You are on page 1of 13

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACOAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACOAL RO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAO SEMAD


CONCURSO PBLICO para o cargo de

Oficial do Magistrio Funo: Filosofia

S39 - P
TARDE

PROVA

ATENO: Verifique se o tipo de prova deste caderno de questes confere com o seu carto de respostas.

TRANSCREVA, EM ESPAO DETERMINADO NO SEU CARTO DE RESPOSTAS, A FRASE DO ESCRITOR PAULO COELHO PARA EXAME GRAFOTCNICO
O caminho da sabedoria no ter medo de errar.

ATENO
DURAO DA PROVA: 3 horas e 30 minutos. ESTE CADERNO CONTM 60 (SESSENTA) QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DE RESPOSTA A, B, C, D e E CONFORME DISPOSIO ABAIXO:

Disciplinas Lngua Portuguesa Legislao e tica na Administrao Pblica Municipal Geografia e Histria de Rondnia Informtica Bsica Conhecimentos Pedaggicos Conhecimentos Especficos

Quantidade de questes

Valor de cada questo 1 1 2 2 2 2

15 5 5 5 10 20

VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL EST EM ORDEM, CASO CONTRRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL.

RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAIS PARA MARCAR SEU CARTO DE RESPOSTAS.

BOA PROVA!
www.funcab.org
www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. A hora da estrela Maio, ms das borboletas noivas flutuando em brancos vus. Sua exclamao talvez tivesse sido um prenncio do que ia acontecer no final da tarde desse mesmo dia: no meio da chuva abundante encontrou (exploso) a primeira espcie de namorado de sua vida, o corao batendo como se ela tivesse englutido um passarinho esvoaante e preso. O rapaz e ela se olharam por entre a chuva e se reconheceram como dois nordestinos, bichos da mesma espcie que se farejam. Ele a olhara enxugando o rosto molhado com as mos. E a moa, bastou-lhe v-lo pra torn-lo imediatamente sua goiabada-com-queijo. Ele... Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe: E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear? [...] Eles no sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrs do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. [...] Da segunda vez em que se encontraram caa uma chuva fininha que ensopava os ossos. Sem nem ao menos se darem as mos caminhavam na chuva que na cara de Macaba parecia lgrimas escorrendo. Da terceira vez que se encontraram pois no que estava chovendo? o rapaz, irritado e perdendo o leve verniz de finura que o padrasto a custo lhe ensinara, disse-lhe: Voc tambm s sabe chover! Desculpe. Mas ela j o amava tanto que no sabia mais como se livrar dele, estava em desespero de amor. Numa das vezes em que se encontraram ela afinal perguntou-lhe o nome. Olmpico de Jesus Moreira Chaves mentiu ele porque tinha como sobrenome apenas o de Jesus, sobrenome dos que no tm pai. Fora criado por um padrasto que lhe ensinara o modo fino de tratar pessoas para se aproveitar delas e lhe ensinara como pegar mulher.[...] Olmpico de Jesus trabalhava de operrio numa metalrgica e ela nem notou que ele no se chamava de operrio e sim de metalrgico. Macaba ficava contente com a posio social dele porque tambm tinha orgulho de ser datilgrafa, embora ganhasse menos que o salrio mnimo. Mas ela e Olmpico eram algum no mundo. Metalrgico e datilgrafa formavam um casal de classe. [...]
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 42-45. (Fragmento) englutido: engolido

Questo 01 Das alternativas abaixo, assinale a que apresenta um trecho do texto que revela os sentimentos de Macaba por Olmpico. A) [...] o corao batendo como se ela tivesse englutido um passarinho esvoaante e preso. ( 1) B) [...] Sua exclamao talvez tivesse sido um prenncio do que ia acontecer no final da tarde desse mesmo dia [...] ( 1) C) Eles no sabiam como se passeia. [...] ( 5) D) Maio, ms das borboletas noivas flutuando em brancos vus. [...] ( 1) E) Numa das vezes em que se encontraram ela afinal perguntou-lhe o nome. ( 11) Questo 02 Nos trs primeiros encontros dos dois jovens estava chovendo. A repetio desse fato provoca no leitor a sensao de: A) B) C) D) E) aconchego. relao harmoniosa. desagradvel melancolia. afeto. equilbrio amoroso.

Questo 03 A ingenuidade de Macaba uma de suas caractersticas mais marcantes. Sobre como isso fica evidente no ltimo pargrafo, analise as afirmativas a seguir. I. Macaba considera que ela e Olmpico formavam um casal de classe em razo da posio social que tinham. II. O fato de Olmpico no se chamar de operrio, pois ele trabalhava honestamente. III. Ela acreditava que uma datilgrafa e um metalrgico eram algum no mundo. Est(o) correta(s) somente as afirmativas: A) B) C) D) E) I. II. III. I e II. I e III.

