You are on page 1of 2

entre situaes de aprendizagem com nveis variados de concentrao e disperso, maior oferta de atividades que envolvam o uso do corpo

e de movimentos amplos so alguns exemplos que concretizam uma prtica pedaggica apropriada s crianas nessa faixa etria. A Educao Infantil a etapa de ensino que melhor pode educar essas crianas e cuidar delas, promovendo e ampliando a formao. H anos lutamos para que os poderes pblicos reconheam que as crianas so seres capazes, inteligentes, fortes e competentes e que possuem direito de aprender e de se desenvolverem em instituies educativas formais. Entretanto, esse direito de aprender e de se desenvolver s ser efetivamente assegurado se a organizao dos sistemas e as prticas pedaggicas respeitarem suas especificidades, isto , a maneira como esses sujeitos se relacionam com o mundo, a forma com a qual dele se apropriam e o tempo necessrio para tudo isso. Antecipar a entrada no Ensino Fundamental para a idade de cinco anos uma forma de desrespeitar o direito de ser criana e de viver a infncia como tempo de formao humana. Nossa luta por uma educao no tempo justo e de qualidade! E, uma educao de qualidade no tempo justo deve garantir o direito da criana de viver sua infncia, deve assegurar a ela tudo aquilo que este direito implica: o direito de brincar; de aprender ludicamente; de conviver em espaos que lhe garantam liberdade, autonomia, enfim deve promover prticas educativas capazes de respeitar o ritmo, a condio de aprendizagem, os desejos e o direito de ampliar as experincias dessas crianas como ser humano.

Saber esperar uma questo de educao. Felicidade um agora que no tem pressa nenhuma
Adriana Falco

NEPEI/FAE/UFMG - Sala 1604


Av. Antnio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG CEP 31.270-901 | Fone: (31) 3409-6222 www.fae.ufmg.br/nepei

Desde a ampliao do Ensino Fundamental de oito para nove anos, o incio da vida escolar tem sido sinnimo de confuso para muitas crianas, suas famlias e para a organizao dos sistemas de ensino. Qual a idade certa para o ingresso das crianas no Ensino Fundamental? Alguns municpios brasileiros tm definido que crianas que completam seis anos ao longo de todo o ano devem matricular-se no Ensino Fundamental e outros determinam que apenas aquelas que completarem seis anos aps o dia 31 de maro devero faz-lo. As dvidas tm gerado, a cada ano, processos jurdicos contra escolas e redes de ensino. No dia 05 de julho de 2012, a Secretaria de Estado da Educao de Minas Gerais, por meio da Resoluo da N 2.108, DE 20 DE JUNHO DE 2012, estabeleceu que as crianas que completassem 6 (seis) anos de idade AT 31 DE DEZEMBRO, no ano de 2013, deveriam ser matriculadas no Ensino Fundamental.

O Frum Mineiro de Educao Infantil, entidade que defende os direitos das crianas, se posicionou contrariamente a essa Resoluo e junto com outros representantes da sociedade civil, pais, professores e gestores pblicos conseguiu reverter a situao. Entenda por que defendemos que crianas de 5 anos devem ser matriculadas na Educao Infantil e o que preciso para assegurar essa medida.

O que o cadastramento ou cadastro escolar?


A educao brasileira organizada anualmente. Em Minas Gerais, o levantamento do nmero de alunos que ingressaro no Ensino Fundamental da rede pblica feito pelo estado, em parceria com os municpios. Esse levantamento chamado de Cadastro Escolar e permite saber quantas crianas devero ser atendidas no ano subsequente para, assim, organizar as escolas para esse atendimento. Numa determinada data estipulada pelos rgos competentes, as famlias devem comparecer a uma escola ou a uma agncia dos Correios portando a documentao exigida e realizar o cadastramento.

