You are on page 1of 4

Universidade Federal do Paran Engenharia Industrial Madeireira Geometria Analtica Prof.

Guilherme Augusto Pianezzer

Gabarito Segunda Prova


Questo 1. Escreva a definio de elipse. Elipse o lugar geomtrico dos pontos no plano cuja soma da distncia a dois pontos fixos (focos) sempre constante. Explique qual o significado dos seus parmetros : semi-eixo maior, representando a distncia do centro ao ponto mais distante pertencente a elipse. semi-eixo menor, representando a distncia do centro ao ponto mais prximo pertencente a elipse. distncia entre o centro e o foco. excentricidade, representando uma proporo entre Dois pontos fixos (Focos) Extremidades, representando os pontos pertencentes a elipse mais distantes do centro. Escreva a definio de hiprbole. Hiprbole o lugar geomtrico dos pontos no plano cuja diferena, em valor absoluto, a dois pontos fixos sempre constante. Explique qual o significado dos seus parmetros distncia centro ao vrtice. distncia centro ao foco. Dois pontos fixos (Focos) Vrtices, representando os pontos mais prximos pertencentes a hiprbole em relao ao centro. c, e .

Questo 2. A partir da definio da parbola, obtenha uma equao para um caso em que o sistema
de referncia esteja coincidente com o vrtice da parbola e a diretriz seja paralela ao eixo A parbola o lugar geomtrico dos pontos cuja distncia a um ponto dado (foco) e a uma reta dada (diretriz) sempre igual. Sabendo disto, pode-se escrever coordenadas para os seguintes pontos: ( E pela definio de parbola temos que ) ( )

Com este caso simplificado, pode-se reescrever a distncia do ponto a diretriz como a distncia de dois pontos dados por:

Ou seja, | | Reescrito como ( Desenvolvendo, ( | |

Questo 3. Sendo

Descreva a curva acima e encontre a nova equao aps sofrer uma translao de maneira que o ponto se torne o ponto Esboce ambos os grficos. A equao no sistema de referncia uma parbola tal que Seu grfico dado na Figura 1. se torne, no novo

A nova parbola obtida fazendo a translao desta de maneira que o ponto sistema de referncia, o ponto Sendo as coordenadas de um ponto qualquer no sistema de coordenadas coordendas deste mesmo ponto no sistema de coordenadas , ento: { Portanto, ao realizar as mudanas de coordenadas, a nova equao passa a ser:

as

Cujo grfico similar ao da Figura 1, mas transladado como pode ser observado na Figura 2.
Figura 1: Parbola centrada na origem.

Figura 2: Parbola com vrtice em (5,6)

Questo 4. Seja O um objeto geomtrico centrado na origem. Seja R uma rotao de um ngulo e
T uma translao qualquer. Explique a diferena entre aplicar R e em seguida T do que aplicar T e em seguida R. Como a rotao de um ngulo em relao a origem do sistema isso implica que todos os pontos que sofrem rotao o fazem em torno da origem do sistema de referncia. Assim, um objeto centrado na origem ao sofrer uma rotao rotaciona em torno dele mesmo. E um objeto que no est centrado na origem, rotaciona, como um todo, em torno da origem do sistema de referncia.

Questo 5. Identificar a cnica, localizando todos seus parmetros, dada pela equao

Esboce o grfico. Completando quadrados,

Que representa uma hiprbole centrada no ponto


Figura 3: Grfico Questo 5

, com

e semi-eixo real paralelo ao eixo-x. Seu grfico est na Figura 3.

Questo 6. Identificar a cnica, localizando todos seus parmetros, dada pela equao

Esboce o grfico. Completando quadrados,

Figura 4: Elipse Questo 6

Que representa uma elipse centrada no ponto , com e semi-eixo maior paralelo ao eixo-x. Seu grfico

est na Figura 4.

Questo 7. Sendo uma elipse dada no sistema de referncia auxiliar


semi-eixo maior paralelo ao eixo ), de maneira que ngulo , o novo foco passa a ter coordenadas .

(Centrado na origem, com . Aps sofrer uma rotao de um

Descreva um teste que permita encontrar o ngulo de rotao da elipse. Como a elipse estava centrada na origem, pode-se construir dois vetores: . O ngulo entre estes vetores representar o ngulo de rotao. Logo, | | | | Para , genricos, encontre a nova equao da elipse aps sofrer esta rotao. , temos:

No sistema de referncia

Entretanto, ao sofrer uma rotao de um ngulo , temos a seguinte transformao entre { E no novo sistema de referncia a equao fica dada por:

You might also like