02

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 04

Questo 07

No perodo [...] EMBORA ganhasse menos que o salrio mnimo. [...] ( 13), a palavra destacada pode ser substituda, sem prejuzo para o sentido original do texto, por: A) B) C) D) E) porm. conforme. por que. conquanto. consoante.

Em uma das alternativas a seguir, o termo destacado funciona como agente do termo anterior. Assinale-o. A) B) C) D) E) com voz cantante ( 3) de operrio ( 13) por um padrasto ( 12) em desespero ( 10) numa metalrgica ( 13)

Questo 08 Questo 05

H desvios da norma culta no texto. Assinale a alternativa que indica um deles. A) Em lugar de TALVEZ TIVESSE SIDO ( 1), deveria estar escrito TIVESSE SIDO TALVEZ. B) Deveria haver uma vrgula depois do termo Da segunda vez em que se encontraram [...] ( 6) C) Assim como no perodo anterior, o verbo da orao Mas ela e Olmpico eram algum no mundo. [...] ( 13) deveria estar no imperfeito do subjuntivo. D) O vocativo SENHORINHA ( 4) deveria estar, obrigatoriamente, no incio da frase. E) O vocbulo PRENNCIO ( 1) no deveria estar acentuado.
Questo 06

Sobre o fragmento Mas ela j o amava tanto que no sabia mais como se livrar dele [...] ( 10), pode-se afirmar que: A) a segunda orao uma consequncia da primeira. B) a primeira orao estabelece uma condio em relao segunda. C) a primeira orao uma explicao da segunda. D) as oraes mostram aes que se aproximam pela relao temporal. E) as oraes esto ligadas por conectores circunstanciais.
Questo 09

[...] Sua exclamao talvez tivesse sido um prenncio do que ia acontecer no final da tarde desse mesmo dia: no meio da chuva abundante encontrou (exploso) a primeira espcie de namorado de sua vida, o corao batendo como se ela tivesse englutido um passarinho esvoaante e preso. [...] Com relao aos componentes desse fragmento do texto, correto afirmar que: A) as duas ocorrncias do pronome possessivo SUA referem-se a um elemento imediatamente anterior. B) a palavra SE um pronome apassivador. C) a expresso NO FINAL DA TARDE uma circunstncia de tempo. D) a preposio presente em DE sua vida indica finalidade. E) PASSARINHO e PRESO pertencem mesma classe gramatical.

A figura de linguagem presente em [...] e se reconheceram como dois nordestinos [...] ( 1) : A) B) C) D) E) prosopopeia. comparao. sinestesia. hiprbole. metfora.

03

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 10

Questo 13 Assinale a alternativa em que se tenha reescrito o trecho em destaque em consonncia com a norma culta e sem alterar o sentido do texto. [...] Fora criado por um padrasto QUE LHE ENSINARA O MODO FINO DE TRATAR PESSOAS PARA SE APROVEITAR DELAS e lhe ensinara como pegar mulher. [...] A) que ensinara-lhe o modo fino de se tratar pessoas para se aproveitar delas. B) que o ensinara o modo fino de tratar pessoas, para que pudesse se aproveitar delas. C) que lhe ensinara o modo fino de tratar pessoas, embora se aproveitasse delas. D) que ensinara-lhe o modo fino de tratar pessoas, medida que se aproveitava delas. E) que lhe ensinara o modo fino de se tratar pessoas, a fim de se aproveitar delas.

Em Maio, MS DAS BORBOLETAS NOIVAS FLUTUANDO EM BRANCOS VUS. [...] o trecho destacado marca: A) B) C) D) E) intercalao do adjunto adverbial. um comentrio acessrio. um aposto. uma citao. uma inverso.

Questo 11 Assinale a alternativa cujo termo destacado possui classe gramatical DIFERENTE da dos demais. A) [...] bichos da mesma espcie QUE se farejam. [...] B) [...] ela nem notou QUE ele no se chamava [...] C) [...] Fora criado por um padrasto QUE lhe ensinara [...] D) [...] mos caminhavam na chuva QUE na cara de Macaba parecia lgrimas escorrendo. E) [...] sobrenome dos QUE no tm pai. [...] Questo 12 [...] ANDARAM sob a chuva grossa e PARARAM diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrs do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. Com relao s formas verbais destacadas, correto afirmar que: A) B) C) D) indicam um passado que continua no presente. atribuem singularidade e mistrio ao sujeito. referem-se ao futuro iminente. remetem, contextualmente, a um sujeito j conhecido. E) compem a ideia de inexistncia de um sujeito.

