You are on page 1of 40

minerao

uma viso geral dos servios da SRK para a indstria mineral

ndice
Introduo Trabalhos de Explorao Modelagem e Estimativa de Recursos Mina a Cu Aberto Mina Subterrnea Estudos de Viabilidade Mecnica de Rochas e Estabilidade de Talude Engenharia de Rejeitos e Estril de Mina Engenharia de Lixiviao em Pilha Trabalhos Ambientais e Sociais Geoqumica Ambiental e Drenagem cida Recuperao e Fechamento de Mina Gesto de Riscos Gesto de gua de Mina Metalurgia e Beneciamento Mineral Geotecnica para Infraestrutura Reviso Independente de Projetos Pesquisa e Desenvolvimento Escritrios da SRK 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 39

Experincia, conhecimento tcnico, compreenso e conana.

isso que a SRK traz para o seu projeto. Uma lavra rentvel e sustentvel exige experincia, independncia, e uma clara viso de desenvolvimento do negcio a longo prazo. Seja na viabilidade de um projeto, nas aquisies ou vendas de empreendimentos, nos nanciamentos, na estabilidade geotcnica, na sustentabilidade ou no fechamento de mina, possumos amplo conhecimento e extensa experincia para garantir que voc receba o parecer mais correto, onde e quando for necessrio.

minerao

Servios multidisciplinares em todos os ciclos de vida do projeto mineral


A SRK Consulting um grupo internacional independente que oferece consultoria e solues para os seus desafios em minerao e explorao. Os servios da SRK cobrem o ciclo de vida completo de projetos da indstria mineral. Nossa equipe composta por especialistas lderes em servios que vo desde a explorao, atravs de estimativas de recursos, minerao, geotecnia, hidrologia, rejeitos, beneficiamento e avaliaes para gesto ambiental, at recuperao e fechamento de mina.

Competncia global, experincia local


Constitudo em 1974, o grupo SRK est presente em mais de 40 escritrios em 19 pases nos 6 continentes e conta com cerca de 1000 engenheiros, consultores e cientistas. Aproximadamente 150 associados reconhecidos internacionalmente complementam a equipe da empresa. Quando necessrio fazemos parcerias com outros consultores, empresas de engenharia e instituies de pesquisa. Nossos especialistas possuem competncia global em adequar apropriadamente as experincias e servios da SRK aos desaos de seu projeto.

Realizaes concretas na maioria dos pases, com a maioria das commodities


Conclumos com sucesso projetos, grandes e pequenos, na maioria dos pases do mundo e em toda gama de bens minerais. A experincia prtica adquirida na indstria, por parte da equipe da SRK, assegura que nosso trabalho seja tecnicamente vivel, mas tambm perfeitamente prtico. O relacionamento da empresa com a comunidade bancria/financeira internacional e com seus respectivos rgos reguladores reduz os riscos da aprovao de financiamentos para seus projetos.

Clientes de todos os portes buscam nossos servios


Dentre nossos clientes esto a maioria das empresas-lderes, as de porte mdio, bem como as jniores do mundo da minerao e de pesquisa mineral. Trabalhamos tambm com bancos, empresas de engenharia/ projetos/ construo/ gerenciamento alm de entidades do setor pblico. Nossas opinies independentes so baseadas em anlises claras e apropriadas. No temos participao acionria ou de qualquer outra espcie em projetos ou empresas.

Trabalhos de Explorao
Procurando as minas do amanh Metodologia Uma pesquisa mineral bem sucedida deve contar com uma gesto eciente de programas de explorao, baseada em aplicaes e interpretaes corretas de geologia, geoqumica e geofsica, para identicar e administrar alvos de explorao mineral. Os principais servios de pesquisa mineral da SRK incluem, dentre outros: planejamentos de explorao e sondagem, gerenciamento da explorao, avaliao e planejamento de QA/QC, auditorias em sondagens, estimativas econmicas e avaliaes de projetos. Oferecemos adicionalmente servios especializados de interpretao avanada, com capacidade de identicar sistemas minerais, conect-los aos seus cenrios estruturais e model-los em 3D. A empresa se especializou no desenvolvimento de modelos de processos conceituais, para identicar e aprimorar seu entendimento sobre os alvos de explorao mineral. Os consultores da SRK tm um conhecimento profundo do processo de formao e distribuio do corpo de minrio em uma variedade de cenrios, tanto geolgicos quanto tectnicos. Em muitos terrenos geolgicos ao redor do mundo, a explorao mineral tem se focado cada vez mais na descoberta de corpos de minrio mais profundos e complexos, uma vez que o alcance da explorao em reas facilmente acessveis se tornou limitado. Em terrenos com alta concentrao mineral, a explorao desse recurso uma grande oportunidade. Desenvolver com sucesso a explorao mineral em profundidade requer uma compreenso convel da geometria de estruturas em terceira dimenso. Essa necessidade tem levado ao desenvolvimento e aplicao de modelagem e de tecnologias de visualizao em 3D (por exemplo, GoCAD, Geomodeller e Leapfrog softwares), fazendo com que os alvos de explorao sejam denidos por mltiplos parmetros de explorao mineral, diretamente voltados a agregar valor ao projeto. Essas novas tecnologias so ferramentas essenciais para uma explorao mineral ecaz em 3D. Entretanto, o uso de tais tecnologias no est ainda difundido devido ao elevado custo e tempo demandados no aprendizado de sua utilizao. Trabalhamos com esses e outros mtodos geolgicos e geofsicos pioneiros de modelagem em 3D, e estamos tambm conduzindo pesquisas visando o desenvolvimento de modelagem prpria. O que nos d uma clara vantagem em fornecer as melhores solues para seus projetos.

Servios

Gerenciamento do projeto de explorao mineral; Planejamento de explorao e sondagem, estudos de malhas de sondagem, denio dos protocolos de amostragem; Avaliaes da rea e do projeto, estimativas e auditorias; Snteses tectnicas regionais e metalognicas para fundamentar a seleo de reas, aquisio de propriedades e desenvolvimento do projeto, incluindo classicao de alvos de explorao mineral para depsitos ou commodities especficos; Anlise estrutural detalhada, desde a bsica at a escala de depsito de minrio, com nfase em controles 4D (3D + tempo) na mineralizao;

Interpretao geolgica e geofsica avanada dos dados de sensoriamento remoto; Avaliao estrutural da escala do depsito para denir os domnios geotcnicos e os controles hidrogeolgicos; Avaliaes dos riscos da explorao; Modelagem geofsica/aprimoramento do processo/visualizao de dados; Cursos de preparao em geologia estrutural com foco em ferramentas prticas de pesquisa mineral e de mina ministrados para gelogos.

Anlise tcnica do projeto de carvo de coque na Manchria, Nordeste da China, conduzido pela empresa Celadon Mining.

Giralia Resources
Projeto: Denio dos alvos de explorao de formao ferrfera na bacia de Earaheedy, Oeste da Austrlia. Escopo: A rea do projeto faz parte de uma provncia de Fe extensa e pouco desenvolvida no Mesoproterozico, no oeste da Austrlia. Foi pedida SRK uma interpretao da base estrutural e histrica do terreno e a denio de alvos de explorao mineral. Resultados: Identicao dos principais fatores que controlam o enriquecimento de Fe na bacia. Esses fatores foram determinados atravs de uma combinao entre interpretao de dados geofsicos, mapeamentos geolgicos e resultados de sondagens. Depois da avaliao dos controles estruturais e topogrcos, e da interpretao de anomalias magnticas, um nmero de alvos de explorao, de ambos os tipos de enriquecimento hipognico e supergnico foi denido.

Vale Inco
Projeto: Explorao mineral da falha geolgica PGE na bacia Sudbury, Ontrio, Canad. Escopo: A mineralizao na falha geolgica PGE na bacia Sudbury normalmente encontrada nas reas de brecha e nos veios ricos em calcopirita da regio. Fornecemos assistncia estrutural e treinamento para o corpo de funcionrios da Vale Inco em vrios projetos. Aumentamos o conhecimento tcnico em geologia estrutural da equipe e a ajudamos, ao mesmo tempo, a denir potenciais depsitos PGE e assim novos alvos de explorao. Resultados: O cliente foi capaz de denir novos recursos em muitos projetos utilizando o conhecimento do corpo de funcionrios da Vale Inco nos sistemas Ni-Cu-PGE, e nossa expertise em controles estruturais.
7

PT. Merge Energy Sources Development


Projeto: Gerenciamento de explorao de carvo na bacia de Barito, Kalimantan, Indonsia. Escopo: Tendo como base um trabalho de due diligence de sucesso para o projeto de carvo Rantau Nangka na Kalimantan do Sul, a SRK realizou, para o cliente, o gerenciamento da explorao mineral em conformidade com os padres JORC. Resultados: A SRK aprimorou os alvos de explorao de carvo na extensa rea do projeto, tendo como base principal as anlises estruturais funo de exposies nas paredes de uma mina de carvo prxima. Alm disso, a SRK inspecionou o laboratrio local de carvo e atualizou os Procedimentos Padres de Operao para o projeto Rantau Nangka, de acordo com as observaes e os dados recolhidos na prpria rea.

Thani Dubai Mining Limited


Projeto: Ouro Medden, Repblica do Imen. Escopo: A SRK conduziu uma auditoria tcnica da explorao realizada anteriormente e recomendou um grupo de procedimentos padronizados para descrio de testemunhos e amostras, com a criao de uma base de dados eletrnica. Alm disso, a SRK atuou como consultora tcnica assegurando que a explorao cumprisse com os padres de explorao reconhecidos internacionalmente. Resultados: A SRK produziu um Relatrio de Recursos tendo como base todas as exploraes at ento realizadas, investigou um nmero de cenrios de produo e elaborou um estudo de viabilidade para o depsito. A SRK estar tambm envolvida em um programa em andamento para denio de recursos por meio de sondagens.

Modelagem e Estimativa de Recursos


Agregando valor com experincia e inovao Metodologia Os gelogos da SRK tm ampla experincia em explorao mineral, gerenciamento de dados, estimativa de recursos, controle de teores e simulao de condicionantes. Podemos assumir seu projeto desde a explorao inicial bsica, passando pelo estudo de viabilidade at o m mineral. Nossa metodologia combina capacitao em geologia estrutural e de depsito, e entendimento em teoria geoestatstica com ampla experincia em estimativa de recursos, bem como em operao de minas. Como cada estimativa adaptada s especicidades de cada projeto, nossos servios incluem:  Avaliao da quantidade e da qualidade dos dados disponveis, incluindo o gerenciamento e a verificao do banco de dados; Criao de modelos geolgicos e de mineralizao em 2D e/ou 3D para o depsito;  Anlises estatsticas e geoestatsticas dos dados e determinao dos mtodos de interpolao de teores e densidades mais apropriados;  Classificao e elaborao de relatrio de acordo com os cdigos aceitos e reconhecidos internacionalmente. A empresa possui amplo conhecimento e experincia na utilizao dos principais pacotes de modelagem geolgica e geoestatstica. O software original Gems, atualmente da Gemcom, foi desenvolvido dentro da SRK, enquanto mais recentemente o software Leapfrog foi desenvolvido sob um acordo de joint venture com a Applied Research Associates da Nova Zelndia. Isso d SRK a exibilidade de dar continuidade ao uso do software que sua empresa trabalha, ou selecionar um software mais apropriado aos seus novos projetos. A SRK tem experincia em revisar e desenvolver modelos geolgicos e de estimativas de recursos para todos os tipos de commodities e de depsitos. Contamos tambm com uma extensa equipe de prossionais competentes e qualicados (QP-Qualied Person) que cumprem com os vrios cdigos de elaborao de relatrios de recursos aceitos internacionalmente.

Servios

Avaliaes das reas de explorao; Anlises de resultados de amostras de explorao e processos de QA/QC; Otimizao de sondagens para definio de recursos; Gerenciamento da explorao e sua base de dados; Criao de modelos geolgicos, estruturais e de mineralizao em 2D e 3D; Anlises estatsticas e geoestatsticas; Estimativa, classificao e relatrio de recursos, para todos os estgios de projetos, desde scoping studies at estudos de viabilidade e de operao de minas; Anlises due diligence de interpretaes geolgicas e estimativas de recursos; Conciliaes da contabilidade e da produo do bem mineral.

