesnecessrios. Arrede da boca as inquiries sem proveito sobre a famlia do prximo. Nofaaquestionrios quantovidantimadeningum. Entretecer apontamentos sem necessidade, com relao idade fsicadealgum,noapenasfaltadetatoegentileza,mastambm ausnciadecaridadeedeeducao.

50 Fr anciscoCndidoXavier

Se voc nutre realmente amizade por essa ou aquela pessoa, sem qualquer expectativa de tomarlhe a companhia para a convivncia maisntima,aceiteatalqualsempedirlhecertidodoestadocivil emqueseencontra. Indiscrio, leviandade, curiosidade vazia ou malcia afastam de quemascultivaasmelhoresoportunidadesdeelevaoeprogresso. Oamorverdadeiroauxiliasemperguntar. Respeiteasnecessidadeseprovaesdosoutros,paraqueosoutros respeitemassuasprovaesenecessidades.

51 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

23 Melindres

Nopermitaquesuscetibilidadeslheconturbemocorao. Daosoutrosaliberdadedepensar,tantoquantovoclivrepara pensarcomodeseja. Cadapessoavosproblemasdavidaemngulodiferente. Muitavez,umaopiniodiversadasuapodeserdegrandeauxlioem suaexperinciaounegcio,sevocsedispuseraestudla. Melindresarrasamasmelhoresplantaesdeamizade. Quemreclama,agravaasdificuldades. Nocultiveressentimentos. Melindrarseummododeperderasmelhoressituaes.

52 Fr anciscoCndidoXavier

Noseaborrea,coopere. Quemvivedeseferir,acabanacondiodeespinheiro.

53 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

24 Desejos

Desejorealizaoantecipada. Querendo,mentalizamos;mentalizando,agimos;agindo,atramos;e atraindo,realizamos. Comovocpensa,voccr,ecomovoccr,ser. Cadaumtemhojeoquedesejouontemeteramanhoquedeseja hoje. Campodedesejo,noterrenodoesprito,semelhanteaocampode cultura na gleba do mundo, na qual cada lavrador livre na sementeiraeresponsvelnacolheita. OtempoqueomalfeitorgastouparaagiremoposioLei,igual aotempoqueosantodespendeuparatrabalharsublimandoavida. Todo desejo, na essncia, uma entidade tomando a forma correspondente.

54 Fr anciscoCndidoXavier

Avidasempre oresultadodenossaprpriaescolha. O pensamento vivo e depois de agir sobre o objetivo a que se enderea, reage sobre a criatura que o emitiu, tanto em relao ao bemquantoaomal. A sentena de Jesus: "procura e achar" equivale a dizer: "encontrarsoquedesejas".

55 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

25 Preocupaes

Noseaflijaporantecipao,porquantopossvelqueavidaresolva oseuproblema,aindahoje,semqualqueresforodesuaparte. Noapreocupaoqueaniquilaapessoaesimapreocupaoem virtudedapreocupao. Antesdassuasdificuldadesdeagora,vocjfaceouinmerasoutras ejselivroudetodaselas,comoauxlioinvisveldeDeus. Uma pessoa ocupada em servir nunca dispe de tempo para comentarinjriaouingratido. Disse um notvel filsofo: "uma criatura irritada est sempre cheia deveneno",epodemosacrescentar:"edeenfermidadetambm". Trabalhe antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirsuapaz.

56 Fr anciscoCndidoXavier

Conteasbnosquelheenriquecemavida,emanotandoosmales que porventura lhe visitem o corao, para reconhecer o saldo imensodevantagensaseufavor. Geralmente,omalobemmalinterpretado. Emqualquerfracasso,compreendaquesevocpodetrabalhar, pode igualmente servir, e quem pode servir carrega consigo um tesouro nasmos. Pormaiorlhesejaofardodosofrimento,lembresedeque Deus,que agentoucomvocontem,agentartambmhoje.

57 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

26 Em Torno da Felicidade

Em matria de felicidade convm no esquecer que nos transformamossemprenaquiloqueamamos. Quem se aceita como , doando de si vida o melhor que tem, caminhamaisfacilmenteparaserfelizcomoesperaser. A nossa felicidade ser naturalmente proporcional em relao felicidadequefizermosparaosoutros. A alegria do prximo comea muitas vezes no sorriso que voc lhe queiradar. A felicidade pode exibirse, passear, falar e comunicarse na vida externa,masresidecomendereoexatonaconscinciatranqila. Se voc aspira a ser feliz e traz ainda consigo determinados complexos de culpa, comece a desejar a prpria libertao, abraando no trabalho em favor dos semelhantes o processo de reparaodesseoudaqueledanoquevochajacausadoemprejuzo dealgum.

