You are on page 1of 35

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA: FORRAGICULTURA

FORRAGICULTURA E PASTAGENS
Prof. Denysson Amorim da Silva
ENGENHEIRO AGRNOMO MESTRANDO EM AGRONOMIA/ PRODUO VEGETAL - POSAGRO /UFRR

Importncia do estudo das pastagens


Econmica

Ambiental

Terminologias
Forragem: todo alimento herbceo ou arbustivo disponvel para os animais, podendo ser: pastejado, colhida para fornecimento no cocho (verde picada) ou conservada (silagem, feno) Forragicultura: estudo do cultivo racional de plantas forrageiras Pastoreio: ato, geralmente humano de conduzir o rebanho no pasto

Pastejo: ato do animal de colher a forragem com a boca

Terminologias

Pasto: alimento que o gado retira da pastagem; relaciona-se com a espcie forrageira utilizada. Pastagem: local destinado ao pastejo, incluindo as plantas forrageiras, cercas, aguadas, sombras e cochos.

Piquete ou potreiro: rea de pastejo correspondente a uma sub-diviso de uma pastagem, fechada e separada de outras reas por cerca ou uma outra barreira.

Terminologias
Composio botnica (%): a proporo das vrias espcies de plantas em relao ao total, em uma dada rea (pastagem).

Unidade animal (UA): unidade equivalente a 450 kg de peso vivo.


Manejo do Pastejo: a manipulao do animal em pastejo em busca de um objetivo definido. Sistemas de manejo do pastejo: Intensivo ( carga animal, trabalho, capital, recursos) Extensivo ( carga animal, trabalho, capital, recursos)

Terminologias
- Mtodo de pastejo:
- Lotao contnua (pastejo contnuo): os animais tm acesso total a toda a rea pastejada. - Lotao rotacionada (pastejo rotacionado): os animais tm acesso limitado a rea pastejada e o grupo de animais deslocado de um piquete para outro a medida que o objetivo pr-estabelecido vai sendo alcanado . - Lotao diferida: descanso de uma parte da rea de pastagens da propriedade, antes do trmino do perodo chuvoso, para ser usada no perodo da seca.

Terminologias
Perodo de ocupao: o perodo de tempo que uma rea especifica ocupada por um grupo de animais ou por dois ou mais grupos de animais em sucesso. Perodo de Descanso: o perodo de tempo em que no se permite a utilizao de uma rea de terra, ou seja, permite-se o descanso da rea. Ciclo de pastejo: Perodo de ocupao + perodo de descanso

Terminologias
Resduo ps-pastejo: quantidade de forragem que fica no pasto aps a sada dos animais. Expresso em altura ou massa de forragem.

Pode ser determinado por meio de medies ou avaliaes visuais


O aumento do resduo determina, at certo ponto, o aumento do desempenho animal. Um resduo muito baixo, alm de influenciar negativamente o desempenho animal, pode levar degradao da pastagem.

Informaes sobre resduo ps-pastejo so importantes para determinar o momento adequado de mudar os animais de pasto.

Terminologias
Oferta de forragem (OF): a massa de forragem (kg de MS/ha) por unidade de peso vivo animal (kg/ha), expressa em percentagem. Ex.: 6% de oferta de forragem significa que existem 6 kg de MS para cada 100 kg de peso vivo do animal. O termo presso de pastejo (PP) tambm tem sido utilizado para designar esse valor, porm, ele na realidade o inverso da OF, ou seja, a relao entre unidade de peso vivo animal e unidade de massa de forragem.

Importncia da OF ou PP: expressa a intensidade com que uma pastagem utilizada.

Terminologias
Taxa de lotao (TL): relao entre o nmero de animais e toda a rea destinada ao pastejo, - Normalmente expressa em nmero de UA/ha Pode-se adotar: Taxa de lotao fixa: onde o nmero de animais que permanece na rea constante. Taxa de lotao varivel: onde o nmero de animais dentro de determinada rea pode variar.

Terminologias
Taxa de lotao instantnea: a relao entre a lotao observada dentro de um piquete naquele momento especfico e a rea do piquete
Ex: Pasto com 5 piquetes de 2ha totalizando 10ha onde foram colocados 40 UA (40 animais de 450 kg).
As 40 UA vo estar dentro do piquete 1
1

Portanto:
2

- TL = 40 UA/ 10ha = 4UA/ha


3 4

- TLI = 40UA/2ha = 20UA/ha

Terminologias
Capacidade suporte:
- A taxa de lotao mxima que ir permitir um nvel determinado de desempenho animal sem causar a degradao do sistema. - flutuante entre anos e dentro de anos, e pode ser abordada e discutida dentro de estaes ou de perodos do ano.

