You are on page 1of 75

ri Nacional de Exames

Certificar co m Equ idad e

NOR M AAplicao 0 1 / J N de E / Condies 2014 NORMA para Inst rues pa rade a Provas inscr io Especiais na Realizao e Exames Pr ov as F i nai s d e C ic lo JNE/2014
Alunos com Necessidades Educativas Especiais
ENSINO BSICO | ENSINO SECUNDRIO

Exames

Nacionais

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

FICHA TCNICA
Ttulo: NORMA para Aplicao de Condies Especiais na Realizao de Provas e Exames JNE/2014 Autores: Margarida Brigham da Silva Maria Isabel Duque Coordenao: Lus Pereira dos Santos Capa: Isabel Espinheira Composio: DireoGeral da Educao Jri Nacional de Exames Edio: maro de 2014
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

ndice
SECO I: ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARCTER PERMANENTE SECO II: ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS SECO III: PLATAFORMA ONLINE DO JRI NACIONAL DE EXAMES SECO IV: DOCUMENTOS A ANEXAR NA PLATAFORMA DO JNE ANEXOS:

5 47 57 65 68

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

SECO I: ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARCTER PERMANENTE


Alunos abrangidos pelo DecretoLei n. 3/2008, de 7 de janeiro
1. Que alunos podem usufruir de condies especiais nas provas de avaliao externa? Os alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente abrangidos pelo DecretoLei n. 3/2008, de 7 de janeiro, e pelos Decretos Legislativos Regionais n.s 15/2006/A, de 7 de abril, e 33/2009/M, de 31 de dezembro, no caso dos alunos das Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, respetivamente, de acordo com as especificidades e terminologia adotadas nos referidos diplomas, podem usufruir de condies especiais na realizao de provas finais de ciclo, exames finais nacionais e provas de equivalncia frequncia, sob proposta do professor titular de turma/conselho de docentes ou do diretor de turma/conselho de turma. So alunos que apresentam necessidades educativas especiais resultantes de limitaes significativas ao nvel da atividade e da participao, num ou vrios domnios de vida, decorrentes de alteraes funcionais e estruturais de carcter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nvel da comunicao, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participao social que implicam a mobilizao de servios especializados para promover o seu potencial de funcionamento biopsicossocial, exigindo a adaptao de estratgias, recursos, contedos, processos, procedimentos e instrumentos, bem como tecnologias de apoio. 2. As condies especiais de realizao das provas de exame so iguais para todos os alunos? No. A adoo de qualquer condio especial de exame depende das limitaes funcionais dos alunos e exige que tenham sido abrangidos por medidas educativas homologadas no seu programa educativo individual (artigos 9., 10. e 16. do DecretoLei n. 3/2008, de 7 de janeiro) e aplicadas durante o seu percurso escolar. Das condies especiais de exame discriminadas no n. 22 a ttulo de exemplo, devem apenas ser concedidas as que correspondam s reais necessidades educativas especiais de cada aluno.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

Os alunos que apresentem necessidades educativas que no exijam uma interveno no mbito da educao especial (no abrangidos pelo DecretoLei n. 3/2008) podem, tambm, usufruir de condies especiais na realizao das provas de exame, sob proposta do professor titular de turma ou do diretor de turma, sempre que a no aplicao destas condicione a realizao ou a classificao das provas de exame Seco II deste documento. 3. Os alunos que frequentam um currculo especfico individual realizam provas de exame? No. Os alunos que frequentam um currculo especfico individual, ao abrigo do art. 21. do DecretoLei n. 3/2008, de 7 de janeiro, no realizam provas finais de ciclo do ensino bsico nem exames finais nacionais do ensino secundrio, no mbito do seu currculo especfico individual. Estes alunos no realizam provas de exame de mbito nacional nem provas a nvel de escola e no esto sujeitos ao processo de avaliao e de transio de ano escolar caracterstico do currculo comum, uma vez que apenas frequentam um currculo funcional, centrado nos contextos de vida, promotor do desenvolvimento de competncias pessoais, sociais, e, sempre que possvel, ligadas insero no mercado de trabalho, consignados num Plano Individual de Transio, de acordo com os artigos 14. e 21. do DecretoLei n. 3/2008, de 7 de janeiro. Os alunos que frequentaram um currculo especfico individual no ensino bsico podem prosseguir o seu currculo especfico individual ao abrigo do disposto nos artigos 14. e 21. do DecretoLei n. 3/2008, de 7 de janeiro. Aos alunos que frequentam um currculo especfico individual ser emitido um certificado para efeitos de admisso no mercado de trabalho.

ATENO:

Um currculo funcional deve responder s reais necessidades educativas especiais de um aluno com limitaes graves do domnio cognitivo, que no consegue adquirir os mesmos contedos programticos que os seus pares, tendo em conta todos os contextos em que decorre a sua vida: casa, escola e comunidade, ou seja, um currculo centrado nas aprendizagens funcionais que um aluno deve saber fazer para funcionar em ambientes diversos. Assim, um currculo especfico individual implica obrigatoriamente a reduo e eliminao de contedos programticos estabelecidos para cada disciplina, sendo estes substitudos por contedos especficos, atividades e estratgias que permitam ao aluno adquirir conhecimentos para desenvolver competncias funcionais que lhe proporcione

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

uma vida autnoma e independente, bem como uma integrao social e profissional com sucesso. A aplicao inadequada e imponderada de currculos especficos individuais a alunos que no tenham limitaes do domnio cognitivo, implica consequncias graves e muito limitativas do seu percurso escolar e compromete as expectativas para o seu progresso educativo, social e profissional. Esta medida educativa deve ser aplicada de forma muito residual e criteriosa, exigindo uma avaliao rigorosa do aluno que apresenta limitaes graves do domnio cognitivo, considerando que apenas conduz obteno de um certificado de competncias adquiridas para efeitos de admisso no mercado de trabalho. Assim, se for aplicado indevidamente um currculo especfico individual a um aluno que tenha capacidades de aprendizagem e de aquisio dos contedos programticos do currculo comum, estse a prejudicar, de forma inadmissvel, o percurso de vida de um jovem, que muito dificilmente conseguir retomar as aprendizagens do currculo comum.

4. Como podem os alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente usufruir de condies especiais na realizao das provas e exames?

Os requerimentos de condies especiais na realizao de provas e exames, para alunos do ensino bsico e do ensino secundrio, so formalizados pelo diretor do agrupamento de escolas ou escolas no agrupadas/estabelecimento de ensino, doravante designados no seu conjunto por escola, diretamente na plataforma online do Jri Nacional de Exames, deixando de existir anexos/requerimentos em suporte de papel (ver Seco III Instrues para a introduo de dados na plataforma do Jri Nacional de Exames para solicitar condies especiais na realizao de provas e exames para alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente Seco IV Documentos a anexar na plataforma online na Parte I Dados do aluno, aps digitalizao em pdf). Apenas os processos referidos nos nmeros 49 e 50 da Seco II so enviados ao Presidente do JNE em suporte de papel. O preenchimento dos requerimentos na plataforma online do JNE s pode ser efetuado entre 10 e 24 de maro de 2014, data a partir da qual a plataforma encerrada, no sendo permitido o registo de novos alunos, alterao de dados de alunos j registados ou submisso de documentos digitalizados em pdf.


NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

Considerando o carcter confidencial dos dados referentes a cada aluno com necessidades educativas especiais, o registo mencionado da responsabilidade do diretor da escola ou de um docente por ele nomeado para o efeito.

ATENO:

PLATAFORMA ONLINE do JNE http://area.dge.mec.pt/jnenee Instrues de preenchimento nas Seco III e Seco IV Requerimento de condies especiais de exame efetuada na plataforma entre 10 e 24 de maro de 2014 A partir de 24 de maro de 2014 j no possvel ter acesso plataforma ENSINO BSICO A autorizao de todas as condies especiais de exame para os alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente na realizao das provas finais de Portugus e de Matemtica e das provas de equivalncia frequncia dos 4., 6. e 9. anos da responsabilidade do diretor da escola, sendo obrigatrio para cada aluno o preenchimento do requerimento na plataforma online do JNE para despacho de autorizao. ENSINO SECUNDRIO A autorizao de todas as condies especiais de exame para os alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente na realizao dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia dos 11. e 12. anos da responsabilidade do Presidente do Jri Nacional de Exames, sendo obrigatrio para cada aluno o preenchimento do requerimento na plataforma online do JNE para ulterior despacho de autorizao.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

Ateno: A concesso das condies especiais de exame para os alunos do ensino secundrio fica sujeita autorizao prvia do Presidente do JNE, a qual ser comunicada ao diretor da escola atravs da plataforma do JNE nos prazos estabelecidos no Regulamento das Provas e Exames do Ensino Bsico e do Ensino Secundrio. 5. Quem o responsvel pela autorizao de condies especiais na realizao das provas de exame? A autorizao de condies especiais na realizao das provas de exame para os alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente da responsabilidade do: Diretor da escola para os alunos dos 4., 6. e 9. anos do ensino bsico; Presidente do JNE para os alunos 11. e 12. anos do ensino secundrio. Ateno: competncia do diretor da escola a autorizao de condies especiais na realizao das provas finais de ciclo, das provas finais a nvel de escola e das provas de equivalncia frequncia para os alunos do ensino bsico (ver n. 28 da Seco IV). competncia do Presidente do JNE a autorizao de condies especiais na realizao dos exames finais nacionais, dos exames a nvel de escola e das provas de equivalncia frequncia para os alunos do ensino secundrio (ver n. 29 da Seco IV). 6. Quando se solicitam as condies especiais de realizao de provas e exames? ENSINO BSICO O professor titular de turma (1. ciclo) ou o diretor de turma (2. e 3. ciclos) formaliza ao diretor da escola uma proposta de aplicao de condies especiais na realizao das provas finais de ciclo e das provas de equivalncia frequncia por cada aluno do 4., 6. e 9. ano, para posterior introduo de dados na plataforma online pelo diretor da escola entre 10 e 24 de maro de 2014. O diretor da escola deve registar na plataforma online os dados do aluno, a caracterizao das suas necessidades educativas especiais e as condies especiais de
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

realizao de provas finais de ciclo e de provas de equivalncia frequncia que efetivamente vai autorizar, aps anlise da proposta apresentada pelo professor titular de turma ou diretor de turma (ver Seco III). Posteriormente deve ser impresso o Requerimento/Despacho Condies especiais
na realizao de provas do ensino bsico que discrimina:

designao do agrupamento de escolas ou escola no agrupada dados do aluno caracterizao das necessidades educativas especiais do aluno condies especiais a requerer para realizao das provas do ensino bsico parecer do professor titular de turma ou diretor de turma assinatura do encarregado de educao e despacho de autorizao do diretor da escola.

Devem ser inseridos na plataforma, apenas para conhecimento do JNE, e aps digitalizao em pdf de cada um dos seguintes documentos (ver Seco IV): Requerimento/despacho com o Despacho de autorizao do diretor da escola devidamente assinado por todos os intervenientes; programa educativo individual; despacho de autorizao de condies especiais concedidas em anos anteriores relativas ao ensino bsico; InformaoProva Final a Nvel de Escola por cada disciplina, quando for autorizada a condio especial: prova final a nvel de escola; relatrio atualizado de mdico da especialidade ou de diagnstico psicolgico; outros documentos considerados teis para avaliao da deficincia; Ficha B Levantamento das dificuldades especficas do aluno relativamente dislexia para os alunos com dislexia. Para os alunos autopropostos do ensino bsico com necessidades educativas especiais referidos nas alneas a), b), c) e d) do n. 1 do artigo 3. do Regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Bsico e do Ensino Secundrio, o diretor da escola procede de forma semelhante quanto introduo de
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

10

dados dos alunos internos, devendo ser digitalizados e inseridos na plataforma os documentos atrs referidos existentes no processo do aluno. No caso dos alunos autopropostos apresentarem necessidades educativas especiais de carcter permanente referidas no n. 22 (ex: aluno com baixa
viso), deve ser assinalado na plataforma que o aluno se encontra ao abrigo do

DecretoLei n. 3/2008, quer tenha sido elaborado ou no um programa educativo individual. Se as necessidades educativas destes alunos se enquadram nas situaes descritas na Seco II (ex: aluno diabtico), deve ser assinalado na plataforma que no est abrangido pelo DecretoLei n. 3/2008, quer tenha sido elaborado ou no um relatrio tcnicopedaggico. Aos alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente que estejam em condies de serem admitidos s provas de equivalncia frequncia, na qualidade de autopropostos, e a quem j tenham sido autorizadas condies especiais para a realizao das provas finais de ciclo, devem ser aplicadas naquelas as mesmas condies j autorizadas pelo diretor da escola. ENSINO SECUNDRIO Aps o prazo normal de inscrio para admisso s provas de exame do ensino secundrio da 1. fase (10 a 19 de maro de 2014) os diretores de turma formalizam ao diretor da escola uma proposta de aplicao de condies especiais na realizao dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia por cada aluno, para introduo de dados na plataforma online do JNE pelo diretor da escola entre 10 e 24 de maro de 2014, para posterior anlise e deciso caso a caso pelo Presidente do JNE. O diretor da escola deve registar na plataforma online os dados do aluno, a caracterizao das suas necessidades educativas especiais e as condies especiais de exame apresentadas pelo diretor de turma (ver Seco III). Posteriormente deve ser impresso o Requerimento Condies especiais na
realizao de provas e exames do ensino secundrio que discrimina:

designao do agrupamento de escolas ou escola no agrupada dados do aluno

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

11

caracterizao das necessidades educativas especiais do aluno condies especiais a requerer para realizao das provas do ensino secundrio

parecer do diretor de turma parecer do diretor da escola e assinatura do encarregado de educao.

Devem ser inseridos na plataforma para anlise e deciso do Presidente do JNE e aps digitalizao em pdf de cada um dos seguintes documentos (ver Seco IV): requerimento de condies especiais de exame, com os pareceres do diretor de turma e do diretor de escola e devidamente assinado por todos os intervenientes; boletim de inscrio nos exames; carto de cidado/bilhete de identidade; registo biogrfico; despacho de autorizao do Presidente do JNE/diretor da escola de condies especiais concedidas em anos anteriores relativas ao ensino bsico ou ao ensino secundrio; programa educativo individual; InformaoExame a Nvel de Escola por cada disciplina, quando for solicitada a condio especial: exame a nvel de escola; relatrio atualizado de mdico da especialidade ou de diagnstico psicolgico; outros documentos considerados teis para avaliao da deficincia; Ficha B Levantamento das dificuldades especficas do aluno relativamente dislexia para os alunos com dislexia. Para os alunos autopropostos do ensino secundrio com necessidades educativas especiais de carter permanente referidos nas alneas a), b), c) e d) do n. 2 do artigo 3. do Regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Bsico e do Ensino Secundrio, o diretor da escola procede de forma semelhante quanto

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

12

introduo de dados dos alunos internos, devendo ser digitalizados e inseridos na plataforma online os documentos atrs referidos existentes no processo do aluno. No caso dos alunos autopropostos apresentarem necessidades educativas especiais de carcter permanente referidas no n. 22 (ex: aluno cego), deve ser assinalado na plataforma que o aluno se encontra ao abrigo do DecretoLei n. 3/2008, quer tenha sido elaborado ou no um programa educativo individual. Se as necessidades educativas especiais destes alunos se enquadram nas situaes descritas na Seco II (ex: aluno diabtico), deve ser assinalado na plataforma que no est abrangido pelo DecretoLei n. 3/2008, quer tenha sido elaborado ou no um relatrio tcnicopedaggico. 7. Um aluno a quem tenha sido autorizado condies especiais de realizao de provas ou exames para a 1. fase/1. chamada tem de as requerer novamente caso pretenda delas usufruir na 2. fase/2. chamada? No. As condies especiais de realizao de provas ou exames autorizadas aos alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente dos ensinos bsico e secundrio para a 1. fase/1. chamada so vlidas para a 2. fase/2. chamada das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia. 8. O encarregado de educao tem de autorizar a aplicao de qualquer condio especial na realizao de provas ou exames? Sim. A aplicao de qualquer condio especial na realizao de provas ou exames s pode concretizarse aps a autorizao expressa do encarregado de educao, o qual deve assinar obrigatoriamente os requerimentos impressos pelo diretor da escola a partir da plataforma online, que discriminam as condies especiais propostas pelo professor titular de turma ou pelo diretor de turma. 9. Quem responsvel pela aplicao das condies especiais na realizao de provas ou exames? O diretor da escola responsvel pela aplicao das condies especiais na realizao das provas finais de ciclo, provas finais a nvel de escola, exames finais nacionais, exames a nvel de escola e provas de equivalncia frequncia, quer tenham sido autorizadas por ele prprio quer venham a ser autorizadas pelo Presidente do JNE,

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

13

competindolhe desencadear os mecanismos que entender necessrios sua aplicao. 10. Que documentao deve ser organizada pelo diretor da escola durante o perodo da realizao das provas ou exames? A documentao que, para cada aluno, fundamenta e legitima a aplicao de condies especiais de realizao de provas ou exames pelo diretor da escola constituda pelo Despacho de autorizao do diretor da escola (ensino bsico) ou do Presidente do JNE (ensino secundrio), bem como pelo programa educativo individual do aluno e pela ata do conselho de docentes ou do conselho de turma onde foi formalizada a proposta j apresentada em maro pelo professor titular de turma ou pelo diretor de turma ao diretor da escola, a qual prope as condies especiais na realizao de provas ou exames. A documentao referida deve ficar sob a alada do diretor da escola durante o perodo definido para a realizao das provas finais de ciclo do ensino bsico e dos exames finais nacionais do ensino secundrio, para consulta dos servios da Inspeo Geral da Educao e Cincia. Findo o processo da avaliao externa, o Requerimento/Despacho (ensino bsico) ou o Requerimento e Despacho de Autorizao (ensino secundrio) devem constar do respetivo processo individual do aluno. 11. Se um aluno do 2. ou do 3. ciclo estiver matriculado por disciplinas, em que momento realiza as provas finais de ciclo de Portugus e ou de Matemtica? O aluno com necessidades educativas especiais de carcter permanente se estiver matriculado por disciplinas ao abrigo do n. 3 do artigo 19. do DecretoLei n. 3/2008, tem de realizar a prova final de ciclo de Portugus e/ou de Matemtica no ano letivo em que frequentar a disciplina. ATENO: Para efeitos do programa informtico ENEB e de publicitao de pautas, no caso de um aluno que est matriculado por disciplinas, os servios de administrao escolar devem proceder da seguinte forma: no primeiro ano, em que o aluno realiza apenas uma das provas, deve ser removida a inscrio na outra prova. Esta operao nem estritamente necessria pois poderse simplesmente manter a

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

14

inscrio nas duas provas e marcar falta na prova que o aluno no realiza; o aluno fica mencionado na pauta final da turma como No aprovado, uma vez que no realizou ainda as provas necessrias concluso do ciclo; no ano da concluso necessrio um procedimento adicional, que consiste em recuperar a classificao da prova realizada no ano anterior, para alm da prova que o aluno realiza. Para esse efeito a classificao da prova realizada no ano anterior registada manualmente, com o n. convencional 1 (menos um, que significa no foi realizada este ano nesta escola); a pauta final da turma publicitada j com a situao que decorre das suas avaliaes internas e dos resultados das duas provas finais de ciclo.

