You are on page 1of 46

FACULDADE DE ARACAJU CURSO DE ENFERMAGEM

PREVENO E CONTROLE DE INFECES EM INSTITUIES DE SADE (PCIIS)

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS 1. INFECO HOSPITALAR (IH)


toda infeco adquirida aps a internao hospitalar num prazo de 4872h e que no esteja em seu perodo de incubao. Infeces adquiridas no hospital mas que se manifestaram aps alta.
***(Desde que esteja relacionada a algum procedimento realizado durante a internao)

Toda infeco em recm-nascidos.


*** Exceto as transmitidas por via transplacentria (Transmisso congnita). Ex: rubola; CMV, toxoplasmose, etc.) IH um dos maiores problemas de sade pblica?

VOC SABIA?

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS 2. INFECO COMUNITRIA (IC)


aquela constatada ou em incubao no ato de admisso do paciente, desde que no relacionada com a internao anterior no mesmo hospital. Infeco que est associada com complicao ou extenso da infeco j presente na admisso, a menos que haja troca de microrganismos.

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS 3. DIAGNSTICO DAS IH:


- Evidncia clnica

- Exames laboratoriais - Evidncias de estudos com mtodos de imagem - Endoscopia - Biopsias

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS 4. VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA EM IH a observao ativa, sistemtica e contnua de sua ocorrncia e de sua distribuio entre pacientes, hospitalizados ou no, e dos eventos e condies que afetam o risco de sua ocorrncia, com vistas execuo oportuna das aes de preveno e controle..
Tempo mximo sugerido a ser dedicado pela enfermeira do controle de infeco para vigilncia epidemiolgica: 30% de sua carga horria.

VOC SABIA?

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS 4. VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA


Mtodos de coleta de dados: Passivo **Notificao pelo mdico ou enfermeira da unidade
falta de critrios de infeco uniforme; relutncia de alguns mdicos em admitir a infeco; dificuldade na deteco de surtos; reviso de pronturios na alta/bito.

Ativo ** Membro da CCIH busca ativa de casos

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS COMISSO DE CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR - CCIH
(rgo consultor e normativo)
Portaria n 930/1992/MS: Todos os hospitais do Pas devero manter programa de controle de infeco hospitalar, independente de entidade mantedora Portaria 2616; 12/05/1998 CCIH tem o objetivo no somente de prevenir e combater infeco hospitalar, mas tambm proteger o hospital e o corpo clnico.
Deve manter arquivados documentos que comprovem a legalidade de sua existncia, rotinas de sua funcionabilidade, protocolos que orientem o tratamento mais adequado efetivado ao paciente e sobretudo dados estatsticos que demonstrem os ndices de infeco do hospital, para que, solicitados judicialmente, possam ser comprovados, mantendo estes ndices de infeco dentro dos limites aceitveis, comparativamente.

CCIH deve:
-Busca ativa dos casos de infeco; - Investigao dos casos de infeco, acompanhamento do paciente; - Emisso de parecer sobre produtos desinfetantes/esterilizantes a serem usados no hospital, baseados em portarias vigentes editadas pelo Ministrio da Sade; - Realizao de medidas de preveno das infeces hospitalares junto aos setores, atravs de treinamentos e estabelecimento de normas e rotinas; - Monitoramento do controle de pragas, anlises bacteriolgicas, fsico-qumicas e nvel de cloro na gua do hospital; - Manter contato com todos os pacientes submetidos cirurgia no hospital e que apresentaram complicaes; - Realizar relatrios e notificar a Secretaria de Sade e setores do hospital sobre ndices de infeco e doenas de notificao compulsrias.

A SITUAO DO CONTROLE DE INFECO NO BRASIL

APESAR de muitos esforos, o Brasil ainda enfrenta uma realidade adversa daquilo que se pode julgar satisfatrio: CARNCIA DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS NAS INSTITUIES de sade (principalmente nas pblicas), AUSNCIA DE CCIHS ATUANTES em grande parte dos hospitais, ou ainda, PROFISSIONAIS exercendo a funo SEM CONHECIMENTO ADEQUADO DA ATIVIDADE - o que resulta em elevadas taxas de infeco hospitalar, ocorrncia de surtos no detectados em berrios e unidades de terapia intensiva, ESTA REALIDADE PRECISA DE MUDANAS!

IMPORTNCIA
As infeces hospitalares so consideradas as principais causas de morbidade e de mortalidade, alm de aumentarem o tempo de hospitalizao do paciente, elevando o custo do tratamento.