- Expressa em UA/ha/ano

Capacidade suporte:

Perfilho
Unidade vegetativa bsica de crescimento das gramneas forrageiras. a estrutura que agrega e sustenta todos os rgos que constituem as formas de crescimento das plantas forrageiras. Possui um tempo de vida limitado, normalmente um ano. Cada novo perfilho passa por quatro perodos de crescimento: vegetativo, alongamento, reprodutivo e maturao de sementes.

Estrutura de um Perfilho

Perfilho constitudo por:


Haste Folha Sistema radicular
N Entren Gema axilar

Estrutura de um Perfilho
a) Folhas expandidas fotossinteticamente ativas ; e

b) Folhas que esto emergindo e que no atingiram sua capacidade fotossinttica total; c) Folhas que no emergiram e que dependem dos assimilados produzidos por folhas mais velhas; d) Meristema apical; e) Gemas axilares; f)h1, h2, h3 = alturas de corte ou pastejo

Perfilhamento
Forma de crescimento que as gramneas desenvolveram em seu processo evolutivo como mecanismo de produo e sobrevivncia em situaes de desfolha. Podendo ser considerado um meio de desenvolvimento clonal (cada perfilho um clone exato da planta a qual lhe d origem).

Plantas de gramneas constituem-se em uma agregao de diversos perfilhos.

Importncia do Perfilhamento
Auxilia no estabelecimento de plantas jovens, permitindo a
produo de rea foliar suficiente para completa interceptao de luz. Determinam alteraes na produo da planta forrageira. Assegura maior proteo ao solo contra a ao de fatores de ambiente.

Assegura maior resistncia a pragas e doenas,


Controla a presena sombreamento. de plantas invasoras atravs do

As taxas de aparecimento, crescimento e morte de perfilhos em pastagens determinam a produo e persistncia da mesma.

Importncia do Perfilhamento

Fatores que influenciam o Perfilhamento


Genticos:
O potencial de perfilhamento de um gentipo determinado por sua velocidade de emisso de folhas, Cada folha produzida possui gemas potencialmente capazes de originar novos perfilhos, dependendo das condies de meio. Cultivares dentro de uma mesma espcie podem apresentar diferenas quanto ao perfilhamento

Fatores que influenciam o Perfilhamento

Fisiolgicos: A gema apical controla os meristemas laterais atravs de ao hormonal (principalmente auxina), que sintetizado na regio apical e transportado para os meristemas laterais. A remoo do pice promove a ativao das brotaes laterais, e o incio do alongamento das gemas, que se tornaro novos perfilhos.

Fatores que influenciam o Perfilhamento

Ambientais: Os principais fatores ambientais que afetam o perfilhamento so a luz, a temperatura, a nutrio mineral e o suprimento de gua. A intensidade de luz pode ser considerada o fator ambiental mais limitante na dinmica de perfilhamento em gramneas;

Na grande maioria das espcies, as maiores intensidades luminosas favoreceram o perfilhamento.

Hbito de crescimento de espcies forrageiras


Estolonfero: crescimento de caule na horizontal emitindo razes e folhas na vertical;
Prostrado: semelhante ao estolonfero, porm sem razes; Rizomatoso: caules e gemas subterrneas; Cespitoso: crescimento em forma de touceira; Ereto: crescimento do caule vertical ao solo; Decumbente: crescimento inicial ereto e depois estolonfero ou prostrado; Escandente (trepador): plantas que se apiam nas demais.

Hbito de crescimento estolonfero

Hbito de crescimento cespitoso

Hbito de crescimento rizomatoso

Hbito de crescimento ereto

Tipos mais comuns de inflorescncias em gramneas forrageiras


A distribuio das flores em ramos florsticos denominada inflorescncia. As gramneas inflorescncias. apresentam vrios tipos de

A unidade da inflorescncia a espigueta.

Tipos mais comuns de inflorescncias em gramneas forrageiras


Espiga Cacho simples ou rcemo (Brachiaria sp, Andropogon sp, Cynodon sp, etc...) Cacho composto Pennisetum sp) ou pancula (Panicum sp,

Tipos mais comuns de inflorescncias em gramneas forrageiras

Tipos mais comuns de inflorescncias em gramneas forrageiras

Espiga de milho

Espigas de cevada, trigo e centeio

Tipos mais comuns de inflorescncias

Rcemo: Brachiaria brizantha

Tipos mais comuns de inflorescncias

Pancula: Panicum maximum

Tipos mais comuns de inflorescncias

Pancula: Pennisetum purpureum

Sistema radicular
Gramnea Leguminosa

Pivotante: formado pela raiz, mais Fasciculado: numeroso, pouco

profunda, com formao lateral de


razes secundrias e tercirias.

profundo, explorando melhor a parte

superficial do solo (80% primeiros 20


cm).

Ocorrem ndulos no sistema radicular (simbiose com bactrias).

You might also like