You are on page 1of 9

ENSINO MEDIO

USINAS NUCLEARES

BAhia, 2013
1

USINAS NUCLEARES

Sumario Introduo.............................................................................................5
1 Usinas Nucleares.................................................................................................6 1.1Transformaes Nucleares.......................................................................7 1.2 Resduos Nucleares..................................................................................8 Concluso.................................................................................................................9 Referencias Bibliogrfica.......................................................................................10

Introduo
As Usinas hidroeltricas, apesar de produzirem energia eltrica de baixo custo, por usarem produtos renovveis, esto se tornando mais inviveis a cada dia que passa. O grande nmero de usinas desse tipo j existente no mundo indica que ou o potencial energtico do pas j foi quase inteiramente utilizado, como no caso do Brasil, ou apresentam tantas barreiras scio-econmicas que a tornam invivel do aspecto financeiro (gerao de lucros).

1 Usinas nucleares
A Usina Nuclear uma instalao industrial que tem por finalidade produzir energia eltrica a partir de reaes nucleares. As reaes nucleares de elementos radioativos produzem uma grande quantidade de energia trmica. As usinas nucleares utilizam o princpio da fisso nuclear para gerar calor. Dentro do Reator Nuclear, centenas de varetas contendo material radioativo so fissionadas, liberando muito calor. Este calor ir aquecer a gua (totalmente pura) que fica dentro do reator. Ela pode chegar incrveis 1500C a uma presso de 157atm. Essa gua quente ir seguir por tubos, at o vaporizador, depois volta ao reator, completando o circuito primrio. No vaporizador, uma outra quantidade de gua ser fervida, pelo calor de tubos onde passam a gua extremamente quente do reator. O vapor gerado sair por canos, at onde ficam localizadas as turbinas e o gerador eltrico. O vapor dgua pode girar as ps das turbinas a uma velocidade de 1800rpm. Depois que o vapor executar sua funo, ele segue para o condensador, onde vai virar gua novamente e retornar ao vaporizador. Este o chamado circuito secundrio. Para que o condensador transforme o vapor do circuito secundrio em gua, necessrio que ele seja abastecido de gua fria. Essa gua fria pode vir de rios e lagos prximos. Ao passar pelo condensador, esta gua fica quente, necessitando ser resfriada nas torres de resfriamento (a maior parte de uma usina nuclear). Este o circuito tercirio (ou sistema de gua de refrigerao). A energia nuclear est na fora que mantm os componentes dos tomos unidos (prtons, eltrons e nutrons). Quando estes componentes so separados, h uma grande quantidade de energia liberada, que pode ser calculada pela equao de Einstein: E = mc , onde E a energia liberada, m a massa total dos tomos participantes da reao, e c a velocidade da luz. Logo nota-se que a energia resultante muito grande. Uma das maneiras de retirar essa energia atravs da fisso nuclear. A Fisso Nuclear acontece quando um tomo (geralmente de urnio U-235) bombardeado com nutrons. Ento, este tomo ficar com uma massa maior, tornando-se muito instvel. Por causa da instabilidade, ele se dividir em dois novos tomos (no caso do urnio, se dividir em criptnio (Kr) e brio (Ba)) e mais alguns
5

nutrons que no ficaro em nenhum tomo. Esses nutrons livres vo se chocar em outros tomos, gerando uma reao em cadeia. este o processo utilizado nas usinas Nucleares.

1.1 Transformaes Nucleares


Transformao nuclear qualquer reao em que ocorra modificao de um ou mais ncleos atmicos, onde dois ou mais tomos se unem ou um tomo sofre fisso nuclear. Tal reao no deve ser confundida com uma reao qumica, ocorre com os eltrons perifricos do tomo. Uma reao nuclear pode ser representada por uma equao similar a uma equao qumica, e balanceada de uma maneira anloga. Existem vrios tipos de transformaes nucleares, mas as que nos interessam aqui so aquelas que ocorrem espontaneamente e constituem o principal fenmeno relacionado com a radioatividade natural. Este fenmeno chamado decaimento radioativo ocorre em ncleos pesados, cujas principais caractersticas so: *A densidade da matria nuclear constante; *As foras de interao prton-prton (p-p), nutron-nutron (n-n) e prton-nutron (p-n) no so muito diferentes; *Existe uma forte tendncia para os ncleos apresentarem igual nmero de prtons e nutrons. Como essa tendncia oposta repulso Coulombiana p-p, a consequncia que nos ncleos pesados sempre h um excesso de nutrons, para garantir a coeso nuclear; *Ncleos contendo nmeros pares de prtons e de nutrons so mais abundantes e mais estveis do que ncleos contendo nmeros mpares de prtons ou nutrons. A instabilidade nuclear aumenta na mesma proporo do crescimento do nmero de ncleos, e pode originar decaimento radioativo e fisso nuclear. O decaimento radioativo seguido pela emisso de trs tipos de radiao que so: Partculas alfa, que so ncleos de hlio, 2He4; Partculas beta, que so eltrons. Raios gama, radiao eletromagntica tipo raios-X.

A energia nuclear est no ncleo dos tomos, nas foras que mantm unidos os seus componentes as partculas subatmicas. libertada sob a forma de calor e energia eletromagntica pelas reaes nucleares e exploses nucleares .

1.2 Resduos Nucleares


Os resduos radioativos (ou "lixo atmico") so formados por resduos com elementos qumicos radioativos, gerados em processos de produo de energia nuclear, tanto em uso no pacfico como em armamento nuclear, podendo ainda ser oriundo de outros usos como tratamentos e diagnsticos radiolgicos e pesquisa cientfica. O resduo radioativo resultante de um acidente nuclear aquece e derrete at eventualmente solidificar em massas que os cientistas apelidam de FCM (fuel containing material). A destinao do resduo radioativo um dos problemas mais srios resultantes do uso da fisso nuclear para a gerao de energia eltrica Existe ainda a possibilidade de deteriorizao destes resduos por meio de raios altamente ionizantes, mas estes tem alto custo. O maior perigo apresentado pelo lixo atmico sua radioatividade, txica e cancergena, mesmo em quantidades pequenas. A radioatividade desse material aumenta com o tempo. Todo radioistopo tem uma vida inteira T (entre fraes de segundo e 400 anos), ou seja, o tempo necessrio para perder quase toda sua radioatividade. Todo elemento radioativo decai para um elemento no-radioativo, mas o tempo necessrio para que 2% dos ncleos radioistopos decaiam para ncleos radioativos de aproximadamente 2 vezes T, que no exemplo do Urnio-238 (o combustvel de uma usina radionuclear tpica) seriam 7 bilhes de anos.

CONCLUSO
Os grandes desafios tecnologia e cincia contemporneas so a busca de novas fontes de energia e a preservao do meio ambiente. O uso de combustveis fsseis (petrleo e carvo) ainda predominante. Eles poluem o meio ambiente e suas reservas no renovveis. A energia nuclear a alternativa mais amplamente utilizada no mundo inteiro, mas ainda no totalmente segura.

Referencias
www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod02/m_s04.htm www.brasilescola.com/quimica/quimica-nuclear.htm ambiente.hsw.uol.com.br mbiente nergia e conserva o www.asec.com.br/.../docs/Doc_Encontro04_GoroHiromoto2.pd.

You might also like