You are on page 1of 25

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n.

3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023


file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

Lugares, No-Lugares, Lugares Virtuais


Alan Mocellim 1

Resumo: Neste artigo iremos debater as diferenas entre os conceitos de lugar, nolugar, e lugares virtuais. Pretende-se tambm discutir de que forma diferentes concepes de tempo esto associada a estas diferentes concepes de lugares. O texto busca expor dois argumentos: o primeiro argumento sugere que a modernidade favorece a formao de no-lugares; o segundo discute como o surgimento de uma sociedade da informao causa uma virtualizao cada vez maior dos lugares. Palavras-Chave: Lugar; No-Lugar; Virtual; Tempo; Espao.

Abstract: In this article we debate the differences between the concepts of place, nonplace and virtual places. We also intend to discuss how different conceptions of time are associated with these different conceptions of places. The text expose two arguments: the first argument suggests that modernity favors the formation of non-places; the second one argues how the sprouting of a society of the information causes a virtualization of the places. Key-Words: Place; Non-Place; Virtual; Time; Space.

O lugar no mais o mesmo que sempre foi. Ou mais, os lugares no so mais os mesmos que foram outrora. Um mesmo espao pode mudar ao longo da histria. Os espaos ocupados podem ser os mesmos, mas certo que todas as mudanas nele promovidas so acompanhadas por uma resignificao dos sentidos que lhe so atribudos. So os mesmos espaos, mas diferentes lugares. Podemos dizer

Alan Delazeri Mocellim graduado em Cincias Sociais e mestrando em Sociologia Poltica (UFSC). E-mail para contato: a.mocellim@gmail.com

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

77

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

preliminarmente que um espao pode conter diferentes lugares. Para alm de um mero espao geogrfico, o que um lugar representa depende dos significados que lhe so atribudos. O lugar pode ser confundido como espao, e por muitas vezes tomado dessa forma no uso cotidiano das palavras. O espao, por sua vez, usualmente ligado de alguma forma idia de tempo. Os gregos j ligavam tempo e espao, e todo conhecimento moderno nas cincias naturais e mais especificamente na fsica emergiu com base nos conceitos de tempo e espao. Muitas vezes tempo e espao foram pensados em conjunto, e como categorias antropolgicas. Kant (1978) considerava, ambos, categorias universais do ser humano, das quais derivavam todo conhecimento possvel de ser apreendido; porteriormente, Heidegger (2004; 2005) pde ponderar sobre, em que medida, tempo e espao no so ao invs de categorias da mente noes derivadas da experincia humana enquanto finita e prtica. Tambm nossas pesquisas em cincias humanas so delimitadas temporalmente e espacialmente. Uma pesquisa emprica tem como objeto algo delimitado em algum lugar, e em algum tempo da temporalidade e no caso das cincias humanas, algum lugar dentro da histria humana. Esse espao, onde se do as aes humanas, onde essas ganham significado, o lugar. O lugar por sua vez mantm em relao ao tempo uma ligao. O lugar recebe sua significao dentro de uma dimenso temporal delimitada. O tempo, entendido conjuntamente com o espao - ou como foi dito, com o lugar - tambm muda com as mudanas de sentido de um lugar. Uma localidade pode no ser mais a mesma, ento a noo de temporalidade ela associada tende a seguir uma mesma tendncia. Assim como os lugares poderiam ser sentidos de modo muito diverso num vilarejo medieval, quando comparados com nossas cidades modernas; tambm o tempo sentido de maneira muito diversa. Mas, agora no so apenas vilarejos isolados e grandes cidades os exemplos aos quais podemos remeter. No atual momento da histria outros lugares nos aparecem, e como eles tambm uma diferente Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 78

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

temporalidade. Dispomos agora de lugares virtuais, onde a noo mesma de lugar pode ser contraditria. Estamos em um mesmo lugar, e em muitos, tudo ao mesmo tempo. O tempo flexvel, distncias no so mais barreiras. A proposta que vamos agora esboar debater as diversas localidades e tambm as diversas temporalidades com as quais temos de conviver. Tempo e lugar se associam, e assim as diversas formas de se encarar o lugar permitem diversas concepes de tempo. Iremos expor aqui uma distino entre trs formas de encarar as localidades: como lugar, como no-lugar, e como lugares virtuais; e tambm as concepes de tempo associadas a estes lugares. Duas afirmativas podem ser expostas aqui. A primeira: cada vez mais localidades so flexibilizadas, e perdem sua importncia determinadora da vida social. E desta deriva a segunda: mesmo que essa flexibilizao permita o surgimento e propagao de no-lugares, novos lugares continuam a aparecer, com suas novas significaes.

O lugar tradicional , O lugar tradicional aquele repleto de significado. No que os outros lugares tenham menos significados, mas o lugar tradicional aquele em que o significado surge a partir de seus ocupantes, que devem o significar. um lugar demarcado pela cultura de seus ocupantes. E reciprocamente, a cultura de seus ocupantes depende da forma como encaram o lugar. Tem-se associado essa concepo tradicional de lugar formas de vida tipicamente pr-modernas - vilarejos fechados, aldeias indgenas, feudos medievais, pequenas cidades - caracterizadas por uma cultura muitas vezes bastante homognea, com baixa diferenciao e elevada coeso de interesses entre os membros. So lugares isolados, lugares distanciados dos outros lugares pela restrio ou ausncia de meios de transporte e comunicao velozes. Fronteiras, limites fsicos, e condies de vida ajudam na formao da cultura.

