You are on page 1of 31

Poesia de LCIA XAVIER (escritas entre abril e agosto/2009)

Teu Nome No Mais Direi (Lcia Xavier)

Teu nome no mais direi, Porm, FLOR. Enfeitars de longe o meu caminho E assistirs, indiferente, ao meu destino Sem te importares Se sou feliz ou infeliz sozinha Se desatino Longe de ti, dos teus olhos amados. Longe de ti, do teu perfume E de mim mesma.

Flor (Lcia Xavier)

Tu s flor. Eu, vaso solitrio. Mas quando o ltimo suspiro Encerrar meus dias tristes, Findando esta sina infame De amar sem ser querida, Enfim estars comigo. Enfim juntos, lado a lado, Enfim meu corpo sem vida, Coberto pelo teu nome.

De Flores No Encherei As Tuas Mos (Lcia Xavier)

De flores no encherei as tuas mos Para embriagar de aromas teu olfato E deslumbrar de cores os teus olhos. Flores so belas, mas dias apenas Vivero elas depois de colhidas. No representam o que trago em mim Enraizado e vivo na minhalma. Assim pensando em ti, meu Amado, Te presenteio com buqus de poemas.

Poesia_LciaXavier

Pgina 1 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Oculta Estrela (Lcia Xavier)

Tantos poemas eu j escrevi Sobre tuas idas e vindas e voltas. Em nenhum deles descobri, no entanto, Nossos momentos de intimidade. Oculta estrela tu s no meu cu Pois proibido sonho s para mim. Ento procuro proteger-te e guardo Apenas na memria esses instantes breves Em que eu sou tua e tu finges ser meu.

Meus Olhos Escuros (Lcia Xavier)

Se queres ver uma parte do Universo Que te abraa, vasto, infinito e obscuro, Olha dentro dos meus olhos um segundo, E contempla o negro bero das estrelas... Surpreso ficars ao descobrires que em mim Tambm h cu, dentro dos meus olhos escuros.

Mistrios (Lcia Xavier)

Mistrios guardo sim, fria e esquiva, Mas pouco secretos so e ouso revel-los. Tenho no corao cicatrizes e vivas feridas, Pois prazer muitos sentiram em apunhal-lo. Eu o trago desamparado, colado ao meu seio, com suas lgrimas e sangue a molhar-me o peito, como se filho meu ao colo mantivesse agonizante, e alm de abra-lo e banhando-o em meu pranto, nada mais por ele fazer eu pudesse.

Poesia_LciaXavier

Pgina 2 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Sereias Vivem Nos Teus Olhos (Lcia Xavier)

Descuidada, contemplei a tua face Tuas pupilas, sereias, encantaram-me Qual feitio de Medusa ou de Narciso Mirando-as eu, imobilizaram-me. Por um instante hesitei e temi Precipitar-me, despencar no abismo Do teu olhar atrativo, intensamente claro E perder-me e afogar-me No traioeiro e abissal verde E no poder mais Ou no querer mais Emergir ilesa e inocente Sem sofrimento algum e nenhum dano Por isso o teu rosto no mais fito E ao te falar outras vises procuro, Para fugir do feitio dos teus olhos E manter-me a salvo do perigo De criar para mim mais um engano.

Teus Olhos (Lcia Xavier)

Teus olhos, felizes, so to brilhantes, Que denunciam, sem querer, tua alegria E quem assim os v pode sentir-se Em queda livre, em suspenso no anil, Porque teus olhos, prateadas luas, So dois espaos repletos de um cu sem nuvens Apesar de a tristeza pairar feito uma sombra Sobre a claridade intensa dos teus olhos Luzes inapagveis so e no se turvam E quem os olha, mesmo sem toc-los, Pode sentir sua umidade amena Porque teus olhos molhados so dois lagos Lmpidos e secretos, ocultos sob as grutas.

Poesia_LciaXavier

Pgina 3 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Estranha Saudade (Lcia Xavier)

Aquela sensao que tu tiveste De procurar-me onde eu no estava Saibas tu que eu tambm a sinto E que te busco onde no ests Sinto algo parecido com saudade Uma necessidade de suprir a tua falta Que quase chega a ser ansiedade. Acho que sofro... Quando nos despedimos e tu vais embora Junto contigo levas tambm o sol Enquanto no retornas, tudo cinza Como num dia de chuva torrencial Eu me atormento pela tua ausncia Bem mais do que seria razovel Porque sequer nos conhecemos ainda E por senti-la to forte me amedronto Do grande bem que me faz tua presena Sei que tolice dizer-te tantas coisas E mais tolice minha seria ter coragem De confessar absolutamente tudo Que eu sinto por ti e apenas receber Dvida e distanciamento como tributo.

O Tempo e O Vento (Lcia Xavier) O vento levar tuas palavras para longe, To distante onde no mais as escutarei. E o tempo, capaz de transformar encanto em indiferena, calar a tua voz nos meus ouvidos. O tempo e o vento levaro tuas palavras Para longe de mim, E elas no mais sero minhas. Sero cantadas ou sussurradas Em outros ouvidos, Como, um dia, aos meus ouvidos, Entregaste tuas palavras de carinho.

