You are on page 1of 6

POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO

FUVEST / UNICAMP / 2009

Valdir Ferreira

AUTOR POCA GNERO FORMA

: : : :

Alberto Caeiro, heternimo de Fernando Pessoa. Modernismo em Portugal Lrico Verso

1. CONSIDERAES GERAIS Considerado o mestre dos demais heternimos de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro calmo, naturalmente conciliado consigo mesmo e com o mundo. Possui a mansido e a sabedoria que outros invejam. Para ele, o importante ver e ouvir: A sensao tudo (...) e o pensamento uma doena. o mais objetivo dos heternimos. o poeta que se volta para o prazer da natureza; busca as sensaes das coisas como elas so. Ope-se radicalmente ao intelectualismo, abstrao, especulao metafsica e ao misticismo. Neste sentido, o oposto de Fernando Pessoa Ele Mesmo. Caeiro no se preocupa com o mistrio das coisas e com o oculto. Coerente com a posio materialista e antiintelectualista (= no racional), adota uma linguagem simples, direta, com a naturalidade de um discurso oral. Os versos simples e diretos, prximos da prosa, privilegiam a sensao das coisas como elas so. Alberto Caeiro o menos culto dos heternimos, o que menos conhece Gramtica e Literatura. De acordo com uma carta que Fernando Pessoa escreveu ao crtico literrio Adolfo Casais Monteiro, Caeiro nasceu em Lisboa, mas viveu quase a vida toda no campo. No teve profisso e teve pouca educao. Era louro sem cor, olhos azuis. Seus pais morreram cedo e ele passou a viver de uns pequenos rendimentos em casa com uma tia-av. Morreu tuberculoso em 1915.

2. SNTESE DE SUAS CARACTERSTICAS Formao primria. Linguagem simples: vocabulrio simples e reduzido: presena da repetio e do paradoxo. Versos livres e brancos (= sem mtrica e sem rimas). Temas: coisas concretas. Aspectos constantes: natureza e sensaes; pastoralismo, poesia antimetafsica e atesmo.

3. ASPECTOS ESTRUTURAIS E CARACTERSTICOS DE SUA OBRA Conforme edio de 1965 da Editora Aguilar, POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO compem-se de trs partes. A primeira, intitulada

-2-

O Guardador de Rebanhos, tem 49 poemas; a segunda O Pastor Amoroso 6 poemas; a terceira Poemas Inconjuntos 49 poemas. Extremamente ligado natureza, da qual decorre seu pantesmo, Alberto Caeiro revela-se um poeta buclico. Seu pastoralismo, temtica antiga, lembra o Neoclassicismo, com uma diferena: seu rebanho no constitudo de ovelhas, mas de pensamentos, segundo ele diz no poema IX: Sou um guardador de rebanhos. O rebanho os meus pensamentos E os meus pensamentos so todos sensaes. Sua poesia no engajada social e filosoficamente. Nela h uma apologia da natureza, que captada sensorialmente. Da sua constante argumentao a favor da viso, da audio, do tato, do paladar e do olfato. O atesmo outra caracterstica de Alberto Caeiro. importante lembrar que os poetas simbolistas, que antecederam Fernando Pessoa, estavam impregnados de forte misticismo, herdado da poesia romntica. Enquanto romnticos e simbolistas carregavam seus poemas de religiosidade, Alberto Caeiro procura, de forma coerente e lgica, afastar-se da reflexo sobre Deus. o que podemos observar no poema V de O Guardador de Rebanhos: Pensar em Deus desobedecer a Deus, Porque Deus quis que o no conhecssemos, Por isso se nos no mostrou... Seguindo esta linha de pensamento anti-religioso, Caeiro escreve um poema muito ousado sobre o menino Jesus. o poema VIII de O Guardador de Rebanhos, totalmente destitudo de santidade. Nesse poema, Cristo representado como uma criana normal espontnea, levada, brincalhona e alegre que havia fugido do cu e que Hoje vive na minha aldeia comigo. uma criana bonita de riso e natural. Limpa o nariz ao brao direito, Chapinha nas poas de gua, Colhe as flores e gosta delas e esquece-as. Atira pedras aos burros, Rouba a fruta dos pomares E foge a chorar e a gritar dos ces. E, porque sabe que elas no gostam E que toda a gente acha graa, Corre atrs das raparigas Que vo em ranchos pelas estradas Com as bilhas s cabeas E levanta-lhes as saias.

-3-

Alberto Caeiro deixa evidente sua posio contra o misticismo que procura ver mistrios por trs de todas as coisas. Contrariamente, ele v as coisas como elas so, sem refletir sobre elas e sem atribuir a elas significados ou sentimentos humanos. Pode-se notar isso claramente no poema XXVIII de O Guardador de Rebanhos: Os poetas msticos so filsofos doentes, E os filsofos so homens doidos. Porque os poetas msticos dizem que as flores sentem E dizem que as pedras tm alma E que os rios tm xtases ao luar. Mas as flores, se sentissem, no eram flores, Eram gente; E se as pedras tivessem alma, eram cousas vivas, [no eram pedras E se os rios tivessem xtases ao luar, Os rios seriam homens doentes.

