You are on page 1of 65

TRABALHO DIRIGIDO DE APRENDIZAGEM

Desenvolvimento Econmico e Organismos Internacionais.

CADERNO DE ATIVIDADES

Aluno: RA:

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TDA - TRABALHO DIRIGIDO DE APRENDIZAGEM


DESENVOLVIMENTO ECONMICO E ORGANISMOS INTERNACIONAIS. CADERNO DE ATIVIDADES
IDEALIZAO Profa. Dra. Ana Maria Costa de Sousa ORGANIZAO Profa. Esp. Aline Ertzogue Marques Profa. Esp. Camila Bruna Zanett COLABORAO Prof. Me. Gilvan Cordeiro de Arajo 4 Profa. Dra. Heloisa Helena Gianotti Pereira5 Profa. Esp. Fabiana Cristina Perin6

Ana Maria Costa de Sousa: Doutora em Educao pela USP. Vice Presidente Acadmica da Anhanguera Educacional S.A. Aline Ertzogue Marques: Advogada. MBA em Propriedade Intelectual pela FGV-RJ. Especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho RJ. Especialista em Advocacia Criminal pela UCAM Universidade Candido Mendes RJ. Especialista em Direito Processual Civil e Direito Civil: Parte Geral e Obrigaes pela Universidade Anhanguera Educacional Uniderp. professora do Curso de Direito da Universidade Anhanguera-Uniderp e gestora de TDA Trabalho Dirigido desta Universidade. Camila Bruna Zanett: Especialista em Direito Constitucional pela PUC Minas. Pesquisadora da Fundao Brasileira de Direito Econmico. professora do Curso de Direito da Universidade Anhanguera-Uniderp. Gilvan Cordeiro de Arajo: Economista. Especialista em Economia pela Universidade Federal do Cear. D.E.A de Economia pela Universidade d'Aix-Marseille III (Frana). Acadmico do Curso de Direito da Universidade Anhanguera-Uniderp.
4

Heloisa Helena Gianotti Pereira: Mestre em Agronomia pela USP e Doutora em Agronomia pela UFGD. Vice-Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp.
5 6

Fabiana Cristina Perin: Especialista em Gesto de Negcios. Coordenadora da Unideias Agncia Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda Responsvel por Layouts e Diagramao. Coordenadora de MKT Local da Universidade Anhanguera-Uniderp.
01

02

03

04

OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Desenvolvimento Econmico e Organizaes Internacionais.

Objetivo geral: Conduzir compreenso do processo de desenvolvimento econmico dos pases emergentes e a atuao das organizaes internacionais neste cenrio. Objetivos especficos: ao final da disciplina, o(a) acadmico(a) dever ser capaz de: Aprender a funo das polticas econmicas pblicas e privadas e sua estreita relao com o poder econmico dos entes internacionais. Reconhecer o papel das organizaes internacionais como colaboradoras do desenvolvimento econmico mundial. Identificar os pases emergentes: Brasil, Rssia, ndia e China e os principais condicionantes do crescimento econmico dos respectivos pases. Analisar os Indicadores de Cincia, Tecnologia e Inovao dos pases emergentes e os fatores que os tornaram referncia em tecnologia e gesto. Exercitar a atividade inventiva por meio da criao de uma patente de inveno ou de modelo de utilidade a fim de impulsionar o desenvolvimento econmico nacional. Utilizar os conhecimentos adquiridos nesta disciplina para o benefcio de toda a coletividade.

CARGA HORRIA

A durao da disciplina de 60 horas, desenvolvidas ao longo de um semestre letivo, sendo 20 aulas ministradas pelo professor em sala de aula (TDA1) e 40 horas destinadas s atividades dirigidas em diferentes situaes de aprendizagem (TDA2).

MATERIAIS DIDTICOS

Ser utilizado o Livro-Texto Desenvolvimento Econmico, de Carlos Eduardo de Freitas Vian e Flvio Vilela Vieira, que abordar temas voltados ao desenvolvimento econmico, que sero estudados de forma dinmica, ao longo da disciplina. Ser utilizado, ainda, o Caderno de Atividades do Aluno, que conter orientaes de cada aula (TDA1) e dos momentos de estudo dirigido (TDA2) alm da abordagem de temas e exerccios complementares como o papel das organizaes internacionais no cenrio econmico mundial. Voc dever complementar a leitura do texto do livro cumprindo as atividades sugeridas nos sites informados e em outros textos indicados pelo professor.
05

FORMATO E ACOMPANHAMENTO

Como j de seu conhecimento, sua turma ser dividida em grupos de at 10 alunos, os quais sero orientados pelo(a) professor(a) no cumprimento das indicaes para cada aula, apresentando, sempre que solicitados, os Relatrios de Atividades, que sero corrigidos e devolvidos com comentrios, crticas e sugestes. Voc receber instrues detalhadas da entrevista a ser feita por seu grupo. Para o adequado cumprimento desta atividade, necessrio que agendem a entrevista, junto pessoa escolhida, com a devida antecedncia. Suas atividades podero ser realizadas na sala de aula, na biblioteca ou, sempre que julgar necessrio, nos laboratrios de informtica. aconselhvel que voc faa todos os exerccios indicados, pois eles contribuem para sua aprendizagem. Aqueles que fazem parte do seu Caderno de Atividades devem ser obrigatoriamente realizados. Para que os momentos de auto-estudo sejam bem-sucedidos, indispensvel que voc leia atentamente cada captulo do Livro-Texto, com antecedncia, bem como as demais leituras recomendadas no Caderno de Atividades; acesse os sites sugeridos e faa os exerccios indicados; assista aos filmes; participe com responsabilidade e compromisso dos trabalhos em grupo e entregue com pontualidade os Relatrios de Atividades. Lembre-se: a disciplina TDA, como qualquer outra, exige freqncia de, no mnimo, 75%.Voc deve cumprir rigorosamente os horrios de incio e final de cada aula ou atividade do TDA e TDA.

AVALIAO

A avaliao da aprendizagem dar-se- ao longo de todo o processo, por meio de Relatrios de Atividades e pela participao nos debates promovidos em sala de aula, envolvendo, ento: - Avaliao Formativa - que ser efetuada no decorrer da disciplina por meio da participao nas atividades propostas, nas discusses promovidas pelo professor e na auto-avaliao, ao final do semestre. [Pontos: 3]; e, - Avaliao Somativa - realizada pela entrega dos Relatrios de Atividades, pelo debate final do tema-problema, pela entrega do Caderno de Atividades com todas as atividades solicitadas. [Pontos: 7]. De acordo com o Regimento da Instituio, por ser especial, a disciplina no prev exame final, nem prova optativa.
06

Aula 1 Dia ____ /____ /____ Assunto: Desenvolvimento Econmico em Perspectiva. Atividades principais: Dinmica/Discusso em grupo.
Objetivo dessa aula: Aps exercitar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Reconhecer as caractersticas do Desenvolvimento Econmico e compreender as causas que levaram diviso do mundo em dois grandes processos: o crescimento econmico e o desenvolvimento econmico.

Nesta aula voc dever:


Receber as orientaes do professor a respeito da disciplina, seus objetivos e o do Livro-Texto que lhe dar suporte. Receber informaes gerais de como as atividades em grupo devero se desenvolver, sendo informado que a partir da prxima aula, os grupos definitivos devero ser montados, devendo, ainda, haver a escolha de um lder para coordenar os trabalhos. Ser orientado a fazer a leitura do Captulo do Livro-Texto intitulado: Desenvolvimento Econmico em Perspectiva.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01Atividade Individual:

a) Faa a leitura do captulo do do livro-texto, sob o ttulo: Desenvolvimento Econmico em Perspectiva. b) Faa da leitura do box 1 e box 2. BOX 1 - Leitura complementar
[...] So inmeras as caractersticas do subdesenvolvimento e, evidentemente, variam de um para outro pas, mas alguns traos comuns podem ser destacados: a) baixa renda per capita; b) grande desigualdade na distribuio de renda, com extremos de riqueza e de pobreza; parcela considervel da renda total detida por reduzida percentagem da populao; c) altas taxas de natalidade e de mortalidade; d) alta participao do setor primrio da economia na formao da renda. O setor secundrio (indstria) atrofiado e o tercirio inflado, devido ao grande contingente de servios de reduzida ou nula produtividade, a configurar no tanto uma atividade produtiva mas mais um desemprego disfarado; e) baixa produtividade da mo de obra; f) baixos padres mdios de consumo e de qualidade de vida, tais como instruo, nvel sanitrio, adequao alimentar e outros da espcie; g) mau funcionamento ou inexistncia de instituies polticas mais aprimoradas. Forte influncia de oligarquias na legislao e na sua aplicao.

FONTE: NUSDEO, Fbio. Curso de Economia. 3. ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.
07

BOX 2
Constituio Econmica e Desenvolvimento [...] A economia subdesenvolvida no deve tambm ser considerada isoladamente do sistema de diviso internacional do trabalho em que est situada. A passagem do subdesenvolvimento para o desenvolvimento s pode ocorrer em processo de ruptura com o sistema, internamente e com o exterior, afinal, em suas razes, o subdesenvolvimento um fenmeno de dominao, ou seja, de natureza cultural e poltica. Portanto, necessria uma poltica deliberada de desenvolvimento, em que se garanta tanto o desenvolvimento econmico como o desenvolvimento social, dada a sua interdependncia. Deste modo, o desenvolvimento s pode ocorrer com a transformao das estruturas sociais. Quando no ocorre nenhuma transformao, seja social, seja no sistema produtivo, no se est diante de um processo de desenvolvimento, mas da simples modernizao. Com a modernizao, mantm-se o subdesenvolvimento, agravando a concentrao de renda. Ocorre assimilao do progresso tcnico das sociedades desenvolvidas, mas limitada ao estilo de vida e aos padres de consumo de uma minoria privilegiada. Embora possa haver taxas elevadas de crescimento econmico e aumentos de produtividade, a modernizao no contribui para melhorar as condies de vida da maioria da populao. O crescimento sem desenvolvimento aquele que ocorre com a modernizao, sem qualquer transformao nas estruturas econmicas e sociais. Assim, o conceito de desenvolvimento compreende a idia de crescimento, superando-a. As teorias do crescimento econmico do nfase ao deliberada da poltica econmica do Estado para a manuteno de um ritmo expansivo que mantenha o pleno emprego. Contudo, suas preocupaes so exclusivamente econmicas, no analisam as condies ou conseqncias polticas, institucionais, sociais ou culturais do crescimento econmico. Obstculos institucionais no so analisados, afinal, so problemas polticos ou jurdicos, no econmicos. O objetivo propugnado pelas teorias do crescimento econmico fazer com que os pases subdesenvolvidos, cujo problema se limita, para estas teorias, a uma maior ou menor capacidade de acumulao, alcancem o mesmo sistema econmico dos desenvolvidos. Na realidade, trata-se de uma aplicao de teorias elaboradas para os pases desenvolvidos (neoclssicas ou keynesianas) na realidade scio-econmica completamente distinta dos pases subdesenvolvidos. O grande desafio da superao do subdesenvolvimento a transformao das estruturas scio-econmicas e institucionais para satisfazer as necessidades da sociedade nacional. Para a efetivao deste objetivo, segundo a proposta de Osvaldo Sunkel e Pedro Paz, fundamental a participao social, poltica e cultural dos grupos tradicionalmente considerados como objeto do desenvolvimento, que devem tornar-se sujeito deste processo. Podemos afirmar, ento, que a democracia tambm essencial para o desenvolvimento. A anlise do caso brasileiro revela que o processo de desenvolvimento funda-se em decises polticas. O desenvolvimento econmico e social, com a eliminao das desigualdades, pode ser considerado como a sntese dos objetivos histricos nacionais. Podemos concluir com Francisco de Oliveira: a questo nacional , essencialmente, a questo colocada pelo conceito de subdesenvolvimento. Toda reflexo sobre a poltica de desenvolvimento exige que se refira ao Estado, inclusive para alterar as bases de sustentao deste Estado e modificar a orientao do desenvolvimento excludente, levado a cabo especialmente aps 1964. E este um dos grandes problemas dos estudos sobre o desenvolvimento brasileiro: a falta de uma reflexo mais aprofundada sobre o Estado. Apesar da sua importncia para o desenvolvimento, no existe uma anlise sistemtica sobre a questo institucional do Estado por parte dos tericos desenvolvimentistas. A nfase no papel do Estado derivada de uma concepo da ao poltica em que a racionalidade tcnica tinha um papel decisivo: o Estado formulava e concretizava a racionalidade mediante o planejamento e a poltica de desenvolvimento. , justamente, a condio do Estado desenvolvimentista como Estado perifrico, na realidade, que exige que ele seja algo mais do que o Estado Social tradicional. A estrutura do Estado Social europeu e as intervenes keynesianas na economia so insuficientes para a atuao do Estado na Amrica Latina. A teoria de Keynes valoriza, tambm, os centros nacionais de deciso para a obteno do pleno emprego. Entretanto, se a luta contra o desemprego exige a atuao do Estado, esta muito mais necessria para promover as modificaes estruturais necessrias para a superao do subdesenvolvimento. O papel do Estado na Amrica Latina deve ser muito mais amplo e profundo do que nos pases centrais. O desenvolvimento impe a necessidade de repensarmos um planejamento abrangente. Analisar o desenvolvimento por meio das polticas pblicas s faz sentido se considerarmos o desenvolvimento nacional a principal poltica pblica, conformando e harmonizando todas as demais. E, apesar do neoliberalismo, a questo do desenvolvimento nacional, segundo constata Jos Lus Fiori, est ressurgindo. A retomada deste tema, interrompido durante o auge da globalizao neoliberal, busca debater a viabilidade e os caminhos do desenvolvimento. Afinal, a falta de integrao social, econmica e poltica continua exigindo uma atuao do Estado. Sem a
08

restaurao do Estado, no h como propor uma poltica de desenvolvimento. A crise do Estado brasileiro no pode ser confundida ou limitada questo dos gastos pblicos. As suas condicionantes so muito mais profundas, pois dizem respeito sua prpria desestruturao, em especial no tocante aos pactos polticos que o sustentavam durante o desenvolvimentismo. A crise atual, por mais paradoxal que possa parecer, denota a necessidade de fortalecer o Estado: tanto para resistir aos efeitos perversos da globalizao, controlar os desequilbrios por ela gerados, como para encontrar um caminho para sair da crise. Desta forma, a falta de integrao social, econmica e poltica continua exigindo uma atuao do Estado, inclusive para a concluso do projeto de formao nacional, ultrapassando a barreira do subdesenvolvimento. Um projeto nacional que, no nosso entender, tem seus fundamentos previstos na Constituio de 1988, pressuposto essencial para a retomada da discusso de um projeto nacional de desenvolvimento. Afinal, segundo Peter Hberle, a Constituio a expresso tambm de certo grau de desenvolvimento cultural, um meio de auto-representao prpria de todo um povo, espelho de sua cultura e fundamento de suas esperanas. Dado, portanto, o carter de dominao do fenmeno do subdesenvolvimento, a passagem do subdesenvolvimento para o desenvolvimento s pode ocorrer em processo de ruptura com o sistema, internamente e com o exterior. Deste modo, necessria uma poltica deliberada de desenvolvimento, em que se garanta tanto o desenvolvimento econmico como o desenvolvimento social, que so interdependentes, no h um sem o outro. O desenvolvimento s pode ocorrer com a transformao das estruturas sociais, o que faz com que o Estado Desenvolvimentista precise ser um Estado mais capacitado e estruturado que o Estado Social tradicional. E no o fato de no termos tido, no Brasil, um Estado de Bem-Estar Social que nos impede de construir um Estado que possa superar a barreira do subdesenvolvimento. A questo da retomada do desenvolvimento no Brasil est intrinsecamente ligada, portanto, Crise do Estado brasileiro. Sem repensarmos o Estado brasileiro, como queremos estrutur-lo e quais devem ser os seus objetivos, no h como pensar em desenvolvimento. E esta reflexo sobre o Estado ainda mais fundamental se levarmos em considerao a afirmao do historiador alemo Reinhart Koselleck, de que uma das principais caractersticas do Estado moderno em seu processo de formao foi a de se arrogar o monoplio da dominao do futuro. Um Estado que abre mo de planejar o futuro, desta forma, abre mo de uma das caractersticas fundamentais da sua prpria estatalidade. Apenas com a reestruturao (para no dizer restaurao) do Estado brasileiro poderemos buscar concretizar o to desejado, e adiado, projeto nacional de desenvolvimento.

