You are on page 1of 8

MINICURSO RECEPCIONISTA DE EVENTOS

MINICURSO RECEPCIONISTA DE EVENTOS

CONCEITO DE EVENTO

A palavra evento significa sucesso, acontecimento. O acontecimento poder ser uma feira, festival, congresso, desfile, show, etc. Em todos esses acontecimentos, a busca do sucesso a meta, e a figura da recepcionista de eventos poder fazer a diferena.

CLASSIFICAO DOS EVENTOS Pequeno at 200 participantes; Mdio entre 200 a 600 participantes; Grande acima de 600 participantes; Mega eventos exceder um milho de visitantes.

PERFIL DA RECEPCIONISTA DE EVENTOS

Simpatia; Facilidade em comunicar-se e expressar-se; Cordialidade; Desinibio; Educao; Boa apresentao pessoal; Sensibilidade; Percepo; Boa vontade; Conhecimentos gerais; Criatividade; Excelente atendimento; Competncia.

MINICURSO RECEPCIONISTA DE EVENTOS

POSTURA PESSOAL

fundamental que uma recepcionista de eventos, no seu posto de trabalho, saiba manter a posio de seu corpo e saiba muito bem administrar seus movimentos para no comprometer seu visual e o sucesso do evento. EM P Evitar encostar-se em mveis ou paredes; Manter-se com as costas confortveis ereta, queixo erguido com o corpo apoiado unicamente sobre os ps; O movimento dos braos e das mo deve ser feito com suavidade, o movimento da cabea e do olhar deve estar em sintonia com o resto do corpo.

SENTADA

Evitar cruzar as pernas ou manter-se encostada ou apoiada em um dos braos (cotovelos), debruada sobre mveis ou com os ps apoiados em mveis ou sobre outra cadeira;

O cruzamento de pernas, dever ser discreto evitando mostrar alm de um palmo acima dos joelhos; Ao sentar-se evitar deixar o corpo sobre a cadeira: o corpo deve ser mantido direto at encontrar a cadeira, no dobrando a coluna.

SAPATOS

Ao calar sapatos prefervel sentar-se do que se ajoelhar: alm de deselegante, posiciona o tronco de forma incorreta; Procure, dentro do possvel, para eventos de longa durao, sapatos com salto de no mximo 3 cm, acima disso, causam dores lombares; Evite o uso de sapatos pontudos, aqueles muito estreitos, prejudicam os dedos dos ps, alm de provocar dores.

MINICURSO RECEPCIONISTA DE EVENTOS

APERTO DE MO

Estender a mo timidamente, deixando-a mole; Puxar a mo rapidamente; Estender meia-mo, somente os dedos; Ficar segurando a mo da outra pessoa durante o cumprimento; Apertar em demasia a mo da outra pessoa.

ALGUNS ITENS DO CDICO DE TICA PROFISSONAL

1. Interessar-se pelo pblico, com a finalidade de contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experincia para melhorar servir a humanidade; 2. Considerar a profisso com ttulo de honra; e no praticar nem permitir a prtica de atos que comprometem a sua dignidade; 3. No cometer ou contribuir para que se cometam injustias contra colegas; 4. Exercer o trabalho profissional com lealdade, dedicao e honestidade para com seus clientes, empregadores ou chefes, com esprito de justia e equidade para com os contratantes e empreiteiros; 5. Ter sempre em vista o bem-estar e o pregresso funcional dos empregados ou colaboradores, trat-los com justia e humanidade; 6. Colocar-se a par das legislaes que rege o exerccio profissional da rea, visando cumpri-la corretamente, colaborando para sua atualizao e aperfeioamento.

TICA

Seja honesto em qualquer situao; Nunca faa algo que voc no possa assumir em pblico; O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas tm normas prprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e siga a regra;

MINICURSO RECEPCIONISTA DE EVENTOS

Seja humilde, tolerante e flexvel. Muitas idias aparentemente absurdas podem se a soluo para um problema. Para descobrir isso, preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situao sem julgamentos precipitados ou baseados em suposies;

D crdito a quem merece. Nunca aceite elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, o autor da idia ser reconhecido e voc ficar com fama de mau-carter;

Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender algum, faa-o em particular, cara a cara; Faa o que disse e prometeu. Quebrar promessas imperdovel; Aja de acordo com seus princpios assuma suas decises, mesmo que isso implique ficar contra a maioria.

NEGCIO A MESA

Para quem organiza e participa da organizao de diferentes tipos de eventos que culminam com algum tipo de refeio, os cuidados devero ser muitos. Alm do conhecimento dos diversos tipos de servio, de refeio e de como servi-la, fundamental a harmonia e o equilbrio dessas aes.

