You are on page 1of 4

FOTOPERFORMANCE A POTICA DO CORPO DO ARTISTA MEDIADO PELA IMAGEM TECNOLGICA

Valcia Ribeiro Universidade Federal da Bahia (UFBA) Doutoranda no Programa de Ps-Graduao em Artes Cnicas (PPGAC)

O objetivo deste artigo incitar uma discusso sobre como o corpo do artista mediado pela imagem tecnolgica se reconfigura no tempo-espao na fotoperformance, desdobrandose no corpo performtico, no corpo fotogrfico e no corpo digital, analisando a possibilidade de convergncia desses corpos num corpo potico que guarde em si novos conceitos sobre o que ser corpo na contemporaneidade, abrindo novas possibilidades de expresso na interao com as novas mdias. No trnsito corpoimagem, o corpo da tecnologia e da arte criam relaes espaciais e temporais diferenciadas no cotidiano, colocando em questo a noo de realidade e estabelecendo novas conexes com o sensvel que implicam em diferentes configuraes do corpo nas formas de presena e do processo de criao na utilizao desse corpo, que analisado aqui neste artigo a partir de uma compreenso na qual corpo/mente, sujeito/objeto, interioridade/exterioridade, natural/artificial, vivo/gravado, realidade/imagem, deixam de ser percebidos contraditoriamente. Termo que circula por diferentes territrios, assumindo diversas significaes possveis, a palavra performance nas artes visuais associada imediatamente utilizao do corpo como parte da obra, tendo, muitas vezes, como principais referncias as dcadas de 60 e 70. Na arte da performance cada vez mais freqente o uso da imagem e da tecnologia visual; telas de projeo, televiso, computadores, cmeras, vdeos, fotografias, diversos tipos de instalaes, integram boa parte das performances atuais, elementos cuja performatividade apontam para novas formas de definir a performance no campo das artes. A Performance, concebida inicialmente para ser uma arte ao vivo, efmera, passou a se utilizar de registros fotogrficos/videogrficos para documentar suas aes. Mais do que registrar os momentos significativos mediante uma seqncia de imagens, muitos artistas tendem a dimensionar ou redefinir a proposta performtica em funo da escolha do meio. Algumas vezes essa mediao adquire um papel to fundamental que a performance concebida exclusivamente para ser vista em fotografia ou vdeo, o que denominou-se

fotoperformance. Assim, o termo fotoperformance, utilizado aqui em um sentido amplo, com referncia ao fotogrfico: imagens de captao e projeo tica, dependentes da luz, que vo da fotografia at o vdeo, considerando as especificidades dos meios, suas miscigenaes e atualizaes no universo das imagens numricas.

O corpo performtico, o corpo fotogrfico e o corpo digital

A Arte da Performance ampliou os limites formais das manifestaes artsticas ao desenvolver novos campos de atuao e promover o dilogo entre diferentes reas, permitindo aos artistas romper os limites entre a mdia e as disciplinas. Nas Artes Visuais, com a dissoluo dos limites entre a arte e a vida, propondo ao corpo do artista a experincia de ser um objeto esttico, ao colocar sistematicamente em cena seu prprio corpo, ou mais exatamente a relao de seu corpo com tudo o que o cerca ou o representa social e ideologicamente, o aspecto performtico tornou-se cada vez mais pronunciado. De outra parte, a Fotografia nunca deixou de provocar polmicas sobre sua natureza imagtica vinculada s relaes habitualmente equvocas entre a arte e verdade , seus usos e funes, sua juno com outras linguagens e formas de expresso. A fotografia alterou o nosso modo de olhar, nos ensinou a ver o mundo em recortes, recortes de uma suposta realidade: o olhar disperso torna-se um olhar concentrado no recorte, resultado de um processo de escolhas ditadas em grande parte por motivaes estticas e conceituais. Aps superada a questo do estatuto de arte da Fotografia a partir da conexes estabelecidas entre a imagem fotogrfica e o Surrealismo (1924-60), o prprio movimento da arte que ser conduzido fotografia, atrado por uma forma de arte diretamente conectada ao real, ao se impregnar de certas lgicas formais, conceituais e de percepo prprias ao dispositivo fotogrfico, como coloca Walter Benjamim na Pequena Histria da Fotografia Tudo muda contudo se da fotografia como arte, passa-se arte como fotografia (Apud Dubois, 1993, p. 251).
Como estamos vendo, todas essas prticas contemporneas (arte conceitual, ambiental, corporal, de acontecimento), embora partam dos antpodas da representao realista e da idia de representao acabada, sempre terminam, apesar de tudo , em primeiro lugar, por utilizar a foto como simples instrumento de segunda mo (documento, memria, arquivo), em seguida por integr-la (conceber a ao em funo das das caractersticas do dispositivo foto), depois por se embeber, impregnar-se com sua lgica (a do trao, da impresso da marca) e, finalmente, por inverter os papis, por voltar a prpria fotografia como pratica artstica primeira, que por sua vez tomar emprestado da lgica das artes de ao alguns de seus usos criadores. (A. Rainer). (DUBOIS, 1993, p.290)

Nesse momento, na tenso entre a ao, sua captao e manipulao que encontramos a fotoperformance, se instala o paradoxo evanescncia e reprodutibilidade. Se partimos da sua condio inicial de puro acontecimento, uma arte ao vivo na sua efemeridade e fisicalidade algo para ser visto num tempo e espao determinado: um espetculo a performance no pode ser repetida, se consumindo no prprio ato. Assim a documentao pode ser

considerada como um desvio do sentido principal da performance .