58 Fr anciscoCndidoXavier

Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildadeesemhumildadeimpossvelserfeliz. Amor a fora da vida e trabalho vinculado ao amor a usina geradoradafelicidade. Sevocparardeselamentar,notarqueafelicidadeestchamando oseucoraoparavidanova. Quandoocuestiveremcinza,aderramarseemchuva,meditena colheita farta que chegar do campo e na beleza das flores que surgironojardim.

59 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

27 Perante os Outros

Nuncadesestimeaimportnciadosoutros. Freqentemente s pensamos na crtica com que os outros nos possamalvejar,esquecendonosdequeigualmentedosoutrosque recebemosaforaparaviver. Oauxlioaoprximooseumelhorinvestimento. Valorizeosoutros,afimdequeosoutrosvalorizemvoc. Pense nos outros, no em termos de angelitude ou perversidade, mas na condio de seres humanos com necessidades e sonhos, problemaselutassemelhantesaosseus. Seasolidovalesse,asLeisdeDeusnofariamoseunascimentona Terraentreduascriaturas,convertendovocemterceirapessoapara construirumgrupomaior.

60 Fr anciscoCndidoXavier

28 Modos Desagradveis

Manejarportasapancadasoupontaps. Arrastarmveiscomestrondosemnecessidade. Censurarospratosservidosmesa. Sentarsedesgovernadamente. Assoarse e examinar os resduos recolhidos no leno, junto dos outros,esquecendoqueissomaisfcilnobanheiromaisprximo. Bocejarruidosamenteenquantoalgumestcomapalavra. Falarcomoquemagride. Efusesafetivasexageradas,empblico. Interromperaconversaoalheia.

61 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

No nos esqueamos de que a gentileza e o respeito, no trato pessoal,tambmsignificamcaridade.

62 Fr anciscoCndidoXavier

29 Temas Importunos

Doenas. Crimes. Intrigas. Crtica. Sarcasmo. Contendasdomsticas. Desajustesalheios. Conflitossexuais. Divrcios. Notas deprimentes com referncia aos irmos considerados estrangeiros.

63 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Racismo. Preconceitossociais. Divergnciaspolticas. Atritos religiosos. Autoelogio. Carestiadavida. Malespessoais. Lamentaes. Comparaespejorativas. Recordaesinfelizes. Reprovaoaserviospblicos. Escndalos. Infidelidadeconjugal. Pornografia. Comentriosdesprimorososquantocasadosoutros.
Anedotrioinconveniente.Histriaschulas.

64 Fr anciscoCndidoXavier

Certamentenoexistemassuntosindignosdapalavraetodoselespodem ser motivo de entendimento e de educao, mas sempre que os temas importunos ou difceis forem lembrados, em qualquer conversao, o equilbrio e a prudncia devem ser chamados ao verbo em manifestao, paraqueorespeitoaosoutrosnosemostreferido.

65 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

30 Auxlios Sempre Possveis

Semquaisquerrecursosespeciais,vocdispedopoderde renovare reergueraprpriavida. Vocpodeaindaesempre: avivar o claro da alegria onde a provao esteja furtando a tranqilidade; atearocalordobomnimoondeacoragemdesfalea; entretecer o ambiente preciso resignao onde o sofrimento domina; elevaravibraodotrabalhoondeodesnimoaparea; extrair o ouro da bno entre pedras de condenao e censura; colocaraflordapacincianoespinheirodairritao; acendera luzdoentendimentoedaconcrdia, ondesurjaa trevadaignorncia; descobrirfontesdegenerosidadesobasrochasdasovinice; preparar o caminho para Jesus nos coraes distantes da verdade.

66 Fr anciscoCndidoXavier

Tudo isso voc pode fazer, simplesmente pronunciando as boas palavrasdaesperanaedoamor.

67 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

31 Notas Breves

Nopercatempo. Nofujaaodever. Respeiteoscompromissos. Sirvaquantopossa. Ameintensamente. Trabalhecomardor. Orecomf. Falecombondade. Nocritique. Observeconstruindo.