FONTE: BERCOVICCI, Gilberto. Constituio Econmica e Desenvolvimento. Revista da Fundao Brasileira de Direito Econmico . n.1. out-mar.2008. Disponvel em: http://www.fbde.org.br/revista/n1.V.pdf. Acesso em: 15 de maio de 2010.

02 - Atividade em grupo: Discuta em grupo as questes abaixo e apresente os posicionamentos, o qual integrar o Relatrio de Atividades I. a) Com base na leitura do captulo Desenvolvimento Econmico em Perspectiva, na viso do grupo, para os tericos da CEPAL, a industrializao tardia na Amrica Latina teve papel determinante na manuteno do subdesenvolvimento?

09

b) Seu grupo dever eleger dentre seus membros, o candidato Presidncia da Repblica cujo slogan : Desenvolvimento econmico Desenvolvimento Social e Sustentvel. Desta forma, o integrante escolhido auxiliado pelo grupo, apresentar comisso julgadora convidada, composta pelo(a) professor(a) da disciplina e por um(a) professor(a) convidado(a), as diretrizes de poltica e estratgias que sero adotadas na sua gesto, para melhorar substancialmente, e de forma permanente, a distribuio de renda, a qualidade de vida e a desigualdade social do Brasil, tendo em vista, a sua posio de destaque como pas emergente.

c) Primeiro preciso fazer o bolo crescer para depois distribuir. Esta foi a ideologia de muitos pases que no conseguiram atingir o desenvolvimento. Apoiando-se nesta concepo errnea que trouxe longas dcadas de estagnao econmica, utilize o texto do Box 2 e as discusses do grupo sobre o Captulo: Desenvolvimento Econmico em Perspectiva, para fazer uma anlise dos conceitos de crescimento econmico e desenvolvimento econmico. Utilize o caso brasileiro como referncia e identifique alguns fatores que dificultam os pases pobres a sair do estdio de subdesenvolvimento.

10

Relatrio de Atividades I: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

11

03 - Atividade Individual: Observe: Esta atividade para voc desenvolver em sua casa. a) Retorne pgina inicial do 1 captulo do Livro-Texto e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); b) Leia o Box 3, da pgina 13, referente a aula 2.

12

Aula 2 Dia ____ / ____ / ____ Assunto: Polticas Econmicas Estatais Atividade principal: Dinmica em grupo/Entrevista.
Objetivo dessa aula: Aps exercitar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Refletir sobre o papel da atuao do Estado como incentivador do desenvolvimento econmico; Identificar quando o Estado ser regulador ou regulamentador da atividade econmica.

Nesta aula voc dever:


Receber as orientaes do professor a respeito da disciplina, seus objetivos e o do Livro-Texto que lhe dar suporte. Ser orientado a fazer a leitura do texto Poltica Econmica e Estado. Receber orientao a fazer uma entrevista que dever ocorrer nessa semana, em TDA2, com um professor ou profissional da rea de economia, sobre o tema: Polticas Econmicas Estatais e Privadas eficazes, de modo a impulsionar o desenvolvimento econmico nacional. Ainda com seu grupo, ou em conjunto com toda a sala, decidir quem ser o entrevistado, e qual o aluno ser o responsvel pelo convite. Elaborar o roteiro da entrevista.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:

01. a)

Atividade em grupo:

Entrevistar um professor ou profissional que atue na rea econmica. O tempo de entrevista dever ser de no mximo 30 minutos. Anote as perguntas e respostas, para compor parte do Relatrio de Atividades II. (Obs.: Esta entrevista poder ser feita por todos os grupos, com um nico entrevistado). Tema da entrevista: Polticas Econmicas Estatais e Privadas eficazes, de modo a impulsionar o desenvolvimento econmico nacional. b) Para complementar o Relatrio de Atividades II, faa a releitura do texto do Box 3 e identifique, as diferenas essenciais entre conceito, modo de operao da regulamentao e da regulao na poltica econmica estatal.

BOX 3
POLTICA ECONMICA E ESTADO As polticas econmicas ditadas pelo aparelho estatal possuem seus fins, objetivos e princpios esculpidos pelos textos constitucionais em geral, incluindo a Carta Magna brasileira de 1988, por intermdio da consagrada, doutrinariamente, Constituio Econmica. Ensina o eminente jurista mineiro Washington Peluso Albino de Souza (2005, p.209) a respeito daquela: A presena de temas econmicos, quer esparsos em artigos isolados por todo o texto das constituies, quer localizados em um de seus ttulos ou captulos, vem sendo denominado Constituio Econmica. Significa, portanto, que o assunto econmico assume sentido jurdico, ou se juridiciza, em grau constitucional.

13

As polticas econmicas podem ser desenvolvidas tanto pelos poderes pblicos quanto pela iniciativa privada. Invariavelmente elas se interpenetram e se sujeitam aos planos. No caso das efetuadas pelo Estado, so aes coordenadas, ditadas por normas jurdicas, pelas quais os rgos pblicos atuam na vida econmica presente e futura, e automaticamente nas relaes sociais, em busca, hipoteticamente, da efetivao dos comandos da Constituio Econmica. Em sntese, poltica econmica estatal um conjunto de decises pblicas dirigidas a satisfazer as necessidades sociais e individuais, com um menor esforo, diante de um quadro de carncia de meios. , ainda, uma das espcies do gnero polticas pblicas. Definindo-se, polticas pblicas um conjunto de aes coordenadas pelos entes estatais, em grande parte por eles realizadas, destinadas a alterar as relaes sociais existentes. Como prtica estatal surge e se cristaliza por norma jurdica. A poltica pblica composta de aes estatais e decises administrativas competentes. (Derani, 2004, p.22)

Inmeras podem ser as aes tomadas pelo poderes pblicos na rbita econmica, como: compra e venda de moeda estrangeira; elevao ou reduo dos tributos; ampliao do volume da moeda nacional na economia; edio de normas legais de remessa de lucros ao exterior, de represso ao poder econmico e de defesa do consumidor; emisso de ttulos pblicos no sistema financeiro que conseqentemente influenciaro nos juros a serem pagos pelo Estado. E ainda, podem significar: concesso de crditos subsidiados a setores econmicos; cesso de terras pblicas ou reduo de exigncias burocrticas a fim incentivar o turismo; realizao de obras governamentais em prol do crescimento modernizante; estatizao ou nacionalizao de atividades econmicas; criao de agncias reguladoras produtoras de marcos legais para o mercado; abertura de empresas estatais fabricantes de bens e prestadoras de servios, voltadas ao desenvolvimento sustentvel etc. Logicamente, as polticas econmicas estatais no podem ser analisadas isoladamente, fora de um contexto internacional, porque se sujeitam s influncias do poder econmico transnacional, dos Estados Desenvolvidos e Comunitrios, Entes Internacionais (Organizao Mundial do Comrcio, Fundo Monetrio Internacional, Banco Mundial), sem excluir, contudo, a interdependncia daquelas com as polticas econmicas do capital privado nacional. Alis, as democracias contemporneas vm sofrendo abalos pelos desvirtuamentos das atuaes econmicas estatais, diante do poderio do setor privado. A profunda crise que as nossas democracias liberais atravessam, marcada nomeadamente pela perda de confiana das populaes no mundo poltico e o enfraquecimento dos poderes pblicos face aos poderes privados, em geral multinacionais, conduziram a um receio do interesse geral face aos interesses particulares. (Remiche, 1999, p.284) A Regulamentao e a Regulao Durante a guerra fria, no sculo passado (1945 a 1990), imperaram na economia de mercado as polticas econmicas neoliberais de regulamentao, em que o Estado Nacional transfigurou-se em Social, realizando a sua atuao no domnio econmico diretamente, via empresa pblica, sociedade de economia mista e fundaes; ou indiretamente, por meio das normas legais de direito. Tudo em nome do desenvolvimento ou do crescimento. Naqueles tempos de regulamentao, os capitais privados eram investidos internacionalmente na indstria de consumo, mas tambm na rendosa indstria armamentista. Assim sendo, o poder econmico privado nacional e internacional precisava da ao estatal em setores de baixa lucratividade, de riscos financeiros ou carentes de investimentos tecnolgicos, como as reas de infraestrutura (energia, estradas, gua potvel, telefonia) e social (educao, sade, previdncia), a fim de possibilitar o progresso da economia de mercado, refrear os movimentos sociais reivindicativos (dos trabalhadores, por exemplo) e remover o fantasma do socialismo. Dessa forma, norteavam-se as aes econmicas pblicas, reservando iniciativa privada ampliao de seus ganhos. No fim do sculo XX e no incio do XXI, as polticas neoliberais de regulamentao passaram a restringir a expanso e a mobilidade do capital. O novo ambiente mundial de fim da guerra fria, queda do socialismo real e de alta evoluo tecnolgica resulta em presses por outras polticas econmicas ao gosto dos donos do capital. Os Estados Nacionais passam a executar o neoliberalismo de regulao transferindo servios e atividades iniciativa privada (via privatizao e desestatizao), agora atraentes ao capital em face da reduo dos ganhos com a indstria blica da guerra fria e dos avanos cientficos. A tecnologia tornou lucrativos setores que anteriormente tinham baixa lucratividade, ou no o tinham, e estavam nas mos do Estado. Com a regulao, usada como nico remdio salvador do mundo e protegida de grandes contestaes pela mdia dos donos do poder (Faoro, 2000), o Estado passou a adotar uma nova
14

tcnica de ao na vida econmica, ou seja, o neoliberalismo de regulao. O poder estatal continuou a intervir indiretamente no domnio econmico, por meio das normas legais (leis, decretos, portaria); assim como de forma intermediria, via agncias de regulao. Todavia, diferentemente das empresas estatais, as agncias no produzem bens nem prestam servios populao, mas somente fiscalizam e regulam o mercado ditando comandos tcnicos de expanso, qualidade, ndices de reajuste de preos etc. , porm, prudente frisar que a tcnica intervencionista de regulao permite a existncia de algumas empresas estatais, em menor nmero, atuando no mbito do mercado. Mas sem desempenhar o papel anterior e possuindo uma reduzida capacidade de ingerncia na vida econmica. Diante das discusses alimentadas por defensores de uma regulao, como forma de modernidade (traduzindo as predominncias mais acentuadamente liberais) do Neoliberalismo, ante a figura da regulamentao (que seria comprometido com as tcnicas intervencionistas menos acentuadas naquele sentido), deparamos com um panorama de oscilaes prprio dessa ideologia mista. Por consider-las como forma de ao, admitiremos, no mximo, que se diferenciam pelo grau assumido na relao Estado-sociedade, ou nas formas de Estado Mximo e Estado Mnimo. A menos que se trate de Estado Zero, absolutamente absentesta (j desviado para a ideologia do Anarquismo), os instrumentos jurdicos utilizados por ambos afastam-se da hiptese do funcionamento autoregulador do mercado. Em caso de opo pelo livre funcionamento das foras do mercado, contra a regulamentao ou a regulao que as direcionaria, o fundamento haver de ser baseado na ordem natural (introduzida na doutrina econmica dos Fisiocratas), que leva fora jurgena do fato. Mesmo assim, o fato dela decorrente deveria ser juridificado para legitimar os efeitos jurdicos da absteno, ou seja, da omisso. Em caso contrrio, deixaria de produzir efeitos indispensveis ao seu reconhecimento nas relaes sociais, mesmo em termos de direitos das partes em negociao nos mercados. Os objetivos da regulao, portanto, enquadram-se no mesmo sistema operacional da interveno. De certo modo, a Regulao afasta-se da forma densamente intervencionista do Estado Bem-Estar, ou das atuaes diretas do Estado-Empresrio. Orienta-se no sentido do absentesmo, sem jamais atingi-lo completamente, sob pena de negar a sua existncia, por ser, ela prpria, uma forma de ao do Estado... (Souza, 2005, p.331) Mais uma vez, as polticas econmicas pblicas so modificadas pelas influncias do capital privado. O prprio Estado Nacional sofre mutaes em seu poder de influenciar e gerir a vida social e econmica dos povos com a passagem do neoliberalismo de regulamentao para o de regulao. Os poderes pblicos minimizaram suas foras naquelas reas, e o regramento socioeconmico passou, especialmente, para os Estados Comunitrios, Entes Internacionais e empresas transnacionais. Dentro, porm, de um pensamento dialtico e ciente de que as Cartas Magnas foram alteradas em nome da regulao, no plano nacional as polticas econmicas estatais contemporneas devem seguir, tambm, os ditames da Constituio a fim de possibilitar sua eficcia. Assim sendo, a participao dos movimentos consumeristas, dos sindicatos de trabalhadores, das associaes ambientalistas e de entidades empresariais na elaborao, execuo e contestao das normas de poltica econmica primordial na construo do Estado e da democracia.

FONTE: CLARK, Giovani. Poltica Econmica e Estado. Revista do Tribunal Regional Federal da 1 Regio, Braslia, p. 42-47, v.19, n.2, fev. 2007.

Relatrio de Atividades II: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo, que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

15

02 Atividade individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em casa. Retorne ao incio da aula 2 do caderno de atividades e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule sua dvidas e solicite orientao para o(a) professor (a); Leia para a prxima aula o Box 4, na pgina 17.
16

Dia ____ / ____ / ____ Assunto: Neoliberalismo Econmico Atividade principal: Pesquisa/Discusso em grupo.

