You are on page 1of 3

Atividades de aprendizagem 01 (Pgina: 28)

1. Os princpios constitucionais da Administrao Pblica, previstos no artigo 37 da Constituio Federal de 1988, so os da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da eficincia e da publicidade. Cite e comente exemplos que demonstrem ofensa a esses princpios. R: Ocorre ofensa ao princpio da LEGALIDADE quando o gestor pblico realiza algum ato que no est previsto em lei, para seu benefcio ou de terceiros. Pois tal princpio significa que a Administrao nada pode fazer seno o que a lei determina. Ao se denominar o nome de uma pessoa viva a bem pblico, de qualquer natureza, pertencente Unio ou s pessoas jurdicas da Administrao Indireta viola o principio da IMPESSOALIDADE, pois nele se traduz a ideia de que Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentos. Nem favoritismo nem perseguies so tolerveis. Quando um servidor comete uma improbidade administrativa ferido o princpio da MORALIDADE, pois o princpio da moralidade impe que o administrador pblico no dispense os preceitos ticos que devem estar presentes em sua conduta. Deve no s averiguar os critrios de convenincia, oportunidade e justia em suas aes, mas tambm distinguir o que honesto do que desonesto. (Jos dos Santos Carvalho Filho, Manual de Direito Administrativo, 16 Ed. pg. 20) Podemos dizer que a no publicao de um edital de concurso por meio oficial fere o princpio da PUBLICIDADE, pois a Administrao Pblica obrigada a deixar todos seus atos de forma transparente e dar conhecimento de seus atos. E por ltimo como exemplo de ofensa ao princpio da EFICINCIA pode-se citar o caso da m gesto dos recursos pblicos atravs da manuteno de rgo entidades subutilizados, ou que no atendem as necessidades da populao. Pois este principio diz que: o Governo deve atuar com eficincia. Mais especificamente, princpio da eficincia o que impe administrao pblica direta e indireta e a seus agentes a persecuo do bem comum, por meio do exerccio de suas

competncias de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, rimando pela adoo dos critrios legais e morais necessrios para melhor utilizao possvel dos recursos pblicos, de maneira a evitarem-se desperdcios e garantir-se maior rentabilidade social.

Atividades de aprendizagem 02 (Pgina 66)


1. Explique a diferena entre os regimes jurdicos celetista e estatutrio. R: O regime estatutrio regido por um estatuto, institudo por uma lei, em sentido amplo, emanada da prpria esfera de poder que ir contratar o servio, conforme seja ela federal, estadual ou municipal. Esse regime prprio da Administrao Pbica direta, autrquica e fundacional pblica e adequado para relaes de trabalho com ocupantes de cargos pblicos cujo regime disciplinado pela Lei n 8.112/90. O regime celetista recebe esse nome porque emana da Consolidao das Leis do Trabalho CLT -, e o regime tpico das relaes privadas, como as de qualquer empresa existente no mercado. Esse regime tambm utilizado pela Administrao Pblica indireta, como ocorre com as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, tais como, por exemplo, o Banco do Brasil, a Petrobras e tantas outras. Para melhor entendimento montei na tabela abaixo as principais diferenas entre esses dois regimes jurdicos.
Estatutrio Direitos e Deveres Previstos em lei municipal, estadual ou federal Estabilidade aposentadoria no emprego; com valor Celetista Previstos na Consolidao das Leis do Trabalho Apesar de no haver estabilidade, as demisses so rara e devem ser justificadas. Os servidores tm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), aviso prvio, multas dcimo transporte rescisrias, terceiro, e frias, vale-

integral do salrio (mediante complementao Caractersticas aposentadoria), gratificaes, de frias, licenas e

adicionais variveis de acordo com a legislao especfica. Pode aproveitar direitos da CLT

aposentadoria

pelo

Instituto Social um

Nacional (INSS), teto de

de que R$

Seguro respeita

3.416,54, entre outros. Muitas empresas estatais, como o Banco do Brasil, oferecem fundos de previdncia que garantem ganhos superiores ao teto do INSS.

2. Tendo por base a Lei n. 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Pblicos Federais), cite as condies para a aquisio da estabilidade. R: A partir da EC n 19/1998, foram admitidos como requisitos concomitantes e cumulativos para a aquisio de estabilidade: a) Ser aprovado em concurso pblico; b) Assumir cargo pblico de provimento efetivo; c) Ter trs (03) anos de exerccios sem interrupo e d) Ser aprovado pela comisso de estgio probatrio.

You might also like