12. Que alunos do ensino bsico podem realizar provas finais a nvel de escola de Portugus e/ou de Matemtica nos 4., 6. e 9. anos? Apenas em casos excecionais, os alunos cegos, com baixa viso, surdos severos ou profundos, com limitaes motoras severas, com limitaes do domnio cognitivo ou com limitaes do domnio emocional e de personalidade (ver n.s 22 e 23) podem realizar provas finais a nvel de escola nas disciplinas de Portugus e/ou de Matemtica se, relativamente prova caracterizada na InformaoProva final da responsabilidade do IAVE, I.P. necessitarem de alteraes nos instrumentos de avaliao ao nvel da estrutura das provas e na tipologia e formulao dos itens.

As provas finais a nvel de escola de Portugus e/ou de Matemtica dos 4., 6. e 9.


anos de escolaridade devem respeitar as adequaes no processo de avaliao (artigo
20. do DecretoLei n.3/2008),

constantes do programa educativo individual de cada

aluno, tendo como referncia os contedos dos programas das disciplinas e,

supletivamente, as metas curriculares estabelecidas para as correspondentes provas finais de ciclo de Portugus e de Matemtica dos 4., 6. e 9. anos de escolaridade,
devendo ter em conta as caractersticas de aprendizagem e as dificuldades especficas de cada aluno.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

15

13. Que provas de avaliao externa realizam os alunos surdos dos 6. e 9. anos que frequentam as Escolas de Referncia de Ensino Bilingue para Alunos Surdos? Os alunos surdos dos 6. e 9. anos de escolaridade que frequentam as Escolas de Referncia de Ensino Bilingue Para Alunos Surdos realizam a prova final de Portugus Lngua Segunda (PL2), em substituio da prova final de Portugus. A prova final dos 2. e 3. ciclos de PL2 , no presente ano letivo, elaborada a nvel de escola e autorizada pelo diretor da escola, devendo ser assinalado no programa PFEB e ENEB, respetivamente, com os cdigos utilizados para a prova finais de Portugus a nvel de escola, ou seja, 51 (6. ano) e 81 (9. ano). Estes alunos realizam tambm a prova final de ciclo de Matemtica de mbito nacional ou a nvel de escola. 14. Que modalidades de provas ou exames podem realizar os alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente do ensino secundrio? Os alunos cegos, com baixa viso, surdos severos ou profundos, com limitaes motoras severas, com necessidades especiais de sade decorrentes de situaes clnicas graves ou com limitaes do domnio emocional e de personalidade (referidos no n. 23) dos 11. ou 12. anos e abrangidos pelo DecretoLei n. 3/2008, que pretendam apenas a obteno do diploma de concluso do ensino secundrio podem, relativamente ao seu plano de estudos, optar por uma das seguintes hipteses: a) realizar os exames finais nacionais nas disciplinas sujeitas a exame final nacional; b) realizar os exames a nvel de escola a todas as disciplinas sujeitas a exame final nacional. Os referidos alunos que pretendam concluir o ensino secundrio e prosseguir estudos no ensino superior podem, relativamente ao seu plano de estudos, optar por uma das seguintes hipteses: a) realizar os exames finais nacionais nas disciplinas sujeitas a exame final nacional; b) realizar os exames finais nacionais nas disciplinas que queiram eleger como provas de ingresso para candidatura ao ensino superior e exames a nvel de escola nas restantes disciplinas sujeitas a exame final nacional.
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

16

15. Que documento necessrio ser elaborado pela escola para a realizao de provas ou exames a nvel de escola? Para a realizao de provas finais a nvel de escola para os alunos do ensino bsico e de exames a nvel de escola para os alunos do ensino secundrio tem de ser elaborado o seguinte documento: InformaoProva Final a Nvel de Escola a ser elaborada para cada disciplina, quando for autorizado pelo diretor de escola provas finais a nvel de escola nas disciplinas de Portugus e de Matemtica para alunos referidos nos n.s 22 e 23. InformaoExame a Nvel de Escola a ser elaborada por cada disciplina que seja requerida ao JNE a realizao de exame a nvel de escola por alunos cegos, com baixa viso, surdos severos ou profundos, com limitaes motoras severas, com necessidades especiais de sade decorrentes de situaes clnicas graves ou com limitaes do domnio emocional e de personalidade do ensino secundrio. Estes dois documentos tm de considerar as alteraes nos instrumentos de avaliao ao nvel da estrutura das provas e na tipologia e formulao dos itens resultantes das limitaes dos alunos referidos, o qual deve ter uma estrutura anloga Informao Prova Final (ensino bsico) ou InformaoExame (ensino secundrio) de cada disciplina elaborada pelo IAVE, I.P. Os documentos InformaoProva Final a Nvel de Escola (ensino bsico) ou InformaoExame a Nvel de Escola (ensino secundrio) tm de ser divulgados junto de cada aluno que realiza este tipo de provas ou exames, bem como do respetivo encarregado de educao: 16. Quem elabora as provas finais a nvel de escola do ensino bsico e os exames a nvel de escola do ensino secundrio? Ao diretor da escola compete assegurar a constituio das equipas de elaborao dos enunciados e respetivos critrios de classificao das provas finais a nvel de escola
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

1. e 2. ciclos at 22 de abril 3. ciclo e ensino secundrio at 16 de maio.

17

ou dos exames a nvel de escola. Para cada disciplina constituda uma equipa de dois professores que tenham lecionado a disciplina, devendo o diretor da escola nomear um dos elementos como coordenador. Esta equipa deve ainda contar com a colaborao do docente de educao especial; As provas finais e exames a nvel de escola referidas no n. 22 so elaboradas sob a orientao e responsabilidade do conselho pedaggico, que aprova a sua estrutura, cotaes e respetivos critrios de classificao de acordo com o programa educativo individual de cada aluno por proposta do grupo disciplinar ou do departamento curricular, com observncia do seguinte: Ao departamento curricular compete propor ao conselho pedaggico a Informao Prova Final a Nvel de Escola de cada disciplina do ensino bsico ou a Informao Exame a Nvel de Escola de cada disciplina do ensino secundrio, da qual devem constar: objeto de avaliao, caratersticas e estrutura, critrios gerais de classificao, material e durao; Aps a sua aprovao pelo conselho pedaggico, a InformaoProva Final a Nvel de Escola ou a InformaoExame a Nvel de Escola de cada disciplina deve ser divulgada junto dos alunos que realizam este tipo de prova, bem como dos respetivos encarregados de educao; Compete ao coordenador de cada equipa assegurar o cumprimento das orientaes e decises do conselho pedaggico; O enunciado da prova deve conter as respetivas cotaes; Aps a realizao de cada prova pelos alunos, os respetivos critrios especficos de classificao devem ser afixados em lugar pblico do estabelecimento de ensino. 17. Qual o calendrio das provas e exames finais a nvel de escola? A calendarizao das provas e exames finais a nvel de escola da responsabilidade do diretor da escola, devendo ocorrer nas datas previstas no calendrio anual de exames, Despacho n. 8248/2013, de 25 de junho, para as respetivas provas finais de ciclo ou exames finais nacionais. Quando esta data comum no for possvel, devido s limitaes funcionais ou s condies clnicas do aluno, estas provas a nvel de escola devem ser calendarizadas nos perodos em que decorrem as provas e exames de mbito nacional, em dias ou horas diferenciadas.
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

18

A afixao da classificao das provas finais a nvel de escola e dos exames a nvel de escola tem lugar nas datas previstas no calendrio anual de provas e exames Despacho n. 8248/2013. 18. Os exames a nvel de escola para os alunos do ensino secundrio tm, necessariamente, de ser requeridos ao JNE? Sim. Os exames a nvel de escola, para os alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente do ensino secundrio, tm de ser requeridos ao Presidente do JNE, tal como qualquer outra condio especial de exame. 19. As provas de exame a nvel de escola tm um cdigo de exame prprio? Sim. As provas finais e exames a nvel de escola do ensino bsico e do ensino secundrio, para os alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente tm cdigos de provas e de exame prprios, atribudos pelos Programas PFEB, ENEB e ENES. No caso dos alunos do ensino secundrio os cdigos dos exames a nvel de escola devem ser corretamente assinalados no boletim de inscrio de exames. 20. Qual a durao das provas e exames finais a nvel de escola? ENSINO BSICO As provas finais a nvel de escola de Portugus e de Matemtica tm a durao da correspondente prova final de ciclo, ou seja, 90 minutos. A tolerncia de trinta minutos estipulada no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, de 6 de maro, apenas concedida s provas finais de ciclo do ensino bsico constantes dos Anexos V e VI do Despacho n. 8248/2013, de 25 de junho, no se aplicando automaticamente s provas finais a nvel de escola. Considerando que as provas finais a nvel de escola so elaborados para responder s necessidades educativas especiais do aluno, devem, sempre que possvel, evitar a necessidade de tolerncia para alm do tempo regulamentar.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

19

No entanto, quando absolutamente necessrio, pode ser autorizada tolerncia de tempo para alm dos 90 minutos na realizao de provas finais a nvel de escola. Esta tolerncia deve ser a adequada s necessidades educativas especiais do aluno. Excecionalmente, nas situaes muito complexas em que a realizao da prova exija da parte do aluno um esforo fsico muito acentuado atingindo rapidamente o seu limiar de fadiga, a prova final a nvel de escola pode ser realizada em mais do que um momento, a fim de no prejudicar a sua prestao (ex: 45m + 45m ou 30m + 30m + 30m). Nestes casos, a prova fracionada pode ser realizada no mesmo dia ou em dias diferentes, no obedecendo, necessariamente, s datas estabelecidas no calendrio de exames. Assim, nos 1. e 2. ciclos devem ser realizadas entre 19 e 21 de maio e no 3. ciclo entre 17 e 23 de junho. Estas situaes constituem uma exceo ao mencionado no n. 17 deste documento. ENSINO SECUNDRIO Os exames a nvel de escola tm a durao regulamentar para os correspondentes exames finais nacionais, constantes do Anexo VII Despacho n. 8248/2013, (calendrio anual de provas e exames), ou seja, 90min, 120min ou 150min. A tolerncia de 30 minutos concedida aos exames finais nacionais do ensino secundrio, ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, no se aplica automaticamente aos exames a nvel de escola. Considerando que os exames a nvel de escola so elaborados para responder s necessidades educativas especiais do aluno, devem, sempre que possvel, evitar a necessidade de tolerncia para alm do tempo regulamentado. No entanto, quando absolutamente necessrio, pode ser autorizada tolerncia de tempo para alm dos 90, 120 ou 150 minutos na realizao dos exames a nvel de escola. Esta tolerncia deve ser a adequada s necessidades educativas especiais do aluno. 21. Quem classifica as provas ou exames dos alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente? A classificao das provas finais de ciclo, provas finais a nvel de escola, exames finais nacionais e exames a nvel de escola sempre da responsabilidade do Jri Nacional de

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

20

Exames, de acordo com o estipulado no Regulamento das Provas e Exames do Ensino Bsico e do Ensino Secundrio. Para efeitos de classificao, as provas e os exames finais a nvel de escola realizados por alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente, so enviados, em envelope separado, para o Agrupamento de Exames, acompanhados dos respetivos enunciados e critrios de classificao. A classificao das provas finais de ciclo, provas finais a nvel de escola, exames finais nacionais e exames a nvel de escola realizados por alunos que frequentam Escolas de Referncia, ao abrigo do DecretoLei n.3/2008, da responsabilidade do JNE, devendo tambm ser enviados ao respetivo Agrupamento de Exames. O diretor da escola deve, salvaguardando o anonimato dos alunos, comunicar oficialmente ao responsvel do Agrupamento de Exames o nmero de: provas finais a nvel de escola dos 1. e 2. ciclos at 2. semana de abril; provas finais a nvel de escola do 3. ciclo at 1. semana de junho; exames a nvel de escola do ensino secundrio at 1. semana de junho. 22. De que condies especiais de realizao de provas ou exames pode, ento, usufruir um aluno com necessidades educativas especiais de carcter permanente? Vejamos, A TTULO DE EXEMPLO, algumas condies especiais na realizao das provas finais de ciclo do ensino bsico e nos exames finais nacionais do ensino secundrio que podem ser adotadas associadas ou isoladamente, de acordo com a especificidade de cada aluno: ALUNOS CEGOS
Alunos que apresentam limitaes significativas das funes visuais (acuidade visual, campo visual, viso das cores) ou das funes das estruturas adjacentes do olho resultando, ao nvel das atividades e participao, em dificuldades acentuadas, nomeadamente, na comunicao (leitura e escrita), da orientao e mobilidade e da aprendizagem e aplicao de conhecimentos. (Ex: cegueira total; cegueira parcial).

provas finais de ciclo em braille a requerer EMEC pela escola (ver NOTAS 1 e 2); exames finais nacionais em braille a requerer EMEC pelo JNE (ver NOTAS 1 e 3); provas finais de ciclo em formato DAISY a requerer EMEC pela escola (ver NOTAS 1 e 2); exames finais nacionais em formato DAISY a requerer EMEC pelo JNE (ver NOTAS 1 e 3);
21

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

provas finais a nvel de escola do ensino bsico ou exames a nvel de escola do ensino secundrio (ver n.s 12 e 14 deste documento);

tolerncia nas provas finais de ciclo ou nos exames finais nacionais para alm dos 30min concedidos ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014;

tolerncia nas provas finais a nvel de escola ou nos exames a nvel de escola; utilizao de mquina braille e outras tecnologias de apoio; mquina de calcular sonora; realizao das provas em sala parte permitindo a utilizao de meios informticos ou que um professor que no tenha lecionado a disciplina em exame leia o enunciado da prova ao aluno (particularmente no caso de alunos que ainda dominam mal a leitura da grafia braille).

ALUNOS COM BAIXAVISO


Alunos que apresentam limitaes significativas das funes visuais (acuidade visual, campo visual, viso das cores) ou das funes das estruturas adjacentes do olho resultando, ao nvel das atividades e participao, em dificuldades acentuadas, nomeadamente na comunicao (leitura e escrita), da orientao e mobilidade e da aprendizagem e aplicao de conhecimentos. (Ex: atrofia do nervo tico; cataratas congnitas; degenerescncia macular; glaucoma; retinopatias, doena de Stargardt; nistagmos; deslocamento de retina; etc.).

provas finais de ciclo em formato digital, para ampliao, a requerer EMEC pela escola (ver NOTAS 1 e 2);

exames finais nacionais em formato digital, para ampliao, a requerer EMEC pelo JNE (ver NOTAS 1 e 3);

provas finais de ciclo em formato DAISY a requerer EMEC pela escola (ver NOTAS 1 e 2);

exames finais nacionais em formato DAISY a requerer EMEC pelo JNE (ver NOTAS 1 e 3);

provas finais a nvel de escola do ensino bsico ou exames a nvel de escola do ensino secundrio (ver n.s 12 e 14 deste documento);

tolerncia nas provas finais de ciclo ou nos exames finais nacionais para alm dos 30min concedidos no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014;

tolerncia nas provas finais a nvel de escola ou nos exames a nvel de escola; utilizao de auxiliares tcnicos de leitura (lupa, lupa TV, candeeiro de luz fria, etc.);
22

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

situarse na sala de exame no local mais apropriado em termos de iluminao, ainda que no obedecendo ordem de pauta;

realizao das provas em sala parte, separado dos restantes examinandos, permitindo a utilizao de meios informticos ou que um professor que no tenha lecionado a disciplina em exame leia o enunciado da prova ao aluno.