Aula 3

Objetivo dessa aula: Aps exercitar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Compreender os mecanismos do neoliberalismo como fundamento da economia global do sculo XX; Avaliar o antagonismo entre a ideologia neoliberal e a ao de interveno do Estado na economia. Perceber a construo histrica da ideologia neoliberal e sua aplicao como base da poltica econmica no Brasil e no mundo.

Nesta aula voc dever:


Participar de uma discusso em grupo sobre o tema da aula, particularmente sobre o trecho do artigo: Assalto ao Estado e ao Mercado, Neoliberalismo e Teoria Econmica. Receber a instruo para realizar, em horrios alternativos, antes do prximo encontro no presencial de TDA, uma notcia na Internet de forma a agregar notcias pesquisadas que caracterizam a aplicao do neoliberalismo nas decises econmicas em mbito local ou global.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade individual: BOX 4
Assalto ao Estado e ao Mercado, Neoliberalismo e Teoria Econmica [...] Neoliberalismo No se pode pretender aumentar o poder do mercado custa do enfraquecimento do Estado como, irracionalmente, pretendeu a ideologia neoliberal. Quando essa ideologia associada a teorias econmicas e polticas aparentemente cientficas montou um verdadeiro assalto ao Estado democrtico e social que comeara a se estabelecer desde o New Deal nos Estados Unidos e que se consolidou especialmente na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, tambm o mercado estava sendo assaltado porque, por falta de regulao, deixava de cumprir sua funo na sociedade e se desmoralizava. Os neoliberais e as pessoas guiadas pelo senso comum provavelmente diro que a ideologia dominante nos ltimos 30 anos e por isso mesmo transformada em senso comum no visava ao enfraquecimento do Estado: buscava apenas tir-lo da esfera produtiva; queria que o Estado deixasse de ser um Estado produtor para se transformar em um Estado regulador. De fato, uma parte de seu discurso tinha esse formato, mas esse era um discurso vazio um clssico discurso orwelliano no qual o que se diz o oposto do que se pretende significar. O papel fundamental do Estado de fato o de ser regulador, o de definir e de se constituir no sistema constitucional- legal. Mas tambm pode ser protetor, indutor, capacitador (enabling) e, nas fases iniciais do desenvolvimento econmico, produtor. O neoliberalismo, alm de no querer um Estado com estas ltimas qualidades as formas que o Estado democrtico e social assumiu ou estava assumindo durante os 30 anos gloriosos do capitalismo (1945-1975) , tambm no queria um Estado

Releia o trecho do texto contido no Box 4 a seguir.

17

regulador. O nome Estado regulador era vazio. O objetivo era desregular em vez de regular. Para o neoliberalismo o Estado deveria se tornar mnimo, e isso significava pelo menos quatro coisas: primeiro, que deixasse de se encarregar da produo de determinados bens bsicos relacionados com a infraestrutura econmica; segundo, que desmontasse o Estado social, ou seja, todo o sistema de proteo social por meio do qual as sociedades modernas buscam corrigir a cegueira do mercado em relao justia social; terceiro, que deixasse de induzir o investimento produtivo e o desenvolvimento tecnolgico e cientfico, ou seja, de liderar uma estratgia nacional de desenvolvimento; e, quarto, que deixasse de regular os mercados e principalmente os mercados financeiros porque seriam autorregulados. A proposta mais insistentemente repetida pelo credo neoliberal foi a da desregulao dos mercados. Como era possvel, ento, falar em um Estado regulador? Melhor, mais franco, seria dizer: Estado desregulador. O que se pretendia era um Estado fraco que deixasse que as economias nacionais, tanto dos pases ricos onde essa ideologia se originou quanto dos pases em desenvolvimento, se transformassem no campo de treinamento (playing field) das grandes empresas e dos seus altos executivos e agentes financeiros, deixando-os livres para nelas realizar rendas (rents) de todos os tipos em vez de juros moderados, de lucros empresariais e de ordenados profissionais essas sim formas legtimas de remunerar razoavelmente o capital, o empreendimento e o conhecimento detido pelas elites econmicas. O neoliberalismo foi a ideologia hegemnica desde o incio dos anos 1980 at o comeo dos anos 2000. Foi a ideologia adotada e promovida pelos governos americanos a partir de Ronald Reagan. Desde o incio desta dcada, porm, sua intrnseca irracionalidade, seu fracasso em promover o crescimento econmico dos pases em desenvolvimento, sua efetividade em promover a concentrao de renda nos 2% mais ricos de todas as sociedades ricas ou em desenvolvimento em que suas ideias eram adotadas, e o aumento da instabilidade macroeconmica demonstrada pelas seguidas crises financeiras nos anos 1990 todos esses fatos eram indicaes de seu esgotamento. Seria, entretanto, o crash de outubro de 2008 e a grande crise econmica e financeira do presente, ao obrigarem o Estado a intervir fortemente para socorrer bancos, empresas e famlias endividados, que representaria o colapso dessa ideologia o fim de sua hegemonia. Afinal, o to vilipendiado Estado era chamado para salvar o mercado. O neoliberalismo hoje uma ideologia morta, uma lembrana constrangedora, que s existe pelas suas consequncias danosas sobre as sociedades que dele foram vtimas. Estarei eu sendo injusto com o neoliberalismo e com os neoliberais? Como sempre fui crtico dessa ideologia, trago para a matria o testemunho de algum insuspeito, Francis Fukuyama (2004), um conservador, mas no um neoliberal, que, em seu livro Construo de Estados: governo e organizao no sculo XXI, faz uma crtica cerrada poltica neoliberal conduzida pelos Estados Unidos nos pases menos desenvolvidos, especialmente os africanos. Mostrou como essa poltica levava ao enfraquecimento de seus Estados, e como um Estado fraco levava a pases ou estados fracassados a failed states. Sei que o caso dos Estados-nao fracassados um caso-limite, mas so os casos-limite que nos esclarecem as situaes ambguas que geralmente prevalecem na sociedade. Durante muito tempo defini o neoliberalismo como liberalismo econmico radical, como a ideologia do Estado mnimo e dos mercados autorregulados. Essas definies so corretas, mas a primeira apresenta um problema grave. Afinal tanto o liberalismo poltico como o econmico foram conquistas sociais e tivemos muitas formas de liberalismo radical que nada tinham de neoliberais. Melhor definir o neoliberalismo comparando-o historicamente com o liberalismo. O liberalismo era, no sculo XVIII, a ideologia de uma classe mdia burguesa em luta contra uma oligarquia de senhores de terra e de armas apoiados por um Estado autocrtico. Para caracterizar o neoliberalismo, uma ideologia reacionria, no basta, portanto, afirmar que se tratava de um liberalismo econmico radical, porque o radicalismo liberal no sculo XVIII ou no incio do sculo XIX era revolucionrio. Vejamos, ento, o que ou foi historicamente o neoliberalismo. O neoliberalismo a ideologia que os ricos usaram no final do sculo XX contra os pobres ou os trabalhadores e contra um Estado democrtico social. uma ideologia eminentemente reacionria, portanto. uma ideologia que, apoiada na teoria econmica neoclssica das expectativas racionais, no novo institucionalismo, na teoria da escolha pblica, e nas formas mais radicais da escola da escolha racional, montou um verdadeiro assalto poltico e terico contra o Estado e os mercados regulados nos ltimos 30 anos. Em consequncia, se compararmos esses 30 anos com os imediatamente anteriores, veremos que, nos pases ricos, as taxas de crescimento foram menores, aumentou a instabilidade econmicofinanceira e a renda concentrou-se nos 2% mais ricos da populao, e, para os pases em desenvolvimento que aceitaram essa ideologia o consenso de Washington , as taxas de crescimento foram insuficientes para o catching up.

FONTE: BRESSER-PEREIRA: Assalto ao Estado e ao Mercado, Neoliberalismo e Teoria Econmica. Instituto de Estudos Avanados da Universidade de So Paulo Online. 2009, vol.23, n.66, pp. 7-23. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v23n66/a02v2366.pdf Acesso em 05 de maio de 2010. O conceito de catching up empregado compreende a capacidade de centros secundrios de absorver tcnicas e conhecimentos gerados nos centros lderes, de forma a permitir que aqueles
18

alcancem os nveis de produtividade destes e, portanto, reduzam o hiato tecnolgico e de desenvolvimento econmico que os separa.

Fonte de Pesquisa On line: O Ps-Consenso de Washington: a globalizao e o desenvolvimento revisitados. http://www.ie.ufrj.br/aparte/pdfs/elidiniz_1_.pdf

02 Atividade em grupo: a) Com base no texto acima, percebe-se que a ameaa de recesso econmica que atingiu todo o mundo rico em 2008 provocou uma avalanche de medidas de interveno do Estado na economia, tais como controle de preo, fiscalizao e punio do mercado financeiro, aplicao dos princpios do direito de concorrncia, emprstimos a bancos privados, entre outras medidas. A partir de uma avaliao sobre o neoliberalismo, discuta com seu grupo e faa uma resenha crtica sobre as idias do autor acerca desta ideologia e agregue notcias pesquisadas na mdia que caracterizem a aplicao do neoliberalismo nas decises econmicas em mbito local ou global.

19

b) Elaborar o Relatrio de Atividades III, com a melhor resenha crtica eleita pelo grupo, obtida da discusso conjunta. Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

03 Atividade individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em casa. Retorne ao incio da aula 3 do caderno de atividades e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule sua dvidas e solicite orientao para o(a) professor (a); Leia para a prxima aula os textos contidos no Box 5 e Box 6.
20

Aula 4

Dia ____ / ____ / ____

Assunto: Globalizao, desenvolvimento econmico e consumo. Atividade principal: Pesquisa/Discusso em Grupo.

Objetivo dessa aula: Aps executar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Refletir acerca das caractersticas da globalizao; Analisar a globalizao como um fenmeno cultural, econmico e tecnolgico, que transformou a sociedade de consumo em um modelo econmico globalizado.

Nesta aula voc dever:


Participar de uma discusso em grupo sobre o papel do capital global (neoliberalismo) e da globalizao na atual cultura de consumo. Realizar as Atividades individuais que consistem na leitura dos textos contidos nos Box 5 e 6.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade individual: Releia os trechos dos textos contidos nos Box 5 e Box 6 a seguir. BOX 5
GLOBALIZAO E EXCLUSO [...] A Globalizao O que a globalizao? Para responder esta pergunta vamos consultar os mais recentes estudos sobre a questo. Para Jean Luc Ferrandrry a globalizao um conceito que apareceu no meio dos anos 1980 nas escolas de negcios norte-americanas e na imprensa anglosax. Esta expresso designa um movimento complexo de abertura de fronteiras econmicas e de desregulamentao, que permite s atividades econmicas capitalistas estenderem seu campo de ao ao conjunto do planeta. O aparecimento de instrumentos de telecomunicao extremamente eficientes permitiu a viabilidade deste conceito, reduzindo as distncias a nada. O fim do bloco sovitico e o aparente triunfo planetrio do modelo neoliberal no incio dos anos 1990 parecem dar a esta noo uma validade histrica. Na Frana foi escolhido o nome mundializao para substituir globalizao, que insiste, particularmente, sobre a dimenso geogrfica e tentacular, sem esquecer o sentido original. (FERRANDRRY, Jean Luc. Le point sur la mondialisation. Presses Universitaires de France PUF, Paris, 1996, p.3) Podemos ento dizer que a globalizao tem sua origem na literatura destinada s firmas multinacionais, designando inicialmente um fenmeno limitado a uma mundializao da demanda se enriquecendo com o tempo at o ponto de ser identificado atualmente a uma nova fase da economia mundial. No h, entretanto, uniformidade na conceituao do termo podendo-se encontrar quatro significados distintos, mas semelhantes: Thodore Levitt prope este termo para designar a convergncia de mercados no mundo inteiro. Globalizao e tecnologia sero os dois principais fatores que fazem as relaes internacionais. Em consequncia, a sociedade global opera com constncia e resoluo, com custos relativamente baixos, como se o mundo inteiro (ou as principais regies) constitussem uma entidade nica; ela vende a mesma coisa, da mesma maneira em todos os
21

lugares [grifo nosso]. Neste sentido, a globalizao dos mercados se ope viso anterior de um ciclo de produo que consistia na venda aos pases menos avanados de produtos que ficaram obsoletos nos pases mais ricos. O termo se aplica mais gesto das multinacionais e diz respeito exclusivamente s trocas internacionais. (Mondialisation au-dela des mythes, La Dcouverte - Les dossiers de Ltat du Monde, Paris, 1997, p.15) Em 1990, esta noo estendida por Kenichi Ohmae ao conjunto da cadeia de criao do valor (pesquisa-desenvolvimento [P-D], engenharia, produo, mercado, servios e finanas). Se num primeiro momento uma firma exporta a partir de sua base nacional, ela estabelece em seguida servios de vendas no estrangeiro, depois produzidos na localidade e ulteriormente ainda estabelece uma medida completa da cadeia de valor na sua filial. Este processo converge em direo a uma quinta etapa: a integrao global, uma vez que as firmas que pertencem a um mesmo grupo conduzem o seu P-D, financiam seus investimentos e recrutam pessoal em escala mundial. Desta forma globalizao designa ainda uma forma de gesto, totalmente integrada em escala mundial da grande firma multinacional. Desde que estas multinacionais representam uma frao importante da produo mundial, os diversos espaos nacionais se encontram obrigados a se ajustarem s suas exigncias pelo fato da extrema mobilidade que elas se beneficiam hoje (comrcio, investimento, finanas e P-D). Desta forma a globalizao significa ento o processo atravs do qual as empresas, as mais internacionalizadas, tentam redefinir em seu proveito as regras do jogo antes impostas pelos Estados-Nao. Nesta conceituao deixamos o domnio da gesto interna das firmas para abordamos a questo da arquitetura do sistema internacional. Passamos da micro para a macro economia, das regras da boa gesto da economia privada para o estabelecimento de polticas econmicas e a construo ou redefinio das instituies nacionais. Esta noo evoca muito mais o processo em curso do que um estado final do regime internacional que substituir aquele de BrettonWoods. Constantemente, alguns sublinham o carter irreversvel das tendncias em curso frente impotncia das polticas tradicionais dos governos diante das estratgias das grandes firmas [grifo nosso]. Finalmente, a globalizao pode significar uma nova configurao que marca a ruptura em relao s etapas precedentes da economia internacional. Antes a economia era internacional, pois sua evoluo era determinada pela interao de processos operacionais essencialmente no nvel dos Estados-nao. No perodo contemporneo vemos emergir uma economia globalizada na qual as economias nacionais sero decompostas e posteriormente rearticuladas no seio de um sistema de transaes e de processos que operam diretamente no nvel internacional. Esta definio a mais geral e sistemtica. De uma parte, os Estados-Nao, e, por consequncia os governos nacionais, perdem toda a capacidade de influenciar as evolues econmicas nacionais, ao ponto que as instituies centralizadas herdadas do ps-guerra devem ceder lugar a entidades regionais ou urbanas, ponto de apoio necessrio da rede tecida pelas multinacionais. De outro lado, os territrios submetidos a este novo modelo ficam fortemente interdependentes ao ponto de manifestar evolues sincronizadas, por vezes idnticas, mas em todo caso em via de homogeneizao [grifo nosso]. Adeus, portanto, ao compromisso poltico nacional e a noo mesmo de conjuntura local.

