You are on page 1of 26

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

BIOLOGIA
PRIMEIRA QUESTO Observe a charge a seguir.

Disponvel em: <http://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-danatureza/biologia/tirinhas-relacionadas-aos-diversos-conteudos-da-biologia/>. Acesso: 10 mar.

2013.

A)

Qual o conceito biolgico que est servindo de subsdio para o tema abordado pela charge? Segundo o Darwinismo, como explicado o fato de as girafas apresentarem o pescoo longo? De que forma as teorias mendelianas contriburam para o entendimento do Darwinismo?

B)

C)

Biologia

Pgina 3

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva SEGUNDA QUESTO Observe a tirinha que se segue.

Disponvel em: < http://lorenafelipebioifes.wordpress.com/2011/06/06/tirinha/>. Acesso: 28 fev. 2013. (Adaptado)

Considerando que a tirinha retrata o trabalho de clulas humanas, responda: A)


B)

O que a hematose, qual se refere, na tirinha, a personagem hemcia? Em uma situao de infeco, quais das clulas apresentadas na tirinha estaro com seu nmero aumentado? D um exemplo de situao em que as plaquetas precisariam trabalhar intensamente.
Pgina 4

C)

Biologia

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva TERCEIRA QUESTO A espermatognese o processo por meio do qual so produzidos os espermatozoides. Sobre esse processo, responda: A) B) Onde ela ocorre? A partir de uma clula germinativa 2n, ao final da espermatognese, quantos espermatozoides sero formados? Os espermatozoides formados sero haploides ou diploides? QUARTA QUESTO Observe a figura a seguir.

C)

Disponvel em: <http://www.fernandocabral.org/Coppermine/displayimage.php?pid=108>. Acesso: 12 mar. 2013.

A partir da observao da figura, responda: A) Qual o modo de transmisso e o agente etiolgico causador da doena tematizada na figura? Cite e explique duas causas que contribuem para o crescimento to acentuado do nmero de casos dessa doena.

B)

Biologia

Pgina 5

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

FSICA
PRIMEIRA QUESTO Uma pessoa tem um cubo de madeira, que possui dez linhas pintadas em quatro de suas faces, de modo que essas linhas dividem o cubo em dez fatias idnticas, conforme ilustra a figura abaixo.

Essa pessoa decide brincar com o referido cubo e o atira em um recipiente com gua pura. Ela percebe, ento, que seis fatias do cubo ficam submersas. Decidida a fazer um novo teste, a pessoa o joga em um recipiente com leo e, nesta nova situao, verifica que somente uma de suas fatias fica fora da gua. Considere g= 10m/s2 A partir da situao descrita, responda: A) B) Por que o cubo de madeira apresentou um nmero diferente de fatias submersas ao ser colocado na gua pura e no leo? Qual o valor da densidade do leo no qual o cubo foi colocado? SEGUNDA QUESTO James Prescott Joule realizou um experimento no qual deixava cair, de uma determinada altura, um peso que, conectado a ps imersas em gua, fazia com que o lquido fosse agitado, aumentando sua temperatura. Inspirado neste experimento, uma pessoa, localizada ao nvel do mar, est disposta a fazer com que 100 cm3 de gua pura chegue temperatura de ebulio. Para isso, ela coloca o referido lquido, inicialmente a 20C, numa garrafa trmica, na qual supostamente no haver perdas de calor. Aps isso, ela passa a agit-la 20 vezes a cada minuto. A cada vez que ela agita a gua da garrafa, como se o referido lquido casse de uma altura de 30 cm. Considere 1 cal = 4 J e calor especfico da gua = 1cal/g. oC. A partir das afirmaes acima, responda: A) Mesmo no tendo sido usado o calor como fonte de energia para aquecer a gua, ela se aqueceu. Qual o tipo de energia que permitiu que o lquido atingisse a temperatura de ebulio? Por quanto tempo a garrafa teve de ser agitada para que a gua chegasse temperatura desejada?