Questo 14 Qual a funo sinttica do QUE em [...] Fora criado por um padrasto que lhe ensinara [...]? A) B) C) D) E) sujeito. objeto direto. objeto indireto. adjunto adnominal. complemento nominal.

Questo 15 De acordo com os estudos de regncia verbal e com o padro culto da lngua, o verbo em destaque em Numa das vezes em que se encontraram ela afinal PERGUNTOU-lhe o nome. : A) B) C) D) E) transitivo indireto. transitivo direto e indireto. intransitivo. de ligao. transitivo direto.

04

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

LEGISLAO E TICA NA ADMINISTRAO PBLICA MUNICIPAL Questo 16 Segundo disposto na Constituio Federal, em caso de iminente perigo pblico: A) a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. B) a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurados ao proprietrio prvia indenizao. C) qualquer um do povo poder usar de propriedade p a r t i c u l a r, a s s e g u r a d a a o p r o p r i e t r i o indenizao ulterior, se houver dano. D) qualquer um do povo poder usar de propriedade particular, no lhe sendo exigvel indenizao ulterior ao proprietrio. E) a autoridade competente poder usar de propriedade particular, no lhe sendo exigvel indenizao ulterior ao proprietrio. Questo 17 A licitao na modalidade de prego poder ser adotada para a aquisio de bens e servios comuns, assim entendidos aqueles: A) cujo valor unitrio no supere a frao de 1/10 do salrio mnimo vigente. B) q u e f o r e m a s s i m d i s c r i c i o n a r i a m e n t e considerados pela autoridade licitante, considerados seus padres tecnolgicos. C) cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. D) cuja tecnologia seja comum e usual no mercado, mesmo que no possam ser objetivamente definidos seus padres de desempenho e qualidade. E) cujos valores possam ser prvia e objetivamente definidos pelo edital, por meio de cotao oficial. Questo 18 Assinale a alternativa correta no que diz respeito caracterstica legal dos atos de improbidade administrativa. A) Dependem da ocorrncia de dolo do agente. B) S podem ser praticados por servidor pblico. C) Dependem da ocorrncia de enriquecimento ilcito. D) No so capazes de ensejar perda da funo pblica, mas apenas suspenso dos direitos polticos. E) Podem ser praticados por empregado de sociedade de economia mista. 05

Questo 19 O funcionrio pblico que intencionalmente deixa a porta da repartio pblica aberta para, noite, algum entrar e furtar dinheiro que l estava guardado, responde por crime de: A) B) C) D) E) corrupo ativa. corrupo passiva. prevaricao. peculato. facilitao de descaminho.

Questo 20 Segundo o Regime Jurdico Estatutrio dos Servidores Pblicos do Municpio de Cacoal RO, vedado ao servidor pblico: A) guardar sigilo sobre assuntos da repartio. B) ausentar-se do servio, mesmo que autorizado por seu superior imediato. C) representar contra ilegalidade ou abuso de poder. D) ser assduo ao servio. E) promover manifestao de apreo no recinto da repartio. GEOGRAFIA E HISTRIA DE RONDNIA Questo 21 O incio da construo da Estrada de Ferro Madeira-Mamor, em virtude da assinatura do Tratado de Petrpolis (1903), constituiu um poderoso impulso para o povoamento da regio. Na fase de construo, os acampamentos de operrios no ponto inicial e no ponto final deram origem a formao de quais cidades, respectivamente? A) B) C) D) E) Porto Velho e Guajar-Mirim. Ji-Paran e Ariquemes. Ji-Paran e Vilhena. Ariquemes e Guajar-Mirim. Porto Velho e Vilhena.

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 22
O primeiro explorador europeu que teria alcanado o vale do rio Guapor foi o espanhol uflo de Chvez, de passagem entre 1541 e 1542. Mais tarde, no sculo XVII, a regio foi percorrida pela Bandeira de Antnio Raposo Tavares que, entre 1648 e 1651, partindo de So Paulo alcanou Belm do Par. No sculo seguinte, os bandeirantes comearam a explorar o vale do Guapor.
(<http:www.rondonia.ro.gov.br> Adaptado).