68 Fr anciscoCndidoXavier

Estudesempre. Nosequeixe. Plantealegria. Semeiepaz. Ajudesemexigncias. Compreendaebeneficie. Perdoequaisquerofensas. Atendapontualidade. Conserveaconscinciatranqila. Auxiliegenerosamente.Esqueaomal. Cultive sinceridade, aceitandose como e acolhendo os outros como os outros so, procurando, porm, fazer sempre o melhor ao seualcance.

69 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

32 Presentes

Opresentesempreumsinaldeafetoedistinoentreapessoa que ofereceeaquerecebe. Sempreaconselhvelescolheropresentedeacordocomaprofisso ouacondiodequemvaireceblo. Seasuaofertavemaseralgumaprendadeconfecopessoal, como sejam um quadro ou alguma obra de natureza artstica, evite perguntar por ela depois de sua doao ou conduzir pessoas para conhecla,criandoembaraosemsuasrelaesafetivas. Omitaovalorouaimportnciadesuaddiva,deixandosemelhante avaliaoaocritriodosoutros. Depoisdepresentearalgumcomoseutestemunho deamizade, sempre justo silenciar referncias sobre o assunto para no constrangeressamesmapessoaaquemsupeobsequiar.

70 Fr anciscoCndidoXavier

Sevocdeuumpresenteeacriaturabeneficiadapassouasua ddiva para alm do crculo pessoal, felicitando outra criatura, no lance reclamaesesimconsidereasbnosdaalegriamultiplicadaspor suasementeiradefraternidadeedeamor.

71 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

33 Hbitos Infelizes

Usarpornografia oupalavres,aindaqueestejamsupostamentena moda. Pespegartapinhasoucotucesaquemsedirijaapalavra. Comentardesfavoravelmenteasituaodequalquerpessoa. Estenderboatoseentretecerconversaesnegativas. Falaraosgritos. Rirdescontroladamente. Aplicarfranquezaimpiedosaapretextodehonorificaraverdade. Escavaropassadoalheio,prejudicandoouferindoosoutros. Comparar comunidades e pessoas, espalhando pessimismo e desprestgio.

72 Fr anciscoCndidoXavier

Fugirdalimpeza. Queixarse,porsistema,apropsitodetudoedetodos. Ignorarconveninciasedireitosalheios. Fixarintencionalmentedefeitose cicatrizesdoprximo. Irritarseporbagatelas. Indagardesituaeseligaes,cujosentidonopossamos penetrar. Desrespeitaraspessoascomperguntasdesnecessrias. Contar piadas suscetveis de machucar os sentimentos de quem ouve. Zombardos circunstantesouchicotearosausentes. Analisarosproblemassexuaissejadequemseja.
Deitarconhecimentosforadelugarecondio,peloprazerdeexibircultura ecompetncia. Desprestigiarcompromissosehorrios. Viversemmtodo. Agitarseatodoinstante,comprometendooservioalheioedificultandoa execuodosdeveresprprios. Contarvantagens,sobadesculpadesermelhorqueosdemais.

73 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Gastarmaisdoquesedispe. Aguardarhonrariaseprivilgios. Noquerersofrer. Exigirobem semtrabalho. Nosaberagentarinjriasoucrticas. Noprocurardominarse,explodindonosmenorescontratempos. Desacreditarservioseinstituies. Fugirdeestudar. Deixarsempreparaamanhaobrigaoquesepodecumprirhoje. Dramatizardoenasedissabores. Discutirsemracionar. Desprezaradversrioseendeusaramigos. Reclamardosoutrosaquiloquensprpriosaindanoconseguimosfazer. Pedirapoiosemdarcooperao. Condenarosquenopossampensarpornossacabea. Aceitardevereselarglossemconsideraonosombrosalheios.

74 Fr anciscoCndidoXavier

34 Sugestes no Caminho

Lamentarseporqu?...Aprendersempre,sim. Cada criatura colher da vida no s pelo que faz, mas tambm conformeestejafazendoaquiloquefaz. No se engane com falsas apreciaes acerca de justia, porque o tempoojuizdetodos. Recorde:tudorecebemosdeDeusquenostransformaouretiraisso ouaquilo,segundoasnossasnecessidades. Ahumildadeumanjomudo. Tantomenosvocnecessite,maister. Amanhser,semdvida,umbelodia,masparatrabalhareservir, renovareaprender,hojemelhor.