TIPOS DE VINHO PRATO IDEAL Medira ou Marsala Sopas clara Rosado Refeies leves de vero Branco seco Xerez, Champanhe brut e Entradas quentes ou frias, saladas, Madeira pats, galantinas, hors-doeuvre Branco seco Peixes Clarete Peixes e pratos preparados com vinho branco Branco doce, Champanhe semi-seco, Sobremesas e frutas porto ou Madeira Porto e Moscatel Final das refeies Tinto leve Carnes brancas e de porco ou veado Tinto Carnes, aves, sopas fortes, queijos e massas Tinto encorpado Caas, carnes vermelhas e defumadas

MINICURSO RECEPCIONISTA DE EVENTOS

TIPOS DE SERVIO Inglesa servio onde a guarnio vem servida individualmente; Inglesa Direto o garom apresenta-se coma travessa pelo lado esquerdo do comensal, servindo a comida diretamente da travessa para o prato; Inglesa Indireto o garom apresenta a travessa ao comensal, depois coloca no guridon e serve a comida em um prato vazio que est sobre a mesa, depois serve a comensal onde encontra-se na mesa o sousplat; Francesa A prpria pessoa quem se serve da comida trazida na travessa pelo garom; Americana Estilo Buffet; Russa H um prato vazio na frente do comensal, onde as iguarias so servidas em travessa. No h prato de entrada apenas o principal; Empratado - servio de prato pronto, o garom anota o pedido (entrada, prato principal e sobremesa), o prato vem pronto da cozinha e a poro para uma nica pessoa.

TIPOS DE TRABALHO DA RECEPCIONISTA DE EVENTOS

Demonstradora de stands em feiras; Recepcionista em feiras, stands, festas; Atendimento aos participantes; Secretaria de eventos; Servio de sala; Servio de porta de sala; Sala VIP.

10 MANDAMENTOS DE UMA RECEPCIONISTA NOTA 10

1. Gostar do que faz; 2. Ser desembaraada; 3. Estar sempre atualizada;

MINICURSO RECEPCIONISTA DE EVENTOS

4. Manter o equilbrio emocional; 5. Ter as informaes sempre a mo; 6. Perguntar sempre o que for necessrio; 7. Mantenha o cliente sempre sob sua ateno; 8. Ter autoconfiana; 9. Saber cooperar; 10. Ser criativa.

TCNICAS PARA UM BOM ATENDIMENTO

1. Receber o cliente de forma amvel e educada; 2. Tratar a todos com igualdade; 3. Cuidar da sua aparncia; 4. Ser discreta; 5. Saber relacionar-se com as pessoas; 6. Ser natural; 7. Tornar a conversa pessoal; 8. Dirigir-se a pessoa pelo nome quando possvel; 9. Estar sempre preparada pra responder toda e qualquer dvida do cliente; 10. Ser tolerante.

IMPORTNCIA DA COMUNICAO

A nossa capacidade de comunicao exerce uma grande influncia nos contratos interpessoais que estabelecemos com as outras pessoas, seja no mbito pessoa ou profissional. Enquanto recepcionista, voc usar de sua capacidade de expresso o tempo todo. O seu trabalho depender, em grande parte, da qualidade de informaes de que dispe e de sua capacidade de us-las convenientemente.

MINICURSO RECEPCIONISTA DE EVENTOS

DICAS PROFISSIONAIS

Evitar rir ou falar alto demais; No fumar; Evite comer, beber, mascar chicletes durante o horrio de trabalho; Em festas, refeies, bailes NO BEBA LCOOL, deixe para beber em pequenas quantidades no final do evento; No saia do seu posto de trabalho; Cochichos, risadas, gargalhadas, ironias, fofocas com os colegas s vistas dos visitantes condenvel; Sair do stand ou local do trabalho para pegar brindes; Nunca d desculpas para os atrasos, eles no podem ocorrer; As bolsas e pertences devem ser guardados fora da viso do cliente; Ao falar ao telefone, identifique-se inicialmente, fale o necessrio de forma sucinta e breve; Se estiver ao telefone e chegar algum, pea licena ao interlocutor e convide para sentar e/ou esperar um minuto. No deixe ningum sem ateno; Jamais entre em um ambiente fechado sem bater porta; Observe como est a porta, se fechada ao sair deixe-a fechada, quando aberta, deixe-a aberta; Nunca interrompa uma conversa sem pedir licena; Para servir cafezinho, gua ou bebidas em geral, utilize uma bandeja, sem esquecer os guardanapos; Tenha sempre por perto: papel, caneta, lista telefnica, informaes teis da cidade, informaes sobre o evento e nome e telefone dos responsveis pelo evento;

Sempre estar maquilada; Bijuterias discretas; Unhas feitas; Cabelo preso; Nunca usar tamancos; Deixe o celular no modo vibratrio; No invada o coffee-break, aguarde a autorizao para se servir.

You might also like