Poesia_LciaXavier

Pgina 4 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Escreverei (Lcia Xavier) Escreverei at tornar-me rida At minhas mos petrificarem-se E no conseguirem mais Dominar a pena e domar as palavras. Escreverei at arrancar, de vez, Da minha alma, o que ela tem de belo, At secar a maldita fonte da poesia. Pois eu agora quero ser, apenas, Desolao e caos e esquecimento e nada. Escreverei at arrancar, pelas razes, As flores que tu plantaste em mim Com os teus beijos e carinhos doces. At queimar e calcinar o solo E no nascerem mais verdes aqui. Escreverei at matar os pssaros, Faz-los desmaiar em meio ao vo, Destruir os seus ninhos repletos E matar seus filhotes indefesos. Escreverei at envenenar os rios E matar os peixes que ali vivem E tornar a gua em lama ptrida E a lama ptrida em poeira mals. At matar de fome e sede a animlia. Escreverei at dissipar todas as nuvens Para no mais chover dentro de mim. Escreverei meu prprio apocalipse. Escreverei at matar o brilho Dos teus olhos, sis da minha alma, At tornar-me s definitivas trevas. E a, ento, no escreverei mais.

Eu Te Prometo (Lcia Xavier) Eu te prometo ser a tua luz Quando tua volta tudo for escuro E te prometo ser sombra ao teu dispor Quando sobre ti o sol for inclemente Eu te prometo ser o teu descanso, Quando chegares exausto E te prometo ser o teu abrigo, Amparo ante o frio e o calor. E te prometo, enfim, ser alimento Da tua alma, da tua f e do teu corpo. O que eu te prometo, amado Anjo, sem egosmo, sem iluso, sem interesse, a verdade nua e simples, sempre muitas vezes mais bela que a quimera. Poesia_LciaXavier Pgina 5 de 31 1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Agora (Lcia Xavier)

O meu amor era vida Agora morte Um dia foi semente Agora verme Um dia foi meu sonho Agora nada Minha alma Que um dia foi LUZ, Est imersa em trevas Na escurido mergulha Como uma pedra a c a i r n o poo.

Deixar-me Podes (Lcia Xavier)

Deixar-me podes, quando tu quiseres, Porm no ouses tu pedir-me Esquecer o amor que meu A fim de te sentires livres De culpas ou de remorsos. Esquecer-te no prometo. Talvez at um dia sim, Porm no assim to cedo... Se a gua destri as pedras O tempo cobrir, um dia, Com o manto do esquecimento, O amor insepulto no meu corao. Tampouco peas para eu desejar Que tu sejas feliz distante de mim Eu no desejo sejas feliz com outra. Pois sou sincera at no meu sofrer. No vou mentir para fazer-te graa.

Poesia_LciaXavier

Pgina 6 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Desejo (Lcia Xavier)

No ao teu corpo que aspiro Nos meus sonhos rotineiros Nem por prazer carnal Que eu te desejo inteiro. tua alma que eu busco Luz to intensa que s vezes toco Chama fugaz que em ti espreito Dentre tudo mais quanto eu enfoco. De ti apenas extremos conheo, Tuas duas faces: desejo e medo. E adoro o que h em ti de secreto, Longe dos alheios olhos curiosos: Teus mais ocultos e belos sentimentos.

Teu Nome Flor (Lcia Xavier)

Teu nome flor Beleza coberta de espinhos Ferindo-me as mos amorosas Que buscam te fazer carinhos. Teu nome flor Ptalas macias so teus lbios, Porm insistem em machucar-me Com o veneno das palavras amargas Teu nome flor Mas pertences a outro jardim Flor, cuja formosura e posse, No so destinadas a mim. Teu nome flor De inestimvel preo, Enquanto o meu, sofredor, apenas solido.

Poesia_LciaXavier

Pgina 7 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Sol e Lua (Lcia Xavier) Ele o sol Com seus cabelos louros E olhos de mar verde prateado Ele ilumina e aquece os meus dias Ele o sol que brilha no meu cu Nasce todas as manhs nos meus olhos E dorme as noites no meu corao Eu sou a lua Com meus cabelos negros Escuros olhos e escura tez sua vista estou algumas noites Durante algumas mais e em outras menos Noutras, ainda, ele sequer me v. Mas o meu rosto se ilumina quando o vejo E esse brilho o reflexo dele. Por ele aguardo ansiosa pelo passar do dia E dedico-lhe com amor minha noturna luz

Do Meu Amor (Lcia Xavier)

Amado Anjo surgido no meu destino, Que o meu amor no seja jamais Um peso para voc carregar na conscincia Nem um fardo para voc carregar sobre as costas Que o meu amor no seja jamais um imposto Ou tributo pago com o seu sofrimento Que o meu amor no seja nunca Um espinho a incomodar os seus passos Nem uma corrente a impedir sua partida Que o meu amor no seja uma priso Nem uma tempestade que o atormente Nem um deserto que o desampare Nem um ferro que o aguilhoe. Que o amor por voc to sincero Capaz mesmo at de sublimar-se E deixar de exigir sua presena, Em esta sendo sua definitiva vontade, E aceitar, sofrendo, a sua ausncia.

