You are on page 1of 6

DIREITO EMPRESARIAL - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS MERCANTIS

Prof. Mauro Fernando de Arruda Domingues

1. Regimes jurdicos e conceito:

O contrato o instrumento pelo qual as pessoas contraem obrigao umas com as outras. Os Ttulos V e VI do Cdigo Civil de 2002, em seus artigos 421/853, dispes sobre os contratos, alm das leis especficas a determinados contratos. Da mesma que as pessoas comuns celebram contratos, as empresas e empresrios tambm o fazem, seja com outras empresas e empresrios, seja com outras pessoas comuns. O que este estudo pretende contemplar so os contratos elaborados e firmados entre empresrios, ou seja, os contratos mercantis assim se definem por estabelecer relao contratual entre dois empresrios. Evidente, que se exclui dos contratos empresariais os que no so celebrados com outros empresrios. Pois bem. Sendo assim, os empresrios necessitam celebrar outros contratos que no os mercantis. Estes contratos no mercantis, por sua vez, celebrados pelos empresrios, esto sujeitos a cinco regimes jurdicos diferentes. A distino entre eles ser feita pela outra parte que estar no instrumento de contrato, sendo as normas aplicveis so diferentes para cada relao, e assim poderemos ter o contrato: a) administrativo: se o empresrio vier a contratar com o Poder Pblico ou concessionria de servio pblico (ex: as licitaes);

b) do trabalho: se o outro contratante empregado (CLT); c) do consumo: quando o outro contratante for consumidor final, ou ainda quando o prprio empresrio, se estiver na situao anloga ao de consumidor, definido pelo Cdigo de Defesa do Consumidor; d) cvel: nos demais casos em que o contrato no for mercantil, administrativo, do trabalho ou do consumo, regido pelo Cdigo Civil e por leis especficas. Ateno! Mesmo sendo o Contrato Mercantil celebrado entre empresrios ou sociedades empresrias, ele pode ser regido pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. Em regra, essas relaes so regidas pelo Cdigo Civil. Entretanto, quando a disparidade na situao econmica entre os empresrio for demasiadamente grande o menos favorecido pode utilizar-se das leis consumeristas. Um exemplo bem claro quando um banco contrata uma grande empreiteira para construo de sua sede (contrato mercantil regido pelo CC, ante a igualdade na relao jurdica), mas quando o um banco fornece emprstimo a micro empresrio, o contrato empresarial regido pelo CDC.

2. Fonte de Obrigaes Existe a fonte da obrigao a imposio da norma positiva (leis) essa obrigao legal (ex: obrigaes tributrias, previdencirias, penso alimentcia, etc...). Entretanto, quando a obrigao advir em parte de lei (disciplinada) e parte em clusulas criadas por contratantes, esta obrigao voluntria. Ainda, em no havendo amparo legal, somente a vontade das partes, a obrigao moral (ex: dvidas de jogos e apostas)

3. Constituio do vnculo contratual

O vnculo contratual deve abster-se de no cumprir os seus princpios fundamentais. Estes so sete: a) princpio da autonomia de vontade: o que estabelece a no vinculao estatal s relaes entre particulares, o direito do cidado de celebrar seu contratos sem interveno governamental, seno para dirimir conflitos. Lembra-se que ela no absoluta, pois o contrato deve primar pela ordem pblica; b) princpio do consensualismo: onde se nota que as partes expressam sua vontade no elaborao do contrato e em assumir a obrigao. A exceo deste princpio so os contratos reais, que dependem da entrega de coisa (ex: mtuo, comodato, depsito e etc...) c) princpio da relatividade: princpio que restringe as obrigaes assumidas aos contratantes e seus sucessores, exceo, nos casos dos sucessores, dos contratos personalssimos. H contratos que no so abrangidos por este princpio, pois os seu objeto envolve relao jurdica com terceiro, sendo que nestes casos a sua possibilidade deve estar expressa em lei (ex: contrato de seguro de vida); d) princpio da obrigatoriedade: este princpio que agrega a clusula implcita do pacta sunt servanda (os pactos devem ser respeitados), ele serve para trazer segurana jurdica s relaes contratuais, para as partes unilateralmente no se desonere de cumprir sua obrigao. Evidentemente que esta clusula (princpio) no absoluta, haja vista as variaes das condies jurdicas e fticas na execuo dos contratos; e) princpio da reviso: a clusula rebus sic stantibus (enquanto as coisas esto assim), tambm chamada de Teoria da Impreviso. Com efeito, o que torna o princpio da obrigatoriedade no absoluto. Ele prev que quando o cumprimento da obrigao contratual ficar demasiadamente oneroso a uma das partes, por motivos externos e extraordinrios, podendo a prejudicada buscar judicialmente a amortizao de sua prestao (art. 478 do CC); f) princpio da boa-f: os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios da probidade e da boa-f (art. 422 do CC);