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

79

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

O lugar tradicional aquele onde atua a solidariedade mecnica. Com o conceito de solidariedade mecnica, Durkheim (1978) buscou demarcar um modo de vida que j no unnime em nossos tempos. Para Durkheim a solidariedade so os vnculos morais entre os membros de um dado grupo social. A solidariedade varia de acordo com a posio que esses ocupam na sociedade. Numa sociedade tradicional, onde existem poucas funes, cargos, papis sociais, e posies de trabalho, a solidariedade mecnica. Isso significa que a baixa diferenciao em termos de possibilidades de vida faz com que as normas que regem a vida cotidiana sejam mais rgidas, sendo expressas principalmente por um cdigo de direto repressivo. Uma localidade tradicional tambm aquela associada Gemeinschaft, ou simplesmente comunidade. Tonnies (1988) definiu a comunidade como a forma de sociabilidade prmoderna, e mais especificamente, pr-industrial. A comunidade tpica de grupos pequenos e isolados, de cultura relativamente homognea. Sua coeso social deriva de diversos fatores, dentre eles: as relaes de parentesco bastante restritas, os costumes herdados e repassados, sentimentos morais e religiosos. Os laos so ainda, no nvel comunitrio, pessoais e afetivos, mas tambm ticos. A restrio dos contatos um lugar, e a reduzida possibilidade de interao, possibilita uma maior integrao, e uma grande carga de significado ao lugar. Marc Aug (1994) se refere aos lugares tradicionais como lugares antropolgicos:
Reservamos o termo lugar antropolgico quela construo concreta e simblica do espao que no poderia dar conta, somente por ela, das vicissitudes e contradies da vida social, mas qual se referem todos aqueles a quem ela designa um lugar, por mais humilde e modesto que seja. (...) Esses lugares tm pelo menos trs caractersticas comuns. Eles se pretendem (pretendem-nos) identitrios, relacionais e histricos. O projeto da casa, as regras de residncia, os guardies da aldeia, os altares, as praas pblicas, o recorte das terras correspondem para cada um a um conjunto de possibilidades, prescries e proibies cujo contedo , ao mesmo tempo, espacial e social. Nascer nascer num lugar, ser designado residncia. (p.5152)

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

80

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

Estes lugares so caracterizados por serem altamente identitrios. Uma pessoa que nasce num lugar tradicional, ou antropolgico como disse Aug, tem sua vida demarcada pelo territrio. O espao habitado e as relaes sociais se interrelacionam, so quase indissociveis. Esse lugar antropolgico, relacional, tradicional, ou histrico delimita culturalmente uma identidade, e um conjunto de relaes sociais. Essas garantem que ao lugar esteja ligada uma certa estabilidade, seja na forma com a qual encarada a localidade, seja nos costumes e hbitos de seus habitantes.
Finalmente, o lugar necessariamente histrico a partir do momento em que, conjugando identidade e relao, ele se define por uma identidade mnima. Por isso que aqueles que nele vivem podem a reconhecer marcos que no tem de ser objetos de conhecimento. (AUG, 1994, p.53)

A literatura antropolgica pode nos dar uma noo mais clara do que seria esse lugar antropolgico, essa localidade tradicional. Evans-Pritchard (2007), por exemplo, busca descrever o modo de vida e as instituies polticas dos Nuer, um povo que vive na frica Oriental, prximos ao Nilo, na regio do Sudo. Um dos pontos especiais de sua pesquisa foi apreender as noes locais de tempo e espao. EvansPritchard distingue atravs de dois conceitos as formas com que as noes de espao podem ser entendidas. Para ele o espao pode ser entendido pelas noes de distncia ecolgica e distncia estrutural. A distncia ecolgica compreende uma noo de espacialidade derivada das relaes com o meio-ambiente fsico. A distncia estrutural a espacialidade demarcada a partir de laos sociais relacionais, sejam relaes sociais entre os membros de seu prprio povo, sejam relaes em relao aos povos vizinhos. A distncia ecolgica vai muito alm de uma distncia fsica. A situao ecolgica permite que um espao seja maior ou menor, e tambm que o lugar tenha para o povo que nele reside uma significao diferenciada. A distncia estrutural aquela proveniente das relaes sociais. a distncia relacional entre pessoas de uma mesma aldeia, ou a distncia relacional entre aldeias. Um grupo social situado mais distante do Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 81

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

que outros, mas associado por laos polticos ou de parentesco est muito mais prximo do que qualquer outro grupo, segundo Evans-Pritchard (2007):
O espao ecolgico muito mais do que mera distncia fsica (...) A mesma distncia que parece pequena na estao da seca possui aparncia diversa quando a rea est alagada pelas chuvas. (...) A distncia ecolgica, nesse sentido, uma relao entre comunidades definida em termos de densidade e distribuio, e com referncia a gua, vegetao, vida animal e de insetos e assim por diante. (...) Uma aldeia nuer pode estar eqidistante de outras duas aldeias, mas, se uma dessas duas pertencer a uma tribo diferente daquela a que pertence a primeira aldeia, pode-se dizer que ela est estruturalmente mais distante da primeira aldeia do que da ltima, que pertence mesma tribo. Uma tribo nuer que est separada de outra tribo nuer por quarenta quilmetros est, estruturalmente, mais prxima desta do que uma tribo dinka, da qual est separada por apenas vinte quilmetros. (EVANS-PRITCHARD, 2007, p.122-123)

Juntas, distncias ecolgicas e estruturais formam o lugar tradicional, com suas representaes derivadas das relaes que so construdas naqueles lugares. O lugar tradicional o lugar da comunidade. Evans-Pritchard tambm atesta isso. O grupo orientado pela distncia estrutural e ecolgica tambm aquele da solidariedade mecnica e da Gemeinschaft. Um grupo social que habita o lugar tem um sentimento de pertena ampliado. Ele se sente integrando um grupo que compartilha valores, hbitos e atitudes. Cada membro do grupo social nutre um sentimento comum em relao ao lugar ocupado, nutrem um sentimento de orgulho, e enfatizam sua diferena em relao aos outros lugares, e assim, de seu grupo em relao aos outros grupos.
Os membros de uma tribo tm um sentimento comum para com sua regio, e, portanto, para com os demais membros. Esse sentimento evidencia-se no orgulho com que falam de sua tribo enquanto objeto de sua lealdade, na depreciao jocosa de outras tribos e na indicao de variaes culturais em sua prpria tribo como smbolos de sua singularidade. Um habitante de uma tribo v os habitantes de outra como um grupo indiferenado, para o qual ele tem um padro indiferenado de comportamento, enquanto v a si mesmo como membro de um segmento da prpria tribo. (...) O sentimento tribal baseia-se tanto na oposio s outras tribos, como no nome comum, no territrio comum, na ao conjunta na guerra, e na estrutura comum de linhagem de um cl dominante. (EVANS-PRITCHARD, 2007, p.132)