NOTAS:

1. Apenas devem requisitar as provas de exame em formato DAISY os alunos cegos ou com baixa viso que j dominem com muita destreza este programa. Caso contrrio, devem requisitar as provas em verso braille ou em formato digital. 2. A requisio das provas finais de ciclo do ensino bsico em verso braille, em formato digital ou em formato DAISY deve ser requerida diretamente atravs da plataforma da Editorial do Ministrio da Educao e Cincia e, simultaneamente, assinalada na plataforma do Jri Nacional de Exames. 3. Os exames finais nacionais do ensino secundrio em verso braille, em formato digital ou em formato DAISY devem ser requeridos, simultaneamente, na plataforma do Jri Nacional de Exames e tambm assinalados na requisio de provas atravs da plataforma da Editorial do Ministrio da Educao e Cincia.

No caso dos alunos cegos ou com baixa viso que realizarem provas finais a nvel de escola, exames a nvel de escola ou provas de equivalncia frequncia, a sua verso em braille, em formato digital ou ampliada da responsabilidade do estabelecimento de ensino. ALUNOS SURDOS SEVEROS OU PROFUNDOS
Alunos que apresentam limitaes significativas das funes auditivas, nomeadamente, das funes de discriminao auditiva, de localizao de fontes sonoras, de lateralizao do som e de discriminao da linguagem oral, resultando, ao nvel das atividades e participao, em dificuldades acentuadas na comunicao oral e no acesso linguagem escrita.

tolerncia nas provas finais de ciclo ou nos exames finais nacionais para alm dos 30min concedidos ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014;

provas finais a nvel de escola do ensino bsico ou exames a nvel de escola do ensino secundrio (ver n.s 12 e 14 deste documento);

tolerncia nas provas finais a nvel de escola ou nos exames a nvel de escola;
23

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

consulta de dicionrio de lngua portuguesa; presena do intrprete de Lngua Gestual Portuguesa; realizao das provas em sala parte, separados dos restantes examinandos, permitindo a presena do intrprete de LGP;

realizao do exame final nacional do ensino secundrio de Portugus (cdigo 239).

ALUNOS COM LIMITAES MOTORAS SEVERAS


Alunos com deficincia motora permanente congnita ou adquirida que apresentam limitaes significativas das funes neuromusculoesquelticas e relacionadas com o movimento resultando, ao nvel das atividades e participao, em dificuldades acentuadas, nomeadamente, nas funes das articulaes e dos ossos, musculares (fora muscular, tnus muscular e resistncia muscular) e do movimento, na autonomia pessoal e social e de mobilidade. (Ex: paralisia cerebral; distrofias musculares progressivas; spna bfida; miopatias congnitas; traumatismo crnio enceflicos; traumatismos vertebromedular; artrogripose mltipla congnita; hidrocefalia; malformaes congnitas; determinadas situaes clnicas com acentuado dfice motor; etc.).

tolerncia nas provas finais de ciclo ou nos exames finais nacionais para alm dos 30min concedidos ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014;

provas finais a nvel de escola do ensino bsico ou exames a nvel de escola do ensino secundrio (ver n.s 12 e 14 deste documento);

tolerncia nas provas finais a nvel de escola ou nos exames a nvel de escola; realizao das provas em sala parte, separado dos restantes examinandos, permitindo a utilizao de mquinas de escrever adaptadas, capacete com ponteiro de escrita, meios informticos ou que um professor que no tenha lecionado a disciplina em exame leia o enunciado da prova e auxilie o aluno no manuseamento do equipamento e folhas de prova;

utilizao de equipamento ergonmico (mesa e/ou cadeira adaptadas); pequena interrupo para deslocao casa de banho ou descanso postural; necessidade de reajustes posturais posio de sentado, necessitando de ajuda de um auxiliar de ao educativa;

realizao das provas em sala de fcil acesso quando o aluno se desloca em cadeira de rodas ou com apoio de outros auxiliares de marcha;

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

24

reescrita da prova realizada pelo aluno por um professor, quando a sua linguagem escrita apresenta dificuldades de legibilidade (n. 35 deste documento).

ALUNOS COM LIMITAES DO DOMNIO COGNITIVO e que no frequentam um currculo especfico individual, ao abrigo do artigo 21. do DecretoLei n. 3/2008, 7 de janeiro.
Alunos que apresentam limitaes significativas ao nvel das funes mentais (intelectuais; ateno; memria; perceo; pensamento) e das funes cognitivas de nvel superior (abstrao, organizao e planeamento, gesto do tempo, flexibilidade cognitiva, autoconhecimento, resoluo de problemas) resultando, ao nvel da atividade e participao, dificuldades acentuadas, nomeadamente, nos processos de aprendizagem e aplicao do conhecimento, de aquisio de competncias, de concentrao da ateno, de pensamento e de resoluo de problemas (Ex: distrbios genticos, trissomia 21, fenilcetonria, sndrome de Rett, sndrome de Williams, sndrome MartinBell (Xfrgil).

tolerncia nas provas finais de ciclo para alm dos 30min concedidos ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014;

provas finais a nvel de escola do ensino bsico (ver n. 12 deste documento); tolerncia nas provas finais a nvel de escola; realizao das provas em sala parte permitindo a utilizao de meios informticos ou que um professor que no tenha lecionado a disciplina em exame leia o enunciado da prova ao aluno.

ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SADE DECORRENTES DE SITUAES CLNICAS GRAVES abrangidos pelo DecretoLei n. 3/2008, 7 de janeiro
Alunos com limitaes significativas das funes do corpo, nomeadamente, do aparelho cardiovascular, sistema hematolgico e imunolgico, aparelho respiratrio, aparelho digestivo, urinrio e das estruturas da pele que, requerendo cuidados mdicos ou teraputicos sistemticos, apresentam dificuldades acentuadas na assiduidade, no processo de aprendizagem e na atividade e participao escolar (Ex: insuficincia renal crnica; doena de Crohn; doenas do foro oncolgico; epidermlise bolhosa; hidrocefalia; sequelas de acidente vascular cerebral; lpus eritematoso sistmico; artrogripose; epilepsia grave; esclerose mltipla; fibrose qustica; hemofilia; cardiopatias; doenas psiquitricas; fenda palatina; lbio leporino; etc.).

tolerncia nas provas finais de ciclo ou nos exames nacionais para alm dos 30min concedidos no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014;

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

25

provas finais a nvel de escola do ensino bsico ou exames a nvel de escola do ensino secundrio (ver n.s 12 e 14 deste documento);

tolerncia nas provas finais a nvel de escola ou nos exames a nvel de escola; utilizao de tecnologias de apoio, de equipamento ergonmico; reescrita das provas finais de ciclo ou dos exames finais nacionais; ditar as respostas das prova; pequenas interrupes para ingesto de algum alimento e/ou medicamento indispensvel ou at para pequenos perodos de descanso que permitam recuperao postural.

23. Que condies especiais de realizao de provas ou exames podem usufruir os alunos que apresentam limitaes do domnio emocional e de personalidade?

Os alunos que apresentam limitaes significativas nas funes psicossociais, de temperamento e da personalidade e emocionais resultando, ao nvel das atividades e participao, em dificuldades acentuadas na realizao de aes e tarefas necessrias para as interaes bsicas e complexas com os outros de forma adequada s diferentes situaes e convenincias sociais, nomeadamente, alunos com autismo, podem usufruir, quando necessrio, das condies especiais de realizao de provas ou exames que sejam as mais adequadas e que se encontram discriminadas para os alunos que apresentam limitaes do domnio cognitivo.

24. Como podem os alunos com necessidades especiais de sade usufruir de condies especiais na realizao das provas ou exames ? Os alunos com necessidades especiais de sade decorrentes de situaes clnicas graves devidamente confirmadas pelos servios de sade, podem usufruir de condies especiais de realizao de provas ou exames sob proposta do professor titular de turma ou do diretor de turma, sempre que a no aplicao destas condicione a realizao das provas ou exames nas mesmas condies dos outros alunos ou a sua classificao pelos respetivos professores classificadores, devendo as referidas adaptaes ser objeto de anlise e deciso caso a caso: pelo diretor da escola para os alunos do ensino bsico abrangidos ou no pelo DecretoLei n. 3/2008;

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

26

pelo Presidente do JNE para os alunos do ensino secundrio abrangidos ou no pelo DecretoLei n. 3/2008. Nestas situaes, o pedido de condies especiais de exame para os alunos com necessidades especiais de sade tambm devem ser registados na plataforma online do JNE no prazo atrs indicado. 25. Que condies especiais de realizao de provas ou exames podem usufruir os alunos que apresentam dislexia?

Para efeitos de no penalizao na classificao das provas finais de ciclo do ensino


bsico ou exames finais nacionais do ensino secundrio, pode ser aplicada a Ficha A, emitida pelo JNE, Apoio para classificao de provas de exame nos casos de dislexia, nas provas e exames realizados pelos alunos com dislexia diagnosticada e confirmada no 1. ciclo ou at ao final do 2. ciclo do ensino bsico, desde que: a) Os alunos do 4. ou do 6. ano estejam ao abrigo do DecretoLei n. 3/2008; b) Os alunos do 9., 11. e 12. anos estejam ao abrigo do DecretoLei n. 3/2008, e tenham usufrudo, ao longo do 3. ciclo ou do ensino secundrio, respetivamente, de apoios pedaggicos personalizados e/ou tecnologias de apoio, constantes do programa educativo individual. Quando o diretor da escola ou o Presidente do JNE autorize a aplicao da FICHA A na classificao das provas de exame, o secretariado de exames deve diligenciar para que a Ficha A com a respetiva Nota Explicativa, acompanhe obrigatoriamente cada prova final de ciclo ou exame final nacional realizados pelos alunos com dislexia, para efeitos de no penalizao da sua classificao. Com este objetivo existem duas fichas: A Ficha B (Levantamento das dificuldades especficas do aluno relativamente dislexia) o instrumento interno para registo das dificuldades do aluno, faz parte do seu processo de apoio educativo e funciona apenas como documento de suporte ao preenchimento da Ficha A (Apoio para classificao de provas de exame nos casos de dislexia). Os itens preenchidos nas reas da Expresso Escrita, da Linguagem Quantitativa, da Leitura e da Expresso tm, obrigatoriamente, de ser coincidentes na Ficha A e na Ficha B.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

27

A Ficha A e a Ficha B devidamente preenchidas devem integrar o processo individual do aluno (documentos em anexo presente Norma). Alunos com dislexia dos ensinos bsico e secundrio: tm de realizar, obrigatoriamente, as provas finais de ciclo do ensino bsico ou os exames finais nacionais do ensino secundrio, no podendo, de forma alguma, efetuar provas a nvel de escola; alm da Ficha A para a classificao das provas, os alunos dislxicos apenas podem usufruir da tolerncia de trinta minutos concedida s provas finais de ciclo ou aos exames finais nacionais, de acordo com o estipulado no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014; nas provas de equivalncia frequncia os alunos com dislexia podem usufruir de uma tolerncia de trinta minutos para alm da sua durao regulamentar, bem como a aplicao da Ficha A na classificao destas provas; nas provas de equivalncia frequncia estas condies especiais de exame tm de ser, obrigatoriamente, autorizadas pelo diretor da escola (ensino bsico) ou pelo Presidente do JNE (ensino secundrio). Alunos com dislexia severa dos ensinos bsico e secundrio: aos alunos com dislexia severa dos 4. ou 6. anos de escolaridade, que apresentam progressos muito lentos na aquisio de competncias de leitura e, consequentemente, dificuldades na compreenso e descodificao do significado do que lido, pode ser autorizada a leitura dos enunciados das provas finais de ciclo por um dos professores vigilantes, sendo indispensvel que as realizem em sala parte separados dos restantes examinandos; os alunos com dislexia severa do 9. ano e os alunos do ensino secundrio devem ter um nvel de automatismo na identificao das palavras escritas e de compreenso escrita igual ao da compreenso oral dos textos, dado que o diagnstico atempado ter permitido uma interveno/treino/reeducao pedaggica no mbito da leitura; Neste contexto, os alunos dislxicos mais velhos tornamse leitores mais fluentes e conseguem compreender o que leem, pelo que nestes anos de escolaridade deve ser evitada a leitura dos enunciados das provas;

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

28

No entanto, caso seja imprescindvel, pode ser autorizada pelo diretor da escola (ensino bsico) ou pelo Presidente do JNE (ensino secundrio) a leitura dos enunciados das provas de exame, sendo indispensvel que as realizem em sala parte separados dos restantes examinandos; Tambm pode ser autorizada a condio especial de exame: utilizao de computador para responder s questes das provas de exame, embora seja bloqueado o dicionrio do processador de texto e vedado o acesso internet, desde que esta tecnologia de apoio tenha sido usada ao longo da escolaridade do aluno, bem como na avaliao sumativa interna.

EM SNTESE:
Os alunos com dislexia tm de realizar, obrigatoriamente, as provas finais de ciclo do ensino bsico ou os exames finais nacionais do ensino secundrio, no podendo, em caso algum, realizar provas finais a nvel de escola ou exames a nvel de escola, respetivamente. CONDIES ESPECIAIS A AUTORIZAR PELO DIRETOR DA ESCOLA: 1. Os alunos com dislexia do 4. ou do 6. ano podem usufruir de: aplicao da ficha A na classificao das provas finais de ciclo tolerncia de trinta minutos concedidos s provas finais de ciclo, de acordo com o estipulado n. 26 do Despacho n. 3597A/2014 2. Os alunos com dislexia severa do 4. ou do 6. ano podem usufruir de: aplicao da ficha A na classificao das provas finais de ciclo tolerncia de trinta minutos concedidos s provas finais de ciclo, de acordo com o estipulado no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014 leitura dos enunciados das provas finais de ciclo

3. Os alunos com dislexia do 9. ano podem usufruir de: aplicao da ficha A na classificao das provas finais de ciclo tolerncia de trinta minutos concedidos s provas finais de ciclo, de acordo com o estipulado no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014 4. Os alunos com dislexia severa do 9. ano podem usufruir de: aplicao da ficha A na classificao das provas finais de ciclo tolerncia de trinta minutos concedidos s provas finais de ciclo, de acordo com o estipulado no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014 leitura dos enunciados das provas finais de ciclo CONDIES ESPECIAIS A AUTORIZAR PELO PRESIDENTE DO JNE: 1. Os alunos com dislexia do ensino secundrio podem usufruir de:
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

29

aplicao da ficha A na classificao das provas finais de ciclo tolerncia de trinta minutos concedidos aos exames finais nacionais, de acordo com o estipulado no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014

2. Os alunos com dislexia severa comprovadamente muito grave do ensino secundrio podem usufruir de: aplicao da ficha A na classificao dos exames finais nacionais tolerncia de trinta minutos concedidos aos exames finais nacionais, de acordo com o estipulado no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014 leitura dos enunciados dos exames finais nacionais

NOTAS:
A dislexia caraterizase por um padro de leitura em que predomina essencialmente a grande dificuldade na identificao das palavras escritas, desde as primeiras fases de aprendizagem, isto , desde a compreenso do princpio alfabtico e o comeo da descodificao. As competncias de leitura e escrita so fundamentais, pois constituem as aprendizagens elementares para a aquisio dos restantes contedos programticos. A dislexia mantmse ao longo da vida mas tratvel, devendo as abordagens especializadas sistemticas, as terapias psicopedaggicas e as estratgias educativas adequadas facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita, o que permite que os dislxicos aprendam a lidar com as suas dificuldades e a potenciar as suas capacidades. Deve ser efetuado um trabalho conjunto e planeado entre pais, professores e tcnicos, com o objetivo de incrementar mtodos de estudo de forma a desenvolver a capacidade de autonomia, bem como o sentido de responsabilidade e independncia dos alunos. Concluise, ento, que o diagnstico precoce, a regularidade do apoio e a aplicao de medidas educativas adaptadas s necessidades educativas especiais permitem aos dislxicos prosseguir o currculo escolar, ultrapassando gradualmente as suas dificuldades especficas. Sendo a dislexia uma perturbao da linguagem que nasce com a criana revelase como um obstculo para o sucesso escolar. Esta dificuldade para aprender a ler e a escrever implica que o professor titular de turma/diretor de turma desencadeie um processo de referenciao e de avaliao das necessidades educativas especiais de carcter permanente da criana, de acordo com o previsto no DecretoLei n. 3/2008, a fim de a dislexia ser diagnosticada nos primeiros anos de escolaridade do aluno. Neste contexto, aps os processos de referenciao e de avaliao o aluno deve ficar abrangido pelo DecretoLei n. 3/2008, usufruindo de medidas educativas, nomeadamente, apoio pedaggico personalizado na disciplina de Portugus e tecnologias de apoio com o recurso utilizao do computador nas tarefas escolares. As medidas educativas ao abrigo do DecretoLei n. 3/2008, que um aluno dislxico deve usufruir na escola de forma sistemtica e permanente, ao longo da sua escolaridade, contribuem para: reduzir o insucesso escolar aumentar a motivao do aluno na aprendizagem