75 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

No se iluda com a suposta felicidade daqueles que abandonam os prprios deveres, de vez que transitoriamente buscam fugir de si prprioscomoquemseembriagaparadebaldeesquecer. Otempoouro,masoservioluz. Sexisteummalatemer:aquelequeaindaexistaemns. No parar na edificao do bem, nem para colher os louros do espetculo,nemparacontaraspedrasdocaminho. Atarefaparecefracassar?Sigaadiante,trabalhando,que,muitavez necessriosofrer,afimdequeDeusnosatendarenovao.

76 Fr anciscoCndidoXavier

35 Indagaes no Cotidiano

Voc acredita na vitria do bem, sem que nos disponhamos a trabalharparaisso? Admitevocasuacapacidadedeerrarafimdeaprenderou,acaso, sejulgainfalvel? Se estamos positivamente ao lado do bem, que estaremos aguardandoparacooperarembenefciodosoutros? Nashorasdecrisevocsecolocanolugardapessoaemdificuldade? Eseacriaturaenganadapelasombrafosseumdens? Sevocdizquenoperdoaaquemlheofende, porventuracrque amanhnoprecisardoperdodealgum? Voc est ajudando a extinguir os males do caminho ou est agravandoessesmalescomatitudes oupalavrasinoportunas?

77 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Irritao ou amargura, algum dia, tero rendido paz ou felicidade paravoc? Que mais lhe atrai na convivncia com o prximo: a carranca negativaouosorrisodeanimao? Queimportaojulgamentomenosfelizdosoutrosaseurespeito,se voctrazaconscinciatranqila? possvel que determinados companheiros nos incomodem presentemente, no entanto, ser que temos vivido, at agora, sem incomodaraningum? Voc acredita que algum pode achar a felicidade admitindose infeliz?

78 Fr anciscoCndidoXavier

36 Temas da Crtica

Procuresilenciarondevocnopossaprestarauxlio. A vida dos outros, qual se afirma na expresso, realmente dos outrosenonossa. Devo compreender que o erro de outrem, hoje, talvez ser o meu amanh, j que nas trilhas evolutivas da Terra todos somos ainda portadoresdanaturezahumana. Otempoqueseempreganacrticapodeserusadoemconstruo. Todavezquecriticamosalgum,estamosmoralmentenaobrigao defazermelhorqueessealgum atarefaempauta. Anote: em qualquer tempo e situao os pontos de vista e as oportunidades, os recursos e os interesses, o sentimento e a educaodosoutrossosempremuitodiversosdosseus. Criticar no resolve, porque o trabalho da criatura que lhe determinaovalor.

79 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Quemamaajudaedesculpasempre. Nocondene,abenoe. Lembrese: por vezes, basta apenas um martelo para arrasar aquilo queossculosconstruram

80 Fr anciscoCndidoXavier

37 Em Matria Afetiva

Sempreforosomuitocuidadonotratocomosproblemasafetivos dos outros, porque muitas vezes os outros, nem de leve, pensam naquiloquepossamospensar. Os Espritos adultos sabem que, por enquanto, na Terra, ningum pode, em s conscincia, traar a fronteira entre normalidade e anormalidade,nasquestesafetivasdesentidoprofundo. Os pregadores de moral rigorista, em assuntos de amor, raramente nocaemnassituaesquecondenam. Toda pessoa que lesa outra, nos compromissos do corao, est fatalmentelesandoasiprpria. Respeiteasligaeseasseparaes,entreaspessoasdoseumundo particular, sem estranheza ou censura, de vez que voc no lhes conheceasrazeseprocessosdeorigem. As suas necessidades de alma, na essncia, so muito diversas das necessidadesalheias.

81 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

No que tange a sofrimentos do amor, s Deus sabe onde esto a quedaouavitria. Jamaisbrinquecomossentimentosdoprximo. No assuma deveres afetivos que voc no possa ou no queira sustentar. Amor,emsuaexistncia,seraquiloquevocfizerdele. Vocreceber,deretorno,tudooquederaosoutros,segundoalei quenosregeosdestinos. Anteoserrosdoamor,sevocnuncaerrouporemoo,imaginao, intenoouao,atireaprimeirapedra,conformerecomendaJesus.

