You are on page 1of 11

O sangue um tecido lquido que circula pelo corpo com a funo levar oxignio e nutrientes a todos os rgos e defender

r o organismo contra infeces. Ele composto por plasma, hemcias, leuccitos e plaquetas. Um adulto pode ter de 4 a 6 litros de sangue no organismo. O sangue composto por: 55% de plasma; 40% de clulas vermelhas; 1,5% de clulas brancas; 3,5% de plaquetas.

transfuso
Podemos chamar de transfuso de sangue a transferncia de sangue ou de um hemocomponente de um doador para um receptor. Esse um procedimento realizado com o intuito de aumentar a capacidade do sangue de transportar o oxignio, restaurar os nveis de sangue no organismo, melhorar a imunidade ou corrigir distrbio da coagulao sangunea.

HISTRIA

No sculo XVI, o mdico britnico William Harvey foi o primeiro a descrever apropriadamente como o sangue era bombeado por todo o corpo pelo corao, tendo realizado experimentos com a circulao sanguinea. No sculo seguinte, pesquisas mais sofisticadas sobre transfuso de sangue comearam, com experimentos bem sucedidos, envolvendo animais. As tentativas sucessivas com seres humanos, no entanto, continuavam tendo resultados fatais. As primeiras transfuses de sangue foram realizadas em animais no sculo XVII por Richard Lower, em Oxford, no ano de 1665. Dois anos mais tarde, Jean Baptiste Denis, mdico de Luis XIV, professor de filosofia ematemtica na cidade de Montpellier, atravs de um tubo de prata, infundiu um copo de sangue decarneiro em Antoine Mauroy, de 34 anos, doente mental que perambulava pelas ruas da cidade que faleceu aps a terceira transfuso. Na poca, as transfuses eram heterlogas (entre espcies diferentes) e Denis defendia sua prtica argumentando que o sangue de animais estaria menos contaminado de vcios e paixes. Esta prtica considerada criminosa e proibida inicialmente pela Faculdade de Medicina de Paris, posteriormente em Roma e na Royal Society, da Inglaterra. Em 1788, Pontick e Landois, obtiveram resultados positivos realizando transfuses homlogas, chegando concluso de que poderiam ser benficas e salvar vidas. A primeira transfuso com sangue humano atribuda a James Blundell, em 1818, que aps realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu mulheres com hemorragias ps-parto. No final do sculo XIX, problemas com a coagulao do sangue e reaes adversas continuavam a desafiar os cientistas.

Em 1869, foram iniciadas tentativas para se encontrar um anticoagulante atxico, culminando com a recomendao pelo uso de fosfato de sdio, por Braxton Hicks. Simultaneamente desenvolviam-se equipamentos destinados a realizao de transfuses indiretas, bem como tcnicas cirrgicaspara transfuses diretas, ficando esses procedimentos conhecidos como transfuses brao a brao. Em 1901, o imunologista austraco Karl Landsteiner descreveu os principais tipos de clulasvermelhas: A, B, O e mais tarde a AB. Como conseqncia dessa descoberta, tornou-se possvel estabelecer quais eram os tipos de clulas vermelhas compatveis e que no causariam reaes desastrosas, culminado com a morte do receptor. A primeira transfuso precedida da realizao de provas de compatibilidade, foi realizada em 1907, por Reuben Ottenber, porm este procedimento s passou a ser utilizado em larga escala a partir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1914, Hustin relatou o emprego de citrato de sdio e glicose como uma soluo diluente e anticoagulante para transfuses, e em 1915 Lewisohn determinou a quantidade mnima necessria para a anticoagulao. Desta forma, tornavam-se mais seguras e prticas as transfuses de sangue. Idealizado em Leningrado, em 1932, o primeiro banco de sangue surgiu em Barcelona em 1936durante a Guerra Civil Espanhola. Aps quatro dcadas da descoberta do sistema ABO, um outro fato revolucionou a prtica da medicina transfusional, a identificao do fator Rh, realizada por Landsteiner. No sculo XX, o progresso das transfuses foi firmado atravs do descobrimento dos grupos sanguneos; do fator Rh; do emprego cientfico dos anticoagulantes; do aperfeioamento sucessivo da aparelhagem de coleta e de aplicao de sangue, e, do conhecimento mais rigoroso das indicaes e contra indicaes do uso do sangue. Aps a Segunda Guerra Mundial, com os progressos cientficos e o crescimento da demanda por transfuses de sangue, surgiram no Brasil os primeiros Bancos de Sangue.