FONTE: MAGALHES, Jos Luiz Quadros. Globalizao e Excluso. Jus Navigandi, Teresina, a. 1, n. 19, set. 1997. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=68>. Acesso em: 05.maio.2010.

BOX 6
"HUMANIZAO DO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL" [...] Redes do Capitalismo Global Durante as ultimas trs dcadas a revoluo da tecnologia da informao fez surgir um novo tipo de capitalismo que profundamente diferente daquele da revoluo industrial ou daquele que emergiu aps a segunda guerra. Tem trs caractersticas fundamentais. O centro de suas atividades econmicas global; a principal fonte da sua produtividade e competitividade a inovao, gerao de conhecimento e processamento de informao; e est estruturado amplamente em redes de fluxo financeiro. Este novo capitalismo global tambm conhecido como nova economia ou simplesmente globalizao. Na nova economia o capital opera em tempo real movendo-se rapidamente de uma opo para outra numa busca incessante de oportunidades de investimento. Os movimentos de cassino global operado eletronicamente no seguem nenhuma lgica de mercado os mercados so continuamente manipulados e controlados por estratgias de investimento elaboradas por computadores, percepes subjetivas de analistas influentes, de eventos polticos em qualquer parte do mundo principalmente -por turbulncias inesperadas causadas por interaes complexas do

22

fluxo de capital; neste sistema altamente no-linear. Estas turbulncias descontroladas tm resultado numa serie de graves crises financeiras recentemente, do Mxico 1994, sia do pacifico 1997, Rssia 1998 e Brasil 1999. O impacto da nova economia sobre o bem-estar e humano tem sido altamente negativo. Tem enriquecido uma elite global de especuladores financeiros, empreendedores e profissionais high-tech. No topo tem havido acumulao de riquezas sem precedentes, o capitalismo global tambm tem beneficiado algumas economias nacionais especialmente pases asiticos. Mas na sua totalidade as suas conseqncias sociais e ambientais tm sido um desastre. A ascenso do capitalismo global tem sido acompanhada pela ascenso e polarizao das desigualdades sociais dentro e fora dos pases, em particular a pobreza e as desigualdades sociais tm aumentado atravs do processo de excluso social, o qual uma conseqncia da estrutura em rede da nova economia. A medida que o fluxo capital e a informao interligam redes de escala mundial eles excluem destas mesmas redes todas as populaes e territrios que no tm valor ou interesses para suas buscas de ganho financeiro. Como resultado certos seguimentos da sociedade, reas das cidades, regies e mesmo pases inteiros tornam-se economicamente irrelevantes. Assim, um novo seguimento empobrecido da humanidade emerge em volta do mundo como conseqncia direta da globalizao. Isto compreende grande reas do planeta como as reas abaixo do Saara Africano, as reas rurais da sia e da Amrica Latina. Mas a geografia da excluso social tambm inclui pores de todos os pases e de todas as cidades do mundo. Se voc quer a face humana da globalizao veja as fotos do conhecido foto-jornalista brasileiro Sebastio Salgado. Dois anos atrs ele completou um projeto de sete anos intitulado Migraes que levou-o a quarenta pases em volta do mundo onde ele tirou milhares de fotos de migrantes e refugiados, mostrando seus grandes pesares e tristezas, mas tambm sua coragem e infinita esperana. As fotos picas de Salgado, de um mar de humanidade sem fim, so uma impressionante testemunho da dignidade humana e do fracasso do capitalismo global. De acordo com a doutrina da econmica da globalizao conhecida como neoliberalismo os acordos de livre comrcio internacional impostos pela Organizao Mundial do Comrcio OMC sobre seus pases membros aumentaro o comrcio global; isto criar uma expanso econmica global; e o crescimento econmico global diminuir a pobreza, porque seus benefcios eventualmente fluram abaixo para todos. Esta afirmao esta fundamentalmente errada. O capitalismo global no mitiga a pobreza e a excluso social; ao contrrio exacerba-os. O neoliberalismo tem estado cego para este efeito porque os economistas das corporaes tm tradicionalmente excludo dos seus modelos os custos sociais da atividade econmica; similarmente os economistas mais convencionais tem ignorado os custos ambientais da nova economia - o aumento e a acelerao da destruio ambiental global a qual to grave, se no mais, do que seu impacto social. Uma das crenas do neoliberalismo que os pases pobres deveriam concentrar na produo de um pequeno e especial grupo de mercadorias para exportao com intuito de obter capital estrangeiro e deveriam importar grande parte das demais commodities; esta nfase na exportao tem levado a um rpido esgotamento dos recursos naturais necessrios para produzir safras a serem exportadas pas aps pas o desvio de gua fresca para interior de fazendas; o foco sobre agricultura de consumo intensiva de gua, tal como cana-de-acar resulta em leitos de rios secos; a converso de terra agricultvel de boa qualidade em plantaes de safra para fazer dinheiro; e a migrao forada de um grande nmero de agricultores de suas terras. Por todo mundo, h incontveis exemplos de como a globalizao econmica esta piorando a destruio ambiental. Desde que o valor dominante no capitalismo global ganhar dinheiro, seus representantes procuram eliminar legislaes ambientais valendo-se da bandeira do livre comrcio onde quer que possam, a no ser que se estas legislaes no interferirem com seus lucros. Assim, a nova economia causa destruio ambiental no somente aumentando o impacto das suas operaes sobre os ecossistemas do mundo, mas tambm eliminando leis de proteo ambiental nacional pas aps pas. Em outras palavras, a destruio ambiental no apenas um efeito colateral, mas tambm uma parte intestinal do capitalismo global.

FONTE: CAPRA, Fritjof. Palestra realizada no Seminrio "Humanizao do Desenvolvimento Mundial". Realizado em 21 de outubro de 2004; Centro de Exposies Horcio Sabino Coimbra CIETEP/FIEP - Curitiba/PR. Traduzido por Bernardo Perna.

02 Atividade em grupo: a) Considerando as partes destacadas do texto Globalizao e Excluso, discuta, elencando alguns pontos negativos da globalizao para o desenvolvimento das economias nacionais.
23

b) A sociedade do consumo a consequncia da expanso da produo capitalista de mercadorias, que tambm tem uma vasta acumulao de cultura material em forma de bens de consumo e de lugares de compra, de cio, junto com a apario das tecnologias da informao, que tm possibilitado a sua difuso. Utilize o discurso do texto Humanizao do Desenvolvimento Mundial, no Box 6 e fundamente a interligao entre os fenmenos da globalizao, da sociedade de consumo e do esgotamento dos recursos naturais.

24

c) Elaborar o Relatrio de Atividades IV, com as melhores respostas eleitas pelos membros de seu grupo. Relatrio de Atividades IV: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

25

02 Atividade individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em casa. Retorne ao incio da aula 4 do caderno de atividades e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule sua dvidas e solicite orientao para o(a) professor (a); Leia para a prxima aula o texto contido no Box 7.
26

Aula 5

Dia ____ / ____ / ____

Assunto: A Conveno de Bretton-Woods e a formao da hegemonia norte-americana a partir da criao das organizaes internacionais financeiras (FMI e Banco Mundial). Atividade principal: Pesquisa/Discusso em Grupo.

Objetivo dessa aula: Aps executar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Conhecer o processo de formao da hegemonia econmica norteamericana a partir da Conveno de Bretton-Woods. Compreender a estrutura e funcionamento do Fundo Monetrio Internacional e do Banco Mundial.

Nesta aula voc dever:


Realizar a Atividade individual que consiste na discusso do assunto contido no Box 7 e responder aos questionamentos. Participar, com os demais membros de seu grupo, da entrega do Relatrio de Atividades V. Receber a instruo para realizar as pesquisas on line sugeridas.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade Individual: BOX 7
Em 1939, o incio da Segunda Guerra Mundial afetou, na concepo literal do termo, todos os pases do globo. Encerrada a guerra, a recesso econmica de larga escala demandou a reformulao do sistema monetrio internacional, no sentido da estruturao de uma poltica financeira que proporcionasse a reconstruo das estruturas do capitalismo corrodas pela devastao da guerra e que conferisse estabilidade s relaes financeira e monetria internacionais. Iniciados crculos de debates de ordem global com o objetivo de dinamizar o sistema econmico internacional e a fluidez de bens e capitais, firmou-se a iminente necessidade de eliminao das barreiras do comrcio transnacional e de estabilizao das taxas de cmbio, como medidas essenciais para revitalizar a expanso das naes inter-aliadas na economia de mercado. Um pouco antes do trmino da Segunda Guerra Mundial, em julho de 1944, 730 delegados provenientes de 44 pases, incluindo o Brasil, reuniram-se em Bretton Woods, New Hampshire, nos Estados Unidos, com o propsito de discutir e apresentar uma nova ordem monetria internacional, destinada a restaurar o equilbrio do comrcio mundial, eliminando-se o desemprego e demais mazelas promovidas pelo estrondoso acontecimento blico. Segundo Enrique Ricardo Lewandowski, os acirrados debates em Bretton Woods foram protagonizados, de um lado, por John Maynard Keynes, representando a Inglaterra e, do outro, Harry Dexter White, Secretrio de Tesouro norteamericano. O primeiro defendia a criao de um sistema de financiamento internacional - Cmara Internacional de Compensaes - uma espcie de banco supranacional que seria incumbido de efetuar uma compensao multilateral entre Bancos Centrais e garantir a liquidez da recuperao econmica de pases deficitrios. O segundo, por sua vez, propunha o reaquecimento das trocas internacionais por meio da liberalizao do comrcio e a consolidao do sistema monetrio, dando primazia ao restabelecimento do cmbio livre, derrubada de medidas protecionistas e eliminao das barreiras no-tarifrias.
27

Releia o trecho do texto contido no box 7 a seguir.

Tendo em vista a superioridade econmica dos Estados Unidos da Amrica, detentor do domnio sobre a maior parte da reserva de ouro mundial, bem como seu temor de que o Plano Keynes poderia representar a chancela de supremacia moeda inglesa, sagrou-se vencedora a opinio de Harry Dexter White, restando acertado entre os negociadores um regime de cmbio fixo, para o qual cada pas fixaria o valor de sua moeda em relao ao dlar, conversvel em ouro a uma taxa estabelecida. Patrick Lenain, acerca do Plano White e Plano Keynes anota que, embora elaborados separadamente e divergindo em questes pontuais, convergiam para alguns objetivos comuns: estabilizar taxas de cmbio, restabelecer a livre conversibilidade das moedas, incentivar o desenvolvimento do comrcio mundial e conceder financiamento aos pases em dificuldades. Ambos tinham como estritamente necessrio a adoo de rigorosas medidas de disciplina cambial e a volta ao padro ouro, desta feita escudada no dlar, a moeda hegemnica. Nesse sentido, Paulo Roberto de Almeida assinala que os Estados Unidos da Amrica e a GrBretanha foram os principais arquitetos da conferncia de Bretton Woods e, apesar de no aprovadas as propostas do economista John Maynard Keynes, no sentido de instituir uma moeda contbil de referncia internacional (o bancor), houve consenso quanto ao retorno a regime de paridade entre as moedas (fixas, mas ajustveis aps a aprovao dos membros), tendo como base o dlar, ou seu equivalente em ouro, razo de 34 dlares por ona de ouro, comprometendo-se os Estados Unidos da Amrica a converter, em perodo indefinido, todos os dlares retidos pelos demais membros com base nessa taxa fixa. Para Samuel Lichtensztejn e Mnica Baer, Bretton Woods refletiu a superioridade norteamericana no bloco dos pases centrais, sendo os EUA largamente favorecido com os princpios subjacentes ao novo padro monetrio, posto que, como anteriormente dito, os Estados Unidos possuam a maior reserva de ouro e era o nico pas que conseguiria, sem maiores dificuldades, manter a convertibilidade de sua moeda em ouro, tornando o dlar a pea chave e moeda de reserva obrigatria do sistema financeiro internacional, justificando-se o porqu da adoo do padro ourodlar. De mais a mais, irrompia no sistema de Bretton Woods um tratamento assimtrico entre os pases superavitrios e deficitrios, a ponto de Keynes sugerir a aplicao dos mecanismos de ajustes da balana de pagamentos a todos os pases indistintamente, at mesmo para os superavitrios, exortando-os a aumentar suas importaes, certamente no contando com a compreenso norte-americana que pretendia ficar a salvo de prestar contas de suas polticas econmicas. No dado olvidar, igualmente, a presso exercida pelos setores financeiros privados nos convnios celebrados em Bretton Woods, contribuindo para o desvirtuamento dos mecanismos de ajuste institudos pelo novo sistema monetrio internacional. Visando unificar os dois planos, entre setembro e outubro de 1943, nove encontros bilaterais foram realizados entre negociadores ingleses e americanos em Washington, aderindo a GrBretanha ao Plano White norte-americano, encaminhando-se a proposta de criao de um fundo de estabilizao, destinado a fiscalizar o sistema monetrio internacional e prestar assistncia tcnica e financeira aos pases com dficits no balano de pagamentos. No ano de 1944, em Bretton Woods, l reunidos os representantes dos diversos pases, dita Conferncia representa o marco de criao do Fundo Monetrio Internacional (FMI) e do Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD) ou Banco Mundial, implementada, ainda, a celebrao de acordos colaterais indicativos da necessidade de criao de uma organizao mundial do comrcio, seguindo-se, em 1947, a formao do General Agreement on Tariffs anda Trade (GATT), predecessor da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) de 1995. Originariamente, a amlgama em Bretton Woods delimitou com preciso as funes dos novos Organismos multilaterais, estabelecendo que ao FMI competia assegurar a estabilidade das taxas de cmbio e prover socorro temporrio a seus membros em caso de desequilbrios de balano de pagamentos, ao passo que o Banco Mundial detinha a misso de auxiliar na reconstruo dos pases devastados pela guerra e financiar projetos especficos destinados ao desenvolvimento econmico de pases atrasados. Por seu turno, Organizao do Comrcio Internacional (OMI) incumbia promover acordos internacionais com a finalidade de reduzir barreiras alfandegrias e medidas protecionistas impeditivas do livre comrcio. Nesse sentido, para George Soros, as instituies de Bretton Woods (FMI e Banco Mundial) foram concebidas para proporcionar a exasperao do comrcio internacional em um mundo destitudo de movimentao de capital. Enquanto o Banco Mundial tinha a funo de compensar a falta de investimentos diretos, ao FMI competia compensar a falta de crdito financeiro, para contrabalanar os desequilbrios comerciais. Assim sendo, o novo sistema monetrio internacional, no esclio de Barry Eichengreen, rompia definitivamente com o desgastado padro ouro-divisas, instituindo um cmbio fixo, mas ajustvel a condies especficas para eliminar dficits nas balanas de pagamentos, prescrevendo controles para limitar os fluxos de capitais internacionais, alm do que, uma nova instituio, o FMI, foi criada para inspecionar as polticas econmicas nacionais e oferecer financiamento para equilibrar os balanos de pagamento dos pases em situaes de risco, com poderes para aplicar penalidades aos governos responsveis por polticas que ameaassem a estabilidade do sistema monetrio internacional.
28

FONTE: SOUZA, Vinicius M.E. A influncia das polticas neoliberais do FMI ao novo regime de insolvncia empresarial brasileiro. Disponvel em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PDPC0837-D.pdf. Acesso em: 10.maio.2010.

