You are on page 1of 98

Noes de Direito Previdencirio

O Instituto IOB nasce a partir da experincia de mais de 40 anos da IOB no desenvolvimento de contedos, servios de consultoria e cursos de excelncia. Por intermdio do Instituto IOB, possvel acesso a diversos cursos por meio de ambientes de aprendizado estruturados por diferentes tecnologias. As obras que compem os cursos preparatrios do Instituto foram desenvolvidas com o objetivo de sintetizar os principais pontos destacados nas videoaulas. institutoiob.com.br

Informamos que de inteira responsabilidade do autor a emisso dos conceitos. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida por qualquer meio ou forma sem a prvia autorizao do Instituto IOB. A violao dos direitos autorais crime estabelecido na Lei n 9.610/1998 e punido pelo art. 184 do Cdigo Penal.

Noes de Direito Previdencirio - 3 ed. / Obra organizada pelo Instituto IOB - So Paulo: Editora IOB, 2013. ISBN 978-85-63625-76-2

Sumrio

Captulo 1 Teoria Geral do Direito Previdencirio, 7 1. Origem e Evoluo da Seguridade Social, 7 2. Origem e Evoluo da Seguridade Social (Continuao), 8 3. Conceito de Seguridade Social Relao Jurdica, 9 4. Sade, 10 5. Assistncia Social, 11 6. Previdncia Social, 13 Captulo 2 Princpios Constitucionais da Seguridade Social, 15 1. Universalidade da Cobertura, 15 2. Irredutibilidade do Valor dos Benefcios, 16 3. Financiamento: Da Equipe na Forma de Participao, 17 4. Gesto Democrtica, 18 Captulo 3 Legislao Previdenciria, 20 1. Legislao Previdenciria, 20 2. Interpretao da Legislao Previdenciria, 21 Captulo 4 Regime Geral de Previdncia Social, 23 1. Regime Geral de Previdncia Social, 23

2. Disciplina Constitucional I, 24 3. Disciplina Constitucional II, 25 Captulo 5 Regime Geral de Previdncia Social Beneficirios, 27 1. Segurados Obrigatrios Empregado, 27 2. Segurados Obrigatrios Empregado Domstico e Trabalhador Avulso, 29 3. Segurados Obrigatrios Contribuinte Individual, 32 4. Segurados Obrigatrios Segurado Especial I, 33 5. Segurados Obrigatrios Segurado Especial II e Segurado Facultativo, 34 6. Filiao e Inscrio dos Segurados, 35 7 Perda e Manuteno da Qualidade de Segurado, 36 8. Dos Segurados Obrigatrios Dependentes I, 38 9. Dos Segurados Obrigatrios Dependentes II, 38 10. Dos Segurados Obrigatrios Dependentes III, 39 Captulo 6 Regime Geral de Previdncia Social Benefcios e Servios, 41 1. Benefcios e Servios, 41 2. Perodo de Carncia, 42 3. Salrio de Benefcio I, 43 4. Salrio de Benefcio II, 44 5. Auxlio-doena I, 45 6. Auxlio-doena II, 46 7. Auxlio-acidente, 47 8. Aposentadoria por Invalidez, 48 9. Aposentadoria por Idade, 49 10. Aposentadoria por Tempo de Contribuio, 49 11. Aposentadoria Especial, 50 12. Benefcios: Salrio-maternidade I, 51 13. Benefcios Salrio-maternidade II, 55 14. Salrio-famlia, 59 15. Penso por Morte, 60 16. Auxlio-recluso, 61 17. Abono Anual. Servio Social. Reabilitao Profissional, 62 18. Acumulao de Benefcios, 63 Captulo 7 Contagem Recproca de Tempo de Contribuio, 65 1. Contagem Recproca de Tempo de Contribuio, 65 2. Justificao Administrativa, 66 3. Conselhos da Previdncia Social, 67 Captulo 8 Financiamento da Seguridade Social, 69 1. Contribuies da Seguridade Social, 69

2. Oramento da Seguridade Social, 71 3. Salrio de Contribuio Conceito, 72 4. Salrio de Contribuio Parcelas Excludentes, 73 5. Contribuio dos Segurados I, 74 6. Contribuio dos Segurados II, 76 7. Contribuio dos Segurados III, 77 8. Contribuio das Empresas, 82 9. Contribuio das Empresas RAT e Adicional de RAT, 83 10. Contribuies das Empresas Substituies, 84 11. Contribuio de Produtor Rural Pessoa Jurdica. Concursos de Prognsticos, 85 Captulo 9 Financiamento da Seguridade Social Outras Questes, 87 1. Obrigaes Acessrias, 87 2. Certido Negativa de Dbito, 88 Captulo 10 Assistncia Social, 90 1. Assistncia Social Loas I, 90 2. Assistncia Social Loas II, 92 Gabarito, 93

Captulo 1

Teoria Geral do Direito Previdencirio

1. Origem e Evoluo da Seguridade Social


1.1 Apresentao
Nesta unidade, ser abordada como foi a origem e evoluo da Previdncia Social dentro do contexto que se tem, hoje, de Seguridade Social. Tem como meta dar um panorama geral sobre a evoluo da Previdncia Social no mundo e no Brasil.

1.2 Sntese
Tem-se que previdncia social uma ao pblica destinada a amparar a populao de modo a substituir ou reforar a remunerao nos casos em que esta deixa de ser recebida em decorrncia de algum risco social, definido em lei.

8
Inglaterra e Alemanha foram os pases que comearam, desde cedo, a se preocupar com a questo da proteo social. A Lei Eloy Chaves de 1923 foi o primeiro texto normativo a instituir, oficialmente, no Brasil, a Previdncia Social, com a criao de caixas de aposentadorias e penses para os ferrovirios. Foi estabelecida, em cada uma das empresas de estrada de ferro existentes na ocasio, uma caixa de aposentadoria e penses (custeio) para os respectivos empregados. Mais tarde, ainda na dcada de 30, registra-se a criao de alguns institutos de aposentadorias e penses, de mbito nacional, nas quais foram englobados trabalhadores de uma mesma atividade. Foram os chamados IAP. Em 1960, a Lei n3.807/1960 LOPS (Lei Orgnica da Previdncia Social) uniformizou a legislao previdenciria dos diversos institutos previdencirios. Em 21/11/1966, foi criado o INPS onde foi centralizada a organizao da Previdncia Social.

Exerccio
1. (Cespe Advogado Pleno Paran Previdncia 2007) Julgue o item seguinte: O Decreto Legislativo n4.682, de 24/01/1923 famosa Lei Eloy Chaves considerado, pela maioria dos autores, o marco inicial da previdncia social no Brasil, tendo determinado a criao de uma caixa de aposentadoria e penses para os empregados em empresas de estrada de ferro.

2. Origem e Evoluo da Seguridade Social (Continuao)


2.1 Apresentao
Noes de Direito Previdencirio

Esta unidade dar continuidade sobre a evoluo da Previdncia Social no Brasil. Vai tratar do Sinpas e do modelo de Seguridade Social trazido pela Constituio de 1988.

2.2 Sntese
Em 1977, foi institudo o Sistema Nacional de Previdncia Social e Assistncia Social SINPAS com objetivo de integrar as aes governamentais no setor. Era composto pelo INPS Instituto Nacional de Previdncia Social,

9
responsvel pela concesso e manuteno das prestaes previdencirias; INAMPS Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social, responsvel pela assistncia mdica; IAPAS Instituto de Administrao Financeira da Previdncia Social, responsvel pela arrecadao, fiscalizao, e cobrana das contribuies destinadas ao custeio da previdncia e assistncia social; CEME Central de Medicamentos, distribuidora de medicamentos gratuitamente ou a baixo custo; FUNABEM Fundao do Bem-Estar do Menor, executora da poltica no setor; LBA Fundao Legio Brasileira de Assistncia, responsvel pela prestao de assistncia mdica s pessoas carentes; DATAPREV Empresa de Processamento de Dados da Previdncia Social. A Constituio de 1988, pela primeira vez, trouxe o conceito de Seguridade Social. PREVIDNCIA SOCIAL, ASSISTNCIA E SADE passam a integrar o conceito amplo de seguridade social. Em outubro de 2004, foi criada a Secretaria da Receita Previdenciria, passando o INSS a ter atribuio apenas para concesso e manuteno dos benefcios previdencirios. Em maio de 2007, a Secretaria da Receita Federal do Brasil passou a ter a atribuio de arrecadar, cobrar e fiscalizar todos os tributos federais, incluindo as contribuies previdencirias.

Exerccio
2. (Cespe Analista TRT 21 Regio 2010) Julgue o item seguinte: Com a criao do Instituto Nacional do Seguro Social, foram unificados, nesse instituto, todos os rgos estaduais de previdncia social.

3. Conceito de Seguridade Social Relao Jurdica


3.1 Apresentao
Esta unidade abordar o conceito de Seguridade Social trazido pela Constituio Federal de 1988 (art. 194 da CF).
Noes de Direito Previdencirio

3.2 Sntese
A Seguridade Social brasileira, como prev a Constituio de 1988, no art. 194, caput, um conjunto integrado de aes nas reas de previdncia social, assistncia social e sade.

10
O termo seguridade foi trazido pelo constituinte de 1988, a partir do termo espanhol seguridad. Por isso, em Portugal, fala-se em segurana social. O que se tem a registrar que no esto includos no rol da Seguridade Social todos os direitos sociais. Outros, como sade, moradia so considerados direitos sociais, mas no integram o conjunto de aes da Seguridade Social. A sade um direito constitucional garantido a todos e no exige contribuio prvia. No se requer do beneficirio do servio de sade a comprovao de que contribuiu efetivamente para o Sistema da Seguridade Social. A assistncia social, tambm, no exige contribuio prvia, mas somente ser prestada a quem dela necessitar conforme dispe o art. 203 da CF/1988. A previdncia social exige contribuio prvia, ter filiao obrigatria e ser organizada sob a forma de regime geral. A previdncia social o nico pilar da Seguridade Social que exige contribuio para que se tenha benefcio e servio e a filiao (vnculo) ao sistema previdencirio compulsria na medida em que a pessoa exerce atividade remunerada.

Exerccio
3. (Cesgranrio Tcnico Previdencirio INSS 2005) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos a: I sade; II educao; III habitao; IV assistncia social; V previdncia social. Esto corretos os itens: a) IV e V, apenas. b) I, II e V, apenas. c) I, IV e V, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV, apenas.

Noes de Direito Previdencirio

4. Sade
4.1 Apresentao
Esta unidade abordar sobre a sade dentro do contexto trazido pela Constituio Federal de 1988 (arts. 196 a 200 da CF).

11

4.2 Sntese
A sade um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao (art. 196). No est o servio de sade sujeito contribuio prvia do beneficirio. Aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico SUS. Como algumas atribuies do SUS previstas no art. 200 da CF, podem ser citadas: o controle e fiscalizao de procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade, aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, participao na formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; fiscalizao e inspeo de alimentos para consumo humano e colaborao na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. A Constituio evidenciou, ainda, a possibilidade de assistncia sade pela iniciativa privada, podendo as instituies privadas participar de forma complementar do SUS, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. Entretanto, vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com objetivo de lucro (art. 198 da CF). Veda, tambm, a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no pas, salvo excees previstas em lei.

Exerccio
4. (Esaf Tcnico da Receita Federal 2006) De acordo com a Constituio Federal de1988, as instituies podero participar do Sistema nico de Sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos, podendo elas participar de forma: a) alternativa; b) supletiva; c) complementar; d) contributiva; e) suspensiva.

5. Assistncia Social
5.1 Apresentao

Noes de Direito Previdencirio

12
Esta unidade abordar sobre a assistncia social dentro do contexto trazido pela Constituio Federal de 1988 (arts. 203 e 204 da CF).

5.2 Sntese
A assistncia social est disposta na CF, nos arts. 203 e 204. Pelo art. 203, possvel perceber que a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio. A assistncia social se preocupa com eventos, como a maternidade, a questo da integrao e reintegrao ao mercado de trabalho, idosos, dentre outros. O art. 203 da CF diz que a assistncia social garantir o benefcio de um salrio mnimo ao idoso e ao deficiente que no tiverem condies de prover seu prprio sustento, atendendo aos requisitos da lei. O primeiro requisito que a pessoa seja idosa, tendo a partir de 65 (sessenta e cinco) anos de idade. Quanto ao deficiente, considera-se pessoa com deficincia aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdade de condies com as demais pessoas. H, ainda, a exigncia da lei de que a renda per capita familiar (renda da famlia dividida pelo nmero de seus integrantes) deve ser inferior a (um quarto) do salrio mnimo. Entretanto, em 2013, o STF julgou a inconstitucionalidade do artigo, dizendo que os critrios para aferir o grau de miserabilidade pode ser outro, e no somente este critrio objetivo. preciso verificar quem o responsvel pela gerncia, pela formulao de polticas assistenciais. Quanto s execues das aes, tm-se os governos em mbito federal, estadual e municipal. O pargrafo nico do art. 204 dispe: Pargrafo nico. facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a programa de apoio incluso e promoo social at cinco dcimos por cento de sua receita tributria lquida, vedada a aplicao desses recursos no pagamento de: I despesas com pessoal e encargos sociais; II servio da dvida; III qualquer outra despesa corrente no vinculada diretamente aos investimentos ou aes apoiados. Embora a assistncia social independa de contribuio prvia, os benefcios e servios da assistncia social, quando criados, estendidos ou majorados, devem ter a correspondente fonte de custeio total.