Sino Gold
Projeto: Jinfeng, China. Escopo: Estimativa de recursos para um projeto de ouro controlado estruturalmente, que exigia minerao seletiva via mtodos subterrneos e a cu aberto. Resultados: Um condicionamento uniforme foi aplicado para o material a cu aberto, permitindo uma estimativa da distribuio de material economicamente lavrvel ao longo dos grandes blocos de recursos. Uma abordagem de simulao condicional foi utilizada para a minerao subterrnea, blocos foram diretamente estimados e o nvel de risco de cada um deles avaliado.

Representao do modelo geolgico integrado de Buckingham no Minex.

Vrios
Projeto: Estimativa de recursos para nquel latertico. Escopo: As lateritas de nquel, em particular os saprolitos, apresentam desaos difceis para a estimativa de recursos. A geometria complexa devido presena de boulders estreis ou com baixo teor. Alm disso, o contato da rocha estraticada altamente irregular, em uma escala muito menor que a considerada usual pela malha de sondagem. Resultados: A SRK introduziu um mtodo de estimativa inovador, baseado em condicionamento uniforme e estendido a diversas variveis, visando reproduo do verdadeiro grau de seletividade mineral, que seria provavelmente alcanado na prtica.

Hampton Mining
Projeto: Prfiros mdios de cobre e veios de cobre/ouro, Chile e sul do Peru. Escopo: Definio de sondagem de recursos de projetos de cobre, a scoping studies e estudos iniciais de pr-viabilidade. Resultados: Fornecimento de servios integrados ao cliente, iniciado com a definio preliminar de explorao do recurso, incluindo aspectos geotcnicos, ambientais e de minerao, para os estudos de engenharia e de viabilidade em andamento.

Rainy River Resources


Projeto: Projeto de ouro da empresa Rany River, Ontrio, Canad. Escopo: Produzir uma atualizao de recursos para identificar deficincias de um estudo anterior. Resultados: Anlises estruturais detalhadas conduziram construo de domnios geolgicos e geoestatsticos nicos em 3D que foram, posteriormente, aprimorados usando o software Leapfrog. Os recursos foram reportados em mltiplos teores de corte para refletir prospectos capazes de extrao econmica. A nova estimativa de recurso permitir ao cliente tomar futuras decises estratgicas com embasamento tcnico.

African Minerals
Projeto: Tonkolili, Serra Leoa. Escopo: Reviso de extensos dados coletados por um programa de sondagem de dois anos, auxlio no logging detalhado da capa de hematita e da lapa de itabirito magntico, produo de modelos geolgicos em 3D, e preparao da primeira estimativa de recursos do projeto (a qual tem sido atualizada desde ento). Resultados: A mais recente estimativa de recurso produzida pela SRK excedeu 5 bilhes de toneladas com um teor mdio de 30% de ferro total, transformando o projeto em um dos maiores projetos de minrio de ferro magnettico do mundo.

Mina a Cu Aberto
Escavando mais para agregar valor Metodologia Os prossionais da SRK tm forte competncia operacional e tcnica, e tm adquirido experincia substancial em minas de mltiplos recursos minerais, vrios mtodos e em diferentes pases e continentes. Isso faz com que nossas solues e pareceres no sejam apenas prticos e viveis, mas tambm inteiramente compatveis com consideraes geotcnicas, hidrolgicas, econmicas e ambientais. Os servios da SRK vo desde scoping studies, estudos de pr-viabilidade e viabilidade, avaliaes econmicas, planejamento detalhado de layout de mina, sincronizao de produo e seleo de equipamento, at estimativa de CAPEX e OPEX. Possumos tambm pessoas-chave analisando mtodos de minerao mais aprimorados que vo alm das metodologias tradicionais. A empresa tem capacitao interna em todos os principais pacotes de softwares de otimizao e sincronizao de planejamento. Possumos usurios experientes no emprego de uma gama de softwares incluindo Whittle, Gemcom, Vulcan, MineSight, Datamine, Surpac, Talpac, Xpac e Minemax. Desenvolvemos uma inovadora e rigorosa metodologia de planejamento de mina que trata o recurso mineral atravs de um relatrio tcnico abrangente, incluindo o plano de vida da mina e seu modelo tcnico-econmico. A metodologia baseia-se primeiramente na otimizao para determinar a estratgia do teor de corte, a profundidade econmica da minerao, o tamanho e a escala da operao. Dedicamonos a identicar a melhor opo para o desenvolvimento do projeto e produzir solues para os desaos tcnicos especcos de cada cliente. Com a crescente necessidade de executar projetos mais rapidamente e dentro do oramento previsto, a SRK pode acelerar o processo para as empresas de minerao, fornecendo consultores para suplementar os recursos tcnicos pertencentes ao cliente, alcanando os resultados desejados dentro do prazo estabelecido. Nossa equipe assegura que as decises apropriadas para guiar o desenvolvimento do projeto sero tomadas na primeira oportunidade, e se compromete a rever quais aspectos de antecipao do projeto possam ser realizados em paralelo para minimizar o risco de se refazer o trabalho.

Servios

Gama completa de scoping studies a estudos de viabilidade; Anlise de planejamento de mina e auditorias tcnicas; Desenvolvimento e implementao de estratgias de minerao mais eficientes; Assistncia operacional, revises e aprimoramentos; Avaliaes financeiras; Anlises de riscos; Anlises de projetos; Due diligence; Relatrios de Qualified Person (QP); Relatrios de consultores independentes; Relatrios para Bolsas de Valores.

Produtor Europeu de Commodities bulk


Projeto: Localizado na Finlndia. Escopo: Estudos de viabilidade que avaliaram a possibilidade de planejamento de longo prazo para a britagem na cava com transporte por correia (IPCC). Resultados: Um estudo conceitual considerou os benefcios e riscos; CAPEX e OPEX foram estimados e reportados. Isso determinou as locaes do britador na cava e opes de transportes, agregando valores signicativos ao projeto. Alm disso, os estudos consideraram modicaes no planejamento da mina visando uma escala de produo atualizada e designs nais para atualizar os custos e o uxo nanceiro.

10

Mina de Thunderbox da empresa Norilsk (anteriormente LionOre), Oeste da Autrlia.

Norsemont Mining Inc


Projeto: Constancia, Peru. Escopo: Scoping study que envolveu avaliao de recursos minerais, geotecnia, mina a cu aberto, planta, rejeitos, aspectos ambientais e de infraestrutura. Resultados: Duas taxas de produo, de 30 e 55ktpd, foram avaliadas para o beneciamento de cobre e molibdnio. O estudo incluiu otimizao e planejamento de mina a cu aberto, seleo de equipamento de mina, anlise da localizao do depsito de estril, estimativa de CAPEX e OPEX, anlise dos parmetros metalrgicos, denio do processo e layout da planta baseados no processo de otao de sulfato, fornecimento de gua e energia, vias de acesso, alternativas de transporte e avaliao econmica.

Areva
Projeto: Trekkopje, regio desrtica do oeste da Nambia. Escopo: Estudo de viabilidade nal para uma mina de urnio a cu aberto e operaes de lixiviao em pilha (36Mtpa de minrio). Resultados: Anlise do planejamento da mina para dois tipos potenciais de minrio com custos de beneciamento variveis e uma frmula de penalidade para material deletrio. Otimizao do projeto com foco no desenvolvimento estratgico dos recursos da mina a cu aberto envolvendo anlise de taxas de produo, opes de tratamento do material, alternativas permanentes de pad/on-off, e layouts de projeto. O planejamento do projeto ajudou o cliente a negociar a venda de uma empresa de minerao jnior a uma companhia de grande porte da indstria de urnio.
11

Projeto Pedra de Ferro (PdF)


Projeto: Caetit, Estado da Bahia, Brasil. Escopo: Estudo de pr-viabilidade de um depsito de minrio de ferro realizado em conjunto entre a BAMIN, a Construes e Comrcio Camargo Corra S.A e a SRK, com contribuies de outros consultores. Resultados: A SRK ajudou a BAMIN no estudo de pr-viabilidade (EPV), incluindo a otimizao da mina a cu aberto, a anlise de vrios cenrios de planejamento da mina e a seleo de um caso-bsico. Depois da entrega do estudo de pr-viabilidade, a BAMIN pediu SRK que desenvolvesse os componentes geolgicos e minerais para o estudo denitivo de viabilidade.

Luna Gold Corporation


Projeto: Aurizona, Estado do Maranho, Nordeste do Brasil. Escopo: Estudo de viabilidade (de acordo com a norma Canadense NI 43-101) para uma mina de ouro a cu aberto e operaes de moagem de 1.5Mtpa minrio. Resultado: Os estudos de otimizao do planejamento da mina examinaram diferentes custos de operao e concepes de beneciamento, e desenvolveram o melhor cronograma de produo para extrao das reservas. O ltimo planejamento da mina incorporou mais de 10 fases de planejamento. O relatrio foi compilado por semanas, protocolado junto s autoridades reguladoras e usado pelo cliente para solicitar nanciamento do projeto.

Mina Subterrnea
Garantindo a viabilidade tcnica e o realismo econmico Metodologia A SRK possui anos de experincia em minerao subterrnea na maioria dos pases e em mltiplas commodities, utilizando todos os mtodos comuns de minerao. Como um grupo global, contamos com a competncia de especialistas em minerao subterrnea para fornecer solues especficas s caractersticas nicas de cada projeto. Com base nessa extensa experincia, adotamos uma metodologia rigorosa e inovadora na seleo do mtodo de lavra e no planejamento de mina que melhor maximizam os benefcios econmicos do projeto. A metodologia baseia-se primeiramente em entender o contexto completo da minerao ou as caractersticas do depsito. Essa a informao fundamental necessria para selecionar o mtodo de lavra mais apropriado e estabelecer um plano de mina compatvel com ele. O design dos blocos utilizando teores de corte apropriados e as larguras mnimas de lavra, seguido pela otimizao e desenvolvimento do cronograma de produo. Todas as possibilidades de design e de planejamento de mina so deixadas em aberto at que um plano ideal seja definido. Reconhecemos a constante necessidade de se combinar os preos flutuantes das commodities e dos custos de capital s respostas apropriadas para as operaes de mina: reduo nos custos de operao e/ou capital quando os preos declinam, e aumento de capacidade quando os preos esto em alta. Entendemos tambm as implicaes socioeconmicas das operaes de minerao e as consideramos em nosso planejamento estratgico. A empresa foca a produo do design e do planejamento de mina no uso mais efetivo do capital, tanto a curto, quanto a longo prazo. Podemos auxiliar as empresas a otimizar a transio de mina a cu aberto para mina subterrnea, oferecendo uma anlise completa da profundidade apropriada da transio, apresentando solues mecanizadas e automatizadas. Seja aprimorando uma operao j existente ou sugerindo como lavrar um novo depsito, a SRK pode assegurar que solues apropriadas sejam compreendidas e implementadas.

Servios

Definio do contexto de minerao; Seleo de mtodos de lavra; Design completo de mina; Cronograma de desenvolvimento e produo incluindo otimizao sequencial; Caracterizao geotcnica; Dimensionamento do sistema de suporte do cho; Seleo de equipamento; Estudos de engenharia (scoping at estudos de viabilidade);

Plano de perfurao e desmonte; Planejamento estratgico: teor de corte e anlise da taxa de produo; Anlise de fragmentao e projeto de controle de operaes da cava; Plano de sistema backfill; Anlise e gesto de risco; Due Diligence; Plano de sistema de ventilao; Anlise e assistncia operacional.

12

Desde 1999, a SRK tem trabalhado com a equipe da empresa BHP Billiton na mina de diamantes Ekati no Canad, para selecionar e denir mtodos de lavra subterrnea apropriados a chamins kimberlticas individuais.

Codelco Chile
Projeto: Diviso El Teniente, Chile. Escopo: Conduo de uma anlise paritria para verificar a conformidade de estudos de pr-viabilidade com os padres Codelco, afim de avanar para a fase de estudo de viabilidade do projeto da mina. Resultado: Anlise da localizao do novo nvel de corte inferior para explorao de painel de cava em 140ktpd, com possibilidade de expanso para 180ktpd.