82 Fr anciscoCndidoXavier

38 Separaes

Nasconstruesdobem,forosocontarcomaretiradademuitos companheiros e, em muitas ocasies, at mesmo daqueles que se nosfazemmaisestimveis. precisoagentaraseparao,quandonecessria,comoasrvores toleramapoda. Errogravereterconoscoumenteamigoqueanseiapordistncia. Em vrios casos, os destinos assemelhamse s estradas que se bifurcamparaatenderaosdesgniosdoprogresso. Noservirdeconstrangimentoparaningum. Se algum nos abandona, em meio de empreendimento alusivo felicidadedetodosesenonospossvelatenderobra,emregime de solido, a Divina Providncia suscita o aparecimento de novos companheirosquesenosassociamlutaedificante.

83 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Nunca pedir ou exigir de outrem aquilo que outrem no nos possa dar. Nomenosprezaraquemquerqueseja. Saibamosoraremsilncio,unspelosoutros. ApenasDeuspodejulgarontimodecadaum.

84 Fr anciscoCndidoXavier

39 Questes a Meditar

Voc dominar sempre as palavras que no disse, entretanto, se subordinarquelasquepronuncie. Zele pela tranqilidade de sua conscincia, sem descurar de sua apresentaoexterior. Noquesereferealimentao,importanterecordaraafirmativa dos antigos romanos: "h homens que cavam a sepultura com a prpriaboca". Tanto quanto possvel, em qualquer obrigao a cumprir, esteja presente,pelomenosdezminutosantes,nolugardocompromissoa quevocdeveatender. Ainaoentorpecequalquerfaculdade. Osorrisoespontneoumabnoatraindooutrasbnos. Servir,almdoprpriodever,nobajularesimganharsegurana.

85 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Cada pessoa a quem voc preste auxlio, mais uma chave na soluodeseusproblemas. naturalquevocfaainvejosos,masnoinimigos. Cada boa ao que voc pratica, uma luz que voc acende, em tornodosprpriospassos. Quemfalamenosouvemelhor,equemouvemelhoraprendemais.

86 Fr anciscoCndidoXavier

40 Correspondncia

Cultivebrevidadeepreciso,emseunoticirio,semcairnasecura. Umacartaumretratoespiritualdequemaescreve. Cuidaremos de escrita bem traada, porquanto no nos ser lcito transformarosamigosemdecifradoresdehierglifos. Noescrevercartasemmomentosdecriseoudeexcitao. Sempre que possvel, as nossas notcias devem ser mensageiras de pazeotimismo,esperanaealegria. Escrevaconstruindo. Umacartaquesaiadeseupunhovocconversando. Qualquerassuntopodesertratadocomalturaebenevolncia. Quando voc no possa grafar boas referncias, em relao determinadapessoa,valemaissilenciarquantoaela.

87 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Somosresponsveispelasimagensquecriamosnamentedosoutros, noapenasatravsdoquefalarmos,masigualmenteatravsdetudo aquiloqueescrevermos.

88 Fr anciscoCndidoXavier

41 Reunies Sociais

Areuniosocialnumainstituioounolar,devesemprerevestirse doespritodecomunhofraterna. Sempre que o espinho da maledicncia repontar nas flores do entendimentoamigo,procureisolloemalgododebondade,sem desrespeitarosausentesesemferiraosquefalam. Asrefernciasnobressobrepessoas,acontecimentos,circunstncias ecousassosempreindciosdelealdadeeelegnciamoral. Ignore, em qualquer agrupamento, quaisquer frases depreciativas quesejamdirigidasavoc,diretaouindiretamente. Evite chistes e anedotas que ultrapassem as fronteiras da respeitabilidade. Anteumapessoaquenosestejafazendoofavordediscorrersobre assuntos edificantes, no cochiche nem boceje, que semelhantes atitudesexpressamausnciadegabaritoparaostemasemfoco.

89 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Nunca desaponte os demais, retirandose do recinto em que determinados companheiros esto com a responsabilidade da palavra ou com o encargo de executar esse ou aquele nmero artstico. As manifestaes de oratria, ensinamento, edificao ou arte exigemacatamentoesilncio. Jamais rir ou fazer rir, fora de propsito, nas reunies de carter srio. Aproveitarse, cada um de ns, dos entendimentos sociais para construir e auxiliar, doando aos outros o melhor de ns para que o melhordosoutrosvenhaaonossoencontro.

