You are on page 1of 2

ENSINO SECUNDRIO

TURMA 10 A (Cincias e Tecnologias) TURMA 10 D (Cincias Socioeconmicas)

Conjuntamente com a docente Ana Maria Pires, que leciona as restantes turmas do 10 Ano (ensino regular), procedeu-se execuo de uma prova de mbito diagnstico que visou, sobretudo, uma anlise capacidade de produo escrita dos alunos das turmas do 10 Ano. Com efeito, esta foi realizada durante a primeira semana de aulas (1 Perodo), tendo consistido na colocao de uma questo de desenvolvimento relacionada com a temtica Os Jovens e o Mundo um dos domnios de referncia constante das orientaes programticas para a disciplina de Ingls 10 Ano (nvel de continuao). Neste contexto, foram fornecidas aos alunos algumas guidelines que serviram de fio condutor sua exposio, a saber: how do you see yourself and your family; your relationship with your friends; your free time and interests; your opinion about school and the way you get along with it; your perspectives for the future. Por conseguinte, e tendo por base a performance alcanada, poder-se- inferir que os alunos, de um modo geral, revelaram Boa proficincia a nvel da escrita, assente numa organizada e coerente estruturao frsica, bem como um Bom conhecimento dos aspetos gramaticais da lngua inglesa, sendo que, e de acordo com a escala de valorao para o ensino secundrio, em vigor no AE Dr. Jlio Martins, alguns revelaram mesmo um Muito Bom desempenho neste domnio.

Agrupamento de Escolas Dr. Jlio Martins [Chaves], 5 de outubro de 2013

Jos Alberto Pinto

ENSINO PROFISSIONAL
TURMA 10 E (Tcnico de Comrcio) TURMA 10 F (Tcnico de Instalaes Eltricas) TURMA 10 G (Tcnico de Recuperao de Patrimnio) TURMA 11 E (Tcnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar)

Relativamente a estas turmas de ensino profissional, devo referir que, numa primeira anlise, os resultados afiguram-se pouco satisfatrios. Os alunos, de um modo geral, revelam dificuldades vrias ao nvel da lngua inglesa, assumindo-se esta realidade como um entrave ao desenvolvimento da sua capacidade de comunicao em Ingls. A ttulo de exemplo, referem-se as seguintes insuficincias detetadas: aquisio e relacionao de conhecimentos; compreenso e interpretao de enunciados escritos e orais; aplicao de contedos gramaticais; amplitude de vocabulrio e estruturao frsica, particularmente em atividades de produo escrita (livre e guiada). Como estratgias de superao, propem-se a realizao de atividades que visem uma mais eficiente operacionalizao da lngua-alvo, nomeadamente exerccios prticos de comunicao (ex. listening comprehension) e um maior incentivo participao oral (aumentando a frequncia de interaes orais professor-aluno e/ou aluno-aluno). De igual modo, sugere-se, ainda, um maior reforo de atividades de aplicao contextualizada de contedos (vocabulrio e gramtica), bem como de produo escrita (dilogos, composies). Por fim, o aumento da frequncia de marcao de trabalhos de casa, ser, tambm, uma estratgia a ter em linha de conta.

Agrupamento de Escolas Dr. Jlio Martins [Chaves], 5 de outubro de 2013

Jos Alberto Pinto

You might also like