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

82

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

Esses espaos comunitrios, de vivncia traduzida em identidades definidas localmente, so os espaos dos lugares tradicionais. Mas isso no significa que apenas onde exista tradio existem lugares deste tipo. Mesmo numa cultura ps-tradicional, onde a tradio no tem mais tanto peso - onde ela deixa de ser to rigorosa como em outros tempos ou lugares - existem lugares, em sentido tradicional com seus ritos e representaes, traduzindo-se em sentimentos morais e identitrios. De modo associado ao lugar tradicional encontramos uma noo de tempo localizado. Este o tempo associado a uma vivncia cotidiana, e por isso simblica. Encontramos aqui o tempo livre de sua marcao universal. Este tempo pode ser entendido por atos que compem o dia: acordar, trabalhar, assim como quaisquer outras atividades cotidianas demarcam o tempo, e o vincula a um lugar especfico. Para Elias o tempo compreendido a partir de sua determinao e usos sociais (1998, p.9-12). Desta forma podemos diferenciar e especificar o que h de diferente numa concepo de tempo das chamadas sociedades tradicionais, ou simplesmente o que chamamos aqui de uma concepo de tempo tradicional:
Nas aldeias relativamente auto-suficientes e capazes de entrar em guerra (...) a capacidade de interdependncia que vm cruzar-se no indivduo so comumente curtas, pouco numerosas e pouco diferenciadas. Nesse estgio, a conscincia humana atingida pela repetio inelutvel das mesmas seqncias, como o ciclo das estaes, do que pela sucesso de anos que no voltaro jamais. Do mesmo modo, a conscincia que o indivduo tem de si como pessoa nica e incomparvel, desvinculada da cadeia de geraes, no to clara quanto nas sociedades altamente diferenciadas. (ELIAS, 1998, p.11)

Numa sociedade tradicional o tempo definido pela sua relao com o ambiente natural, muito mais do que por marcadores artificiais, ou artefatos tcnicos de determinar horas, meses e anos. A individualidade menos importante, pois a natureza vista como ciclo, e a prpria sociedade humana vista desse modo. O tempo, de modo geral, est em consonncia com os processos sociais; mas o tempo tradicional, alm Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 83

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

disso, aparenta uma maior consonncia com os processos naturais e muitas vezes aparecendo como derivado desses processos, seguindo o ritmo cclico da natureza. A noo moderna de projeto no faz sentido diante de uma concepo de tempo como cclico. As aes so determinadas localmente e com base nos costumes e nos antepassados, que se renovam, mas mantendo certa constncia, mesmo que aparente.
No tempo cclico o futuro mera retomada do passado, que reforado pelo presente. No h nada o que esperar, seno aquilo que deve retornar. No seio dessa temporalidade no h projeto tcnico que possa se impor, porque no h um futuro a inventar, um novo caminho a ser percorrido, nenhum horizonte para alm do horizonte. (GALIMBERTI, 2005, p.38)

A temporalidade tradicional ligada diretamente a localidade. Um promove a demarcao do outro. As distncias so calculadas em horas, e os locais no so os mesmos o tempo todo. Certos ritos e comportamentos apenas so aceitveis em certos perodos e em certos locais. Ambos atuam em conjunto, lugar e tempo. Os monumentos, construes, altares, lugares de ritos, todos demarcam um lugar onde em certos momentos se realizam ritos diferenciados, e ao mesmo tempo permitem a sensao de continuidade no tempo. So lugares que so prolongados no tempo, favorecem a sensao de tempo como continuidade, dando um significado ao lugar:
Os itinerrios so calculados em horas ou em jornadas de marcha. A praa do mercado s merece esse ttulo em certos dias. (...) As cerimnias de iniciao, os rituais de fecundidade ocorrem em intervalos regulares: o calendrio religioso ou social modela-se geralmente em cima do calendrio agrcola, e a sacralidade dos locais onde se concretiza a atividade ritual uma sacralidade que se poderia dizer alternativa. (...) O monumento, como indica a etimologia latina da palavra, pretende ser a expresso tangvel da permanncia ou, pelo menos, de durao. preciso haver altares aos deuses, palcios e tronos para os soberanos, para que no fiquem sujeitos s contingncias temporais. Eles permitem, assim, pensar a continuidade das geraes. (AUG, 1994, p.57-58)

Evans-Pritchard (2007) nos fala de distncia estrutural e ecolgica. O tempo ecolgico se refere s relaes com o meio ambiente, e o tempo estrutural se refere s Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 84

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

relaes sociais do grupo. Ambas as noes de tempo se cruzam como as de distncia estrutural e ecolgica. Um determinado perodo de tempo pode ser determinado tanto a partir de uma relao com a natureza, como pelas relaes sociais. O tempo estrutural , de certa forma, progressivo, sugerindo historicidade, e o tempo ecolgico cclico. O tempo, seja estrutural ou cclico, passa a ser uma relao entre atividades importantes para o grupo sejam atividades que atuam sobre a natureza, sejam relaes sociais ou ritos.

O no-lugar

Com as revolues - francesa e industrial - foi instaurado, de maneira definitiva, o perodo moderno, e com ele foram iniciadas vrias mudanas de conseqncias definitivas para as sociedades ao redor do globo. Juntas, essas revolues propiciaram um desenvolvimento cada vez mais ampliado dos meios de comunicao e transporte. A revoluo francesa, com seus ideais de liberdade que logo se tornaram liberdade de expresso possibilitaram a liberdade de imprensa, e iniciaram uma busca pela inovao nas formas de comunicao. revoluo francesa se associaram as inovaes tcnicas possibilitadas pelos dispositivos que s vieram a ser criados a partir da revoluo industrial. Se a comunicao visava conectar o mundo, os motores a vapor e as diversas mquinas industriais ampliavam essa possibilidade. Novas tecnologias e conhecimentos puderem ser intercambiados. As culturas deixaram de se fechar em si mesmas, dando incio a um processo de hibridizao cultural mais intenso que outrora (HALL, 1998). Dentro de algum tempo todos os diversos pontos do globo puderam ser conhecidos e alcanados, todos os lugares se tornaram acessveis, e com as hibridizaes, novos lugares e significados surgiram e se multiplicaram em diversas regies. O novo contexto, chamado por alguns de sociedade em rede, ou sociedade da informao, tambm trouxe grandes mudanas. Se o contato cada vez mais intenso Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 85