Questo 24 A morte de Hugo Chvez, presidente da Venezuela, em maro de 2013, abre um perodo de incertezas no s para o pas, mas tambm para outras naes latino-americanas que seguiam de perto as polticas desenvolvidas pelo lder venezuelano. Apesar das incertezas e dos questionamentos sobre o processo eleitoral naquele pas, um novo presidente foi eleito em abril de 2013. O presidente eleito da Venezuela : A) B) C) D) E) Henrique Capriles. Evo Morales. Nicols Maduro. Juan Manoel Santos. Jos Mujica.

O fator que levou os bandeirantes a explorar o vale do Guapor foi a: A) B) C) D) E) descoberta de ouro. explorao das drogas do serto. busca por terras para o plantio. explorao do pau-brasil. descoberta de jazidas de cassiterita.

Questo 25 Rondnia tem um relevo pouco acidentado, sem elevaes ou depresses acentuadas. As altitudes variam entre 70 e 500 metros, tendo como referncia o nvel do mar. No sul do estado, so encontradas as reas mais acidentadas, com depresses e elevaes. Nessa regio fica o ponto mais elevado do estado, a Serra: A) B) C) D) E) da Cutia. dos Parecis. do Colorado. dos Pacas Novos. da Providncia. INFORMTICA BSICA Questo 26

Questo 23

< h t t p : / / d o m a c e d o . b l o g s p o t . c o m . b r / 2 0 11 / 11 / chevron-o-desastre.html> Acesso em 21/09/13.

Observe a seguir a imagem exibida na Faixa de Opes do Microsoft Office Word 2007.

Alm da poluio dos mares, por exemplo, a explorao do petrleo tem gerado um grande debate sobre a distribuio dos royalties entre os estados do Brasil. Os royalties so: A) tarifas pagas pelo governo federal s empresas exploradoras de petrleo. B) impostos repassados pelas prefeituras para rgos ambientais. C) compensaes financeiras pagas pelas empresas exploradoras aos governos. D) taxas pagas pelos governos s prefeituras de municpios fornecedores de petrleo. E) recursos tecnolgicos repassados pelas empresas exploradoras aos governos.

Essa imagem corresponde: A) a opes de folhas de rosto. B) ao conjunto de estilos, cores e fontes usados no documento. C) ao conjunto de fontes bibliogrficas. D) ao conjunto de formatos do ndice remissivo. E) ao modo de estrutura de tpicos.

06

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 27 Sobre o uso de janelas no Windows 7, correto afirmar: A) Ao minimizar uma janela, esta desaparece da barra de tarefas. B) O boto Minimizar corresponde imagem C) A combinao de teclas ALT e TAB permite navegar entre as janelas abertas no seu computador. D) Na rea de trabalho, possvel ter somente uma janela aberta por vez. E) Para que uma janela ocupe a tela inteira, preciso clicar em seu boto Recuperar. Questo 28 No Office Excel 2007, a imagem a seguir, extrada do site da Microsoft, representa:

Questo 30 Observe a imagem parcial de uma planilha no Microsoft Office Excel 2007:

As linhas pontilhadas na horizontal (parte inferior da imagem) e na vertical (lado direito da imagem) representam: A) seleo de dados para criao de uma tabela dinmica. B) rea de sombreamento. C) seleo de dados para gerao de grficos. D) rea selecionada para impresso. E) quebras de pgina inseridas automaticamente pelo Excel. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS

A) B) C) D) E)

um grfico de pizza. um grfico de rea. um grfico de superfcie. um filtro. uma tabela dinmica.

Questo 31 Com base na LDBEN (n 9.394/1996), marque a alternativa correta referente educao especial. A) O sistema de ensino deve garantir terminalidade especfica para a concluso do Ensino Fundamental. B) A oferta especializada dessa modalidade tem incio aos seis anos de idade. C) uma modalidade de educao oferecida somente na rede regular de ensino. D) O servio de apoio especializado para atender essa demanda disponvel exclusivamente nas classes especiais. E) A nomenclatura atualizada em 2013 na Lei passa para: educandos portadores de necessidades especiais.

Questo 29 O Corretor Ortogrfico do Microsoft Office Word 2007 identifica palavras grafadas incorretamente, formatando as palavras com: A) B) C) D) E) fonte azul sublinhada. negrito. realce amarelo. sublinhada com linha ondulada vermelha. tachado.

07

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 32 Pensando a didtica relacionada com as tendncias pedaggicas, temos, na Escola Nova, a didtica denominada ativa. caracterstica da didtica ativa o: A) B) C) D) E) foco nos conhecimentos sistematizados. direcionamento do ensino. foco na orientao da aprendizagem. carter normativo. professor controlador da aprendizagem.