Poesia_LciaXavier

Pgina 8 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

De Volta ao Incio de Ns Dois (Lcia Xavier) Esvaziarei o mar contido em mim Acalmarei meu cu e minha carne E tudo que em mim se agita e arde da tua presena tua ausncia, de tudo o que eu sinto por ti. Expulsarei de mim meu corao Banirei dos meus olhos tua imagem Esquecerei o que j aconteceu. Com a mente vazia e o corpo manso Retornarei junto a ti mais uma vez Agora mais estranha e mais distante Para encontrar-te de novo no incio Dos sentimentos que ainda nascero Compartilhando contigo, iguais em tudo, Do medo ao desejo de viver No mais andarei tua frente Ficarei contigo ombro a ombro Em corpo, em alma, em pensamento E poderemos nos ver face a face e tocarmos de perto nossos rostos e beijarmos a vida um do outro quando um dia eu for a tua amada e tu novamente fores amado meu Porm que no mais eu te conquiste mas que eu seja por ti reconquistada para que tambm saibas, como eu, toda dvida, toda dor que despertada pela incerteza de possuir o amor teu.

Meu Porto (Lcia Xavier) Quando meu corpo um barco Aportado entre os teus braos Nem tempestades a cortar o cu Nem fortes ondas a quebrar no cais Nada me afeta, no me importo. Quanto mais bravo o mar E ameaador o vento Mais sinto calma Amparada e protegida estou Em segurana abrigada Na macia firmeza do teu porto.

Poesia_LciaXavier

Pgina 9 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Antes de Ti (Lcia Xavier) Antes de ti estive em pesadelos Antes de ti em lgrimas banhei-me Antes de ti tantas vezes fui ferida Que ao chegar a ti, assim to magoada, Muito defensiva fui, desconfiada, De que todo o mal por mim sofrido Quisesses tu tambm fazer-me Perdoe-me a sensibilidade aguada E perdoe-me se duvidei, s vezes, Do teu cuidado em viver no meu sonho Do teu carinho para mim to caro Do teu amor, meu precioso Anjo.

Rabiscos (Lcia Xavier) H alguns dias eu estou assim Nada consigo escrever, desamparada. Escrevo, rabisco, risco e rasgo! Tudo que cai no papel me desagrada. Meio caderno tenho de escritos Repleto de versos soltos ao acaso No fim do dia a todos revisito Tentando unir as partes acabadas. Mas no se encaixam e fracasso de novo Como tem sido intil tanto esforo Recusam-se a nascer e viver esses poemas E a pousar no papel que permanece branco Ou coberto de retas e curvas obscenas. Abandonou-me a Musa. Ser castigo Pelo amor (vou censurar essa palavra) Que fluiu no azul da minha pena?

Poesia_LciaXavier

Pgina 10 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Amar Sem Sentimento (Lcia Xavier)

Amar sem entregar o corao Amar sem desejar estar presente Amar e contentar-se com o nada Amar e esperar que te decidas. Amar e desejar-me livre, eu no o sendo. Amar sem sentimento?! Por favor! No h coerncia nisso, eu no entendo! Percam-se os meus sentidos, Estarei morta. Mortos meus sentimentos, Serei pedra. Em uma pedra morta existe amor?

Teus Olhos II Lcia Xavier

O brilho dos teus olhos me envolve como a gua morna do rio o calor dessa luz me acolhe e afasta da minhalma o frio Meus olhos so cisnes negros Nadando nos olhos teus Verdes lagos de amor cheios do orvalho cado do cu. Teus olhos so duas luzes, Faris na encosta da praia, procuro-os noite bem mais que s raras estrelas cadentes. Teus olhos so dois presentes, Bnos do Amor Divino, Pequenas jias brilhantes Que Deus ps no meu caminho.

Poesia_LciaXavier

Pgina 11 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Que Fars Tu Se Souberes J Possures Minha Alma? (Lcia Xavier) Que fars se descobrires Que freqentas os meus sonhos E alimentas meus desejos E por mais que tu te afastes Levas meu querer contigo Que teus lbios so o ninho Onde os meus buscam morada Que o repouso que eu busco deitar-me no teu peito E com teus braos cobrir-me Que o brilho dos teus olhos Duas gemas preciosas guia para os meus passos Que tua voz doce me acalma e tua voz grave me abrasa? Fars de mim tua jia ou tornar-me-s tua escrava? Que fars tu se souberes J possures minha alma?

