You are on page 1of 13

Teoria Musical

1 Histria da Notao Musical Os sistemas de notao musical existem h milhares de anos. Foram encontradas evidncias arqueolgicas de escrita musical praticada no Egito e Mesopotmia por volta do terceiro milnio a.C.. Outros povos tambm desenvolveram sistemas de notao musical em pocas mais recentes. Os gregos utilizavam um sistema que consistia de smbolos e letras que representavam as notas, sobre o texto de uma cano. Um dos exemplos mais antigos deste tipo o epitfio de Seikilos, encontrado em uma tumba na Turquia. Os Gregos tinham pelo menos quatro sistemas derivados das letras do alfabeto; O conhecimento deste tipo de notao foi perdido juntamente com grande parte da cultura grega aps a invaso romana. O sistema moderno teve suas origens nas neumas (do latim: sinal ou curvado), smbolos que representavam as notas musicais em peas vocais do canto gregoriano, por volta do sculo VIII. Inicialmente, as neumas, pontos e traos que representavam intervalos e regras de expresso, eram posicionadas sobre as slabas do texto e serviam como um lembrete da forma de execuo para os que j conheciam a msica. No entanto este sistema no permitia que pessoas que nunca a tivessem ouvido pudessem cant-la, pois no era possvel representar com preciso as alturas e duraes das notas. Para resolver este problema as notas passaram a ser representadas com distncias variveis em relao a uma linha horizontal. Isto permitia representar as alturas. Este sistema evoluiu at uma pauta de quatro linhas, com a utilizao de claves que permitiam alterar a extenso das alturas representadas. Inicialmente o sistema no continha smbolos de duraes das notas pois elas eram facilmente inferidas pelo texto a ser cantado. Por volta do sculo X, quatro figuras diferentes foram introduzidas para representar duraes relativas entre as notas. Grande parte do que desenvolvimento da notao musical deriva do trabalho do monge beneditino Guido dArezzo (aprox. 992 aprox. 1050). Entre suas contribuies esto o desenvolvimento da notao absoluta das alturas (onde cada nota ocupa uma posio na pauta de acordo com a nota desejada). Alm disso foi o idealizador do solfejo, sistema de ensino musical que permite ao estudante cantar os nomes das notas. Com essa finalidade criou os nomes pelos quais as notas so conhecidas atualmente (D, R, Mi, F, Sol, L e Si) em substituio ao sistema de letras de A a G que eram usadas anteriormente. Os nomes foram retirados das slabas iniciais de um Hino a So Joo Batista, chamado Ut queant Laxis. Como Guido dArezzo utilizou a italiano em seu tratado, seus termos se popularizaram e essa a principal razo para que a notao moderna utilize termos em italiano. Nesta poca o sistema tonal j estava desenvolvido e o sistema de notao com pautas de cinco linhas tornou-se o padro para toda a msica ocidental, mantendo-se assim at os dias de hoje. O sistema padro pode ser utilizado para representar msica vocal ou instrumental, desde que seja utilizada a escala cromtica de 12 semitons ou

qualquer de seus subconjuntos, como as escalas diatnicas e pentatnicas. Com a utilizao de alguns acidentes adicionais, notas em afinaes microtonais tambm podem ser utilizadas.

2 Caracteristicas da msica e do som. Msica a arte de combinar os sons simultnea e sucessivamente, com ordem, equilbrio e proporo dentro de um tempo. A msica constituida de vrias partes, algumas matemticas e estudaveis, outras que vem do corao e da alma trazendo a tona o sentimento que nos faz ser apaixonados por esta arte milenar. A seguir falaremos sobre as principais caractersticas da msica. Melodia Conjunto de sons executados em ordem sucessiva, ou seja, em tempo diferente. A melodia a caracterstica mais familiar aos ouvidos, ela quem nos faz reconhecer msicas, ela que cantarolamos quando lembramos ou gostamos de determinada msica. Harmonia Conjunto de sons executados simultaneamente. A harmonia a parte responsvel pela base da melodia, se caracteriza por ser executada sempre em acordes, duas ou mais notas simultaneamente. Ritmo Ordem em que acontece os sons que formam a Melodia e a Harmonia. O ritmo talvez seja a parte mais complexa de ser entendida dos fatores que formam a msica. Ele responsvel pela disposio de sons e silencios dentro de um espao de tempo. No confundir com nomes de ritmos que so designados por uma clula ritmica. Ex: Funk, Rock in Roll e jazz. Som a sensao produzida no ouvido por vibraes de corpos elsticos. Uma vibrao pe em movimento o Ar (presso atmosfrica) que atingem a membrana do tmpano que por sua vez transforma esta percepo em impulsos nervosos que so interpretados pelo crebro e transformados na maravilhosa sensao de se ouvir. (As vezes no to maravilhosa, mas estamos estudando pra isso : ) ok?) Vibraes regulares Produzem sons de altura definida, chamados de sons musicais ou notas musicais. Vibraes irregulares Produzem sons de altura indefinida, chamados de barulhos. Ex: Chieiras, motor de altomovel e etc OBS: Os instrumentos de percusso so identificados como instrumentos de vibrao irregular. Sem recentimentos ok???