90 Fr anciscoCndidoXavier

42 Festas

Todos os motivos para festas dignas so respeitveis, entretanto, a caridade a mais elevada de todas as razes para qualquer festa digna. Ningumhquenopossapagarpequenaparcelaparaarealizao dessaoudaquelaempresafestiva,destinadasustentaodasboas obras. Sempre que possvel, alm da sua quota de participao num ato festivo, com fins assistenciais, importante que voc coopere na vendade,pelosmenos,cincoingressos,nocampodeseusamigos,a benefciodoempreendimento. Mesmo que no possa comparecer numa festa de caridade, no deixedeprestarasuacontribuio. Festejardignamente,emtornodafraternidadehumana,paraajudar oprximo,umadasmaisbelasformasdeauxlio.

91 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Sevocno dana,noaconselhveloseucomparecimentonum baile. Nos encontros esportivos, melhor ficar distncia se voc ainda nosabeperder. Se voc possui dons artsticos quanto puder, colabore, gratuitamente,notrabalhoqueseefetue,emauxlioaoprximo. Nas comemoraes de aniversrio, nunca pergunte quantos anos temoaniversariante,nemvasculheasignificaodasvelaspostasno bolotradicional. Conduzaoempreendimentofestivo,sobasuaresponsabilidade,para o melhor proveito, em matria de educao e solidariedade que sempresepodeextrairdoconvviosocial. Aprendamosanocriticaraalegriadosoutros.

92 Fr anciscoCndidoXavier

43 Divergncias

Lembrese de que as outras pessoas so diferentes e, por isso mesmo,guardammaneirasprpriasdeagir. Esclarecerbasedeentendimentofraterno,sim,polemicar,no. Antagonizar sistematicamente um processo exato de angariar averses. Voc pode claramente discordar sem ofender, desde que fale apreciandoosdireitosdoopositor. Afaste as palavras agressivas do seu vocabulrio. Tanto quanto nos acontece,osoutrosqueremserelesmesmosnadesincumbnciados compromissosqueassumem. Existeminmerosmeiosdeauxiliarsemferir. Geralmente, nunca se discute com estranhos e sim com as pessoas queridas; visto isso, valeria a pena atormentar aqueles com quem noscabeviverempaz?

93 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Aprendamosacederemqualquerproblemasecundrio,parasermos fiissrealidadesessenciais. Sealgumdizqueapedramadeira,justoselheacateomodode crer,massealgumtomaapedraouamadeiraparaferiraoutrem, importanteargumentarquantoimpropriedadedogestoinsano.

94 Fr anciscoCndidoXavier

44 Hspedes

Conviteresponsabilidadeparaquemoformula. Ohspedereceberotratamentoquesedispensafamlia. Nenhum amigo, por mais ntimo, tomar a liberdade de chegar residnciadosanfitries,afimdehospedarsecomeles,semaviso. Se a pessoa no convidada a hospedarse com esse ou aquele companheiro e precisa valerse da moradia deles para certos fins, mesmoacurtoprazo,nodevefazerissosemconsultaprvia. Se algum procura saber de algum, quanto possibilidade de hospedagem e no recebe resposta, proceder corretamente, buscando um hotel, de vez que o amigo consultado talvez tenha dificuldades,emcasa,que,depronto,nopossaresolver. Umhspede parasereducado noentranosdesacordosdafamlia oudogrupoqueoacolhe.

95 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Em casa alheia, necessitamos naturalmente respeitar os horrios e hbitos dos anfitries, evitando interferir em assuntos de cozinha e arranjos domsticos, embora seja obrigao trazer o quarto de dormirtoorganizadoetolimpo,quantopossvel. Grande mostra de educao acatar os pontos de vista das pessoas amigas,naresidnciadelas. Na moradia dos outros, imperioso ocupar banheiros pelo mnimo de tempo, para que no se estrague a vida de quem nos oferece acolhimento. Fugir de apontamentos e relatos inconvenientes mesa, principalmentenahoradasrefeies. Ohspedenoseintrometeremconversaescaseirasquenolhe digamrespeito.
Justogratificar,dentrodaspossibilidadesprprias,aosirmosempregados nasresidnciasquenoshospedam,jqueelesnotmaobrigaodenos servir.