Ivanhoe Mines Ltd


Projeto: Oyu Tolgoi, Mongolia. Escopo: Estudos de mina subterrnea e a cu aberto e assistncia tcnica contnua para o desenvolvimento do depsito Oyu Tolgoi. Resultados: A SRK esteve envolvida desde os estgios iniciais do projeto, em vrios aspectos dos estudos de minerao. Utilizando um conhecimento extenso em tecnologia de minerao em grande escala, ajudou o cliente a tomar a deciso crtica em termos da metodologia de lavra e seleo de parmetros do projeto. A SRK ajudou tambm a avaliar os estudos de trade-off entre mtodos de lavra e foi contratada para fornecer suporte tcnico a um dos maiores projetos de blocos subterrneos.

Minera Hierro Paposo


Projeto: Depsito de minrio de ferro, Chile. Escopo: Completar um scoping study que utilizou como opo mina a cu aberto (em 100ktpd) e mina subterrnea (em 20, 25 e 30ktpd) para extrao do minrio. Consultoria de alto nvel em hidrologia e hidrogeologia, esboo do beneciamento e da planta, transporte de minrio, meio ambiente e anlise de instalaes porturias. Resultados: Uma avaliao tcnica e econmica foi conduzida para definir o melhor mtodo de extrao do minrio. A opo subterrnea foi selecionada devido ao tempo limitado para produo do mesmo. A concentrao magntica a seco foi selecionada para o beneciamento mineral. Trabalhos adicionais foram recomendados para os prximos estgios.
13

Northgate Minerals Corp


Projeto: Young-Davidson, norte de Ontrio, Canad. Escopo: Preparao do planejamento conceitual da mina subterrnea e sua avaliao econmica. O cliente estava avaliando a possvel reabertura de uma mina de ouro histrica que teve dois shafts e extensos trabalhos subterrneos envolvendo altas tonelagens de minrio com realce aberto. Resultados: Desenvolvimento do plano conceitual completo da mina e avaliao econmica indicativa, que justificaram trabalhos extras para avano do projeto. Aps estudos e investigaes adicionais, a Northgate completou um estudo de prviabilidade e deu incio a um estudo de viabilidade.

Estudos de Viabilidade
Eliminando falhas graves, nalizando e detalhando opes Metodologia O objetivo da SRK dar a voc maior conana no valor base do seu projeto, fornecendo anlises e interpretaes apropriadas para fundamentar decises primordiais sobre ele e suas estratgias de desenvolvimento. Sabemos qual trabalho necessrio e quais questes representam oportunidades e riscos. O foco da empresa desenvolver corretamente os conceitos especcos do projeto, desde o seu incio e onde realmente importa. A maior parte da equipe de prossionais da SRK, experiente em minerao, passou muitos anos operando minas antes de prestar consultoria. Essa experincia nos ajuda a oferecer auxlio prtico em uma grande variedade de servios tcnicos, que vo desde geologia e recursos, engenharia de rejeitos e lixiviao em pilha, at licenas e fechamento de mina. A combinao de saber fazer, em conjunto com a aplicao inovadora de tecnologias avanadas de minerao, conduziu a ampla aceitao dos nossos estudos de engenharia pela comunidade bancria e de investimento internacional. As equipes da empresa so treinadas para satisfazer as necessidades especcas de cada projeto. Geralmente fazemos parceria com uma empresa de EPCM (Engenharia/Diligenciamento/Construo/ Gerenciamento) que fornece conhecimento de processo e infra-estrutura. O forte relacionamento da SRK com muitas dessas empresas nos permite formar a parceria mais adequada aos desaos do seu projeto. Os servios variam desde a preparao de scoping studies, estudos de pr-viabilidade at estudos de viabilidade para projetos de minerao subterrneos e a cu aberto. Fazer parte do grupo mundial SRK signica ter acesso a vrios especialistas. Podemos adicionar e complementar competncias locais com conhecimentos de consultores necessrios para satisfazer os desaos especcos do seu projeto em disciplinas como: geologia, geotecnia, hidrogeologia, minerao, metalurgia, fechamento de mina, questes ambientais e sociais.

Servios

Scoping studies, estudos de pr-viabilidade e estudos de viabilidade; Avaliao de direitos minerrios; Seleo e anlise de mtodos de lavra; Avaliao da capacidade de produo; Planejamento de produo e desenvolvimento; Estimativas de CAPEX e OPEX; Seleo de equipamento; Avaliao de capacidade logstica; Engenharia de infraestrutura; Estimativa e gesto de mo de obra; Cronograma de implementao; Modelagem e avaliao de anlise financeira.

Sinosteel Midwest Corporation (SMC)


Projeto: Weld Range, Oeste da Autrlia. Escopo: Estudo de pr-viabilidade (EPV) e estudo de viabilidade para entidades nanceiras (BFS). Resultados: A contribuio da SRK para ambos os estudos incluiu gerenciamento do projeto, geologia, estimativa de recursos, geotecnia, geoqumica, guas subterrneas, planejamento, fechamento e avaliao de riscos da mina. Os aspectos de planejamento da mina nos estudos englobaram pr-lavra, ramp up da produo, seleo de frota de equipamentos de lavra, blendagem e diluio, alm de aspectos de perdas na lavra. Diversas opes de estudos de avaliao dos depsitos adjacentes foram planejados.

14

Projeto para mina subterrnea de cobre no Mxico.

Minera Tayahua
Projeto: Scoping study, Mxico. Escopo: Concluso de um estudo de viabilidade que envolveu disciplinas de minerao, geologia, estimativa de recursos e modelo geotcnico, assim como questes ambientais e de hidrogeologia para seleo do mtodo de lavra e de operao subterrnea (10.000 tpd). Resultados: Seleo de um mtodo de lavra subterrneo com altas taxas de extrao e produtividade, em nvel preliminar, para os recursos geolgicos potenciais dos depsitos de tipo skarn. O potencial econmico do projeto foi identicado, fornecendo ao cliente uma slida base tcnica para tomada de deciso futura.

A-Cap Resources
Projeto: Projeto de urnio, Letlhakane, Botsuana. Escopo: Scoping study do projeto Letlhakane localizado no centro-leste de Botsuana. Resultados: O escopo do trabalho incluiu otimizao da minerao, avaliao da mineralogia e metalurgia, avaliao do potencial de abastecimento de gua, requisitos ambientais, e seleo posterior de uma opo de beneciamento para o projeto. Estimativas de CAPEX e OPEX foram desenvolvidas para quatro cenrios.

Cliente Condencial
Projeto: Projeto de ouro, leste do Senegal. Escopo: Estudo de pr-viabilidade (EPV) para um projeto de depsito mltiplo de ouro envolvendo uma equipe da SRK e consultores externos. Conduo dos estudos e scalizao de todos os aspectos tcnicos do projeto, desde os alvos de explorao at o fechamento da mina. Resultados: Conduo de um estudo de pr-viabilidade (EPV) dentro de um curto espao de tempo. Gerenciamento da coleta de dados visando obteno da maioria de dados possveis de cada parte do programa de explorao, mantendo ao mesmo tempo, os mltiplos elementos do projeto em processamento. As solues acoplaram as necessidades do cliente s da comunidade local.
15

Katanga Mining Limited


Projeto: Kolwezi, Repblica Democrtica do Congo. Escopo: Completar um estudo de viabilidade e um relatrio tcnico independente (ITR) dos ativos minerais, que incluam quatro minas a cu aberto, uma mina subterrnea de cobre/cobalto, duas unidades de beneciamento existentes e o desenvolvimento de uma nova renaria SX/EW e planta. Resultados: Ambos os estudos foram publicados em abril de 2009.

Mecnica de Rochas e Estabilidade de Talude


Garantindo um meio ambiente seguro e uma minerao rentvel Metodologia A SRK possui o conhecimento e a experincia necessrios para elaborar desde scoping studies at estudos de viabilidade e aperfeioamento operacional, envolvendo todos os tipos de recursos minerais para operaes a cu aberto e subterrneas. Nossos consultores, muitos com experincia na indstria, trabalharam em depsitos minerais em todos os continentes e so capazes de oferecer experincia internacional para seus projetos. A equipe de profissionais da empresa inclui pessoas com grande capacidade matemtica em modelagem digital. Oferecemos uma combinao de anlise emprica e analtica complementada por uma slida experincia operacional em oferecer solues inovadoras e prticas, e parmetros de projeto otimizados segundo as estratgias e as condies da minerao. Destacamos a aplicao e interpretao dos resultados analticos, reduzindo os dados para criar modelos de domnio geotcnico, representando setores do projeto em que se espera obter caractersticas geotcnicas similares. O resultado dos trabalhos da SRK so parmetros de projeto e modelos geotcnicos teis que garantem que voc obtenha resultados prticos e focados aos seus projetos. Trabalhamos duro para permanecer na vanguarda dos desenvolvimentos industriais e tecnolgicos: nossos especialistas participaram do grupo Large Open Pit Study coordenado pela CSIRO, do grupo Weak Rock Support por sua vez coordenado pela ITASCA e patrocinado pela Mass Mining Technology Study (anteriormente International Caving Study). Utilizamos tcnicas como Sirovision ou 3DM Analyst e estamos desenvolvendo aperfeioamentos na coleta de dados para classificao geomecnica de rochas. A SRK fornece especialistas em reas-chave para ajudar voc a desenvolver projetos de sucesso. Estamos disposio para trabalhar em conjunto com suas equipes visando fortalecer sua capacidade interna atravs da transferncia de nossos conhecimentos.

Servios

Treinamento da equipe do cliente; Investigao geotcnica de campo, mapeamento, descrio e base de dados; Anlise e interpretao estrutural; Caracterizao geomecnica de rochas e modelagem do domnio; Seleo de mtodo de lavra e otimizao do sequenciamento de escavao; Avaliao do impacto de gua subterrnea em minas e projetos a cu aberto e subterrneos; Infraestrutura de mina e desenvolvimento de lavra; ngulos de taludes de mina e anlise de estabilidade subterrnea, modelagem e projetos em 2D e 3D; Diluio, fragmentao e anlise de cava; Projeto de sistemas de suporte para mina subterrnea; Projeto, implementao e gerenciamento de sistemas de monitoramento.
16

Rio Tinto
Projeto: Projeto de minrio de ferro Simandou, Guin. Escopo: Estudos de viabilidade geotcnica, caracterizao de itabirito e estril, projetos de modelo de taludes e de depsitos de estril, e critrios operacionais. Resultados: Foi completado um programa de testes geotcnicos por meio da descrio e coleta de material ao longo de 14 km da mina proposta. Superviso in loco e orientao de equipes, que coletaram dados por mais de um ano. A lapa profundamente intemperizada inuenciou os custos de decapeamento e o volume de estril. Um modelo geotcnico slido deniu os ngulos de talude e as estratgias de lavra para reduzir o risco geotcnico. As recomendaes foram responsveis por reduzir consideravelmente os custos de decapeamento.

Taludes bem projetados. Essencial nas principais minas a cu aberto.

Alamos Gold Inc


Projeto: Mina Mulatos, Sonora, Mxico. Escopo: Avaliaes do modelo geotcnico dos taludes das cavas para quatro minas a cu aberto na mina Mulatos. Resultados: A SRK conduziu uma avaliao baseada em probabilidades que permitiu uma re-modelagem dos taludes das cavas utilizando funes de distribuio de probabilidade provenientes de resultados do teste de resistncia da rocha. Essa metodologia de anlise, denominada Monte Carlo, impediu recomendaes conservadoras em relao ao ngulo de inclinao dos taludes das cavas, evitando o uso de mdia simples, ou valores mnimos de resistncia da rocha. A mina Estrella est atualmente sendo lavrada e seu desempenho indica que o ngulo do talude foi efetivamente maximizado.

De Beers Canada
Projeto: Mina Victor, Ontrio, Canad. Escopo: Estudos geotcnico, estrutural e hidrogeolgico; e projeto de talude de cavas e assistncia tcnica para mina a cu aberto. Resultados: A SRK fez parte de uma equipe tcnica multidisciplinar que auxiliou a empresa De Beers a formular e a desenvolver a metodologia de lavra, desde o estgio avanado de explorao at o estudo de viabilidade, para a primeira mina de diamante do leste do Canad. As responsabilidades especcas da SRK foram o estudo geotcnico dos solos e rochas e suporte geotcnico contnuo s operaes de lavra visando auxiliar a De Beers a alcanar sua meta de estabelecer uma operao segura e rentvel nas plancies da baa James.

Compania Minera Antamina S.A.