B)

Fsica

Pgina 6

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva TERCEIRA QUESTO O relgio de pndulo possui mecanismos de ajuste que permitem atras-lo ou adiant-lo, caso passe a indicar incorretamente as horas. Um desses relgios emprega um fino basto de 12 cm de comprimento como haste do pndulo, sendo que, a 2 cm de uma de suas extremidades que oscila livremente, uma pea circular e macia de 100 g acoplada, funcionando como o peso do pndulo. O acoplamento feito a partir do centro de massa da referida pea. Ela pode ser ajustada em diferentes posies sobre a haste, uma vez que pode deslizar sobre ela. Considere g=10m/s2

A partir da situao descrita, responda:

A) B)

Qual o perodo de oscilao deste pndulo? Se a pea circular macia for substituda por outra de mesmo formato, porm com 120g de massa, o que ocorrer com o funcionamento do relgio, no que se refere correta indicao das horas? Se o relgio passar a atrasar na marcao correta das horas, que providncias devem ser tomadas em relao ao mecanismo de ajuste presente no pndulo, especificamente no que se refere posio que a pea macia dever passar a ocupar sobre a haste?

C)

Fsica

Pgina 7

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva QUARTA QUESTO Uma festa ser organizada na praa de uma cidade e, para tal, ser feita uma ligao em paralelo de lmpadas incandescentes (L) de 100W cada, rede local, que possui tenso de 110V. Como dispositivo de segurana, ser acoplado a este circuito um fusvel (F) de 10A, conforme mostra o esquema abaixo.

A partir da situao descrita, responda:

A)

Quantas lmpadas desse circuito podero ser mantidas acesas, tendo em vista o fusvel usado? O que ocorrer com as demais lmpadas do circuito, se uma delas se queimar durante o uso? Preservando o mesmo fusvel, o que ocorreria com o nmero de lmpadas de 100W que puderam ser ligadas nessa rede com tenso 110V, se a tenso fosse alterada para 220V?

B)

C)

Fsica

Pgina 8

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

GEOGRAFIA
PRIMEIRA QUESTO

Disponvel em: <http://ujcportoalegre.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html>. Acesso: 20 mar. 2013.

A charge acima satiriza o processo de especulao imobiliria, responsvel por desencadear srios problemas relacionados moradia, transporte, saneamento, acesso aos servios de sade, educao, dentre outros. Sobre essa temtica, responda: A) B) C) O que especulao imobiliria? Por que ela desencadeia os problemas referidos no texto acima? Como as obras e as instalaes de infraestruturas pblicas contribuem para esse processo especulativo?

Geografia

Pgina 9

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva SEGUNDA QUESTO O crescimento da economia da China, a segunda maior do mundo, continua evoluindo, segundo mostram as estatsticas do primeiro trimestre deste ano. No perodo de janeiro a maro, a economia da China tem crescido a uma taxa anual de 7,7%, enquanto os analistas tinham previsto que o crescimento seria de 8%. Nos ltimos trs meses, a economia cresceu 7,9%. O volume de produo industrial no pas em maro subiu 8,9% em comparao com o mesmo perodo do ano passado. Analistas previram que este nmero teria chegado aos 10%.
Disponvel em: <http://portuguese.ruvr.ru/2013_04_15/Economia-chinesa-continuaabrandando/> Acesso: 20 abr. 2013.

A economia chinesa, mesmo em um cenrio de crise econmica internacional, continua apresentando forte crescimento, sendo motivo de destaque em diversos noticirios. Sobre a China e sua economia, responda: A) B) Como a China, sob um regime comunista, tornou-se, nas ltimas dcadas, uma das economias de maior destaque no mundo? Apresente duas consequncias sociais e duas ambientais provocadas pelo crescimento econmico da China. TERCEIRA QUESTO Segundo o Mapa da Violncia 2012, elaborado pelo Instituto Sangari, o nmero de assassinatos no pas passou de 13.910 em 1980 para 49.932 em 2010, correspondendo a um aumento de 259% ou o equivalente ao crescimento de 4,4% ao ano. A taxa de homicdios que era de 11,7 para cada 100 mil habitantes atingiu, no mesmo perodo, 26,2. O nmero superior a pases em conflitos, como Iraque e Afeganisto, e comparado a naes africanas e caribenhas com governos e instituies precrias e instveis. Na Amrica do Sul, somente Venezuela (45,1) e a Colmbia (33,4) possuem taxas maiores.
Disponvel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/violencia-urbanahomicidios-no-brasil-superam-numeros-de-paises-em-guerra.htm. Acesso: 27 mar. 2013.