Sistema Rh[
O sangue classificado em grupos (positivo e negativo) pela presena ou ausncia de umantgeno de superfcie da hemcia que foi encontrado primeiramente no macaco ''''Rh'esus'''', dando nome ao fator Rh Assim, o sangue Rh negativo

Sistema ABO[
O sangue tambm classificado como do tipo A, B, AB ou O. Esta classificao teve origem na descoberta de dois antgenos de superfcie, para os quais foram dados os nomes de A e B. Quando a hemcia possua o antgeno A era chamado de sangue tipo A, quando possua B, tipo B, quando possua os dois, tipo AB. Quando no possua nem A nem B, era assinalado com um nmero zero (0). As pessoas comearam a ler o zero como a letra O, dando origem ao sistema ABO.

Compatibilidade Sangunea
O sangue que ser doado separado nos seus componentes principais os hemocomponentes, e estes so fracionados em seus diversos elementos -

os hemoderivados, para a aplicao teraputica somente da fraco necessria. Se for necessria uma transfuso de sangue total, os monocomponentes podem ser reunidos. Hemcias - o glbulo vermelho, que transporta o oxignio. Pessoas com sangue Rh positivo podem receber hemcias do tipo Rh negativo. O contrrio no verdadeiro. Pessoas do grupo O s podem receber hemcias do grupo O. Pessoas do grupo AB podem receber hemcias do grupo O, A e B. Pessoas do grupo B podem receber hemcias do grupo O e B, mas no do A e nem do AB. Pessoas do grupo A podem receber hemcias do grupo O e A, mas no do B e nem do AB.

A pessoa portadora do tipo de sangue O negativo tida como sendo doador universal, seu sangue serve para qualquer paciente(estando na forma de concentrado de hemcia ) mas no caso de transfuso, o ideal o paciente receber sangue do mesmo tipo que o seu. A pessoa portadora do sangue AB positivo tida como receptor universal, podendo receber transfuso de qualquer tipo de sangue, mas s pode fazer doao para quem tem sangue do mesmo tipo (e esse considerado um dos sangues mais raros que existe). Cada componente do sangue tem propriedades especiais e pode ser separado para tratar de problemas especficos de cada paciente.

Grupo sanguneo.

Distribuio dos principais tipos sanguneos na populao mundial. [carece de fontes]

Os grupos sanguneos ou tipos sanguneos foram descobertos no incio do sculo XX (cerca de 1900 -1901), quando o cientista austraco Karl Landsteinerse dedicou a comprovar que havia diferenas nosangue de diversos indivduos.1 Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glbulos vermelhos (hemcias) e fez diferentes combinaes entre plasma e hemcias, tendo como resultado a presena de aglutinao dos glbulos em alguns casos, e sua ausncia em

A determinao dos grupos sanguneos tem importncia em vrias cincias:

Em Hemoterapia, torna-se necessrio estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada indivduo para garantir o sucesso das transfuses. Assim, antes de toda transfuso eletiva, necessrio se determinar, pelo menos, a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor. Em ginecologia/obstetrcia e neonatologia, possvel se diagnosticar a DHRN atravs do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas. Em Antropologia, possvel estudar diversas raas e suas inter-relaes evolutivas, atravs da anlise da distribuio populacional dos diversos antgenos, determinando sua predominncia em cada raa humana e fazendo-se comparaes. Em Medicina legal, possvel se determinar, por exemplo, o tipo sanguneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigao criminal.

Diagrama mostrando a compatibilidade entre os tipos sanguneos Alm de doar para o mesmo grupo sanguneo; doadores de sangue tipo O podem doar para A, B e AB; doadores de sangue dos tipos A e B podem doar a AB.

Doao de Sangue

Doando sangue

Os Centros Hemoterpicos necessitam de muito sangue para suprir s necessidades da populao, devido ao grande nmero de acidentes e doenas sanguneas que necessitam de

transfuses. No existem substitutos para todas as funes do sangue. Geralmente, restabelece-se o volume lquido do sangue mediante solues salinas ou gelatinosas e estimula-se a produo acelerada de hemcias. Mas nos casos de hemorragias massivas necessitam de hemcias. Tambm os hemoflicos necessitam dos fatores de coagulao (Fator VIII e Fator IX), para a qual no existe substituto. A molcula da hemoglobina artificial ainda encontra-se em ensaios pr-clnicos.

