You are on page 1of 2

Administrao pblica comparada: uma avaliao das reformas administrativas do Brasil, EUA e Unio Europeia.

A evoluo da Administrao pblica em pases de grande importncia econmica, pontuando fatores histricos e culturais que os levaram aos diferentes tipos de modelos pblico-administrativos seguidos at os dias atuais. O surgimento do Estado do bemestar est relacionado a trs elementos essenciais: a existncia de excedentes econmicos passveis de serem redistribudos pelo Estado para atender as necessidades sociais; o pensamento keynesiano, que estruturou a sua base terica; e a centralizao governamental durante a II Grande Guerra, que fomentou o crescimento da capacidade administrativa do Estado. Apoiados nesses elementos surgiram vrias teorias de desenvolvimento de Estado do bem-estar social. A teoria neo-institucional, a teoria da convergncia ou lgica da industrializao, a teoria da cidadania e a teoria marxista. Jos Matias-Pereira usa como referencial principal do texto a middle-range theory que busca respostas para as profundas mudanas que afetam a administrao no mundo contemporneo. Faz uma comparao entre os diferentes modelos de reformas sociais da Europa e, conclui que a Europa tem modelos de poltica econmica que parecem funcionar toleravelmente bem e oferecem algo bastante distinto de capitalismo selvagem. J nos EUA, o trabalhador aplica seu dinheiro em um plano de previdncia, a empresa patrocinadora para o qual ele trabalha costuma desenvolver o plano e depois lhe dizer quais so suas opes de investimento. A questo nos EUA tem sido como se proteger contra os denominados canalhas do mercado. Por fim a reforma administrativa da Gr-Bretanha no tem fim. As inmeras reformas administrativas implementadas na Frana evidenciam que houve mudanas, mas, os elementos de continuidade continuam. E, na Alemanha, nos Pases Baixos e nos estados nrdicos as mudanas ocorrem de forma negociada, incremental ou gradualmente. No Brasil, o modelo de reforma dual e linear implementado pela tica neoliberal no resolveu adequadamente os problemas socioeconmicos. Observa-se, tendo como divisor a dcada de 1980, que o mundo caminhou de uma administrao pblica comparada clssica ou tradicional para uma nova administrao pblica. Esta ltima, apoiada na denominada middle-range theory foi estimulada pela necessidade de encontrar respostas para problemas como: eficincia, eficcia, efetividade, legitimidade democrtica, impacto das tecnologias da informao na administrao, entre outros e por avanos em uma srie de disciplinas ligadas teoria organizacional, cincia poltica e economia.

Concluso: Analisando o artigo 3 e o artigo complementar 4 pode-se concluir que o modelo de Democracia Representativa solidamente seguido pelo estado brasileiro no capaz de resolver os problemas socioeconmicos do pais. Buscam-se, ento, outros modelos capazes de suprir os dficits que o neoliberalismo no sanou. Surge ento a democracia deliberativa, que se constitui como um modelo ou ideal de justificao do exerccio do poder poltico pautado no debate pblico entre cidados livres e em condies iguais de participao. Porm, a ausncia de vontade poltica dos governantes, dificulta a implementao da democracia participativa, que depende da vontade e do projeto poltico do governo, bem como da correlao de foras poltico-sociais. Os Estados devem ser desagregados, ou seja, O Estado no se limita a um conjunto de aes e decises das instituies polticas centrais, mas das interaes Estado sociedade que ocorrem na periferia, ou nas instncias mais distantes do poder central. A democracia deliberativa, enquanto expanso de processos decisrios alternativos requer a participao ativa da sociedade civil e o Estado na reconfigurao dos mecanismos tradicionais de deciso poltica, permitindo um maior controle da sociedade civil na poltica e na administrao pblica. A mesma pretende ser uma alternativa s concepes agregativas de democracia. Na atual conjuntura social brasileira, pode-se dizer, sem medo de errar, que estamos diante de uma quase democracia. No resta dvida de que h obedincia ao princpio da soberania, com eleies diretas dos nossos representantes, considerando, pelo menos aparentemente, de que todo poder emana do povo. Todavia, o que determina o exerccio do poder pelo povo, o da participao popular, no foi at o momento implementado. No h uma relao direta entre os programas e prticas governamentais e a expresso da vontade popular que os legitima.

Referncias bibliogrficas LUCHMANN. L. H. H. Democracia deliberativa: Sociedade Civil, Esfera Pblica e Institucional idade. Cadernos de Pesquisa N33. PPGSP/UFSC, P. 38, 2002. MATIASPEREIRA, J. Administrao Pblica Comparada: uma avaliao das reformas administrativas do Brasil, EUA e Unio Europeia. Revista de Administrao

You might also like