Projeto: Mina Antamina, Ancash, Peru. Escopo: Conduo de uma anlise estrutural do depsito skarn polimetlico para denir as estruturas-chave que poderiam inuenciar a estabilidade da rocha. Mapeamento de campo detalhado da mina a cu aberto, anlise dos testemunhos de sondagem de explorao e produo, modelagem em 3D, e treinamento em geologia estrutural para a equipe da empresa. Resultados: Identicao de 59 estruturas de falhas que formavam sete geraes de falhas diferentes, associadas ao movimento mecnico e s relaes cross-cutting. Criao do primeiro modelo estrutural da mina em 3D integrado engenharia de estabilidade dos taludes, utilizado como sistema estrutural para possveis reas de explorao.
17

Hindustan Zinc Limited


Projeto: Mina de chumbo-zinco Rajpura Dariba, ndia. Escopo: Estudos de mecnica de rocha subterrnea e modelagem numrica para o desenvolvimento do mtodo de lavra e sequenciamento para o realce em uma rea propensa a colapso prematuro das paredes devido presena de uma zona de cisalhamento. Resultado: A SRK identicou o mtodo de realce aberto de sub-nvel longitudinal com enchimento cimentado para as reas de solo pobre. Dimenses estveis de escavao para extrao do minrio, suporte para o tipo de escavao, requisitos de enchimento e a sequncia de lavra minimizaram a exposio da capa da rocha de baixa resistncia ao cisalhamento. O mtodo de lavra recomendado foi experimentado com bons resultados de estabilidade, alm de produtividade razovel.

Engenharia de Rejeitos e Estril de Mina


Garantindo operaes prticas e um fechamento bem sucedido Metodologia Desde 1974, a SRK est intensamente envolvida em operaes de licenciamento, projetos de operacionalizao e tratamento de rejeitos e estreis de mina e de gesto de gua. Possumos experincia em uma ampla variedade de rejeitos e estreis e conhecimento prtico em tcnicas de gerenciamento empregadas em diversas condies climticas. A empresa possui tambm experincia detalhada na compreenso da evoluo a longo prazo dos slidos e guas intersticiais em instalaes de rejeitos, o que possibilita uma avaliao apropriada da adequao de planos de gerenciamento e fechamento. Para alcanar benefcios reais de custo na disposio de rejeitos, necessrio integrar a planta de beneficiamento com o sistema de disposio, levando em considerao todos os aspectos do projeto, desde a rea selecionada, at o seu encerramento. A filosofia de gesto de rejeitos e de gua da SRK baseada em nossa experincia operacional mundial. O objetivo da empresa fornecer solues que atendam apropriadamente cada necessidade do projeto, provendo instalaes estveis que possam ser operadas de maneira prtica e encerradas com sucesso. Reconhecendo a crescente necessidade de proviso de sistemas de gesto de rejeitos de mina com maior eficincia em relao gua, a SRK investe na expanso da capacidade de gesto de rejeitos e estreis. Alm disso, com a maior nfase por parte da indstria mineral em conservao de gua e conscincia social, aperfeioamos nosso conhecimento em tecnologia de espessamento de rejeitos. Essa tecnologia emergente atrativa para operaes de mina com restries de gua ou aquelas que tm recursos hdricos limitados, capacitando-as a alcanar vantagens competitivas em termos do recurso. Ela tambm reduz o potencial para contaminao do solo e fontes de gua, permitindo que recursos escassos estejam disponveis para outros usos.

Servios

Planejamento estratgico de gesto de rejeitos e de gua a curto e longo prazo; Avaliao de risco e contaminao; Avaliaes de falhas; Estudos de viabilidade e avaliaes financeiras; Planos de emergncia; Avaliao e seleo de reas; Desenvolvimento e utilizao de balanos hdricos; Testes e avaliaes de emisses; Caracterizao geotcnica, hidrogeolgica, reolgica e geoqumica; Avaliao e projetos geotcnicos, hidrolgicos e reolgicos (do conceitual ao detalhado); Estudos de trade-off do ciclo de vida;
18

Projetos para materiais de baixa resistncia e densidade; Projetos de polpa e rejeitos adensados; Teste em plantas-piloto e caracterizao de materiais; Projetos de instalaes de rejeitos (do conceitual ao detalhado); Servios de apoio a obteno de licenas e de conformidade junto a entidades do governo; Servios de gerenciamento de construo e garantia de qualidade; Servios de monitoramento e gesto operacional; Descomissionamento, encerramento e recuperao de reas degradadas.

Construo de uma barragem de rejeitos de otao em Jinfeng, China.

Antofagasta Minerals
Projeto: Esperanza, Chile. Escopo: Projeto conceitual para disposio de rejeitos, incluindo avaliao de ciclones convencionais e disposio de rejeitos espessados (TTD). Resultados: A opo TTD foi recomendada e testes piloto foram realizados para estabelecer os ngulos provveis, s propriedades ssmicas e taxas de inltrao do TTD. Estudos de trade-off foram realizados para avaliar os impactos e custos de desaguamento visando um produto seco. Um projeto BFS (Bankable Feasibility Study) detalhado foi elaborado para apresentao s autoridades chilenas. A permisso foi emitida em 2008 e as construes estavam previstas para incio de 2010.

Ferrexpo Poltava GOK (Minerao Poltava)


Projeto: Mina Yeristovskoe, Ucrnia. Escopo: Projeto de duas pilhas de estril para estocar grandes quantidades de capeamento e resduos de rocha. A otimizao da capacidade de estocagem foi combinada s restries geotcnicas e estratgia de terraplanagem. Resultados: O trabalho da SRK envolveu cooperao multidisciplinar entre os planejadores de mina, hidrlogos, institutos locais e especialistas em escavadeiras. Uma metodologia avaliando riscos no projeto da pilha foi adotada para adequao e otimizao dos ngulos de repouso cumprindo, desse modo, com os regulamentos locais e consideraes prticas para estocagem do material empolado.

Maaden
Projeto: Al Jalamid, Arbia Saudita. Escopo: Planejamento da instalao de disposio de rejeitos de fosfato espessado e estrutura de desvio da mina. Resultados: O escopo dos trabalhos incluiu: projeto detalhado de estruturas de terraplanagens e desvio de guas; desenhos de construo; desenvolvimento de especificaes tcnicas e cronograma de quantidades; elaborao de um manual de operaes; avaliao de risco operacional e estudo de impactos ambientais. A construo do projeto estava prevista para 2009.

Anglo Platinum
Projeto: Mina Mogalakwena, frica do Sul. Escopo: Construo, comissionamento e operao de um espessador em escala piloto e bacias de evaporao. Caracterizao do material estril pastoso em termos de reologia e propriedades geotcnicas. Clculo do consumo de gua do rejeito nas diferentes densidades da polpa. Resultados: Construo da plantapiloto junto s bacias de evaporao. Realizao de testes no site de otimizao do espessador, reologia e secagem por evaporao. Realizao de testes externos de dimensionamento do espessador e parmetros operacionais em conjunto com testes geotcnicos.

19

Engenharia de Lixiviao em Pilha


Reduzindo riscos; aumentando a produo Metodologia A metodologia de engenharia de lixiviao da SRK segue o costume tradicional de, inicialmente, denir os critrios do projeto, para posteriormente focar na maneira mais eciente de se desenvolver desenhos conceituais de engenharia detalhada, especicaes e programas de garantia de qualidade. Critrios de projeto normalmente incluem:  Critrios legais, incluindo aqueles prescritos para proteo dos recursos ambientais locais, tais como: gua de superfcie e subterrnea, qualidade do ar, fauna, flora e solos;  Critrios corporativos, incluindo gesto de riscos, sade, segurana, meio ambiente e comunidade, prazos operacionais, e pontos crticos do fluxo de caixa;  Critrios de projetos da engenharia conceitual detalhada, embasados em prticas de engenharia que incorporam todos os critrios regulatrios e corporativos relevantes para todas as fases do ciclo de vida da lixiviao, incluindo as fases de construo, operao, descomissionamento e encerramento. A experincia da empresa em projetos de lixiviao, tanto em metais bsicos como preciosos, tem demonstrado que o cumprimento bem sucedido de nossa misso requer um entendimento completo de questes legais e de concesso, e tambm competncia em um variado grupo de disciplinas tcnicas incluindo: geotecnia, hidrologia e hidrogeologia, conhecimento da legislao, engenharia metalrgica e geoqumica. Atravs do esforo em maximizar a recuperao dos produtos lixiviados, desenvolvemos e implementamos solues inovadoras, dentre elas a utilizao de presso intersticial negativa em pilhas de minrio para otimizar o uxo da lixiviao e a recuperao metalrgica dos produtos. Alm disso, e com base na nossa experincia em pilhas e projetos de implementao e fechamento de bacias, desenvolvemos uma metodologia de projeto de fechamento que foca a reduo apropriada (se no eliminao) dos uxos de euentes, riscos associados gesto da gua e custos de tratamento aps o fechamento.

Servios

Seleo do local; Investigao geotcnica; Estudos e projetos conceituais finais; Engenharia detalhada; Garantia de qualidade em construes; Monitoramento e gerenciamento operacionais; Licenciamentos e conformidade com a legislao; Descomissionamento e fechamento; Estudo de riscos.

Areva
Projeto: Mina de Somar, Nigria. Escopo: Engenharia de lixiviao em pilhas para um projeto detalhado de viabilidade de uma pilha de lixiviao de minrio de urnio de 17Mt e reservatrios de gua da mina de Somar. Resultados: Realizao de uma interface com a Technip no stacker e dos projetos de sistemas de aplicao de soluo; desenvolvimento dos projetos do sistema de conteno e de soluo de coletas; anlise de estabilidade; projetos de transporte para reservatrios; e tabela detalhada de quantidades, desenhos e especificaes. Construo completa com QA/QC da pilha de lixiviao, terraplanagens e revestimentos.

20

Instalao de lixiviao em pilhas na Mina de Mulatos da empresa Alamanos Gold em Serra Madre Ocidental, Sonora, Mxico.

Jipangu
Projeto: Mina de Ouro, Nevada, USA. Escopo: Investigao geotcnica local e projeto de engenharia para instalao de lixiviao em pilhas de ouro de 25 Mt run-of-mine (ROM) e bacias de soluo associadas ao processo. A operao de 25.000tpd foi projetada para pilhas com altura de cerca de 100 metros acima do solo. Resultados: Realizao de um projeto otimizado de material lixiviado e sequenciamento de empilhamento de minrio, avaliao de requisitos para conteno, alm de estabilidade esttica e ssmica. Foram analisadas alternativas de revestimento com HDPE, sub-base e outras especficas. Um balano hdrico foi completado, e os reservatrios da soluo e sistemas de gerenciamento projetados.

Aura Minerals Inc


Projeto: Mina de San Andres, Honduras. Escopo: Projeto com trs fases previstas na expanso da lixiviao. Resultados: A SRK projetou a Fase IIB, Fase III, e Fase IV para expanso das pilhas de lixiviao. O primeiro desafio foi criar pilhas estveis acima de 100m de altura, com material argiloso como base. A SRK desenvolveu planos de gradao que cumpriam com os requisitos de estabilidade e na Fase IIB realizou o gerenciamento do projeto de construo de uma base em solocimento que forneceu estabilidade adicional para a lixiviao.

Alamos Gold Inc


Projeto: Mina Mulatos, Sonora, Mxico. Escopo: Projeto de um sistema de revestimento interlift de um plano de empilhamento para a expanso vertical de uma pilha de lixiviao de 14.000 tpd. Uma avaliao da estabilidade da inclinao do sistema de revestimento foi conduzida para assegurar a estabilidade da pilha, com adio de superfcies de revestimento com menor cisalhamento. Resultados: A recuperao de minrio aumentou em 30% com a adio do primeiro revestimento interlift e com outros fatores que contriburam para a melhoria da recuperao.

Areva
Projeto: Trekkopje, Namibia. Escopo: Projeto de viabilidade para uma nova rea de lixiviao em pilhas em modo intermitente, de 30 milhes de toneladas de minrio de urnio e reservatrios associados ao processo de soluo. A SRK projetou os 2,5Msq de base para otimizar os requerimentos de classificao; projetou a conteno e o sistema de coleta de solues; realizou investigaes geotcnicas locais, anlises de estabilidade e balano hdrico; e projetou os sistemas do tanque de soluo. Resultados: A SRK est atualmente desenvolvendo o projeto detalhado, incluindo o suporte documentao de aes, tais como: desenvolvimento de tabelas de quantidades, desenhos e especificaes.

