You are on page 1of 2

CAPOEIRA, PROFISSIONALIZAO, ORGANIZAO SOCIAL E INTERNACIONALIZAO

A partir da dcada de 30 d-se a legitimao, no Brasil, de duas tendncias da capoeira a Regional e a Angola , tendo incio o processo de profissionalizao de seus praticantes. Este processo configurou um campo de tenses entre os capoeiras com formao na sabedoria popular e os profissionais com formao acadmica, em torno de um mercado de trabalho em permanente expanso. A insero dos capoeiras no mercado de trabalho pode acontecer de diferentes maneiras e em diferentes lugares: nas escolas, nas academias, nas universidades, em projetos sociais, e em espaos de lazer e entretenimento. O que implica em uma diversidade de perspectivas e interesses que podem ou no estar em conflito. Existem, entretanto, questes gerais que permeiam todo o campo, como os debates em torno da criao de legislao para a regulamentao da profisso dos capoeiras e a demanda por benefcios para os mestres de capoeira em situao de desamparo social. Nesse processo a organizao e a participao de todos os segmentos da capoeira so fundamentais para que o capoeira seja respeitado e valorizado como profissional. importante tambm que as formas tradicionais de organizao dos capoeiras sejam consideradas na formalizao dos coletivos, como associaes, cooperativas, entre outros. A partir dos anos 70 a capoeira passou por um processo de internacionalizao que proporcionou aos mestres a ampliao do seu campo de atuao profissional e a divulgao internacional da cultura brasileira e da lngua portuguesa. O reconhecimento internacional trouxe novos desafios: dificuldades de adaptao, de aprendizado da lngua e cultura local e de legalizao de suas atividades nos pases em que se estabeleceram ou para os quais se deslocaram. A profissionalizao e a internacionalizao da capoeira so questes interligadas que demandam a necessidade de organizao social e interlocuo entre os grupos dos diversos segmentos e o Estado.

Questes para debate: 1. Por que importante a regulamentao da profisso do capoeira?


2. Quais os critrios que podem balizar a regulamentao da profisso? 3. Como tem sido a participao dos capoeiras e como ampliar essa participao

nas conferncias e fruns municipais, estaduais e federais de cultura?


4. importante manter o tradicionalismo dos rituais das rodas de capoeira no

exterior, ou possvel que haja uma flexibilizao destas prticas? 5. Devemos candidatar a roda de capoeira a Patrimnio da Humanidade? Quais os benefcios que esse registro proporcionar? 6. Quais so os principais problemas enfrentados pelos capoeiras para entrar e se manter em outros pases? Quais so as solues possveis para resolver estes problemas? 7. Quais so as principais dificuldades enfrentadas pelos grupos de capoeira quando no esto formalizados?

You might also like