You are on page 1of 4

Os muitos saberes do Jornalismo

PONTE, Cristina Para entender as notcias: linhas de anlise do discurso jornalstico Florianpolis: Editora Insular/PosJor - UFSC, 2005. 248p.

Por Gislene Silva


O que, em seu incio, se construa como base bibliogrfica para uma investigao de doutoramento sobre a cobertura jornalstica da infncia pela imprensa portuguesa1, se consolidou, nas mos de Cristina Ponte, num mapeamento dos territrio tericos por onde transita o jornalismo e sobre os quais se consolida a especificidade de sua natureza. Publicado ano passado em Portugal2, seu livro tem agora edio brasileira, que reproduz integralmente o texto original, tendo apenas pequena alterao no ttulo. Em Para entender as notcias; linhas de anlise do discurso jornalstico, Ponte percorre, com desenvoltura de boa viajante, os cruzamentos e as fronteiras desse territrio de estudo, se sustentando em recursos tericos e metodolgicos para ajudar a compreender a trajetria do jornalismo, em aspectos de sua prtica cotidiana e tambm em sua expresso como atividade social e cultural. O desafio a que se prope a autora fazer uma leitura dos dis cursos das notcias a partir de trs viragens cientficas: lingustica, cultural e sociolgica. Pela viragem lingustica encontram-se as passa gens do texto para o discurso, da linguagem para o social, do enunciado para a enunciao, e as suas condies de produo e recepo. As investigaes resultantes da viragem sociolgica, por sua vez, ultrapassam antinomias clssicas da sociologia (social/individual; idealismo/materialismo; sujeito/mundo; objetivo/subjetivo; real/aparente) e encaram as realidades sociais como construes histricas e cotidianas que, de modo dinmico e interativo, envolvem atores individuais e coletivos. E, por fim, a viragem cultural sublinha a ateno a como a mdia opera em processos de identificao e de projeo, de pertena social e de legitimao poltica. Ao fixar sua proposta de leitura do jornalismo nessas trs viragens cientficas, Ponte pretende uma dimenso relacional, com especial cuidado em procurar entender o jorna-

189

1 PONTE, Cristina. Crianas em notcia; a construo da infncia pelo discurso jornalstico. Lisboa: Imprensa das Cincias Sociais: 2005. 2 PONTE, Cristina. Leituras das notcias; contributos para uma anlise do discurso jornalstico.Lisboa: Livros Horizonte, 2004. 143 p.

190

lismo como uma forma de imaginao humana, partilhada por quem escreve e por quem l, na qual a realidade apreendida de modo esteticamente estimulante e com referncias para a ao cotidiana e a expresso de sentimentos. Nessa ambincia de pensar as notcias sem reduzi-las a uma especialidade tcnica ou prtica, a autora entrelaa o jornalismo com literatura, sociologia, filosofia, histria e antropologia, em relaes dialgicas que, a partir de grandes aberturas, possibilitam voltar os olhos para a percepo das especificidades do campo das notcias. O livro , ento, organizado em trs captulos, com a autora investigando primeiramente a relao do jornalismo com a literatura, depois com a produo de conhecimento e, ao final, analisando as implicaes do circuito da noticiabilidade. De modo muito pedaggico, Ponte elabora um minucioso inventrio, com calma para pausas explicativas e crticas em meio aos incontveis marcos tericos encontrados nessa caminhada investigativa. No primeiro captulo, a pesquisadora se debrua sobre o jornalismo como gnero de discurso. Comea pela contribuio de M. Bakhtin, por seu estmulo caracterizao de processos de produo, de circulao e de reproduo de discursos sociais. Destaca, como rara, uma referncia de Bakhtin ao jornalismo, quando o autor o localiza como uma entre vrias enunciaes de autoridade. A centralidade do captulo, no entanto, est no cruzamento entre jornalismo e literatura, no entendimento das notcias como expresso literria, incluindo a variao de gneros.
Estudos em Jornalismo e Mdia,
Vol.II N 2 - 2 Semestre de 2005

Nessa ambincia de pensar as notcias sem reduzilas a uma especialidade tcnica ou prtica, a autora entrelaa o jornalismo com literatura, sociologia, filosofia, histria e antropologia