O Melhor de Ti (Lcia Xavier)

O melhor de ti a felicidade Que tu demonstras quando ests comigo O melhor de ti o teu sorriso Para mim aberto, franco e tmido O melhor de ti o teu carinho Amvel, prazeroso e delicado O melhor de ti o teu olhar Iluminado a envolver-me em luz O melhor de ti a poesia De teus gestos, palavras e silncio Mas no quero receber, embora goste, Apenas o melhor de ti. Seria injusto. Quem ama a rosa, aceita os seus espinhos Quero completamente o bom e o mau de ti. Sem o pior de ti, comigo s s metade Quero tambm sofrer tua tristeza, Viver de tua dor ao desespero Se me privares de partilhar disso Estars comigo dividido em partes Por me negares tua plenitude.

Poesia_LciaXavier

Pgina 12 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Petrolndia, Minha Me (Canto do Filho Ausente) Lcia Xavier * Ao meu falecido pai, Teodorico, em homenagem ao Centenrio de Petrolndia comemorado em 01/07/2009 Petrolndia, amada ninfa, Filha do rio So Francisco. No colo de teu pai assentada, Rejuvenescida e adornada, Luminosa noite mira-se No espelho dgua do lago. Ao redor de ti, teus filhos, Do mais velho ao mais novo... Mas choras os que partiram Lamentas a sua ausncia, Como tambm se lamentam Teus filhos que no voltaram. Petrolndia, minha amada ndia, branca, negra me! Mestia s, desde o bero. Mestia tambm tua herdade. Alimentei-me em teu seio No teu maternal regao Mas dele fui desterrada. Tenho f, porm, de um dia Levar-te a saudade que trago E entreg-la em teus braos. Receba-me de volta, minha me! No quererei mais partir Que o pior desalento do homem Gerado sob o teu cu no descansar post mortem No solo em que ele nasceu.

Nota:
Teodorico de Oliveira Feitosa, nascido em Petrolndia em 01/07/1940 e falecido em Recife, em 18/07/1992.

Poesia_LciaXavier

Pgina 13 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Teu Primeiro Adeus (Lcia Xavier)

No meu rosto o alegre riso lentamente se desfez quando de mim tu levaste a viso dos lbios teus Do meu negro olhar o brilho apagou-se de repente Pois me privaste sem pena dos teus olhos cintilantes O frescor da minha pele se foi de mim em teus dedos E eu envelheci mil dias numa noite sem teu zelo Os meus olhos mergulharam no verde dos olhos teus e em brilho se banharam brilho de lgrimas de gozo brilho de lgrimas de adeus

Teu Amor Distante (Lcia Xavier)

Teu olhar, h muito no o vejo E tua voz, selada por teus lbios, Mais distante se torna a cada dia Separada de mim por tantos muros. Finjo que no sei da tua fuga Engano-me que ainda voltars S a saudade de ti ficou comigo Agora em minha sombra transformada A sussurrar teu nome em meu ouvido E a dizer-me que no retornars.

Poesia_LciaXavier

Pgina 14 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Mentiras (Lcia Xavier)

Cado o ltimo vu Que ocultava a tua alma, Enxerguei claramente As vis mentiras Que antes te vestiam. Jogadas aos teus ps, Como serpentes De olhos verdes, Tentando ferir-me Os ps como feriste, Apenas por capricho, O melhor de mim. Tua Essncia em Mim Lcia Xavier

Se em mim houver algum lugar Onde tu ainda no estejas, Dos meus cabelos que acaricias At os meus ps que os teus ps seguem De minha mo direita que te adora minha mo esquerda que te ama Ento esse lugar no meu No faz parte de mim nem sou eu. No minha essa parte. Pois o ar que eu expiro, Das minhas lgrimas saliva At minha medula e meu sangue Todos tm a tua essncia impressa. Se ainda houver em mim, Dos pensamentos mais fugazes Aos abismos esquecidos de minhalma, Um s recanto onde tu no te vejas, Ento no minha a alma que me habita No meu o pensamento que em mim arde Nem meu este corao - todo teu Pois eu sou completamente um espelho A refletir dentro e fora de mim a tua imagem

Poesia_LciaXavier

Pgina 15 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Minha Outra Alma Lcia Xavier

Assusto-me diante do escrevo Eu no era assim, no escrevia assim, To bem que s vezes desconheo E refuto essas palavras como minhas Embora o pensamento seja meu No, eu no era assim to inspirada! Talvez parte de mim seja liberta agora Ou, quem sabe, simplesmente, O esprito de um poeta encontra-se em mim... Hiptese, porm, mais prxima da verdade eu ter achado a minha outra metade, A minha alma fora do meu corpo, Pois aos pares fomos criados, dizem, E essa outra alma que me torna Outra pessoa estranha aos meus prprios olhos Eu encontrei em ti e no em outro. Assim Que Tu Me Queres Lcia Xavier Entendo perfeitamente o que me dizes Nas entrelinhas do pouco que tu falas. Roupa dependurada no cabide, A mais bonita e domingueira pea, Livro esquecido sobre a estante, Bela histria de final sempre adiado, Trofu guardado e exposto ao mesmo tempo. assim que tu me queres... Preferiria ser a escova de dentes Discreta e simples, porm necessria, Beijando-te de manh e no final do dia A ser um precioso bem, dentre os que tens, Dos quais nem sempre precisas nem te lembras Cobrindo-se de poeira tua espera. Eu sei que assim que tu me queres.