Atividade 1
Trazer na prxima aula, uma resenha sobre a Portaria 2616 de 12 de maio de 1998. Indicando pontos mais relevantes de atuao da equipe de Enfermagem. A resenha deve ser entregue em papel A4 (digitalizado), com o nome do aluno (a) e a turma no cabealho; Atividade individual.

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS 4. VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA


Mtodos de Vigilncia Prospectivo Retrospectivo Transversal

MTODO PROSPECTIVO Monitorar a ocorrncia de infeco enquanto o paciente est internado; Avaliar o grau de risco no momento da sua admisso; Visitar periodicamente; Viso global das IHs.

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS


MTODO PROSPECTIVO Analisar durante as visitas Febre; Antimicrobianos; Culturas positivas; Exames Laboratoriais e Radiolgicos; Contato direto com profissionais responsveis.

Acompanhamento de Pronturios Tempo de internao; Evoluo mdica e de enfermagem; Procedimentos invasivos

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS


MTODO RETROSPECTIVO Reviso do pronturio aps a alta do paciente Desafios: Dependncia da qualidade das informaes; Identificao dos pacientes infectados (alta); Demanda de tempo para revisar os pronturios; No detecta o aparecimento de surtos; Distncia entre a equipe do controle de infeco e os; Profissionais que prestam a assistncia aos pacientes.

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS


MTODO TRANSVERSAL Estudo de Prevalncia OBSERVAO: avaliao de todos os pacientes internados no hospital ou em uma unidade em um determinado perodo determinado de tempo (dia, semana, ms, trimestre).

Reduz o tempo necessrio vigilncia Baixa eficcia No fornece ndices endmicos Dificuldade p/ identificar surtos Difcil interpretao dos dados (poucos casos)

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS


TIPOS DE VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA Global; Objetivos; Dirigida; - Stio especfico; - Unidade especfica; - Rotatividade de unidades; - Surtos. Microbiolgica; Ps alta; Componentes do NNIS (National Nosocomial Infection Surveillance - System)

Vigilncia Global Consiste na avaliao sistemtica de todos os pacientes internados em todas as clnicas do hospital, sendo monitorizadas as IHs em todas as topografias.

CLASSIFICAO DAS IRAS POR TOPOGRAFIA IPCS Infeco primria da corrente sangunea ITU Infeco do trato urinrio ISC - Infeco do sitio cirrgico ITR Infeco do Trato Respiratrio

Vigilncia por objetivos Define-se qual infeco se pretende diminuir, quanto se pretende diminuir e qual a estratgia a ser implantada

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS

Vigilncia Dirigida
Consiste no direcionamento de aes de vigilncia e preveno de IHs para reas consideradas crticas ou para problemas identificados na instituio. stio especfico unidade especfica rotativa surtos

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS


Vigilncia microbiolgica Usa somente dados do laboratrio de Microbiologia so verificadas culturas dos pacientes; permite a deteco de MR aos antibiticos; uso isolado no suficiente

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS


Vigilncia por componentes (NNIS) Objetivos Estimar a incidncia das IHs a nvel nacional Analisar comportamento epidemiolgico das IHs Obter medida mais precisa dos riscos para IHs Prover aos hospitais dados comparativos das IHs para avaliao das medidas de preveno e controle Conduzir pesquisas Vigilncia por componentes (NNIS) (National Nosocomial Infection Surveillance - System) TIPOS Global Cirrgico UTI Berrio

INFECES RELACIONADA ASSINTNCIA SUDE - IRAS


Vigilncia ps-alta Avalia a ocorrncia de IH que se manifesta aps a alta do paciente Realizada atravs de telegrama, telefone, fichas encaminhadas aos mdicos ou visitas domiciliares tima para infeces de stio cirrgico

Problemas: Baixa taxa de retorno Profissional especfico para coleta Critrios pouco uniformes (paciente/mdico)

VIAS DE TRANSMISSO DAS IRAS

MECANISMOS DE TRANSMISSO DAS IRAS

ISOLMENTOS E PRECAUES PARA PACIENTES


Precaues padro e tipos de isolamento baseados na transmisso ***ISOLAMENTO MEDIDA DINMICA PRECAUO PADRO Todos os pacientes; Higienizao das mos; Uso de luvas (no-estril) fluidos, mucosas ou pele nontegra; Uso de aventais; Uso de mscaras e culos; Transporte adequado de materiais; Itens usados no cuidado ao paciente (Termmetro etc.)

ISOLMENTOS E PRECAUES
PRECAUES DE CONTATO Infeces na pele; Quarto privativo ou coorte; Evitar que o paciente saia do quarto; Estetoscpio; termmetro, esfignomanmentro uso individual realizar desinfeco.