Vrios so os fatores apontados no Brasil como causas para o aumento descontrolado da violncia, com destaque para o sistema judicirio, penitencirio e, tambm, para a questo da pobreza. Sobre a violncia no Brasil e seus fatores, responda: A) B) Por que o sistema judicirio brasileiro apontado como um dos fatores responsveis pelo aumento da violncia? Apresente dois motivos pelos quais o sistema penitencirio brasileiro, em vez de recuperar o detento, acaba contribuindo, na maioria das vezes, para o aumento da violncia? Por que a pobreza e a desigualdade social so comumente apontadas como fatores que estimulam a violncia e a criminalidade?
Pgina 10

C)

Geografia

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva QUARTA QUESTO A situao continua muito grave no Nordeste [...]. Alm das obras de infraestrutura para levar gua regio, so necessrias aes de emergncia eficazes, j que esta seca a maior dos ltimos 50 anos e j atingiu mais de 1.415 municpios, afirmou a presidente em seu programa semanal de rdio. Dilma assegurou que, desde que assumiu o governo, em janeiro de 2011, foram investidos cerca de R$ 32 bilhes em obras de infraestrutura para garantir o fornecimento permanente de gua na regio. Entre as obras, a governante citou represas, canais e sistemas de abastecimento de gua.
Disponvel em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2013/04/08/dilma-diz-queseca-no-nordeste-e-a-pior-dos-ultimos-50-anos.htm> Acesso: 23 abr. 2013.

Passam-se os anos e os governos, mas as consequncias devastadoras das estiagens parecem perpetuar na poro norte do estado de Minas Gerais e no interior da regio Nordeste do Brasil, na rea conhecida como Polgono da Seca. Sobre essa problemtica, responda: A) Como classificado o clima na rea do Polgono da Seca e quais so as suas caractersticas? Por que motivo, mesmo com uma vultosa soma de recursos pblicos investidos por vrios governos, os problemas causados pela seca no nordeste no so resolvidos?

B)

Geografia

Pgina 11

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

HISTRIA
PRIMEIRA QUESTO O final do sculo XVIII foi marcado pelo enfraquecimento da atividade mineradora. Contudo, a extrao do ouro e do diamante ao longo daquele sculo ocasionou em Minas uma diversificao econmica e um consequente crescimento populacional sem precedentes. Na passagem para o sculo XIX, j se contava ali algo perto de meio milho de habitantes. Mesmo quando a minerao perde seu vigor, uma populao deste tamanho movimenta, por si s, uma dinmica econmica nada desprezvel. E o sul de Minas adquiriu importncia crescente ao produzir gneros de subsistncia para abastecer os centros urbanos.
CUNHA, Alexandre Mendes. Tropeiros em alta. Revista de Histria da Biblioteca Nacional. Edio No. 28. Rio de Janeiro. Janeiro de 2008, p.51 (Adaptado).

Com relao s transformaes econmicas e sociais ocorridas em Minas Gerais entre os sculos XVIII e XIX, responda: A) De que maneira a prpria economia mineradora trouxe consigo elementos que favoreceram a superao da crise da extrao de ouro e diamantes em Minas Gerais no final do sculo XVIII? Explique em que sentido a transferncia e permanncia da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, est relacionada ao incremento na economia de abastecimento de gneros alimentcios do Sul de Minas.

B)

SEGUNDA QUESTO Em 1868, a excluso das listas eleitorais de um certo nmero de Confederados e a recusa de outros em inscrever-se nas listas de forma a no parecerem aprovar a ao do Congresso asseguraram aos negros do Sul uma clara maioria: em 1.363.000 inscritos, eles so 703.000. Evidentemente, no foi preciso muito tempo para que comeasse a difundir-se a opinio segundo a qual eram agora os negros que faziam a lei.
MELANDRI, Pierre. Histria dos Estados Unidos desde 1865. Lisboa: Edies 70, 2006, p.17.

O texto refere-se ao perodo da Reconstruo Radical (1867-1876) da histria dos Estados Unidos. A) B) Caracterize o perodo da Reconstruo Radical. Analise a relao entre o ganho de direitos polticos dos negros e as leis Jim Crow, que seguiam o princpio separados, mas iguais, que se proliferaram no Sul, a partir de 1876.

