You are on page 1of 5

Lio 4- Andr, o apstolo comprometido Texto Bblico: Joo 1.

35-42

A caracterstica marcante em Andr o seu nome: no hebraico como se imagina, mas grego. Portanto, era descendente de uma famlia com grande abertura cultural. Ele vivia na Galileia, onde a lngua e cultura gregas eram muito presentes. E na lista dos doze, Andr ocupa o segundo lugar, tanto em Mateus 10.1-4, como em Lucas 6.13-16 e o quarto lugar em Marcos 3.13-18 e em Atos 1.13,14. Ao que parece ele desfrutava de grande prestgio nas primeiras comunidades crists.

ANDR, UM DISCPULO ATENTO O lao de sangue entre Pedro e Andr, assim como o chamado comum que Jesus lhes faz, sobressai explicitamente nos evangelhos, onde se l: Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu os dois irmos: Simo, chamado Pedro, e Andr, seu irmo, que lanavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes: Vinde comigo e eu farei de vs pescadores de homens (Mt 4.18,19; Mc 1.16,17). Somos informados que Andr era discpulo de Joo Batista; e isso nos mostra que era um homem que procurava, que compartilhava a esperana de Israel, que queria conhecer mais de perto a Palavra do Senhor. Era verdadeiramente um homem de f e de esperana. Certo dia, ouviu Joo Batista proclamar Jesus como Cordeiro de Deus (Jo 1.36) e decidiu segui-lo. Joo ainda acrescenta: Viu onde Jesus morava e permaneceu com ele naquele dia. (Jo 1.37-39). Andr viveu expressivos momentos com o Senhor, experimentando da intimidade do lar de Jesus. E Joo ainda acrescenta: Andr, o irmo de Simo Pedro, era um dos dois que ouviram Joo e seguiram a Jesus. Encontrou primeiro o seu irmo Simo e disse: Encontramos o Messias (que quer dizer o Cristo) e o levou at Jesus (Jo 1.40-43). Andr foi o primeiro dos apstolos chamados para seguir a Jesus.

ANDR, UM DISCPULO ATIVO

No relato dos evangelhos, o nome de Andr ocorre em outras trs ocasies. A primeira ocasio foi na multiplicao dos pes na Galileia. Naquele momento, foi Andr quem apontou a Jesus a presena de um jovem que tinha cinco pes de cevada e dois peixes. E fez uma observao: Mas o que isso para tanta gente? (Jo 6.8,9). Observemos neste ato de realismo de Andr: ele viu o jovem, viu tambm as pessoas, mas no viu Jesus. No entanto, Jesus soube tornar a pequena oferta em grande milagre. A segunda ocasio foi em Jerusalm. Saindo da cidade, um discpulo fez notar o espetculo dos slidos muros que sustentavam o Templo. A resposta do Mestre foi surpreendente: Disse que no ficaria em p uma pedra sequer daqueles muros. Ento Andr, juntamente com Pedro, Tiago e Joo, lhe pergunta: Dizei-nos quando tudo isto ir acontecer, e qual o sinal de que tudo est para acabar? (Mc 13.1-4). Logo a seguir, Jesus pronunciou um discurso sobre a destruio do Templo de Jerusalm e sobre o fim dos tempos, convidando os discpulos a ver com ateno os sinais, e permanecer vigilantes. Na terceira ocasio, vemos Andr novamente em Jerusalm, pouco antes da paixo. Joo narra que tinham vindo cidade santa alguns gregos, proslitos (convertidos ao judasmo) para adorar a Deus, na festa da Pscoa. Andr e Filipe, os dois apstolos com nomes gregos, atuam como intrpretes e mediadores entre esse pequeno grupo de gregos e Jesus. Ento Jesus diz aos dois apstolos e, por intermdio deles, ao mundo grego: Chegou a hora na qual o Filho do Homem ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo que se o gro de trigo, lanado terra, no morrer ficar s; mas, se morrer, dar muito fruto (Jo 12.20-24).

ANDR, UM DISCPULO SENSVEL No episdio do encontro de Jesus com os gregos, Andr foi uma figura fundamental daquele encontro porque era sensvel s palavras de Jesus. Naquele contexto, Jesus pde usar a metfora do trigo e a morte do gro. Jesus estava dizendo que aquele encontro entre Ele e os gregos no era um simples momento para uma conversa, mas algo que teria valor eterno. Comparando-se a uma semente lanada na terra e que morreria, chegaria a hora da sua glorificao. Da sua morte na cruz viria a grande fecundidade, isto , o gro de trigo morto, smbolo de sua crucificao, tornando-se, na ressurreio, po da vida para o mundo e luz para os povos e para as culturas.