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

entre diferentes sociedades j possibilitava uma hibridizao cultural, e uma difuso de estilos de vida, as tecnologias da informao, fundamento da sociedade da informao, tornaram essa hibridizao ainda mais ampla. O comrcio se tornou mais ampliado, e a comunicao ldica tambm. Certos modos de vida se tornaram independentes dos locais: comportamentos, modos de vestir, estilos de arte, empresas e indstrias. A modernidade opera uma separao entre espao e lugar, ambos passam a ser distintos. Giddens (1991) nos fala de esvaziamento do espao. Para ele o lugar, enquanto cenrio em que convergem o ambiente fsico e as atividades sociais, passa a ser dissociado do espao. Diversas atividades passam a independer da localidade. Giddens nos fala aqui desse espao vazio:
O desenvolvimento de espao vazio pode ser compreendido em termos da separao entre espao e lugar. (...) Lugar melhor conceitualizado por meio da idia de localidade, que se refere ao cenrio fsico da atividade social como situado geograficamente. Nas sociedades pr-modernas, espao e tempo coincidem amplamente, na medida em que as dimenses espaciais da vida social so, para a maioria da populao, e para quase todos os efeitos, dominadas pela presena por atividades localizadas. O advento da modernidade arranca crescentemente o espao do tempo fomentando relaes entre outros ausentes, localmente distantes de qualquer situao dada ou interao face a face. (p.26)

Giddens sugere que dois elementos favoreceram o que ele chama de espao vazio, so eles: a percepo dos locais como mltiplos, sem favorecer um lugar especfico; e os sistemas que permitiram a utilizao de uma marcao e delimitao espacial comum. Os lugares vazios de Giddens nos remetem um outro fenmeno, nomeado por Aug (1994) como no-lugares. Enquanto os lugares vazios nos descrevem relaes que independem do lugar, e que podem se dar a distncia, o nolugar sugere relaes que mesmo que estejam localizadas em um espao geogrfico no tem uma simbologia especfica delimitada por essa localidade. So lugares que so os mesmos em todas as localidades. Um lugar se define pelas relaes e identidades ele vinculado. O no-lugar espao que inibe relaes e identidades especficas. Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 86

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

Se um lugar pode se definir como identitrio, relacional e histrico, um espao que no pode se definir nem como identitrio, nem como relacional, nem como histrico definir um no-lugar. A hiptese aqui defendida a de que a supermodernidade produtora de no-lugares, isto , de espaos que no so em si lugares antropolgicos e que, contrariamente modernidade baudelairiana, no integram os lugares antigos: estes, repertoriados, classificados e promovidos a lugares de memria, ocupam a um lugar circunscrito e especfico. (AUG, 1994, p.73)

Avenidas, rodovias, aeroportos, hotis, shoppings, redes de fast-food, campos de refugiados, caixas eletrnicos; so todos no-lugares. O que tm em comum? So todos destinados passagem, no so ambientes de habitao, e no requerem que se esteja sempre em contato com eles a ponto de serem criadas relaes duradouras. So lugares que so indiferentes, iguais em todos os lugares, e planejados previamente aos que os visitaro. As relaes que neles se desenvolvem so previstas antecipadamente, e de certa forma so inibidas quaisquer relaes que fujam da transitoriedade para os quais os no-lugares se destinam. O espao de passagem, do turista, do visitante, o maior exemplo de no-lugar; o espao destinado quele indivduo que no intenta construir novas relaes e s est presente provisoriamente - em nome de relaes estabelecidas em outros lugares. O no-lugar no necessita ter sentidos compartilhados a seu respeito, s precisa ser identificado para os fins a que se dedica.
V-se bem que por no-lugar designamos duas realidades complementares, porm, distintas: espaos constitudos em relao a certos fins (transporte, trnsito, comrcio, lazer) e a relao que os indivduos mantm com esses espaos. Se as duas relaes se correspondem de maneira bastante ampla e, em todo caso, oficialmente (os indivduos viajam, compram, repousam), no se confundem, no entanto, pois os no-lugares medeiam todo um conjunto de relaes consigo e com os outros que s dizem respeito indiretamente a seus fins: assim como os lugares antropolgicos criam um social orgnico, os no-lugares criam tenso solitria. (AUG, 1994, p.87)

O no-lugar onde todos so tratados com indiferena, com impessoalidade. Ele se destina ao homem mediano, aquele que pode ser todos ou Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 87

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

qualquer um. Enquanto no lugar a identidade partilhada criada pelas relaes sociais, pela convivncia, pela linguagem, e pelo modo de lidar com o ambiente; no no-lugar uma identidade partilhada exigida e pr-concebida. O no-lugar exige uma identidade partilhada, que muitas vezes se confunde com a impessoalidade de uma no-identidade. A desateno entre os que trafegam pelo no-lugar considerada um valor. Todos so iguais, e todos so indiferentes aos outros. Tanto turistas quanto vagabundos, em constante mobilidade so exemplos desse imperativo moral do no-lugar (BAUMAN, 1998, p.106-120). No importa se os turistas viajam porque querem; os vagabundos, porque no tem nenhuma outra escolha (p.118), o que importa aqui que so indiferenciados e mveis; quaisquer que sejam suas outras diferenas, devero seguir os
mesmos padres de conduta: e as pistas que disparam o padro uniforme de conduta devem ser legveis por todos eles, independente das lnguas que prefiram, ou que costumem utilizar em seus afazeres dirios (BAUMAN, 2001, p.119) No-lugares so espaos alheios a

significados definidos localmente. Seus significados so definidos previamente a sua habitao. Nos no-lugares todos so iguais porque a eles negada a diferena, ou de outro modo, a diferena irrelevante, porque diferentes ou no so tratados do mesmo modo.
Se os no-lugares so o espao da supermodernidade, preciso explicar esse paradoxo: o jogo social parece acontecer mais noutros lugares que nos postos avanados da contemporaneidade. a maneira de um imenso parntese que os no-lugares recebem indivduos a cada dia mais numerosos. (AUG, 1994, p.102)

Nos no-lugares encontramos uma noo de tempo deslocado. O tempo dos no-lugares tambm um tempo deslocado. Nesses lugares o tempo instantneo, tudo se passa no presente, as relaes no devem ser durveis. A instantaneidade da comunicao tambm a instantaneidade das relaes nos no-lugares. Isso no significa, contudo, que esse deslocamento do tempo signifique uma irrelevncia do tempo. Tempo e espao esto sempre conectados, e todas as relaes humanas dependem, de alguma forma, dessas noes. O que queremos dizer aqui que as noes de tempo so reformuladas por esse novo contexto, tendo agora um novo significado. Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 88