Poesia_LciaXavier

Pgina 16 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Tua Espera (Lcia Xavier) No percurso dirio do meu sol Longe de ti, de tua imagem, sem te ver Busco l fora as marcas dos teus passos Tua presena est aonde eu vou As horas passam e eu vivo com elas Horas mais longas que as horas so Da minha janela observo o caminho Espero que tu passes, mas no passas Movimentada a rua, parece deserta E o clima quente para mim frio Separada dos teus abraos, como estou Tudo que cheio se assemelha ao vazio Tudo que tudo o mesmo que nada Porque tudo em mim, por ti, s amor. Depois de Ti Lcia Xavier

Depois de ti meus olhos secaram Tristemente Caram das rbitas e plantaram-se no cho Enterraram-se para no ver o vazio Que deixaste atrs de ti e a solido Depois de ti desfez-se o meu sorriso Para sempre Abandonou meus lbios a alegria Por receber em troca dos meus beijos Promessas que jamais sero cumpridas Depois de ti as minhas mos sangraram Sangue quente At sentir meu corpo frio de desgosto Mortos os meus carinhos, o meu afeto Diante da indiferena do teu rosto Depois de ti meu corao calou-se De repente Sozinho, a olhar-se para si e nada ver Alm de flores murchas, folhas secas Na cova do amor morto antes de nascer Depois de ti Calaram-se os meus olhos Desfizeram-se as minhas mos Sangrou o meu sorriso Secou meu corao

Poesia_LciaXavier

Pgina 17 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Sem Volta Lcia Xavier

Na minha boca as palavras De amor sero caladas Nos meus lbios o teu beijo Ser esquecido, apagado O sabor da tua lngua Lembrana ser tornado Carcias das tuas mos To distantes do meu corpo Desmanchar-se-o aos poucos Teus olhos perdero o brilho Meu olhar, o horizonte Quando fechares a porta Quanto tu fores embora Levando contigo meu porto Deixando comigo teu norte Levando contigo a estrada Que no te trar de volta Aos braos de tua amada.

Dentro de Mim Lcia Xavier

Dentro de mim, sem aceitar, eu sei Que desejar mover cus e terras E transportar montanhas por ti, Como eu tentei fazer, intil Se tua prpria mo no se move Para afastar sequer uma folha Que seja cada sobre o caminho To curto que nos separa Pela distncia de um passo.

Poesia_LciaXavier

Pgina 18 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Distanciamento Lcia Xavier

No acordou em teus olhos Esta manh o desejo Que, ontem, deitou-se contigo Ao despedir-se de mim. Afogou-se ele na repentina chuva Que caiu noite Ou ter perecido na madrugada fria? Por que teus olhos, hoje, fogem dos meus? Por que teus passos se afastam de mim? Minha presena ora inoportuna em tua vida, Outra vez a mesma que j era? Despea-me, mas no me mate aos poucos, Com cada vez mais longa e dolorosa espera.

R.I.P. (Lcia Xavier)

Quero ficar em paz Morta e deserta Esttica a olhar minha frente e nada ver, alm do que passou Esquecer a tua voz e teu encanto Esquecer os teus olhos e os meus sonhos Esquecer o que eu no fui e no serei Esquecer de onde eu nunca estive Esquecer que no perdi, pois nunca tive. Eu quero o silncio dos cadveres Para esquecer, talvez, o que vivi: O sofrer que me trouxe at aqui. Nota: R.I.P. significa rest in peace (descanse em paz em Ingls), inscrio usada sobre lpides tumulares.

Poesia_LciaXavier

Pgina 19 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Decidi Matar O Amor Dentro de Mim Lcia Xavier

Decidi matar o amor dentro de mim Este filho alimentado apenas no meu seio Distante do sustento de teu zelo. Ento abri a porta e segui teus passos At o jardim onde plantavas tuas poesias E prestavas culto beleza e fantasia Em redor do altar da venerada deusa, Digna de ser amada, coberta de carinho, Musa inspiradora a abrasar teu corpo E o teu corao nas tuas noites glidas, Mulher adorada e desejada, ignorada a distncia, Fonte de alegria nas tuas tardes tristes e vazias, Motivo primeiro do cantar dos pssaros E do florescer das flores que tu vias Ao amanhecer de cada um de teus dias Quando tua volta tudo era sem graa Ento, olhei dentro de mim e percebi Que o canteiro outrora lindo e florido, Onde o meu filho brincava, estava morto... Ento tomei nas mos meu inocente filho, Que nasceu de mim sem ter pedido a vida, E sufoquei-o com a dor que eu sentia E senti todas as suas dores de agonia Uma parte de mim gritando-lhe: morra! Outra parte de mim suplicando-lhe: viva! E sofri com ele at seu ltimo suspiro... Tudo o que era vida em mim tornou-se p e mofo. O meu jardim, outrora belo embora oculto, Tornou-se cemitrio onde enterrei meus sonhos Sobre o tmulo do meu ltimo amor Ento, secou a fonte das minhas lgrimas Partiu-se o vaso que as guardava em mim E evaporou-se totalmente o lquido... Das lgrimas restou somente o sal, Uma pedra de sal cravada no meu peito.