Histria

Pgina 12

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva TERCEIRA QUESTO Articulador e iniciador do movimento que culminou com o afastamento do Presidente Joo Goulart, o governador Magalhes Pinto foi aclamado em Minas como o grande heri da insurreio vitoriosa e calorosamente festejada em todo o Estado. Contando com a decidida colaborao das tropas do Exrcito sediadas em Minas, alm dos 18 mil homens da Fora Pblica do Estado e de total apoio popular, o Governador Magalhes Pinto iniciou a histrica arrancada pelas liberdades democrticas com um vigoroso manifesto, em que afirmou terem sido inteis todas as advertncias contra a radicalizao de posies e atitudes e contra a diluio do princpio federativo. A vitria final, vibrantemente festejada pelo povo de Minas, teve no tranquilo e decidido Governador Magalhes Pinto o seu grande comandante e maior alvo das manifestaes populares em todo o Pas.
Magalhes, o heri da Revoluo. O Cruzeiro. Extra. Edio Histrica da Revoluo. Rio de Janeiro, 10 de Abril de 1964.

O texto acima tematiza a Revoluo de 1964, que teve como expressiva figura de lder, o governador Magalhes Pinto. Sobre essa Revoluo, responda: A) A Revista O Cruzeiro utiliza a denominao Revoluo para se referir ao golpe militar de 1964. Explique o porqu da adoo desta terminologia pela revista. Identifique os setores da sociedade brasileira que apoiaram e festejaram o golpe de Estado no Brasil em 1964. QUARTA QUESTO Cidados da capital alem, artistas e membros de ONGs comearam nesta segunda-feira a vigiar o maior trecho do muro de Berlim que ainda permanece de p, para evitar a destruio de uma parte da famosa East Side Gallery, devido a algumas obras iminentes. Isso acontece no contexto dos protestos massivos registrados nos ltimos dias em Berlim por conta da construo de um quarteiro de imveis de luxo onde antes foi a Faixa da Morte, o que obrigou o construtor do projeto a desistir de retirar mais partes da East Side Gallery at 18 de maro. Enquanto os confrontos aconteciam, um manifestante gritava: "Queremos nosso Muro!"
Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1240528-cidadaos-fazem-vigilia-paraevitar-que-parte-do-muro-de-berlim-seja-destruida.shtml>. Acesso: 2 abr. 2013. (Adaptado)

B)

A partir do texto acima responda: A) B) O que representou historicamente a construo do Muro de Berlim em 1961 e a sua queda em 1989. A partir das informaes contidas no texto, identifique as disputas existentes em torno da East Side Gallery.
Pgina 13

Histria

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

LNGUA ESTRANGEIRA: ESPANHOL


Hamburguesas al galope
Una respetable y resignada mayora de espaoles sospecha que el vacuno selecto que se anuncia en las etiquetas es un mito En estos tiempos de tribulacin, los espaoles descubren una tarde que no saben a quin votaron y a la maana siguiente caen en la cuenta de que tampoco saben lo que comen. Quiz de esto ltimo hayan sido conscientes siempre, pero de vez en cuando algn anlisis alimentario se lo recuerda. Por ejemplo, uno de la Organizacin de Consumidores y Usuarios (OCU) revel que dos marcas de hamburguesas de vacuno, Alipende y Eroski Basic, presentaba rastros de ADN de caballo. La primera reaccin de los consumidores fue de alivio; una respetable y resignada mayora de espaoles sospecha que el vacuno selecto que se anuncia en las etiquetas es un mito, como el de la isla de San Barandn, el mantel de la ltima cena o el estribillo que reza la derecha gestiona mejor que la izquierda. Por otra parte, la carne de caballo es tan sana o ms que la de vaca, como inform la OCU y recuerdan los proveedores de Alipende y Eroski. Pero entonces es necesario aclarar por qu algunas cadenas de consumo han retirado las hamburguesas de Alipende al tiempo que otras, como Eroski, mantienen las suyas en los anaqueles. La respuesta es que Eroski considera que si no hay riesgo para el consumidor el fraude no existe, mientras que AhorraMas, la cadena que ha retirado la carne picada de Alipende, cree que tambin es un fraude poner en una etiqueta, nica fuente de informacin inmediata del consumidor, un ingrediente que no se contiene en el producto. Por supuesto, la tesis de AhorraMas es la ms escrupulosa y la que los supermercados deberan seguir en este caso, sean trazas de ADN equino o pedazos del tamao de una nuez lo que detecte la OCU. Es un caso de conciencia o preferencia personal. Algunas personas se niegan a comer caballo, como otras no quieren comer carne, porque consideran que es un animal noble, y equiparan engullir un filete de potro casi a un acto de canibalismo. Y otras prefieren que cuando quieren comer carne de vaca se les sirva sin mezclas de otras. Si el mercado alimentario espaol es sofisticado y fiable, no deberan aparecer rastros de caballo en burgers vacunos, de la misma forma que no se deja pastar a las vacas en los hipdromos.
Disponvel em: <http://elpais.com/elpais/2013/01/31/opinion/1359664321_195639.html>. Acesso 21 fev. 2013.