Altura Determinada pela freqncia das vibraes do corpo elstico. Quanto maior a vibrao mais agudo ser o som. Durao tempo de emisso da vibrao. Intensidade Amplitude das vibraes. determinada pela fora ou potencia do corpo que produz as vibraes. Timbre Combinao de vibraes simultneas produzidas por determinado corpo elstico. Chamado tambm de Cor do som. o que nos faz distinguir uma voz de uma pessoa conhecida, determinado instrumento. Todo e qualquer som musical tem as quatro caractersticas atuando simultaneamente Na escrita musical as propriedades do som so apresentadas da seguinte maneira 1. Altura pela posio da nota no pentagrama e pela clave. 2. Durao pela figura da nota e pelo andamento. A alternncia das duraes resultam em ritmo. 3. Intensidade pelos sinais de dinmica (Ex: piano, forte e etc) A alternncia de notas com intensidade diferente resulta na dinmica. 4. Timbre pela indicao da voz ou do instrumento que deve executar determinada parte ou partitura. Representao das caractersticas na partitura.

Melodia representada Horizontalmente e por notas em alturas diferentes. Exemplo 1

Harmonia Representada Verticalmente.

Ritmo Tambm representado horizontalmente e por figuras diferenciadas, com duraes diferentes.

Na classe de instrumentos, existem instrumentos harmnicos, meldicos e percussivos. Os instrumentos meldicos so caracterizados pela execuo de uma nota por vez, embora esses instrumentos em algumas ocasies poo fazer acordes. Ex: Violinos, contrabaixo, fagote e etc Os instrumentos Harmnicos so caracterizados pela execuo de notas simultneas, ou seja, acordes. Ex: Piano, violo, cravo, harpa.

3 O Pentagrama. O pentagrama ou pauta musical a disposio de cinco linhas paralelas horizontais e quatro espaos intermedirios, onde se escrevem as notas musicais. Contam-se as linhas e os espaos da pauta de baixo para cima. 5 4 4 3 3 2 2 1 1 A nota que est em um espao no deve passar para a linha de cima nem para a de baixo. A nota que est numa linha ocupa a metade do espao superior e a metade do espao inferior. Na pauta podem ser escritas apenas nove notas. Para gravar as notas mais agudas ou mais graves, utilizamos as linhas suplementares que nada mais so que curstos

segmentos de linhas horizontais que atuam como uma extenso de pauta mantendo o mesmo distanciamento das linhas da pauta normal.

Contam-se as linhas e os espaos suplementares a partir da pauta. A largura da linha suplementar um pouco maior que a cabea da nota, sendo individuais, independentes para cada nota, no podendo ser escrita uma nica linha suplementar para a execuo de vrias notas. Somente so escritas as linhas suplementares estritamente indispensveis. O nmero de linhas suplementares ilimitado, mas procura-se evitar os excessos. Tomaremos por padro em nossos estudos o uso mximo de seis linhas suplementares.

4 Claves de Sol, F e D. O uso do pentagrama permite a grafia relativa, isto , indica que um som mais agudo que outro. Para definir o nome de cada nota pauta necessrio dar nome a pelo menos uma delas. A clave um sinal colocado no incio da pauta que d seu nome nota escrita em sua linha. Nos espaos e nas linhas subsequentes, ascendentes ou descendentes, as notas so nomeadas sucessivamente de acordo com a ordem: D R MI F SOL L SI D. Atualmente so usadas trs claves, so elas de F, Sol e D. O desenho de cada clave se repete no incio de cada nova pauta.

A clave do Sol marca o lugar da nota sol na segunda linha.

Sol na segunda Linha Tendo a posio da nota sol, pode-se deduzir os nomes das outras notas.

D R Mi F Sol L Si D R Mi F Sol A clave de sol naturalmente usada para instrumentos agudos como violinos, flautas, obos, canto, violo, guitarra, partes mais agudas do piano e etc. A clave de F marca o lugar da nota F na quarta linha:

F na quarta linha Obs: Os dois pontos aps a clave de F so os resqucios da letra F. Tendo a posio da nota f, pode-se deduzir os nomes das outras notas.

Sol L Si D R Mi F Sol L Si D R A clave de F naturalmente usada para instrumentos mais graves como contrabaixo, violoncelo, fagote, trombone e partes graves do piano. sendo a comparao entre as claves.