96 Fr anciscoCndidoXavier

45 Perante o Sexo

Nunca escarnea do sexo, porque o sexo manancial de criao divina,quenopodeseresponsabilizarpelosabusosdaquelesqueo deslustram. Psicologicamente, cada pessoa conserva, em matria de sexo, problemticadiferente. Em qualquer rea do sexo, reflita antes dese comprometer, de vez queapalavraempenhadageravnculosnoesprito. No tente padronizar as necessidades afetivas dos outros por suas necessidadesafetivas,porquantoemboraoamorsejaluzuniformee sublimeemtodos,oentendimentoeposiodoamorsegraduamde milmodosnasendaevolutiva. Use a conscincia, sempre que se decidir ao emprego de suas faculdadesgensicas,imunizandosecontraosmalesdaculpa. Em toda comunicao afetiva, recorde a regra urea: "no faa a outremoquenodesejaqueoutremlhefaa".

97 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

O trabalho digno que lhe assegure a prpria subsistncia slida garantiacontraaprostituio. No arme ciladas para ningum, notadamente nos caminhos do afeto,porquevocseprecipitardentrodelas. No queira a sua felicidade ao preo do alheio infortnio, porque todo desequilbrio da afeio desvairada ser corrigido, custa da afeiotorturada,atravsdareencarnao. Se algum errou na experincia sexual, consulte o prprio ntimo e verifique se voc no teria incorrido no mesmo erro se tivesse oportunidade. No julgue os supostos desajustamentos ou as falhas reconhecidas do sexo e sim respeite as manifestaes sexuais do prximo, tanto quanto voc pede respeito para aquelas que lhe caracterizam a existncia, considerando que a comunho sexual sempre assunto ntimoentreduaspessoas,e,vendoduaspessoasunidas,vocnunca pode afirmar com certeza o que fazem; e, se a denncia quanto vida sexual de algum formulada por parceiro ou parceira desse algum,possvelqueodenunciantesejamaisculpadoquantoaos erros havidos, de vez que, para saber tanto acerca da pessoa apontada ao escrnio pblico, ter compartilhado das mesmas experincias. Em todos os desafios e problemas do sexo, cultive a misericrdia para com os outros, recordando que, nos domnios do apoio pela compreenso,sehojeoseudiadedar,possvelqueamanhseja oseudiadereceber.

98 Fr anciscoCndidoXavier

46 Visitas Fraternas

Visita um ato de fraternidade, do qual no convm abusar com furto detempooucomentrioinconveniente. Semprequepossvel,avisitasermarcadacomantecedncia,afim dequenosesacrifiqueaquelesquearecebem. Apessoaquevisitaoutra,peloprazerdaamizadeoudacortesia, no necessitar, para isso, de tempo acima de quinze ou vinte minutos, competindoaosanfitriesprolongaressetempo,insistindoparaque ovisitanteouvisitantesnoseretirem. Entre os que se reencontram, haver espontaneamente bastante considerao para que no surjam lembranas desagradveis, de parteaparte. Nuncaabusardoamigoquevisita,solicitandolheservio profissional foradelugaroudetempo,comoquemorganiza emboscadaafetiva. No se aproveitar dos minutos de gentileza, no trato social, para formularconselhosquenoforampedidos.

99 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Calar impresses de viagens ou dados autobiogrficos, sempre que nosejamsolicitadospeloscircunstantes. Evitarcrticas,quaisquerquesejam. Silenciarperguntascapazesdeconstrangerosanfitries. Nunca deitar olhadelas para os lados, maneira de quem procura motivosparacensuraoumaledicncia.

100 Fr anciscoCndidoXavier

47 Visitao a Doentes

Avisitaaodoentepedetatoecompreenso. Abstersededaramoaoenfermoquandoapessoaforadmitida presenadele,comexceodoscasosemquesejaelequemtomea iniciativa. Se o visitante no chamado espontaneamente para ver o doente, noinsistirnisso,aceitandotacitamenteosmotivosimanifestos que lheobstamsemelhantecontato. Todaconversaaopdeumdoente,exigecontroleeseleo. Evitar narraes ao redor de molstias, sintomas, padecimentos alheioseacontecimentosdesagradveis. Um carto fraterno ou algumas flores, substituindo a presena, na hiptese de visitao repetida, em tratamentos prolongados, constituemmananciaisdevibraesconstrutivas.

101 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Conquantoaoraosejabnoprovidencial,emtodasasocasies, o tipo de assistncia mdica, em favor desse ou daquele enfermo, solicitaapreoeacatamento. Nuncausarvozmuitoaltaemhospitalouemquartodeenfermo. Por mais grave o estado orgnico de um doente, no se lhe impor vaticnios acerca da morte, porquanto ningum, na Terra, possui recursosparamediraresistnciadealgum,e,paracadaagonizante que desencarna, funciona a Misericrdia de Deus, na Vida Maior, atravsdeEspritosBenevolenteseSbiosquedosamaverdadeem amor,embenefciodosirmosquesetransferem deplano. Todavisitaaumdoentequandosejasimplesmentevisita,deve sercurta.