Poesia_LciaXavier

Pgina 20 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Inspirao (Lcia Xavier)

Voc tem dvidas sobre como me inspira. Tentarei explicar isto a voc. Minha alma um recipiente cheio de gua Que se mantm calma e parada Enquanto voc est longe. Mas quando voc vem e eu o sinto Sua vibrao, sua presena me perturbam... E essa gua, que at se mantinha clida, Torna-se ento repentinamente quente. Da ebulio provocada em minha alma Por voc, nasce essa espcie de vapor Que a poesia!

Asas (Lcia Xavier)

s minhas palavras Eu concedi asas Para voarem e irem ter contigo Onde no poderia eu mesma ir. E elas foram E no voltaram mais...

Flor dos Teus Olhos dgua (Lcia Xavier)

flor dos teus olhos dgua Flutuam teus pensamentos Espelhos no so, porm lagos Cristalinos, cintilantes sob o sol, sombra amena dos clios. flor dos teus olhos dgua, Meus pensamentos detm-se, Contemplando, embevecidos, A beleza irradiada de tualma, chave da vida, ardente chama, protegida em ti na dourada concha, no mais profundo e secreto recanto. Os pensamentos de tua alma, ento, Na superfcie dos teus olhos so Raios fugidios, refletidos dessa jia Oculta, espargindo-se e revelando-se, flor dos teus olhos dgua. Poesia_LciaXavier Pgina 21 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Prece por Ti (Lcia Xavier)

Descansem os teus sonhos puros sobre o travesseiro Azul da cor do cu claro de outubro E os teus cabelos louros, derramados Sobre a fronha, sero raios Faiscantes do sol a iluminar o mundo. Se, alm de mim, algum vier um dia A amar-te tanto quanto eu te amo E vir em teus olhos os oceanos que eu vejo, Possa ser abenoada com teu carinho imenso E, diferente de mim, seja amada por ti, Como eu mesma no fui digna de s-lo.

Eu Queria... (Lcia Xavier)

Eu queria te amar, mas no te amo. Eu queria que voc tivesse se apaixonado Por outra pessoa e no por mim. Outra pessoa que no se importasse Em te enganar, em te iludir, De um jeito que voc no merece; Outra pessoa que no se importasse Em brincar com os seus sentimentos E alimentar suas expectativas, Em usar voc como outras pessoas usaram, Em no amar voc como outras pessoas no amaram. Mas... para quem estou mentindo? Eu no queria te amar e no te amo! Eu s queria ter coragem de ficar contigo, Sem me importar com o seu amor por mim, Esse amor to incmodo quanto seu passado. Eu s queria ser outra pessoa, Igual s outras que voc amou. Mas no existe qumica entre ns!

Poesia_LciaXavier

Pgina 22 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Meu Silncio (Lcia Xavier)

Tua ausncia enche-me de silncio. Todas as palavras se calam em mim Quanto tu vais embora e me deixas s. Perdem o sentido, a vontade de existir. Desencantadas, elas se escondem. Contigo as levas ou parecem dormir. Mas quando tu voltas E apertando-me, beijas-me, E mordes sem piedade O meu pescoo nu, Cada beijo teu vem a me devolver As palavras minhas que levastes antes, Depositado-as, outra vez, em minha alma, Vaso da preciosa flor que a tua. Ou, talvez, teus dentes mergulhados Em minha carne, dor causada, Despertem as palavras esquecidas, Deitadas no leito do meu pensamento. E assim, contentes por te ver de novo, Brincam, felizes, de fazer poemas.

Permita-me (Lcia Xavier)

Permita-me amar-te sem receio Para revelar o melhor que possuo: O dom de transformar meus sentimentos Em poesias aladas, beija-flores, Aninhados carinhosamente no meu peito, A nutrir-se do nctar dos teus beijos. Costumeiros visitantes do jardim Onde colhem tua doce imagem e o teu cheiro E os eternizam, guardando-os em mim.

Poesia_LciaXavier

Pgina 23 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Reencontros (Lcia Xavier)

Eu no entendo o seu comportamento. Voc diz adeus, diz que no me quer, Faz tudo para eu sentir dio de voc... Depois, liga para mim, s para dizer Que sabe ser imperdovel o que fez E que no espera mesmo o meu perdo. Depois, quando nos encontramos sem motivo, Abre um sorriso enorme de felicidade, Como se ignorasse o meu sofrimento, E me olha de um jeito que contradiz tudo Que voc me disse quando me abandonou. como se me visse pela primeira vez. Os seus adeuses parecem no vir do seu corao.