6 Valores Figuras rtmicas. Na msica, existem sons longos e sons breves. H tambm momentos quando se interrompe a emisso do som: os silncios. A durao do som depende da durao da vibrao do corpo elstico. A durao de sons define o ritmo.

O Ritmo a organizao do tempo. O ritmo no portanto, um som, mas somente uma organizao do tempo. Antigamente eram as palavras que indicavam, mais ou menos, o tempo de durao de cada nota. No princpio do sculo XIII surgiram as figuras mensurais para determinar a durao dos sons. As mais antigas eram a Mxima, a Longa, a Breve, a Semibreve, a Mnima e a Semnima. Eram originalmente pretas, posteriormente brancas. N inicio do sculo XVI desapareceram as neumas e no sculo XVII a notao redonda substituiu a notao quadrada. Na notao musical atual, cada nota escrita na pauta informa a altura, (posio da nota na linha ou no espao da pauta(Vertical)) e tambm a durao (formato e configurao da nota). A durao relativa dos sons definida pelos valores (Os valores definem as propores entre as notas) A durao absoluta dada pela indicao do andamento. O andamento indicado pelo nmero de Bpms (Batidas por minuto), este valor geralmente indicado no incio da partitura e ser exemplificado e amplamente utilizado em nosso material. Valor o sinal que indica a durao relativa do som e do silncio. Os valores positivos ou figuras indicam a durao dos sons e os valores negativos ou pausas indicam a durao dos silncios. Figuras e pausas so um conjunto de sinais convencionais representativos das duraes. So sete os valores que representam as figuras e as pausas no atual sistema musical. Para cada figura existe uma pausa correspondente.

Semibreve Mnima Semnima Colcheia Semicolcheia fusa Figura em cima e pausas em baixo A figura formada de at trs partes: 1 cabea 2 haste 3 colchete ou bandeirola A haste um trao vertical colocado direita da figura quando para cima e esquerda quando para baixo. O valores da figura e da sua pausa correspondente o mesmo. muito importante uma grafia clara na hora de escrever sua msica, os valores no podem ser confundido.

As notas colocadas na parte inferior da pauta (at a terceira linha) tem a haste para cima. As notas colocadas na parte superior da pauta (a partir da terceira linha) tm a haste para baixo. Na terceira linha fica por sua conta a escolha da posio da haste. A haste das notas colocadas nas linhas e nos espaos suplementares mais longa. A haste das figuras com trs ou mais colchetes tambm mais longa para facilitar a sua visualizao. Os colchetes so sempre colocados no lado direito das hastes. Quando existe a sucesso de vrias figuras com colchetes, estes podem ser unidos com uma barra de ligao. Ex de colcheias ligadas

A haste deve atravessar todas as barras de ligao Na msica vocal, quando cada nota corresponde a uma slaba do texto costume no ligar os colchetes com a barra A direo da barra de ligao horizontal quando as notas tm a mesma altura e inclinada seguindo a direo geral das notas, quando estas tm alturas diferentes. Diviso Binria de valores.

A durao real (medida em segundos) de uma nota depende da frmula de compasso e do andamento utilizado. Isso significa que a mesma nota pode ser executada com durao diferente em peas diferentes ou mesmo dentro da mesma msica, caso haja uma mudana de andamento.

Exemplos: Quatro semnimas equivalem a uma semibreve. Uma semnima equivale a oito fusas. o silncio, isto , o tempo em que a voz no produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem tambm como as notas em termos de durao. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente durao de uma semibreve. A correspondncia feita na seguinte ordem:

7 Semitom, Tom e Alteraes. Semiton ou meio tom o menor intervalo adotado entre duas notas na msica ocidental (no sistema temperado). Abrevia se ST ou MT. O menor intervalo entre dois sons , na verdade a diferena de uma vibrao (por exemplo entre uma nota com dez vibraes e outra com onze vibraes por segundo. O Sistema musical ocidental utiliza somente uma seleo semitonal dos sons existentes. Algumas culturas orientais usam fraes menores que um semitom. A escala temperada consiste na diviso da oitava em doze semitons iguais. Instrumentos temperados so instrumentos de som fixo como piano, rgo, violo, que produzem as notas da escala temperada. Instrumentos no temperados so instrumentos que no tem som fixo como violino, contrabaixo acstico, trombone, canto e etc. E podem produzir as notas da escala natural. Tom a soma de dois semitons. Abrevia se T. Entre as notas mi-f e s-do h um semitom. Entre as notas d-re, r-mi, f-sol, sol-l e l-si h um tom. Acidente ou alterao o sinal que colocamos na frente da nota para gerar modificao na sua entonao. Alteraes ascendentes: Sustenido eleva a altura da nota natural um semiton. Sinal sustenido # O acidente grafado na pauta antes da nota (#d) mas pronuncia-se ap[s a nota (d sustenido). Dobrado Sustenido eleva a nota natural em dois semitons. Sinal dobrado sustenido X