que crianas muito novas ingressaro no primeiro ano do Ensino Fundamental. Imagine uma criana que completaria cinco anos no dia 25 de dezembro de 2013. Ela frequentaria durante todo o ano de 2012 uma turma de crianas de quatro anos. Quando voltasse das frias, essa criana iria direto para uma turma de crianas do Ensino Fundamental e l ficaria com crianas que j tivessem completado seis anos, algumas que iriam completar no incio ou no meio do ano e outras, como ela, que somente fariam aniversrio no finalzinho do ano. Ela teria perdido a oportunidade de frequentar mais um ano na Educao Infantil e, consequentemente, desenvolverse melhor cognitivamente e emocionalmente. O segundo impacto na organizao das outras turmas da Educao Infantil. As escolas precisariam adotar o mesmo sistema para evitar que o que explicamos acima ocorresse nos prximos anos, ou seja, que as crianas que estivessem frequentando turmas de quatro anos passassem para o primeiro ano do Ensino Fundamental sem frequentar as turmas de cinco anos. Consequentemente, as turmas de incio da pr-escola teriam crianas de trs anos de idade que completariam quatro somente no final do ano.

JANEIRO DE 2010 e N 6, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010, definiu como data limite, ou seja, como corte etrio, o dia 31 de maro. Para 2013, aps modificaes de mbito nacional e discusses com a Secretaria de Estado da Educao, ficou definido pela RESOLUO 2108 que as crianas que tm seis anos completos ou que vierem a completar seis anos at o dia 31 de maro de 2013 devero ser matriculadas no Ensino Fundamental. Se seu filho completa seis anos aps essa data ele dever ser matriculado na Educao Infantil. Foi uma vitria importante, mas, e para os prximos anos?

Por que lutamos para que as crianas de cinco anos (aquelas que completam seis anos aps 31 de maro) sejam matriculadas na Educao Infantil?
A matrcula dessas crianas na Educao Infantil assegura a elas o direito a uma educao de qualidade. A chamada primeira infncia, que vai de zero a seis anos incompletos, possui algumas especificidades que exigem um atendimento educacional com caractersticas prprias. por considerar que a criana pequena diferente da criana com mais de cinco anos de idade que as diretrizes curriculares e pedaggicas para a organizao do atendimento educacional nessa faixa etria pressupem finalidades, estratgias, recursos didticos, materiais, espaos fsicos, equipamentos e prticas diferentes e especficas para esse pblico. A forma como a criana de zero a cinco anos se relaciona com o mundo requer espaos adequados nos quais ela possa brincar, descansar, experimentar e realizar atividades ora estruturadas, ora espontneas e livres. Classes menos numerosas, organizao do tempo e dos espaos que possibilite um equilbrio adequado

O que corte etrio?


O corte etrio significa estabelecer uma data limite para que a criana possa ser matriculada. O melhor que essa data seja no incio do ano para no prejudicar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianas. Voc deve se lembrar que durante muito tempo essa data foi o dia 30 de abril.

Qual o corte etrio adotado em Minas Gerais?


Durante muito tempo, a data definida foi o dia 30 de abril. Aps a entrada da criana de seis anos no Ensino Fundamental ampliando, assim de oito para nove anos de durao essa etapa da Educao Bsica, essa discusso veio torna: quem a criana de seis anos para o sistema educacional? A partir da homologao da lei que ampliou de oito para nove anos o Ensino Fundamental (Lei n 11.274, de 6 de fevereiro de 2006), houve um tempo de indefinies. At que o Conselho Nacional de Educao, por meio das resolues N 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009, N 1, DE 14 DE

O corte etrio importante?


Estabelecer uma data comum que determina quem ser matriculado no primeiro ano do Ensino Fundamental uma forma de organizar o sistema educacional brasileiro. Como antecipado, essa data chamada Corte etrio e garante, com clareza e preciso, a equidade na idade de ingresso nos sistemas de ensino em todo o territrio nacional. Alm disso, o no estabelecimento dessa data impacta, pelo menos, de duas maneiras na vida das crianas e dos sistemas de ensino. O primeiro grande impacto

You might also like