Questo 36 De acordo com Moreira (1999, p.140), Ao invs de apresentar uma teoria da aprendizagem, Rogers prope uma srie de princpios de aprendizagem. Sobre esses princpios de Rogers, correto afirmar que: A) o contedo trabalhado no necessita fazer sentido para o aluno. B) a aprendizagem significante se limita ao aumento de conhecimento. C) so idnticos aos da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. D) todo sujeito tem potencial e desejo natural para aprender. E) a aprendizagem que envolve mudana no gera resistncia pelo aluno.

Questo 33 Referente aos mtodos de ensino, correto afirmar que estes: A) independem de objetivos gerais e contedos. B) restringem-se a conjuntos de procedimentos que sero utilizados. C) regulam as formas de interao entre ensino e aprendizagem. D) atendem exclusivamente aos objetivos especficos. E) independem dos objetivos imediatos da aula.

Questo 37 Martins (2006, p. 98), ao discutir uma tendncia atual do processo didtico e da interao professor X aluno, afirma: Com efeito, o processo didtico do aprender a aprender assume orientao diferente da abordagem do movimento da Escola Nova. O aprender a aprender, na vertente atual, possui foco no aluno como: A) B) C) D) E) receptor da prpria aprendizagem. responsvel pela aquisio de competncias. repositrio de conhecimentos tericos. autor de seu saber terico e no do saber fazer. assimilador de contedo crtico.

Questo 34 caracterstica forte da tendncia liberal tecnicista, subordinar a educao: A) B) C) D) E) sociedade. ao aluno. ao docente. crtica de contedos. crtica social.

Questo 38 De acordo com Libneo (1994, p.196), A avaliao escolar cumpre pelo menos trs funes: pedaggico-didtica, de diagnstico e de controle. A funo pedaggico-didtica da avaliao se refere ao papel desta como: A) ao independente do processo de diagnstico e controle. B) o ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos. C) identificadora do progresso dos alunos para redirecionamento da aprendizagem. D) validadora dos aspectos qualitativos, descartando qualquer aspecto quantitativo. E) instrumento que evidencia o cumprimento de objetivos gerais e especficos da educao escolar.

Questo 35 Segundo Rangel e Freire (2012, p. 46), Mdias no constituem um mal a ser combatido, mas um espao de linguagem a ser habitado [...] A utilizao das mdias digitais no processo educativo, de modo produtivo, auxilia o estudante no desenvolvimento do pensamento: A) B) C) D) E) complexo. formatado. compartimentado. linear. fragmentado.

08

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 39 As Diretrizes Curriculares da Educao Bsica se posicionam sobre a avaliao da aprendizagem e a organizao curricular. Com base nesse documento, identifique a alternativa correta. A) A progresso continuada compreendida nas organizaes curriculares como promoo automtica. B) Escolas que possuem organizao por srie podem adotar, no Ensino Fundamental, a progresso automtica. C) O conhecimento concebido como processo de interrupes sequenciais, devendo ser preferencialmente organizado por sries. D) A promoo e a classificao devem ser adotadas desde o primeiro ano/srie/ciclo do Ensino Fundamental. E) A progresso torna-se exclusivamente parcial, preservando a sequncia do currculo e as normas do sistema de ensino. Questo 41

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

A preocupao com o conhecimento se originou entre os gregos antigos que, desde o perodo pr-socrtico, se debruaram sobre a questo da verdade. correto afirmar que: A) os sentidos induzem ao erro e o pensamento verdade, para Herclito e Parmnides e Demcrito. B) para os sofistas, a verdade subjetiva e relativa poca e ao lugar em que vivem os homens. C) o debate crtico no permite a um homem provar que o outro est errado, pois nada sabido, seno a prpria ignorncia, segundo Scrates. D) o conhecimento pode ser obtido no mundo das coisas sensveis, j que este reflete as ideias ou as formas puras, que so a verdade em si mesma, de acordo com Plato. E) o conhecimento universal impossvel, uma vez que no mundo complexo e variado dos homens s h verdades parciais e isoladas, segundo Aristteles. Questo 42 Os principais responsveis pela sntese entre o pensamento filosfico clssico e o cristianismo foram Santo Agostinho, nos tempos da Patrstica, e So Toms de Aquino, com a Escolstica. correto afirmar que: A) a f continua associada razo, mas esta passa a prevalecer sobre a teologia, com So Toms de Aquino, na chamada Baixa Idade Mdia. B) o contato do homem com Deus independe totalmente da inteleco ou da razo, segundo Santo Agostinho. C) o homem pode conhecer Deus diretamente pela sua razo, sem experimentar sua obra, o mundo sensvel, de acordo com So Toms de Aquino. D) o conhecimento depende da iluminao ou da graa divina sobre o homem, para Santo Agostinho. E) o logos humano a expresso perfeita da razo divina, tanto para Santo Agostinho como para So Toms de Aquino.