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

Uma primeira mudana na direo de um tempo deslocado foi a substituio de uma noo cclica de tempo por uma noo projetual. S com a histria pensada em termos de projeto e progresso que o tempo pode ser deslocado. O tempo na modernidade no remetia mais a um presente que retorna, e sim a uma histria que avana. Antes de chegarmos a uma noo de tempo deslocado tivemos que pensar o espao e o tempo adaptando-os a um projeto de conquista do presente e do futuro. Galimberti (2005, p.39-40) chama essa noo de tempo tipicamente moderna de tempo da tcnica. Essa temporalidade tcnica, que relaciona meios e fins, buscando o progresso, nos levou um efetivo progresso com a criao de lugares tcnicos, ou nolugares, que servem de meios outros fins, e nos quais o tempo perde sua ampliada relevncia como determinador e medidor das distncias. A temporalidade da tcnica buscava o avano, e os avanos deviam possibilitar a conquista do presente e do futuro. Uma noo deslocada de tempo s se tornou possvel a partir de um controle rgido do tempo, com base em tcnicas de contagem e organizao deste. Relgios e calendrios foram definitivos a esse respeito. Esse controle de tempo favorece tambm um controle das aes humanas, que agora se organizam de modo uniforme de acordo com instrumentos de marcao do tempo criados por ns. De certa forma podemos dizer que o que compreendemos como o tempo est to associado com nossos instrumentos de medio do tempo que o prprio tempo se confunde com nossas formas de medio. Para ns o tempo passa a ser, muito mais do que uma instncia fsica, mas a representao que nos exposta por relgios e calendrios. Elias (1998) nos sugere que os smbolos artificiais inscritos em ponteiros de configuraes mutveis, assim como nas datas sempre novas indicadas pelos calendrios, so o tempo (p.16). O tempo pde ser deslocado na medida em que pode regular aes a longas distncias, independentemente do contedo especfico das relaes. Uma uniformizao ajudou a tornar o tempo independente do local, tornando ele uma estncia comum aos membros das sociedades modernas. Cada vez mais a necessidade de uma uniformizao das formas de medida, num nvel global, afetou o local exigindo uma adaptao Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 89

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

individual. O indivduo, visando uma comunicao global, teve de se adaptar a um novo tempo, diferente do tempo local, um tempo vlido para todos os diversos pontos do globo terrestre. Elias (1998) sugere que:
(...) nas sociedades da Antiguidade, a sociedade no tinha a mesma necessidade de medir o tempo que os Estados da era moderna, para no falar nas sociedades industrializadas de hoje. Em numerosas sociedades da era moderna, surgiu no indivduo, ligado ao impulso coletivo para a diferenciao e uma integrao crescentes, um fenmeno complexo de auto-regulao e de sensibilizao em relao ao tempo. Nessas sociedades, o tempo exerce de fora para dentro sob a forma de relgios, calendrios e outras tabelas de horrios uma coero que se presta eminentemente para suscitar o desenvolvimento de uma autodisciplina nos indivduos. (p.22)

Giddens (1991; 2001) utiliza do termo desencaixe para se referir ao deslocamento das relaes sociais de um contexto local; e o termo reencaixe para sua posterior reestruturao atravs de extenses indefinidas de tempo e espao. O tempo acelerado, deslocado, essa nova forma de percepo do tempo s possvel, segundo Giddens, porque existem mecanismos de desencaixe que permitem que as relaes sociais possam ser estruturadas a longas distncias independentemente da localidade. So dois os mecanismos de desencaixe, que so nomeados como fichas simblicas e sistemas peritos. O que chamado de fichas simblicas basicamente o dinheiro, que passa a atuar como um meio de retardar o tempo e assim separar as transaes de um local particular de troca (GIDDENS, 1991, p.32). J os sistemas peritos so os sistemas de excelncia tecnolgica, compreendendo competncia tcnica e profissional que organizam e regulam a vida social moderna. Eles so mecanismos de desencaixe justamente porque, ao regularem grandes extenses da vida social tornam esta independente do local. O tempo deslocado, ou desencaixado, a noo de temporalidade ativa no no-lugar. Se os no-lugares so os lugares de transio, destinados apenas passagem, nunca permanncia, o tempo deslocado o tempo acelerado, o tempo do deslocamento cada vez mais veloz, o tempo da presena passageira. As aes devem ser Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 90

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

instantneas e urgentes. Os no-lugares so os mesmos em todos os espaos que se manifestam e o significado do tempo indiferente pois se vale de cdigos uniformes, de significados que no se apegam a localidade, mas podem ser entendidos em qualquer no-lugar.
A atualidade e a urgncia do momento presente reinam neles. Como os no-lugares se percorrem, eles se medem em unidades de tempo. Os itinerrios no funcionam sem horrios, sem quadros de chegada ou de partida, que sempre concedem um lugar meno dos atrasos eventuais. (AUG, 1994, p.95)

O real e o virtual

Antes de debater o que seriam lugares virtuais e qual a concepo de tempo especfica do virtual preciso discutir o que o virtual. Definies correntes do termo sugerem que o virtual algo que no fsico, mas conceitual; o que no concreto, palpvel, uma abstrao de algo que j existe. Tambm pode ser entendido como simulao de algo que j existe. Em todos estes termos comuns podemos perceber que o virtual se refere a coisas realmente existentes, mas como uma verso imaterial, uma teoria, um modelo, uma simulao ou mesmo uma cpia dessas coisas. O virtual em seu uso cotidiano definido com algo que existe, mas no materialmente. Da a preeminncia do uso do termo no uso dos computadores, dada a possibilidade desses de simular eventos ou coisas, e tambm dada a possibilidade de propiciar uma relao social independente da presena material. Tomemos como exemplo as pesquisas no campo de engenharia de sistemas efetuadas por Souza (2001). Elas indicam que nos usos cotidianos o termo virtual, e tambm virtualidade, assumem formas recorrentes. Tais recorrncias encontram aspectos em comum, que permitem entender o virtual como o que mediado ou potencializado pela tecnologia; como um produto da externalizao de construes mentais em espaos de interao cibernticos. A virtualizao, da mesma forma, se refere a qualidade de entidade que denota seu grau