RESPONDA A PRIMEIRA E A SEGUNDA QUESTO RESPOSTAS EM PORTUGUS NO SERO ACEITAS.

EM

ESPANHOL.

Lngua Estrangeira - Espanhol

Pgina 14

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva PRIMEIRA QUESTO El texto informa que la carne de caballo no presenta peligro para la salud humana. Sin embargo, los consumidores tienen derecho a saber qu consumen. De acuerdo con el texto, relacione las razones que una persona tendra para no comprar las hamburguesas analizadas A) B) desde el punto de vista de la preferencia personal. desde el punto de vista que considera el mercado alimentario espaol de confianza. SEGUNDA QUESTO Considerando que la noticia fue publicada en un medio periodstico de Espaa: A) B) C) De qu manera estn caracterizados los espaoles en la noticia? Qu expresiones utiliza el autor para referirse a los espaoles que sospechan que el vacuno selecto que se anuncia en las etiquetas es un mito? Por qu se afirma en el texto que, ante los resultados del anlisis alimentario, la primera reaccin de los consumidores fue de alivio? EM PORTUGUS.

RESPONDA A TERCEIRA E A QUARTA QUESTO RESPOSTAS EM ESPANHOL NO SERO ACEITAS. TERCEIRA QUESTO

Frente al anlisis de hamburguesas realizado por la Organizacin de Consumidores y Usuarios (OCU), algunos supermercados espaoles retiraron los productos sospechosos de los anaqueles y otros los mantuvieron. A) B) Explique en qu argumento est basada la accin de cada supermercado. Justifique por qu la posicin de AhorraMas es considerada por el autor del texto como la ms escrupulosa. QUARTA QUESTO Los trminos presentes en el ttulo del texto condensan gran parte de las informaciones presentes en esa materia periodstica. A) B) Relacione el ttulo Hamburguesas al galope a la temtica abordada en la noticia. Justifique la opcin realizada por el autor en el ttulo, al seleccionar el vocabulario utilizado, considerando sus posibles intenciones con relacin al pblico lector.