ISOLMENTOS E PRECAUES
PRECAUES RESPIRATRIAS (Gotculas) Doenas transmitidas por vias aereas (partculas >5 atingem at 1 metro e depois se depositam no cho); Obs: no h transmisso por partculas suspensas no ar. Quarto privativo ou coorte; Uso de mscaras cirrgicas (SEMPRE); Evitar que o paciente saia do quarto (Se tiver que sair usar mscaras cirrgicas).

ISOLMENTOS E PRECAUES
PRECAUES RESPIRATRIAS (Aerossis) Partculas < 5; Ficam em suspenso no ar e so carreadas para outros ambientes; Quarto privativo ou coorte; IDEAL:
quarto com presso negativa em relao ao corredor e filtragem deste ar antes da circulao em outras reas.

Uso de mscaras N95; Evitar que o paciente saia do quarto (Se tiver que sair usar mscaras cirrgicas). Manter a porta fechada.

ISOLMENTOS E PRECAUES EM AREAS DE ALTO RISCO (UTI NEONATAL E ADULTOS; SETOR DE IMUNODEPRIMIDOS ETC.)
Veculos mais freqentes de transmisso: Mos do profissional; Equipamentos de assistncia aos pacientes; Solues contaminadas.

Lavagem das mos: uso de sabo anti-sptico (degermantes base de gluconato de clorexidina, PVP-I, igarsan etc.). Uso de aventais: no diminui o nmero de IRAS

ISOLAMENTO E PRECAUES PARA PACIENTES Utilizar norma N03, pg. 9 a 16.

PRECAUES PARA OS PROFISSIONAIS DA REA DA SADE Utilizar norma N02

Acidente ocupacional com material biolgico envolvendo PAS Preveno: mtodo para evitar a exposio e a aquisio nosocomial de microrganismos por meio de material biolgico.

CUIDADOS COM PERFUROCORTANTES Ter ATENO; No utilizar dedos como anteparo; No recapear, entortar, quebrar ou retirar as agulhas com as mos; No utilizar agulhas para fixar papis. Desprezar em recipiente resistente com tampa.

CUIDADOS COM rea exposta ao material biolgico Lavar com gua e sabo em caso de exposio percutnea; Uso de soluo anti-sptica degermante; Mucosas lavar de forma exaustiva com gua e soluo fisiolgica; Solues irritantes CONTRA-INDICADAS

VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA (HIV)


Risco mdio 0,3% - exposio percutnea e 0,09% exposio mucocutnea; Exposio Ocupacional Tratamento Emergencial quimioprofilaxia at 2 h ou no mximo 72 h, aps; Continuar a quimioprofilaxia por 4 semanas; Realizar teste de anti-HIV no momento do acidente se negativo, repetir com 6 e 12 semanas e com 6 meses ( )

VRUS DE HEPATITE B (HBV)


Risco mdio 30% aps exposio percutnea PAS NO vacinado; Em caso de acidente: vacina ou HBIG (gamaglobulina hiperimune especfica); Aplicao em at 72h, com menor eficcia at 1 semana aps; Sorologia deve ser repetidas conforme tabela abaixo:

VRUS DE HEPATITE C (HCV)


Risco mdio 7-10% aps exposio percutnea PAS NO vacinado; No h medida especifica ps expsoio; Paciente (+)/HCV sorologia (anti-HCV), no momento, com 3 e 6 meses aps exposio; Dosagens de enzimas hepticas (AST/ALT) no momento, com 6 semanas, e e 6 meses.

Atividade 2
Realizar em sala leitura do artigo e elaborar: Um resenha 2 questes. Entregar no mesmo dia; Individual

IMUNIZAO DO RPOFISSIONAL DE SADE

Em qualquer cirurgia - OBJETIVO: Preveno de infeco superficial e profunda do ISC.

PRINCPIOS GERAIS
Uma dose teraputica de antimicrobiano deve ser dada 30 minutos antes da inciso cutnea ou simultaneamente com a induo anestsica. Escolha do Antimicrobiano: baseia-se no tipo de microrganismo esperado. (Geralmente: cefalosporina de 1 gerao: Cefalotina ou Cefazolina (Largo espectro, meia vida srica, baixa toxicidade, custo e fcil de ser administrada). *No deve ultrapassar o perodo transoperatrio (Exceto colocao de prteses/implantes 48h). Cirugias que duram mais 2-2,5h (repeti doses no mesmo intervalo, durante a cirugia, ou intervalos menores hemorragias macia)

You might also like