02 Atividade em grupo: a) Com base no texto acima, descreva o papel das Conferncias de Bretton-Woods para o desenvolvimento da hegemonia norte-americana.

b) Porque a criao do Banco Mundial e do Fundo Monetrio Internacional foram essenciais para a expanso do neoliberalismo (aproveite os estudos realizados nas aulas 3 e 4).

c) Discorra sobre o processo histrico em que se passou a Conveno de BrettonWoods, e aponte quais decises da Conveno influenciaram a formao moderna do sistema financeiro internacional?

29

d) No seu entendimento, qual o ponto-chave para que um pas se estabelea como economia dominante no mundo?

e) Elaborar o Relatrio de Atividades V, com as melhores respostas eleitas pelo grupo.

Relatrio de Atividades V: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

30

03 Atividade individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em sua casa. a) Retorne ao incio desta aula em seu Caderno de Atividades e verifique se voc alcanou os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule sua dvidas e solicite orientao para o(a) professor (a). b) Faa a leitura do Box 8 da prxima aula.

Leitura complementar: * Neoliberalismo e Globalizao: http://www.culturabrasil.org/neoliberalismoeglobalizao.htm. * A categoria pobreza nas formulaes de poltica social do Banco Mundial, de Vvian Domingues Ug: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n23/24621.pdf

31

Aula 6

Dia ____ / ____ / ____

Assunto: Organismos Internacionais e Desenvolvimento Econmico: mecanismos de integrao e cooperao internacional Atividade Principal: Pesquisa/Discusso em grupo.
Objetivo dessa aula: Aps executar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Compreender a estrutura da Organizao das Naes Unidas, especialmente quanto aos rgos que a compem, principalmente aqueles que tm atribuies de promover a cooperao internacional no desenvolvimento econmico.

Nesta aula voc dever:


Realizar a Atividade Individual que consiste na discusso do texto contido no Box 8 e responder aos questionamentos solicitados. Participar, com os demais membros de seu grupo, da entrega do Relatrio de Atividades VI. Receber a instruo para realizar, pesquisas on line sugeridas.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade Individual: BOX 8
Os Organismos Internacionais e o Desenvolvimento O desenvolvimento como pressuposto de um dever de cooperao dos Estados comea a ganhar contornos com o surgimento das civilizaes internacionais. Sobre as organizaes internacionais, Canado Trindade relata que: As ltimas dcadas tm acompanhado a evoluo do importante fenmeno da ascenso e expanso das organizaes internacionais, e gradual ampliao de seus poderes de regulamentao, variando de caso a caso. Conforme definio proposta em 1956 Comisso de Direito Internacional das Naes Unidas, entende-se por organizao internacional "uma coletividade de Estados estabelecida por um tratado, com uma constituio e rgos comuns, possuindo uma personalidade distinta da de seus Estados membros, e sendo um sujeito de Direito Internacional com capacidade para concluir acordos. (CANADO TRINDADE, 2006, p.69) Em outra obra, o autor entende que as Organizaes Internacionais passam a desempenhar um importante papel na elaborao de normas e regras de Direito Internacional, pois: A atuao das organizaes internacionais tem contribudo para a formao de normas de direito internacional de modos distintos. O mais comum e freqente atravs da adoo de resolues, conforme j acentuado. O debate precedendo adoo de resolues, em que tm os
32

Releia o trecho do texto contido no box 8 a seguir.

Estados participantes a oportunidade de externalizar seus pontos de vista, so importantes para a verificao da existncia ou no de uma opinio juris. Ademais, as Organizaes Internacionais tm s vezes se encarrengado da realizao de trabalhos preparatrios conducentes concluso de tratados (e.g a atuao da Comisso de Direito Internacional da ONU), os textos adotados nas conferncias gerais tm bastante peso, mesmo para os Estados que no os ratificaram, a exemplo da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969. Alm de facilitar consideravelmente, no raro os organismos internacionais exercem uma funo relevante tambm na implementao de certos tratados ou convenes (e.g. na rea de proteo dos direitos humanos). (CANADO TRINDADE, 1981, p.27) O antecedente remoto da Organizao das Naes Unidas - ONU foi a Sociedade das Naes - SND, criada como resultado da Primeira Grande Guerra, da mesma forma como as Naes Unidas resultado da Segunda. Se comparada ONU, a sua ao foi em embrionria, uma vez que lhe era implcita a idia de manuteno da paz somente pelo fortalecimento da segurana, e no tambm pelo fomento ao desenvolvimento. (Mattos, 2002, p.304). Esse fato, entretanto, no impediu o delineamento de um novo papel: o de promotora do avano e bem-estar econmico. Para tanto, alm de organismos criados sob sua administrao, como a International Relief Union, Bank of International Settlement International Economic and Financial Organization e a Health Organization, a SND tambm era dotada de um Comit Econmico, um Comit Financeiro e muitas comisses, que tratavam de assunto como escravido, refugiados e mandatos. Sobre estes, cabe ressaltar que mesmo antes da SDN, o Pacto relativo aos Mandatos previa a criao de bureaux internacionais que assegurassem certa cooperao nos planos econmico, financeiro, comercial e tcnico, lanando a idia de coordenao, que teria mais tarde papel fundamental o desenvolvimento. (CARDIA, 2005, p. 55-56). A Organizao das Naes Unidas - ONU apresenta em estrutura complexa, composta por seis rgos principais que desempenham atividades de administrao, deliberao e deciso. O principal rgo administrativo o Secretariado. J a Assemblia Geral, o Conselho Econmico e Social e, anteriormente, o Conselho de Tutela so foros deliberativos de suas respectivas competncias. Ao final, tem-se o Conselho de Segurana e a Corte Internacional de Justia que so os nicos rgos que detm o poder de adotar decises juridicamente obrigatrias para os seus membros. Com a criao da ONU, a cooperao internacional no campo econmico e social ganha mais tnus. Isso se depreende de seu prprio tratamento constitutivo, a Carta da ONU (1945), celebrada na cidade de So Francisco: Captulo IX - Cooperao Internacional Econmica e Social

Art. 55. Com fim de criar condies de estabilidade e bem-estar, necessrias s relaes pacficas e amistosas entre as Naes, baseadas no respeito ao princpio da igualdade de direitos e da autodeterminao dos povos, as Noes Unidas favorecero: a) nveis mais altos de vida, trabalho efetivo e condies de progresso e desenvolvimento econmico e social; b) a soluo de problemas internacionais econmicos, sociais, sanitrios e conexos; a cooperao internacional, de carter cultural e educacional; e c) o respeito universal e efetivo dos direito humanos e das liberdades fundamentais para todos, sem distino de raa, sexo, lngua ou religio. Art. 56. Para a realizao dos propsitos enumerados do art.55, todos os Membros da Organizao se comprometem a agir em cooperao com esta, em conjunto ou separadamente. Para tanto foi institudo o Conselho Econmico e Social ECOSOC. Previsto nos artigos 61 a 72 da Carta das Naes Unidas, e com suas competncias definidas nos artigos 62 a 66, o rgo responsvel por discutir as questes econmicas e sociais internacionais. Mesmo que suas resolues no tenham natureza obrigatria, ele funciona como um importante foro de debate para questes, como o desenvolvimento. O Conselho tambm possui a prerrogativa elaborar recomendaes e consultas para a Assemblia Geral, para os Membros e demais entidades do sistema da ONU. A Carta das Naes Unidas prev que tanto a Assemblia Geral como o ECOSOC podem elaborar recomendaes, consultas e relatrios a respeito dos grandes temas econmicos e sociais da agenda internacional (artigos 13 e 64), portanto, entende-se que estes rgos tm competncias

33

concorrentes na deliberao desses assuntos. Atualmente o Conselho conta com 27 membros, distribudos por reas geogrficas do globo da seguinte forma: 14 membros da frica, 11 membros da sia, 10 membros da Amrica Latina, 6 membros do Leste Europeu e 13 membros da Europa Ocidental e demais pases. Desta forma, a ECOSOC assegura que os Estados que tem mais interesse na consecuo de seus fins e objetivos, notadamente os economicamente subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, tenham maior participao. Uma peculiaridade do Conselho Econmico e Social a de que pode autorizar a participao de organizaes no-governamentais em seus trabalhos, a fim de realizar consultas sobre questes que estiverem dentro das competncias de cada uma delas, mas sem direito a voto. Alm disso, podem participar das deliberaes do Conselho entidades especializadas e qualquer membro das Naes Unidas com interesse particular, mas sem direito de voto. Isso demonstra a estrutura democrtica do rgo. No entanto, o aspecto negativo que a participao destas entidades pode tornar o processo de tomada de decises menos eficaz e atrapalhar a organizao dos trabalhos, conflitos de interesses comeam a interferir nas deliberaes. A ECOSOC possui um quadro de rgos subsidirios, tais como: - Comisso sobre Populao e Desenvolvimento, fundada em 1946, responsvel por realizar estudos e prestar assessoria nas diversas questes populacionais, integrando a temtica a outras relacionadas como a do desenvolvimento; - Comisso para o Desenvolvimento Social, criada em 1995 composta de 46 membros eleitos pelo ECOSOC, tem como objetivo garantir a continuidade e a implementao das decises tomadas pela Cpula Mundial para o Desenvolvimento Social; - Comisso de Direitos Humanos, criada em 1946, responsvel por responder s diversas demandas por direitos humanos ao redor do globo, estabelecendo padres de conduta para guiar as aes dos Estados e funcionando como um frum global de debates, no qual se renem no s pases, mas tambm ONGs, grupos de interesse e sociedade civil, em torno dos direitos humanos; - Comisso de Cincia e Tecnologia para o Desenvolvimento, criada em 1992 com o objetivo de auxiliar a ECOSOC e a Assemblia Geral na formulao e anlise de polticas relativas temtica da cincia e da tecnologia. Desde 1993, assessorada, em questes substantivas, pelo Secretariado da Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento e Comrcio - UNCTAD. A ONU ainda conta com o Programa das Naes Unidas para o desenvolvimento - PNUD, que o instrumento, em nvel global, de promoo do desenvolvimento e combate pobreza, alm de funcionar como uma instituio multilateral de amplo alcance, promovendo o debate e a troca de experincias em direo a um esforo global para o desenvolvimento. Segundo Adherbal Mattos, o PNUD: [...] Coopera na construo de economias slidas e na elevao do padro de vida da populao, por meio de projetos de pr-investimentos e de assistncia tcnica. Presta assistncia aos governos de pases de baixa renda, mediante estudos de pesquisa e viabilidade, para determinar seu potencial econmico e planejar a expanso produtiva de seus recursos naturais. Atende, hoje, a cerca de cento e cinqenta pases. Tem um Conselho de Administradores, composto de quarenta e oito membros eleitos pro ECOSOC, um diretor e um Bureau Consultivo, formado pelo Secretariado Geral das Naes Unidas e os secretrios das suas organizaes especializadas. (MATTOS, 2002, p. 370-371). Ainda possui um Conselho Executivo composto por 36 Estados-Membros distribudos geograficamente. Comprometido com os objetivos globais das Naes Unidas, o Programa atua em 166 pases, buscando auxili-Ios nas reas de: ? ? ? ? ? Governana democrtica, trabalhando com desenvolvimento de polticas pblicas que estimulem e reestruturem pases com carncia em seus sistemas de governo (judicirio, eleitoral e legislativo). Reduo da pobreza, reunindo governos e populao por meio de reformas estruturais e cooperao, aumentar o acesso universal a oportunidades econmicas e recursos de produo; Preveno de crises, promovendo auxlio emergencial para populaes vtimas de conflitos ou desastres naturais, e recuperao, por meio de programas de reestruturao econmica e social, de regies devastadas; Energia e meio ambiente, atuando lado a lado com pases nos diversos desafios em direo ao desenvolvimento sustentvel e distribuio igualitria de recursos; Combate ao HIV/Aids, seja por meio de aes diretas de melhoria da capacidade local ou regional, seja por intermdio do Unidas, do qual o PNUD co-patrocinador.

34

O PNUD tambm fiscaliza os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, que so objetivos de desenvolvimento humano. Existem oito Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM), dezoito Metas e mais de quarenta Indicadores que descrevem o que necessrio ser feito para reduzir a pobreza e atingir o desenvolvimento sustentvel em 25 anos, de 1990 a 2015. Com sede em Nova York possui escritrios de representao em Bruxelas, Copenhagen, Tquio e Washington, alm de centena de escritrios nacionais que funcionam para garantir que todas as aes de campo, promovidas pelas Naes Unidas direta ou indiretamente, sejam implementadas. Desde 1990, o Programa tambm divulga anualmente os Relatrios de Desenvolvimento Humano, que propem uma agenda sobre temas relevantes ligados ao desenvolvimento humano e renem tabelas e informaes sobre o assunto daquele ano. Alm disso, nestes relatrios so divulgados os ndices de desenvolvimento humano (IDH). Criado por Mahbub ul Haq com a colaborao do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sinttica, do desenvolvimento humano. O objetivo da elaborao do ndice de Desenvolvimento Humano oferecer um contra ponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimenso econmica do desenvolvimento. Alm de computar o PIB per capita, depois de corrigi-Io pelo poder de compra da moeda de cada pas, o IDH tambm leva em conta dois outros componentes: a longevidade e a educao. Para aferir a longevidade, o indicador utiliza nmeros de expectativa de vida ao nascer. O item educao avaliado pelo ndice e analfabetismo e pela taxa de matrcula em todos os nveis de ensino. A renda mensurada pelo PIB per capita, em dlar PPC (paridade o poder de compra, que elimina as diferenas de custo de vida entre os pases). Essas trs dimenses tm a mesma importncia no ndice, que varia de zero a um. No ltimo relatrio divulgado em 2008, o Brasil estava na 70 posio saindo da categoria de pases com desenvolvimento mdio, para a de alto desenvolvimento humano.