Os principais componentes do sangue


Plasma: cerca de 55% do sangue. constitudo por 92% de gua, o resto constitudo porprotenas complexas, tais como globulina, fibrinognio e albumina. Plaquetas: cerca de 0.17% do sangue. Glbulos Brancos: cerca de 1% do sangue. Glbulos Vermelhos: cerca de 45% do sangue.

O doador no corre nenhum risco, j que so utilizadas para a coleta do sangue bolsas e agulhasesterelizadas e descartveis, isto , utilizadas apenas uma vez. Para doar sangue o indivduo deve ter entre 18 e 60 anos, mais de 50 quilos, estar de boa sade, no ser txicodependente ou estar tomando certos medicamentos e realizar apenas "sexo seguro". A doao deve ser voluntria e no remunerada, como maneira de evitar a doao de sangue doente. Nova Portaria Sobre Doao De Sangue: Antes, apenas pessoas entre 18 e 65 anos podiam doar sangue. Agora, possvel doar entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas de 16 e 17 anos podem doar com consentimento dos responsveis. No caso de pessoas abaixo de 16 anos e acima de 68 anos, o mdico pode analisar em casos "tecnicamente justificveis". O limite para a primeira doao 60 anos, 11 meses e 29 dias.

Compatibilidade Sangunea
O sangue que ser doado separado nos seus componentes principais os hemocomponentes, e estes so fracionados em seus diversos elementos os hemoderivados, para a aplicao teraputica somente da fraco necessria. Se for necessria uma transfuso de sangue total, os monocomponentes podem ser reunidos. Hemcias - o glbulo vermelho, que transporta o oxignio. Pessoas com sangue Rh positivo podem receber hemcias do tipo Rh negativo. O contrrio no verdadeiro. Pessoas do grupo O s podem receber hemcias do grupo O. Pessoas do grupo AB podem receber hemcias do grupo O, A e B. Pessoas do grupo B podem receber hemcias do grupo O e B, mas no do A e nem do AB. Pessoas do grupo A podem receber hemcias do grupo O e A, mas no do B e nem do AB.

A pessoa portadora do tipo de sangue O negativo tida como sendo doador universal, seu sangue serve para qualquer paciente(estando na forma de concentrado de hemcia ) mas no caso de transfuso, o ideal o paciente receber sangue do mesmo tipo que o seu. A pessoa portadora do sangue AB positivo tida como receptor universal, podendo receber transfuso de qualquer tipo de sangue, mas s pode fazer doao para quem tem sangue do mesmo tipo (e esse considerado um dos sangues mais raros que existe). Cada componente do sangue tem propriedades especiais e pode ser separado para tratar de problemas especficos de cada paciente.

Alternativas Atualmente Disponveis


Alternativas mdicas ao sangue, o que inclui os substitutos do sangue, frequentemente chamados por sangue artificial, so usados para encher o volume de fluido e transportar o oxignio e outrosgases ao sistema circulatrio.Os termos preferidos e mais exactos so: expansores do volume e terapias de oxignio. Nos ltimos anos, muitas tcnicas modernas e inovadoras tem sido desenvolvidas para tratamentos e cirurgias sem sangue. Ao passo que novos mtodos usados em tratamentos mdicos e cirurgia sem sangue, tornam-se disponveis, estes tem sido a escolha de muitos pacientes. Muitos mdicos tm reconhecido, que a posio contrria transfuso de hemocomponentes por parte das Testemunhas de Jeov, incentivou a pesquisa de tratamentos alternativos, permitindo efetuar cirurgias complexas sem a necessidade do uso de sangue total e hemoterapia, tcnicas que beneficiam tanto as Testemunhas como outros pacientes. Uma parte da comunidade mdica, porm, continua crtica em relao a opo religiosa, recusando-se a dar tratamento ou submeter a cirurgias a menos que seja permitida a transfuso sangunea. Isto obriga estes pacientes a buscar tratamento em outros hospitais ou buscar um mdico disposto a utilizar as diversas tcnicas disponveis para se evitar transfuses.