Noes de Direito Previdencirio

13

Exerccios
5. O benefcio de prestao continuada a garantia de 1 (um) salrio mnimo mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso com 70 (setenta) anos de idade ou mais que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno e nem de t-la provida pela sua famlia. Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuio, os benefcios e servios prestados na rea de assistncia social prescindem da respectiva fonte de custeio prvio. Considere-se que tcnicos da Secretaria de Fazenda de determinado estado estejam preparando o oramento para o prximo ano e peam a Jos Carlos que elabore proposta para gastos em programas voltados para a promoo social. Considere ainda que Jos Carlos calcule que o estado deva aplicar R$ 500.000,00 em programas desse tipo, correspondentes parcela, estipulada em lei, da receita tributria lquida, estimada em R$ 100 milhes. Nesse caso, a proposta de Jos Carlos correta, pois os estados devem vincular 0,5% (zero vrgula cinco por cento) de sua receita tributria lquida a programas de apoio incluso e promoo social.

6.

7.

6. Previdncia Social
6.1 Apresentao
Esta unidade abordar a Previdncia Social dentro do contexto trazido pela Constituio Federal de 1988 (arts. 201 e 202 da CF).

6.2 Sntese
Noes de Direito Previdencirio

A Previdncia Social visa assegurar aos respectivos beneficirios os meios disponveis de manuteno, uma vez presentes os riscos sociais bsicos do trabalho, como incapacidade, idade avanada, morte, encargos familiares. Ser: - organizada sob a forma de regime geral: vai haver um regime geral de previdncia social, abrangendo trabalhadores rurais e urbanos num s sistema; de carter contributivo: o segurado da Previdncia Social dever pagar contribuio para a manuteno do sistema previdencirio;

14
de filiao obrigatria: significa que aqueles que venham a exercer atividade remunerada lcita devero obrigatoriamente se filiar Previdncia Social; - organizada de modo a se ter a preservao do equilbrio financeiro e atuarial. O art. 202 traz a possibilidade de qualquer pessoa ingressar na previdncia complementar, que de natureza facultativa. de fundamental importncia perceber que a adeso previdncia complementar nunca excluir a vinculao obrigatria dos trabalhadores ao regime bsico.

Exerccio
8. (Analista TRT 21 Regio Cespe 2010) Julgue o item seguinte: O regime de previdncia privada tem como caractersticas ser facultativo e de natureza complementar.

Noes de Direito Previdencirio

Captulo 2

Princpios Constitucionais da Seguridade Social

1. Universalidade da Cobertura
1.1 Apresentao
Esta unidade falar sobre trs dos princpios da Seguridade Social, previstos no art. 194, pargrafo nico da CF/1988. So trazidos como objetivos a serem alcanados pelo sistema de Seguridade Social.

1.2 Sntese
O princpio da universalidade da cobertura e do atendimento significa que todas as espcies de infortnios e riscos sociais bsicos devem ser cobertos pelo Sistema de Seguridade Social por meio de seus benefcios e servios e atender a todas as pessoas residentes no territrio nacional, sem distines, inclusive quanto aos estrangeiros residentes no pas, que tambm fazem jus aos benefcios da Seguridade Social.

16
O princpio da uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais ordena que as populaes urbana e rural devem possuir os mesmos direitos a ttulo de seguridade social. Os segurados e dependentes urbanos e rurais devem ter o mesmo tratamento. interessante salientar que a Constituio Federal de 1988 igualou os direitos das populaes urbanas e rurais pela primeira vez. A partir de ento, urbanos e rurais esto filiados ao Regime Geral de Previdncia Social, no havendo mais um sistema de previdncia urbana e outro rural. O princpio da seletividade voltado ao legislador no sentido de cobrir as necessidades mais essenciais e planejar, para o futuro, a cobertura das demais, visando alcanar a Seguridade Social ideal. Ao traar os benefcios e servios mais fundamentais e necessrios populao, o legislador define os requisitos que devem ser preenchidos para a obteno do benefcio e aquele que se enquadrar nos requisitos da lei poder ter a proteo social. A distributividade consagra que, aps cada pessoa ter contribudo com o que podia, d-se a cada um de acordo com suas necessidades (CUNHA, 1999). Como exemplo, tem-se o salrio-famlia, o auxlio-recluso e os benefcios de valor mnimo.

Exerccio
9. (Magistratura Tribunal do Trabalho 21 Regio 2010) A Constituio Federal de 1988, em sua viso humanista e social, guardou um captulo exclusivo para a Seguridade Social, ali indicando uma srie de princpios. Dentre esses, tem-se o princpio da seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. correto afirmar que hiptese de aplicao concreta deste princpio o benefcio de: a) auxlio-doena; b) penso por morte; c) aposentadoria por tempo de contribuio; d) salrio-famlia; e) auxlio-acidente.

Noes de Direito Previdencirio

2. Irredutibilidade do Valor dos Benefcios


2.1 Apresentao
Esta unidade falar sobre o princpio (objetivo da Seguridade Social) da irredutibilidade do valor dos benefcios, de forma a no haver reduo nominal e real.

17

2.2 Sntese
A previso da irredutibilidade do valor dos benefcios preceitua que no haver nenhuma reduo efetiva dos valores nominais dos benefcios. No poder, tambm, haver reduo real, se combinado com o que dispe o art. 201, 4, tambm, da CF/1988. O art. 7, em seu inciso IV, veda a vinculao do salrio mnimo para qualquer fim. No se pode vincular o valor do benefcio ao nmero de salrios mnimos, tampouco vincular o seu reajustamento com aquele praticado em relao ao salrio mnimo. Esse entendimento, inclusive, j est pacificado perante o Supremo Tribunal Federal (STF). O art. 201, 4, da CF/1988 garante o reajustamento dos benefcios previdencirios de modo a preservar-lhes o poder aquisitivo. Mas, nesse caso, deixou a cargo do legislador ordinrio a escolha do critrio e dos ndices a serem aplicados para tal reajustamento. O ndice deve refletir a inflao no perodo de modo que o valor do benefcio seja corrigido. O que se tem, nos ltimos anos, que o salrio mnimo vem sofrendo um aumento acima do ndice inflacionrio, havendo ganhos reais. J os benefcios pagos pela Previdncia Social vm tendo aumentos de acordo com o ndice inflacionrio escolhido pelo legislador ordinrio, de modo a garantir a preservao do seu valor real. Trata-se de uma poltica governamental que pretende conceder queles de renda mnima ganhos maiores que a inflao para melhorarem suas condies de vida. Ateno ao fato de que esse princpio diz respeito aos benefcios, enquanto os trs vistos na unidade anterior dizem respeito aos benefcios e servios.

Exerccio
10. (Cespe Procurador Federal 2006) Julgue o item: O princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios alcanado, entre outras medidas, mediante aplicao do ndice de reajuste concedido anualmente ao salrio mnimo, de maneira uniforme a todos os benefcios pagos pelo Regime Geral de Previdncia Social.

3.1 Apresentao
Esta unidade falar sobre os princpios da diversidade da base de financiamento e da equidade na forma de participao do custeio, previstos no art. 194, pargrafo nico da CF/1988.

Noes de Direito Previdencirio

3. Financiamento: Da Equipe na Forma de Participao

18

3.2 Sntese
O princpio da diversidade da base de financiamento determina que o sistema de seguridade social no ter uma nica fonte de tributao. Como prova disso, verifica-se que o art. 195 da Constituio traz diversas possibilidades de tributao para que sejam criadas as contribuies que vo custear a Seguridade Social. Este artigo elenca, em seus incisos I a IV, como financiadores, as empresas, os empregadores e as entidades equiparadas a empresas, na forma da lei, cujas contribuies podem incidir sobre a folha de salrios e demais rendimentos pagos ou creditados a qualquer ttulo a pessoas que lhe prestam servios, sobre a receita ou o faturamento e sobre o lucro; os trabalhadores e demais segurados do regime geral de previdncia social; os concursos de prognsticos e o importador ou a quem a lei a ele equiparar. Alm das possibilidades j expressamente delineadas pelo constituinte, restou a possibilidade da Unio criar novas fontes de custeio da seguridade social, obedecidas as regras impostas pelo art. 195, 4 da CF/1988. O princpio da equidade na forma de participao do custeio da seguridade social que est atrelado aos preceitos da igualdade e da capacidade contributiva preceitua que o financiamento da seguridade social deve ser mais justo medida que aqueles que apresentarem maior capacidade econmica devem ter maior nus no custeio do sistema de proteo social. Uma aplicao desse princpio encontra-se presente no art. 195, 9 da CF, em que h a previso das contribuies das empresas terem suas alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa, ou da condio estrutural do mercado de trabalho.

Exerccio
11. (Cespe 2009) Julgue o item: Segundo o princpio da equidade, quanto maiores forem as possibilidades de sinistro que determinada atividade acarrete, maior ser o tributo social. Com base nesse princpio, a CF prev que as contribuies sociais devidas pelo empregador, pela empresa e pela entidade a ela equiparada na forma da lei podero ter alquotas diferenciadas em razo da atividade econmica, regra que no se aplica base de clculo.

Noes de Direito Previdencirio

4. Gesto Democrtica
4.1 Apresentao
Esta unidade falar sobre os princpios constitucionais da gesto democrtica, da solidariedade e da preexistncia do custeio da seguridade social.

19

4.2 Sntese
A gesto da Seguridade Social dever ser democrtica, descentralizada, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. O princpio da solidariedade, encontrado no art. 195 da CF/1988, determina que a seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: (...). Significa que a responsabilidade pela manuteno do sistema da seguridade social compartilhada entre o Estado e a sociedade civil. O princpio da preexistncia do custeio (art. 195, 5, CF) dispe que: nenhum benefcio ou servio da Seguridade Social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. Isso quer dizer que para se criar, ampliar ou estender um benefcio ou um servio prestado pelo sistema da Seguridade Social deve haver, antes, a previso da fonte dos recursos que custear esse novo benefcio ou servio. Registre-se que o benefcio ter a preexistncia do custeio sempre, muito embora os beneficirios da Sade e da Assistncia Social no tm a obrigao de contriburem previamente para o recebimento dos benefcios. A fonte de recursos dever existir previamente, no significando, por outro lado, que quem vai receber o benefcio ter que ter vertido alguma contribuio para tal.

Exerccio
12. (Procurador do Trabalho MPT 2006) A respeito da seguridade social, assinale a alternativa INCORRETA. a) destina-se a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social; b) um de seus objetivos o carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto tripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores e do governo nos rgos colegiados; c) esto includas como fontes de recursos para a seguridade social as contribuies sociais da receita de concurso de prognsticos e do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar; d) a seguridade um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade.

Noes de Direito Previdencirio

Captulo 3

Legislao Previdenciria

1. Legislao Previdenciria
1.1 Apresentao
Sero abordados, nesta unidade, o conceito de legislao previdenciria e a fonte do direito previdencirio.

1.2 Sntese
Entende-se como legislao previdenciria o conjunto de normas e atos administrativos referentes ao funcionamento do sistema securitrio. Neste conjunto, esto as leis, as medidas provisrias, os decretos, os tratados internacionais e as normas complementares. As matrias relativas seguridade social so tratadas, em regra, por lei ordinria. Apenas nos casos expressamente dispostos na Constituio Federal

21
exigiu-se o tratamento da matria por lei complementar, conforme se verifica nos arts. 195, 4, 196, 3, 201, 1 e 202. Na rea securitria muito comum a utilizao da medida provisria; no entanto, bom frisar que matrias que exigem a regulamentao por lei complementar no podero ser objeto de medida provisria, em face da vedao prevista no art. 62, 1, inciso III do Texto Maior. Como fonte maior do Direito Previdencirio tem-se a Constituio Federal. So consideradas, tambm, fontes do direito a Emenda Constitucional, as leis complementar, ordinria e delegada, as medidas provisrias, os decretos legislativos, as resolues do Senado Federal e os atos administrativos normativos (instruo normativa, ordem de servio, circular, orientao normativa, portaria, etc.). Em matria previdenciria, a jurisprudncia tem desempenhado papel extremamente importante, principalmente em se tratando de benefcios previdencirios.

Exerccio
13. Poder a Unio criar contribuies para a expanso da seguridade social por medida provisria?