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

91

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

de extrapolao do concreto; ou grau de rompimento com as formas tradicionais de ser e acontecer. Usualmente associada s extenses tecnolgicas (SOUZA, 2001). No debate filosfico o virtual pode ser compreendido de diversas maneiras. Uma primeira maneira a que diz que o virtual algo potencial, ainda no realizado. Essa forma de definio do virtual remete diretamente filosofia de Aristteles, sendo o virtual uma outra conotao para o potencial. A diferena bsica entre o virtual e o real, desse modo, seria o fato de o virtual se referir a uma potencialidade, e o real a uma atualidade. O real j , enquanto o virtual pode vir a ser. Melhor explicando, Aristteles enumera em sua metafsica, e tambm em sua fsica, as causas a partir das quais os entes vm a ser. Ele sugere quatro espcies de causas. Porm, todas as causas ocorrem de dois diferentes modos, e assim podem ser denominadas em ato ou potncia - ou estando efetivamente atuantes ou em potencialidade de ao (ARISTTELES, 2002). A filosofia medieval, com So Toms de Aquino, redefine a discusso, com a insero do termo virtualis, que por sua vez derivado de virtus que significa fora, ou potncia. O virtual assim definido como o que existe em potncia, e no em ato. O virtual aqui no se ope ao real, mas ao atual; virtualidade e atualidade so apenas duas maneiras de ser diferentes (LVY, 1996, p.15). Gilles Deleuze, porm, estabelece uma diferena entre o possvel e o virtual. Para o autor o possvel j est constitudo, como um real latente, s lhe faltando a existncia. A realizao do possvel no uma criao, pois na possibilidade o real j podia ser vislumbrado. Dessa forma, o possvel oposto ao real. J o virtual, por outro lado, oposto ao atual (LVY, 1996, p.16). Enquanto o possvel j constitudo, esttico, e vislumbrado, o virtual manifesta-se como tendncias. O virtual se insere num processo de atualizao, onde diversos fatores entram em jogo. O virtual no se encontra j pronto, inerte at se realizar, como o possvel, mas sim em desenvolvimento. Segundo Deleuze (2006):
O virtual no se ope ao real, mas apenas ao atual. O virtual possui uma plena realidade como virtual. Do virtual, preciso dizer exatamente o que Proust dizia dos estados de ressonncia: Reais sem serem atuais, ideais sem serem abstratos, e simblicos sem serem

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

92

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

fictcios. O virtual deve ser definido como uma parte prpria do objeto real como se o objeto tivesse uma de suas partes no virtual e a mergulhasse como numa dimenso objetiva. (p.294)

Partindo dessa concepo que relaciona atualizao e virtualizao, apresentamos a atualizao como a soluo de um problema, uma soluo que no estava contida previamente no enunciado (LVY, 1996, p.16) O atual representa criao a partir de uma dinmica. J a virtualizao o processo inverso da atualizao. No se trata porm de uma desrealizao, mas de uma mudana de identidade do real. O virtual no senso comum pensado como o que no est presente. O virtual intangvel e o real tangvel. Essa noo no incorreta. Quando algo se virtualiza, esse algo se desterritorializa. Ainda dependem, no entanto de algum suporte fsico, mas j no dependem de uma concepo de tempo e espao clssico. E mesmo que o que virtual no ocupe nenhum lugar, ele gera efeitos reais.
Quando uma pessoa, uma coletividade, um ato, uma informao se virtualizam, eles se tornam no-presentes, se desterritorializam. (...) A sincronizao substitui a unidade de lugar, e a interconexo, a unidade de tempo. Mas, novamente, nem por isso, o virtual imaginrio. Ele produz efeitos. (...) Os operadores mais desterritorializados, mais desatrelados de um enraizamento espaotemporal preciso, os coletivos mais virtualizados e virtualizantes do mundo contemporneo so os da tecnocincia, das finanas e dos meios de comunicao. So tambm os que estruturam a realidade social com mais fora, e at com mais violncia. (LVY, 1996, p.21)

De determinado ngulo, os sistemas simblicos, a linguagem e os signos tambm so virtuais. So virtuais e reais. Por este motivo a realidade tambm tem seu lado virtual, pois a realidade s inteligvel por meio de uma representao simblica. Enquanto o atual seria o materializado na realidade, o virtual seriam os signos e significados imateriais. Porm, na medida em que os meios de comunicao contemporneos congregam uma diversidade cada vez maior de signos, que permitem uma interpretao diversa e sempre mutvel, aumenta ainda mais a importncia do virtual, permitindo o surgimento de uma cultura da virtualidade real. Segundo Castells Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 93

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

(1999), a cultura da virtualidade real um sistema em que a realidade inteiramente captada, totalmente imersa em uma composio de imagens virtuais no mundo do fazde-conta, na qual as aparncias no apenas se encontram na tela comunicadora das experincias, mas se transformam na experincia (p.459). Desta maneira, no apenas o real e o virtual se relacionam de modo direto, mas tambm o virtual se torna cada vez mais real.

Lugares virtuais e no-lugares virtuais

Vimos que a desterritorializao uma das dimenses da virtualizao. Desse modo, podemos inferir que atualmente, diante de um processo ampliado de virtualizao, emergem lugares desterritorializados, e por isso, independentes de um espao fsico. Estes lugares so reais, na medida em que agregam smbolos e significados compartilhados, mas so virtuais na medida em que os habitantes dessas localidades no esto presentes num mesmo espao fsico. Obviamente, esses lugares emergem na internet - ela o maior exemplo da nova configurao espacial. A internet ocupa ao mesmo tempo um espao, mas espao nenhum. um ciberespao, formado apenas por uma combinao de informaes. Independente da matria, construdo de informaes, o ciberespao o novo espao, e nele novas formas de sociabilidade permitem a formao de novos lugares. Nestes novos lugares ocorre a inveno de uma ciber-sociabilidade, que se forma em sites e em softwares que interligam usurios da rede. Estes novos lugares virtuais foram por muitos autores denominados como comunidades virtuais. Tendo a caracterstica de uma localidade, sendo identitrios, permitem a interao de seus habitantes

independentemente de um espao fsico que defina e delimite sua identidade.