Complicaes
As transfuses no so uma prtica mdica isenta de riscos, sendo que a deciso do uso do sangue tomada pelos mdicos quando acreditam que os benefcios so maiores que o riscos. Entre as complicaes h : falha humana, falta de controle de qualidade, hemlise e contaminao. Entre as doenas e infeces passveis de transmisso constam : hepatite, Aids,citomegalovrus, hemocromatose secundria e sensibilizao, entre outras.

A transfuso de um hemocomponente escolhida sempre que possvel, porque ela supre a necessidade especfica do paciente, mais segura e evita o desperdcio dos demais. A coleta, o armazenamento e o transporte do sangue so regulamentados por autoridades federais e locais, bem como algumas instituies possuem suas prprias normas adicionais.

Por isso os doadores so examinados para se constatar boas condies de sade. So verificados pulso, presso arterial, temperatura e, atravs de uma exame, a existncia ou no de anemia. Um doador pode ser desqualificado permanentemente caso se constate hepatite, cardiopatia, alguns tipos de cncer,asma grave, malria, distrbios hemorrgicos, AIDS, entre outras doenas. J em constatao de gravidez, cirurgias de grande porte recente, hipertenso mal controlada, hipotenso, uso de drogas ou determinados medicamentos e anemia, o doador ser temporariamente desqualificado. Por ser um potencial instrumento de contgio, o sangue do doador passa por uma investigao rigorosa que faz uma varredura procura de hepatites virais, Aids, sfilis e outros vrus selecionados. Todo o processo de doao sangunea dura aproximadamente uma hora, sendo que a doao propriamente dita demora cera de 10 minutos e, com exceo da sensao de picada, indolor. O sangue doado, aproximadamente 450ml vedado em bolsas plsticas conservantes que possuem um composto anticoagulante. Esse sangue refrigerado e pode ser usado em at 42 dias e, em circunstncias especiais, os eritrcitos podem ser congelados e armazenador por at 10 anos. Devido ao fato de que a incompatibilidade entre o sangue do doador e do receptor, feita uma classificao por tipo sanguneo (A, AB, B ou O) e por RH ( positivo e negativo). Como precauo, antes do incio de uma transfuso, misturada uma gota do sangue do doador com uma gota do sangue do receptor para assegurar a compatibilidade. Existe uma transfuso em que o doador tambm o receptor. Esse tipo de procedimento dase o nome de transfuso autloga. Considerada a forma mais segura, a transfuso autloga pode ser feita por intermdio de duas possibilidades de coleta do sangue:

Na primeira o doador faz a coleta um ms antes da cirurgia que poder acarretar a necessidade de transfuso. Na segunda o sangue coletado a partir de uma sangramento ou oriundo de um procedimento cirrgico.

Para que a possibilidade de acontecer algum tipo de reao ou rejeio durante uma transfuso sangunea seja mnima, alguns cuidados devem ser observados por quem ir realizar o procedimento.

O sangue verificado duas vezes antes de ser transfundido lentamente, com cada unidade de sangue sendo administrada em 2 horas ou mais. A maioria das reaes ocorrem nos primeiros quinze minutos e nesse momento o receptor requer maior ateno. Passado este perodo, o receptor passa a ser observado por um enfermeiro que o acompanha por cerca de 40 minutos, pois se houver alguma reao negativa, a tranfuso deve ser interrompida imediatamente. Esse tipo de caso, felizmente no acontece na maioria dos procedimentos. As reaes mais comuns so a febre, prurido, erupo cutnea, edema, tontura e cefleia, e ocorrem em aproximadamente 1 a 2% das transfuses, raramente estas reaes tornam-se graves ou fatais. Alguns sintomas so menos comuns, mas no menos importantes como dificuldades respiratrias, chiados e espasmos musculares. Para pessoas que j apresentaram algum tipo de reao alrgica em uma transfuso sangunea, existem tratamentos para que o procedimento seja realizado. Apesar dos cuidados que cercam a realizao de uma transfuso, podem acontecer incompatibilidades que destroem oseritrcitos logo aps serem transfundidos. Essa reao chamada de hemoltica e, geralmente, comea com um mal-estar ou uma ansiedade durante ou aps a transfuso. Nesse caso, o individuo apresenta dificuldade respiratria, presso torcica, rubor e dorsalgia intensa, mas raramente pode torna-se grave ou fatal. Essa reao pode ser observada com a verificao da hemoglobina, que pode encontrar-se no sangue ou a urina do paciente. Os indivduos que tm o organismo com a imunidade abalada pelo uso de drogas ou medicamentos so mais suscetveis doenas enxerto-versus-hospedeiro, uma complicao inusual em que os tecidos do receptor so atacados pelosleuccitos do doador. Os sintomas desta doena incluem febre, erupo cutnea, hipotenso arterial, destruio de tecidos e o choque.