21

Trabalhos Ambientais e Sociais


Facilitando decises: concesses, gesto de riscos e licenciamento de cunho social Metodologia Seja planejando uma mina, desenvolvendo sua produo, suspendendo suas operaes ou mesmo fechando uma unidade, as empresas de minerao precisam atender a numerosos e complexos requisitos legais; e ao mesmo tempo s expectativas da comunidade. A complexidade pode ser agravada pela necessidade de se provar aos investidores que os riscos do projeto so tratados apropriadamente. A SRK pode ajud-lo a alcanar seus objetivos, quer sejam eles uma licena ambiental, uma deciso de investimento, uma licena social para operao ou um certicado de fechamento. A experincia prtica da empresa em uma ampla variedade de projetos de minerao assegura a identicao de questes ambientais ou sociais, crticas ao sucesso do empreendimento. Para este m, a SRK trabalha junto com as empresas mineradoras visando superar todos os desafios; com instituies financeiras para identificar e gerenciar os riscos; e com as Agncias reguladoras de meio ambiente fornecendo segurana e solues adequadas. Estudos sociais e ambientais requerem uma abordagem multidisciplinar. Os conhecimentos tcnicos combinados aos conhecimentos em gesto de projetos da empresa asseguram o nvel apropriado do estudo a ser realizado. Os prossionais da SRK tm informao e experincia em reduzir riscos enquanto cumprem com os objetivos do projeto poupando custo e tempo. Podemos ajud-lo em programas de monitoramento, auditorias e revises para avaliar a efetividade dos sistemas de gesto existentes, e identicar reas de riscos e de potenciais falhas em termos ambientais e de relacionamento com a comunidade. O conhecimento em gerenciamento de dados ambientais e sociais da SRK pode transformar seus dados em informao, permitindo que voc tome decises em tempo real. Combinando competncias tcnicas apropriadas e experincia em tecnologias computadorizadas disponveis, possibilitamos o processamento e a integrao de um grande e variado conjunto de dados regionais ambientais, scio-econmicos, de minerao, hidrogeolgicos e de informao geotcnica. Os resultados podem ser analisados e comparados, permitindo que decises multidisciplinares de suporte e de implementao de solues nicas sejam tomadas com boa relao custo/ benefcio.

Servios

Caracterizao do local; Estudos ambientais e sociais; Licenciamentos para minerao e operaes associadas; Estudos de impacto social e ambiental; Gesto social e ambiental; Estimativa de passivos ambientais e garantias financeiras; Envolvimento e consultoria para os acionistas;

Planejamento e implementao de reassentamento; Monitoramento social e ambiental; Auditorias e revises; Avaliao de riscos; Mapeamento GIS e gerenciamento de informaes.

22

Conduo de estudos ecolgicos no Suriname, Amrica do Sul.

Oriel Resources
Projeto: Projeto de cromo Voskhod, Cazaquisto. Escopo: Realizao de um processo de avaliao ambiental e social, incluindo diagnsticos ambientais, engajamento de investidores, modelagem de impactos e relatrios. Trabalhando em conjunto com nossos colegas de minerao e geologia que conduziram o estudo de viabilidade, os desaos foram trazer padres internacionais para uma rea onde a minerao histrica e a atual resultaram em danos ambientais signicativos, alm de capacitar a comunidade a participar do processo de consultas. Resultados: Integrao da legislao local com os padres de desempenho IFC: cumprimento das exigncias para atender nanciadores e para obteno de aprovao das Agncias reguladoras e apoio dos investidores.

NV Bhp Billiton Maatschappij Suriname


Projeto: Projeto de bauxita Bakhuis, Suriname, Amrica do Sul. Escopo: Coordenao de uma equipe multinacional para avaliar impactos dentro dos padres de desempenho IFC em uma localidade remota de oresta tropical. Alm de considerar atividades de minerao e depsito de rejeitos, o estudo avaliou impactos do transporte de minrio para a renaria e da dragagem das vias de transporte uviais. Resultados: Metodologias inovadoras foram adotadas visando compilar um padro de trabalho para uma regio primitiva no estudada, e para trabalhar com indgenas e seus conselheiros dos EUA e Canad. Estabelecimento de um frum de comunicao assegurando uma parceria de sucesso entre o cliente e os investidores.

Nunavut Governo do Canad


Projeto: Check list de explorao para inspeo governamental, Canad. Escopo: Elaborao de um check list para ser utilizado por inspetores de meio ambiente de Agncias reguladoras com alta taxa de rotatividade na equipe, e crescente atividade de explorao na regio. Resultados: Denio de um check list sucinto para inspetores com diferentes conhecimentos e experincias, para ser utilizado como roteiro em inspees ambientais de programas base de explorao. As empresas de explorao sabiam o que precisavam fazer para manter a conformidade com as leis e foram asseguradas de que esses requisitos legais seriam os mesmos em todo o territrio.

Standard Bank
Projeto: Ativos da First Quantum Mineral Limited (FQML) na Zmbia, Mauritnia, e Repblica Democrtica do Congo. Escopo: A SRK inicialmente avaliou o desempenho ambiental e social dos ativos da empresa com relao aos Princpios do Equador e padres de desempenho IFC, em nome de um grupo nanceiro. Nos trs anos seguintes, e de acordo com as condies do emprstimo, a SRK forneceu anlises e pareceres regulares FQML em como alcanar a conformidade legal dentro de um perodo de tempo acordado. Resultados: Assistncia FQML na realizao de progressos signicativos para a conformidade com os Princpios do Equador.

23

Geoqumica Ambiental e Drenagem cida


Previso, controle e gerenciamento qumico em drenagem de minas Metodologia A gesto da qualidade da gua em drenagem de minas um item crtico em todas as operaes de explorao, visto que as emisses devem seguir rigorosamente padres de qualidade de gua definidos por entidades governamentais locais, regionais e nacionais. A drenagem cida continua sendo o ponto mais significativo devido ao alto teor de metais, e aos custos de tratamento para alcance de nveis aceitveis. Entretanto, desde a dcada passada, a conscincia a respeito da lixiviao sob condies no-cidas tem crescido consideravelmente. Uma previso acurada dos efeitos da lixiviao e o planejamento de medidas prticas de controle comprovado, so elementos crticos para a viabilidade dos projetos. Essas questes so normalmente enfrentadas durante a concesso de novas minas, a otimizao de operaes existentes, e o desenvolvimento de planos de fechamento e recuperao de minas abandonadas. O ponto fundamental da metodologia da SRK que a liberao da ARD (drenagem cida) controlada por condies geolgicas. Trabalhamos, portanto, com sua equipe de gelogos para entender como a geologia de sua propriedade afeta a qumica da drenagem, e como isso pode ser usado para limitar potenciais impactos e custos de engenharia. A ARD potencial tambm afetada por condies climticas locais. A empresa tem experincia em todos os climas do mundo, incluindo subsolos congelados do rtico, regies temperadas e as regies midas e secas dos trpicos. A equipe da SRK conta com profissionais experientes que iro ajud-lo a desenvolver solues de custo-benefcio para as demandas de drenagem de mina, desde a incidncia de alta acidez at o tratamento de elementos incomuns. Nossa experincia engloba o tratamento da qumica da drenagem em todos os estgios do ciclo de minerao.

Servios

Caracterizao de estril; Avaliao de potencial para drenagem cida; Avaliao de campo e monitoramento; Instrumentao para monitoramento de gases e guas intersticiais em pilhas de estril e rejeito; Modelagem da qualidade da gua para insero no planejamento da gesto de estril e avaliao dos efeitos; Balano de massas dos contaminantes no total da rea; Avaliao das medidas de gesto de resduos; Avaliao do tratamento de gua; Geoqumica de cianeto e tratamento de estril; Integrao da caracterizao geoqumica ao planejamento de mina; Avaliao dos requisitos para fechamento de mina; Workshops e pequenos cursos; Parecer tcnico.
24

Western Canadian Coal Corporation


Projeto: Mina de carvo Brule, British Columbia, Canad. Escopo: Estimativa de qualidade da gua para avaliao ambiental e projeto de uma nova mina de carvo. Resultados: Estimativas de qualidade da gua para estril e rejeito do carvo processado foram utilizadas como parte do planejamento de gesto da gua e estril, que resultaram em um projeto de mina a cu aberto submetido a uma rigorosa reviso do governo. J se esperava que os estreis no produzissem acidez, mas a lixiviao do selnio ganhou uma ateno especial. O projeto recebeu todas as aprovaes necessrias para iniciar a operao, e est atualmente produzindo carvo.

Cava Faro, Territrio de Yukon.

Quadra Mining Ltd


Projeto: Projeto Malmbjerg, Groelndia. Escopo: Caracterizao geoqumica de um depsito de prro com molibdnio, incluindo: amostragem de campo; caracterizao; mineralogia; determinao de pH; teor total e lixivivel de metal; qumica da gua subterrnea; testes de intemperismo cintico e predies numricas usando o cdigo PHREEQC para prever a qumica da gua de infiltrao e da superfcie do estril; pilhas de estoque de minrio no e de rejeito; e subseqente mistura com a gua da superfcie. Dentre as questes crticas estavam a proteo do rtico marinho e do habitat da vida selvagem, interao potencial entre o ML/ARD do depsito de estril e a atenuao passiva a longo prazo da descarga de ML/ARD. Resultados: Estudo de viabilidade nalizado, incluindo a mitigao ML/ARD.

Ministrio da Agricultura e Terras do Canad (MAT)


Projeto: Mina Britannia, British Columbia, Canad. Escopo: Durante os anos de 1904-74, a mina produziu aproximadamente 800.000t de cobre. Depois de seu fechamento, 5 milhes de m3 de gua contaminada continuaram a fluir para o Howe Sound a cada ano. Em 2005, o MAT comissionou uma planta de tratamento de gua HDS (WTP). Desvios de gua da superfcie foram tambm construdos para reduzir o volume de gua limpa passando pela planta. Resultados: Desvios de gua da superfcie redirecionaram 300.000 m por ano de gua limpa para fora das operaes da mina, reduzindo o custo anual da WTP.
25

BHP Billiton
Projeto: Expanso da barragem Olympic, Sul da Austrlia. Escopo: A SRK desenvolveu um modelo geoqumico conceitual para a unidade de armazenamento de rejeitos. Investigaes de campo e laboratoriais forneceram dados para a descrio dos processos em andamento dentro e abaixo da instalao. A gua intersticial no interior da unidade era cida e o foco da investigao foi prever a evoluo a longo prazo da inltrao abaixo da instalao. A mobilidade dos metais e dos radioistopos foi examinada para melhor entendimento dos mecanismos de atenuao que existiam no sistema. Resultados: O trabalho serviu de apoio preparao da documentao do estudo de impacto ambiental submetido s autoridades competentes em maio de 2009.

South Deeps JV
Projeto: Avaliao dos resduos da mina South Deeps, frica do Sul. Escopo: Avaliao ambiental e econmica das antigas pilhas de estril e rejeito via sondagem, seguida da caracterizao geoqumica para a geoqumica ambiental e avaliao geometalrgica do valor residual dos estreis de ouro, urnio e cido sulfrico (pirita). Previses numricas avaliaram o impacto da lixiviao dos metais, da liberao de sulfato e da gerao de cido em um rio adjacente. Resultados: Pilhas de estril foram reprocessadas para recuperar o valor e mitigar possveis impactos. O material sem valor econmico foi coberto e um sistema de tratamento foi implementado para aliviar impactos da drenagem.

Recuperao e Fechamento de Mina


Protegendo o meio ambiente e alterando as propriedades para novos usos da terra Metodologia A combinao da experincia internacionalmente reconhecida da SRK em todos os aspectos da minerao, com o nosso conhecimento da legislao local, faz com que sejamos os parceiros escolhidos por muitos clientes que esto iniciando projetos de fechamento de mina. Reconhecemos o aumento da importncia do fechamento de minas para a indstria no incio da dcada de 90. Desde ento, o fechamento de minas se tornou foco central do trabalho da empresa e temos trabalhado bem prximo indstria e aos governos para desenvolver as prticas do estado da arte, que cumprem com padres e requisitos necessrios atualmente. O planejamento do fechamento de mina necessrio em todos os estgios de sua operao. As melhores prticas ditam que todas as minas devem ser projetadas para o seu fechamento. Planos de fechamento e suas garantias financeiras so tambm requisitados em concesses por vrias instituies. Mudanas recentes nos padres de quantificao de passivos tm criado uma necessidade adicional de planejamento de fechamento de mina e sua estimativa de custos. A SRK desenvolve planos de fechamento de mina apropriados para se enquadrar nestes padres e nas suas necessidades empresariais. A implementao de planos de fechamento de mina tem incio com estudos de engenharia, testes e monitoramentos, que transformam os planos em projetos executivos. A implementao tem continuidade atravs dos contratos e da construo. Nossa competncia nesse aspecto se estende desde a assistncia nas propostas e no QA/QC da construo, at a realizao de pacotes completos de projetos. A importncia do fechamento de mina para os negcios da empresa tem levado a uma alta conscincia dos requisitos de fechamento por parte de todos os especialistas. O planejamento da recuperao e fechamento constantemente incorporado aos estudos de viabilidade, planos de operao, trabalhos de due diligence e em vrias outras reas do nosso trabalho.