Atos no se repetem. Performance viva somente no presente. No pode ser conservada, gravada, documentada, do contrrio, isso ser outra coisa. A documentao da Performance atravs de fotografias ou vdeos somente um estmulo para a memria, um encorajamento da memria para torna-se presente. Performance implica o real, atravs da presena fsica do corpo. (apud MELIN, 2008, p.37)

A partir desse ponto surge uma srie de questionamentos sobre como se d essa apresentao ou reapresentao na fotoperformance. Como a performance poderia ser vista isolada do seu contexto, j que essa manifestao possui forte ligao com o ser meio? Como a relao com a obra se altera diante da ausncia do corpo fsico e a presena do corpo imagtico na subjetividade do ato fotogrfico1? E ainda com relao s imagens numricas, que podem ser manipuladas mais facilmente, o que acontece? At mesmo se pensamos num mero registro, seria possvel acreditar na sua imparcialidade? Como podemos colocar ou recolocar a questo da presena/ausncia num mundo onde cada vez mais difcil estabelecer distines rgidas entre o real e o virtual, uma vez que o virtual tambm real ? Desse ngulo de viso, a relao estabelecida como se houvesse um conflito entre a imagem do corpo e o prprio corpo, que se constri nesse desafio da presena real. Um desafio que ultrapassa a noo de performance ou mesmo de documento, se direcionando para a prpria noo de realidade, que se amplia na experincia atual, no que implica o real hoje com a complexidade do pensamento e da vida na Cultura Digital, na hegemonia da imagem em nossa sociedade, na multiplicidade que exprime o modo de conhecimento do ser humano contemporneo.
Assim, nossa histria como seres humanos, que comeou quando nossos ancestrais comearam a viver em conversaes, tem sido uma histria de criaes recursivas de novas realidades que so todas virtuais no que diz respeito a realidade bsica de nossa existncia biolgica, mas que se tornam reais (no virtuais) no fluir de nosso viver humano medida que, atravs de seu vinculo operacional com nosso viver biolgico bsico, eles se tornam o fundamento para alguma outra realidade virtual. Portanto o que deveria nos preocupar, se que queremos nos preocupar, o que fazemos com a nossa existncia humana, que curso queremos que nosso sermos seres humanos siga. (Maturana, 2001, p.192) Denominao utilizada por Philippe Dubois na inteno de insistir que com a fotografia, no nos mais possvel pensar a imagem fora do ato que a faz ser. DUBOIS, Philippe. O ato fotogrfico. Campinas, SP, Papirus, 1993, p.15.
1

Assim, o que chamamos realidade do mundo diz respeito igualmente s imagens que se multiplicam, visto que emergem desse mesmo mundo natural que tomamos como referncia, e ainda assim o percebemos mediado pelo corpo e o olhar . O que nos leva a acreditar que ao refletir sobre as perguntas colocadas acima, mesmo se no sabemos se existem respostas precisas ou definitivas a questo fundamental no se coloca na dicotomia real ou virtual, mas na mediao, na maneira como a mediao tecnolgica pode reduzir ou intensificar a produo de sentido na obra de arte e em que medida e de que modo essas especificidades interferem no processo criativo e criam novas modalidades de sentir e entender o prprio corpo em constante transformao. REFERNCIAS BARTHES, Roland. A Cmara Clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984. BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: Foto, cinema, video. Campinas, SP, Papirus, 1997. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade tcnica. Obras Escolhidas I. So Paulo, Brasiliense,1987. CALVINO, talo. Seis Propostas para o prximo milnio. So Paulo, Companhia das Letras, 1990. CONDE-SALAZAR, J. Cuerpos sobre blanco. Cuenca, Ediciones de la Universidad de Castilha, La Mancha Comunidad de Madrid, 2003. DIXON, Steve. Digital, Performance: A History of New Media in Theather, Dance, Performance Art, and Installation, MIT Press, 2007 DUBOIS, Philippe. O ato fotogrfico. Campinas, SP, Papirus, 1993. FRAL, Josette, La performance y los media: La utilizacin de la Imagen. In PICAZO, Glria (org.). Estdios sobre Performance. Sevilla, Centro Andaluz de Teatro, 1993. GOLDBERG, RoseLee . A Arte da Performance do Futurismo ao Presente. So Paulo, Martins Fontes, 2006. MATURANA, Humberto. Cognio, Cincia e Vida Cotidiana. Cristina Magno Victor Paredes (org). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. MACHADO, Arlindo. Arte e Mdia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008. _________________. Prcinemas e Ps-cinemas. Campinas, SP, Papirus, 1997. MELIN, Regina. Performance nas Artes Visuais. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008. SANTANA, Ivani. Dana na Cultura Digital. Salvador, EDUFBA/FAPESB, 2006. 4

You might also like