para doar sangue, voc deve: Portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitao) Ter entre 16 e 67 anos de idade* (sendo que a primeira doao deve ter sido feita antes dos 60 anos) Pesar acima de 50 Kg Estar em boas condies de sade Estar alimentado, porm evitar refeies pesadas (gordurosas)

Obs: Os doadores menores de 18 anos completos devem ter autorizao escrita do responsvel, preenchida no momento da doao, ou se levada pelo candidato, com a firma reconhecida do responsvel. Homens podem doar a cada 2 meses, at no mximo 4 vezes no perodo de 12 meses Mulheres podem doar a cada 3 meses, at no mximo 3 vezes no perodo de 12 meses

O que acontece com o sangue aps a doao?


O sangue total coletado submetido a uma srie de etapas antes de ser liberado para utilizao.

Processamento: a separao do sangue (por centrifugao) em seus componentes para transfuso.

Exames: Simultaneamente ao processamento, amostras de sangue so encaminhadas ao laboratrio a fim de serem submetidas a exames sorolgicos para Sfilis, Hepatite B e C, Doena de Chagas, HIV1 e 2 e HTLV I e II e imunohematolgicos que classificam o tipo sanguneo e o fator RH.

Pr-estoque: Aguarda-se o resultado dos exames para liberao das bolsas.

Liberao: Com todos os exames sorolgicos negativos o sangue liberado para distribuio.

Estoque:

Componentes do sangue so armazenados adequadamente, de acordo com sua classificao e prazo de validade.

Voc pode ser um doador se tem entre 18 e 65 anos, pesa mais de 50kg e no tem doenas contagiosas. Quando for doar sangue, no pode estar em jejum. O endereo do Banco de Sangue de Sorocaba Av. Com. Pereira Incio, 564 Vergueiro / Telefones: (15) 3332-9122 - 3332-9466. . Antes da doao voc deve passar por um processo de triagem clnica sigilosa, aonde responder
perguntas de ordem pessoal para que sua doao seja realizada com toda segurana e para reduzir os riscos de contaminao para os pacientes que recebem transfuses de sangue . Responda todas as perguntas de forma sincera, pois a nica maneira de garantir a segurana na doao. Caso considere que seu sangue no seguro para o uso , importante que responda no no voto de auto-excluso. O sangue s ser utilizado se todos os resultados dos testes sorolgicos forem negativos, porm existe o risco da "janela imunolgica" , perodo no qual a pessoa j apresenta a infeco e o teste feito no sangue doado continua a ser negativo , por isso , muito importante responder com sinceridade todas as perguntas na triagem clnica realizada antes da doao. muito importante que voc conhea e esteja familiarizado com algumas informaes sobre doenas transmitidas pela transfuso de sangue.

Carteirinha de Doador
Aps 30 dias de sua doao , sua carteirinha de doador estar a sua disposio no posto de coleta onde foi feita a sua doao. Caso ocorra alguma alterao nos testes realizados em seu sangue ou a necessidade de coletarmos uma nova amostra, voc receber uma carta no endereo fornecido por ocasio de sua doao , para que comparea no posto de coleta para orientao e encaminhamento mdico. Os testes realizados nos nossos laboratrios so muito sensveis, ocorrendo algumas vezes o

que chamamos resultados falso-positivos, portanto no so definidos como diagnstico e necessitam ser avaliados juntamente com dados epidimiolgicos e clnicos por um especialista.

Fonte: Levada, Miriam M. O., Fieri, Walcir J. e Pivesso, Mara Sandra G.. Apontamentos Tericos de Citologia, Histologia e Embriologia, So Paulo: Catlise Editora, 1996. BEIGUELMAN B. Os Sistemas Sanguneos Eritrocitrios. Ribeiro Preto, SP: FUNPEC Editora, 3a Edio, 2003.ISBN 85-87528-56-4. Por Marcelo Oliveira
Ir para:a b c d e f

http://www.colsan.org.br

You might also like