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

30

progredir na velocidade leitora melhorar a escrita, ao nvel da caligrafia, bem como evitar os erros ortogrficos adquirir mtodos de trabalho e de estudo efetuar o reforo de contedos programticos. Desta forma, concluise que a evoluo das dificuldades dos dislxicos depende de diversos fatores, nomeadamente: tipo de dislexia e do seu grau de severidade diagnstico precoce regularidade da interveno especializada colaborao da famlia com todos os tcnicos e professores medidas educativas adequadas. As estratgias a promover pelos professores junto dos alunos dislxicos devem ser diferenciadas segundo o grau de severidade. Assim, para melhorar as competncias leitoras dos alunos, os professores devem: providenciar que o aluno dislxico seja acompanhado por um dos seus pares bons leitores, a fim de que este possa ajudlo a ler certos enunciados e textos; evitar que o aluno dislxico leia em voz alta; desenvolver a leitura, persistindo para que o aluno leia repetidamente at conseguir realizar a leitura de forma correta, fluente e compreensiva; definir com o aluno dislxico uma sucesso de objetivos a atingir e encorajlo a persistir nos seus esforos; analisar regularmente em conjunto com o aluno as suas dificuldades e fornecerlhe pistas para superlas; favorecer e estimular a utilizao do computador pelo aluno para ler, procurar informao e escrever corretamente; ajudar o aluno dislxico a aprender a utilizar um corretor de ortografia; procurar avaliar os seus conhecimentos mais frequentemente atravs da oralidade; explicarlhe as razes dos seus erros de ortografia e ajudlo a utilizar a escrita sem erros; na avaliao sumativa, os erros de ortografia no devem ser tidos em conta. Nas dislexias leves a moderadas, as dificuldades no desaparecem totalmente, mas no comprometem o percurso escolar dos alunos nem o prosseguimento de estudos, apesar de persistirem problemas de escrita. Nos casos de dislexia mais severa necessrio intervenes escolares especializadas permanentes, bem como o acompanhamento de especialistas. Neste contexto, a condio especial leitura do enunciado da prova apenas deve ser adotada como uma medida estratgica transitria, a aplicar na avaliao sumativa interna, devendo gradualmente ser abandonada medida que o aluno alcana autonomia no ato de leitura. Em situao de avaliao s deve ser praticada quando o aluno, particularmente no ensino bsico, apresentar uma velocidade de leitura to baixa que no lhe permita no final do texto ter uma compreenso global do sentido da mensagem 31

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

transmitida (ex: leitura silabada, com inverses sistemticas, prosdia alterada e acentuada lentido quer na leitura oral quer silenciosa). A aplicao desta medida em provas de avaliao sumativa externa exige a realizao de provas em sala parte, ficando o aluno separado dos restantes examinandos. de salientar que a grande maioria dos alunos com dislexia, no tem dislexia severa, dado que esta forma mais grave de dislexia apenas se verifica num nmero muito reduzido de alunos. Assim, de elevada importncia a aplicao sistemtica e adequada das medidas educativas contempladas no DecretoLei n. 3/2008, de forma a colmatar as dificuldades especficas de aprendizagem destes alunos, contribuir para que alcancem as metas curriculares estipuladas para cada disciplina e consigam obter resultados positivos na avaliao sumativa interna de cada disciplina. comum utilizarse a designao de dislexia para qualquer tipo de mau leitor, no entanto, a maioria dos maus leitores no so dislxicos. Os dislxicos so s cerca de 3% da populao escolar e no se pode concluir que sejam, necessariamente, piores leitores do que os maus leitores no dislxicos. No entanto, a maioria dos dislxicos, em situao de compreenso de texto, recorre s suas capacidades cognitivas e lingusticas para compensar, pelo menos, parcialmente, o seu dfice de identificao das palavras escritas.

26. Quem transcreve e ou descodifica as provas de exame realizadas em braille por alunos cegos? Compete ao diretor da escola designar um docente com formao especializada em educao especial no domnio da viso ou solicitlo ao respetivo servio regional da DireoGeral dos Estabelecimentos Escolares DGEstE, o qual ser responsvel pela transcrio em grafia braille das provas finais a nvel de escola, dos exames a nvel de escola e das provas de equivalncia frequncia e pela descodificao da escrita braille das provas a nvel de escola, bem como das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais, para efeitos de classificao. As provas descodificadas em folha prpria fornecida pela escola (modelo oficial) seguem para classificao para os agrupamentos de exames (provas finais de ciclo,
provas finais a nvel de escola, exames finais nacionais e exames a nvel de escola), ficando o

original arquivado na escola. 27. As provas finais de ciclo e os exames finais nacionais de mbito nacional sofrem adaptaes formais? As provas ou exames que podem sofrer adaptaes formais so apenas as provas finais de ciclo ou os exames finais nacionais em verso braille e em formato digital sem imagens nem figuras, para alunos cegos, com baixa viso ou com limitaes motoras severas.
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

32

ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISO Para os alunos cegos ou com baixa viso podem ser requisitadas provas finais de ciclo ou exames finais nacionais em verso braille, em formato digital ou em formato DAISY, as quais podem sofrer adaptaes formais, ao nvel das imagens ou da formulao dos itens, quando a sua leitura dificultada pelas incapacidades funcionais decorrentes da deficincia visual do aluno, podendo, sempre que necessrio, haver adaptaes nos critrios de classificao das provas (ver NOTA). Aos alunos com baixa viso que necessitam de provas ampliadas so facultados os enunciados das provas finais de ciclo ou dos exames finais nacionais em formato digital com imagens e figuras, em formato digital sem imagens nem figuras e em formato DAISY. Os enunciados impressos que acompanham qualquer uma destas verses apresentam o corpo de letra igual ao da prova original Arial 10, mas com entrelinha 1,5 , escolhendo o aluno a ampliao que melhor se adeque s suas necessidades especficas de viso. No caso das provas de exame em formato digital com imagens e figuras, o enunciado ampliado pelo aluno mantm todas as imagens e figuras do enunciado da prova original e no tem qualquer adaptao formal. Os enunciados das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais em formato digital e em formato DAISY so enviados em saco separado que contm um CDROM acompanhado de trs enunciados da prova impressa com entrelinha 1,5. Para melhor visualizao do ficheiro, o requisito mnimo um monitor de 17 polegadas, com resoluo de 1024x768 pixels, em formato 4:3. No computador deve estar instalado software apropriado para leitura do referido ficheiro Acrobat Reader, e ser bloqueado o dicionrio do processador de texto e vedado o acesso internet. O aluno cego ou com baixa viso tem de realizar as provas de exame em sala parte, acompanhado por dois professores vigilantes, devendo um deles conhecer os meios tecnolgicos utilizados para o auxiliar na ampliao da prova, para o manuseamento dos enunciados e, caso seja necessrio, ajudlo na leitura do enunciado. Caso os alunos com baixa viso estejam impossibilitados de registar as suas respostas no papel de prova normalizado (cadernos 1 e 2 / enunciado ou folha de prova), podem responder s questes das provas de exame no suporte papel mais adequado (ex: papel pautado com linhas reforadas a negro, folha de papel formato A3, etc.), devendo ser transcritas, de acordo com o estipulado na Norma 02/JNE/2014. Caso o aluno
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

33

realize a prova de exame em computador deve procederse sua impresso, de acordo com o estipulado na mesma norma. Nas provas finais de ciclo de Portugus e de Matemtica dos 1. e 2. ciclos, e de Portugus Lngua No Materna dos 2. e 3. ciclos, o aluno com baixa viso responde, sempre que possvel, no enunciado que acompanha o CDROM, devendo ser auxiliado por um dos professores vigilantes que indica o local exato onde cada resposta deve ser registada. Os alunos com fotofobia (ex: aniridismo; albinismo; etc.), clinicamente comprovada, devem dispor de um monitor com nvel de retroiluminao reduzido. Neste caso, a tolerncia de tempo autorizada pelo diretor da escola ou pelo Presidente do JNE deve ter conta a necessidade de perodos de descanso visual, considerando que o aluno pode apresentar elevado nvel de fadiga no uso prolongado do computador. As provas finais de ciclo do ensino bsico em verso braille, em formato digital ou em formato DAISY devem ser assinalados diretamente na requisio de provas atravs da plataforma da Editorial do Ministrio da Educao e Cincia. Os exames finais nacionais do ensino secundrio em verso braille, em formato digital ou em formato DAISY devem ser requeridos na plataforma no JNE, mas tambm devem ser assinalados na requisio de provas atravs da plataforma da Editorial do Ministrio da Educao e Cincia. No caso dos alunos cegos ou com baixa viso que realizarem provas finais a nvel de escola, exames a nvel de escola ou provas de equivalncia frequncia, a sua verso em braille, em formato digital ou ampliada da responsabilidade do diretor da escola.

NOTA:
Apenas devem requisitar as provas de exame em formato DAISY os alunos cegos ou com baixa viso que j dominem com muita destreza este programa. Caso contrrio, devem continuar a requisitar as provas em verso braille ou em formato digital. ALUNOS COM LIMITAES MOTORAS SEVERAS As provas finais de ciclo e os exames finais nacionais em formato digital (ficheiro pdf) destinamse, tambm, para alunos com limitaes motoras severas que apenas utilizem o computador como meio de leitura. Neste caso, a prova apresenta o corpo
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

34

de letra igual ao da prova original Arial 10, mas com entrelinha 1,5 e mantm todas as imagens e figuras do enunciado da prova original, no tendo qualquer adaptao formal. As provas finais de ciclo do ensino bsico em formato digital mantm todas as imagens e figuras do enunciado da prova original, no tendo qualquer adaptao formal e devem ser assinaladas diretamente na requisio de provas atravs da plataforma da Editorial do Ministrio da Educao e Cincia. Os exames finais nacionais do ensino secundrio em formato digital devem ser requeridos na plataforma do JNE e tambm ser assinalados na requisio de provas atravs da plataforma da Editorial do Ministrio da Educao e Cincia. Os enunciados das provas em formato digital com imagens e figuras mantm todas as imagens e figuras do enunciado da prova original, no tendo qualquer adaptao formal; os enunciados das provas em formato digital sem imagens e figuras apresentam adaptaes formais ao nvel das imagens e da formulao dos itens, podendo, sempre que necessrio, haver adaptaes nos critrios de classificao das provas. Os enunciados das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais em formato digital so enviados em saco separado que contm um CDROM acompanhado de trs enunciados da prova impressa, com entrelinha 1,5. Para melhor visualizao do ficheiro, o requisito mnimo um monitor de 17 polegadas, com resoluo de 1024x768 pixels, em formato 4:3. No computador deve estar instalado software apropriado para leitura do referido ficheiro Acrobat Reader, e estar bloqueado o dicionrio do processador de texto e vedado o acesso internet. O aluno tem de realizar as provas finais de ciclo ou os exames finais nacionais em formato digital em sala parte, acompanhado por dois professores vigilantes, devendo um deles conhecer os meios tecnolgicos e auxililo no seu manuseamento e, caso seja necessrio, ajudlo na leitura do enunciado. Nas provas finais de ciclo de Portugus e de Matemtica dos 1. e 2. ciclos, e de Portugus Lngua No Materna dos 2. e 3. ciclos, o aluno com limitaes motoras responde, sempre que possvel, no enunciado que acompanha o CDROM, devendo ser auxiliado por um dos professores vigilantes que indica o local exato onde cada resposta deve ser registada.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

35

Os alunos com limitaes motoras severas podem, tambm, responder s questes das provas no suporte mais adequado, devendo, sempre que necessrio, serem transcritas para o papel normalizado (cadernos 1 e 2 / enunciado ou folha de prova), de acordo com o estipulado na Norma 02/JNE/2014. Caso o aluno realize a prova de exame em computador deve procederse sua impresso de acordo com o estipulado na mesma norma. No caso dos alunos com limitaes motoras severas que realizam provas finais a nvel de escola, exames a nvel de escola e provas de equivalncia frequncia, a sua verso em formato digital da responsabilidade do diretor da escola. 28. Os exames finais nacionais do ensino secundrio podem ser realizados por alunos daltnicos sem adaptaes? Sim. Todos os exames finais nacionais do ensino secundrio cujos enunciados apresentem itens com imagens e figuras coloridas, sempre que a cor seja fator relevante interpretao, seleo e escolha, disponibilizado no enunciado o cdigo ColorADD, sistema complementar legendagem de mapas, figuras ou esquemas. No so fornecidos enunciados de exames em verso a preto e branco de provas cujos enunciados incluam cores, pelo que os alunos daltnicos devem ser informados da utilizao do cdigo ColorADD, a fim de o conhecerem devidamente. Para o efeito, os alunos devem consultar o stio www.coloradd.net, independentemente das informaes prestadas sobre este assunto pelos docentes de educao especial. 29. Como se requisitam as provas finais de ciclo ou os exames finais nacionais em braille, em formato DAISY, em formato digital ou em suporte papel ampliadas em tamanho A3? As provas finais de ciclo de Portugus (cdigos 41, 61 e 91), PLNM (cdigos 64, 93 e 94) e de Matemtica (cdigos 42, 62 e 92) em braille, em formato digital ou em formato DAISY devem ser requisitados diretamente Editorial do Ministrio da Educao e Cincia pelo diretor da escola, apesar de registados na plataforma do JNE. Os exames finais nacionais do ensino secundrio em braille, em formato digital ou em formato DAISY devem ser requisitados na plataforma da Editorial do Ministrio da Educao e Cincia pelo diretor da escola e tambm requeridos ao Presidente do JNE para despacho de autorizao atravs da plataforma online.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

36

Para os alunos com baixaviso dos ensinos bsico e secundrio, clinicamente impossibilitados de utilizar o formato digital, devem ser solicitados, ao Presidente do JNE, pelo diretor da escola enunciados de provas finais de ciclo ou exames finais nacionais ampliados em suporte papel tamanho A3, sendo o pedido obrigatoriamente acompanhado por relatrio mdico que confirme a necessidade. 30. Um aluno com baixa viso pode utilizar auxiliares tcnicos na realizao das provas de exame? Sim. Os auxiliares tcnicos para os alunos com baixa viso so utilizados para ampliar, filtrar ou aumentar o campo de viso, melhorando o desempenho das tarefas escolares. Estas tecnologias de apoio adaptadas e adequadas a cada caso, quando utilizadas ao longo do percurso escolar do aluno, devem ser aplicadas na realizao das provas de exame. Esta condio especial de exame deve ser devidamente assinalada e requerida na plataforma online, sempre que necessria, para os alunos com baixa viso. Os auxiliares tcnicos mais comuns, que favorecem a eficincia visual, que permitem ganho de autonomia e que podem beneficiar os alunos com baixa viso na utilizao dos resduos visuais, so: Auxiliares ticos Lupas de mos fixas ou mveis; lupas iluminadas; telescpios monoculares e binoculares; telescpios para viso ao longe; prismas e lentes de contacto. Auxiliares no ticos Filtros especiais; contrastes utilizados; tipo e tamanho de letras; gravador; modelos; tipo de papel e marcadores. Auxiliares eletrnicos Circuito fechado de televiso (CCTV):lupa TV; computador; aplicaes informticas e equipamento informtico adaptados. Auxiliares ergonmicos Tipo de candeeiro; condies de iluminao; localizao na sala de aula; mesa com tampo reclinvel; banqueta de leitura e atitude postural correta.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

37

31. Nas provas ou exames a tolerncia de tempo para alm do tempo regulamentar obrigatoriamente de 30 minutos? No. Na maioria das situaes, a tolerncia no deve ultrapassar os 30 minutos concedidos a todas as provas finais dos 1., 2. e 3. ciclos do ensino bsico, de acordo com o n. 26 do Despacho n. 3597A/2014. No entanto, esta depende da funcionalidade de cada aluno e principalmente da tolerncia concedida nas provas de avaliao sumativa interna durante o seu percurso escolar dos alunos, ao abrigo do n. 1 do artigo 20. do DecretoLei n. 3/2008. Nas situaes mais complexas, alunos com grandes limitaes na expresso escrita e na leitura, nomeadamente, cegos, com baixa viso, surdos severos ou profundos, com limitaes motoras graves ou com limitaes do domnio cognitivo, a tolerncia concedida deve respeitar o ritmo de execuo do aluno mas, simultaneamente, o seu limiar de fadiga. Por vezes, uma tolerncia muito prolongada no traz qualquer benefcio em termos de consecuo de tarefas, com a agravante de poder desencadear situaes angustiantes no aluno. Se um aluno com necessidades educativas especiais de carcter permanente pretende usufruir da tolerncia concedida ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, tem de permanecer na sala de exame o tempo regulamentar de cada prova de exame acrescido dos 30 minutos. A tolerncia concedida ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, apenas se aplica s provas de exame de mbito nacional. Quando um aluno com necessidades educativas especiais de carcter permanente necessita de tolerncia de tempo para alm do tempo regulamentar de cada prova final a nvel de escola, exame a nvel de escola ou prova de equivalncia frequncia, a tolerncia tem de ser autorizada na sua totalidade, pelo diretor da escola (ensino bsico) ou pelo Presidente do JNE (ensino secundrio). ENSINO BSICO Considerando que as provas finais de Portugus e de Matemtica do 4. ano so realizadas em duas partes (Portugus: caderno 160 minutos e caderno 230 minutos; Matemtica: caderno 145 minutos e caderno 245 minutos) com um intervalo de 15 minutos entre elas, permitido que o aluno usufrua, em cada parte, de um perodo de tolerncia de tempo previamente homologado pelo diretor da escola, para alm dos 30 minutos de tolerncia concedidos no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014. Neste
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

38

caso, obrigatrio que o aluno goze o intervalo estipulado (15 minutos), mesmo que seja desencontrado dos restantes alunos.