Servios

Estudos dos requisitos de fechamento; Gesto do planejamento de fechamento; Assistncia em audincias pblicas; Desenvolvimento dos conceitos de fechamento; Caracterizao de estril e avaliao geoqumica; Avaliaes hidrogeolgicas; Avaliaes ssmicas; Previso de qualidade de gua; Avaliao ambiental; Avaliaes da estabilidade de terraplanagem; Projetos de terraplenagem;

Projetos de recuperao de solo; Projetos de recuperao de reas degradadas; Projetos de sistemas de tratamento de gua; Projetos de desvio de guas; QA/QC da construo; Gerenciamento de contratos de construo; Gesto ambiental da construo; Projetos de pacotes de construo; Estimativas de custos preliminares e detalhadas; Desenvolvimento de modelos de estimativa de custos.

26

Instalao da cobertura de rejeitos, Mina Colomac, territrios a noroeste do Canad.

Corpo de Engenheiros do Exrcito dos EUA (USACE) e Secretaria de Gesto Territorial (BLM)
Projeto: Mina de Elder Creek, Nevada, EUA. Escopo: A USACE identicou a mina de Elder Creek em Nevada como um local que necessitava de maiores recursos nanceiros para avaliaes adicionais anteriores sua recuperao. Resultados: A USACE e a BLM propuseram estabilizar e recuperar pores das pilhas de estril, spent heap, reservatrio de gua, e outras reas. A SRK avaliou os possveis impactos ambientais, preparou os projetos de engenharia, e supervisionou a construo. Ns priorizamos os trabalhos de recuperao para utilizar os nanciamentos disponveis, de modo a recuperar os componentes que apresentavam os maiores riscos de degradao ambiental.

BHP Billiton
Projeto: Mina e planta de San Manuel, Arizona, EUA. Escopo: Desenvolvimento e implementao de planos de fechamento para antiga lavra por abatimento da mina de cobre, operaes de lixiviao in-situ e na superfcie, e instalaes de moagem e fundio. Resultados: Desenvolvimento de mtodos estratgicos de fechamento para o empreendimento de 4.000 ha, que incluiu: 1.600 ha de barragem de rejeitos, 160 ha de rea industrial e 120 ha de rea de minerao. Preparao das vrias solicitaes de concesso ambiental e obteno das aprovaes necessrias para o fechamento. Projeto completo de engenharia para o plano nal de fechamento, e monitoramento da implementao.
27

Deloitte & Governo de Touche e Yukon


Projeto: Complexo da mina de Faro, territrio de Yukon, Canad. Escopo: Desenvolvimento de um plano de fechamento e recuperao para o complexo da mina. Resultados: A mina de Faro foi a maior operao na regio de Yukon e seu plano de fechamento exigiu a concordncia de dois governos e de trs naes indgenas. Ns conduzimos as avaliaes das opes de fechamento, e ajudamos a encontrar um plano que satiszesse todas as partes. Durante o processo de avaliao ao longo dos anos, fornecemos tambm estudos de engenharia para os projetos de manuteno e recuperao em andamento.

Departamento de Assuntos Indgenas do Norte do Canad


Projeto: Mina Giant, territrios nordestes do Canad. Escopo: O processamento de minrio de arsenopirita gerou 230.000 toneladas de p de arsnio armazenado no subsolo quando a mina foi abandonada em 1999. Resultados: A SRK montou uma equipe selecionada para liderar o aconselhamento tcnico. Conduzimos a anlise das opes e do desenvolvimento de um plano de recuperao nal para o p de arsnio, e fomos depois solicitados a desenvolver um plano de fechamento para toda a localidade. A empresa est realizando demonstraes da nova tecnologia de congelamento do solo para a estabilizao do p de arsnico.

Gesto de Riscos
Gerenciando os riscos, obtendo recompensas Metodologia O termo "risco" tem vrios significados no mundo da minerao. O atual esboo de instruo da ISO utiliza um conceito amplo de risco "o efeito da incerteza sobre os objetivos", ao mesmo tempo em que utiliza definies mais abrangentes como "anlise de risco, gesto de risco" e "tolerncia ao risco". Na SRK estamos cientes da perspectiva mais ampla, mas tambm do fato de que muitas reas do nosso campo de atuao requerem conhecimentos em ferramentas especficas de gesto de risco. Os especialistas da empresa aplicam ferramentas de gesto de riscos relacionadas s suas respectivas disciplinas. Essas ferramentas variam amplamente. Por exemplo, engenheiros geotcnicos podem usar uma anlise de confiabilidade para estimar a probabilidade de uma falha em taludes, e os cientistas ambientais podem usar uma avaliao de risco ecolgico para caracterizar a importncia dos efeitos sobre o meio ambiente. A competncia da SRK em aplicar complexas ferramentas de risco modulada pela experincia e bom senso. Nossos especialistas esto cientes das fragilidades das ferramentas de risco excessivamente quantitativas, e trabalham em conjunto com os clientes para encontrar uma abordagem mais simples. Um dos pontos fortes da empresa a capacidade de integrar os mtodos utilizados pelos especialistas s anlises completas de riscos. Nossos processos ajudam a determinar os valores gerados por especialistas tcnicos e relacion-los com objetivos mais amplos de financiamento, meio ambiente, social e de sade e segurana. O objetivo da SRK em todos os casos ajudar os clientes a alcanar a "eficincia de risco", isto , um estado no qual todas as questes tcnicas e no tcnicas enfrentadas por um empreendimento so identificadas, analisadas e minimizadas a nveis aceitveis.

Servios

Anlise de esquemas de falhas em sistemas de engenharia; Anlise de eventos nos esquemas; Anlise de confiabilidade de estruturas do terreno; Avaliaes de risco em barragens; Avaliaes de sade humana e de riscos ambientais; Anlise do modo, efeito e gravidade de falhas; Anlise de modelo tcnico-econmico de risco; Avaliao e gesto dos riscos do empreendimento; Conduo de workshops para avaliao de riscos

Ok Tedi Mining Ltd


Projeto: Estudo de pr-viabilidade (EPV) da mina subterrnea de Fubilan, Papua Nova Guin. Escopo: Gesto de risco da investigao tcnica e comercial do EPV para a converso de uma operao a cu aberto em uma mina subterrnea. Resultados: Conduo de uma investigao de risco para cada elemento do EPV e compilao dos 13 conjuntos de resultados em um esboo de registro de risco para o mesmo. Realizao de um workshop de risco no nal do EPV para denio das avaliaes nais. Incluso do registro de riscos no relatrio EPV; aplicao do conhecimento dos riscos ao processo de aprovao do projeto; e identicao dos controles de risco para a prxima fase de desenvolvimento.

28

Represa de abastecimento de gua doce desativada para mitigar riscos de falha na Mina de Faro, na regio de Yukon. O projeto contou com recursos de engenharia (isto , meandros, bacias, corredeiras), especicamente projetados para criar o habitat dos peixes dentro e montante da barragem.

Codelco Chuquicamata
Projeto: Mina de Chuquicamata, Chile. Escopo: Investigao da possibilidade de aumento dos ngulos dos taludes da cava, j que a mesma estava atingindo seu fechamento planejado. Era entendido que o aumento do ngulo aumentaria o ento valor lquido da mina, mas tambm a probabilidade de ocorrncia de rupturas no talude. Resultados: Avaliao quantitativa completa para denir os riscos em termos econmicos e de segurana, quanticar os nveis de risco para diferentes conguraes de inclinao e comparar os resultados s normas da indstria. O estudo forneceu gerncia da empresa a base adequada para decises sobre o aumento dos ngulos.

STX Corporation
Projeto: Due diligence dos ativos de carvo da Bacia Surat, Queensland, Austrlia. Escopo: A SRK, em conjunto com a PricewaterhouseCoopers, realizou um estudo de due diligence tcnico e comercial, para uma proposta de compra de um conjunto definido de ativos de carvo da bacia Surat. Resultados: Uma investigao de riscos foi conduzida para cada elemento tcnico e comercial do estudo de due diligence pelo qual a SRK era responsvel. Os resultados foram compilados em um registro de riscos agregado e includo no relatrio.

Indian & Northern Affairs Canada (INAC)


Projeto: Desenvolvimento de sistema de risco empresarial para minas fechadas. Escopo: A Indian & Northern Affairs Canada (INAC) administra dezenas de minas abandonadas no norte do pas. A SRK ajudou o Programa de reas Contaminadas a desenvolver um processo de avaliao de risco empresarial, incluindo: matrizes de risco, tabelas de gravidade e conseqncias e planos de ao. Resultados: O sistema de avaliao de risco agora parte integrante do processo de gesto de projetos do INAC, com atualizaes anuais dos registros de risco; e utilizado para priorizar o controle de custos, e tambm para melhorias ambientais, sociais e de sade e segurana.
29

Riversdale Mining
Projeto: Mina de Benga, Tete, Moambique. Escopo: Gesto de riscos de um estudo de viabilidade para bancos (BFS), investigaes tcnica e comercial para o estabelecimento de um empreendimento greeneld em uma mina a cu aberto de 5Mtpa e sua respectiva infraestrutura. Resultados: Um esboo de um registro de riscos foi elaborado a partir dos resultados de uma investigao de risco, concluda para cada elemento do BFS. O registro de riscos nal ser includo no BFS pelo cliente, e o conhecimento dos riscos aplicado no processo de aprovao do projeto. Controles identicados de risco sero includos na prxima fase do desenvolvimento do projeto.

Gesto de gua de Mina


Minimizando a contaminao, otimizando o consumo e melhorando o desempenho Metodologia Uma gesto eciente da gua essencial para praticamente todas as atividades de beneciamento mineral e deve ser criteriosamente considerada durante cada ciclo operacional e de desenvolvimento do projeto desde aprovaes preliminares, produo, descomissionamento e fechamento de mina. Suas aes devem atender a rgidas polticas de responsabilidade ambiental e social, com a efetiva participao de todos os envolvidos. A SRK adota uma metodologia integrada na gesto de gua de mina, combinando experincia em hidrologia, hidrulica, hidrogeologia e qualidade de gua com capacitao em geotecnia, meio ambiente e minerao. Nossa ampla experincia em climas midos, ridos, quentes e frios, nos permite fornecer solues prticas para seu projeto, com boa relao custo\benefcio e, tambm, identicar mtodos para uma utilizao mais eciente da gua no beneciamento mineral e na minerao como um todo. Encontrar um equilbrio entre minimizar custos e cumprir com requisitos legais exige um raciocnio inovador. Isso inclui o uso combinado de guas subterrneas, de superfcie e reciclada; coleta de dados bsicos da gua subterrnea e de superfcie desde o incio do projeto de explorao, incluindo nveis de gua nos furos de sondagem, fluxos de gua de superfcie e dados de sua qualidade; e a posterior integrao de cada componente com o sistema total de gua da mina. A SRK reconhece que a chave para uma gesto efetiva de gua de mina um slido entendimento do processo e dos circuitos de rejeito, e sua integrao com dados climticos, revendo oportunidades para formar uma variao interativa entre balanos hdricos, suscetveis ao processo, e as variaes sazonais e climticas pertinentes mina em qualquer momento. Isso fornece a base para minimizar a obteno e tratamento da gua, permite o uso da mesma com a qualidade correta para cada operao, e a incorporao de gua imprpria em atividades que a aceitem, diminuindo consequentemente custos de tratamento e de bombeamento. A empresa tem ampla experincia na gesto do potencial e da ocorrncia de drenagem cida ao longo da produo e do fechamento de mina e na antecipao de provveis problemas de engenharia. Possumos tambm competncia na modelagem do rebaixamento do lenol fretico de mina, identicando riscos de contaminao e projetando o sistema de controle de gua mais adequado para seu projeto.