2. Interpretao da Legislao Previdenciria


2.1 Apresentao
Nesta unidade, sero abordados os principais mtodos de interpretao da legislao previdenciria.

2.2 Sntese
A interpretao de uma norma se d quando se quer saber o que ela quer dizer. Na busca da interpretao mais adequada, o intrprete utiliza-se de variados processos, tais como: a) mtodo gramatical ou literal: vai-se buscar o sentido da norma jurdica a partir do significado das palavras que esto no seu texto. b) mtodo histrico ou gentico: o intrprete deve examinar os elementos, as circunstncias e as causas que implicaram na criao da lei. A anlise que se faz no sentido de saber o que levou aquela lei ser criada.
Noes de Direito Previdencirio

22
c) mtodo teleolgico ou finalstico: a interpretao teleolgica da lei se faz perguntando o que o legislador quis buscar, atingir com a sua criao; qual seria o seu objetivo a alcanar com a nova lei. d) mtodo lgico ou sistemtico: a interpretao se faz partindo do entendimento de que todas as regras jurdicas devem ter, entre si, um nexo, pois so parte de um s sistema jurdico (ABREU; RODRIGUES, 2003). A norma deve ser interpretada considerando a sua existncia dentro do ordenamento jurdico como um todo. A interpretao pode ser, ainda, classificada em autntica, jurisprudencial e doutrinria. A autntica aquela em que o legislador elabora outra lei meramente interpretativa da lei anterior. A interpretao jurisprudencial feita pelos rgos do Poder Judicirio para resolver as questes aos mesmos submetidas. Por fim, a interpretao doutrinria aquela feita pelos estudiosos da Cincia Jurdica em seus trabalhos doutrinrios.

Exerccio
14. O que significa interpretar a lei previdenciria de forma autntica?

Noes de Direito Previdencirio

Captulo 4

Regime Geral de Previdncia Social

1. Regime Geral de Previdncia Social


1.1 Apresentao
Nesse bloco de contedo, ser abordado como foi idealizado o Regime Geral de Previdncia Social pelo constituinte e sua diferena em relao ao regime prprio de previdncia dos servidores pblicos.

1.2 Sntese
A expresso sistema previdencirio abrange dois tipos de regimes: regimes pblicos e regime privado. So regimes pblicos: Regime Geral de Previdncia Social (RGPS), o regime previdencirio prprio dos servidores pblicos civis e o regime previdencirio prprio dos militares. O regime privado a previdncia complementar, prevista no art. 202 da CF.

24
O Regime Geral de Previdncia Social a regra e vai contemplar aqueles que exercem atividade remunerada, de acordo com os termos da lei. Ter filiao obrigatria, carter contributivo e dever manter o equilbrio financeiro e atuarial. O RGPS est disposto na Lei n8.213/1991, cujo regulamento Decreto n3.048/1999. O Regime Prprio de Previdncia Social deve contemplar pelo menos os benefcios de aposentadoria e penso por morte e se destina aos servidores pblicos efetivos dos entes federativos. a exceo porque se o ente federativo no criar o RPPS para seus servidores, eles pertencero ao RGPS. J os servidores que ocupam exclusivamente cargo em comisso so segurados do RGPS. Servidores que esto vinculados ao RPPS no podem se filiar ao RGPS como segurados facultativos, porm, se exercerem atividade remunerada que os filiem obrigatoriamente ao RGPS, eles pertencerro aos dois regimes e contribuiro para ambos.

Exerccio
15. (Cespe DPU 2010) Suponha que Joo, servidor pblico federal aposentado, tenha sido eleito sndico do condomnio em que reside e que a respectiva conveno condominial no preveja remunerao para o desempenho dessa funo. Nesse caso, Joo pode filiar-se ao Regime Geral da Previdncia Social (RGPS) na condio de segurado facultativo e formalizar sua inscrio com o pagamento da primeira contribuio.

2. Disciplina Constitucional I
2.1 Apresentao
Esse bloco de contedo ir tratar de algumas regras trazidas pela CF/1998 acerca do RGPS, previstas no art. 201 da Carta Magna.

Noes de Direito Previdencirio

2.2 Sntese
As contingncias geradoras das necessidades que tero cobertura previdenciria esto enumeradas nos incisos I a V do art. 201: doena, invalidez, morte e idade avanada; proteo maternidade, especialmente gestante; proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; salrio-famlia e

25
auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; e penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2, ou seja, a renda mensal de qualquer um desses benefcios nunca ser inferior a um salrio mnimo. A CF determina que nenhum benefcio que substitua o salrio de contribuio ou o rendimento do trabalhador poder ter valor mensal inferior ao salrio mnimo. Garante, tambm, que todos os salrios de contribuio utilizados no clculo da renda mensal do benefcio sero corrigidos monetariamente. Outra disposio constitucional extremamente importante a que probe que pessoa filiada a regime prprio de previdncia se filie tambm ao regime geral como segurada facultativa. Com a EC n20/1998, essa permisso acabou e virou expressa proibio, que est no 5 do art. 201, que expressamente veda a filiao ao RGPS, como segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia.

Exerccio
16. (Cespe Mdico Perito INSS 2010) Julgue o item: Lucas entrou no gozo de aposentadoria pelo RPPS em 16/11/2009. Nessa situao, Lucas poderia ter optado por filiar-se ao RGPS na qualidade de segurado facultativo, mediante ato volitivo de inscrio e pagamento da primeira contribuio.

3. Disciplina Constitucional II
3.1 Apresentao
Esse bloco de contedo dar continuidade s disposies constitucionais acerca do RGPS previstas no art. 201 da CF/1988.

3.2 Sntese
A Constituio garante aos aposentados do regime geral o pagamento de gratificao natalina, com base nos proventos do ms de dezembro de cada ano. O benefcio de aposentadoria tambm est garantido na Constituio Federal. Est no 7 do art. 201, com a redao da EC n20/1998, em duas situa-

Noes de Direito Previdencirio

26
es: por tempo de contribuio e por idade. So dois tipos de aposentadoria com requisitos distintos. A CF garante a contagem do tempo de contribuio trabalhando no RGPS para o RPPS ou vice-versa para fins de aposentadoria, onde os regimes de previdncia se compensaro financeiramente. o princpio da comutatividade. Outra disposio que merece ateno o relativo incluso previdenciria. O art. 201 da CF em seus 12 e 13 traz a possibilidade de promover a incluso dos trabalhadores de baixa renda e daqueles que, sem renda prpria, se dediquem exclusivamente ao trabalho domstico no mbito de sua residncia previdncia. Para facilitar a incluso dessas pessoas, a CF prev a reduo de alquotas e prazos de carncia de contribuio no RGPS.

Exerccio
17. (Cespe INSS 2008) Julgue o item: A grande preocupao com os hipossuficientes tem sido caracterstica marcante da seguridade social brasileira, como pode ser demonstrado pela recente alterao, no texto constitucional, de garantias para incluso dos trabalhadores de baixa renda, bem como daqueles que se dediquem, exclusivamente, ao trabalho domstico, sendo-lhes oferecido tempo de contribuio, alquotas e prazos de carncia inferiores.

Noes de Direito Previdencirio

Captulo 5

Regime Geral de Previdncia Social Beneficirios

1. Segurados Obrigatrios Empregado


1.1 Apresentao
Esta unidade abordar sobre o segurado obrigatrio do RGPS na qualidade de empregado. Procurar demonstrar em que situaes a pessoa poder ser assim qualificada, nos termos do art. 11, I da Lei n8.213/1991.

1.2 Sntese
O empregado segurado obrigatrio do RGPS. A lei previdenciria fez incluir pessoas na qualidade de empregado alm daquelas que, de fato, teriam vnculo empregatcio com a empresa ou o empregador, merecendo destaque:

28
aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado; - o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado no exterior, em sucursal ou agncia de empresa constituda sob as leis brasileiras e que tenha sede e administrao no Pas. Nesse caso, pode ser brasileiro ou estrangeiro, no importa a nacionalidade; o brasileiro civil que trabalha para a Unio, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislao vigente do pas do domiclio. Esse caso trata de brasileiro que trabalha para a Unio no exterior para tais organismos; - o servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, includas suas autarquias e fundaes, ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. o caso daquele que no ocupa cargo efetivo; o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no vinculado a regime prprio de previdncia social. o vereador, por exemplo; o menor aprendiz o nico segurado do RGPS que aceito com a idade entre 14 e 16 anos.

Exerccio
18. (Cesgranrio Tcnico Previdencirio INSS 2005) Antnio Walas, devido a sua notria experincia no mercado financeiro, recebeu proposta para ser diretor-empregado de um grande banco de investimentos, com direito a participao direta nos resultados da empresa. Caso Antnio aceite a proposta, sua inscrio no Regime Geral de Previdncia Social ser: a) obrigatria, como empregado. b) obrigatria, como contribuinte individual. c) obrigatria, como segurado especial. d) facultativa, por ter deixado de ser segurado obrigatrio. e) facultativa, como associado eleito para cargo de direo remunerada.

Noes de Direito Previdencirio

29

2. Segurados Obrigatrios Empregado Domstico e Trabalhador Avulso


2.1 Apresentao
Esta unidade trata do bloco de contedo de mais dois segurados obrigatrios do RGPS o empregado domstico e o trabalhador avulso (arts. 11, II e VI, da Lei n 8.213/1991 e 9, VI, do Decreto n 3.048/1999, respectivamente).

2.2 Sntese
1. Empregado Domstico A legislao previdenciria caracteriza como empregado domstico aquela pessoa fsica que presta servios de natureza contnua, mediante remunerao, pessoa fsica ou famlia, no mbito residencial desta, em atividade no lucrativa. Observem que esse segurado, alm das caractersticas tpicas do empregado, dever exercer o trabalho em ambiente familiar e em atividade no lucrativa, trabalhando para o chamado empregador domstico, que pode ser pessoa fsica ou famlia. Registra-se que o conceito de ambiente familiar mais amplo do que a simples residncia da famlia. Assim, podem ser citados como empregados domsticos a bab, o caseiro da casa de fim de semana, a cozinheira, o motorista particular, o piloto de avio particular, ou a cuidadora de idosos. Agora, imperioso destacar, mais uma vez, a finalidade no lucrativa da atividade desenvolvida para a caracterizao do trabalhador domstico. Assim, a empregada domstica que ajuda sua patroa a confeitar bolos de aniversrios, os quais sero comercializados, deixa de ser domstica e dever ser enquadrada como empregada. Trabalho domstico para pessoa fsica ou unidade familiar. Carter no eventual. Atividades sem fins lucrativos.
Noes de Direito Previdencirio

Empregado domstico:

Os empregados domsticos tm sua inscrio feita por meio da apresentao de documento que comprove a existncia de contrato de trabalho. A inscrio feita diretamente no INSS ou, mesmo, atravs da Internet pelo site <www.previdenciasocial.gov.br>.

30
Como o direito ao depsito do FGTS passou a ser estendido a todos os empregados domsticos, com a nova redao do pargrafo nico do art. 7 da Constituio Federal, trazida pela Emenda Constitucional n 72/2013, a inscrio do empregado domstico poder ser feita nos moldes da inscrio do segurado empregado. Mas, ainda, depende de regulamentao. Importante informar que em abril de 2013, foi publicada a Emenda Constitucional n 72, estendendo ao empregado domstico o direito ao benefcio do salrio-famlia, dentre outros direitos trabalhistas. A referida emenda constitucional deu nova redao ao pargrafo nico do art. 7 da Constituio Federal, in verbis: Art. 7 (...) Pargrafo nico. So assegurados categoria dos trabalhadores domsticos os direitos previstos nos incisos IV, VI, VII, VIII, X, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XXI, XXII, XXIV, XXVI, XXX, XXXI e XXXIII e, atendidas as condies estabelecidas em lei e observada a simplificao do cumprimento das obrigaes tributrias, principais e acessrias, decorrentes da relao de trabalho e suas peculiaridades, os previstos nos incisos I, II, III, IX, XII, XXV e XXVIII, bem como a sua integrao previdncia social. Mas, no se pode deixar de ressaltar que, os direitos previdencirios que foram estendidos ao empregado domstico dependem, ainda, de regulamentao. A concesso do salrio-famlia no ser imediata, aguardando at o fechamento desta edio, lei regulamentadora. 2. Segurado Trabalhador Avulso O art. 11, VI, da Lei n 8.213/1991, dispe: Como trabalhador avulso: quem presta, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, servio de natureza urbana ou rural definidos no Regulamento. J o Decreto n 3.048/1999, no seu art. 9, VI, dispe: Como trabalhador avulso aquele que, sindicalizado ou no, presta servio de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, com a intermediao obrigatria do rgo gestor de mo de obra, nos termos da Lei n 8.630, de 25 de fevereiro de 1993, ou do sindicato da categoria, assim considerados: a) o trabalhador que exerce atividade porturia de capatazia, estiva, conferncia e conserto de carga, vigilncia de embarcao e bloco; b) o trabalhador de estiva de mercadorias de qualquer natureza, inclusive carvo e minrio; c) o trabalhador em alvarenga (embarcao para carga e descarga de navios); d) o amarrador de embarcao; e) o ensacador de caf, cacau, sal e similares; f) o trabalhador na indstria de extrao de sal; g) o carregador de bagagem em porto;

Noes de Direito Previdencirio

31
h) o prtico de barra em porto; i) o guindasteiro e j) o classificador, o movimentador e o empacotador de mercadorias em portos;. Veja que o trabalhador avulso aquele que presta servio de natureza urbana ou rural a empresas, sempre com a intermediao obrigatria do sindicato para os no porturios ou rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO) para os trabalhadores porturios. Caso no haja essa intermediao, o trabalhador no poder ser tido como avulso. interessante destacar que a intermediao do sindicato obrigatria, mas o trabalhador avulso no precisa ser, necessariamente, sindicalizado. Mesmo o trabalhador no sindicalizado poder ser captado pelo sindicato ou OGMO e vir a prestar servio na qualidade de avulso. Este no possui vnculo empregatcio com a empresa, tampouco com o sindicato ou OGMO; seu trabalho tem carter eventual. As atividades desenvolvidas pelo trabalhador avulso esto elencadas no art. 9 do Decreto n 3.048/1999, cuja lista TAXATIVA, uma vez que vinculou a intermediao, nos termos da Lei n 8.630, de 25 de fevereiro de 1993. Esse trabalhador no poder ser confundido com o trabalhador temporrio, com o trabalhador autnomo ou com o cooperado de cooperativa de trabalho. Estes so enquadrados em outras categorias de segurados e no preenchem os requisitos de trabalhador avulso. Embora o trabalhador avulso exera atividade de carter eventual, tendo a intermediao do sindicato ou o OGMO com a empresa tomadora do servio, ele tem assegurado todos os direitos previstos para os empregados no art. 7, XXXIV, da CF/1988. Assim, ter direito a frias, dcimo terceiro salrio, depsito do FGTS, etc. Trabalho de carter eventual. Para empresas urbanas ou rurais. A intermediao feita pelo sindicato ou rgo gestor de mo de obra OBRIGATRIA. No precisa ser o trabalhador avulso sindicalizado. A lista de atividades constantes no Decreto n 3.048/ 1999 TAXATIVA.

