You are on page 1of 59

VERBOS

Estudar verbos pertence classe de contedos que no costumam proporcionar lembranas demasiadamente agradveis. Pesquisando a tradio de seu ensino em pocas, lugares e estabelecimentos diferentes, podemos perceber a predominncia da decoreba! como elemento mais vivo da mem"ria de aprendi#agem deste contedo. Procedimentos como c$amadas orais sistemticas e o trabal$o de se decorar tabelas de con%uga&es verbais afloram nas diversas respostas da pesquisa com que iniciamos a discusso com os alunos.

Nesta pesquisa, pedimos aos alunos que trouxessem suas prprias experincias de aprendizagem deste contedo gramatical como tam !m de seus pais e con"ecidos#
'(omo voc) avalia seus entendimentos sobre verbos 'em relao ao uso dos verbos na escrita de te*tos diversos+ 'em relao ao con$ecimento do paradigma e da nomenclatura+ ',uais so suas dificuldades ou que aspectos do contedo voc) ac$a mais complicados+ '(omo voc) pensa em estudar esta matria+ '-oc) % ouviu falar em como este contedo foi ensinado em outras pocas ou em como trabal$ado atualmente em outras escolas+ '-oc) tem sugest&es para a continuidade destes estudos+

.entre os dados que obtivemos das respostas s perguntas acima, podemos destacar os que %ulgamos mais representativos das falas dos alunos sobre uma certa tradio ou mesmo cultura de ensino/aprendi#agem de verbos0

1o passado 2meu pai disse3, eles ti$am que decorar tudo e depois fa#er c$amada oral.! Eu % ouvi meus pais comentarem, que na poca deles, tudo era na base 4decoreba5, mas pelo menos $o%e em dia, aqui, aprendemos de maneiras mais legais, e aprendemos mais ainda.! 1a 6tlia, os alunos simplesmente tin$am que decorar os verbos con%ugados, para discuti7los e fa#er a c$amada oral.! 8eus pais, quando estudaram verbos, receberam uma tabela e tiveram que decorar. (omigo foi mel$or, mas mesmo assim preciso decorar algumas coisas.! Eu ac$o que antigamente o ensino de verbos era menos 4descontra9do5. Era somente ficar con%ugando vrias ve#es os verbos e no fa#er %ogos e brincadeiras com o contedo!.

: ouvi falar que este contedo trabal$ado de modo 4decoreba5 em outras escolas!. Eu ten$o uma amiga que estuda em outra escola e ela teve que fa#er vrias frases e sinali#ar a con%ugao que o verbo estava!. Eu s" lembro que o meu irmo estudava decorando o E;, <;, E=E... > o verbo em vo# alta!. ?ntigamente, tudo era decorado@ Pelo menos foi isso que min$a me e min$a av" di#em!. 1a outra escola a professora deu tabelas para decorar, consegui decorar, mas ela poderia ter dado de outra maneira, pois foi muito dif9cil decorar!.

1um primeiro momento, foi proposta a pauta de estudo, que consistia em fornecer uma organi#ao prvia do contedo e e*plicitar de que modo ele se relacionava aos nossos ob%etivos quanto s capacidades de anlise lingA9stica do aluno. .iscutimos, ainda de forma bastante intuitiva, algumas das diferenas que esta classe de palavras guarda com a classe dos substantivos e dos ad%etivos. =ocali#ado, ento, o lugar dos verbos no panorama das classes de palavras, lemos algumas defini&es que constam na gramtica sobre a forma e a funo do verbo para, em seguida, dividir os alunos em tr)s grandes grupos0 passado, presente e futuro.

.entro de cada grande grupo, atravs do estudo coletivo sobre o tempo correspondente em manuais de gramtica, formaram7se sub7grupos para cada sub7diviso dos tempos e modos verbais. ? proposta de trabal$o para cada grupo era de apresentar uma aula sobre seu assunto, apoiando7se em te*tos coletados para este fim, se%am eles letras de msica, piadas, propagandas, poemas... (ada grupo era responsvel, tambm, por propor uma tarefa de casa para a classe inteira.