Lngua Estrangeira - Espanhol

Pgina 15

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

LNGUA ESTRANGEIRA: INGLS


Gut microbe may fight obesity and diabetes
Bacterium helps to regulate metabolism in mice.
Obese mice lost weight after being fed the microbe Akkermansia muciniphila, which appears to have a symbiotic relationship with the inner lining of the intestine. The gut is home to innumerable different bacteria a complex ecosystem that has an active role in a variety of bodily functions. In a study published this week in Proceedings of the National Academy of Sciences, a team of researchers finds that in mice, just one of those bacterial species plays a major part in controlling obesity and metabolic disorders such as type 2 diabetes. The bacterium, Akkermansia muciniphila, digests mucus and makes up 35% of the microbes in a healthy mammalian gut. But the intestines of obese humans and mice, and those with type 2 diabetes, have much lower levels. A team led by Patrice Cani, who studies the interaction between gut bacteria and metabolism at the Catholic University of Louvain in Belgium, decided to investigate the link. Mice that were fed a high-fat diet, the researchers found, had 100 times less A. muciniphila in their guts than mice fed normal diets. The researchers were able to restore normal levels of the bacterium by feeding the mice live A. muciniphila, as well as 'prebiotic' foods that encourage the growth of gut microbes. The effects of this treatment were dramatic. Compared with untreated animals, the mice lost weight and had a better ratio of fat to body mass, as well as reduced insulin resistance and a thicker layer of intestinal mucus. They also showed improvements in a host of other indicators related to obesity and metabolic disorders. We found one specific common factor between all the different parameters that we have been investigating over the past ten years, says Cani. Canis team has started unravelling the complicated mechanisms through which the bacterium may influence metabolism. Restoring normal levels of A. muciniphila led to increased intestinal levels of endocannabinoids, signalling molecules that help to control blood-glucose levels and maintain the gut's defenses against harmful microbes. A. muciniphila also seems to have a 'dialogue' with the cells of the intestinal lining and with the immune system, says Cani, sending a signal that affects the production of antimicrobial molecules, while increasing the production of mucus. It seems as if the bacterium is telling the host that it will take care of any invading harmful microbes in exchange for more food, he adds. Cani strongly believes that A. muciniphila could one day be used to treat disorders such as obesity, diabetes and colitis in humans. There is so much evidence in the literature that links this bacterium to human conditions, he says. Randy Seeley, an obesity researcher at the University of Cincinnati in Ohio, says that it is ridiculously cool that science can now link specific aspects of the microbiome to specific functions, and he is optimistic that the work will lead to useful treatments for humans, although that will take some time. What we have to figure out is, what is the best way to change gut flora, he says. If you just toss bacteria in, they dont stay. The fact that the immune system may be involved in the interaction between A. muciniphila and the body, Seeley adds, offers an intriguing possibility for another way to manipulate bacteria in the gut. There will be drug targets that come out of that, he says.
Disponvel em: <http://www.nature.com>.

Lngua Estrangeira - Ingls

Pgina 16

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva RESPONDA A PRIMEIRA E A SEGUNDA QUESTO EM INGLS, SEMPRE DE ACORDO COM O TEXTO. RESPOSTAS EM PORTUGUS NO SERO ACEITAS. PRIMEIRA QUESTO According to the text, scientists decided to investigate the bacterium Akkermansia muciniphilaI present in the guts of mice. Based on this assertion, answer: A) B) Why did scientists decide to carry out this investigation? How does the bacterium Akkermansia muciniphila work in the guts of mice? SEGUNDA QUESTO In relation to the research carried out at the Catholic University of Louvain, Belgium, answer: A) B) What did the scientists find out? What did the scientists do in order to obtain the results they did?

RESPONDA A TERCEIRA E A QUARTA QUESTO EM PORTUGUS, SEMPRE DE ACORDO COM O TEXTO. RESPOSTAS EM INGLS NO SERO ACEITAS.

TERCEIRA QUESTO Taking the results of the study into account, answer: A) B) How does the bacterium interact with the intestinal lining? What can be predicted concerning human beings? QUARTA QUESTO Scientists are now able to use A. muciniphila in the treatment of obesity and diabetes in humans. According to the text you have just read: A) B) Is the statement above right or wrong? Why do you think it is right or wrong?

Lngua Estrangeira - Ingls

Pgina 17

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

REDAO

ORIENTAO GERAL
Leia com ateno todas as instrues. A) Voc encontrar trs situaes para fazer sua redao. Leia as situaes propostas at o fim e escolha aquela com que voc tenha maior afinidade ou a que trata de assunto sobre o qual voc tenha maior conhecimento. B) Aps a escolha de um dos gneros, assinale sua opo no alto da Folha de Resposta e, ao redigir seu texto, obedea s normas do gnero selecionado. C) Se for o caso, d um ttulo para sua redao. Esse ttulo dever deixar claro o aspecto da situao escolhida que voc pretende abordar. Escreva o ttulo no lugar apropriado na folha de prova. D) Se a estrutura do gnero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOS OU JOSEFA. Em hiptese alguma escreva seu nome, pseudnimo, apelido, etc. na folha de prova. E) Utilize trechos dos textos motivadores (da situao que voc selecionou) e parafraseie-os. F) No copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redao.

ATENO: Se voc no seguir as instrues da orientao geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redao ser penalizada.

Redao

Pgina 18

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva SITUAO A Leia o texto a seguir.

Problemas: como solucion-los?