Trabalhador avulso:

Exerccio
19. (Tcnico do INSS 2003 Cespe) Julgue se a assertiva est correta ou incorreta: Trabalhador avulso aquele que presta servios sem

Noes de Direito Previdencirio

32
vnculo empregatcio, de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, com ou sem a intermediao de sindicato ou rgo gestor de mo de obra.

3. Segurados Obrigatrios Contribuinte Individual


3.1 Apresentao
Esta unidade vai tratar sobre o segurado obrigatrio denominado contribuinte individual (art. 11, V, Lei n8.213/1991 e art. 9, V do Decreto n3.048/1999) no que diz respeito ao seu enquadramento no RGPS.

3.2 Sntese
O segurado contribuinte individual no possui uma caracterstica comum, slida, o que vem explicar o carter residual do mesmo, sendo chamado por alguns especialistas de segurado residual. Merecem destaque os seguintes contribuintes individuais: a pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade agropecuria, a qualquer ttulo, em carter permanente ou temporrio, em rea superior a 4 (quatro) mdulos fiscais; ou, quando em rea igual ou inferior a 4 (quatro) mdulos fiscais ou atividade pesqueira, com auxlio de empregados ou por intermdio de prepostos; o garimpeiro; o ministro de confisso religiosa (padres, pastores, etc.); o titular de firma individual, o diretor no empregado e o membro de conselho de administrao de sociedade annima, o scio solidrio, o scio de indstria, o scio-gerente e o scio-cotista que recebam remunerao decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural, e o associado eleito para cargo de direo em cooperativa, associao; o sndico ou administrador eleito de condomnio, desde que recebam remunerao. Nesse caso, se for isento da taxa condominial, tambm ser contribuinte individual; o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime prprio de previdncia social. Nesse caso, o brasileiro vai trabalhar diretamente para o organismo oficial internacional;

Noes de Direito Previdencirio

33
aquele que exerce atividade por conta prpria, os cooperados de trabalho e de produo e o MEI microempreendedor individual. (grifo nosso)

Exerccio
20. (Cespe Tcnico INSS 2008) Clia, professora de uma universidade, eventualmente, presta servios de consultoria na rea de educao. Por isso, Clia segurada empregada pela atividade de docncia e contribuinte individual quando presta consultoria. Nessa situao, Clia tem uma filiao para cada atividade.

4. Segurados Obrigatrios Segurado Especial I


4.1 Apresentao
Esta unidade vai tratar do enquadramento do segurado especial no RGPS (art. 11, VII da Lei n8.213/1991 e art. 9, VII do Decreto n3.048), com as alteraes trazidas pela Lei n11.718/2008.

4.2 Sntese
O segurado especial aquela pessoa fsica que exerce atividades de agropecuria, pesca artesanal e de extrativismo vegetal, desde que exercidas individualmente ou em regime de economia familiar. No precisa ser, necessariamente, o proprietrio da terra. Pode ser meeiro, arrendatrio, parceiro, possuidor. Regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e ao desenvolvimento socioeconmico do ncleo familiar e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao, sem a utilizao de empregados permanentes. Em relao atividade agropecuria, a lei exige que o tamanho do imvel rural seja inferior ou igual a quatro mdulos fiscais, no havendo essa exigncia para as atividades de pesca e extrativismo vegetal. O segurado especial pode exercer suas atividades com o auxlio da famlia, assim entendida cnjuge e filhos maiores de 16 anos. E, nesse caso, todos

Noes de Direito Previdencirio

34
os membros que participam da atividade vo ser, tambm, qualificados como segurados especiais. Poder utilizar-se de empregados contratados por prazo determinado ou de trabalhador eventual, em pocas de safra, razo de, no mximo, 120 (cento e vinte) pessoas/dia no ano civil, em perodos corridos ou intercalados ou, ainda, por tempo equivalente em horas de trabalho.

Exerccio
21. (Esaf Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil 2009) Tendo em vista a classificao dos segurados obrigatrios na legislao previdenciria vigente, assinale a assertiva incorreta: a) Como empregado a pessoa fsica residente no imvel rural ou em aglomerado urbano ou rural prximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxlio eventual de terceiros a ttulo de mtua colaborao. b) Como trabalhador avulso quem presta, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, servio de natureza urbana ou rural definidos em Regulamento. c) Como contribuinte individual o sndico ou administrador eleito para exercer atividade de direo condominial, desde que recebam remunerao. d) Como empregado o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior. e) Como contribuinte individual o scio solidrio, o scio de indstria, o scio-gerente.

Noes de Direito Previdencirio

5. Segurados Obrigatrios Segurado Especial II e Segurado Facultativo


5.1 Apresentao
Nesta unidade, sero abordadas as atividades que o segurado especial poder exercer sem que ele perca a condio de especial e, tambm, a qualificao do segurado facultativo do RGPS.

35

5.2 Sntese
Merecem destaque algumas situaes ou atividades em que o segurado especial poder se encontrar e, mesmo assim, no ser descaracterizado como especial, previstas no art. 11, 9 da Lei n8.213/1991: a outorga, por meio de contrato escrito de parceria, meao ou comodato, de at 50% (cinquenta por cento) de imvel rural cuja rea total no seja superior a 4 (quatro) mdulos fiscais, desde que outorgante e outorgado continuem a exercer a respectiva atividade, individualmente ou em regime de economia familiar; a explorao da atividade turstica da propriedade rural, inclusive com hospedagem, por no mais de 120 (cento e vinte) dias ao ano;a associao em cooperativa agropecuria; exerccio de atividade remunerada em perodo de entressafra ou do defeso, no superior a 120 (cento e vinte) dias, corridos ou intercalados, no ano civil; exerccio de mandato eletivo de dirigente sindical de organizao da categoria de trabalhadores rurais; exerccio de mandato de vereador do Municpio em que desenvolve a atividade rural ou de dirigente de cooperativa rural constituda, exclusivamente, por segurados especiais; atividade artstica, desde que em valor mensal inferior ao menor benefcio de prestao continuada da Previdncia Social. O segurado facultativo vai se filiar ao RGPS por ato de vontade e dever ter mais de 16 anos, no ser segurado obrigatrio em RPPS ou no RGPS e fazer sua inscrio juntamente com o pagamento sem atraso da primeira contribuio. So exemplos, a dona de casa, o presidirio, o estudante e o sndico no remunerado.

Exerccio
22. (Cespe Analista INSS 2008) Julgue o item seguinte: Regina servidora pblica, titular de cargo efetivo municipal. Nessa situao, caso deseje melhorar sua renda quando chegar o momento de se aposentar, Regina poder filiar-se ao regime geral da previdncia social.
Noes de Direito Previdencirio

6. Filiao e Inscrio dos Segurados


6.1 Apresentao
Nesta unidade, sero abordados os conceitos de filiao e inscrio dos segurados no RGPS, bem como a forma como elas se daro.

36

6.2 Sntese
A FILIAO o vnculo que se estabelece entre pessoas que contribuem para a previdncia social e esta, do qual decorrem direitos e obrigaes. A INSCRIO o ato pelo qual o segurado cadastrado no RGPS por meio de comprovao de dados pessoais e outros elementos necessrios e teis sua caracterizao. A inscrio do empregado feita diretamente pela empresa com sua inscrio no FGTS, na qual o trabalhador recebe a numerao de seu PIS. O trabalhador avulso tem sua inscrio feita pelo preenchimento dos documentos que o habilitem ao exerccio da atividade e pelo cadastramento e registro no sindicato ou rgo gestor de mo de obra. Os empregados domsticos tm sua inscrio feita por meio da apresentao de documento que comprove a existncia de contrato de trabalho. A inscrio feita diretamente no INSS ou pela internet. O contribuinte individual vai ser inscrito no RGPS pela apresentao de documento que caracterize a sua condio ou o exerccio de atividade profissional, liberal ou no. Essa inscrio feita diretamente no INSS ou pela internet ou, ainda, pela empresa tomadora de seu servio. A inscrio do segurado especial ser feita de forma a vincul-lo ao seu respectivo grupo familiar e conter, alm das informaes pessoais, a identificao da propriedade em que desenvolve a atividade e a que ttulo, se nela reside ou o municpio onde reside e, quando for o caso, a identificao e a inscrio da pessoa responsvel pela unidade familiar (Lei n11.718). J no caso do segurado facultativo, a filiao ao RGPS vai se dar somente aps a sua inscrio e o pagamento da primeira contribuio previdenciria sem atraso.

Exerccio
23. (Cespe Tcnico INSS 2003) Julgue o item seguinte: A inscrio o ato pelo qual o segurado cadastrado no RGPS, por meio de comprovao de dados pessoais e outros elementos.

Noes de Direito Previdencirio

7 Perda e Manuteno da Qualidade de Segurado


7.1 Apresentao
Esta unidade tratar do perodo de graa dos segurados do RGPS previsto no art. 15 da Lei n8.213/1991 e art. 13 do Decreto n3.048/1999.

37

7.2 Sntese
O segurado poder ficar, ainda, vinculado ao RGPS mesmo sem contribuir na ocorrncia das hipteses descritas nos artigos acima referidos. Esse prazo em que ele mantm a qualidade de segurado chamado de perodo de graa. Vejamos os prazos: sem limite de prazo para o segurado que se encontre em perodo de gozo de benefcio; at doze meses aps a cessao do benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao o prazo ser prorrogado para vinte e quatro meses para o segurado que tiver pago mais de 120 contribuies mensais sem interrupo que cause a perda da qualidade de segurado; os prazos mencionados sero acrescidos de doze meses para o segurado que comprovar, perante o Ministrio do Trabalho, a condio de desempregado depois dos primeiros 12 meses de perodo de graa, ou trinta e seis meses para o segurado ou servidor que tenha desvinculado de regime prprio previdencirio, com mais de 120 contribuies mensais sem perda da qualidade de segurado que comprove a condio de desempregado depois dos primeiros vinte e quatro meses do perodo de graa; at doze meses aps cessar o isolamento para o segurado portador de doena de segregao compulsria; at doze meses aps o livramento para o segurado detido ou recluso; at trs meses aps o licenciamento para o segurado incorporado ao servio militar obrigatrio das Foras Armadas; at seis meses aps a cessao das contribuies para o segurado facultativo.

Exerccio
24. (Cespe Tcnico INSS 2008) Julgue o item seguinte: Alzira, estudante, filiou-se facultativamente ao regime geral de previdncia social, passando a contribuir regularmente. Em razo de dificuldades financeiras, Alzira deixou de efetuar esse recolhimento por oito meses. Nessa situao, Alzira no deixou de ser segurada, uma vez que a condio de segurado permanece por at doze meses aps a cessao das contribuies.
Noes de Direito Previdencirio

38

8. Dos Segurados Obrigatrios Dependentes I


8.1 Apresentao
Nesta unidade, sero estudados os Segurados Obrigatrios, sendo abordados aqui os dependentes.

8.2 Sntese
Os dependentes esto dispostos na Lei n8.213/1991. Na primeira classe, temos o cnjuge, companheiro(a), filhos menores no emancipados, dentre outros. preciso ressaltar que foi includo filho que possui deficincia intelectual ou mental no inciso I do art. 16 da referida lei. Dentro dessa classe, temos que falar que a dependncia econmica entre os membros presumida, ou seja, no h necessidade de ser comprovada a dependncia em relao ao segurado. Dentro da mesma classe h situao do companheiro(a). Sua comprovao se faz por meio de documentos elencados no art. 22 do Decreto n3.048. Quanto unio estvel homoafetiva, necessrio lembrar que o companheiro(a) pode ser dependente. Filhos entre vinte e um e vinte e quatro anos que estiverem cursando ensino superior no integraro a classe de dependentes do Regime Geral, embora possam ser dependentes dentro da legislao referente ao Imposto de Renda. Filhos invlidos pertencem primeira classe de dependentes e tal invalidez ser atestada pela percia mdica da Previdncia Social. Exemplo: Filho se acidenta e fica invlido aos dezoito anos e assim permanece at os vinte e cinco anos, quando seu pai vem a falecer. Ser beneficirio de penso por morte.