$re

o & ti a c i d n % o d e t sen

&o ti a c i d n % do o t i r ! t e r $ o d o r u t 'u

o & ti n )u u S o d o t i e ( r e p m % to i r ! t $re

o & ti a r e %mp

o & ti a m r *+

e u q s i a m o t i r ! t $re

o & ti a c i d n % o d o t i e ( r $e

'ut

, o & ti a c i d %n o d e t n e s e r $ o d o ur
-&ou / . r a x dei , . i e r a x i e d -

?p"s a apresentao de todos os grupos, corrigimos as tarefas propostas e levantamos as principais dvidas em relao ao contedo, assim como os procedimentos de estudo que cada aluno pretendia usar para se apropriar mel$or das informa&es. Ento, para abarcarmos os problemas detectados e preenc$er as lacunas das apresenta&es do grupo, foi ministrada a 4aula do professor5, em que trabal$amos com a anlise de um paradigma de verbos regulares com seus elementos estruturais destacados e com a produo de e*emplos 2frases3 de uso da estrutura observada.

1ota7se, nesta etapa do trabal$o, um foco essencialmente sobre a estrutura dos verbos. Bentimo7nos vontade para e*plorar o contedo desta maneira, neste momento, pois a questo da construo do sentido pelo uso de determinados tempos e modos verbais % $avia sido priori#ada na apresentao dos grupos. ?p"s esta e*plorao, utili#amos tambm os e*erc9cios de nosso manual de gramtica comum para testarmos nossas con$ecimentos constru9dos at ento.

<endo em vista todo nosso percurso C das apresenta&es com msicas, piadas e te*tos literrios at o estudo sistemati#ado sobre o paradigma verbal C foi plane%ado uma espcie de %ogo em que o aluno deveria lidar com os elementos estruturais para con%ugar verbos em diversos tempos e modos. D dese%o de envolver a classe nesta dinmica se originou da preocupao com o n9vel de abstrao deste contedo para alunos da EF srie. Ds alunos estariam reelaborando seus con$ecimentos intuitivos e os organi#ando em estruturas conceituais mais abrangentes, ou simplesmente reprodu#em algo que e*austivamente repetido+ D %ogo deveria ter a propriedade de mobili#ar as estruturas estudadas de forma a dar visibilidade aos processos cognitivos envolvidos nas tomadas de deciso na montagem de verbos, o que ocorre quanto o aluno opta por um ou outro morfema de modo a dar conta do que requisitado pelo %ogo.

?qui, apresentamos alguns slides mostrando os alunos G3 no momento do sorteio do radical, do tempo, do modo e da pessoa em que o verbo deveria ser con%ugado, H3 escol$endo os cart&es onde estavam os morfemas e I3 montando o verbo na lousa, colocando os morfemas nas colunas correspondentes. 1ota7se tambm alguns alunos discutindo o que era montado na lousa. D interesse destes alunos era tambm tentar acertar o desafio sorteado, pois se seu colega fal$asse lousa, eles teriam a oportunidade de pelo menos gan$ar metade dos pontos se acertassem a questo. ;m dos grandes gan$os desta atividade, ao nosso ver, foi permitir identificar o erro na con%ugao verbal relativo a estruturas espec9ficas. 6sto , o erro dei*a de ser absoluto, como se uma con%ugao verbal pudesse estar errada e ponto!, para se abrir a uma anlise dos problemas que produ#iram o erro. Podemos observar este movimento quanto, tendo algum aluno errado lousa, outro colega assume a responsabilidade por corrigir o problema.

(laro que, para encerrar todo o processo, usamos o recurso da 4costumeira prova5. Entendemos que se a prova apenas um ponto neste amplo processo de aprendi#agem, ela no se torna o parmetro pelo qual os contedos so estudados. ? prova, ento, pode assumir sua funo mais nobre, que identificar os problemas que precisam ser sanados nas e pelas aulas, deslocando o problema do aluno para o desafio de se pensar em outras abordagens. (omo tal, interessante tambm pensarmos que a avaliao pode inquirir seu su%eito a pensar sobre seu pr"prio processo cognitivo, buscando passar para a trama da consci)ncia a observao e construo de estratgias pr"prias de aprendi#agem. (onsiderei satisfat"rios os resultados da avaliao. ?pesar de dificuldades locali#adas, o grau de percepo sobre este assunto, numa EF srie, muito bom, como evidenciaram as discuss&es sobre uso e forma dos verbos na produo de te*tos em outras disciplinas, como relatado pela orientadora educacional da turma.

You might also like