A autora organiza interessante contraponto entre a relao do jornalismo com o realismo e a relao do jornalismo com o melodrama. Na primeira vertente, lembra que o modelo anglo-americano institu-cionalizou um conjunto de regras de escrita sustentadas pela reivindicao da objetividade e interiorizadas pelos jornalistas como cultura profissional. Da relao do discurso jornalstico com o realismo surgem duas derivaes: a do jornalismo investigativo, orientado pelo esprito de denncia contra a corrupo pblica e pela busca da revelao de uma realidade scio-poltica no facilmente visvel; e a do Novo Jornalismo, que apostava na apurada capacidade de um tipo de jornalismo em fazer a leitura do mundo e apreender a realidade pelas dimenses estticas e emotivas, e igualmente imbudo de ideais de justia. A relao do jornalismo com o melodrama vem justamente mostrar o outro lado, as outras notcias, a compreenso delas como modo de expresso popular, articulado sobre a sentimentalidade dos assuntos de interesse humano. Aqui a autora d nfase marginalidade em que foram colocadas as notcias de interesse humano e os registros de fait-divers. Critica as pesquisas que identificam tais notcias como ocorrncias da vida comum mas apenas no mbito privado, no problematizadas do ponto de vista social, e valoriza os estudos que aprofundam a natureza ideolgica e a expresso mtica das histrias de interesse humano ou que apontam a falsa dicotomia entre a cobertura de assuntos pblicos (politicamente significativos) e de entretenimento.

Ao refletir sobre o lugar do jornalismo na construo e circulao de conhecimento, tema do segundo captulo, Ponte passa a observar a produo terica que pensa as notcias como interveno e compromisso social, como resultantes de uma cultura profissional e dos valores de uma comunidade interpretativa, e como constitudas e constituintes de imaginrios. Nessa etapa da tarefa revisional, tem destaque os que pensam o jornalismo na complexidade dos usos que as pesso as fazem das notcias na experincia vi vida. Como pioneiros, surgem Gabriel Tarde, refletindo j em 1901 sobre as transformaes poltica, social e cultu ral decorrentes das novas formas de comunicao, como imprensa e telgrafo, e Robert Park, representante da Escola de Chicago, analisando os jornais como mobi- lizadores do interesse e da afeti vidade do leitor. Adiante, em seu elenco, Ponte toma Berger e Luckmann em sua abordagem sobre o acervo social de conhecimento e situa o jornalismo como lugar de seleo e de construo desse acervo, entre o que dito e que silen ciado, e considera a linguagem da mdia como integrante da institucionalizao da sociedade como realidade objetiva. A autora inclui ainda nesse modo de ver o jornalismo os estudos sobre enquadramentos, destacando E. Goffman, sobre o jornalismo como conhecimento singular, registrando a contribuio de P. Charaudeau, E. Meditsch e Adelmo Genro Filho, e ainda as pesquisas sobre a relao do jornalismo com os estudos de cognio, ressaltando os trabalhos de van Dijk. Tem destaque especial a investigadora

Nessa etapa da tarefa revisional, tem destaque os que pensam o jornalismo na complexidade dos usos que as pessoas fazem das notcias na experincia vivida.

B. Zelizer, discutindo os conceitos de performance, ritual e narrativa e propondo pensar os jornalistas como comunidades interpretativas. Antes de terminar essa parte, Ponte reflete sobre os estudos do jornalismo como conhecimento poltico e como comunidade de imaginrios, sugerindo caracterizar os jornalistas como comunidade que partilha no s uma cultura de interpretao e de interveno mas tambm de um imaginrio de representaes. Ao prosseguir em seu inventrio, no terceiro e ltimo captulo, Ponte se detm nos trabalhos que sucederam as perspectivas da Mass Comunication Research e da Teoria Crtica para pensar o circuito da noticiabilidade. So percorridas aqui, com mais vagar, as investigaes que se dedicaram ao ente-dimento dos valoresnotcia na produo das notcias, em especial o contributo de Galtung e Ruge. Ao trmino de to longo percurso, observa-se que a estrutura do livro reflete os clssicos eixos pelos quais tradicionalmente so pensados os processos comunicativos, e de certa forma est sendo constru-do o campo investigativo do jornalismo. So os eixos do discurso/mensagem (captulo 1), da produo/ emisso (captulo 3) e da recepo/receptores-efeitos-conhecimento (captulo 2). Talvez o terceiro eixo, o mundo da recepo jornalstica, venha a merecer mais ateno em estudos futuros para a consolidao das bases tericas do jornalismo, de modo que se possa compreender melhor a dinmica entre essas instncias fundadoras, mas agora a partir de um deslocamento do olhar, desde o receptor

191

e as mediaes culturais, como j sugeriu Jesus Martin-Barbero.

Sobre a autora
Gislene Silva professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),

a pesquisadora defendeu em 2000 a tese O imaginrio rural do leitor urbano: o sonho mtico da casa no campo, no programa de doutoramento em Antropologia da PUC de So Paulo. Como jornalista, trabalhou por onze anos na Revista Globo Rural / Editora Globo, em So Paulo.

192

Estudos em Jornalismo e Mdia,


Vol.II N 2 - 2 Semestre de 2005

You might also like