Alteraes descendentes: Bemol abaixa a nota natural um semitom. Sinal do bemolb Dobrado Bemol abaixa a nota natural dois semitons. Sinal do dobrado bemol. bb Nota natural a nota sem acidente, nota alterada a nota com acidente. Alterao varivel: Bequadro anula o efeito dos semais acidentes, tornando a nota natural. Dependendo do acidente anterior, o bequadro pode elevar ou abaixar a nota.

neste exemplo a nota com acidente formava um d sustenido, o bequadro a fez baixar um semitom transformando a nota em d natural.(Foi baixado um semitom). No segundo exemplo a nota com acidente formava um d bemol, o bequadro a fez subir um semitom, transformando a nota em d natural. (Foi acrescido de um semitom). Obs. Em um caso onde se encontra um acidente duplo, bemol ou sustenido necessrio somente um bequadro para voltar a nota ao seu estado natural. O semitom pode ser Natural Diatnico Cromtico ou artificial O semitom natural formado por notas naturais. S existem dois semitons naturais: mi-f, si-d O semitom diatnico formado por notas de nomes diferentes. Ex: D#-R ou L#-Si O semitom cromtico formado por notas de nomes iguais. Ex: Do-Do# ou F-F# Os acidentes grafados antes das notas de um compasso no so vlidas no prximo compassou, ou seja, as notas se tornam naturais. Se dentro do mesmo compasso houver uma nota alterada e depois dela notas iguais em oitavas diferentes, torna-se necessrio colocar as alteraes tambm nas notas oitavadas , pois o acidente s afeta a nota na determinada altura.

8 Introduo a compasso. a diviso de um trecho musical em sries regulares de tempos. o agente mtrico do ritmo. Os compassos so separados por uma linha vertical, chamada barra de compasso ou travesso.

A barra do compasso atravessa todo o pentagrama, da quinta primeira linha. Compasso o espao entre duas barras. No se grava a barra inicial no primeiro compasso do pentagrama. Barra dupla ou travesso final indica: Final da msica

Final de um trecho ou de uma parte da msica

No final da msica a segunda barra mais grossa. Quando so usados dois pentagramas para o mesmo instrumento ou para um grupo de instrumentos ou vozes, os pentagramas so unidos por chave no incio da pauta. As barras so comuns para os dois pentagramas e, antes da clave, grafada maus uma barra.

A formula do compasso. Colocada no comeo de cada pea musical, indica geralmente por nmeros em forma de frao, o tamanho do compasso e tambm sugere as possveis interpretaes. O numerador indica quantas figuras cabem no compasso e o denominador a sua espcie

Compasso 2/4 se l dois por quatro. Compasso 4/4 se l quatro por Quatro A frmula de compasso escrita uma nica vez no principio da msica. Viogara at a indicao de um compasso diferente. A formula de compasso escrita aps a clave e a armadura. Geralmente no se escreve a linha separadora da frao quando grafada no pentagrama, Tomando por base a formula de compasso vemos que um compasso quatro por quatro formado por quatro semnimas, ou seja, quatro semnimas preenchem todo o compasso. Em outro exemplo, usando outras figuras ritmicas, podemos preencher todo o compasso quatro por quatro com apenas duas Minimas ou uma Semibreve. O mesmo acontece com suas pausas. Exemplo de preenchimento em um compasso 6 por 8 (seis colcheias preenchem todo o espao)

Espero ter ajudado vocs, esse post ter continuao se vocs acharem til e deixarem comentrios, qualquer dvida tambm s comentar. A seguir alguns exerccios: Exerccios 1 Quantas semnimas equivalem a uma semibreve? 2 Quantas mnimas equivalem a uma semibreve? 3 Quantas colcheias equivalem a uma semibreve? 4 Quantas colcheias equivalem a uma semnima? 5 Quantas semicolcheias equivalem a uma colcheia? 6 Quantas pausas de semicolcheia equivalem a uma semnima? 7 Quantas pausas de semnima equivalem a uma pausa de semibreve?

Respostas 1 Quantas semnimas equivalem a uma semibreve? Quatro semnimas 2 Quantas mnimas equivalem a uma semibreve? Duas mnimas 3 Quantas colcheias equivalem a uma semibreve? Oito colcheias 4 Quantas colcheias equivalem a uma semnima? Duas colcheias 5 Quantas semicolcheias equivalem a uma colcheia? Duas semicolcheias 6 Quantas pausas de semicolcheia equivalem a uma semnima? Quatro pausas de semicolcheia 7 Quantas pausas de semnima equivalem a uma pausa de semibreve? Quatro pausas de semnima 8 Quantas pausas de fusa equivalem a uma pausa de semnima? Oito pausas de fusa -

You might also like