Noes de Direito Previdencirio

9. Dos Segurados Obrigatrios Dependentes II


9.1 Apresentao
Nesta unidade, sero estudados os segurados obrigatrios, dando continuidade ao estudo dos dependentes.

39

9.2 Sntese
O filho invlido no perde qualidade de dependente enquanto for invlido. O filho que possui deficincia intelectual ou mental que o torne incapaz pertence primeira classe, dividindo com outros membros e ganhando benefcios, uma vez que apresenta uma deficincia que o torna incapaz. Ex-cnjuge e ex-companheiro pertencem primeira classe quando possuem direito penso alimentcia. Contudo, o STJ tem entendimento diverso. A Smula n 336 entende que: A mulher que renunciou aos alimentos na separao judicial tem direito penso previdenciria por morte do ex-marido, comprovada a necessidade econmica superveniente. Equiparam-se condio de filho o menor sob tutela e o enteado, desde que comprovem depender do segurado mediante declarao escrita feita pelo prprio segurado. Ressalte-se que se trata de menor sob tutela e no sob guarda. Os dependentes de segunda classe so os pais. S tero direito ao benefcio no havendo dependentes na primeira classe. A terceira classe composta pelo irmo menor de vinte e um anos ou invlido e agora tambm o irmo que possui deficincia mental ou intelectual que o torne incapaz. No caso do irmo, nota-se que os dependentes de terceira classe tambm precisam comprovar dependncia. Irmo invlido: A invalidez deve ser atestada pela percia mdica da Previdncia Social e deve ter ocorrido antes do irmo ter completado vinte e um anos e antes que haja causa de emancipao.

Exerccio
25. So beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado o: cnjuge, a companheiro, o companheiro e o filho no emancipado de qualquer condio, menor de 21 anos de idade ou invlido.

10.1 Apresentao
Nesta unidade, sero estudados os segurados obrigatrios, sendo finalizado estudo acerca dos dependentes.

Noes de Direito Previdencirio

10. Dos Segurados Obrigatrios Dependentes III

40

10.2 Sntese
H trs classes de dependentes, conforme j estudado em unidade anterior. Os dependentes tero sua inscrio feita no momento do requerimento do benefcio. Perdem a qualidade de dependente, por exemplo, o cnjuge no momento do divrcio sem que haja direito prestao alimentcia. No caso do filho invlido, uma causa de emancipao no retira a qualidade de dependente: colao em grau superior. Os pais perdem a qualidade quando falecem. Os irmos perdem a qualidade quando completam vinte e um anos ou quando h causa de emancipao, exceto colao em grau superior. Exemplos: Paulo casado com Sofia e possui dois filhos: um de cinco anos e outro de dezesseis. O filho de cinco anos j veio com determinada invalidez. Paulo falece. Seus dependentes so: cnjuge, filho menor de vinte e um anos ou invlidos. Assim, o benefcio ser dividido em partes iguais. A partir do momento que o filho de dezesseis anos completa vinte e um anos, o benefcio ser dividido em duas partes iguais. O filho invlido, completando vinte e um anos, no perder a qualidade, uma vez que a invalidez persistiu at o fato gerador (morte do segurado). Sofia casa-se novamente. Neste caso, no perder a qualidade de dependente no Regime Geral. Outro exemplo: Paulo possui ex-cnjuge e deve pagar penso alimentcia na razo de 20% de sua remunerao. A ex-cnjuge integra o rol de dependentes de Paulo. Se Sofia morre, bem como seu filho invlido, o benefcio fica somente com a ex-esposa no valor integral. Se Paulo tivesse uma me que dependesse economicamente, ela no poderia ser dependente, uma vez que existem beneficirios dependentes da primeira classe.

Noes de Direito Previdencirio

Exerccio
26. Paulo , de forma comprovada, dependente economicamente de seu filho, Juliano, que, em viagem a trabalho, sofreu um acidente e veio a falecer. Juliano poca do acidente era casado com Raquel. Nessa situao, Paulo e Raquel podero requerer o benefcio de penso por morte, que dever ser rateado entre ambos. Certo ou errado?

Captulo 6

Regime Geral de Previdncia Social Benefcios e Servios

1. Benefcios e Servios
1.1 Apresentao
Esta unidade traz os perodos de carncia exigidos para o segurado obter determinados benefcios do RGPS.

1.2 Sntese
O RGPS traz como benefcio dos segurados: auxlio-doena, auxlio-acidente, salrio-famlia, salrio-maternidade, aposentadorias por invalidez, por idade, por tempo de contribuio e especial. Para os dependentes tm-se os benefcios de penso por morte e auxlio-recluso. O perodo de carncia representa o nmero mnimo de contribuies mensais vertidas para que o beneficirio faa jus ao benefcio a partir do transcurso

42
do primeiro dia dos meses de suas competncias. No caso do segurado especial, a carncia corresponde ao tempo mnimo de efetivo exerccio de atividade rural, ainda que de forma descontnua, igual ao nmero de meses necessrio concesso do benefcio. Exigem perodo de carncia alguns benefcios dos segurados: auxlio-doena: 12 contribuies mensais; aposentadoria por invalidez: 12 contribuies mensais; por idade, por tempo de contribuio e especial: 180 contribuies mensais; salrio-maternidade: 10 contribuies mensais para as seguradas facultativa, contribuinte individual e especial. (grifo nosso) Nos casos de auxlio-doena e aposentadoria por invalidez cuja incapacidade for gerada por acidente de qualquer natureza e doenas especificadas em lista do MPS, so isentos de carncia.

Exerccio
27. (Cespe Magistratura do Trabalho 21 Regio 2010) Leia a assertiva abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta: O perodo de carncia, quanto ao auxlio-doena, : a) exigvel em qualquer caso; b) inexigvel no infortnio laboral; c) exigvel na molstia profissional; d) inexigvel nas molstias graves; e) nenhuma das alternativas est correta.

2. Perodo de Carncia
2.1 Apresentao
Noes de Direito Previdencirio

Esta unidade continua a abordar sobre o perodo de carncia a que o segurado dever cumprir para obter benefcios do RGPS.

2.2 Sntese
So isentos de carncia, tambm: o salrio-maternidade para as seguradas empregada, domstica e trabalhadora avulsa; o salrio-famlia, o auxlio-acidente e os benefcios dos dependentes.

43
O perodo de carncia contado, para o segurado empregado e trabalhador avulso, da data da filiao ao RGPS (CONTRATO DE TRABALHO e REGISTRO NO SINDICATO ou RGO GESTOR) e, para os demais, da data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso. Se ocorrer a perda da qualidade de segurado, as contribuies anteriores a essa data so aproveitadas para efeito de nova relao jurdica previdenciria e concesso de benefcio. Para isso, o segurado deve contribuir com, no mnimo, 1/3 do nmero de contribuies exigidas para o cumprimento da carncia definida para o benefcio a ser requerido, contadas a partir da nova vinculao ao RGPS. Essa exigncia no vale mais para os casos de aposentadoria por idade, especial e por tempo de contribuio, visto que a perda da qualidade de segurado no importa para a concesso dessas aposentadorias, desde que cumprida a carncia mnima exigida para o benefcio 180 contribuies mensais.

Exerccio
28. (Cespe Magistratura Federal 5 Regio 2009) Julgue o item de questo: Em regra, independe de carncia a concesso das seguintes prestaes: penso por morte, auxlio-recluso, aposentadoria por invalidez e auxlio-acidente.

3. Salrio de Benefcio I
3.1 Apresentao
Nesta unidade, ser abordado o conceito de salrio de benefcio e sua aplicao no clculo do valor dos benefcios.

Salrio de benefcio o valor bsico utilizado para clculo da renda mensal dos benefcios de prestao continuada de auxlio-doena, auxlio-acidente, aposentadorias por invalidez, por idade, por tempo de contribuio e especial. para o auxlio-doena e o auxlio-acidente e para as aposentadorias por invalidez e especial, o salrio de benefcio consiste na mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio, correspondente a 80% de todo o perodo contributivo;

Noes de Direito Previdencirio

3.2 Sntese

44
para as aposentadorias por idade, tempo de contribuio: a mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio correspondente a 80% de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio. F = Tc x a x [1 + (Id + Tc x a)] Es 100 F = Fator Previdencirio Tc = Tempo Contribuio at o momento da aposentadoria A = Alquota de contribuio correspondente a 0,31 Id = Idade no momento da aposentadoria Es = Expectativa de sobrevida no momento da aposentadoria Fator Previdencirio:

Exerccio
29. (Cespe 2009) Julgue o item: O fator previdencirio consiste em uma frmula aritmtica que considera os fatores idade e expectativa de sobrevida do segurado, exclusivamente por ocasio do pedido de aposentadoria, e se destina a fixar o tempo de contribuio remanescente para o segurado poder aposentar-se por tempo de servio.

4. Salrio de Benefcio II
4.1 Apresentao
Nesta unidade , se analisar o fator previdencirio e abordar sobre o clculo da renda mensal inicial dos benefcios que utilizam a tcnica do salrio de benefcio.
Noes de Direito Previdencirio

4.2 Sntese
V-se que o fator previdencirio utilizado para o clculo do salrio de benefcio das aposentadorias por idade e por tempo de contribuio leva em considerao a idade ao se aposentar, o tempo de contribuio e a expectativa de sobrevida no momento da aposentao. Avaliando a frmula do fator previdencirio, temos que, quanto maiores o tempo de contribuio e a idade do segurado ao se aposentar, maior ser o valor do fator previdencirio e, maior, portanto, o

45
valor do salrio de benefcio. Quanto menor for a expectativa de sobrevida do segurado, maior o fator previdencirio e maior o valor do salrio de benefcio. A renda mensal inicial do benefcio RMI , em outras palavras, o valor inicial que ter o benefcio previdencirio. Os benefcios abaixo tm sua RMI calculada com aplicao de percentual, sobre o salrio de benefcio, conforme tabela abaixo: auxlio-doena = 91% do salrio de benefcio (91% SB) auxlio-acidente = 50% do salrio de benefcio (50% SB) aposentadoria por invalidez = 100% salrio de benefcio (100% SB) aposentadoria por tempo de contribuio = 100% salrio de benefcio (100% SB) aposentadoria especial: 100% salrio de benefcio (100% SB) aposentadoria por idade: 70%, mais 1% para cada grupo de 12 contribuies mensais at o mximo de 30%, totalizando 100% do salrio de benefcio.

Exerccio
30. (Cespe INSS 1997) Julgue o item: A renda mensal inicial do benefcio de aposentadoria por idade corresponde a 80% do salrio debenefcio do segurado, mais 1% deste por grupo de doze contribuies mensais, at o mximo de 20%.

5. Auxlio-doena I
5.1 Apresentao
Esta unidade abordar os requisitos para a concesso do auxlio-doena (fato gerador, carncia, valores).

O auxlio-doena concedido a todos os segurados que ficarem incapacitados para o trabalho ou para atividades habituais por mais de 15 dias consecutivos. A incapacidade dever ser avaliada pela percia mdica do INSS. Esse benefcio exige carncia mnima de 12 contribuies mensais, salvo no caso de acidente de qualquer natureza e doenas graves descritas no RPS. Seu salrio de benefcio no utiliza o fator previdencirio e a RMI ser de 91% do SB.

Noes de Direito Previdencirio

5.2 Sntese

46
O auxlio-doena pode ser classificado em acidentrio ou previdencirio. O primeiro decorre de acidente do trabalho previsto nos arts. 19, 20 e 21 da Lei n 8.213/1991. O segundo decorre de qualquer causa que no for considerada acidente do trabalho. A empresa obrigada a comunicar o acidente do trabalho do segurado ao INSS por meio da CAT. Mas, caso no tenha sido feita a CAT, a percia mdica do INSS poder caracterizar o benefcio como de natureza acidentria e, nesse caso, a empresa poder recorrer da deciso.

Exerccio
31. (FGV Analista Judicirio Tribunal Regional Federal 2 Regio 2007) Julgue o item de prova: Em regra, o auxlio-doena, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a noventa e um por cento do salrio de benefcio.

6. Auxlio-doena II
6. Apresentao
Esta unidade continuar a tratar sobre o auxlio-doena acidentrio ou previdencirio, trazendo a data do incio em que devido e as causas de cessao.