O encontro com a alma grega, com o mundo grego, seria realizado em profundidade, assim como o gro de trigo atrai para si as foras da terra e do cu e se torna po. Em outras palavras, Jesus profetiza a Igreja dos gregos, dos gentios, a Igreja no mundo como fruto de Sua Pscoa.

ANDR, UM DISCPULO ANUNCIADOR Telogos do primeiro sculo relatam que foi Andr quem transmitiu aos gregos o evangelho de Jesus. Ele foi o apstolo dos gregos nos anos que sucederam o Pentecostes; ele foi anunciador e intrprete de Jesus no mundo grego. Pedro, seu irmo, de Jerusalm, passando por Antioquia, chegou a Roma para ali exercer a sua misso; Andr, ao contrrio, foi o apstolo do mundo grego. Assim, eles so vistos, na vida e na morte, como verdadeiros irmos, uma fraternidade que se exprime no relacionamento intenso de Jesus Cristo com sua igreja.

ANDR, UM DISCPULO SOFREDOR PELA CAUSA DE JESUS A tradio crist narra que Andr sofreu o suplcio da crucificao. Naquele momento supremo, a exemplo de seu irmo Pedro, pediu para ser posto numa cruz diferente da de Jesus. Em seu caso, tratava-se de uma cruz decussada, isto , cruzada transversalmente inclinada, que, por isso, recebeu o nome de Cruz de Santo Andr. Uma antiga narrao, intitulada Paixo de Andr, datada do incio do sculo VI, relata uma das ltimas palavras do apstolo, diante do desafio da cruz:
"Salve, Cruz, inaugurada por meio do corpo de Cristo e que se tornou adorno dos seus membros, como se fossem prolas preciosas. Antes que o Senhor fosse elevado sobre ti, tu incutias um temor terreno. Agora, ao contrrio, dotada de um amor celeste, s recebida como um dom. Os crentes sabem, a teu respeito, quanta alegria possuis, quantos dons tens preparados. Portanto, certo e cheio de alegria venho a ti, para que tambm tu me recebas exultante como discpulo daquele que em ti foi suspenso... Cruz bemaventurada, que recebestes a majestade e a beleza dos membros do Senhor!... Toma-me e leva-me para longe dos homens e entrega-me

ao meu Mestre, para que por teu intermdio me receba quem por ti me redimiu. Salve, Cruz; sim, salve verdadeiramente!"
1

ANDR, UM DISCPULO IMITADOR DE CRISTO Andr viu na cruz no apenas um instrumento de tortura, mas, ao contrrio, o meio incomparvel de uma plena identificao com Redentor, ao gro de trigo que caiu na terra. Precisamos aprender com ele a lio de que cada um deve tomar a sua cruz. Na cruz de Cristo os nossos sofrimentos so enobrecidos e adquirem o seu verdadeiro sentido.

O apstolo Andr nos ensina a seguir Jesus com prontido (Mt 4.20; Mc 1.18), a falar dEle com entusiasmo a todos que encontrarmos e, sobretudo, a cultivar com Ele uma relao de verdadeira intimidade, bem conscientes de que s nEle podemos encontrar o sentido ltimo de nossa vida e de nossa morte.

PARA PENSAR E AGIR 1. Jesus chamou Andr. Ele foi o primeiro a ser o escolhido. Ele no era um homem de muitos talentos. Mas aqueles que tm poucos talentos so indispensveis ao reino de Deus. Nada pode ser feito sem essas pessoas amveis e humildes, que esto sempre levando outros a Jesus. Aprendemos com Andr que o evangelismo pessoal a melhor forma de conduzir outros a Jesus. uma forma insubstituvel e eficiente. 2. O mundo precisa de homens como Andr. Ele no foi educado em um Seminrio nem teve uma educao primorosa, nem sabia teologia (tudo isso no deve ser desprezado). Mas ele tinha o talento de encontrar algo significante para Jesus fazer o milagre. Com o menino encontrado por Andr, Jesus multiplicou-lhe os pes e os peixes. Com Pedro, o talentoso pescador, Jesus fez dele um destemido pescador de homens.

LEITURAS DIRIAS:
1

http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/audiences/2006/documents/hf_benxvi_aud_20060614_po.html

segunda-feira: Joo 1.35-42 tera-feira: Joo 6.1-10 quarta-feira: Joo 12.20-26 quinta-feira: Joo 15.1-8 sexta-feira: Joo 6.25-29 sbado: Joo 16.5-16 domingo: Joo 17.20-26

You might also like