FONTE: CARTAXO, Marina Andrade. A Previso do Direito Humano ao Desenvolvimento nos Tratados Multilaterais de Direitos Humanos e a Atuao dos Organismos Internacionais para a sua Efetividade. In: POMPEU, Gilda V.M. (org.). Atores do Desenvolvimento Econmico e Social do Sculo XXI. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2009. p.194-214.

02 Atividade em grupo: a) A partir do texto do Box 8 e da leitura das fontes de pesquisa sugeridas, busque compreender: os objetivos gerais da ONU; as diretrizes de cooperao internacional para a promoo do desenvolvimento econmico, de modo a identificar seus comandos normativos; a finalidade da instituio do Conselho Econmico e Social (ECOSOC); o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento; Prepare um resumo executivo acerca dos tpicos acima elencados.

35

b) O IDH constitui-se em um ndice relevante para o planejamento de aes em diferentes nveis de abrangncia, quais sejam: Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, bem como de parte de um continente Suponha que seu grupo seja consultado para apresentar uma sugesto concreta de trabalho a ser financiado e gerenciado pela ONU em qualquer parte do mundo. Qual seria a proposta de seu grupo? a) Justifique-a e componha com ela seu Relatrio de Atividades VI.

Relatrio de Atividades VI: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

36

03 Atividade individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em sua casa. a) Retorne ao incio desta aula em seu Caderno de Atividades e verifique se voc alcanou os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule sua dvidas e solicite orientao para o(a) professor (a). b) Faa a leitura do Box 9 da prxima aula.

Sugesto de Fontes de Pesquisa On Line: Organizao das Naes Unidas: http://www.onu-brasil.org.br/ ou http://www.un.org/ Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento: http://www.pnud.org.br/home/ Sobre o ndice de Desenvolvimento Humano: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

37

Aula 7

Dia ____ / ____ / ____

Assunto: Integrao Econmica e Cooperao entre os Estados Atividade principal: Discusso em grupo.
Objetivo dessa aula: Aps executar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Compreender que o fenmeno da integrao econmica no apenas se trata de uma cooperao entre os Estados com o propsito de ampliar seus interesses econmicos, mas tambm demonstrar que a integrao regional para ser prspera necessita revelar em sua atuao e polticas econmicas a proteo aos direitos bsicos individuais e coletivos protegidos no mbito dos Estados-Nao que dela participam.

Nesta aula voc dever:


Participar de uma discusso em grupo sobre o tema da aula e realizar a leitura do trecho do artigo A poltica econmica do MERCOSUL como instrumento de efetividade dos direitos humanos econmicos, sociais e culturais. Receber a instruo para realizar, pesquisas online sugeridas. Participar, com os demais membros de seu grupo, da entrega do Relatrio de Atividades VII.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade individual: BOX 9
[...] 3. O Processo de Integrao e os Direitos Humanos A globalizao um pressuposto da modernidade e se apresenta como um fenmeno de homogeneizao do mercado mundial. A consolidao do papel dominante do capital financeiro atravs da extraterritorialidade dos mercados que no so mais conformados a fronteiras ocorre por meio dos avanos da tecnologia da informao, que permite a integralidade da comunicao em tempo real e, finalmente, possibilita a desmaterializao do capital global. Como resposta a esta situao, o direito se adaptou e um novo ramo, que combina direito constitucional e internacional, foi criado: o direito de integrao. A integrao um processo voluntrio, etimologicamente derivado do latino integratio, em conjuno com onis. Integratio significa originalmente renovao, mas a partir do sculo XVII adquiriu novo sentido, de combinao das partes de um todo. Na primeira metade do sculo XX, a integrao incorporou novo entendimento, a combinao de economias separadas em regies econmicas mais amplas, com a finalidade de ganho originrio do aumento do mercado. Atualmente, a ao e efeito de integrar ou se integrar constitui em uma forma de interao dos Estados da sociedade internacional, e consiste na transformao de umidades previamente separadas em partes componentes de um sistema coerente cuja caracterstica essencial constitui-se na interdependncia (OCAMPO, 2009: 21). Tanto as interaes entre os Estados quanto a interdependncia precisam de decises polticas que garantam sentido e finalidade extrnseca para que objetivos previamente acordados, no sentido econmico, poltico ou social sejam alcanados, e estas decises polticas se realizam por meio da integrao. Como processo voluntrio, a integrao econmica uma opo poltica dos pases que buscam estratgias de desenvolvimento econmico com finalidade de abolio da discriminao entre as unidades polticas envolvidas no transcurso dos procedimentos (OCAMPO,
38

Releia o trecho do texto contido no Box 9 a seguir.

2009: 22). Constituindo ou no forma de cooperao, a integrao significa uma modificao no padro de considerao da soberania estatal. importante observar que, ao lado da globalizao econmica, se desenvolve igualmente a denominada globalizao humana, de vocao antropocntrica, considerada como processo de abolio dos entraves estatais para a proteo dos direitos construdos pela sociedade e identificados inferencialmente como condies de exerccio das potencialidades humanas. (MEDEIROS FERNANDES, 2002: 151-153). Para Granillo Ocampo (2009: 23), no se deve confundir integrao com cooperao, que so distintos tanto em aspectos quantitativos como tambm qualitativos. No aspecto quantitativo, a cooperao implica aes destinadas a reduzir a discriminao, e a integrao se traduz em medidas que conduzem supresso da discriminao. Enquanto a cooperao implica em que cada pas continue a ter seus prprios objetivos, que se realizariam mais facilmente mediante o trabalho conjunto com outro pas ou outros pases que tambm perseguem seus prprios objetivos, a integrao implica na transformao dos objetivos individuais de cada pas em um objetivo nico para o conjunto, o que constitui a diferena qualitativa. A finalidade, ento, a mesma, a obteno de melhor qualidade de vida e/ou social, com processos distintos acerca do tratamento dos objetivos pelos pases. Medeiros Fernandes (2002: 151), em sentido diverso, considera a integrao como outra forma de globalizao, uma forma de cooperao entre os Estados, que conserva por finalidade conferir segurana e estabilidade para as relaes sociais, inegavelmente condicionadas aos fatores de ordem econmica, acentuadamente volteis e inafastveis na atualidade. As tendncias globalizantes no reconhecem qualquer esfera decisria ou diretria, mas se sucedem com base somente em auto-regulamentao dos atores econmicos e sociais. Este entendimento concebe o desenvolvimento como a soma das foras e instrumentos de que dispem cada Estado em um processo comum que seria a resposta s novas tendncias de liberalizao mundial, mas tambm o resguarda das necessidades unicamente locais. A integrao, ento, surgiu como reao diminuio do poder dos Estados, no considerando somente a interdependncia, mas como instrumento de defesa contra a desagregao gerada pela tentativa globalizante de igualar, para todos os fins, realidades absolutamente diferentes. Assim, considerada como medida de resguardo da identidade nacional, no associada a discriminaes infundadas, mas atravs de elementos que permitem o reconhecimento de realidades socioeconmico-culturais regionais, cujas prticas se desenvolvem sem prejuzo para as coletividades envolvidas (MEDEIROS FERNANDES, 2002: 151-153).

FONTE: VILA, Flvia de; ZANETTI, Camila B. A Poltica Econmica do MERCOSUL como instrumento de Efetividade dos Direitos Humanos Econmicos, Sociais e Culturais. Trabalho apresentado no XVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Direito: So Paulo, 2009.

02 - Atividade em grupo: a) Discuta com seu grupo, de modo que todos tenham clareza sobre os seguintes aspectos relacionados integrao econmica: (2003); Seu surgimento frente as tendncias da globalizao; Sua finalidade; A diferena entre integrao e cooperao, na viso de Granillo Ocampo

Escreva um relatrio suscinto acerca dessa discusso.

39

b) Aps isso, identifique pelo menos dois blocos econmicos que surgiram atravs do processo de integrao econmica no mundo, nos dias atuais.

c) Por fim, a partir do conhecimento de todos os membros de seu grupo, proponham uma situao que necessite da integrao entre municpios, estados ou pases, de modo a se alcanar um objetivo relacionado com a melhoria de vida de uma comunidade. Para tanto: Caracterizar a situao hipottica; Localizar espacialmente; Definir com clareza o objetivo a ser alcanado; Enumerar aes que precisem ser implementadas; Elencar os atores sociais envolvidos, de modo a efetivar tais aes.

d) Elaborar o Relatrio de Atividades VII, com o trabalho realizado na letra c. Relatrio de Atividades VII: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

40

03 Atividade individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em sua casa. a) Retorne ao incio desta aula em seu Caderno de Atividades e verifique se voc alcanou os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule sua dvidas e solicite orientao para o(a) professor (a). b) Faa a leitura dos Box 10 e Box 11 da prxima aula.
41

Aula 8

Dia ____ / ____ / ____

Assunto: MERCOSUL: desenvolvimento e fortalecimento do desenvolvimento econmico na Amrica do Sul Atividade principal: Discusso em grupo/Pesquisa.
Objetivo dessa aula: Aps executar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Compreender o papel do MERCOSUL na integrao poltica e econmica do Cone-Sul. Refletir e identificar os problemas que o MERCOSUL enfrenta para se consolidar na Amrica do Sul e no mundo como bloco econmico forte, e que ainda o situam entre uma Zona de Livre Comrcio e uma Unio Aduaneira.

Nesta aula voc dever:


Participar de uma discusso em grupo sobre o tema da aula contidos nos Box 10 e 11. Receber a instruo do(a) professor(a) para realizar, pesquisas online sugeridas. Participar, com os demais membros de seu grupo, da entrega do Relatrio de Atividades VIII.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade Individual: BOX 10
O MERCOSUL COMO EXPERINCIA DE INTEGRAO ECONMICA: AVALIAES E PERSPECTIVAS. [...] No dia 26 de maro de 1991, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, assinaram o Tratado de Assuno (TA), marco institucional do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). No acordo, os quatro Estados estabeleceram objetivos fundamentais visando ampliao de seus mercados nacionais atravs da integrao econmica, concordando que esta representava a melhor maneira parara acelerar seus processos de desenvolvimento econmico com justia social. Desta forma, o MERCOSUL iria se apresentar no Cone Sul como um importante e promissor meio de retomada do crescimento econmico, e, aos poucos, outros Estados buscariam integrar o grupo. O MERCOSUL estabelece um novo marco histrico para a Amrica Latina, que por um lado, fruto e resultado de um lento processo de amadurecimento histrico que levou seus pases-membros, de certa forma, a substituir o conceito de conflito pelo ideal de integrao. De outro, o TA se apresenta como um acordo internacional de cunho significativamente econmico que significou a coroao de um projeto estratgico regional de natureza poltica. Sendo assim, qualquer processo de integrao econmica est condicionado a aliana entre naes dispostas a compartilhar mercados, instituies e um conjunto de regulamentaes, a fim de alcanarem os objetivos estabelecidos, que no caso do MERCOSUL seria constituir um Mercado Comum entre os pases membros no prazo de quatro anos.

Releia os textos contidos nos Box 10 e Box 11 a seguir.

42

FONTE: BALB, Fabiane Frois; MACHADO Taize Andrade. O MERCOSUL COMO EXPERINCIA DE INTEGRAO ECONMICA: AVALIAES E PERSPECTIVAS. In: II Encontro de Economia Catarinense - rea Temtica: MERCOSUL Polticas Sociais e Econmicas, 2008 Chapec, SC. Disponvel em: http://www.apec.unesc.net/II%20EEC/Especiais/Artigo3.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2010.

Sugestes de Pesquisa On line: http://www.mercosul.gov.br/

BOX 11
O Processo de Integrao da Venezuela no MERCOSUL e suas Implicaes no mbito Regional e Internacional [...] A integrao regional na Amrica Latina uma idia desde os tempos de colnia dos pases, construda inicialmente por Simon Bolvar. Apesar das dificuldades existentes na Amrica do Sul, o MERCOSUL uma representao deste ideal, que possui base na identidade latinoamericana e no regionalismo. Os blocos econmicos so de grande peso na economia e poltica internacional para uma regio e para seus respectivos pases. Na Amrica do Sul, o MERCOSUL, apesar de ainda estar no incio de seu desenvolvimento como bloco, j conquistou alguns avanos importantes para os pases que o integram. Existe uma necessidade de fortalecimento do bloco, e a entrada da Venezuela ajudaria nesse aspecto, j que um pas de peso na questo de fonte energtica, alm de, por j possuir acordos econmicos bilaterais com os pases da regio, teria tambm a possibilidade de promover uma expanso no MERCOSUL. Porm, encontram-se certas dificuldades com relao a integrao do Estado bolivariano na organizao econmica regional da Amrica do Sul, uma vez que todavia necessita-se de uma aprovao unnime entre seus membros atuais, coisa essa que esta sendo discutida principalmente no mbito do poder legislativo do Paraguai e do Brasil. Em contra-partida, esperase que a poltica domstica e externa desempenhada pela Venezuela e seus governantes, seja promovida conforme os padres democrticos aceitos e exigidos pelo MERCOSUL. Assim sendo, a sociedade internacional aguarda esperanosa e acompanha confiante o desenvolvimento das negociaes que envolvem a integrao da Venezuela no bloco econmico sul americano, uma vez que o futuro das interaes regionais e internacionais dos Estados componentes de tal hemisfrio depender em grande parte do desfecho desse processo.

F O N T E : FA R I A J u l i a n a F a r i a ; G U E R VA R A , K a l k i Z . D i s p o n v e l e m : http://www.cedin.com.br/revistaeletronica/volume5/arquivos_pdf/sumario/juliana_kalki.pdf. Acesso em 20 de maio de 2010.

02 Atividade em grupo: a) Pesquise aps a leitura do texto os problemas que o MERCOSUL enfrenta para se consolidar na Amrica do Sul e no mundo como bloco econmico forte, e que ainda o fazem se situar entre uma Zona de Livre Comrcio e uma Unio Aduaneira.

43

b) Ainda por meio da pesquisa, avalie as condies que o MERCOSUL enfrentou e o posicionamento dos seus membros na ocasio da integrao da Venezuela ao bloco econmico.

c) Elaborar o Relatrio de Atividades VIII, trazendo as melhores pesquisas, opinies e posicionamentos eleitos pelos membros do grupo. Relatrio de Atividades VIII. Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

44

03 Atividade individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em sua casa. a) Retorne ao incio desta aula em seu Caderno de Atividades e verifique se voc alcanou os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule sua dvidas e solicite orientao para o(a) professor (a). b) Faa a leitura dos Box 12 e Box 13 da prxima aula.

45

Aula 9

Dia ____ / ____ / ____

Assunto: Os papis divergentes do Frum Econmico Mundial e do Frum Social Mundial na poltica econmica globalizada Atividade principal: Pesquisa/Discusso em grupo.

Objetivo dessa aula: Aps executar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Identificar e diferenciar o papel de ambos os Fruns na representao da poltica econmica global, e consequentemente se torne capaz de avaliar criticamente os mecanismos de controle exercidos pelo mercado no cenrio global.

