You are on page 1of 3

A CIDADE NEGADA RESUMO DE LIVROS - GENTILLI, Pablo e FRIGOTTO, Gaudncio (or

GENTILLI, Pablo e FRIGOTTO, Gaudncio (org.). A Cidadania Negada: Politicas de Excluso na Educao e no Trabalho. Captulos II, III,IV,U.VI.,VII,.X. So Paulo> Cortez, 2001. Captulo 2 Trabalho e Precarizao Numa Ordem Neo Liberal Ricardo Antunes A sociedade contempornea est em crise estrutural e de capital, expande-se um projeto econmico, social e poltico neoliberal, e a globalizao produtiva gera uma sociedade dos excludos e dos precarizados. A destruio advinda do capitalismo traz tendncias como: a substituio do sistema produtivo taylorista e fordista em produo flexibilizadas e desregulamentadas, o toyotismo. um modelo social-democrtico que sustenta o bem estar social , vem sendo solapado pela ds regularizao neoliberal e anti-social. O toyotismo, oriunda da Toyota, Japo, tem por caracterstica> uma produo vinculada a demanda; variada e heterognea; fundamenta-se no trabalho operrio e equipe com multivariedade de funes; tem por principio o just in time o melhor aproveitamento do tempo da produo. Esta flexibilidade leva: a um acrescente reduo do proletariado fabril; incrementa-se um novo proletariado; Aumento do trabalho feminino; Incremento de assalariados mdios e de servio; Exclui-se jovens e velhos no mercado de trabalho nos paises centrais; Incluso precoce e criminosa de crianas no mercado de trabalho; H um trabalho social combinado em que trabalhadores de diversas partes do mundo participam do processo de produo. Capitulo 3 Qualificao, Crise do Trabalho Assalariada e Excluso Social Vanilda Paiva Transformao produtiva, crise do Assalariamento e a Excluso Social A tranformao produtiva ligada a comunicao do uso da microinformtica e mudanas organizacionais, so importantes no quadro econmico social deste fim de sculo. O fim do socialismo na Europa significou uma vitria poltica e ideolgica dos princpios do capitalismo liberal, provocando dificuldades prticas e de propostas polticas dos trabalhadores. Polticas como da renda mnima tem pouco efeito no futuro. Qualificao e Insero alternativa no Mundo do Trabalho No mais possvel enfatizar a educao como um meio de ascenso social, uma vez que, h uma desigualdade cumulativa. Porem, a competio educacional e a e trabalho ocorrem ao mesmo tempo transforma a vida da populao, isso significa que os processos educacionais ainda desempenham um o papel de mudanas, contribuindo para passagens menos traumticas identificao de novos lugares sociais. Qualificao Formal e assalariamento X Novas Relaes de Trabalho e Modelo de

Competncia As competncias modernas incluem capacidade de mudar constantemente, aprender novas tcnicas, aceitar novas relaes sociais e laborais, com isso muitos direitos e vantagens esto sendo eliminados. Captulo 4 Poltica Educacional, Emprego e Excluso Social O sculo XX o sculo do desemprego em massa. Cresce o conhecimento e a capacidade de produzir riquezas mas aumenta a incerteza da sobrevivncia humana devido a efeitos catastrficos para os recursos naturais e meio ambiente, alem de ampliar o trabalho suprfluo destruindo postos de trabalho. Trabalho, Produtividade e Custo Social. A reestruturao produtiva compreende o processo de acumulao capitalista e produz presses sociais, econmicas, polticas e culturais. No campo educacional. Deve ser refletir sobre algumas idias sobre as polticas sociais e a ideologia da globalizao. Globalizao, Desregualao e Conteno Social O pensamento neoliberal povoa a educao nacional e as polticas de formao profissional Flexibilizao e Subordinao. A Reforma Educacional Brasileira A luta pela educao igualitria e publica e elemento fundamental de resistncia a implantao das polticas sociais neoliberais na educao brasileira. O futuro depende da luta contra o capitalismo e das expresses da globalizao para isso preciso fortalecer as finanas publicas, o mercado financeiro, melhorar as atividades do setor privado, reformar o setor pblico e melhorar a governabilidade. Captulo 5 Educao, Trabalho e Lutas Sociais 1. Parte O Cenrio da Educao, Trabalho e Lutas Sociais mos anos 90 A mdia tem divulgado crianas e jovens nas ruas e nas favelas. Falta dilogo entre tcnicos e planejadores da comunidade, o eu deveria ser o ponto de partida para reformas. Conselhos devem servir como vigilncias sobre gesto publica, eles so uma conquista de movimentos populares e da sociedade organizada. A qualidade da educao escolar se reduz ao pedaggico curricular centralizando em proves como o ENEM e vestibulares indicadores de qualidade. 2. Parte O Cenrio Especifico: As Reformas Educacionais No Estado De So Paulo a secretaria do Estado do Governo do Estado de So Paulo defende a municipalizao alegando que esta instncia est mais prxima da populao por ter meios mais geis para resolver sus necessidades de educao, estes argumentos so de ordem econmica, visado a racionalizao dos gastos. Captulo 6 O MST E A Dos Sem Terra O Movimento Social Como Princpio Educativo Roseli Salete Caldart O MST fruto de uma questo agrria que e estrutural e histrica no Brasil. Nasceu da articulao de lutas pela terra que foram retomadas a partir di final da dcada de 70. ela se caracteriza-se pela: Radicalidade do seu modo de fazer luta e dos sujeitos que envolve; A multiplicidade de dimenses que atua; A combinao de formatos organizativos diversos; Capacidade que vem construindo de universalizar.

Ela projetou uma identidade coletiva, o que uma grande lio no ponto de vista poltico pedaggico. Capitulo 7 Tempo, Autonomia, Sociedade Civil E Esfera Publica: Uma Introduo Ao Debate A Propsitos Dos Novos Movimentos Sociais Na Educao Roberto Leher Tempo e Periodizao: Notas Para Uma Sociedade A periodizao condio para tornar pensvel a historia e objetos de embates polticos. diferente compreender o capitalismo como um modo de produo resultante da evoluo natural da sociedade, ou como um modo de produo histrico, determinado, construdo a partir da destruio do modo de produo anterior. Globalizao: Uma Periodizao Para o Capital A globalizao corrobora o revigoramento das ideologias salvdicas, de um lado, associando as com noes de progresso, bem estar e prosperidade. J naes que resistem a ela associa-se a pobreza, atraso e arcasmo. Conflitos e lutas de classes fica, ocultados delimitando relaes sociais de produo entre o poltico e o econmico. Captulo 10 Reformas Educacionais, Reconverso Produtiva E A Constituio De Um Novo Sujeito Joo dos Reis Silva Jnior Na segunda metade dos anos 90 apresentaram-se mudanas educacionais formando populao em processos cognitivos, necessrios contedos postos pela mundializao do capital, tornando cada cidado apto para o trabalho e preparando um novo cidado pra o mundo globalizado.

You might also like