6.2 Sntese
O auxlio-doena acidentrio garante ao empregado a estabilidade provisria por 12 meses aps o retorno s atividades. O auxlio-doena devido: para o empregado, a partir do 16 dia da incapacidade e os 15 primeiros dias cabe ao empregador pagar ao empregado o salrio; para os demais, inclusive o domstico, a partir da data do incio da incapacidade, se requerido dentro de 30 dias do incio da incapacidade; para todos os segurados, na data do requerimento se requerido aps o 30 dia do afastamento da atividade. No gozo do auxlio-doena, o empregado encontra-se licenciado do trabalho. O segurado ficar sujeito percia mdica a cargo da Previdncia Social e no poder rejeitar os processos de reabilitao profissional prescritos e tratamentos dispensados, exceto transfuso de sangue e cirurgia. O auxlio-doena pode cessar pela recuperao total do segurado, pela concesso de auxlio-acidente ou pela concesso de aposentadoria por invalidez.

Noes de Direito Previdencirio

47

Exerccio
32. (Juiz do Trabalho 21 Regio 2010 Cespe) Julgue o item de prova: A percepo do auxlio-doena acidentrio requisito obrigatrio para que o acidentado obtenha a estabilidade no emprego.

7. Auxlio-acidente
7.1 Apresentao
Nesta unidade, ser abordado o benefcio de auxlio-acidente, no que diz respeito concesso, valor, cessao e natureza jurdica (art. 86 da Lei n8.213/1991 e art. 104 do Decreto n3.048/1999).

7.2 Sntese
O auxlio-acidente concedido apenas para os segurados empregado, trabalhador avulso e especial. Art. 74. Fato gerador: diagnstico de sequelas, aps consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, que impliquem em reduo da habitual capacidade laborativa do segurado. O benefcio tem natureza indenizatria, por ter o segurado perdido parte da sua capacidade laborativa em funo de um acidente qualquer. No precisa ser acidente do trabalho. No exige carncia mnima de contribuies mensais. No clculo do seu salrio de benefcio, no se aplica o fator previdencirio e a RMI corresponde a 50% do salrio de benefcio e poder ser pago em valor inferior ao salrio mnimo. O auxlio-acidente cessa com o bito do segurado ou quando lhe concedida aposentadoria. O seu pagamento comea a partir do dia seguinte em que cessa o auxlio-doena. Cabe concesso de auxlio-acidente oriundo de qualquer acidente ocorrido durante o perodo de graa.

Exerccio
33. (Esaf Auditor Fiscal 2002) Com relao ao auxlio-acidente e suas caractersticas, assinale a opo incorreta. a) Benefcio instantneo. b) Devido ao segurado.

Noes de Direito Previdencirio

48
c) Carter indenizatrio. d) Vinculado a sequelas consolidadas. e) Extino do benefcio pelo bito do segurado.

8. Aposentadoria por Invalidez


8.1 Apresentao
Nesta unidade, ser abordada a aposentadoria por invalidez quanto possibilidade de concesso, valor, incio do pagamento e demais caractersticas (arts. 42 a 45 da Lei n8.213/1991 e arts. 43 a 50 do Decreto n3.048/1999).

8.2 Sntese
concedida a todo segurado que ficar para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. Via de regra, a causa incapacitante preexistente filiao do segurado constitui fator impeditivo da concesso do benefcio, exceto quando a doena ou leso invocada sobrevier ao segurado por motivo de progresso ou agravamento dessas causas. Sua renda mensal inicial corresponde a 100% do salrio de benefcio do segurado, o qual no sofre a multiplicao do fator previdencirio. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa ser acrescido de 25%, ainda que o valor do benefcio ultrapasse o limite mximo legal. Est o aposentado por invalidez sujeito percia mdica e ao processo de reabilitao profissional. Ser devida para o empregado, a partir de 16 dia da incapacidade, quando no vier precedida do auxlio-doena. Caso contrrio, ser devida a partir da cessao do auxlio-doena. Para os demais segurados, a aposentadoria por invalidez ser devida a partir da data do incio da incapacidade, se requerida dentro do prazo de 30 dias do incio da incapacidade. O segurado que retornar atividade voluntariamente ter seu benefcio cancelado, a partir da data do retorno.

Noes de Direito Previdencirio

Exerccio
34. (Cespe Procurador Federal 2010) Julgue o item: Por apresentarem pressupostos fticos e fatos geradores distintos, no h vedao legal cumulao da penso por morte de trabalhador rural com o benefcio de aposentadoria por invalidez.

49

9. Aposentadoria por Idade


9.1 Apresentao
Esta unidade tratar da aposentadoria por idade aos segurados do RGPS.

9.2 Sntese
A aposentadoria por idade para ser concedida exige: idade de 65 anos, se homem, e 60 anos, se mulher e carncia mnima de 180 contribuies mensais. Para os trabalhadores rurais e garimpeiros que trabalhem, comprovadamente em regime de economia familiar, o limite de idade ser reduzido em 05 anos: 55 anos para a mulher, 60 anos para o homem. CUIDADO: professores e professoras no tm reduo na idade para esse benefcio. No caso do segurado especial, a carncia exigida de 180 meses de exerccio efetivo na atividade rural, imediatamente anteriores data do requerimento do benefcio. O fator previdencirio no clculo dessa aposentadoria OPCIONAL. O benefcio ser devido ao segurado empregado, inclusive o domstico, a partir da data do desligamento do emprego, quando requerido at 90 dias depois dela; ou da data do requerimento, quando no houver desligamento do emprego ou quando for requerido aps 90 dias do desligamento. Para os outros segurados, ser devida a partir da data do requerimento. (MK CONTABILIDADE, 2009) Mesmo tendo perdido a qualidade de segurado, poder a pessoa ser aposentada por idade, caso venha a comprovar a idade e a carncia mnima de contribuies.

Exerccio
35. A aposentadoria por idade extingue, obrigatoriamente, o contrato de trabalho?

10.1 Apresentao
Esta unidade abordar sobre os requisitos para a concesso da aposentadoria por tempo de contribuio e quais seriam os segurados que teriam direito a ela. Deve-se conferir as disposies previstas nos arts. 56/63 do Decreto n3.048/1999.

Noes de Direito Previdencirio

10. Aposentadoria por Tempo de Contribuio

50

10.2 Sntese
A aposentadoria por tempo de contribuio ser concedida ao segurado que contar com 35 anos de contribuio, homem e 30 de anos de contribuio, se mulher, alm da carncia mnima de 180 contribuies mensais. Os professores e professoras de ensino infantil, fundamental e mdio podero se aposentar tendo uma reduo de 05 anos no tempo de contribuio exigido. Agora, vedada a converso de tempo de servio de magistrio, exercido em qualquer poca, em tempo de servio comum para fins de aposentadoria. (art. 61) No tm direito a esse benefcio: o segurado especial, salvo se vier a contribuir facultativamente, nos moldes do contribuinte individual; os segurados individuais e facultativos que optarem por contribuir pelo regime simplificado, na alquota de 11% sobre o salrio de contribuio. O salrio de benefcio utiliza, obrigatoriamente, o fator previdencirio no seu clculo e a renda mensal inicial corresponde a 100% do salrio de benefcio apurado. A data de incio da aposentadoria por tempo de contribuio ser fixada da mesma maneira elencada para as aposentadorias por idade e especial. (art. 54) A perda da qualidade de segurado no considerada para a concesso da aposentadoria por tempo de contribuio, desde que cumprida a carncia mnima e os demais requisitos da lei.

Exerccio
36. (Magistratura Tribunal do Trabalho 21 Regio 2010) Assinale qual dos benefcios abaixo no produz, obrigatoriamente, qualquer alterao no curso do contrato de trabalho: a) auxlio-doena; b) auxlio-doena acidentrio; c) aposentadoria por invalidez; d) salrio-maternidade ; e) aposentadoria por tempo de contribuio.

Noes de Direito Previdencirio

11. Aposentadoria Especial


11.1 Apresentao
Esta unidade abordar sobre os requisitos para a concesso da aposentadoria especial e quais seriam os segurados que teriam direito a ela (arts. 57 e 58 da Lei n 8.213/1991 e 64 a 70 do Decreto n 3.048/1999).

51

11.2 Sntese
A concesso da aposentadoria especial depender de comprovao pelo segurado, perante o Instituto Nacional do Seguro Social, do tempo de trabalho permanente, no ocasional nem intermitente, exercido em condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica do segurado durante 15, 20 ou 25 anos de contribuio. chamada de aposentadoria por tempo de contribuio mitigado. Tm direito somente o empregado, o trabalhador avulso e os cooperados de produo e de trabalho. No aposentadoria para o segurado especial. A carncia mnima exigida de 180 contribuies mensais e sua renda mensal de 100% do salrio de benefcio que no tem a aplicao do fator previdencirio. A comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante formulrio denominado Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP), emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo tcnico de condies ambientais do trabalho expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho. Pode haver a converso de tempo de atividade sob condies especiais em tempo de atividade comum que dar-se- de acordo a tabela prevista no RPS. Mas vedada a converso de tempo comum em especial.

Exerccio
37. (Cespe Tcnico INSS 2008) Julgue o item: Leandro, segurado da previdncia social, recebe adicional de periculosidade da empresa em que trabalha. Nessa situao, a condio de Leandro suficiente para que ele esteja habilitado ao recebimento de aposentadoria especial, cujo tempo de contribuio mitigado.

12. Benefcios: Salrio-maternidade I


12.1 Apresentao
Nesta unidade, ser abordado o salrio-maternidade.
Noes de Direito Previdencirio

12.2 Sntese
1. Fato gerador O salrio-maternidade encontra suporte constitucional nos arts. 7, XVIII e 201, II, ambos da CF/1988:

52
Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XVIII licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de 120 dias. Art. 201. A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: (...) II proteo maternidade, especialmente gestante. O salrio-maternidade ser devido quando acontecer uma das seguintes situaes: parto, assim considerado aquele que ocorrer a partir do 6 ms ou 23 semana de gestao; adoo de criana1; guarda judicial para fins de adoo de criana at oito anos de idade2 e aborto no criminoso. Em relao ao evento do parto, a segurada ter direito ao salrio-maternidade mesmo no caso de haver natimorto. Lembre-se que o fato que gera direito ao benefcio do salrio-maternidade o parto, e no a criana viva. Na adoo, indispensvel que conste na nova certido de nascimento da criana o nome da segurada adotante, no sendo devido o salrio-maternidade se contiver no documento apenas o nome do cnjuge ou companheiro. No caso da guarda judicial de criana, necessrio que no termo de guarda conste o fim para adoo e o nome da segurada que deter a guarda judicial. O salrio-maternidade devido segurada adotante ou que detm a guarda judicial para fins de adoo, independentemente de a me biolgica ter recebido o mesmo benefcio quando do nascimento da criana. No que diz respeito ao aborto para fins de concesso do benefcio, a segurada dever comprov-lo mediante atestado mdico com informao do CID especfico, indicando que o aborto ocorreu espontaneamente. imperioso esclarecer que o salrio-maternidade ser devido, tambm, em casos em que a segurada no tiver exercendo atividade, mas tiver no perodo de graa, ou seja, permanecendo com o vnculo no RGPS. Nos casos de demisso de empregada gestante, a pedido ou por justa causa, ser concedido o benefcio pelo INSS, conforme dispe o pargrafo nico do

Noes de Direito Previdencirio

1. Ao Civil Pblica n 5019632-23.2011.404.7200/SC em que o INSS foi condenado a conceder o salrio-maternidade, nos casos de adoo e guarda judicial para fins de adoo, independentemente da idade da criana. A sentena encontra-se em grau de recurso de apelao. Mais tarde, o art. 71-A da Lei n 8.213/1991 foi alterado, passando o salrio-maternidade a ser concedido por 120 dias nos casos de adoo e guarda judicial para fins de adoo. 2. Idem, item 17.

53
art. 97 do Decreto n 3.048/1999. J a demisso de empregada gestante sem justa causa no dar ensejo concesso do benefcio, cabendo ao empregador indenizar a empregada, uma vez que esta possui estabilidade provisria desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. Veja o quadro elucidativo: Situao da empregada gestante Demisso a pedido. Demisso por justa causa. Demisso sem justa causa. Direito ao salrio-maternidade Ter direito ao benefcio. Ter direito ao benefcio. NO ter direito ao benefcio.

Caso a aposentada retorne a exercer atividade abrangida pelo RGPS, ela ter direito ao salrio-maternidade, caso venha a ocorrer uma das situaes que geram direito ao benefcio. A segurada vai poder acumular a sua aposentadoria com o salrio maternidade, concedido em relao nova atividade do RGPS, atendendo-se carncia mnima de contribuies, se for o caso. 2. Seguradas contempladas Sero contempladas todas as seguradas que, cumprida a carncia mnima, tero direito percepo do salrio-maternidade quando ocorrer um dos eventos acima. As seguradas contribuintes individual e facultativa passaram a ter direito a esse benefcio somente aps a Lei n 9.876/1999. Antes, o benefcio era concedido apenas s empregadas, trabalhadoras avulsas, empregadas domsticas e seguradas especiais. 3. Carncia O salrio-maternidade exige carncia mnima de contribuies mensais, apenas para as seguradas contribuintes individual, facultativa e especial. Para as duas primeiras, a carncia mnima exigida de 10 contribuies mensais e, para a segurada especial, a carncia mnima de 10 meses de exerccio efetivo, na atividade rural, imediatamente anteriores data do fato gerador do benefcio, ainda que descontnuos. Para as empregadas, domsticas e trabalhadoras avulsas no exigida carncia mnima de contribuies. 4. Renda mensal inicial O valor do salrio-maternidade no calculado pela tcnica do salrio de benefcio. A sua renda inicial apurada levando-se em considerao a qualidade da segurada, a saber: a) Para a empregada: ser igual a sua remunerao devida no ms do seu afastamento, sujeita ao limite mximo correspondente remunerao dos Ministros do STF. Esse limite passou a valer em 29.05.2002.