Nesta aula voc dever:


Participar de uma discusso em grupo sobre o tema da aula contidos nos Box 12 e Box 13. Receber a instruo do(a) professor(a) para realizar, pesquisas online sugeridas. Participar, com os demais membros de seu grupo, da entrega do Relatrio de Atividades IX.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade Individual: BOX 12
Histrico do Processo Frum Social Mundial Conforme define sua Carta de Princpios, o Frum Social Mundial um espao internacional para a reflexo e organizao de todos os que se contrapem globalizao neoliberal e esto construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superao da dominao dos mercados em cada pas e nas relaes internacionais. O FSM se reuniu pela primeira vez na cidade de Porto Alegre, (RS), Brasil, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Frum Econmico Mundial de Davos. Esse Frum Econmico tem cumprido, desde 1971, papel estratgico na formulao do pensamento dos que promovem e defendem as polticas neoliberais em todo mundo. Sua base organizacional uma fundao sua que funciona como consultora da ONU e financiada por mais de 1.000 empresas multinacionais. Leia o texto de Francisco Whitaker e veja mais detalhes sobre a origem do FSM (disponvel em http://www.forumsocialmundial.org.br/dinamic.php?pagina=origem_fsm_por) O Comit Organizador do FSM 2001 foi formado por oito entidades brasileiras: Abong, Attac, CBJP, Cives, CUT, Ibase, MST e Rede Social de Justia e Direitos Humanos. Foi criado tambm um escritrio, em So Paulo (Brasil), que, desde 2000 at os dias de hoje, apia e d suporte ao processo FSM, ao Conselho Internacional (CI) do FSM e suas comisses e aos comits organizadores dos eventos anuais do FSM. Alm de integrarem o CI e suas comisses, as oito entidades conformam atualmente o chamado Coletivo Responsvel pelo Escritrio do FSM no Brasil.

Releia os textos contidos nos Box 12 e Box 13 a seguir.

Fonte: http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=2&cd_language=1. Acesso em 04 de maio de 2010.


46

BOX 13
Davos e Frum Social Mundial: dois eventos opostos, um tema comum. (...) Dois eventos internacionais com perfis marcantes e quase opostos esto em andamento. De um lado, o Frum Econmico Mundial de Davos (Sua) rene os dirigentes, empresrios e economistas das naes mais poderosas do mundo. De outro, o Frum Social Mundial, em Porto Alegre, aglutina lderes globais, organizaes no-governamentais e intelectuais para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo, e assim imaginar que "outro mundo possvel, como diz seu lema. Ambos os eventos, no entanto, possuem um tema em comum: a mudana climtica. Tanto economistas como ativistas de esquerda esto trocando ideias para tentar encontrar sadas para o dilema planetrio. Aqui vo algumas das ideias debatidas nos dois eventos. Davos A mudana climtica uma das questes principais do frum de Davos. Hoje aconteceu um painel especial sobre o tema, e as perspectivas no so as otimistas. Segundo a , o lder da diviso de mudana climtica da ONU, Yvo de Boer, disse no acreditar que se possa chegar a um acordo na COP16 deste ano, apontando 2011 como o prximo prazo factvel. Como era de se esperar, o fator econmico manteve seu peso. O presidente do Mxico, Felipe Caldern, ressaltou que o desafio enfrentar a mudana climtica e a pobreza simultaneamente. "O pacto de baixo carbono deve ser um novo modelo de desenvolvimento que fornea novas oportunidades de crescimento e de trabalho, e elas devem chegar aos pases mais pobres", destacou Caldern, segundo o Times. Um exemplo: o presidente pediu ao diretor da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, que passasse a produzir carros eltricos no Mxico. O Frum Social Mundial Como era de se esperar, os temas presentes no Frum Social Mundial giram em torno dos problemas que afetam as naes mais pobres: o consumismo desmedido dos pases ricos, a necessidade de desenvolvimento das naes do Terceiro Mundo, o estilo de vida capitalista e seu impacto sobre o meio ambiente e a responsabilidade dos pases ricos sobre a poluio e as emisses que produzem. Durante o segundo dia do evento, o presidente Luiz Incio Lula Da Silva, assegurou que o Brasil est preparado para guiar a reforma verde e que as naes desenvolvidas que mais poluem devem compensar o fardo que geraram, segundo informa o site TreeHugger. Segundo o TreeHugger, a ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil e agora senadora, Marina Silva, comentou que chegamos a uma era de limites e que temos de modificar polticas e forjar alianas com diferentes geraes. Estas so s algumas das declaraes e discusses que permeiam estes dois eventos de relevncia mundial, mas elas so suficientes para chegarmos a uma concluso: infelizmente, os pases desenvolvidos e em desenvolvimento continuam sem encontrar um denominador comum. O problema vai alm de quem tem razo ou no: sem consenso, um acordo global torna-se impossvel. Ao que parece, Porto Alegre e Davos no esto a milhares de quilmetros de distncia apenas fisicamente.

Fonte: http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde/2010/02/davos-e-f%C3%B3rum-socialmundial-dois-eventos-opostos-um-tema-comum.html

02 Atividade em grupo: a) Aps a leitura e interpretao do texto Histrico do Processo FSM descreva o papel do Frum Social Mundial e tendo clareza do papel do Frum Social Mundial, pesquise e identifique quais so as propostas e sugestes para o prximo FSM.

47

b) O Frum Econmico Mundial realizado na cidade de Davos, na Sua, reune os pases mais desenvolvidos; pases que adotam prticas econmicas neoliberais para a organizao da economia em termos globais, com o objetivo de implementar medidas a partir de organizaes multilaterais, como OMC (Organizao Mundial do Comrcio), FMI (Fundo Monetrio Internacional) e BIRD (Banco Mundial). So pases avalistas e fomentadores de programas econmicos que valorizam o aumento da competitividade e da eficincia do sistema produtivo no comrcio internacional, sem levar em conta as repercusses negativas dessas polticas, como o agravamento da excluso social. Ao refletir sobre essas questes, e substanciado na leitura do texto acima, seu grupo far uma resenha crtica sobre o assunto.

c) Elaborar o relatrio de Atividades IX, respondendo ao seguinte questionamento: A partir das leituras e discusses realizadas pelos membros de seu grupo e considerando as particularidades do curso de graduao que esto realizando, apresentem, justificando, trs aes que devem ser implementadas, em nvel de seu Pas, na construo de. um outro mundo possvel.

48

Relatrio de Atividades IX: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

03 - Atividade individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em casa. Retorne ao incio da aula 09 do Caderno de Atividades e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); Faa a leitura do captulo intitulado China e ndia: Evoluo e Mudanas na Economia dos Gigantes Asiticos Emergentes, de seu livro-texto, bem como dos textos dos Box 14 e Box 15.
49

Aula 10 Dia ____ / ____ / ____ Assunto: China e ndia: Evoluo e Mudanas na Economia dos Gigantes Asiticos Emergentes. Atividade principal: Pesquisa/Discusso em Grupo.
Objetivo dessa aula: Aps executar as atividades propostas, voc dever se capaz de: Compreender o processo de crescimento econmico recente da China e ndia e os impactos externos e internos desse processo, com destaque para os efeitos sobre a economia brasileira.

Nesta aula voc dever:


Participar de uma discusso em grupo sobre o tema da aula. Responder aos questionamentos especficos constantes do Caderno de Atividades. Receber a instruo do(a) professor(a) para realizar, pesquisas online sugeridas. Receber as instrues de seu professor para organizar a dinmica a ser realizada na prxima aula, que consistir na apresentao de projetos de desenvolvimento por representantes do BRIC, BIRD e FSM. Participar, com os demais membros de seu grupo, da entrega do Relatrio de Atividades X.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade individual: Releia o texto contido nos Box 14 e Box 15 a seguir.

BOX 14
CHINA E NDIA: CRESCIMENTO ACELERADO, ATORES DESTACADOS NO CENRIO ECONMICO INTERNACIONAL. Gilvan Cordeiro de Arajo Esses dois gigantes asiticos fazem parte do grupo que compem o BRIC, acrnimo criado pelo economista americano Jim O'Neill para designar o conjunto dos pases que mais se destacam entre os chamados emergentes: Brasil, Rssia, ndia e China. De acordo com o Banco Mundial (www.worldbank.org) China e ndia so os dois mais populosos pases do planeta; este tem cerca de 6,8 bilhes de habitantes, dos quais 1.324.655.000 so chineses e 1.139.964.932 hindus (dados de 2008). Ou seja, juntos tm quase 40% da populao mundial. Estima-se que dentro de mais ou menos uns vinte anos a ndia ultrapassar a China para assumir o posto de pas de maior populao do mundo. Alm dessa semelhana, os dois pases tm outro trao comum: so duas das mais antigas civilizaes da Terra, de cultura rica e diversificada. Seus regimes polticos so distintos: uma, a ndia, democracia; a outra, a China, socialista, mas convive com formas capitalistas na economia. Do ponto de vista econmico, o Drago Vermelho (China) e o Tigre (ndia) tm elevado apetite para o crescimento e situam-se entre as vinte maiores economias do globo terrestre. Em 2008, o Produto Interno Bruto chins foi de US$ 4.327.000.000.000, quase quatro vezes o hindu,
50

de US$ 1.159.170.000.000 (dados do Banco Mundial) e suas economias vm se expandindo rapidamente. Interessante notar que no incio dos anos noventa, o PIB per capita desses dois pases tinha quase o mesmo valor, mas a China, dando seqncia ao amplo programa de reformas polticas e econmicas porque passa desde meados dos anos quarenta, quando deu incio ao planejamento voltado para o mercado, intensificou as de natureza econmica uma dcada antes daquelas levadas a efeito pela ndia. Isto e o fato de a economia chinesa ser hoje muito mais integrada economia mundial que a indiana ajudam a explicar sua impressionante taxa de crescimento, a mais forte do mundo desde os anos noventa, a ponto de tornar esse pas a principal locomotiva da expanso da economia planetria na atualidade. O desenvolvimento econmico da China centra-se no setor industrial (construo civil, ao, automveis, computadores, calados e uma infinidade de outros produtos que se poderia denominar de hardware) ao passo que o da ndia sustenta-se no setor de servios, principalmente nas tecnologias de informao, destacando-se os hindus na produo de software que exportam para o mundo todo, setor em que detm grande vantagem competitiva em razo principalmente do grande nmero de profissionais com elevado nvel de escolaridade e fluncia em ingls (ndia, antiga colnia da Inglaterra). Os ramos de telecomunicaes e finanas tambm tm se expandido em ritmo superior ao do PIB indiano. Ambos os pases apiam-se no diferencial que representam seus respectivos contingentes populacionais, fonte quase inesgotvel de mo-de-obra barata, empregada na produo de bens intensivos em trabalho. Ademais de adotar medidas importantes para liberalizar sua economia, a China investiu intensamente para modernizar a sua infraestrutura e tornou-se fortemente atrativa para os investidores internacionais, enquanto a ndia no atrai tanto a ateno do investimento direto estrangeiro. Anote-se, ainda, que considerando o tamanho de suas respectivas populaes, os dois pases detm elevado potencial no quesito mercado interno, de resto sumamente importante para crescimento sustentado de suas economias. Interessante registrar que como parte de sua estratgia de desenvolvimento a China ao mesmo tempo em que adota as mais avanadas tecnologias para produo de variada gama de produtos, mantm tecnologia tradicional como forma de assegurar a criao e manuteno de empregos para sua numerosa populao, vale dizer, tambm mercado interno para seus produtos e paz social. As perspectivas so de a China continuar como pas com melhores condies para impulsionar o crescimento interno e, em conseqncia, a economia internacional. Mas nas prximas dcadas, imperativo que invista pesadamente nas reas sociais, particularmente sade e educao, de forma a assegurar nvel de vida e de bem-estar adequados para toda a sua populao, ou seja, que os benefcios do desenvolvimento no alcancem apenas os novos ricos que tm aproveitado as benesses da economia capitalista. A par disso, o pas dever focalizar programas de recuperao e preservao do meio ambiente, rea em que tem recebido muitas crticas da comunidade internacional. Por seu turno, a ndia revela ainda grandes problemas: altos nveis de pobreza do pas, o subemprego, as carncias de infra-estrutura e as desigualdades sociais e regionais.

02 Atividade em grupo: 1. A China e a ndia constituem-se, hoje, nos gigantes asiticos emergentes. A partir da leitura do texto, discuta com seu grupo e identifique, justificando, as diferenas no processo de desenvolvimento econmico pelo qual passam, ambos pases, recentemente.

2. Na relao China-Brasil busque informao sobre os principais produtos que o Brasil vende para esse pas: Discuta como o crescimento da China afeta o crescimento da economia brasileira;
51

Pesquise o por qu uma notcia ruim sobre a economia chinesa impacta negativamente uma empresa brasileira como a Vale (antiga Companhia Vale do Rio Doce);

3. A China hoje uma grande compradora de commodities. Discuta, ento, com seu grupo as seguintes questes: Quais razes levam os chineses a demandarem tamanho volume das principais commodities no mercado internacional?

O Estado onde voc reside exporta commodities? Quais? O que ocorre com os produtos locais se os preos dos produtos que exportam caem no mercado internacional ou se criam restries (exemplo: barreiras sanitrias) s suas exportaes? O que ocorre com os preos dessas mercadorias no mercado interno?

4. Elaborar o Relatrio de Atividades X, com as melhores respostas dos questionamentos feitos acima, escolhidos pelo grupo. Relatrio de Atividades X: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

52

03 Atividade individual: Retorne ao incio da aula 10 do Caderno de Atividades e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); Leia para a prxima aula o captulo do Livro-texto intitulado: Uma anlise comparativa do Crescimento Econmico de Brasil, Russia, ndia e China. Leia o texto contido no Box 15 a seguir apresentado.
53

BOX 15: Foto Chinesa choca consumidores da Microsoft.


National Labour Committee

Foto de fbrica na China

Felipe Zmoginski, de INFO Online Tera-feira, 20 de abril de 2010 - 12h36 SO PAULO - Uma organizao americana de defesa dos trabalhadores divulgou uma foto da fbrica chinesa KYE que exibe ms condies de trabalho. De acordo com o National Labour Committee, a foto foi tirada na fbrica da KYE Systems, na cidade de Dongguan, na China. No local, trabalhadoras chinesas com idades entre 18 e 25 anos ficam exaustas e, por um momento, deixam de embalar mouses com a marca da Microsoft. Ainda de acordo com o relato do Comit, as jovens cumprem jornadas dirias de at 15 horas, entrando no trabalho s 7h45min e por l permanecendo at as 10h55min. Trabalhadoras que vivem longe da planta industrial tm a opo de dormir por l mesmo, em dormitrios pequenos onde se apinham at 14 jovens chinesas. Entre as denncias do National Labour Committee est o fato dos trabalhadores serem proibidos de conversar entre si e ir ao banheiro durante do trabalho. O intervalo para refeies breve e as jovens devem comer prximas de suas bancadas de trabalho, a fim de no perder muito tempo. A qualidade da comida tambm questionada pelo comit que afirma, ainda, que as trabalhadoras devem limpar seus dormitrios e banheiros aps us-los. Alm da Microsoft, grandes empresas como Samsung, Foxconn, Acer, Asus e Logitech usariam as
54

instalaes da KYE para fabricar seus produtos.