Questo 40 Sobre a utilizao do planejamento na atividade escolar, est INCORRETA a alternativa: A) o plano um guia, mas deve possibilitar flexibilidade. B) deve haver coerncia entre objetivos gerais e especficos. C) obrigatria a coerncia com a realidade na qual ser aplicado o planejamento. D) no possvel haver inverses na ordem sequencial adotada. E) h o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.

09

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 43 O racionalismo a corrente filosfica oposta ao ceticismo, que considera a razo incapaz de alcanar a verdade. O principal expoente do racionalismo moderno, e declarado inimigo do ceticismo, foi Ren Descartes. uma caracterstica do racionalismo cartesiano: A) o fidesmo, que valoriza a f e a revelao como fontes da verdade. B) a concepo de que o conhecimento relativo. C) a suspenso do juzo diante da existncia de Deus, que no pode ser comprovada. D) a ideia de que todo conhecimento vem de fora, e se forma a partir da ao dos sentidos. E) a busca de uma verdade primeira, inteiramente indubitvel.

Questo 45 Em A crtica da razo pura, Emmanuel Kant investiga as condies de possibilidade do conhecimento, superando a dicotomia racionalismo-empirismo. Na obra, Kant considera que: A) as coisas em si mesmas so acessveis ao conhecimento humano, e no apenas o mundo dos fenmenos. B) o objeto do conhecimento autnomo em relao ao sujeito do conhecimento este no constri ou determina aquele. C) a razo uma estrutura universal, a mesma para todos os seres humanos em todos os tempos e lugares. D) os contedos da razo so inatos ou a priori, assim como sua estrutura. E) a sensibilidade e o entendimento so faculdades da mente ou da razo que garantem o conhecimento, estando conjugadas ou no. Questo 46 O idealismo hegeliano se desenvolveu em oposio ao inatismo, ao empirismo e ao kantismo, dando razo uma perspectiva histrica. NO est de acordo com o sistema filosfico de Hegel a ideia de que: A) a histria do mundo tem sentido ou direo indeterminada. B) o espiritual e o real so uma nica e mesma coisa. C) o percurso da conscincia humana se encerra quando esta alcana o esprito absoluto. D) o conhecimento absoluto o esprito se reconhecendo como esprito e como universal. E) a histria da razo uma sucesso de tese, anttese e sntese. Questo 47 Ao propor uma reviso no sistema hegeliano, Marx elaborou uma teoria cientfica e uma nova filosofia que receberam, respectivamente, os nomes de materialismo histrico e materialismo dialtico. Com base nas proposies de Marx, correto afirmar que: A) as ideias no reagem sobre o mundo que as determina. B) as ideias no esto diretamente ligadas ao modo de produo econmico. C) a relao dos homens com a natureza e entre si determinada pela conscincia ou a vida espiritual. D) o conflito entre as classes e o progresso das foras produtivas correm separadamente na Histria, no guardando relao um com o outro. E) a Histria predeterminada, e deve ser entendida como a sucesso de modos de produo (escravismo, feudalismo, capitalismo). 10
FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questo 44 O empirismo, ao contrrio do racionalismo, enfatiza o papel da experincia na produo do conhecimento. Entre os principais filsofos do empirismo esto Francis Bacon e John Locke. INCORRETO afirmar que: A) Locke considera a alma como uma tbula rasa, em oposio ao inatismo cartesiano. B) Bacon valoriza a induo como mtodo de descoberta, opondo-se ao ideal dedutivista. C) Locke atribui probabilidade papel essencial no conhecimento, j que este depende de verificaes e do acordo entre experincias individuais. D) Bacon considera a cincia um conhecimento contemplativo e desinteressado, com um fim em si mesmo. E) Locke distingue duas fontes possveis para as ideias: a sensao e a reflexo.

www.pciconcursos.com.br

Questo 48 A Fenomenologia, corrente filosfica fundada por Edmund Husserl, visa a superao da oposio tradicional entre racionalismo e empirismo por meio da noo de intencionalidade. correto afirmar que a Fenomenologia: A) prope um saber positivo ou objetivo do mundo, com base na separao radical entre sujeito e objeto. B) pretende penetrar na realidade em si, que se esconde atrs das aparncias. C) considera tanto a conscincia em si, parte do mundo, como o objeto em si, separado do sujeito. D) aborda os objetos do conhecimento, os fenmenos, como aparecem conscincia. E) compreende o mundo como dotado de sentido prprio, no podendo ser este captado pela conscincia limitada do homem.