Uma comunidade virtual pode, por exemplo, organizar-se sobre uma base de afinidade por intermdio de sistemas de comunicao telemticos. Seus membros esto reunidos pelos mesmos ncleos de interesses, pelos mesmos problemas: a geografia, contingente, no mais nem um ponto de partida, nem de coero. Apesar de no-

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

94

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

presente, essa comunidade est repleta de paixes e de projetos, de conflitos e de amizades. (LVY, 1996, p.20)

Comunidades so tipicamente definidas pelas relaes pessoais, afetivas e ticas. Atravs desses tipos de relaes, somadas a uma sociabilidade identitria e a um conjunto de significados compartilhados, so tornados possveis os lugares. Para Rheingold comunidades virtuais so agregados sociais surgidos na Rede, quando os intervenientes de um debate o levam por diante em nmero e sentimento suficientes para formarem teias de relaes pessoais no ciberespao (1996, p.18). A partir disso, no podemos deixar de constatar que a internet permite o aparecimento de lugares virtuais, mesmo que nesses o sentido de localidade seja bastante diferente devido ao fato de o espao ser informacional, ou seja, um ciberespao. No entanto, a interao social na internet no unvoca, e no segue um padro se sociabilidade que leva sempre a formao de comunidades virtuais. Castells (2004) nos lembra que o mundo social da Internet to diverso e contraditrio quanto a prpria sociedade (p.48). E desta forma, nem toda interao social na internet pode ser caracterizada por uma presena num lugar. Anteriormente discutimos as caractersticas dos no-lugares, e aqui nos vem uma nova possibilidade: assim como existem lugares no ciberespao, existem no-lugares virtuais. Castells reconhece que medida que a Internet se difundiu para o conjunto da sociedade, seus efeitos sobre a sociabilidade tornaram-se consideravelmente menos espetaculares (p.100). A euforia de uma internet emergente fez com que comunidades virtuais fossem tomadas como o padro de uma sociabilidade virtual, hoje a situao j no mais a mesma. Com a multiplicao de novos e variados sites, de formas de comrcio online, de grupos sociais menos integrados, e de uma comunicao mais individualizada, surge tambm o no-lugar virtual. Os no-lugares so caracterizados pela sua indiferena e mesmidade, por sua capacidade de inibir relaes, pelo no compartilhamento de identidades. So aqueles lugares destinados passagem, no presena. Se estes so no-lugares, eles tambm podem tambm ser encontrados na Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 95

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

internet, sempre onde existe uma comunicao passageira e pragmtica. Desta forma, grupos sociais ampliados na internet, com uma ampla adeso quantitativa de indivduos, mas com pouca interao - assim como locais destinados ao comrcio, ou visitao passageira so os no-lugares virtuais. Tambm temos uma concepo de tempo associada uma sociedade cada vez mais virtualizada, geradora de lugares e no-lugares virtuais. Sem dvidas, o tempo do virtual um tempo deslocado, mas esse deslocamento atinge uma radicalidade ampliada. A desterritorializao nos sugere um processo concomitante de

destemporalizao. esse tempo intemporal, presentesta e quase instantneo, que favorecido pelo processo de virtualizao dos espaos e da sociedade. Esta concepo de tempo no nem histrica nem cclica. No histrica porque no se refere mais a um futuro, e no encarado como projeo. Tambm no cclico porque no se relaciona diretamente nem a um passado que retorna, nem a um ciclo natural que se repete. Para Galimberti (2006):
(...) o homem, em sua dependncia do aparato tcnico, torna-se ahistrico, porque no dispe de outra memria, a no ser aquela mediada pela tcnica, pela qual no existe mais aquilo que remonta ao ontem, e nada durvel que garanta alguma continuidade histrica. (p.595)

Bauman nos fala da transio de uma modernidade slida para uma modernidade lquida. A modernidade, ainda que slida, propiciou atravs de seus processos de racionalizao - e pelos desenvolvimentos tcnicos garantidos por estes um deslocamento do tempo, permitindo sua primeira acelerao; com uma dissociao do tempo de sua conexo com a localidade. Ele usa a metfora do software e do hardware para descrever o que h de novo. A acelerao do tempo da modernidade slida aquela do hardware, tendo-se tornado possvel devido aos desenvolvimentos dos meios de transporte e a criao de um sistema universal de marcao do espao e tempo. A acelerao posterior, aquela da modernidade lquida, cuja metfora o

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

96

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

software, tornou-se possvel com o desenvolvimento de meios de comunicao cada vez mais velozes, quase instantneos.
A mudana em questo a nova irrelevncia do espao, disfarada de aniquilao do tempo. No universo de software da viagem velocidade da luz, o espao pode ser atravessado, literalmente, em tempo nenhum: cancela-se a diferena entre longe e aqui. O espao no impe mais limites ao e seus efeitos, e conta pouco, ou nem conta. Perdeu seu valor estratgico diriam os especialistas militares. (...) A instantaneidade aparentemente se refere a um movimento muito rpido e a um tempo muito curto, mas de fato denota a ausncia do tempo como fator do evento e, por isso mesmo, como elemento no clculo do valor. O tempo no mais o desvio na busca, e assim no mais confere valor ao espao. A quase instantaneidade do tempo do software anuncia a desvalorizao do tempo. (BAUMAN, 2001, p.136-137)

Com a possibilidade de agir quase instantaneamente em lugares cada vez mais distantes a distncia perde o peso e a relevncia que tinha, outrora, nas relaes sociais. A localidade no mais to importante, mas isso tambm significa que o tempo tambm no mais to importante, pois diante da acelerao, e da instantaneidade das aes, o tempo - enquanto passagem e durao tornado cada vez menos compreensvel. Esta nova forma do tempo nomeada por Paul Virilio de tempo real. Este tempo real se manifesta na cultura ocidental primeiramente como um buraco no espao, e posteriormente como um buraco no tempo, o tempo real da transmisso instantnea de acontecimentos histricos (VIRILIO, 1993, p.101).
(...) o tempo real de nossas atividades imediatas, onde agimos simultaneamente aqui e agora na grade de horrios da emisso televisiva, em detrimento do aqui, ou seja, do espao do lugar de encontro. (...) Como viver verdadeiramente se o aqui no o mais e se tudo agora? Como sobreviver amanh fuso/confuso instantnea de uma realidade que se tornou ubiqitria se decompondo em dois tempos igualmente reais: o tempo da presena aqui e agora e aquele de uma telepresena distncia, para alm do horizonte das aparncias sensveis? (VIRILIO, 1993, p.103)

Nesse contexto o mundo exterior, em sua exterioridade espacial e temporal, dissolvido no instante presente das comunicaes em tempo real. O tamanho j no Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 97