g) princpio da supremacia da ordem pblica: muito embora no possa haver interveno estatal, e a vontade das partes requisito para a elaborao dos contrato, ele sempre deve atende ao interesse pblico. Deve ter sua funo social prevalente ao interesse dos particulares envolvidos.

Alm da obedincia aos princpios fundamentais dos contratos, eles devem obedecer s disposies do direito positivo. Vejamos os artigos in verbis:
Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilcito, impossvel ou indeterminvel o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito; IV - no revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano. Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. 1 Haver simulao nos negcios jurdicos quando: I - aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas s quais realmente se conferem, ou transmitem; II - contiverem declarao, confisso, condio ou clusula no verdadeira; III - os instrumentos particulares forem antedatados, ou psdatados. 2 Ressalvam-se os direitos de terceiros de boa-f em face dos contraentes do negcio jurdico simulado. Art. 171. Alm dos casos expressamente declarados na lei, anulvel o negcio jurdico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores.

imperiosa tambm uma leitura dos art. 427/435 do CC, que se distinguir: proposta, contraproposta, aceitao e o local da celebrao do contrato.

4. Da Classificao dos Contratos Os contratos so qualificados de vrias formas e motivos diferentes. Quanto ao efeito ele classificado como: unilaterais, bilaterais, plurilaterais, oneroso e gratuito. Quanto formao, ou seja, a forma de se instrumentalizar o contrato, classificando-se como: paritrios, de adeso e contratos-tipo. Quanto ao momento de sua execuo: instantneo, diferida, continuada. Quanto impessoais. ao agente que cumpre a obrigao: personalssimo ou

Quanto ao modo por que existem: principais ou acessrios. Quanto a forma: solene ou no solene. Quanto ao objeto: preliminares ou definitivos. Quanto a designao: nominados, inominados, mistos ou coligados.

5. Da Extino dos Contratos As causas extintivas do vnculo contratual esto previstas nos arts. 166, 167, 171 e 472/480 do CC. Do elas causa a invalidao do contrato quando h erro antes da constituio do contrato (a)); ou, causa a dissoluo do contrato, relacionado com causas posteriores a constituio do contrato ( b), c), d) e e)): a) Nulidade ou anulabilidade do contrato: nulidade nos art. 166 e 167 do CC, e anulabilidade no art. 171 do mesmo diploma; b) Direito de arrependimento: poder, quando expressamente previsto em clusula contratual, a parte arrepender-se da

obrigao assumida, sendo que as arras e o sinal tem o cunho de indenizao; c) resoluo: quando ocorrer a inexecuo do contrato por inadimplemento de uma das partes voluntria ou involuntariamente, ou, ainda, pela onerosidade excessiva ( rebus sic stantibus), retornando ao status quo ante; d) resilio ou distrato: quando ocorrer a vontade dos contratantes de promover a dissoluo do contrato, tendo por conseqncia o que for ajustado entre as partes. Admite-se a resilio unilateral (denncia), se o contrato contiver autorizao expressa, no operando efeitos retroativos, cabendo s partes solucionar eventuais pendncias, e, se previsto na clusula de arrependimento, pagar a multa penitencial. O art. 473/CC trata da resilio unilateral estabelecida em lei; e) Morte de um dos contratantes, exceo dos contratos com responsabilidade sucessria, ou seja, causa de dissoluo quando a obrigao personalssima; f) Resciso: alguns doutrinadores entendem como forma especfica de dissoluo do contrato, quando h vcio de vontade da parte pelo estado de perigo ou por leso (art. 156/157 do CC). Entretanto, est definio no a mais acertada, haja vista a previso da anulao do contrato pelo inc. II do art. 171 do CC, que prev a leso e o estado de perigo. Com efeito, a definio mais coerente de resciso que ela se trata da extino do vnculo contratual, ou seja, uma definio genrica da extino do contrato.

You might also like