Entenda como os mtodos usados pelas empresas para inovar e levar o negcio adiante podem ajudar a resolver problemas do seu dia a dia. No inverno de 2012, o Hospital do Corao (HCor), de So Paulo, considerado pelo Ministrio da Sade um dos seis hospitais de excelncia do Brasil, passou por uma complicao que, se comparada ao corpo humano, pode ser considerada uma parada cardaca: os leitos quase ficaram lotados e o hospital correu o risco de ter de recusar pacientes. Sem quartos suficientes, as cirurgias atrasam, os pacientes que chegam ao pronto-socorro so obrigados a esperar a liberao de um leito e o negcio no caminha como deve. Foi um susto que o hospital pretende no repetir. "Queremos nos prevenir para no futuro no ter grandes problemas", diz Pedro Mathiasi Neto, mdico infectologista e gerente da gerncia de inovao do HCor. No segundo semestre de 2012, a empresa passou a adotar uma metodologia de resoluo de problemas que coloca funcionrios de diferentes reas para discutir melhorias. Chamada de action learning (aprendizado com ao em portugus) e usada pela fabricante de papis Kimberly-Clark e pelo Banco Central, a tcnica basicamente uma reunio, porm, organizada com regras que permitam que as informaes e opinies sejam aproveitadas eficientemente. Pode parecer simples, mas os resultados mostram que os problemas podem ser resolvidos com esse quarteto: comunicao, organizao, disciplina e respeito opinio alheia. No H Cor, por exemplo, a cada encontro, oito pessoas so chamadas para sentar mesa de discusso. Todas elas so gestoras ou profissionais importantes da instituio. H um nmero at maior de pessoas, que ficam fora da mesa, sentadas em volta. Elas podem participar, mas precisam mandar bilhetes, que so lidos por algum sentado mesa. Depois de uma fase de apresentao dos dados, os participantes so incentivados a fazer perguntas. Essa etapa seguida de uma parada de dez minutos, em que todos so convidados a escrever qual problema esto discutindo. Depois de chegar concluso de qual a grande questo a ser resolvida, todos so incentivados a pensar nas solues. "Voc gera discusso, mas com qualidade", diz Conrado Schlochauer, scio-diretor do LAB SSJ, empresa de treinamento corporativo, de So Paulo, que auxilia empresas a adotar a metodologia. Como o HCor, outras empresas, como SAP, RBS e Unimed/RJ, tambm adotaram metodologias de resoluo de problemas que tm em comum colocar profissionais de diferentes reas para conversar at chegar a uma soluo. As empresas esto cheias de informaes e dados que podem servir para resolver os problemas que elas tm. "Sem mtodos para melhorar os resultados, as informaes perdem o valor", diz Flvio Boan, da consultaria Falconi Consultores de Resultado (antigo INDG), de Belo Horizonte, que usa a metodologia do PDCA, em que as organizaes so estimuladas a fazer planejamentos muito robustos para solucionar os problemas. "Quando o profissional tem mtodo e sabe fazer anlises, consegue usar essa informao disponvel para resolver os problemas e se destacar." Segundo Flvio, a maioria dos profissionais no consegue ir alm das prprias dificuldades dirias. como se passssemos horas resolvendo problemas derivados de outros problemas. Nunca vamos ao ncleo da questo. "As companhias esto cheias de pessoas sem viso sistmica, que s pensam sobre suas prprias caixinhas", diz Fernando Juc, scio e presidente da Atingire, empresa de treinamento. "Para quem tem um martelo, tudo passa a ser um prego, afirma
Redao Pgina 19

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva Fernando, explicando que somos treinados a focar em um assunto desde a escola. Quando passamos a atuar numa rea, continuamos dedicados. " como se usssemos culos para enxergar a realidade. Focamos tudo por meio daqueles culos", diz Fernando. Ao juntar profissionais de vrias reas, o que as companhias querem, alm de resolver problemas, fazer com que os funcionrios entendam a tarefa complexa que chegar ao resultado final.
ROSSI, Lucas. Problemas: como solucion-los? Voc S/A. So Paulo: Ed. Abril, ed. 179, abr. 2013. p. 7073. (Fragmento)

Redija uma CARTA ARGUMENTATIVA ao presidente do HCor, elogiando a metodologia usada pelo hospital para solucionar problemas e argumentando a favor da poltica de trabalhos coordenados de equipe para superar problemas. SITUAO B

Leia o texto a seguir.