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

algo definitivo, relevos e volumes deixam de ser os parmetros que definem as coisas, dando espao as figuras e imagens que - como informaes so flexveis, e nunca definitivos. Virilio chama o conjunto das conseqncias do tempo real de poluio dromosfrica - que aquela que atinge a vivacidade do sujeito, a mobilidade do objeto, atrofiando o trajeto a ponto de torn-lo intil (1993, p.115). Esta a poluio do espao, do tamanho natural, das dimenses terrestres. Lvy (2006) tambm nos fala sobre o tempo real, mas de uma perspectiva menos catastrfica. Para ele o tempo real se funda na informtica, e atravs dela supera tanto uma temporalidade circular, quanto uma temporalidade histrica. Para Lvy o conhecimento se funda no ambiente externo humano, sendo possvel apenas atravs de tecnologias da inteligncia, e as linguagens delas derivadas. Deste modo, ambas as noes de temporalidade se fundam em formas de linguagens a temporalidade histrica na escrita, e a temporalidade circular na oralidade. A tecnologia informtica aparece assim como uma nova linguagem, e como um novo modo de conhecer, e confere uma nova qualidade ao tempo, a instantaneidade.
A noo de tempo real, inventada pelos informatas, resume bem a caracterstica principal, o esprito da informtica: a condensao no presente, na operao em andamento. O conhecimento de tipo operacional fornecido pela informtica est em tempo real. Ele estaria oposto, quanto a isso, aos estilos hermenuticos e tericos. Por analogia com o tempo circular da oralidade primria e o tempo linear das sociedades histricas, poderamos falar de uma espcie de imploso cronolgica, de um tempo pontual instaurado pelas redes de informtica. (LVY, 2006, p.115)

No entanto, mesmo que apresente novas caractersticas, o tempo real, derivado das tecnologias da informao, apresenta pontos comuns com o tempo circular, derivado da escrita. A informtica, com a inaugurao do conhecimento por simulao, permite um conhecimento mais operatrio, menos terico, como o a oralidade se comparada com a escrita. O tempo real tambm um tempo eterno, pois tem nele imerso todo o passado e futuro, bastando que seja acessado pelas formas de comunicao Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101 98

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

informatizadas. Ele mistura tanto a simultaneidade como a intemporalidade. Aes anteriormente adiadas pelo tempo e espao, podem agora ser empreendidas sem limitaes impeditivas. Castells chama isso de tempo intemporal. Para Castells, e assim de modo similar Virilio, o tempo intemporal causa uma confuso na percepo da temporalidade. Essa confuso d uma sensao dbia, tanto fundamenta a viso de fenmenos como instantneos, mas tambm fundamenta a viso deles como descontnuos e aleatrios. O tempo agora no apenas percebido, e as aes empreendidas, visando o aqui e agora, mas tambm entendido de maneira desconexa, numa confuso entre passado, presente e futuro, onde o tempo torna-se indiferenciado (CASTELLS, 1999, p.556-557).

Consideraes Finais

Pudemos

demarcar

nas

linhas

anteriores

os

diversos

lugares

temporalidades. Tempo e lugar se associam, e assim as diversas formas de se encarar o lugar permitem diversas concepes de tempo. Sugerimos que a emergncia da modernidade e de uma sociedade da informao, com sua dinmica acelerada, e com os cada vez mais radicais e complexos sistemas de desencaixe e reencaixe das relaes sociais, leva a uma redefinio do tempo e espao, tornando-os cada vez mais mltiplos e variados, favorecendo tanto a multiplicao dos no-lugares, como a formao de lugares virtuais. No entanto, cabe a ns notar que do mesmo modo que o atual contexto permite a emergncia desses novos lugares e temporalidades, ele no suprime a existncia de outros - todos eles existem concomitantemente; e que mesmo diante de um processo de flexibilizao do tempo e do espao, e da propagao de no-lugares, novos lugares continuam a aparecer, conjuntamente com suas novas significaes, relaes e associaes.

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

99

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

Referncias Biliogrficas

ARISTOTELES. Fsica I-II. Cadernos de Traduo n.1. Traduo de Lucas Angioni. Campinas: Unicamp, 2002. AUG, Marc. No-Lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade. 1 ed. Campinas: Papirus, 1994. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Lquida. 1 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2001. BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Ps-Modernidade. 1 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. CASTELLS, Manuel. A Galxia da Internet. 1 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 9 ed. So Paulo: Paz e Terra, 1999. DELEUZE, Gilles. Diferena e Repetio. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006. DURKHEIM, mile. Da diviso do trabalho social. In: Durkheim - Os pensadores. So Paulo: Abril cultural, 1978. ELIAS, Norbert. Sobre o Tempo. 1 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. EVANS-PRITCHARD, E. E. Os Nuer: uma descrio dos modos de subsistncia e das instituies polticas de um povo nilota. 2 ed. So Paulo: Perspectiva, 2007. GALIMBERTI, Umberto. Psiqu e Techn: O homem na idade da tcnica. So Paulo: Paulus Editora, 2005. GIDDENS, Anthony. As consequncias da modernidade. 2.ed. So Paulo: UNESP, 1991.

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

100

Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC Vol. 6 - n. 3 janeiro-julho/2009 ISSN 1806-5023
file:///C:/A rquiv os%20de%20programas/BrOffice.org%202.4/share/gallery /rulers/blurulr5.gif

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Ps-Modernidade. 6.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Parte I. 13 ed. Petrpolis: Vozes, 2004. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Parte II. 13 ed. Petrpolis: Vozes, 2005. KANT, Immanuel. Crtica da Razo Pura. In: Kant - Os pensadores. So Paulo: Abril cultural, 1978. LVY, Pierre. O Que o virtual? 1 ed. So Paulo: Editora 34, 1996. LVY, Pierre. Tecnologias da inteligncia. 1 ed. So Paulo: Editora 34, 1997. RHEINGOLD, Howard. A comunidade virtual. 1 ed. Lisboa: Gradiva, 1996. SOUZA, Renato Rocha. O que , Realmente, o Virtual. Revista de Informao e Tecnologia da Unicamp, 2001. Disponvel online no site: em

http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/renato.html. 17/03/2009.

Acesso

TONNIES, Ferdinand. Community & Society. New Jersey: Transaction Books, 1988. VIRILIO, Paul. O Espao Crtico. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Em Tese, Vol. 6, n. 3, janeiro/julho 2009, p. 77-101

101

You might also like