Noes de Direito Previdencirio

54
b) Para a trabalhadora avulsa: ser a remunerao equivalente a um ms de trabalho, sujeita ao limite mximo correspondente remunerao dos Ministros do STF. Mesmo que a trabalhadora no tenha trabalhado durante todos os dias no ms, seu benefcio corresponder ao valor de um ms de trabalho. c) Para a empregada domstica: ser o valor correspondente ao seu ltimo salrio de contribuio. E, conforme dispe o art. 28 da Lei n 8.212/1991, o salrio de contribuio da empregada domstica aquele valor que estiver registrado na CTPS. d) Para a contribuinte individual e a segurada facultativa: ser 1/12 da soma dos 12 ltimos salrios de contribuio, apurados em perodo de clculo no superior a 15 meses. Vale dizer que os 12 ltimos salrios de contribuio sero buscados para o clculo do salrio-maternidade no perodo de 15 meses anterior data do fato que gerou o direito ao benefcio. Caso o clculo do benefcio seja inferior a um salrio-mnimo, as seguradas no podero receber valor menor, devendo ser pago a elas o salrio-mnimo. e) Para a segurada especial: ser o valor de um salrio-mnimo. No caso de empregos concomitantes ou de atividade simultnea, o salrio-maternidade ser devido para cada atividade, observando a forma de clculo para cada enquadramento da segurada. Vale dizer que, se a segurada exercer duas atividades e contribuir para cada uma delas, ser devido um salrio-maternidade em relao a cada atividade exercida, observando-se as regras acima dispostas para cada qualidade de segurada. Se houver parto de mais de uma criana, isso no faz gerar mais de um salrio-maternidade. 5. Do perodo do benefcio O benefcio ser devido durante 120 dias no caso de parto, com incio at 28 dias anteriores ao do parto e 91 dias depois dele, considerando, inclusive, o dia do parto. Essa regra no rgida, podendo a segurada receber o benefcio por 120 dias aps o parto. Em casos excepcionais, os perodos de repouso anterior e posterior ao parto podem ser aumentados de mais duas semanas, mediante atestado mdico especfico3. Nos casos de adoo e guarda judicial para fins de adoo de criana, o salrio-maternidade ser devido s seguradas, pelo prazo de 120 dias, independentemente da idade da criana (0 a 12 anos). Em caso de aborto espontneo (no criminoso) a segurada ter direito ao salrio-maternidade por duas semanas.

Noes de Direito Previdencirio

3. Art. 93, 3, Decreto n 3.048/1999.

55

Exerccios
38. Julgue se a assertiva est correta ou incorreta: Rute, professora em uma escola particular, impossibilitada de ter filhos, adotou gmeas recm-nascidas, cuja me falecera logo aps o parto e que no tinham parentes que pudessem cuidar delas. Nessa situao, Rute ter direito a dois salrios-maternidade. Julgue se a assertiva est correta ou incorreta: Helena, grvida de nove meses de seu primeiro filho, trabalha em duas empresas de telemarketing. Nessa situao, Helena ter direito ao salrio-maternidade em relao a cada uma das empresas, mesmo que a soma desses valores seja superior ao teto dos benefcios da previdncia social.

39.

13. Benefcios Salrio-maternidade II


13.1 Apresentao
Nesta unidade, continuar a ser abordado o salrio-maternidade.

13.2 Sntese
6. Do pagamento do salrio-maternidade O salrio-maternidade um benefcio previdencirio garantido a todas as seguradas que cumprirem as exigncias da lei e ser pago da seguinte forma: no caso da empregada gestante, a empresa lhe pagar o benefcio e, aps, ser reembolsada do valor quando do recolhimento das suas contribuies previdencirias. Ela far a compensao dos valores pagos empregada com as contribuies a pagar. Essa regra no vale, entretanto, para a empregada do microempreendedor individual que receber o benefcio diretamente da Previdncia Social. 7. Da extenso da licena-maternidade Uma questo importante a ser abordada refere-se extenso da licena-maternidade para seis meses aps o advento da Lei n 11.770/2008. A referida lei criou o Programa Empresa Cidad com o objetivo de prorrogar por 60 (sessenta) dias a durao da licena-maternidade da empregada que tiver parto ou adotar criana. Com a prorrogao, a licena-maternidade ter o perodo de 180 dias.

Noes de Direito Previdencirio

56
A finalidade do programa seria garantir o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida, como recomenda a Organizao Mundial de Sade. Para haver essa prorrogao da licena-maternidade necessrio que a empresa faa a adeso ao programa e a empregada solicite ao empregador, at o final do primeiro ms aps o parto ou adoo. As empresas optantes pelo Simples Nacional no so includas nesse programa e, portanto, suas empregadas no tero direito prorrogao. No entanto, imperioso destacar que o perodo de prorrogao que se inicia aps o trmino dos 120 dias gozados de licena-maternidade no dar direito empregada de receber salrio-maternidade como benefcio da Previdncia Social. Na verdade, durante os 60 dias de prorrogao da licena-maternidade, a empregada receber da prpria empresa o valor da sua remunerao e, nesse caso, no ser entendido como benefcio previdencirio. As despesas com a remunerao da empregada que tiver sua licena-maternidade prorrogada sero da empresa empregadora e podero ser deduzidas no imposto de renda da pessoa jurdica. No perodo da prorrogao e recebimento da remunerao paga pela empresa, a empregada no poder exercer qualquer atividade remunerada e a criana no poder ser mantida em creche ou organizao similar. 8. Outras questes do salrio-maternidade Como j dito, o salrio-maternidade considerado salrio de contribuio. Com isso, sobre o seu valor incidir a contribuio previdenciria dos segurados e das empresas, exceo do salrio-maternidade recebido pela segurada especial. Vale dizer que se as seguradas, exceto a especial, receberem salrio-maternidade, sobre este valor incidir a contribuio previdenciria, a qual ser descontada e repassada para os cofres da Unio. As empresas e o empregador domstico continuam tendo de recolher a sua contribuio a ttulo de contribuinte, incidente sobre o valor do salrio de contribuio das empregadas. No caso da segurada especial, no vai haver incidncia de contribuio previdenciria, em razo da contribuio dessa segurada incidir sobre o valor da receita bruta da comercializao da produo. Com o entendimento de que o salrio-maternidade integra o conceito de salrio de contribuio, o tempo recebido desse benefcio contado como tempo de contribuio, inclusive para efeito de carncia mnima de contribuies exigida para a concesso de alguns benefcios. No entanto, no podemos deixar de registrar o recente entendimento do Superior Tribunal de Justia de que o salrio-maternidade parcela indenizatria e, portanto, no sofre incidncia de contribuio previdenciria4.

Noes de Direito Previdencirio

4. REsp n 1322945/DF. Recurso Especial 2012/0097408-8. Relator(a) Ministro Napoleo Nunes Maia Filho (1133). rgo Julgador: Primeira Seo. Data do julgamento: 27/02/2013. Data da Publicao/ Fonte: DJe 08/03/2013.

57
O salrio-maternidade no poder ser acumulado com benefcio por incapacidade auxlio-doena e aposentadoria por invalidez. Caso a segurada esteja recebendo auxlio-doena e ocorra uma das situaes que enseja a concesso do salrio-maternidade, o primeiro benefcio ser suspenso. Se, ao trmino do salrio-maternidade, a incapacidade temporria persistir e a segurada no puder retornar ao trabalho, esta ter o seu benefcio reativado. O salrio-maternidade poder ser recebido cumulativamente com o auxlio-acidente, dada a natureza indenizatria deste ltimo. No poder ser recebido, no entanto, o salrio-maternidade com o seguro-desemprego. Quadro Resumo Salrio-maternidade: Beneficirias Todas as seguradas. Parto, inclusive de natimorto. Adoo ou guarda judicial para fins de adoo de crianas. Aborto no criminoso. Condenao do INSS a conceder o benefcio, independentemente da idade da criana adotada na ACP n 501963223.2011.404.7200/SC pelo prazo de 120 dias. Alterao na redao do art. 71-A da Lei n 8.213/1991 pela MP n 619/2013. Empregada, empregada domstica e trabalhadora avulsa = No h carncia mnima exigida. Contribuinte individual, segurada facultativa = 10 contribuies mensais. No caso de segurada especial, a carncia de 10 meses de efetivo exerccio na atividade, imediatamente anteriores data do requerimento do benefcio. Parto = 120 dias, podendo iniciar 28 dias antes do parto. Aborto no criminoso = duas semanas. Adoo ou guarda judicial para fins de adoo de criana = 120 dias. Condenao do INSS a conceder o benefcio, independentemente da idade da criana adotada na ACP n 501963223.2011.404.7200/SC pelo prazo de 120 dias. Alterao na redao do art. 71-A da Lei n 8.213/1991 pela MP n 619/2013.

Requisitos

Carncia

Perodo de recebimento

Noes de Direito Previdencirio

58
Beneficirias Todas as seguradas. Para a empregada = valor da ltima remunerao, limitado ao teto do ministro do STF. Para a trabalhadora avulsa = remunerao equivalente a um ms de trabalho, limitado ao teto do ministro do STF. Para empregada domstica = o ltimo salrio de contribuio, sujeito ao limite mximo correspondente. Para a contribuinte individual e facultativa = 1/12 da soma dos ltimos 12 salrios de contribuio apurados em perodo no superior a 15 meses, limitado o valor ao teto mximo do salrio de contribuio. No poder ser pago em valor inferior ao salrio-mnimo. Para a segurada especial = um salrio-mnimo. No caso de parto = 28 dias antes OU a partir do dia do parto. nos casos de aborto no criminoso, adoo e guarda judicial para fins de adoo de criana = a partir da data do requerimento. Caso, no parto, ocorra nascimento de natimorto, haver pagamento de salrio-maternidade. Se houver nascimento de um ou mais filhos, ser pago apenas um salrio-maternidade. Se a me biolgica, segurada do RGPS, tiver recebido salrio-maternidade, no h problema para conceder o benefcio adotante. O salrio-maternidade no pode ser acumulado com benefcio por incapacidade (auxlio-doena e aposentadoria por invalidez). No caso de parto = aps 120 dias do incio do benefcio. No caso de aborto no criminoso = aps duas semanas. No caso de adoo ou guarda judicial para fins de adoo = aps 120 dias do incio do benefcio.

Renda mensal inicial valor

Data de incio do benefcio (DIB)

Pontos importantes

Noes de Direito Previdencirio

Cessao do benefcio

59

14. Salrio-famlia
14.1 Apresentao
Esta unidade abordar o salrio-famlia devido a alguns segurados.

14.2 Sntese
O salrio-famlia devido aos trabalhadores de baixa renda, nos termos do art. 201 da CF/1988. possvel perceber a incidncia do princpio da seletividade, bem como do princpio da distributividade. O salrio-famlia ser devido ao segurado empregado e trabalhador avulso considerados de baixa renda que tiverem filhos menores de 14 (quatorze) ou invlidos. A EC n 72 trouxe alterao ao pargrafo nico do art. 7, sendo estendido aos empregados domsticos o direito ao salrio-famlia. Contudo, depende ainda de regulamentao por lei, para que este direito seja realmente aplicado. preciso entender que se equiparam a filhos, o enteado e o menor sob tutela. Tal benefcio no exige carncia mnima de contribuies e ser pago pela empresa, que ser reembolsada quando do recolhimento das contribuies previdencirias. Ainda, se pai e me forem segurados do RGPS, ambos tero direito cota do benefcio pago pela empresa. Os valores do salrio-famlia no so calculados pela tcnica do salrio de benefcios, mas so valores fixos, dependendo da faixa de salrio de contribuio que aquele segurado se encontra. Quando o empregado ou trabalhador avulso estiver em gozo de auxlio-doena, de aposentadoria por invalidez ou por idade, a previdncia social pagar o benefcio. Se o empregado se aposentar por tempo de contribuio ou especial, ao completar 65 (sessenta e cinco) anos (homem) ou 60 (sessenta) anos (mulher) e tiver as condies para concesso do benefcio, podero obt-lo. Salrio-famlia no um benefcio que substitui o salrio de contribuio. Desta forma, seus valores, sendo inferiores ao salrio mnimo, no ofendem ao princpio previsto no art. 201, 2, da Constituio Federal. A lei dispe que a empresa deve guardar os comprovantes pelo prazo de 10 (dez) anos. Todavia, hoje este prazo de cinco anos.