Servios

Estudos de diagnsticos ambientais; Estudos hidrolgicos e hidrulicos ligados a previso de inundaes; Planejamento ambiental integrado; Modelagem de balano hdrico; Caracterizao e gesto de estril e/ou rejeito; Fornecimento de gua; Bombeamento de gua de mina; Controle de infiltrao e avaliao de contaminao;

Modelagem quantitativa do destino da gua contaminada; ARD, qualidade da gua e geoqumica; Estruturas de desvio, vertedouros de guas pluviais; Tratamento de gua; Projetos de engenharia e diligenciamento; QA/QC e gerenciamento de contrato; Obteno de licenas.

30

Medio contnua do uxo de inltrao de pilha de rocha, Mina de Questa, Novo Mxico.

Deloitte & Touche Inc


Projeto: Mina Faro, Faro, Territrio de Yukon, Canad. Escopo: Uma barragem de abastecimento de gua com aproximadamente 20,5m de altura e 410m de comprimento no era mais necessria, e apresentava um risco ambiental jusante. Foi tomada, ento, a deciso de romper a barragem. A SRK, com o apoio de vrias outras empresas de consultoria, conduziu o projeto, o planejamento, o licenciamento e a ruptura da barragem. Resultados: O projeto foi nalizado dentro do prazo e do oramento. Algumas modicaes ps-construo foram solicitadas em relao colocao dos materiais no inverno, mas a ruptura e os demais trabalhos foram executados como planejado.

Maaden
Projeto: Mina de fosfato Umm Wual, Arbia Saudita. Escopo: Localizao e avaliao dos recursos de guas subterrneas e projeto de melhor localizao de um poo para a mina. Resultados: Uma investigao de campo preliminar e um estudo documental foram conduzidos para selecionar o melhor local e o aqfero para futuras sondagens. Foi realizada uma superviso da sondagem e da realizao de trs perfuraes com at 900m de profundidade no aqfero do arenito Tawil. Essas foram seguidas por testes de bombeamento. Modelos conceituais detalhados de guas subterrneas foram ento usados para avaliar o rendimento sustentvel a longo prazo do aqfero e os possveis impactos em outros usurios dessas guas.
31

Indian and Northern Affairs Canada


Projeto: Remanejamento de rio, Mina Giant, territrio nordeste do Canad. Escopo: O rio Baker foi remanejado para longe de uma mina a cu aberto em reas com 30% de terras congeladas, em solos de argila; seu estabelecimento foi, portanto, uma preocupao. O projeto do leito permitiu o uxo e movimento natural do material argiloso. Resultados: O canal foi construdo conforme projetado, com pouca sedimentao do material carreado. O levantamento de peixes aps trs anos da construo demonstrou ndices altos. O rgo regulador canadense levou engenheiros de seus departamentos ao redor do pas para atestarem o caso bem sucedido de remanejamento.

Molycorp Questa
Projeto: Mina de Questa, Novo Mxico, EUA. Escopo: Avaliao e monitoramento remoto dos uxos de mina subterrnea para caracterizao de suas fontes; desenvolvimento de balano qumico e de gua das cargas; testes para avaliar o percurso dos uxos na rocha sobrejacente e desenvolvimento de um plano de gesto dos uxos da operao e das guas pluviais. Resultados: Usando um sistema de monitoramento de uxo digital, a SRK identicou as vrias fontes de gua, sua qumica e volumes, e as diferenciou das guas de superfcie captadas por uma zona de subsidncia conduzidas ao interior da mina.

Metalurgia e Beneciamento Mineral


Liberando a riqueza mineral Metodologia A equipe experiente de metalurgistas e de especialistas em beneciamento da SRK possui como foco primrio estudos metalrgicos, estudos de due diligence e reviso de projetos. Os prossionais da empresa tm desempenhado papel importante em estudos iniciais de engenharia, otimizao de processos operacionais e suporte tcnico. Frequentemente fazemos parcerias com empresas de EPCM para certos aspectos dos estudos de viabilidade e de engenharia detalhada, comissionamento de plantas e ensaios de desempenho. A experincia da equipe engloba a maioria dos aspectos da metalurgia extrativa e de beneciamento mineral de metais preciosos e bsicos; minerais industriais e de energia; diamantes e elementos-raros, incluindo ensaios, engenharia e operaes. Possumos uma considervel experincia em operaes de britagem, moagem, lixiviao (em tanques e pilhas), concentrao, pressurizao e biooxidao, e processos de fundio. Os especialistas da SRK adquiriram uma forte experincia operacional, ao desenvolverem muitos projetos de tipo greeneld, que incluem a caracterizao metalrgica de amostras, desenvolvimento de ensaios, anlise de dados, projetos de uxogramas de processos, trade-offs e estudos de engenharia desde projetos detalhados, construo, comissionamento e suporte nas operaes. Trabalhamos para fornecer recomendaes e resultados sensveis economicamente e de valor agregado para os nossos clientes. Possumos conhecimento e experincia para maximizar o retorno econmico do seu projeto. Com a crescente demanda por funcionrios experientes em operaes tcnicas, a SRK pode preencher o papel de conselheiros tcnicos seniores para prover suporte s suas operaes e aos seus funcionrios conforme necessrio. Com mudanas contnuas nas exigncias legais e nanceiras relacionadas descoberta e ao desenvolvimento de projetos minerais, a ampla experincia da empresa em reviso de projetos e due diligence vital para satisfazer as exigncias de avaliao do seu projeto. Os especialistas da SRK esto sempre atualizados com tecnologias modernas e sustentveis.

Servios

Desenvolvimento e superviso de programas de teste de bancada e de planta-piloto; Desenvolvimento de solues de beneficiamento, slidas e econmicas; Projeto de plantas metalrgicas; Beneficiamento e pesquisa de problemas e otimizaes em plantas metalrgicas; Revises operacionais e auditorias em plantas/ equipamentos; Aconselhamento e treinamento tcnicos; Reviso de projeto; Due diligence.

Capstone Mining Corp


Projeto: Mina Cozamin, Mexico. Escopo: Reviso metalrgica e auditoria da planta da mina de cobre, chumbo e zinco para assegurar a viabilidade da capacidade da planta, a recuperao do metal segundo o cdigo NI 43.101, e apoiar uma nova estimativa de recursos. Resultados: Realizao da reviso metalrgica exigida e elaborao das sees relevantes de relatrio tcnico. Recomendaes foram feitas aos funcionrios para aprimoramento do beneficiamento e da operao, visando o aumento da produtividade, da recuperao de metal e dos teores nos concentrados.

32

Um dos dois moinhos da mina de San Cristobal, na Bolvia. A SRK realizou uma reviso independente de engenharia das operaes do local, especialmente para a minerao e o processamento do projeto.

Talvivaara Mining Company


Projeto: Mina Talvivaara, Finlndia. Escopo: Preparao de um relatrio tcnico mineral (RTM) para listagem na Bolsa de Valores de Londres e um relatrio de auditoria tcnica do estudo de viabilidade para financiamento de dbitos. Atuao tambm como consultoria independente para bancos de financiamento. Resultados: A reviso metalrgica do projeto foi incorporada ao RTM e aos relatrios de auditoria. Esses relatrios foram utilizados em uma bem sucedida listagem da Talvivaara na Bolsa de Valores de Londres e para captao de US$ 300 milhes de dlares.

Cliente Condencial
Projeto: Estudo metalrgico para um concentrado de cobre/ouro/ magnetita, Rssia. Escopo: Preparao do estudo metalrgico incluindo avaliao de laboratrio e testes metalrgicos em escala piloto executados na Rssia, e superviso de ensaios da fragmentao para preparao de um relatrio tcnico evidenciando o tamanho do SAG e do moinho de bolas baseado nos parmetros tcnicos JK Tech. Resultados: Elaborao de um relatrio de estudo metalrgico para o concentrado. Especificao de um circuito de moagem abrangendo uma larga escala de parmetros de resistncia do minrio.

Cliente Condencial
Projeto: Anlise de um novo processo para tratar um minrio de estanho de baixo teor, Cazaquisto. Escopo: Anlise independente dos ensaios e do projeto de beneficiamento de um novo processo desenvolvido por um cliente para recuperar estanho de materiais de baixo teor, como parte da comercializao do mesmo. Resultados: Preparao de um relatrio, incluindo a reviso dos ensaios disponveis, da qumica do processo, do fluxograma proposto, da seleo de equipamentos, do CAPEX e OPEX em conjunto com recomendaes da SRK para trabalhos futuros.

Aura Minerals Inc


Projeto: Due diligence metalrgica das propriedades em operao. Escopo: Auxlio equipe de due diligence da Aura Minerals na reviso de vrios projetos de operao propostos para a aquisio. Realizao de recomendaes para melhorias no processo. Resultados: A reviso de due diligence auxiliou na avaliao de trs propriedades de ouro ento em operao, as quais esto sendo adquiridas pela Aura Minerals.

33

Geotecnia para Infraestrutura


Colocando projetos em bases slidas Metodologia Desafios geotcnicos capazes de influenciar o desenvolvimento do seu empreendimento podem incluir ambiente geolgico, condies das guas superficiais e subterrneas, e sismologia. Desafios adicionais podem ser originados de seus equipamentos e de sua infra-estrutura, como exemplo: as fundaes do moinho, maquinrio com tolerncia limitada para instalao e outras restries de projeto em questes operacionais e estruturais. As equipes de especialistas geotcnicos da SRK combinam amplo conhecimento e experincia com sofisticada capacidade de modelagem digital para desenvolver solues apropriadas de boa relao custo/ benefcio para seu projeto. Os servios englobam avaliao detalhada do terreno para desenvolvimento, projetos de fundaes, preparao de projetos e gerenciamento de contratos. Tambm investigamos e apresentamos pareceres de especialistas e peritos em litgios tcnicos ou legais. Podemos citar como exemplo: investigao e projeto geotcnico para prdios, estradas, minerodutos, pontes, fundaes de plantas industriais, embarcadouros, represas e outras estruturas de represamento, minerao e fechamento de mina, assim como aterros, escavaes e tneis. Para projetos em locais longnquos do mundo, os especialistas da SRK asseguram que os desafios do local sero estudados. Esses desafios podem incluir solos expansivos, dispersivos, colapsveis, e em condies crsticas. Nossos especialistas em estruturas de solos podem auxili-lo com projetos de revestimento de tneis, fundaes para alterao de volumes de solos, suporte lateral de escavaes e otimizao dos processos de construes. A equipe geotcnica especializada em climas frios fornece dados tcnicos para projetos de fundao e de infra-estrutura em condies de permafrost. Atravs da extensa base geogrfica da empresa, podemos disponibilizar o conhecimento apropriado para resolver os desafios do seu projeto em particular.

Servios

Investigao geotcnica; Projetos de fundaes; Projetos para suporte lateral e de reteno; Investigao de material de reas de emprstimo; Projeto de barragem e inspeo de segurana; Escavaes e terraplenagem; Controle de eroso; Avaliao do risco geolgico; Anlise de estabilidade de terreno; Geotecnia e projeto de tneis; Monitoramento e instrumentao ; Recomposio do terreno.

Anglo American Exploration Division


Projecto: Tnel Sur, Mina Los Bronces, Chile. Escopo: Superviso tcnica do local envolvendo o controle de aspectos operacionais, geolgicos e do avano topogrfico, da engenharia conceitual de detalhe de uma mquina perfuradora de tneis (TBM) para tnel de 8 km x 4,5m. Resultado: O primeiro estgio dos trabalhos incluiu escavao com perfuratriz, mtodo de detonao do portal e finalizao da cmara de montagem TBM.

34

O incio layout de superfcie do suporte lateral e pilhas de carga, Konkola, Zmbia.

MLP
Projeto: Barragem de rejeitos El Mauro, Chile. Escopo: Engenharia detalhada para trs tneis. Resultados: Desenvolvimento de engenharia detalhada para trs tneis como parte do projeto da barragem de rejeitos El Mauro. Tneis com 2,4, 2,5 e 3,5 km de comprimento e com sees de 4,5 x 4,9 m foram considerados. Para os tneis e depsitos de estril, a SRK fez o planejamento completo, as especificaes tcnicas, os documentos e a assessoria durante o processo de licitao e visitas locais durante a construo. Os tneis foram construdos e esto em operao.