Questo 51 A moral um dos principais temas de reflexo da Filosofia. Dos gregos antigos aos filsofos contemporneos, diversas concepes acerca da moral foram elaboradas. INCORRETO afirmar que: A) os sofistas consideram que os princpios morais resultam de convenes sociais. B) a filosofia moral aristotlica est voltada para a vida feliz ou boa vida. C) para o cristianismo, a virtude se define pela relao do homem com a cidade e com os outros. D) a ao moral categrica e imperativa, e consiste em mandamento da razo, segundo Emmanuel Kant. E) a moral reflete as relaes sociais e os modos de produo, de acordo com Karl Marx.

Questo 52 Questo 49 Surgida nos anos 1920 e 1930, a Escola de Frankfurt contou, na primeira fase, com os nomes de Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamim. Entre as pretenses da Escola, de inclinao marxista, estava a de: A) defender a racionalidade cientfica ou instrumental. B) elaborar uma teoria crtica do conhecimento. C) propor a massificao e a democratizao das obras de arte. D) dar suporte terico ao comunismo sovitico, bem como a outras formas de totalitarismo. E) propor a separao rigorosa entre pesquisa social e filosofia. Questo 50 Pertencente ao campo mais amplo da Esttica, a Filosofia da Arte investiga as diferentes formas como a arte pensada e construda. correto afirmar que: A) a arte, para o naturalismo, deve imitar ou copiar a realidade essa atitude, na Antiguidade, est associada ao conceito de mmesis. B) o valor da arte, na concepo potica (no sentido grego de piesis), colocado na subjetividade do artista, visto como gnio inspirado. C) a apreciao esttica desinteressada o nico valor das obras de arte na Idade Mdia. D) a contemplao da beleza a finalidade exclusiva das artes nas sociedades industriais. E) a esttica ps-moderna se caracteriza pela busca da universalidade e valorizao da forma. No sculo XIX, com o amadurecimento das ideias de progresso e evoluo, decorrentes da associao estreita entre tcnica e cincia, esta se fechou para a Filosofia, que, entretanto, tem como uma de suas funes investigar e discutir os fundamentos do saber cientfico. NO uma caracterstica da cincia no sculo XIX: A) B) C) D) a metodologia experimental. a concepo racionalista hipottico-dedutiva. a ideia de neutralidade cientfica. a justificao do poder da tcnica e o mito do especialista. E) a separao definitiva entre fsica e metafsica.

11

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 53 A ideia de evoluo e progresso cientficos passou a ser contestada ou, pelo menos, relativizada , no sculo XX, pela chamada Filosofia das cincias. Figuram entre os autores envolvidos nessa discusso Karl Popper, Gaston Bachelard, Paul Feyerabend e Thomas Kuhn. correto afirmar que: A) a possibilidade de refutao de uma teoria o principal obstculo ao progresso da cincia, segundo Popper. B) para Feyerabend, a norma de pesquisa ou o rigor metodolgico o nico critrio de validao de uma teoria cientfica. C) as teorias cientficas so corrigidas e aperfeioadas na medida em que novos fatos se impem sobre seus conceitos e princpios fundamentais, de acordo com Kuhn. D) a superao do obstculo epistemolgico implica na ruptura completa e definitiva com os conhecimentos anteriores, que atravancam o progresso da cincia, na viso de Bachelard. E) para Kuhn, o progresso da cincia est associado ao surgimento de novos paradigmas ou teorias capazes de explicar problemas existentes. Questo 54 A Filosofia poltica grega esteve totalmente voltada para a busca do bom governo ou do regime justo. Entre os filsofos da Grcia antiga, Plato e Aristteles foram os principais crticos das formas de governo de seu tempo. Apesar de divergirem em muitos aspectos, correto afirmar que eles esto de acordo quanto ideia de que a: A) virtude do governo reside na capacidade de o governante garantir o consenso entre os cidados, finalidade de toda a poltica. B) monarquia e a tirania so formas imperfeitas de governo, pois, em ambas, a lei coincide com a vontade pessoal do governante. C) cidade boa ou justa depende da virtude de quem a governa, no havendo, pois, separao entre tica e poltica. D) democracia a forma de governo mais perfeita, j que nela predomina o ideal do bem comum e da felicidade de todos. E) aristocracia e a oligarquia no se distinguem no essencial, j que ambas so o governo de uma minoria rica sobre uma maioria pobre.