4. TRS POEMAS DE ALBERTO CAEIRO TEXTO 1 O Tejo mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, Mas o Tejo no mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Porque o Tejo no o rio que corre pela minha aldeia. O Tejo tem grandes navios E navega nele ainda, Para aqueles que vem em tudo o que l no est, A memria das naus. O Tejo desce de Espanha E o Tejo entra no mar em Portugal. Toda a gente sabe isso. Mas poucos sabem qual o rio da minha aldeia E para onde ele vai E donde ele vem. E por isso, porque pertence a menos gente, mais livre e maior o rio da minha aldeia. Pelo Tejo vai-se para o Mundo. Para alm do Tejo h a Amrica E a fortuna daqueles que a encontram.

-4-

Ningum nunca pensou no que h para alm Do rio da minha aldeia. O rio da minha aldeia no faz pensar em nada. Quem est ao p dele est s ao p dele. _______________ Esse texto o poema XX de O Guardador de Rebanhos. Percebese nele a importncia dada s coisas concretas porque elas no fazem pensar em nada, como o prprio poeta afirma nos dois ltimos versos. O estilo simples de Alberto Caeiro revela-se por meio da repetio e do paradoxo, presentes nos dois primeiros versos. Como entend-los se um parece negar o outro? Nesses versos, h uma contradio aparente, efeito do paradoxo. Aparente porque se pode dizer que o primeiro verso expressa uma afirmao de carter geral no endossada pelo poeta. No segundo verso, temos uma afirmao particular do poeta, para quem o rio de sua aldeia mais belo por estar prximo dele, o que lhe possibilita uma experincia concreta e direta. O Tejo, por sua vez, uma realidade distante dele. TEXTO 2 Ol, guardador de rebanhos, A beira da estrada, Que te diz o vento que passa? Que vento, e que passa, E que j passou antes, E que passar depois. E a ti o que te diz? Muita cousa mais do que isso. Fala-me de muitas outras cousas. De memrias e de saudades E de cousas que nunca foram. Nunca ouviste passar o vento. O vento s fala do vento. O que lhe ouviste foi mentira, E a mentira est em ti. _______________ Esse poema o dcimo de O Guardador de Rebanhos. Nele notase a existncia de um dilogo entre o poeta e um interlocutor, que poderia ser o prprio Fernando Pessoa.

-5-

Nas estrofes pares, temos a fala de Alberto Caeiro. Nela percebemse a ausncia da metafsica e a valorizao da experincia concreta com as coisas, no caso, o vento. Para ele, o vento diz que vento, e que passa e que o vento s fala do vento. Nas estrofes mpares, temos a fala do interlocutor de Alberto Caeiro. marcada pela abstrao e pela metafsica. Para ele, o vento fala de muitas outras cousas, de memrias e de saudades e de cousas que nunca foram, o que para Alberto Caeiro mentira.

TEXTO 3 H metafsica bastante em no pensar em nada. O que penso eu do mundo? Sei l o que penso do mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso. ......................................................................................................................... O mistrio das cousas? Sei l o que mistrio! O nico mistrio haver quem pense no mistrio. Quem est ao sol e fecha os olhos, Comea a no saber o que o sol E a pensar muitas cousas cheias de calor, Mas abre os olhos e v o sol, E j no pode pensar em nada, Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos De todos os filsofos e de todos os poetas. A luz do sol no sabe o que faz E por isso no erra e comum e boa. Metafsica? Que metafsica tm aquelas rvores? A de serem verdes e copadas e de terem ramos E a de dar fruto na sua hora, o que no nos faz pensar, A ns, que no sabemos dar por elas. ......................................................................................................................... No acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele, Sem dvida que viria falar comigo E entraria pela minha porta dentro Dizendo-me: Aqui estou! ......................................................................................................................... Mas se Deus as flores e as rvores E os montes e o sol e o luar, Ento acredito nele,

-6-

Ento acredito nele a toda a hora E a minha vida toda uma orao e uma missa, E uma comunho pelos olhos e pelos ouvidos. ......................................................................................................................... Se ele me aparece como sendo rvores e montes E luar e sol e flores, que ele quer que eu o conhea Como rvores e montes e flores e luar e sol. ......................................................................................................................... __________________ O fragmento transcrito faz parte do poema V de O Guardador de Rebanhos. Nele est bem evidente a antifilosofia de Alberto Caeiro. Ele nega a metafsica, que valoriza o conhecimento abstrato. Para a metafsica, o verdadeiro sentido do significado do mundo iria alm do alcance sensorial, com o que no concorda o poeta. Ao negar a metafsica, Alberto Caeiro vale-se de argumentos embasados no sensorialismo. Nos versos desse excerto, o poeta sobrepe as sensaes visuais ao mistrio das coisas, que o objeto da metafsica. O pantesmo outro aspecto presente no texto, principalmente na definio que o poeta faz de Deus, como podemos ver nos versos abaixo: Mas se Deus as flores e as rvores E os montes e o sol e o luar, Ento acredito nele Ento acredito nele a toda a hora, O pantesmo uma doutrina filosfica, segundo a qual s o mundo real e Deus a soma de todas as coisas e nelas se manifesta. Dessa forma, as flores, as rvores, os montes, o sol e o luar so manifestaes da prpria divindade. Por esse motivo, pode-se falar de uma religio da natureza em Caeiro. Para Alberto Caeiro, Deus no uma entidade abstrata e inacessvel aos sentidos humanos. Como ele adora a natureza, que ele v, sente, ouve e toca, ele v Deus naquilo que existe de concreto, neste caso, a natureza.

You might also like