O Que Eu Sinto Lcia Xavier

O que eu sinto por ti um amor to grande, Que ao nos cruzamos na rua, por acaso, A minha alma te estende os braos E quer te alcanar, enquanto eu me afasto. O que eu sinto por ti um amor to grande Que ao prprio sol eu no desejo tanto, Quanto de ti desejo os teus beijos quentes, Quanto de ti sinto a presena em todo canto. O que eu sinto por ti um amor to grande, Delicado e, ao mesmo tempo, forte e vigoroso, Que supre tua ausncia quando tu me deixas Para sempre, at tu voltares de novo...

Poesia_LciaXavier

Pgina 24 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

O Vento - Lcia Xavier

Voc vem e toca a minha alma Assim como o vento toca tudo ao seu alcance s vezes, vem to mansamente, Que at parece no estar aqui Silencioso e imvel. E s vezes brisa mansa e amena Acariciando meus cabelos e pele, Com a voz calma e as mos macias. Outras vezes, ainda, vem mais forte E, agitado, me envolve e perturba, Pondo em desalinho meus cabelos soltos, Cortinas, lenis e as minhas vestes. Porm, tambm h vezes em que tempestade Entre troves e raios me assola Querendo arrancar de mim meus sentimentos Pelas razes, como se fossem rvores E faz transbordar o meu pranto E me deixa desolada, inundada de lgrimas. Mas, assim como o vento, Voc tambm se acalma E a bonana se faz novamente.

O Espinho da Flor - Lcia Xavier

Em parte o seu cime me aborrece Em parte o seu cime me envaidece Em parte o seu cime ironia Em parte o seu cime cuidado Em parte o seu cime me exaspera Em parte o seu cime me consola Em parte o seu cime medo de perder Em parte o seu cime vontade de ir embora. Em parte me ofende por eu no dar motivos De existir um cime to tolo e infundado Se a minha vida um altar para ador-lo. Mas eu compreendo voc. No mais reclamo. Porque o seu cime apenas isso: Uma parte muito pequena de voc. Apenas um espinho que faz parte Da grandiosa e formosa flor que eu amo.

Poesia_LciaXavier

Pgina 25 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Bom Dia, Meu Sol (Lcia Xavier)

Como alegra o meu dia falar com voc e receber o seu sorriso! Do sol, que por hbito e costume est sempre l, no sinto tanta falta nem recebo tanta alegria quanto sinto e recebo ao ver o seu sorriso lindo nascendo e existindo para mim. como ver outra vez a aurora do mesmo dia que j nasceu porque o dia nasce outra vez ao ver voc sorrir, como se o seu sorriso fosse uma estrela nova a brilhar no cu.

O Nome da Rosa (Lcia Xavier)

Voc a rosa que eu admiro de longe a rosa mais bonita que nasceu no jardim do meu vizinho A rosa que eu desejo muito mas no tenho coragem de roubar. Essa rosa no minha Essa rosa do meu sonho Mas se essa rosa tivesse um nome O nome dessa rosa seria o seu.

As Flores Falam Por Mim (Lcia Xavier)

Todas as flores se abrem dentro de mim quando voc sorri. Todas as flores abertas falam por mim e eu fico em silncio... escutando cada uma delas sussurrar: eu amo voc... eu amo... eu amo... eu amo... mas tantas so e ao mesmo tempo falam, que os murmrios se tornam um coro, e to alto o som que me invade e se eleva, que foge pela minha garganta, e eu no posso impedir-me de dizer: eu amo voc! eu amo! eu amo! eu amo!

Poesia_LciaXavier

Pgina 26 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Para Que Sonhar Contigo? (Lcia Xavier) Para que sonhar contigo Se ao despertar esqueo Tudo aquilo com que eu sonhei? Mas, ao acordar, meus pensamentos Todos te procuram e desejo teu beijo, E minhas mos te buscam ao meu lado Sem te encontrar... Para que sonhar contigo Se ao longo do meu dia Em plena conscincia do que fao Eu s penso em ti e te desejo?

Paixo e Lgrimas (Lcia Xavier) Tudo de mim esvai-se lentamente, Consome-se na paixo que me inspiras. Acesa chama a consumir-me a vida E transformar a carne que me veste, Ante a tua frieza, em lgrimas sentidas.

Dos Meus Sonhos (Lcia Xavier) Perguntas pelos meus sonhos E eu te respondo: no tenho! Eu os trouxe comigo algum dia, Porm, creio, se perderam Nalgum dos lugares que estive, Nalguma das curvas da estrada. Se minha frente no seguiam, Como convm a um ideal, Viviam somente aqui dentro Do meu ser to inconstante, E de tanto me mudar de mim mesma, De tanto me perder de mim, De tanto trocar minha pele E renascer das minhas cinzas, Em lugar ignorado para sempre os esqueci.