EXEMPLO para Portugus (41) do 1. ciclo: Tempo de durao da prova final de Portugus do 4. ano: 90min Tolerncia de tempo concedida no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014: 30min Tempo de durao do caderno 1 + tolerncia: 60min+20 min=80 min Tolerncia de tempo autorizada pelo diretor para um aluno com n.e.e. para alm do n. 26 do Despacho n. 3597A/2014: 30 min Tempo de durao do caderno 1 com tolerncia autorizada: 60min+20min+20 min=100 min Intervalo obrigatrio: 15 min Tempo de durao do caderno 2 + tolerncia: 30min+10min=40min Tempo de durao do caderno 2 com tolerncia autorizada: 30min+10min+10 min=50min Nesta situao, um aluno com n.e.e. pode sair da sala de exame: Caderno 1: ao fim de 60 minutos ou ao fim de 80 minutos (se utilizar apenas tolerncia concedida a qualquer prova de mbito nacional); Caderno 1: a partir dos 80 minutos pode sair em qualquer altura antes de atingir os 100 minutos, caso no utilize toda a tolerncia autorizada; Intervalo obrigatrio: 15 minutos; Caderno 2: ao fim de 30 minutos ou ao fim de 40 minutos (se utilizar apenas a tolerncia concedida a qualquer aluno); Caderno 2: a partir dos 40 minutos pode sair em qualquer altura antes de atingir os 50 minutos, caso no utilize toda a tolerncia autorizada.

EXEMPLO para Matemtica (42) do 1. ciclo: Tempo de durao da prova final de Matemtica do 4. ano: 90min Tolerncia de tempo concedida no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014: 30min Tempo de durao do caderno 1 + tolerncia: 45min+15 min=60 min Tolerncia de tempo autorizada pelo diretor para um aluno com n.e.e. para alm do n. 26 do Despacho n. 3597A/2014: 30 min Tempo de durao do caderno 1 com tolerncia autorizada: 45min+15min+15min=75min Intervalo obrigatrio: 15 min Tempo de durao do caderno 2 + tolerncia: 45min+15min=60min Tempo de durao do caderno 2 com tolerncia autorizada: 45min+15min+15min=75min Nesta situao, um aluno com n.e.e. pode sair da sala de exame: Caderno 1: ao fim de 45 minutos ou ao fim de 60 minutos (se utilizar apenas tolerncia concedida a qualquer prova de mbito nacional); Caderno 1: a partir dos 60 minutos pode sair em qualquer altura antes de atingir os 75 minutos, caso no utilize toda a tolerncia autorizada;

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

39

Intervalo obrigatrio: 15 minutos; Caderno 2: ao fim de 45 minutos ou ao fim de 60 minutos (se utilizar apenas a tolerncia concedida a qualquer aluno); Caderno 2: a partir dos 60 minutos pode sair em qualquer altura antes de atingir os 75 minutos, caso no utilize toda a tolerncia autorizada.

Caso a um aluno com necessidades educativas especiais seja autorizada, nas provas finais do 4. ano, uma tolerncia para alm dos 30 minutos, concedidos ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, tem de realizar esta prova em sala parte, separado dos restantes alunos, para poder usufruir desta tolerncia, acompanhado sempre por dois professores vigilantes. Considerando que a prova final de Matemtica do 6. ano distribuda em duas partes (caderno 1: 30 minutos e caderno 2: 60 minutos), permitido que o aluno usufrua, em cada parte, de um perodo de tolerncia de tempo previamente homologado pelo diretor da escola, alm da tolerncia concedida ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014.

EXEMPLO para Matemtica (62) do 2. ciclo: Tempo de durao da prova final de Matemtica do 6. ano: 90min Tolerncia de tempo concedida no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014: 30min Tempo de durao do caderno 1 + tolerncia: 30min+10 min=40 min Tolerncia de tempo autorizada pelo diretor para um aluno com n.e.e. para alm do n. 26 do Despacho n. 3597A/2014: 60 min Tempo de durao do caderno 1 com tolerncia autorizada: 30min+10min+20 min=60 min Tempo de durao do caderno 2 + tolerncia: 60min+20min=80min Tempo de durao do caderno 2 com tolerncia autorizada: 60min+20min+40 min=120min Nesta situao, a um aluno com n.e.e. recolhido o: Caderno 1: ao fim de 30 minutos ou ao fim de 40 minutos (se utilizar apenas a tolerncia concedida a qualquer prova de mbito nacional); Caderno 1: a partir dos 40 minutos pode sair em qualquer altura antes de atingir os 60 minutos, caso no utilize toda a tolerncia autorizada; O aluno no pode sair da sala de exame; Caderno 2: ao fim de 60 minutos ou ao fim de 80 minutos (se utilizar apenas a tolerncia concedida a qualquer aluno); Caderno 2: a partir dos 80 minutos pode sair em qualquer altura antes de atingir os 120 minutos, caso no utilize toda a tolerncia autorizada.

Caso a um aluno com necessidades educativas especiais seja autorizada na prova final de Matemtica do 6. ano uma tolerncia para alm dos 30 minutos, concedidos ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, tem de realizar esta

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

40

prova em sala parte separado dos restantes alunos, para poder usufruir desta tolerncia, acompanhado sempre por dois professores vigilantes. No caso das provas finais de Portugus dos 6. e 9. anos e de Matemtica do 9. ano, se tiver sido autorizado pelo diretor da escola uma tolerncia para alm dos 30 minutos, concedidos ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, para os alunos que realizam provas finais de ciclo, estes, ou saem no final do tempo regulamentar (90min) sem utilizar qualquer tolerncia, ou tm de permanecer obrigatoriamente 120 minutos na sala onde decorre a prova (90min + 30min). Caso tenha sido autorizado mais tempo, tolerncia que se destina exclusivamente ao aluno, serlhe permitido entregar a prova de exame e sair da sala, caso no precise de utilizar todo o tempo autorizado.

EXEMPLO para Portugus (61) do 2. ciclo, Portugus (81) do 3. ciclo e Matemtica (82) do 3. ciclo:
Tempo de durao da prova final de ciclo: 90min Tolerncia concedida no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014: 30min Tolerncia de tempo autorizada pelo diretor da escola: 30min Tempo total da prova final de ciclo: 90min + 30min + 30min = 150min Nesta situao, o aluno pode sair da sala de exame ao fim de 90min ou ao fim de 120min (se utilizar apenas a tolerncia concedida a qualquer prova de mbito nacional). A partir dos 120min pode sair em qualquer altura antes de atingir os 150min, caso no utilize toda a tolerncia autorizada.

Aos alunos dos 1., 2. ou 3. ciclos a quem tenha sido autorizada unicamente a mesma tolerncia alm dos trinta minutos concedidos ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, permitido que mais do que um aluno realize as provas finais na mesma sala, no sendo, no entanto, autorizada a sada de qualquer um deles antes de terminar o tempo suplementar, para evitar interrupes sucessivas, que podem perturbar os restantes examinandos que continuam a realizar a prova. ENSINO SECUNDRIO Se tiver sido autorizado pelo Presidente do JNE uma tolerncia para alm dos 30 minutos concedidos ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, tolerncia esta que se destina exclusivamente ao aluno, serlhe permitido entregar a prova de exame e sair da sala, caso no precise de utilizar todo o tempo autorizado.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

41

EXEMPLO:
Tempo de durao da prova de exame: 120min Tolerncia concedida no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014: 30min Tolerncia de tempo autorizada pelo Presidente do JNE: 30min Tempo total da prova de exame: 120min + 30min + 30min = 180min Nesta situao, o aluno pode sair da sala de exame ao fim de 120min ou ao fim de 150min (se utilizar apenas a tolerncia concedida a qualquer prova de mbito nacional). A partir dos 150min pode sair em qualquer altura antes de atingir os 180min, caso no utilize toda a tolerncia autorizada.

32. Existe algum exame final nacional do ensino secundrio adaptado s necessidades educativas especiais dos alunos surdos severos ou profundos? Sim. Existe o exame final nacional de Portugus com o cdigo 239, a realizar pelos alunos surdos severos ou profundos do ensino secundrio, prova elaborada de acordo com a Adaptao do Programa de Portugus para alunos com deficincia auditiva de grau severo ou profundo (10., 11. e 12.), o qual est disponvel para consulta no stio de DGE. A realizao da prova de exame Portugus (cdigo 239) por estes alunos constituise como uma condio especial de exame pelo que tem de ser, obrigatoriamente, autorizada pelo Presidente do JNE. No exame final nacional de Portugus (cdigo 239), alunos surdos severos ou profundos apenas podem usufruir da tolerncia de 30 minutos concedida aos exames nacionais do ensino secundrio, ao abrigo do disposto n. 26 do Despacho n. 3597 A/2014. Os alunos surdos do 12. ano de escolaridade das Escolas de Referncia de Ensino Bilingue Para Alunos Surdos que frequentam a disciplina de Portugus Lngua Segunda (PL2) realizam, no presente ano letivo, o exame final nacional de Portugus (cdigo 239) ou o exame a nvel de escola de PL2, devendo ser assinalado no programa ENES, com o cdigo 527, utilizado para o exame a nvel de escola de Portugus, de acordo com o mencionado no n. 14. 33. Estes alunos esto obrigados realizao desta prova? No. Embora possa optar por esta prova, o aluno surdo pode realizar o exame final nacional de Portugus, cdigo 639, se assim o desejar. As provas de Portugus, cdigo 239 e cdigo 639, so ambas vlidas para que o aluno se candidate a qualquer curso que eleja a prova de Portugus como prova de ingresso.
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

42

Os alunos surdos severos ou profundos, internos ou autopropostos, tm de optar por realizar a mesma prova/cdigo, em ambas as fases.


34. Um Intrprete de Lngua Gestual Portuguesa pode permanecer junto de um aluno surdo severo ou profundo durante a realizao das provas de exame? Sim. Desde que autorizado pelo diretor da escola ou pelo Presidente do JNE, permitida a presena de um intrprete de Lngua Gestual Portuguesa (LGP) durante a realizao das provas de exame por alunos surdos severos ou profundos, para transmitir em LGP as orientaes que so comunicadas aos restantes alunos pelos professores vigilantes e pelos docentes do secretariado de exames, assim como o enunciado das provas. Estes alunos tm de realizar as provas de exame em sala parte, separada dos restantes examinandos, acompanhados por dois professores vigilantes e pelo intrprete de LGP. No ensino secundrio no permitida a presena do intrprete de LGP no exame final nacional de Portugus (cdigo 239), considerando que uma prova de exame concebida, exclusivamente, para alunos com deficincia auditiva de grau severo ou profundo, que a elejam como prova de ingresso ao ensino superior. 35. Ser possvel uma prova de exame ser reescrita? Sim. Se um aluno apresentar uma caligrafia ilegvel em consequncia das suas incapacidades, como por exemplo, limitaes motoras severas, motricidade fina limitada, disgrafias graves ou impedimentos fsicos temporrios (ex: fratura de brao;
fratura de dedos; etc.), as respostas da prova podem ser reescritas por um docente que

no seja da disciplina, a fim de que o aluno no seja prejudicado no processo de classificao. A reescrita das respostas dadas por um aluno s questes de uma prova de exame tem de respeitar na ntegra o que o aluno escreveu. A reescrita de uma prova de exame constituise como uma condio especial de exame, pelo que tem de ser, obrigatoriamente, autorizada pelo diretor da escola no caso dos alunos do ensino bsico ou pelo Presidente do JNE no caso dos alunos do ensino secundrio.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

43

A prova de exame deve ser reescrita por um docente em folha prpria de modelo oficial (cadernos 1 e 2 / enunciado ou folha de prova), no podendo existir, de forma alguma, duas caligrafias na mesma folha de prova, ou seja, apenas pode ser reescrita por um nico docente. A prova original realizada pelo aluno fica arquivada na escola. A reescrita de uma prova de exame no pode ser efetuada enquanto o aluno est a realizar a sua prova de exame. Tem de ser efetuada, obrigatoriamente, por um docente, imediatamente aps a realizao da prova pelo aluno, ou seja, s quando termina o tempo regulamentar (ou tempo regulamentar mais tolerncia) de cada prova de exame, na presena do aluno e de um docente do secretariado de exames. Nas provas de exame de Matemtica (bsico e secundrio) e de FsicoQumica (secundrio), o docente que reescrever a prova realizada pelo aluno deve conhecer a terminologia cientfica da disciplina, embora a no lecione. (Ex: docente de Fsico
Qumica para reescrever as respostas da prova de exame de Matemtica).

Em alternativa, nos casos referidos, pode ser autorizada a realizao das provas de exame em computador, ficando sempre o aluno em sala parte, separado dos restantes examinandos, acompanhado de dois professores vigilantes, devendo a escola respeitar os procedimentos indicados na Norma 02/JNE/2014. 36. Ser possvel um aluno ditar as respostas de uma prova de exame? Sim. Desde que autorizada esta condio especial de exame, o aluno pode ditar as respostas das provas de exame a um docente que no seja da disciplina, quando estiver impossibilitado de escrever. As respostas do aluno devem ser registadas em folha prpria de modelo oficial. Este procedimento deve ter lugar, obrigatoriamente, numa sala parte, ficando o aluno separado dos restantes examinandos e acompanhado por dois professores vigilantes. Nas provas de exame de Matemtica (bsico e secundrio) e de FsicoQumica (secundrio), o docente que registar as respostas que o aluno ditar deve conhecer a terminologia cientfica da disciplina, embora a no lecione. (Ex: docente de Fsico
Qumica para registar as respostas da prova de exame de Matemtica).

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

44

37. Quando que um aluno realiza as provas de exame numa sala parte, separado dos restantes examinandos? Desde que autorizado, o aluno com necessidades educativas especiais pode realizar as provas numa sala parte, separado dos restantes alunos, permitindo, por exemplo: utilizao de tecnologias de apoio (Ex: realizar a prova de exame em computador); fcil acesso por parte do aluno com dificuldades de locomoo ou que exija equipamento ergonmico; presena de um intrprete de Lngua Gestual Portuguesa; acompanhamento de um docente de educao especial que auxilie o aluno no manuseamento do equipamento especfico; leitura do enunciado da prova, sempre que o aluno apresente alteraes funcionais no desempenho desta atividade; registo das respostas que o aluno ditar. 38. Quando possvel ser autorizada a leitura dos enunciados das provas de exame por um docente? As provas finais de ciclo e os exames finais nacionais so, por natureza, provas escritas que exigem a cada aluno uma leitura compreensiva mas silenciosa das suas questes, permitindo avaliar, nomeadamente, a aprendizagem no domnio da Leitura. Excecionalmente, a condio especial de exame leitura dos enunciados das provas pode ser autorizada aos alunos cegos, com baixa viso, com limitaes motoras severas, com limitaes do domnio cognitivo, com limitaes do domnio emocional e da personalidade ou com dislexia severa, aps anlise e deciso pelo diretor da escola, no caso dos alunos do ensino bsico, ou pelo Presidente do JNE, no caso dos alunos do ensino secundrio. Nesta situao, tambm tem de ser autorizada a realizao das provas de exame em sala parte, separados dos restantes examinandos, para lhes ser aplicada a condio especial: leitura dos enunciados das provas. Quando for autorizada a leitura dos enunciados das provas, deve o diretor da escola ter em considerao que: a leitura dos enunciados das provas tem de ser efetuada, individualmente, a cada aluno, por um dos professores vigilantes que no lecione a disciplina em avaliao,
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

45

sempre num ambiente tranquilo que contribua para uma maior concentrao do aluno; nunca, em caso algum, pode ser permitido que um docente efetue a leitura do enunciado da prova de exame, em voz alta, para o conjunto de alunos da sala.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

46

SECO II: ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS


Alunos no abrangidos pelo DecretoLei n. 3/2008, 7 de janeiro


39. Um aluno com necessidades educativas que no est abrangido pelo DecretoLei n. 3/2008 pode usufruir de condies especiais na realizao das provas ou exames? Sim. Os alunos que apresentem necessidades educativas mas que no exijam uma interveno no mbito da educao especial, ou seja, que no esto abrangidos pelo DecretoLei n. 3/2008, de 7 de janeiro, podem usufruir de condies especiais de realizao das provas finais de ciclo do ensino bsico, nos exames finais nacionais do ensino secundrio ou nas provas de equivalncia frequncia, sob proposta do professor titular de turma/diretor de turma, sempre que a no aplicao destas condicione a realizao das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia nas mesmas condies dos restantes examinandos ou a sua classificao pelos professores classificadores. Estas situaes sero objeto de anlise e deciso casustica por parte do diretor da escola, no caso dos alunos do ensino bsico, e do Presidente do JNE, no caso dos alunos do ensino secundrio. A ttulo de exemplo podem usufruir de condies especiais na realizao das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia os alunos com necessidades educativas resultantes de: dfice de ateno; motricidade fina limitada; disgrafia; hiperatividade; epilepsia; diabetes e outras situaes clnicas, bem como impedimentos fsicos temporrios (ex: fratura de brao; acidentes; etc.). 40. Como podem os alunos com necessidades educativas usufruir de condies especiais na realizao das provas ou exames?