Questo 55 Na sua obra mais famosa, O prncipe, Nicolau Maquiavel rompe com a tradio filosfica medieval ao pensar a poltica sobre novas bases, em vista da situao italiana de pas dividido em repblicas e principados, sujeitos a disputas internas e a ocupaes estrangeiras. Na viso de Maquiavel: A) o indivduo est subordinado ao Estado, que, contudo, se encontra limitado pelas regras fundamentais do direito natural. B) o governante forado pelas circunstncias a empregar o mal (a violncia, a fraude ou a mentira) para alcanar o bem comum do Estado. C) o homem de Estado o prncipe - deve se pautar na mesma lgica do homem comum, que persegue apenas seus interesses e necessidades pessoais. D) o fundamento do poder no est em Deus, mas se encontra no instinto social do homem, que viabiliza a felicidade no Estado. E) os principados so classificados como justos ou injustos, legtimos ou ilegtimos, com base nos meios como so adquiridos, por herana ou conquista. Questo 56 Para Jean Jacques Rousseau, o homem que vive em sociedade, agrilhoado por toda parte, no o mesmo do hipottico estado de natureza, livre e igual. Perdidas para sempre, a liberdade e a igualdade naturais podem ser compensadas por uma liberdade e igualdade civis. Segundo o filsofo, esse ideal pode ser alcanado por meio da: A) defesa dos desejos e vontades particulares ou da reduo da esfera pblica. B) diviso do poder e da soberania, como na monarquia constitucional inglesa, considerado o regime poltico mais livre de sua poca. C) p a s s a g e m d a m o n a r q u i a r e p b l i c a representativa, que consiste no governo de um corpo escolhido de cidados, ciosos dos reais interesses de sua ptria. D) democracia direta ou participativa, na qual o povo o detentor da soberania. E) supresso total da propriedade privada, fonte de toda misria e escravido humanas.

12

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 57 O sculo XVIII foi marcado pelo movimento de ideias conhecido como Ilustrao. Entre seus grandes expoentes esto os filsofos Montesquieu, na Frana, e Immanuel Kant, na Alemanha. correto afirmar que, como ilustrados, Kant e Montesquieu se colocaram contra: A) B) C) D) E) a democracia direta. o absolutismo estatal. a monarquia constitucional. os domnios feudais remanescentes. a repblica parlamentar representativa.

Questo 59 A Filosofia analtica ou Filosofia da linguagem visa esclarecer as expresses lingusticas do pensamento. Filiado corrente est Ludwig W i t t g e n s t e i n , c u j a o b r a Tr a t a c t u s logico-philosophicus marca a fase inicial de seu pensamento, identificada com o positivismo lgico dos autores do Crculo de Viena. NO figura no Tratactus de Wittgenstein a ideia de que: A) a linguagem e o mundo possuem em comum uma forma lgica (isomorfismo). B) o pensamento pode ser totalmente expresso em linguagem. C) a formalizao da linguagem a melhor maneira de se obter preciso em termos de significao. D) o significado de uma proposio depende de sua verificao na experincia. E) os costumes e os hbitos formam linguagens diversas, as quais se encontram em contnua transformao. Questo 60 O pensamento filosfico ps-moderno caracteriza-se, essencialmente, pela busca de novos rumos ou referenciais para o pensamento. Entre os filsofos do ps-modernismo esto Jacques Derrida, Jean-Franois Lyotard e Gilles Deleuze. correto afirmar que, em geral, esses filsofos: A) criticam a pretenso formulao de verdades objetivas. B) procuram formular grandes teorias e sistemas de pensamento. C) compreendem a histria do saber ou do conhecimento como processo contnuo, evolutivo e progressivo. D) pretendem encontrar significados intrnsecos ao que se entende como realidade. E) contestam a ideia de que o significado do mundo real funo de sua posio numa estrutura de linguagem.

Questo 58 Preocupados com as questes polticas de seu tempo, Karl Marx e G. W. F. Hegel apresentaram pontos de vista contrrios acerca do Estado. correto afirmar que o Estado: A) funda a sociedade civil, que marcada pelo conflito entre interesses particulares ou privados, de acordo com Marx. B) para Hegel, sempre desptico, a despeito de sua forma ou moldura institucional, podendo ser ele at mesmo uma monarquia constitucional ou uma repblica. C) no visa ao bem comum, mas puro e simples instrumento de domnio de uma classe sobre outra classe, segundo Marx. D) para Hegel, est fortemente interligado sociedade civil, pois no passa de reflexo das contradies sociais que nela se manifestam. E) tem o papel de suprimir as lutas de classe, a fim de promover a harmonia e a unidade sociais, de acordo com Marx.

13

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

You might also like