Poesia_LciaXavier

Pgina 27 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Amor de Lua (Lcia Xavier) O amor que a lua trouxe A lua pode levar qualquer noite. Mas ele no deveria partir Em noite de lua cheia Porque lgrimas teimosas Percorrem o nosso rosto Em fios de luz delicados E no podem ser ocultadas De ningum ao nosso lado.

Lgrimas e Espinhos (Lcia Xavier)

Tenho uma rosa entre minhas mos De aveludadas ptalas macias, Esmaecidas rosadas qual tua pele. Sobre esta rosa, gotas de orvalho Brilham, cintilam luz do sol Igual tuas lgrimas a fugir dos olhos... Tenho uma rosa entre minhas mos E o seu perfume, suave essncia, o sutil aroma dos teus cabelos. Sob esta rosa, espinhos em flor Machucam, sem querer, meus frgeis dedos Igual tuas palavras me ferem, meu Amor!

R.I.P. II (Quero Ficar Em Paz) - Lcia Xavier Quero ficar em paz Morta e deserta Fugir da luz dos olhos teus E do som da tua voz Quero ficar em paz Silente e quieta Distante do teu silncio E dos teus medos Quero ficar em paz Longe dos meus sentidos Completamente ausente Esquecida da tua dor que me persegue Esquecida do meu amor que no te basta.

Poesia_LciaXavier

Pgina 28 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Meu Gato (Lcia Xavier) A Amor, meu gato Deitada na cama, enquanto escrevo, Observo o gato, deitado ao meu lado, Muito confortvel sobre o travesseiro. Todo o seu corpo dorme; menos o rabo. Os olhinhos azuis, ele mantm fechados. Sua respirao breve, enquanto sonha, E o pelo curto branco e bege cintilante, Que mal o veste, nuvem sobre a fronha. Braos e pernas, alonga durante o sono: De vez em vez desperta e se estica todo... Abre os olhos, levanta... deita, fecha os olhos. Muda de posio e vai dormir de novo!

Jardim (Lcia Xavier) To florido jardim amanheceu mais triste. Todas as flores nele se renovam: Brotam, suspiram, fenecem e caem. Mas em essncia, cada uma a mesma. Flores vermelhas, brancas, amarelas, Roxas, lilases, rosas e azuis, Cremes, champanhes, verdes e carmins... Do arco-ris, todos os matizes. Porm no veio o beija-flor amado, Nem a abelha assdua, zelosa e feliz, Nem a fiel borboleta delicada e frgil. Visitas assim j no viro mais. Apenas gafanhotos e formigas Vorazes procuram o jardim Farto de multicores vidas. Levam sua seiva e nada deixam. Maldito beija-flor, cruel abelha, Ingrata borboleta, onde estais?

Poesia_LciaXavier

Pgina 29 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Assim Te Vejo Lcia Xavier

Eu sinto que tu quase me amas Porque me vs mais bela do que sou. Aos olhos de quem ama, o ser amado sempre de beleza bem dotado Seja ele, para os outros, belo ou no Porque o amor desobedece s leis da Fsica E enxerga o outro com o corao. Nesse olhar no cabe o juzo da razo Ento v-se por fora o que est no ntimo: a tal, to comentada, beleza interior E encontra tesouros que ningum mais v Ocultos, talvez perdidos, dentro do amado ser E v-se no cerne do outro o que talvez nem haja, Mas tem esperana que poder haver, Mais do que carinho, o verdadeiro amor.

Poesia_LciaXavier

Pgina 30 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

DECLARAO

Declaro para os fins que se fizerem necessrios que todos os poemas aqui contidos so de minha autoria. Petrolndia (PE), 01 de setembro de 2009

Maria Lcia Xavier Feitosa Maciel RG 8.404.746-SSP-PE

AUTORIZAO Autorizo a Prefeitura Municipal de Petrolndia a reproduzir os poemas constantes deste documento, desde que preservada a integridade do contedo de cada um dos poemas e obrigatoriamente citada a sua autoria.

Petrolndia (PE), 01 de setembro de 2009

Maria Lcia Xavier Feitosa Maciel RG 8.404.746-SSP-PE

CESSO DE DIREITOS

Declaro para os fins que se fizerem necessrios que os direitos autorais dos poemas inseridos neste documento passam a pertencer SOCIEDADE DE POETAS DE PETROLNDIA, expressamente autorizada a divulg-los sem restries, inclusive para fins comerciais, desde que preservada a integridade do contedo de cada um dos poemas e obrigatoriamente citada a sua autoria.

Petrolndia (PE), 01 de setembro de 2009

Maria Lcia Xavier Feitosa Maciel RG 8.404.746-SSP-PE

Poesia_LciaXavier

Pgina 31 de 31

1/9/2009

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

You might also like