Os requerimentos de condies especiais para os alunos com necessidades educativas que no esto abrangidos pelo DecretoLei n. 3/2008, quer sejam do ensino bsico ou do ensino secundrio, so formalizados pelo diretor da escola diretamente na plataforma online do Jri Nacional de Exames, deixando de existir anexos em suporte de papel (ver Seco III Instrues para a introduo de

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

47

dados na plataforma do Jri Nacional de Exames para solicitar condies especiais na realizao de provas ou exames para alunos com necessidades educativas especiais e Seco IV Documentos a anexar na plataforma online na Parte I Dados do aluno, aps digitalizao em pdf).

Apenas os processos referidos nos nmeros 49 e 50 da Seco II so enviados ao Presidente do JNE em suporte de papel. O preenchimento dos requerimentos na plataforma online do JNE s pode ser efetuado entre 10 e 24 de maro de 2014, data a partir da qual o diretor da escola deixa de ter acesso plataforma, no sendo permitido o registo de novos alunos ou alterao de dados de alunos j registados. Considerando o carcter confidencial dos dados referentes a cada aluno com necessidades educativas , o registo mencionado da responsabilidade do diretor da escola ou de um docente por ele nomeado para o efeito.

ATENO:

PLATAFORMA ONLINE do JNE http://area.dge.mec.pt/jnenee Instrues de preenchimento na Seco III e na Seco IV Requerimento de condies especiais de exame efectuada na plataforma entre 10 e 24 de maro de 2014 A partir de 24 de maro de 2014 j no possvel ter acesso plataforma ENSINO BSICO A autorizao de todas as condies especiais de provas e exames para os alunos com necessidades educativas na realizao das provas finais de Portugus e de Matemtica e das provas de equivalncia frequncia dos 4., 6. e 9. anos da responsabilidade do diretor da escola sendo obrigatrio o preenchimento do Requerimento/Despacho na plataforma online do JNE para Despacho de autorizao pelo diretor da escola.
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

48

ENSINO SECUNDRIO A autorizao de todas as condies especiais de provas e exames para os alunos com necessidades educativas na realizao dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia dos 11. e 12. anos da responsabilidade do Presidente do Jri Nacional de Exames, sendo obrigatrio o preenchimento do Requerimento na plataforma online do JNE para ulterior Despacho de autorizao. Ateno: A concesso das condies especiais de provas e exames para os alunos do ensino secundrio no automtica, ficando sujeita autorizao prvia do Presidente do JNE, e que ser comunicada ao diretor da escola atravs da plataforma do JNE, nos prazos estabelecidos no Regulamento das Provas e Exames do Ensino Bsico e do Ensino Secundrio. 41. Estes alunos podem realizar provas finais ou exames finais a nvel de escola? No. Estes alunos realizam obrigatoriamente as provas finais de ciclo e os exames finais nacionais a nvel nacional. 42. Quem o responsvel pela autorizao de condies especiais na realizao das provas de exame pelos alunos referidos em 39? A autorizao de condies especiais na realizao das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia da responsabilidade do: Diretor da escola para os alunos dos 4., 6. e 9. anos do ensino bsico; Presidente do JNE para os alunos 11. e 12. anos do ensino secundrio.

Ateno: competncia do diretor da escola a autorizao de condies especiais na realizao das provas finais de ciclo e das provas de equivalncia frequncia para os alunos do ensino bsico (ver n. 28 da Seco IV).

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

49

competncia do Presidente do JNE a autorizao de condies especiais na realizao dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia para os alunos do ensino secundrio (ver n. 29 da Seco IV). 43. Quando se solicitam as condies especiais de realizao de provas ou exames? ENSINO BSICO O professor titular de turma (1. ciclo) ou o diretor de turma (2. e 3. ciclos) formaliza ao diretor da escola uma proposta de aplicao de condies especiais na realizao das provas finais de ciclo e das provas de equivalncia frequncia por cada aluno do 4., 6. e 9. ano, para posterior introduo de dados na plataforma online pelo diretor da escola entre 10 e 24 de maro de 2014. O diretor da escola deve registar na plataforma online os dados do aluno, a caracterizao das suas necessidades educativas e as condies especiais de exame que efetivamente vai autorizar, aps anlise da proposta de condies especiais de exame apresentada pelo professor titular de turma ou diretor de turma (ver Seco III). Posteriormente deve ser impresso o Requerimento/Despacho Condies especiais
na realizao de provas do ensino bsico que discrimina:

a designao do agrupamento de escolas ou escola no agrupada dados do aluno caracterizao das necessidades educativas do aluno condies especiais a requerer para realizao das provas do ensino bsico parecer do professor titular de turma ou diretor de turma parecer do diretor de escola assinatura do encarregado de educao e despacho de autorizao do diretor da escola.

Devem ser inseridos na plataforma, apenas para conhecimento do JNE, e aps digitalizao em pdf de cada um dos seguintes documentos (ver Seco IV): requerimento com o Despacho de Autorizao do diretor da escola devidamente assinado por todos os intervenientes;
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

50

relatrio tcnicopedaggico, caso conste do processo do aluno, ou relatrio pedaggico da responsabilidade do professor titular de turma/diretor de turma do aluno;

despacho de autorizao de condies especiais concedidas em anos anteriores relativas ao ensino bsico;

relatrio atualizado de mdico da especialidade ou de diagnstico psicolgico; outros documentos considerados teis para avaliao das necessidades educativas do aluno.

ENSINO SECUNDRIO Aps o prazo normal de inscrio para admisso s provas de exame do ensino secundrio da 1. fase (10 a 19 de maro de 2014) os diretores de turma formalizam ao diretor da escola uma proposta de aplicao de condies especiais na realizao dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia por cada aluno, para introduo de dados na plataforma online do JNE pelo diretor da escola entre 10 e 24 de maro de 2014, para posterior anlise e deciso caso a caso pelo Presidente do JNE. O diretor da escola deve registar na plataforma online os dados do aluno, a caracterizao das suas necessidades educativas e as condies especiais de exame apresentadas pelo diretor de turma (ver Seco III). Posteriormente deve ser impresso o Requerimento Condies especiais na
realizao de provas e exames do ensino secundrio que discrimina:

a designao do agrupamento de escolas ou escola no agrupada dados do aluno caracterizao das necessidades educativas do aluno condies especiais a requerer para realizao das provas do ensino secundrio

parecer do diretor de turma parecer do diretor da escola e assinatura do encarregado de educao.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

51

Devem ser inseridos na plataforma para anlise e deciso do Presidente do JNE e aps digitalizao em pdf de cada um dos seguintes documentos (ver Seco IV): requerimento de condies especiais de exame, com os pareceres do diretor de turma e do diretor de escola e devidamente assinado por todos os intervenientes; boletim de inscrio nos exames; carto de cidado/bilhete de identidade; registo biogrfico; despacho de autorizao do Presidente do JNE/diretor da escola de condies especiais concedidas em anos anteriores relativas ao ensino bsico ou ao ensino secundrio; relatrio tcnicopedaggico, caso conste do processo do aluno, ou relatrio pedaggico da responsabilidade do professor titular de turma/diretor de turma do aluno; relatrio atualizado de mdico da especialidade ou de diagnstico psicolgico; outros documentos considerados teis para avaliao das necessidades educativas do aluno.

44. Um aluno a quem tenha sido autorizado condies especiais de exame para a 1. fase/1. chamada tem de as requerer novamente caso pretenda delas usufruir na 2. fase/2. chamada? No. As condies especiais de realizao de provas ou exames autorizadas aos alunos com necessidades educativas dos ensinos bsico e secundrio para a 1. fase/1. chamada so vlidas para a 2. fase/2. chamada das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia.

45. De que condies especiais na realizao das provas ou exames pode, ento, usufruir um aluno com necessidades educativas? Considerando as necessidades educativas do aluno, A TTULO DE EXEMPLO, indicamos algumas condies especiais na realizao das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia que podem ser adotadas associadas ou isoladamente, desde que autorizadas:

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

52

ditar as respostas das provas de exame a um professor vigilante; reescrita das provas de exame por um professor; tomar medicamentos durante a realizao das provas de exame; ingerir alimentos durante a realizao das provas de exame; realizao das prova de exame em sala parte; utilizao de equipamento ergonmico.

Estes alunos apenas podem usufruir da tolerncia de trinta minutos concedida s provas finais de ciclo do ensino bsico ou aos exames finais nacionais do ensino secundrio, ao abrigo do disposto no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, salvaguardando a exceo aplicada aos alunos diabticos (ver EXEMPLO). Quando estes alunos realizarem provas de equivalncia frequncia pode ser, nalgumas situaes particulares, autorizada uma tolerncia de trinta minutos para alm da durao regulamentar destas provas, nomeadamente, quando for autorizada a condio especial de exame: ditar as respostas das provas de exame, salvaguardando a exceo aplicada aos alunos diabticos (ver EXEMPLO).

EXEMPLO:
A um aluno diabtico, caso necessite ingerir alimentos ou tomar medicamentos durante a realizao das provas de exame, pode ser autorizada a sada da sala de exame, sempre acompanhado por um docente do secretariado de exames e pode usufruir de uma tolerncia igual ao perodo de interrupo da prova at um mximo de trinta minutos para alm da tolerncia estipulada no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014, desde que regresse sala de exame antes de terminar o tempo regulamentar da mesma.

46. Quem responsvel pela aplicao das condies especiais na realizao das provas ou exames? O diretor da escola responsvel pela aplicao das condies especiais na realizao das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia, quer tenham sido autorizadas por ele prprio quer tenham sido autorizadas pelo Presidente do JNE, competindolhe desencadear os mecanismos que entender necessrios sua aplicao.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

53

47. O encarregado de educao tem de autorizar a aplicao de qualquer condio especial na realizao das provas ou exames?
Sim. A aplicao de qualquer condio especial na realizao das provas finais de

ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia s pode concretizarse aps a autorizao expressa do encarregado de educao.

48. Que documentao deve ser organizada pelo diretor da escola durante o perodo da realizao das provas de exame?
A documentao que, para cada aluno, fundamenta e legitima a aplicao de

condies especiais de exame pelo diretor da escola constituda pelo Despacho de autorizao do diretor da escola (ensino bsico) ou do Presidente do JNE (ensino secundrio), bem como pelo relatrio pedaggico da responsabilidade do professor titular de turma ou do diretor de turma do aluno e pela ata do conselho de docentes ou do conselho de turma onde foi formalizada a proposta j apresentada em fevereiro/maro pelo professor titular de turma ou pelo diretor de turma ao diretor da escola, a qual prope as condies especiais na realizao das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalncia frequncia. A documentao referida deve ficar sob a alada do diretor da escola durante o perodo definido para a realizao das provas finais de ciclo do ensino bsico e dos exames finais nacionais do ensino secundrio, para consulta dos servios da Inspeo Geral da Educao e Cincia. Findo o processo da avaliao externa, o Requerimento/Despacho (ensino bsico) ou o Requerimento e Despacho de Autorizao (ensino secundrio) devem constar do respetivo processo individual do aluno. 49. Como se pode requerer medidas excecionais para os alunos com necessidades especiais de sade decorrentes de situaes clinicamente muito graves que ocorram durante a realizao das provas ou exames?

Ensino Bsico

Excecionalmente, os alunos do ensino bsico com necessidades especiais de sade decorrentes de situaes clinicamente muito graves, devidamente confirmadas pelos servios de sade, que decorram no perodo imediatamente anterior ou no perodo de realizao das provas finais de ciclo, podem, sob proposta do diretor da escola, ser dispensados da realizao dos mesmos, aps despacho favorvel do Presidente do JNE.
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

54

Para o efeito, o diretor da escola deve remeter ao Presidente do JNE um processo do aluno com a seguinte documentao em suporte de papel: cpia autenticada do carto de cidado/bilhete de identidade e do registo biogrfico, relatrio pedaggico elaborado pelo diretor de turma, relatrios mdicos dos servios de sade e outros documentos clnicos teis para anlise da situao, bem como cpia do programa educativo individual, caso exista. Do teor do despacho de autorizao do Presidente do JNE deve o diretor da escola dar conhecimento ao encarregado de educao. Ensino Secundrio Sempre que um aluno do ensino secundrio com necessidades especiais de sade decorrentes de situaes clinicamente muito graves (ex: doena oncolgica), devidamente confirmadas pelos servios de sade, que decorram no perodo imediatamente anterior ao da realizao dos exames finais nacionais, o encarregado de educao pode requerer ao diretor da escola, com a antecedncia possvel, condies especiais para a realizao das provas de exame. Para o efeito, o diretor da escola deve remeter ao Presidente do JNE um processo do aluno com a seguinte documentao em suporte em papel: requerimento do encarregado de educao, atestado mdico, cpias do carto de cidado/bilhete de identidade, boletim de inscrio nos exames, bem como a indicao das condies especiais de exame adequadas situao clnica do aluno. O despacho de autorizao do Presidente do JNE comunicado escola. Em caso de deferimento, h indicao expressa das medidas especiais a adotar. Do teor do despacho dever a escola dar conhecimento imediato ao encarregado de educao ou ao aluno, quando maior. Nestas situaes no h recurso ao registo de dados na plataforma online. 50. Como se deve proceder no caso dos alunos com impedimentos fsicos temporrios que ocorram no perodo de realizao das provas de exame? Sempre que um aluno estiver com um impedimento fsico de carcter temporrio (ex:
fratura de braos ou dedos que impossibilitam a escrita), que ocorra no perodo

imediatamente anterior ou no perodo de realizao das provas de exame de mbito

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

55

nacional, o encarregado de educao pode requerer ao diretor da escola, com a antecedncia possvel, condies especiais para a realizao das provas de exame, apresentando atestado mdico com a indicao do problema clnico do aluno e a previso do tempo durante o qual se manter incapacitado. Nestas situaes no h recurso ao registo de dados na plataforma online, devendo o diretor da escola desenvolver os seguintes procedimentos: alunos do ensino bsico o diretor da escola analisa a situao apresentada no requerimento do encarregado de educao e, em caso de deferimento, autoriza as condies especiais que permitam ao aluno realizar as provas finais de ciclo na 1. ou na 2. fase, nomeadamente: realizar as prova finais de ciclo numa sala parte, separado dos restantes alunos; ditar as respostas s questes das provas a um dos professores vigilantes; utilizar o computador para realizar a prova, caso esta medida seja conveniente; ajuda de um professor para manuseamento do material autorizado nas InformaesProvas finais da responsabilidade do IAVE,I.P.; atribuir tolerncia de tempo, de acordo com o n. 31.

O despacho de autorizao do diretor da escola comunicado ao encarregado de educao. Em caso de deferimento, este despacho deve ter a indicao expressa das medidas especiais a adotar. alunos do ensino secundrio o diretor da escola deve remeter ao Presidente do JNE os documentos relativos ao aluno em suporte de papel: requerimento do encarregado de educao, atestado mdico, cpias do carto de cidado/bilhete de identidade, boletim de inscrio nos exames, bem como a indicao de propostas alternativas para a prestao das provas de exame (ex: ditar as respostas a um professor vigilante, tolerncia suplementar, utilizao de tecnologias de apoio). O despacho de autorizao do Presidente do JNE comunicado escola. Em caso de deferimento, h indicao expressa das medidas especiais a adotar. Do teor do despacho dever a escola dar conhecimento imediato ao encarregado de educao ou ao aluno, quando maior.
56

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

SECO III: PLATAFORMA ONLINE DO JRI NACIONAL DE EXAMES


Instrues para a introduo de dados na plataforma online do Jri Nacional de Exames para solicitar condies especiais na realizao de provas de exame para alunos com necessidades educativas especiais dos ensinos bsico e secundrio
PROCESSO DE REGISTO DE DADOS POR ALUNO 1. Os alunos com necessidades educativas especiais dos 4., 6., 9., 11. e 12. anos de escolaridade que necessitam de condies especiais na realizao das provas de exame tm de ser registados individualmente na Plataforma de Alunos com NEE na pgina do Jri Nacional de Exames http://area.dge.mec.pt/jnenee; Qualquer dvida na introduo de dados na plataforma dever ser colocada atravs do endereo de correio eletrnico JNE_alunosNEE@dge.mec.pt, mencionando sempre o elemento de contacto na escola e o respetivo n. de telefone para rpido esclarecimento. Para os alunos do ensino bsico o diretor da escola deve registar na plataforma online os dados do aluno, a caracterizao das suas necessidades educativas especiais e as condies especiais de realizao de provas que efetivamente vai autorizar, aps anlise da proposta apresentada pelo professor titular de turma ou diretor de turma. Para os alunos do ensino secundrio o diretor da escola deve registar na plataforma online os dados do aluno, a caracterizao das suas necessidades educativas especiais e as condies especiais de exame apresentadas pelo diretor de turma para posterior deciso do Presidente do JNE. O registo rigoroso de todos os dados vai permitir, aps validao, a impresso de um Requerimento/Despacho por cada aluno do ensino bsico e um Requerimento por cada aluno do ensino secundrio. Estes impressos tm de ser devidamente assinados pelo diretor da escola, pelo professor titular de turma/diretor de turma e pelo encarregado de educao. 2. Aberta a plataforma online do JNE para se aceder aos campos de preenchimento tm de ser introduzidos o cdigo DGEEC do agrupamento de escolas ou escola no agrupada Cdigo de Escola e respetiva PalavraPasse, ambos do conhecimento do diretor da escola;
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

57

3. 4. 5.