Nos Estados Unidos, a Microsoft afirmou que est atenta s denncias e vai investigar se seu fornecedor desrespeita os direitos dos trabalhadores. A companhia disse que no manter contratos com empresas que no tratem de forma adequada seus trabalhadores. H dois meses foi a vez da Apple envolver-se em acusaes de explorao dos trabalhadores. Uma fbrica que produz iPhones e Mac Books foi acusada de explorar o trabalho infantil por manter jovens de 15 anos trabalhando longas jornadas. Segundo o National Labour Committee, as ms condies de trabalho se repetem em muitas fbricas na China e quem as contrata por preos baixos no fundo sabe que seus produtos sero feitos baseados na explorao de trabalhadores.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/mercado/foto-chinesa-choca-consumidores-da-microsoft20042010-23.shl.

Sugesto de Pesquisa On Line: Revistas: VOC S/A; ISTO; ISTO DINHEIRO; EXAME; VEJA; CONJUNTURA ECONMICA (FUNDAO GETLIO VARGAS); VALOR ON LINE; CARTA CAPITAL. Jornais: FOLHA DE SO PAULO; VALOR ECONOMICO; GAZETA MERCANTIL; O GLOBO; O ESTADO DE SO PAULO. Sites de Organizaes Internacionais: BANCO MUNDIAL BIRD: www.worldbank.org BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO BID: www.iadb.org ORGANIZAO PARA COOPERAO DO COMRCIO OMC: www.wto.org ORGANIZAO PARA COOPERAO E O DESENVOLVIMENTO ECONMICO OCDE: www.oecd.org FUNDO MONETRIO INTERNACIONAL FMI: www.imf.org Sites de Instituies Nacionais: FEDERAO DAS INDSTRIAS DO ESTADO DE SO PAULO-FIESP: www.fiesp.com.br CONFEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA-CNI: www.cni.org.br FEDERAO DAS INDSTRIAS DO RIO GRANDE DO SUL-FIERGS: www.fiergs.org.br MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR: www.mdic.gov.br INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA-IBGE: www.ibge.gov.br Home Pages: Paul Krugman e Joseph Stigltz, economistas e ganhadores do Prmio Nobel de Economia.

55

Aula 11

Dia ____ / ____ / ____

Assunto: Uma anlise comparativa do Crescimento Econmico de Brasil, Rssia, ndia e China. Atividade principal: Pesquisa/Dinmica em Grupo.

Objetivo dessa aula: Aps executar as atividades propostas, voc dever se capaz de: Apreender o processo de desenvolvimento econmico recente dos pases do grupo denominado BRIC Brasil, Rssia, ndia e China.

Nesta aula voc dever:


Participar de uma dinmica com o seu grupo, preparando-se para a apresentao a ser realizada em TDA2.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:

01. Atividade em grupo: Dinmica: Os grupos de alunos estaro representando cada um dos pases do BRIC, alm do BIRD e do FSM; Os grupos representando os pases do BRIC devero propor um projeto de desenvolvimento, o qual contar com apoio financeiro do Banco Mundial, a taxas de juros muito compensadoras, o qual, por presses internacionais, necessitar do aval do FSM; Caber, assim, aos integrantes do BRIC apresentarem seus projetos, demonstrando-se aptos ao financiamento do BIRD, por meio de seus principais indicadores de crescimento econmico ps -1990; Caber aos representantes do BIRD e do FSM apresentarem os questionamentos sobre cada projeto; Haver uma inverso das aulas de TDA1 e TDA2, para a operacionalizao dessa dinmica, isto : o Na 1 h/a de TDA-1, os grupos faro os alinhamentos finais sobre a apresentao, sem a presena do(a) professor(a); o Nas 2 h/a de TDA-2, haver a apresentao, com a presena do professor e convidados, que iro julgar os projetos. A dinmica, em TDA-2, se desenvolver a partir da seguinte seqncia:

o O(a) professor(a) relembrar as normas da dinmica e apresentar os convidados que iro julgar os projetos [ 5]; o Cada grupo representante de um pas do BRIC apresentar seu projeto, justificando-o por meio dos indicadores de crescimento econmico, ps-1990 [ 5 x 4
56

pases = 20 30 com os atrasos]; o Os representantes do BIRD e do FSM faro questionamentos acerca do desempenho desses indicadores e sua relao com o projeto [ 5 x 4 pases = 20 30, com os atrasos]; o Discusses [15]; o Apresentao da comisso julgadora, justificando a seleo [ 10]; o Encerramento [10].

Sugesto para fonte de pesquisa online: www.pnud.org.br.

02 - Atividade individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em casa. Retorne ao incio da aula 11 do Caderno de Atividades e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); Leia para a prxima aula o captulo do Livro-texto intitulado: Evoluo dos Indicadores de Cincia, Tecnologia e Inovao no BRIC e os textos contidos nos Box 16 e Box 17.

57

Aula 12

Dia ____ / ____ / ____

Assunto: Evoluo dos Indicadores de Cincia, Tecnologia e Inovao no BRIC. Atividade principal: Discusso em grupo. Objetivo dessa aula: Compreender os indicadores de Cincia, Tecnologia e Inovao no BRIC, bem como os seus impactos sobre a economia brasileira. Compreender o conceito de patente e a sua importncia no cenrio mundial.

Nesta aula voc dever:


Participar da discusso sobre o tema da aula. Receber as instrues de seu professor para organizar a dinmica a ser realizada na prxima aula, que consistir na criao de uma patente de inveno ou de modelo de utilidade.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade individual: Releia os textos contidos nos Box 16 e Box 17 a seguir apresentados:

BOX 16
Domingo, 25 de abril de 2010 Financiadores vo avaliar potencial econmico de patentes De acordo com balano do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) apresentado ao presidente Luiz Incio Lula da Silva a meta de poltica industrial que pretende elevar o gasto privado em pesquisa e desenvolvimento para 0,65% do Produto Interno Bruto (PIB) no ser cumprida. Para estimular o investimento privado em P&D o INPI quer estimular o depsito de patentes entre as empresas. Segundo estimativas da Confederao Nacional da Indstria (CNI), essa taxa permanece estagnada em 0,5% desde 2008, quando a meta foi traada. Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA) mostrou que outros pases emergentes investem mais. A China, que em 2000 j destinava 0,8% do PIB para inovao, atingiu em 2008 a taxa de 1,44% do PIB. Para o presidente do INPI, Jorge vila, o incentivo ao depsito de patentes na indstria pode ser um atalho para alcanar um investimento em inovao prximo a 2% do PIB, considerado ideal. Segundo ele, o instituto vai intensificar um programa de mobilizao do empresariado, em parceria com a CNI. Estamos levando informaes para os empresrios e para os que concedem os financiamentos sobre a importncia de proteger a inovao e como isso viabiliza financiamento e parcerias, mesmo com universidades, j que define o que cada um ganha, disse vila. Dados preliminares do INPI mostram que, no ano passado, foram registrados 26,1 mil pedidos de patentes no Pas, mil a menos do que em 2008. No entanto, os depsitos brasileiros no exterior continuaram a subir: em 2009 foram 492 pedidos ante 178 em 2000. Para o diretor de operaes da CNI, Rafael Lucchesi, a falta de uma cultura inovadora no Pas vem da ausncia de mecanismos de incentivo para a organizao da gesto de P&D nas empresas. O Brasil tem mais de 500 mil indstrias. Trs mil tm atividades regulares de P&D, mas pouco mais de mil so apoiadas por polticas pblicas. A maioria desconhece os instrumentos disponveis para financiar inovao, diz Lucchesi.

58

Para o BNDES, a meta de inovao no ser atingida este ano por causa da crise econmica, que gerou uma queda de 4,5% nos pedidos de patentes no sistema internacional. Para Lucchesi e vila, faltou tambm um ambiente institucional mais favorvel ao financiamento da inovao na indstria. Como uma atividade de risco, o financiamento o que determina a deciso de investimento. O BNDES prorrogou at o fim de 2010 a linha especial com juros reduzidos para inovao (4,5% ao ano), que desembolsou R$ 300 milhes no ano passado. Os financiadores tm se preocupado em ajudar as empresas a se organizar para se enquadrar nas exigncias, mas essa orientao ainda no suficiente para que elas produzam um plano onde fique claramente demonstrada a viabilidade econmica dos projetos de inovao. E isso dificulta o financiamento, diz vila. A patente o elemento facilitador, que indica a gerao do retorno. Uma patente garante exclusividade de comercializao ou o recebimento de royalties ao inventor por 20 anos. Para vila, os investimentos em inovao daro um salto quando as primeiras empresas comearem a desfrutar do retorno econmico que as patentes garantem. Ele cita o exemplo da China, que, nos ltimos dez anos, multiplicou por dez o nmero de registros no sistema internacional de patentes, atingindo mais de 5% do volume mundial e o 5 lugar no ranking. Na Coreia do Sul, os registros saltaram de 1,5 mil em 2000 para 8 mil no ano passado, 5,17% do total. Apesar do crescimento recente, o Brasil ainda o 24 no ranking mundial, com 0,32% dos pedidos de patente do mundo. A indstria brasileira est perto do momento do clique experimentado por outros emergentes. Mas isso no vai acontecer se no comearmos a jogar, alerta vila.

(Fonte: Agncia Estado).

BOX 17
Empresrio-inventor o segundo maior depositante de patentes do pas Tatiana Fiuza Matheus Rodrigues a segunda pessoa fsica que mais deposita patentes no Brasil, conforme revelou o estudo Maiores Depositantes de Pedidos de Patente no Brasil, com Prioridade Brasileira. Entre 1999 e 2003, Rodrigues fez 44 depsitos de patentes. Matheus Rodrigues trabalhou at os 17 anos na lavoura. Tambm foi soldador, ferreiro, torneiro, frezador ferramenteiro e projetista de dispositivos de linha de montagem na General Motors e na Volkswagen. Rodrigues estudou at o nvel tcnico e completou o curso de Desenhista Mecnico e Projetista de Mquinas. Aos 34 aos, fundou a metalrgica Mquinas Man, em Marlia (SP), onde fabrica aproximadamente 70 modelos de mquinas e saboarias. A empresa possui 110 funcionrios. Atualmente com 65 anos, Rodrigues conta que possui 60 patentes em andamento no INPI, todas relacionadas s mquinas que so fabricadas por sua empresa. Optei pelas patentes com pessoa fsica, porque minha firma individual, respondo por ela, explica. O empresrio acredita que, no Brasil, so depositadas poucas patentes, pois inventar algo que significa muito trabalho, pacincia, concentrao, sacrifcio e despesas. Na maioria das vezes, em troca de nada e de muita frustrao, porque 95% dos investimentos resultam em nenhum lucro, diz. Na opinio dele, a importncia de se depositar uma patente est na possibilidade de impedir que pessoas copiem sua inveno. O pesquisador considera que no Brasil muito difcil de se defender quando h uma cpia do produto patenteado. S podemos dar entrada nesse processo quando se tem a carta de patente e a carta eu s recebi depois de seis anos de espera. Alm disso, Rodrigues conta que um processo jurdico dessa natureza pode demorar de cinco a dez anos para ser julgado. Mesmo assim, o empresrio acredita que a patente pode representar benefcios parciais. melhor ter os benefcios parciais do que no ter nenhum, diz. O inventor considera que a patente mais interessante que ele obteve foi a de um modelo de utilidade de uma tijoleira. Rodrigues conta que fez o depsito h 28 anos, depois de 4 anos de muito trabalho. O resultado foi uma mquina de grande perfeio, que custa 50% menos do que as dos concorrentes e produz tijolos de alta qualidade. O sucesso foi to grande que hoje em todo o Brasil e na Amrica Latina 98% das olarias utilizam essa tijoleira, conta.

Fonte: Informetib Tecnologia Industrial Bsica. Abipti. Associao Brasileira das Instituies de Pesquisa Tecnolgica. Agosto de 2006. N10. Ano 2.

59

02 Atividade em grupo: Sabe-se que o volume de patentes constitui-se em um dos indicadores de resultado mais utilizados na literatura internacional, refletindo o nvel de inovao existente em um pas. Desta forma, pergunta-se: a) O que uma patente?

b) Quais os tipos existentes?

c) Busque apreender a relao existente entre o papel das patentes e o desenvolvimento econmico de um Pas, a partir de pelo menos dois exemplos prticos.

60

d) Elaborar o Relatrio de Atividades XI, trazendo a melhor dissertao eleita pelo grupo.

Relatrio de Atividades XI: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

61

Saiba mais: Instituto Nacional da Propriedade Intelectual: www.inpi.gov.br Agencia Brasileira de Inteligncia ABIN-MS (www.abin.gov.br) Associao Brasileira de Agentes da Propriedade Industrial ABPI (www.abapi.org.br). Frum Nacional de Gestores de Inovao e Transferncia de Tecnologia FORTEC (www.fortec-br.org).

62

Aula 13 Dia ____ / ____ / ____ Assunto: Encerramento da disciplina. Atividade principal: Exposio da patente.
Objetivo dessa aula: Aps executar as atividades propostas, voc dever ser capaz de: Compreender o potencial econmico das patentes; Avaliar a disciplina.

Nesta aula voc dever:


Participar da dinmica, que dever ocorrer nesta semana, em TDA2, organizada pelo professor(a), que consistir na apresentao das patentes pelos grupos e seus julgamentos por uma comisso de convidados. Participar das consideraes finais apresentadas pelo(a) professor sobre o tema Patentes. Responder Ficha de Avaliao da Disciplina e Ficha de Auto-Avaliao que sero entregues pelo(a) professor(a).

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 Atividade em grupo: Seu grupo dever criar uma PATENTE de Inveno ou de Modelo de Utilidade, que trar benesses sua rea profissional, atrativa o suficiente, para impressionar os investidores pblicos ou privados, a fim de colocar o Brasil, em posio de destaque no ranking dos Indicadores de Resultado em Cincia, Tecnologia & Inovao dos pases emergentes. Ao criar a Patente, o grupo dever apresentar a interface com as reas afins de cujos conhecimentos tcnicos e cientficos lanaro mo, realizao dessa inveno. O Depsito do Pedido de Patente dever conter: Requerimento, Relatrio Descritivo, Reivindicaes e Resumo, conforme ser abordado na Aula 13. Lembre-se: pode ser patenteada toda inveno que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicao industrial. A descrio da patente de inveno ou da patente de modelo de utilidade constituir o Relatrio Final de Atividades a ser entregue nesta aula.

63

You might also like