Que saudades da Amlia?


Abrir mo de trabalhar fora para cuidar da casa e dos filhos pode ser visto como um luxo mas tambm como um caminho de volta a antigos papis reservados a homens e mulheres. Algumas das defensoras de carteirinha da volta da mulher para o lar so radicais. Caso da escritora americana Suzanne Venker. Autora dos livros The flipside of feminism e 7 myths of working mothers (em traduo livre, O outro lado do feminismo e 7 mitos das mes que trabalham), ela afirma que a mulher tem, sim, mais talento para cuidar da casa que o homem. As mulheres so mais interessadas na casa e nos filhos. O que no significa que eu ache que a mulher no possa ser competitiva e respeitada como fora de trabalho. Eu s acho que homens e mulheres no devem tentar ser iguais o tempo todo. Isso contraproducente, acredita. H quem discorde e muito dessa tendncia. Caso da sociloga Bila Sorj, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ). No vejo essa tendncia como uma realidade da mulher atual. Pelo contrrio. A mulher est cada vez mais interessada em se inserir no mercado de trabalho. Mesmo as mulheres de classes mais pobres, que fazem trabalhos que podem ser considerados chatos, como o de faxineira, no querem virar donas de casa, elas se sentem empoderadas por terem sua profisso e seu prprio dinheiro, argumenta. De acordo com a escritora inglesa Jessica Mann, 75 anos, autora do livro The fifties mystique (A mstica dos anos 50), sobre a glamorizao dessa dcada, algumas mulheres idealizam a vida em casa. Isso acontece entre as mulheres jovens, que no viram as batalhas feministas. Elas fantasiam sobre as velhas formas porque acham que os direitos das mulheres so coisas que foram facilmente conquistadas. Mal sabem elas. A realidade na casa de Lola Aronovich, 45 anos, professora universitria e feminista, autora do blog Escreva Lola escreva, bem diferente da pregada pelas novas donas de casa e no tem nada de anos 50. O cuidar no precisa ser s da mulher, diz ela, que casada h 19 anos e divide as tarefas com o marido. Desde que ele me conheceu, sabia que eu no iria aceitar no dividir Os dois moram em
Redao Pgina 20

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva Fortaleza, em uma casa no muito arrumada, segundo ela. No cozinho bem, mas acho que melhor que ele. Por outro lado, ele quem lava minhas roupas, conta Lola. Independentemente de poder optar por ficar em casa, escolher no trabalhar um luxo ao qual poucas podem se dar, como lembra a escritora gacha Clara Averbuck, 33 anos, me de Catarina, 9. S quem pode optar por isso [ ser dona de casa] a mulher de classe mdia, que tem recursos. A mulher pobre sempre trabalhou e viveu a dupla, tripla jornada. O lance que antes a mulher de classe mdia ficava em casa por obrigao. Agora, se resolver ficar em casa, uma deciso do casal. Particularmente, acho muito problemtico uma pessoa depender da outra, mas o feminismo luta por liberdade de escolha, e, se essa escolha for ficar em casa, que seja assim.
LEMOS, Nina, GONZLEZ, Letcia, BALLOUSSIER, Anna Virgnia (colaborao Gabriela S Pessoa). Que saudades da Amlia? Tpm. So Paulo: Trip Editora, ano 12, n. 131, maio 2013. p. 40-47 (Fragmento)

A partir da leitura atenta do texto, redija um TEXTO DE OPINIO sobre o(s) papel(is) reservado(s) mulher na sociedade ocidental contempornea.

Redao

Pgina 21

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva SITUAO C

Leia o texto a seguir.

PINO, Rafael de. Bombou na web. poca. n. 777, 15 abr. 2013. p. 22.

Escolha uma das cinco chamadas apresentadas acima e, a partir dela, redija uma NOTCIA para o jornal de sua cidade.
Redao Pgina 22

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

REDAO
Ttulo da Redao:

FOLHA DE RASCUNHO

ESTE RASCUNHO NO SER CORRIGIDO


Nmero da linha

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

Redao

Pgina 23

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

Pgina 24

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

Pgina 25

Processo Seletivo UFU/2013/2 1 Prova Discursiva

Pgina 26

You might also like