Clicar o boto Validar; Em Alunos clicar no boto Inserir aluno; Na Parte I Dados do aluno todos os campos so de preenchimento obrigatrio, devendo ser inseridos: Nome completo do aluno: registar o nome em maisculas Nmero do carto de cidado/bilhete de identidade: registar apenas os oito primeiros algarismos, no incluindo os nmeros e letras seguintes Data de nascimento: indicao ordenada do dia, ms e ano (ddmmaaaa) Gnero Ano de escolaridade: clicar na opo da lista pendente de acordo com o ano de escolaridade do aluno (4., 6., 9., 11. ou 12. ano) Delegao Regional do JNE: clicar na opo da lista pendente da delegao regional do JNE a que pertence o agrupamento de escolas/estabelecimento de ensino Agrupamento de Exames: clicar na opo da lista pendente do agrupamento de exames do JNE a que pertence o agrupamento de escolas/estabelecimento de ensino Designao da escola de frequncia: registar o nome da escola frequentada pelo aluno Est ao abrigo do DecretoLei n. 3/2008, de 7 de janeiro: Se clicar em SIM quando clicar no boto Submeter o utilizador tem acesso Parte II Caracterizao das necessidades educativas especiais do aluno e Parte III Condies especiais a requerer para realizao das provas de exame Se clicar em NO quando clicar no boto Submeter o utilizador apenas tem acesso Parte II Condies especiais a requerer para realizao das provas de exame Tem ASE?: registar a situao do aluno.

6.

Se clicar no boto Sair toda a informao registada na Parte I Dados do aluno ser apagada;

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

58

7.

Se clicar no boto Submeter os dados registados so guardados e o utilizador tem acesso Parte II Caracterizao das necessidades educativas especiais do aluno.

ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ABRANGIDO PELO DECRETOLEI N. 3/2008 8. Na Parte II Caracterizao das necessidades educativas especiais do aluno as necessidades educativas especiais de carcter permanente de cada aluno, abaixo referidas, devem ser, obrigatoriamente, assinaladas nas caixas de verificao :
Aluno cego Aluno com baixa viso Aluno surdo Aluno com limitaes motoras severas Aluno com limitaes do domnio emocional/personalidade Aluno com limitaes do domnio cognitivo Aluno com situao clnica grave Aluno com dislexia

Em cada uma destas reas de necessidades educativas especiais, incluemse outras caixas de verificao , onde devem ser assinaladas informaes consideradas pertinentes para anlise do processo de cada aluno. 9. Na Parte III Condies especiais a requerer para realizao das provas de exame so assinaladas as seguintes condies especiais de exame:
Enunciados em Braille Enunciados em formato digital com imagens e figuras Enunciados em formato digital sem imagens nem figuras Enunciados em formato DAISY Provas ampliadas em suporte papel tamanho A3 Provas a nvel de escola Tolerncia suplementar Tecnologias de apoio Realizao de provas em sala com acessibilidade Exame final nacional de Portugus (239) para alunos severos ou profundos Consulta de dicionrio de lngua portuguesa para alunos surdos severos ou profundos Presena de intrprete de Lngua Gestual Portuguesa para alunos severos ou profundos Ficha A apoio para classificao de provas de alunos com dislexia

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

59

Realizao de provas em sala parte Equipamento ergonmico Ditar as respostas a um docente Reescrita das provas por um docente Tomar medicamentos e/ou alimentos durante a prova para alunos diabticos Sair da sala durante a realizao da prova Outras condies

Nesta Parte III devem ser indicadas, com muito cuidado e exatido, as condies especiais de exame adequadas para que cada aluno possa realizar as provas de exame: Em cada um dos campos: Enunciados em Braille, em formato digital com imagens e figuras, em formato digital sem imagens nem figuras, em formato DAISY e ampliados em suporte de papel tamanho A3 ao clicar no boto Inserir Disciplina surge uma lista pendente com os cdigos de todas as provas finais de ciclo, provas finais a nvel de escola, exames finais nacionais, exames a nvel de escola e provas de equivalncia frequncia; Nestes campos relativos a enunciados adaptados e adequados s necessidades educativas especiais, destinados exclusivamente a alunos cegos, com baixa viso ou com limitaes motoras severas, deve ser clicado o boto Inserir Disciplina atrs referido e selecionar na lista pendente o cdigo/disciplina para cada prova de exame que o aluno necessita realizar; Clicar novamente no boto Inserir Disciplina para registar cada disciplina selecionada, a qual fica associada ao tipo de enunciado adaptado pretendido; Este procedimento deve ser repetido tantas vezes quantas as disciplinas a registar; Caso se verifique que um cdigo/disciplina est incorretamente inserido, o utilizador deve clicar no boto Eliminar disciplina para anular o registo inicial e, posteriormente, clicar em Inserir Disciplina para abrir a lista pendente das referidas provas, repetindo os procedimentos anteriores. No campo Provas a nvel de escola ao clicar no boto Inserir disciplina surge uma lista apenas com os cdigos de provas finais a nvel de escola e de exames a nvel de escola, respetivamente, para os alunos do ensino bsico e do ensino secundrio, que necessitam unicamente de realizar este tipo de provas, mas no precisam dos enunciados adaptados atrs referidos.
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

60

10.

No campo Tolerncia suplementar deve ser assinalada a caixa de verificao , apenas quando o aluno necessita de usufruir de uma tolerncia para alm dos 30 minutos estipulados no n. 26 do Despacho n. 3597A/2014 para as provas finais de ciclo ou para os exames finais nacionais. Neste caso s deve tambm ser assinalada a tolerncia que o aluno necessita a mais:
15 minutos; 30 minutos; 45 minutos; 60 minutos; 90 minutos; 120 minutos.

Se um aluno com necessidades educativas especiais de carcter permanente precisar de tolerncia de tempo para alm do tempo regulamentar de cada prova final a nvel de escola, exame a nvel de escola ou prova de equivalncia frequncia, a tolerncia que o aluno necessita tem de ser assinalada na sua totalidade, considerando que a tolerncia estipulada no normativo citado apenas se destina s provas de exame de mbito nacional. 11. No campo Tecnologias de apoio devem ser assinalados nas caixas de verificao , os dispositivos e equipamentos facilitadores da comunicao, tanto para a leitura como para a escrita, que o aluno utiliza ao longo do ano e que necessita para realizar as provas de exame. 12. Nos campos que se seguem surge uma de lista de mais doze condies especiais de exame (descritas no n. 9 deste documento), devendo apenas ser assinaladas nas caixas de verificao as que, efetivamente, o aluno delas necessitar para realizar as provas de exame. 13. No campo Outras condies deve ser registada na caixa de texto qualquer outra condio especial de exame que o aluno necessite para realizar as provas de exame e que no conste da lista atrs mencionada. 14. O campo Observaes apresenta uma caixa de texto para registo de informaes fornecidas pelo professor titular de turma/diretor de turma que sejam pertinentes e complementares caraterizao das necessidades educativas especiais do aluno para a tomada de deciso do diretor da escola ou do Presidente do JNE.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

61

15.

Nos campos Pareceres devem ser registados, obrigatoriamente, os pareceres do professor titular de turma/diretor de turma e do diretor da escola relativos aplicao das condies especiais na realizao das provas de exame.

16. 17.

Se clicar no boto Sair toda a informao registada na Parte III ser apagada. Ao clicar no boto Submeter surge a seguinte informao: Registo Introduzido com Sucesso.

18.

Ao clicar no boto Continuar surge uma lista dos alunos registados pela escola. Ao clicar no boto mais esquerda, com o smbolo referente a cada aluno, temse acesso pgina com os Dados do Aluno cuja barra inferior contm os seguintes botes: Atualizar dados do aluno permite voltar Parte I e alterar dados j introduzidos; Atualizar pedido permite voltar Parte II e alterar os registos introduzidos na Parte II e na Parte III; Inserir Documentos ver Seco IV deste documento Orientaes Gerais 2014; Eliminar registo permite eliminar todos os dados registados por aluno; Imprimir requerimento para os alunos do ensino bsico impresso o Requerimento/Despacho Condies especiais na realizao de provas do ensino bsico; para os alunos do ensino secundrio impresso o Requerimento Condies especiais na realizao de provas e exames do ensino secundrio; Voltar permite iniciar a introduo de dados relativos a novo aluno; Sair permite fechar a plataforma.

ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS NO ABRANGIDO PELO DECRETOLEI N.3/2008 19. Na Parte II Condies especiais a requerer para realizao das provas de exame o campo de texto Descreva as necessidades educativas do aluno devem ser indicadas as necessidades educativas do aluno que no est abrangido pelo Decreto

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

62

Lei n. 3/2008, preenchido de acordo com a Seco II das Orientaes Gerais/Condies especiais de exame de 2014. 20.

Nos campos que se seguem surge uma lista de sete condies especiais de exame, devendo apenas ser assinaladas nas caixas de verificao as que, efetivamente, o aluno delas necessitar para realizar as provas de exame.
Assim, nesta Parte II Condies especiais a requerer para realizao das provas de exame so assinaladas as seguintes condies especiais de exame:
Realizao de provas em sala parte Equipamento ergonmico Ditar as respostas a um docente Reescrita das provas por um docente Tomar medicamentos e/ou alimentos durante a prova para alunos diabticos Sair da sala durante a realizao da prova Outras condies

Nesta Parte II devem ser indicadas, com muito cuidado e exatido, as condies especiais de exame adequadas para que cada aluno com necessidades educativas possa realizar as provas de exame. 21. No campo Outras condies deve ser registada na caixa de texto qualquer outra condio especial de exame que o aluno necessite para realizar as provas de exame e que no conste da lista atrs mencionada. 22. O campo Observaes apresenta uma caixa de texto para registo de informaes fornecidas pelo professor titular de turma/diretor de turma que sejam pertinentes e complementares caraterizao das necessidades educativas do aluno para a tomada de deciso do Diretor da escola ou do Presidente do JNE. 23. Nos campos Pareceres devem ser registados, obrigatoriamente, os pareceres do professor titular de turma/diretor de turma e do diretor da escola relativos aplicao das condies especiais na realizao das provas de exame. 24. 25. Se clicar no boto Sair toda a informao registada na Parte II ser apagada. Ao clicar no boto Submeter surge a seguinte informao: Registo introduzido com Sucesso. 26. Ao clicar no boto Continuar surge uma lista dos alunos registados pela escola. Ao clicar no boto mais esquerda, com o smbolo referente a cada aluno, temse

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

63

acesso pgina com os Dados do Aluno cuja barra inferior contm os seguintes botes: Atualizar dados do aluno permite voltar Parte I e alterar dados j introduzidos; Atualizar pedido permite voltar Parte II e alterar os registos introduzidos; Inserir Documentos ver Seco IV deste documento Orientaes Gerais 2014; Eliminar registo permite eliminar todos os dados registados por aluno; Imprimir requerimento para os alunos do ensino bsico impresso o Requerimento/Despacho Condies especiais na realizao de provas do
ensino bsico; para os alunos do ensino secundrio impresso o

Requerimento Condies especiais na realizao de provas e exames do


ensino secundrio;

Voltar permite iniciar a introduo de dados relativos a novo aluno; Sair permite fechar a plataforma.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

64

SECO IV: Documentos a anexar na Plataforma do JNE


Documentos a anexar na plataforma online na Parte I Dados do aluno aps digitalizao em pdf 27. Nos botes referidos em 18 e em 26 encontrase o boto Inserir documentos, este ao ser clicado surge o campo Gesto de documentos Clicar no boto Novo Documento, de seguida em Ttulo e abre uma lista pendente com a designao de vrios documentos. Cada documento a inserir deve ser assinalado em Ttulo e, simultaneamente, aps digitalizao em pdf, deve ser inserido individualmente no campo Procurar. Este procedimento deve ser repetido tantas vezes quantos os documentos a integrar o processo de cada aluno, tendo em conta o discriminado nos nmeros 28 e 29 desta seco.

ENSINO BSICO 28. Por cada aluno do ensino bsico tm de ser inseridos na plataforma, para conhecimento do Jri Nacional de Exames, cada um dos seguintes documentos digitalizados em pdf: requerimento com o Despacho de Autorizao do diretor da escola que impresso aps a introduo de dados por cada aluno (a seguir discriminado); programa educativo individual (aluno abrangido pelo DecretoLei n. 3/2008); relatrio tcnicopedaggico caso conste do processo do aluno (aluno que no
est abrangido pelo DecretoLei n. 3/2008) ou relatrio pedaggico da

responsabilidade do professor titular de turma/diretor de turma do aluno;

relatrio atualizado de mdico da especialidade ou de diagnstico psicolgico; outros documentos considerados teis para a avaliao da deficincia; InformaoProva final a Nvel de Escola (no caso dos alunos a quem foi
autorizada a realizao de provas finais a nvel de escola);

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

65

despacho de autorizao de condies especiais concedidas em anos anteriores relativas ao ensino bsico;

Ficha B Levantamento das dificuldades especficas do aluno relativamente


dislexia para os alunos com dislexia.

No caso dos alunos do ensino bsico e aps a finalizao do preenchimento do formulrio da plataforma online, o diretor da escola imprime o Requerimento/Despacho Condies Especiais na Realizao de Provas do Ensino
Bsico onde constam:

A designao do Agrupamento de escolas e da escola frequentada pelo aluno Os dados do aluno Caracterizao das necessidades educativas especiais do aluno Condies especiais a requerer para realizao das provas do ensino bsico Parecer do professor titular de turma ou diretor de turma Assinatura do encarregado de educao Despacho de autorizao do diretor da escola

O Despacho de Autorizao de Condies Especiais na Realizao de Provas e Exames para 2014 para os alunos do ensino bsico parte integrante do documento atrs mencionado; Deve ser entregue ao encarregado de educao uma cpia do Requerimento/Despacho, aps assinatura de todos os intervenientes. ENSINO SECUNDRIO 29. Por cada aluno do ensino secundrio tem de ser inserida na plataforma, a seguinte documentao digitalizada em pdf para apreciao do Jri Nacional de Exames: requerimento (a seguir discriminado); boletim de inscrio nos exames; carto de cidado / bilhete de identidade; registo biogrfico; despacho de autorizao do Presidente do JNE/diretor da escola de condies especiais concedidas em anos anteriores relativas ao ensino bsico ou ao ensino secundrio;
NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

66

programa educativo individual (aluno abrangido pelo DecretoLei n. 3/2008); relatrio tcnicopedaggico caso conste do processo do aluno (aluno que no
est abrangido pelo DecretoLei n. 3/2008) ou relatrio pedaggico da

responsabilidade do professor titular de turma/diretor de turma do aluno; relatrio atualizado de mdico da especialidade ou de diagnstico psicolgico; outros documentos considerados teis para a avaliao da deficincia; InformaoExame a nvel de escola (no caso dos alunos que requerem exames a nvel de escola); Ficha B Levantamento das dificuldades especficas do aluno relativamente
dislexia para os alunos com dislexia.

No caso dos alunos do ensino secundrio e aps a finalizao do preenchimento do formulrio da plataforma online, o diretor da escola imprime o Requerimento Condies Especiais na Realizao de Provas e Exames do Ensino
Secundrio onde constam:

designao do Agrupamento de escolas e a escola frequentada pelo aluno dados do aluno caracterizao das necessidades educativas especiais do aluno condies especiais a requerer para realizao das provas do ensino secundrio

parecer do diretor de turma parecer do diretor da escola assinatura do encarregado de educao

Aps anlise do processo instrudo para cada aluno do ensino secundrio, a deciso do Presidente do JNE constante no respetivo Despacho de Autorizao de Condies Especiais na Realizao de Provas e Exames para 2014, divulgada na plataforma online do JNE nos prazos estipulados no Regulamento das Provas e Exames do Ensino Bsico e do Ensino Secundrio, deve ser impresso pelo diretor da escola que dele dar conhecimento ao aluno (quando maior) ou ao seu encarregado de educao.