Miramar Hope Bay Limited


Projeto: Mina Doris North, Nunavut, Canad. Escopo: Projeto de infraestrutura de superfcie de mina para sustentar uma pequena mina de ouro de altos teores no rtico, e trabalhos geotcnicos de campo, incluindo sondagem offshore. O trabalho desenvolveu: uma instalao permanente de descarregamento de balsas, 5 km de estradas para qualquer clima, pista de pouso para qualquer clima, fundaes de campo e de moinho, ponte, tanques de combustvel de 5Ml, instalaes de paiol de explosivos, e um ajuste na barragem de rejeitos em condies de congelamento. Resultados: A unidade de descarregamento de balsas, as estradas e a pista de decolagem foram construdas posteriormente. Segundo o planejamento da SRK encontram-se atualmente em uso, permitindo maior exibilidade logstica.
35

Konkola Copper Mines/ Vedanta Grinaker-LTA Mining Contractors


Projeto: Poo Konkola N 4, Zmbia. Escopo: Projeto inicial do poo, da base da subestao e da base subterrnea para as estaes do poo, silos de minrio e cmaras de britagem. Resultados: Um anel duplo de pilhas foi projetado, onde o anel interno foi usado como suporte lateral inicial e os pontos exteriores como suporte ao headgear (1000 t per leg). Um aspecto nico do projeto foi a determinao de pilhas a 25 metros de profundidade usando galerias segmentrias e uma spread footing subterrnea para transferncia de cargas.

Lebalelo Water Users Assoc.


Projeto: Projeto de fornecimento de gua de Labalelo para vrias minas de platina, frica do Sul. Escopo: Estudo de viabilidade, projeto completo do sistema, estudos ambiental e social, investigaes geotcnicas e monitoramento do local. Incluiu uma barragem de baixo nvel com canal de passagem de gua e posicionamento da estao de bombeamento inferior; estrutura de remoo do silt e barragem de armazenamento de offchannel de 570.000 m; estao de bombeamento superior e posicionamento da estao de bombeamento pressurizadora com trs sries de bombas cada; reservatrio de concreto de 20 mega litros para projeto de gesto e de balanceamento de armazenamento; cinco barragens de uso final; e sub-estao de energia, habitao e administrao. Resultados: O empreendimento est funcionando com sucesso e ser incorporado a um sistema regional maior.

Reviso Independente de Projetos


Encontrando falhas graves, conrmando previses Metodologia A SRK pode auxiliar voc com aquisies, participaes acionrias, nanciamento de projetos, e IPOs (Oferta Pblica Inicial). A empresa pode fornecer o conhecimento avanado que voc necessita para produzir revises e relatrios independentes equilibrados e centrados. Cada projeto tem suas caractersticas e riscos especcos, que requerem a ateno de gestores experientes em alocar e coordenar recursos ecientemente. Como uma empresa independente e sem nenhuma participao acionria em outros projetos, o parecer imparcial da SRK amplamente aceito pela comunidade nanceira internacional e de investimentos, e por um grande nmero de clientes no campo da minerao. Nossos experientes consultores so freqentemente solicitados por instituies financeiras para conduzir trabalhos de due diligence em reservas de minrio, avaliaes de lavra e consideraes ambientais para cotaes em Bolsas de Valores, assim como em acordos de fuses e aquisies. A empresa atua tambm como testemunha tcnica em casos de arbitragem relacionados minerao. A SRK esteve envolvida nas maiores transaes de minerao do mundo, incluindo a reestruturao da minerao de Katanga, a oferta pblica de aquisio da Harmony/Gold Fields, a ciso da Kumba Exxaro, o due diligence do patrimnio Noranda/Falconbridge, os IPOs de Fresnillo PLC e Fujian Zijin Gold, e a listagem da Sino Gold na Bolsa de Valores de Hong Kong. Devido ao nosso tamanho e distribuio geogrca, podemos organizar e posicionar, ao mesmo tempo e em curto prazo, equipes multidisciplinares em diversas reas ao redor do mundo. Isso no apenas reduz os custos para o cliente, mas tambm permite um avano rpido em vrias frentes, o que freqentemente crucial para atender os prazos estipulados nas negociaes. A SRK sabe o que necessrio para que uma reviso independente de projeto proporcione garantias, destaque as reas de riscos, e fornea aos clientes informaes reais e justicveis para atender aos padres da comunidade de investimento.

Servios

Relatrios tcnicos independentes para publicao, conformidade legal e IPOs; Revises tcnicas para financiamentos de projetos de minerao; Estudos de privatizao; Revises tcnicas para fuses e aquisies; Avaliao de riscos; Avaliaes e estimativas tcnicas; Estudos de due diligence; Material testemunhal em casos de litgios; Auditorias tcnicas; Relatrios de QP.

Aluminium Corporation of China (Chalco)


Projeto: Relatrio IPO para cotaes nas Bolsas de Valores de Hong Kong e Nova Iorque. Os projetos de minerao estavam distribudos por toda a China. Escopo: Preparao de um relatrio tcnico independente no formato que cumpria com todos os requisitos de ambas as Bolsas de Valores. Reviso de dados, visitas aos locais e relatrio acerca de diversos projetos na China. Resultados: Nosso relatrio foi aceito pelo cliente, por seus banqueiros e outros consultores e pelas Bolsas de Valores. A Chalco foi listada com sucesso nas Bolsas de Valores de Hong Kong e Nova Iorque.

36

A SRK tem ampla experincia em estudos de due diligence por todo o mundo, incluindo esta pequena mina subterrnea de carvo em Guizhou, sul da China.

Lihir Gold Limited


Projeto: Mina da Lihir Gold, Ilha Lihir, Papua Nova Guin. Escopo: Reviso independente de engenharia do projeto da Lihir Gold, para o sindicato de bancos. Inspees anuais e elaborao de relatrios sobre o desenvolvimento e progresso do projeto. Resultados: Ns fomos contratados por mais de quatro anos pela Lihir Gold e pelo sindicato de bancos. Durante esse perodo, realizamos avaliaes tcnicas independentes dos pontos fortes e fracos do projeto de ouro com relao a questes tcnicas, sociais e ambientais.

Sino Gold Mining Limited


Projeto: Listagem da Sino Gold Limited na Bolsa de Valores de Hong Kong (HKEx.). Escopo: A Sino Gold havia sido cotada na Bolsa de Valores da Austrlia (ASX) e pediu SRK que completasse uma reviso tcnica e um relatrio independente de seus projetos de explorao e minerao na China. O relatrio precisou atender as exigncias de ambas as Bolsas (ASX e HKEx.). Resultados: O relatrio da SRK foi aceito pela HKEx e includo na listagem de documentos em Ingls e Mandarim. A Sino Gold foi bem sucedida em completar sua cotao na categoria de companhias de minerao da HKEx.

Fresnillo PLC
Projeto: Oferta Pblica Inicial- IPO (Cotao na Bolsa de Valores de Londres - LSE). Escopo: Assessoria tcnica e preparao de um relatrio tcnico (MER) para cotao dos ativos de metais preciosos da empresa na LSE, incluindo as minas subterrneas de Fresnillo e la Cienga; a mina a cu aberto de La Herradura; e direitos relacionados prata (o ativo Silverstream) da mina subterrnea polimetlica de Sabinas. Os bens foram postos em um novo contexto, renomeados como Fresnillo PLC. Resultados: Uma listagem bem sucedida levantou US$ 1.787 bilhes para 23% da companhia. Foi a primeira cotao de uma empresa mexicana na LSE.
37

Konkola Copper Mines Plc


Projeto: Reestruturao do patrimnio da KCM, Zmbia. Escopo: Assessoria tcnica para atrao de um novo investidor estratgico aps a sada da Anglo American. Incluiu auditoria tcnica do patrimnio existente; estratgia de faturamento e identicao de oportunidades para cortar custos e gerar caixa; seleo de uma nova equipe snior de gerenciamento; desenvolvimento de um novo plano de negcio da mina e modelo tcnicoeconmico utilizado como base para as avaliaes da assessoria nanceira. Resultados: Distribuio do memorando para os investidores interessados, assistncia no processo de venda atravs de apresentaes, suporte ao processo de disponibilizao de dados, consultoria e vericao das ofertas, e negociaes com o investidor escolhido.

Pesquisa e Desenvolvimento
Melhorando metodologias e servios A SRK procura participar ativamente de projetos de aplicao de pesquisa em reas relacionadas minerao. Abaixo, exemplos de trabalhos desenvolvidos recentemente:  PCSLC desenvolvimento em conjunto com a Gemcom International de uma ferramenta de planejamento e programao de mina para realces em sub-nvel.  LOP (Large Open Pit) projetos de pesquisa para minas a cu aberto de grandes dimenses, liderados pela CSIRO na Austrlia.  Weak Rock Support projeto patrocinado internacionalmente pela indstria, liderado pelo Itasca Consulting Group, que trabalha problemas relacionados ao desenvolvimento subterrneo em rochas friveis.  MMT (Mass Mining Technology) - formalmente conhecida como International Caving Study (Estudo Internacional de Abatimento), um projeto patrocinado internacionalmente que se refere principalmente a questes associadas minerao em cmaras.  PETT (Paste and thickened tailings) Projetos-piloto para avaliar as caractersticas de espessamento e de depsitos de rejeitos espessados e aglomerados  Programa de pesquisa MEND (Mine Environmental Neutral Drainage) reviso dos mtodos de projeto e de construo para revestimento de estril em minas situadas em regies frias, identificando tanto as deficincias como as oportunidades para melhor trabalhar com caractersticas meteorolgicas dessas regies.  Colaborao e suporte em programas de pesquisa na Universit Laval (caracterizao geotcnica, congelamento de solos), na Queens Universtity (lixiviamento de arsnio dos rejeitos) e INRS (fluxos de gases e calor em pilhas de estril).  Modelamento geolgico em 3D atravs do desenvolvimento do programa Leapfrog e integrao com outros pacotes de modelamento avanados  Centre of Excellence in Geochemical Engineering em parceria com a Cardiff Universitys School of Engineering Research. O Projeto incluir: - Extrao de metais e produo de cido sulfrico a partir de complexos de metais preciosos e bsicos alm de rejeitos metalrgicos. Duas concesses de patente j resultaram deste programa; - Geometalurgia de depsitos de urnio; - Avaliao de ML/ARD (lixiviao de mina e drenagem cida) atravs de mtodos de previso de laboratrio e de campo, bem como ensaios geoqumicos; - Mitigao da ML/ARD, particularmente atravs de esquemas de tratamento passivo; - Tecnologia de gaseificao de camada de carvo; - Uma parceria de pesquisa bem sucedida ao longo de oito anos produziu mais de 30 publicaes.  SIMRAC, MHSC (Safety In Mines Research Advisory Committee, Mine Health and Safety Council), frica do Sul nossos projetos de pesquisa incluem o monitoramento de concreto projetado, testes de suporte esttico e dinmico para minas subterrneas, e clculo do risco de colapso e seus custos.  Fora tarefa de Selnio desenvolvimento de um modelo de lixiviao do selnio para cinco grandes minas de carbono na bacia de drenagem de Elk Valley.

38

Escritrios da SRK

Sites por pas


Argentina: www.srk.com.ar Buenos Aires Austrlia: www.srk.com.au Brisbane, Melbourne, Newcastle, Perth and Sydney Brasil: www.br.srk.com Belo Horizonte Canad: www.na.srk.com Saskatoon, Sudbury, Toronto, Vancouver and Yellowknife Chile: www.srk.cl Santiago China: www.srk.cn Beijing and Nanchang ndia: www.in.srk.com Kolkata Indonsia: www.srk.co.id Jakarta Rssia: www.srk.ru.com Moscow frica do Sul: www.srk.co.za Cape Town, Durban, East London, Johannesburg, Kimberley, Pietermaritzburg, Port Elizabeth, Pretoria, Rustenburg Sucia: www.srk.se.com Skellefte Turquia: www.srkturkiye.com Ankara Reino Unido: www.srk.co.uk Cardiff E.U.A.: www.na.srk.com Anchorage, Denver, Elko, Fort Collins, Reno and Tucson Dvidas gerais: info@srk.com.br

39

Todo tipo de projeto de minerao em qualquer lugar do mundo. Para maiores informaes sobre a SRK acesse:

srk .com.br

SRK Consulting 2012

40

You might also like