102 Fr anciscoCndidoXavier

48 Imprevistos Durante Visitas

No curso de visita determinada, calar quaisquer apontamentos ou perguntas, quando os anfitries estiverem recebendo correspondncia. Ante uma discusso, absolutamente inesperada entre familiares, guardardiscrioerespeito. Nuncaprorromperemgritosouexclamaesseuminsetooualgum pequenoanimalsurgevista. Conservar calma sem interferncia, toda vez que uma criana da moradia visitada entre a receber essa o aquela repreenso dos adultos. Absterse de comentar negativamente os pequeninos desastres caseiros,comosejamaquedadealgumoalouaquebrada. Seapareceremoutrasvisitas,mesmoemsetratandodepessoas com as quais no nos achemos perfeitamente afinados, no nos despedirmosabruptamenteesimpermanecermaisalgum tempo,no

103 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

recintodomsticoemqueestejamos,testemunhandocordialidadee acatamento. Vendo pessoas que nos sejam desconhecidas ou que ainda no nos foram apresentadas, no lar que nos acolhe, jamais formular indagaes,quaisestas: quem este?, quem ela?, pessoade suafamlia?","quefazaqui?"ou"serquejconheo essacriatura?" Se os donos da casa esto prontos para sair, no justo momento de nossachegada,devemosrenunciaraoprazerdevisitlos,deixando osemliberdade. Quem visita, deve sempre levar consigo otimismo e compreenso paraseremusadosemqualquercircunstncia.

104 Fr anciscoCndidoXavier

49 Na Assistncia Social

Aproximarse do assistido, encontrando nele uma criatura humana, to humana e to digna de estima quanto os nossos entes mais caros. Em tempo algum, agir sobrepondo instrues profissionais aos princpiosdacaridadegenuna. Ampararsemalardearsuperioridade. Compreender que todos somos necessitados dessa ou daquela espcie,peranteDeusedianteunsdosoutros. Colocarnosnasituaodifcildequemrecebesocorro. Dar ateno fala dos companheiros em privao, ouvindoos com afetuosa pacincia, sem fazer simultaneamente outra cousa e sem interromploscomindagaesdescabidas.

105 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Calar toda observao desapiedada ou deprimente diante dos que sofrem, tanto quanto sabemos silenciar sarcasmo e azedume junto dascriaturasamadas. Confortarosnecessitadossemexigirlhesmudanasimediatas. Ajudarosassistidosaseremindependentesdens. Respeitarasidiaseopiniesdequantospretendemosauxiliar. Nuncasubordinaraprestaodeserviooubenefcioaceitao dos pontosdevistaquenossejampessoais. Conservar discrio e respeito ao lado dos companheiros em pauperismo ou sofrimento, sem traar comentrios desprimorosos emtornodeles,quandoavisitaforencerrada.

106 Fr anciscoCndidoXavier

50 Ante a Orao

Acatemosnaoraoapresenadaluzquenosdescortinaaestrada paraaVidaSuperior,semprevalecernosdela,afimdequeixarnos de outrem ou espancar verbalmente seja a quem seja, quando a nossacomunhocomDeusecomaEspiritualidade Superiornosejapossvelem lugarparte,no silnciodocorao, conformearecomendaodeJesus.

Fim

www.luzespir ita.or g

107 SINALVERDE (peloEsprito AndrLuiz)

Amigo(a)Leitor (a), Se voc leu e gostou desta obra, colabore com a divulgao dos ensinamentos trazidos pelos benfeitores do plano espiritual.Adquiraumbomlivroespritaeofereaode presentea algumdesuaestima. O livro esprita, alm de divulgar os ensinamentos filosficos, morais e cientficos dos espritos mais evoludos, tambmauxilianocusteiodeinmerasobrasdeassistncia social, escolasparacrianasejovenscarentes,etc. As obras espritas nunca sustentam, financeiramente, os seus escritores estes so abnegados trabalhadores na seara de Jesus,embuscaconstantedapaznoReinodeDeus.

IrmoW. PorquenssomoscooperadoresdeDeus. Paulo. (1EpstolaaosCorntios,3,versculo9.)

You might also like