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

67

ANEXOS:
Ficha A Apoio para classificao de provas de exame nos casos de dislexia Ficha B Levantamento das dificuldades especficas do aluno relativamente dislexia NOTA EXPLICATIVA DAS FICHAS A e B

NORMA para Aplicao de Condies Especiais de Realizao de Provas e Exames JNE/2014

68

A PREENCHER PELO DIRETOR DE TURMA


DADOS REFERENTES AO ALUNO NOME COMPLETO: BI / CC N: PROVA DE: REALIZADO NO ESTABELECIMENTO: DIRETOR DE TURMA (assinatura) DIRETOR DA ESCOLA (assinatura) EMITIDO EM: CDIGO:

ANO LETIVO ______/______

A preencher pela Escola N CONVENCIONAL

PROVA DE: FASE CDIGO: N CONVENCIONAL

FICHA A Apoio para classificao de provas de exame nos casos de dislexia


EXPRESSO ESCRITA 2. Ortografia 2.1 Omisses: letras acentos 2.2 Inverses: 2.3 Confuses: 2.4 Adies: 2.5 Repeties: 2.6 Ligaes 2.8 Substituies 2.10 Erros de concordncia: em nmero 3. Traados Grafomotores 3.1 Desrespeito de margens, linhas, espaos 1. Incorrees 1.1 Omisso de elementos: 1.2 Inverses: nmeros 1.3 Adio de elementos 1. Fluncia Expresso - Compreenso 1.1 Hesitante 1.2 Arritmada 1.3 Expresso inadequada 1.4 Desrespeito da pontuao 1.5 Palavras mal agrupadas 1.6 Dificuldade de evocao dos contedos das mensagens lidas 1.7 Dificuldade de Compreenso dos textos lidos 1.8 Dificuldades de interpretao de perguntas 1.9 Dificuldades em emitir juzos e tirar concluses EXPRESSO 1. Desenvolvimento Lingustico 1.1 Vocabulrio pobre 1.4 Expresso abreviada 1.2 Sintaxe inadequada 1.5 Inibio na produo lingustica 1.3 Articulao de ideias incorreta nmeros parcelas parcelas 1.4 Confuso de sinais LEITURA 2. Exatido 2.1 Omisses: acentos 2.2 Inverses: 2.3 Confuses: 2.4 Adies: acentos 2.5 Substituies 2.6 Assimilaes semnticas letras fonemas letras slabas grafemas slabas ditongos palavras letras slabas palavras sinais expoentes figuras / traos 3.2 Anarquia nos trabalhos, apresentao deficiente LINGUAGEM QUANTITATIVA letras fonemas letras letras expresses 2.7 Separaes 2.9 Assimilaes semnticas em gnero tempo/pessoa verbal slabas slabas grafemas slabas slabas ditongos acentos palavras palavras sinais grficos sinais de pontuao

1. Desenvolvimento Lingustico 1.1. Vocabulrio pobre 1.2 Sintaxe inadequada 1.3 Articulao de ideias incorretas 1.4 Expresso abreviada

desrespeito de regras ortogrficas da lngua

69

ESTABELECIMENTO DE ENSINO:
NOME COMPLETO DO ALUNO: BI / CC N: DIRETOR DE TURMA (assinatura) DIRETOR DA ESCOLA (assinatura) OBSERVAES: DATA: / / EMITIDO EM:

ANO LETIVO ______/______

FICHA B Levantamento das dificuldades especficas do aluno relativamente dislexia


1. Desenvolvimento Lingustico 1.1. Vocabulrio pobre 1.2 Sintaxe inadequada 1.3 Articulao de ideias incorretas 1.4 Expresso abreviada EXPRESSO ESCRITA 2. Ortografia 2.1 Omisses: letras acentos 2.2 Inverses: 2.3 Confuses: 2.4 Adies: 2.5 Repeties: 2.6 Ligaes 2.8 Substituies 2.10 Erros de concordncia: em nmero 3. Traados Grafomotores 3.1 Desrespeito de margens, linhas, espaos 1. Incorrees 1.1 Omisso de elementos: 1.2 Inverses: nmeros 1.3 Adio de elementos 1. Fluncia Expresso - Compreenso 1.1 Hesitante 1.2 Arritmada 1.3 Expresso inadequada 1.4 Desrespeito da pontuao 1.5 Palavras mal agrupadas 1.6 Dificuldade de evocao dos contedos das mensagens lidas 1.7 Dificuldade de Compreenso dos textos lidos 1.8 Dificuldades de interpretao de perguntas 1.9 Dificuldades em emitir juzos e tirar concluses EXPRESSO 1. Desenvolvimento Lingustico 1.1 Vocabulrio pobre 1.4 Expresso abreviada 1.2 Sintaxe inadequada 1.5 Inibio na produo lingustica 1.3 Articulao de ideias incorrecta nmeros parcelas parcelas 1.4 Confuso de sinais LEITURA 2. Exatido 2.1 Omisses: acentos 2.2 Inverses: 2.3 Confuses: 2.4 Adies: acentos 2.5 Substituies 2.6 Assimilaes semnticas letras fonemas letras slabas grafemas slabas ditongos palavras letras slabas palavras sinais figuras / traos expoentes 3.2 Anarquia nos trabalhos, apresentao deficiente LINGUAGEM QUANTITATIVA letras fonemas letras letras expresses 2.7 Separaes 2.9 Assimilaes semnticas em gnero tempo/pessoa verbal slabas slabas slabas slabas grafemas ditongos acentos palavras palavras sinais grficos sinais de pontuao

desrespeito de regras ortogrficas da lngua

70

HABILIDADES COGNITIVAS 1. Dificuldades 1.1 Reconhecimento de lateralizaes: 1.2 Integrao de noes espaciais: 1.3 Compreenso de noes temporais: 1.5 Discriminao auditiva de sons prximos 1.6 Reteno auditiva de estmulos sonoros 1.7 Anlise e sntese de sons 1.8 Identificao e discriminao visual 1.9 Reteno visual de smbolos 1.10 Categorizao / Identificao de categorias 1.11 Resoluo de situaes problemticas 1.12 Associao de ideias 1.13 Concentrao da ateno 1.14 Reteno / Evocao de conhecimentos 1.4 Evocao / Compreenso de cadncia rtmica em si orientao organizao no outro estruturao decurso no espao real sequncia no espao grfico posio relativa

AJUSTAMENTO EMOCIONAL 1. Insegurana 5. Baixo auto-conceito 2. Revolta 6. Baixa auto-estima 3. Inibio 7. Desmotivao 4. Isolamento

71

Documento para anexar aos exames realizados por alunos com dislexia para efeitos de no penalizao na classificao das provas de exame pelos erros caractersticos da dislexia identificados na Ficha A

NOTA EXPLICATIVA
FICHAS A e B
DISLEXIA foi definida como incapacidade de processar os smbolos da linguagem, ou ainda como dificuldade na aprendizagem da leitura, com repercusso na escrita, devida a causas congnitas, neurolgicas, ou, na maioria dos casos, devida expressamente imaturidade cerebral. Para iniciar e desenvolver com xito o processo de leitura e escrita necessrio atingir uma certa maturidade nos domnios lingusticos, motor, psicomotor e percetivo, bem como uma dada capacidade de concentrao da ateno, de memorizao auditiva e visual, de coordenao visuomotora. Se se verificarem distrbios nestas reas de desenvolvimento, a aprendizagem nas reas escolares bsicas leitura, escrita, aritmtica poder resultar deficitria. Por sua vez, os fracos desempenhos dos alunos nestas reas prejudicam todo o processo de aprendizagem, levando a sub-realizao acadmica quase sempre generalizada, em qualquer dos diferentes nveis de ensino. Em cada caso, importa situar as dificuldades quer quanto aos referidos domnios quer quanto codificao e descodificao da linguagem oral e ou escrita e quantitativa.

Um mesmo aluno no apresenta todos os sintomas que se aqui se referem, podendo apresentar apenas alguns deles. Num caso em que surgem apenas um ou outro destes erros ou dificuldades no significa que exista dislexia. Para melhor compreenso dos itens considerados, exemplificam-se a seguir as diversas situaes. EXPRESSO ESCRITA 1. - Desenvolvimento Lingustico 1.1. expressa-se utilizando um vocabulrio elementar para o nvel escolar e rea do conhecimento 1.2. constri frases sinttica e semanticamente incorretas ( por fim o frade comeu a sopa por fim comer sopa) 1.3. a linguagem escrita reflete desorganizao de pensamento (as ideias no se encadeiam, so dispersas, desligadas) 1.4. expe as suas ideias de forma abreviada, em estilo telegrfico 2. - Ortografia 2.1. omite letras no incio, no meio ou no fim das palavras (gosto - osto; slaba - saba; levar - leva), slabas (habitao - habio), palavras (estava a fazer malha - estava malha), acentos (colgio - colegio), sinais de pontuao, cedilhas, hfens, etc. 2.2. inverte letras na slaba (estante - setante), slabas na palavra (pesquisa - quespisa) 2.3. confunde letras de sons equivalentes (gabar - cabar), ou de forma prxima (dilogo - bilogo), ou ditongos (fui - foi; ento - entam) 2.4. adiciona letras (flor - felore), slabas (mandado - mandatado), acentos (estava - estva) 2.5. repete letras (joelho - joellho), slabas (sentido - sentitido), palavras (ia a sair - ia ia a sair), ou expresses (fomos ao cinema - fomos ao cinema e fomos ... e fomos ...) 2.6. rene vrias palavras (s vezes - svezes; dizia-me - diziame) 2.7. separa partes constituintes da palavra (motora - motor-a; agarrado - a garra do) 2.8. substitui letras de sons e formas bem diferentes (mercado - mertado) 2.9. utiliza palavra da mesma rea vocabular mas de significado diferente (avio - comboio)

2.10. no respeita regras de concordncia em gnero (a professora - a professor), em nmero (os testes - o teste) ou no utiliza o verbo na pessoa ou tempo adequados (ns corremos em grupo - ns corre em grupo; levava sempre leva sempre) 2.11. no respeita as regras ortogrficas da lngua (campo - canpo; longe - longue; mesa - meza; birra - bira). 3. Traados Grafomotores 3.1. escreve desrespeitando os espaos das margens e linhas, amontoando letras no final da linha 3.2. os trabalhos apresentam-se riscados, garatujados, com palavras sobrepostas ou h uma desorganizao generalizada dos espaos projetados LINGUAGEM QUANTITATIVA 1. - Incorrees 1.1. a 1.4. Nas operaes efetuadas, no desenvolvimento de clculos, na transio de dados, na observao de grficos, esquemas ou figuras, na utilizao de frmulas ou sinais, na compreenso de relaes e orientaes espaciais, etc., pode verificar-se que so omitidos ou adicionados alguns elementos, ou invertida a ordem ou posio de outros, ou ainda confundidos elementos equivalentes LEITURA Na leitura esto implicadas duas componentes ou funes que funcionam de forma interativa: a descodificao e a compreenso da informao escrita. A descodificao capacidade de reconhecimento das palavras o processo pelo qual se extrai suficiente informao das palavras atravs da ativao do lxico mental, para permitir que a informao semntica se torna consciente. A compreenso compreender a mensagem escrita de um texto o processo regulado pelo leitor e no qual se produz uma interao entre a informao armazenada na sua memria e a proporcionada pelo texto.

Na compreenso da leitura a nvel literal, interpretativo e crtico o aluno dislxico pode apresentar eventuais dificuldades:

na compreenso de palavras e frases que derivam das insuficincias semnticas e sintticas, uma conceptualizao limitada e pouco eficaz para recordar factos, detalhes e/ou destetar a ideia principal, devido impossibilidade de relacionar a informao com quem, quando, onde e porqu do que leem para sintetizar o contedo, devido dificuldade para compreender a ideia principal na compreenso de relaes que derivam da menor capacidade para comparar e deduzir as relaes de causa e efeito entre as ideias fundamentais para realizar inferncias, devido dificuldade para pensar de forma semelhante perante duas ou mais situaes de leitura para diferenciar entre realidade e fico, devido a carncias na capacidade de distinguir entre o real e o fictcio para tirar concluses a partir da anlise de dados conflituosos para julgar a relevncia e a consistncia de um texto, que se manifestar pela incapacidade para distinguir entre factos e opinies, para julgar a veracidade de uma informao, para determinar se se trata de um facto ou de uma opinio e se as concluses so ou no subjetivas.

73

1. Fluncia Expresso Compreenso 1.1 . com hesitaes 1.2 . com paragens e recomeos/momentos de fluncia intercalados com hesitaes 1.3 . inexpressiva/sem modelao de voz 1.4 . pontuao no respeitada/pausas imprprias 1.5 . no l por grupos de sentido 1.6 . aps a leitura, no recorda a informao que o texto contm 1.7 . no interpreta o texto adequadamente 1.8 . no compreende o que se pergunta e portanto sobre que deve incidir a resposta 1.9 . no revela sentido crtico ou raciocnio conclusivo consistentes 2 . Exactido Na descodificao podem surgir erros na leitura de letras, slabas e palavras: 2.1. ao ler, omite letras (livro livo), slabas (armrio mrio), palavras (iam ambos apoiados iam apoiados), acentos (est esta) 2.2. altera a posio das letras nas slabas (prdio prdio pdrio ou falar faral), das slabas na palavra (toma mato) 2.3. substitui letras de sons prximos (fila vila), de traados equivalentes (fato tato) ou de orientaes inversas (data bata) ou ditongos (fugiu fugio); (levei levai) 2.4. acrescenta letras (solar solare), slabas (estalam estalaram), palavras (chamaram o mdico chamaram depois o mdico), acentos (cadete cadte) 2.5. inventa partes de palavra ou mesmo palavras inteiras (represa refresca) 2.6. l uma outra palavra que de alguma forma se associa (madrugada manh) EXPRESSO ORAL 1. Desenvolvimento Lingustico 1.1. Vocabulrio pobre: ao expressar-se oralmente utiliza um vocabulrio impreciso, inadequado e limitado, atendendo ao nvel escolar, etrio e social 1.2. Morfo-sintaxe inadequada: constri frases de estrutura simplificada ou incorretas sinttica e semanticamente (quando gosto muito, leio um livro depressa quando depressa leio um livro gosto muito); omisso ou uso inadequado de palavras de funo: conjunes, preposies, pronomes e artigos; erros de concordncia (gnero, nmero, tempo e modo) 1.3. Articulao de ideias incorretas: expressa-se atravs de um discurso algo incoerente (no segue uma linha de pensamento com lgica); sequencializao incorreta e/ou desordenada de ideias; dificuldade em estabelecer relaes lgicas 1.4. Expresso abreviada: expressa-se de forma lacnica; expressa-se de forma concisa, breve, podendo recorrer a palavras-chave; 1.5. Inibio na produo lingustica: fala muito pouco e com inibio; dificuldade em se expor.

74

FICHA B Os itens seguintes destinam-se exclusivamente ao preenchimento da parte final da Ficha B Levantamento das dificuldades especficas do aluno relativamente dislexia, para uso do Diretor de Turma, Professor de Educao Especial ou Servios de Psicologia e Orientao.

HABILIDADES COGNITIVAS 1.1 . se ainda no reconhece espontaneamente no seu corpo, no outro de frente, no espao envolvente e nos espaos grficos, os elementos que se situam direita e esquerda 1.2 . no reconhece/no executa simetrias, falha no reconhecimento imediato de uma dada estrutura (ex: b q d p ), ou na compreenso das distribuies espaciais de vrias componentes. 1.3 . lida mal com dados relativos forma como o tempo se organiza (ex: a relao hora/minuto/segundo; o ms que se segue ou antecede um outro ms), no encaixa as aes ou tarefas nos tempos disponveis (no interpreta adequadamente a passagem do tempo), no respeita a sequncia com que os elementos de uma srie ouvida ou os eventos de uma narrativa se sucedem no tempo (ex: ao fazer a repetio da srie Lisboa, Porto, Viana, Braga, Tomar, Faro ou um reconto, perturba a sequencialidade) 1.4 . ouvida uma dada cadncia rtmica que lhe proposta, no a repete corretamente (ex: 000 . 0 . 00) 1.5 . ao escrever, ao falar, ao escutar, erra quanto aos sons equivalentes (ex: vesta-festa ) 1.6 . oferecida uma srie de palavras, no a retm devidamente (ex: escutando verde/lils/azul/preto/roxo/castanho, repete verde/preto/roxo......) 1.7 . tem dificuldade em perceber quais os sons isolados que compem um todo ou, a partir de sons individuais compreender a sua juno num todo (ex: cofre c/o/f/r/e e r/a/s/p/a raspa) 1.8 . tem dificuldade em perceber diferenas mnimas em desenhos (ex: os habituais jogos encontrar as diferenas) 1.9 . apesar de procurar fixar visualmente, durante um tempo, uma dada estrutura de signos, erra ao reproduzi-la de imediato (ex: ) 1.10 . no integra devidamente certos conceitos prejudicando a compreenso ou reconhecimento de categorias (ex: reconhecer substantivo-adjetivo-verbo) 1.11 perante novas situaes problemticas ficam bloqueados ou ansiosos, sem disponibilidade para as ultrapassar 1.12 pouca habilidade para estabelecer relaes, associar dados 1.13 a ateno fugidia, os perodos de concentrao so curtos 1.14. aquilo que parecia j aprendido como que se varre da memria, em certos momentos AJUSTAMENTO EMOCIONAL As dificuldades sentidas, a incerteza de vir a relembrar o que foi aprendido, a soma de todos os inxitos sofridos, a certeza da existncia de barreiras no acesso informao e no seu uso, desencadeiam porventura, um certo tipo de comportamentos que sendo gerados pelas dificuldades, so geradores de novas outras dificuldades. Podem assumir atitudes que vo desde o desalento e desmotivao, inibio, insegurana, baixa autoestima, isolamento e revolta.

75

You might also like