You are on page 1of 4

Usaremos duas ferramentas neste modelo de prototipao: O IDE Integrated Development Environmen e Axure RP Pro Ferramenta para Design

gn Web

IDE, do ingls Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento, um programa de computador que rene caractersticas e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo de prototipao. Geralmente os IDEs facilitam a tcnica de RAD (de Rapid Application Development, ou "Desenvolvimento Rpido de Aplicativos"), que visa a maior produtividade dos desenvolvedores.

As caractersticas e ferramentas mais comuns encontradas nos IDEs so:


Editor - edita o cdigo-fonte do programa escrito na(s) linguagem(ns) suportada(s) pela IDE; Compilador (compiler) - compila o cdigo-fonte do programa, editado em uma linguagem especfica e a transforma em linguagem de mquina; Linker - liga (linka) os vrios "pedaos" de cdigo-fonte, compilados em linguagem de mquina, em um programa executvel que pode ser executado em um computador ou outro dispositivo computacional. Depurador (debugger) - auxilia no processo de encontrar e corrigir defeitos no cdigo-fonte do programa, na tentativa de aprimorar a qualidade de software; Modelagem (modeling) - criao do modelo de classes, objetos, interfaces, associaes e interaes dos artefatos envolvidos no software com o objetivo de solucionar as necessidades-alvo do software final. Gerao de cdigo - caracterstica mais explorada em Ferramentas CASE, a gerao de cdigo tambm encontrada em IDEs, contudo com um escopo mais direcionado atemplates de cdigo comumente utilizados para solucionar problemas rotineiros. Todavia, em conjunto com ferramentas de modelagem, a gerao pode gerar praticamente todo o cdigo-fonte do programa com base no modelo proposto, tornando muito mais rpido o processo de desenvolvimento e distribuio do software; Distribuio (deploy) - auxilia no processo de criao do instalador do software, ou outra forma de distribuio, seja discos ou via internet. Testes Automatizados (automated tests) - realiza testes no software de forma automatizada, com base em scripts ou programas de testes previamente especificados, gerando um relatrio, assim auxiliando na anlise do impacto das alteraes no cdigo-fonte. Ferramentas deste tipo mais comuns no mercado so chamadas robs de testes. Refatorao (refactoring) - consiste na melhoria constante do cdigo-fonte do software, seja na construo de cdigo mais otimizado, mais limpo e/ou com melhor entendimento pelos envolvidos no desenvolvimento do software. A

refatorao, em conjunto com os testes automatizados, uma poderosa ferramenta no processo de erradicao de "bugs", tendo em vista que os testes "garantem" o mesmo comportamento externo do software ou da caracterstica sendo reconstruda.

Axure RP Pro Ferramenta para Design Web

Axure RP uma ferramenta de design e documentao utilizada por designers de experincia do usurio, arquitetos de informao, analistas de negcios e gerentes de produto para criar wireframes, prottipos interativos e especificaes funcionais para aplicaes e web sites.

O Axure RP Pro uma ferramenta super simples de usar para criao de prottipos de sites para web, tambm chamados de wireframes. Os wireframes servem como um esboo ou um esqueleto do projeto de website que ser desenvolvido posteriormente. Muitos webdesigner tem o costume de rascunhar esse esboo em um software de edio de imagens ou at no papel mesmo, o que deveras trabalhoso. Axure RP PRO = Wireframes totalmente navegveis Uma diferena espetacular do Axure a vantagem de poder fazer wireframes totalmente navegveis. Ao contrario de outros softwares que prometem a mesma coisa, no Axure voc poder subir os seus prottipos para o canal da prpria fabricante o Axshare, para compartilhar o seu projeto diretamente com seus colaboradores e clientes. Ao fazer upload do projeto para o Axshare, o seu prottipo passa a comportar-se como uma pgina web interativa. Isso quer dizer que seu cliente poder testar as funcionalidades, clicando nos links, sendo direcionado a outras pginas e exercendo uma navegao praticamente completa do projeto. As caractersticas e ferramentas mais comuns encontradas nos Axure RP PRO so: Fcil de usar e aprender Arraste e solte widgets para criar seu design e usar ferramentas familiares a quem j usou o Visio ou o Power Point. Um vantagem do Axure RP sua biblioteca de widgets, que foram feitos por outros usurios e publicados no site e voc pode baixlos quando quiser. Multiplataforma O Axure RP est disponvel para o Mac e PC sem ser necessrio virtualizao. Ele roda nativamente no Windows e no OS X. Cada licena pode ser usada em dois PCs ou Macs, ou um de cada, pela mesma pessoa. Os arquivos so compatveis em todas

as plataformas, assim voc pode editar seu projeto em qualquer lugar e na plataforma que voc quiser. Colaborao Projetos compartilhados do s equipes a capacidade de trabalhar juntos em um nico arquivo de projeto ao mesmo tempo. Ele mantm um histrico de revises do projeto atravs de um sistema de check simples. No h nenhum software adicional ou instalao de servidor necessrio. E quando hora de partilhar o seu prottipo com clientes e partes interessadas, fcil de fazer. Prottipos Axure RP so HTML e Javascript, e podem ser visualizadas em navegadores populares sem instalar Axure RP ou qualquer outro programa. Comunidade Ativa A partir de bibliotecas de widget para dicas e truques e conferncias em todo o mundo a comunidade Axure RP um grupo grande de pessoas para aprender e compartilhar recursos com. Voc pode ficar ligado juntando os fruns, ou seguindo as redes sociais.

Escolhemos essas ferramentas: O IDE Integrated Development Environmen Em conformidade com o que se busca neste trabalho, um IDE/RAD que permita extenso e alta produtividade deve possuir alguns recursos que so indispensveis, dentre eles: Gratuito e open source; Multiplataforma; Possuir interface (API); Suporte a outras tecnologias, como HTML. JavaScript, Flash, ActiveX e outras que forem necessrias; Suporte a linguagem PHP-GTK, para possibilitar criao de aplicaes stand alone; Integrao com banco de dados; Checagem de sintaxe em tempo real; Colorao de sintaxe; Auto complemento de cdigo; Ajuda rpida ao selecionar palavra chave e mover mouse sobre a mesma; Um bom debugger; Organizador de cdigo; Browser integrado; Uma documentao que ajude o desenvolvedor; Aps caracterizar o IDE, foi possvel apresentar uma proposta de arquitetura de software bsica para o desenvolvimento do IDE definido.

Axure RP Pro Ferramenta para Design Web

Utilizando o Axure, o usurio tem a disposio uma infinidade de ferramentas do tipo arraste e solte que tornam extremamente fcil e incrivelmente rpida a criao desse tipo de prottipo. Tudo que voc precisa para criar seu projeto no Axure RP arrastar os itens da barra lateral de tarefas at a rea de trabalho do programa. como se voc montasse uma pgina da web com recortes de papel, onde voc coloca o topo, uma barra de menu, sub pginas, imagens, botes, caixa de texto etc. Voc pode personalizar todas as dimenses, cores, tamanhos, numero de itens nos menus, enfim! Construir a pgina da melhor maneira possvel.

You might also like