Noes de Direito Previdencirio

60

Exerccios
40. Rubens e sua esposa Amlia tm, juntos, dois filhos, trabalham e so segurados do Regime Geral da Previdncia Social, alm de serem considerados trabalhadores de baixa renda. Nessa situao, o salrio-famlia somente ser pago a um dos cnjuges. (INSS-2008-Cespe) Dalila, que empregada domstica e segurada do Regime Geral da Previdncia Social, tem trs filhos, mas no recebe salrio-famlia. Nessa situao, apesar de ser considerada trabalhadora de baixa renda, Dalila no tem o direito de receber esse benefcio.

41.

15. Penso por Morte


15.1 Apresentao
Nesta unidade, ser estudado o Regime Geral de Previdncia Social, sendo abordada a penso por morte.

15.2 Sntese
A penso por morte um benefcio que deve ser avaliado junto com a qualidade de dependentes. Ocorre quando o falecido segurado possuir dependentes. O indivduo segurado, mesmo no estando mais na qualidade de segurado, se j tiver preenchido as condies para aposentadoria, poder haver concesso de penso por morte. Outra situao a questo dos dependentes em relao ao ex-cnjuge e ex-companheiro. A lei aplicvel em relao penso por morte aquela vigente no momento do fato gerador. Quanto ao valor da penso por morte, este depende. Se o segurado era aposentado, o valor equivalente ao valor da aposentadoria. Esse benefcio dividido em partes iguais a todos os dependentes. Caso um dos dependentes perca a qualidade, sua quota-parte dividida entre os outros dependentes. Quando o filho e o irmo que possuem deficincia intelectual ou mental exercerem trabalho ou atividade remunerada, sua quota-parte sofrer reduo em 30% enquanto estiverem exercendo atividade remunerada.

Noes de Direito Previdencirio

61
A penso devida desde o bito quando o benefcio requerido no prazo de trinta dias, contados do bito. Quando se tratar de menores de dezesseis anos ou absolutamente incapazes, o benefcio ser pago desde o bito. O benefcio cessa quando cessa a qualidade de dependente. No h possibilidade que haja mais de uma penso por morte ao mesmo cnjuge ou companheiro, ressalvado o direito de opo pela mais vantajosa.

Exerccio
42. Caio, segurado do Regime Geral da Previdncia Social, divorciou-se de Dora, em julho de 1999, ficando ajustado que pagaria uma penso alimentcia no valor de 20% do seu salrio. Em janeiro de 2003, Caio casa-se com Ana e, fruto da relao, nasce Mrvio. Com o falecimento de Caio em agosto de 2004, quem tem direito ao recebimento de penso por morte, na qualidade de seu dependente? a) Ana, somente. b) Mrvio, somente. c) Ana e Mrvio, somente. d) Dora e Mrvio, somente. e) Dora, Ana e Mrvio.

16. Auxlio-recluso
16.1 Apresentao
Esta unidade abordar sobre as condies necessrias para a concesso do auxlio-recluso para os dependentes dos segurados do RGPS. Tratar, ainda, do valor do benefcio e outras caractersticas.

16.2 Sntese
O auxlio-recluso benefcio aos dependentes de segurado de baixa renda que for recolhido priso para cumprir pena em regime fechado ou semiaberto. Para isso, o segurado preso no poder estar recebendo auxlio-doena, aposentadorias, abono de permanncia em servio ou remunerao de empresa. (art. 201, CF) Seu valor corresponde a 100% do valor da aposentadoria por invalidez que teria direito o segurado na data do recolhimento priso e dever ser rateado em partes iguais para os dependentes da mesma classe.
Noes de Direito Previdencirio

62
O dependente que estiver recebendo o benefcio dever apresentar ao INSS uma declarao da unidade carcerria onde estiver preso o segurado a cada 03 meses. Caso o segurado preso fuja, o benefcio ser suspenso e, se o segurado for novamente preso, dentro do perodo de graa, o auxlio-recluso ser reativado. O auxlio-recluso ser pago aos dependentes a partir: da data do recolhimento priso, quando requerido por maior de 16 anos, at o 30 dia da priso ou requerido por menor de 16 anos, at 30 dias aps completar essa idade; da data do requerimento quando superado o prazo acima mencionado. Equipara-se condio de recolhido priso, a situao do maior de 16 e menor de 18 anos que se encontre internado em estabelecimento educacional ou congnere, sob custdia do Juizado da Infncia e da Juventude (art. 201 da CF).

Exerccio
43. Julgue o item: No ser devida a concesso de auxlio-recluso quando o recolhimento priso ocorrer aps a perda da qualidade de segurado.

17. Abono Anual. Servio Social. Reabilitao Profissional


17.1 Apresentao
Esta unidade tratar sobre o abono anual devido aos beneficirios do RGPS, do servio social e da reabilitao profissional oferecidos para os segurados e dependentes.
Noes de Direito Previdencirio

17.2 Sntese
O abono anual a chamada gratificao natalina paga aos beneficirios que tiverem recebido durante o ano, auxlio-doena, auxlio-acidente, aposentadoria, penso por morte ou auxlio-recluso e salrio-maternidade. O seu valor calculado, no que couber, conforme a gratificao natalina dos trabalhadores, tomando-se como a base a renda mensal do benefcio no ms de dezembro de cada ano.

63
O servio social prestado a segurados e dependentes com a finalidade de esclarecer aos beneficirios seus direitos sociais e os meios de exerc-los, e de orient-los sobre o processo de soluo dos problemas decorrentes de sua relao com a Previdncia Social. O servio de habilitao e reabilitao profissional prestado para que as pessoas possam voltar ao trabalho e ao convvio social. Inclui o fornecimento de aparelho de prtese, rtese e instrumentos de auxlio para locomoo quando possibilitem atenuar a perda ou reduo da capacidade funcional; a reparao ou substituio dos equipamentos mencionados, desde que desgastados pelo uso normal ou por ocorrncia estranha vontade do beneficirio; o transporte do acidentado do trabalho, quando for necessrio. As empresas com 100 empregados ou mais esto obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos mediante contratao de beneficirios reabilitados ou pessoas com deficincia habilitadas.

Exerccio
44. (Cespe Mdico Perito INSS 2010) Julgue o item: Excludo o transporte do acidentado, ainda que necessrio, o servio de reabilitao profissional compreende o fornecimento de aparelho de prtese, rtese e instrumentos de auxlio para locomoo quando a perda ou reduo da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso, bem como dos equipamentos necessrios habilitao e reabilitao social e profissional.

18. Acumulao de Benefcios


18.1 Apresentao
Esse bloco de contedo abordar em que situaes os benefcios do RGPS no podem ser recebidos cumulativamente (art. 124, Lei n 8.213/1991 e art. 167, RPS).

18.2 Sntese
Benefcios que no podem ser acumulados: aposentadoria e auxlio-doena. Se o aposentado voltar a trabalhar e ficar incapacitado por mais de 15 dias consecutivos no ter direito ao auxlio-doena;

Noes de Direito Previdencirio

64
mais de uma aposentadoria. Ainda que volte a contribuir no poder ter mais de uma aposentadoria dentro do RGPS; salrio-maternidade e auxlio-doena. Caso a segurada esteja em gozo de auxlio-doena, ao conceder o salrio-maternidade o auxlio-doena suspenso e se aps a cessao do salrio-maternidade persistir a incapacidade, o auxlio-doena ser reativado; mais de um auxlio-acidente. No caso de haver novas sequelas, pode-se optar pelo de maior valor; e mais de uma penso deixada por cnjuge ou companheiro. O pensionista pode optar pela mais vantajosa; auxlio-acidente e auxlio-doena se a causa for a mesma. Se as causas que ensejaram os dois benefcios forem diferentes permitida a cumulao; auxlio-acidente e aposentadoria. O primeiro cessa com a concesso do segundo, salvo direito adquirido em face de legislao anterior.

Exerccio
45. Tereza casada com Joo, segurado do RGPS. Ela recebe penso por morte deixada por seu filho que veio a falecer enquanto trabalhava numa obra. Caso Joo venha a falecer, Tereza poder receber a penso de Joo juntamente com a deixada por seu filho?

Noes de Direito Previdencirio

Captulo 7

Contagem Recproca de Tempo de Contribuio

1. Contagem Recproca de Tempo de Contribuio


1.1 Apresentao
Esse bloco de contedo abordar sobre o reconhecimento da filiao ao RGPS e a possibilidade de computar tempo contribudo na iniciativa privada para o servio pblico ou vice-versa (arts. 94 a 99, Lei n8.213/1991 e arts. 121 a 134, RPS).

1.2 Sntese
O segurado poder ter reconhecido, em qualquer poca, o tempo de exerccio de atividade anteriormente abrangida pela previdncia social. Isso se denomina reconhecimento da filiao. O reconhecimento de filiao no perodo

66
em que o exerccio de atividade remunerada no exigia filiao obrigatria previdncia social somente ser feito mediante indenizao das contribuies relativas ao respectivo perodo. No caso do segurado contribuinte individual poder ele, se quiser, recolher contribuies relativas a perodo anterior sua inscrio, desde que comprovado o exerccio de atividade remunerada no respectivo perodo. Para fins de obteno de benefcio no regime geral de previdncia, possvel computar o tempo de contribuio na administrao pblica; da mesma forma, no servio pblico, pode ser computado o tempo de contribuio para o Regime Geral de Previdncia Social. a contagem recproca de tempo de contribuio. emitida uma certido de tempo de contribuio nos moldes do art. 130 do RPS. Atente para esta regra importante: no permitida a contagem recproca de tempo de servio pblico com o de atividade privada, quando se tratar de perodos concomitantes. Devem ser observadas as regras trazidas no art. 127 do RPS.

Exerccio
46. (Cespe Tcnico INSS 2008) Julgue o item: Renato era servidor municipal vinculado a regime prprio de previdncia social havia 16 anos, quando resolveu trabalhar na iniciativa privada, em 1999. Nessa situao, o tempo de servio prestado por Renato em outro regime contado como tempo de contribuio, desde que haja a devida comprovao, certificada pelo ente pblico instituidor do regime prprio.

2. Justificao Administrativa
2.1 Apresentao
Noes de Direito Previdencirio

Esse bloco de contedo dispor sobre dois assuntos bastante interessantes e solicitados em concursos pblicos, a justificao administrativa e os institutos de decadncia e prescrio em relao aos benefcios previdencirios.

2.2 Sntese
A justificao administrativa constitui recurso utilizado para suprir a falta ou insuficincia de documento ou produzir prova de fato ou circunstncia de

67
interesse dos beneficirios, perante a previdncia social. No ser, porm, admitida a justificao administrativa quando o fato a comprovar exigir registro pblico de casamento, de idade ou de bito, ou de qualquer ato jurdico para o qual a lei prescreva forma especial. Para comprovao de tempo de servio ou de contribuio, no ser admitida prova exclusivamente testemunhal, salvo nos casos de caso fortuito ou fora maior. Da deciso da autoridade competente do INSS que considerar eficaz ou ineficaz a justificao administrativa, no cabe recurso. Diz o art. 103 que os beneficirios do RGPS tm o prazo decadencial de 10 anos para requerer a reviso do ato de concesso do seu benefcio ou do seu indeferimento. No entanto, a prescrio est prevista no pargrafo nico do art. 103: 5 anos para o ajuizamento de ao para haver prestaes vencidas ou quaisquer restituies ou diferenas devidas pela Previdncia Social. No corre a prescrio contra menores, incapazes e ausentes, na forma prevista no Cdigo Civil. J o art. 103-A da Lei n8.213/1991 d Previdncia Social o prazo de 10 anos para anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para seus beneficirios, contando-se o prazo da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f ou fraude.

Exerccio
47. (Cespe MPE/ES 2010) Julgue o item: A partir da Lei n 10.839/2004, que deu nova redao ao art. 103 da Lei n 8.213/1999, prescreve em dez anos, a contar da data em que deveria ter sido paga, toda e qualquer ao para haver prestaes vencidas ou quaisquer restituies ou diferenas devidas pela previdncia social.

3.1 Apresentao
Nesse bloco de contedo, sero tratados os Conselhos Nacional de Previdncia Social CNPS e de Recursos da Previdncia Social CRPS.

Noes de Direito Previdencirio

3. Conselhos da Previdncia Social

68

3.2 Sntese
O CNPS atua no acompanhamento e na avaliao dos planos e programas que so realizados pela administrao, na busca de melhor desempenho dos servios prestados clientela previdenciria. o rgo superior de deliberao colegiada, que tem como membros seis representantes do Governo Federal e nove representantes da sociedade, dos quais trs representantes dos empregadores, trs representantes dos trabalhadores em atividade e trs representantes dos aposentados e pensionistas. Os membros do CNPS e seus respectivos suplentes so nomeados pelo Presidente da Repblica. O CRPS um rgo colegiado, integrante da estrutura do Ministrio da Previdncia Social, que funciona como um tribunal administrativo e tem por funo bsica mediar os litgios entre segurados e o INSS, conforme dispuser a legislao e a Previdncia Social. O CRPS formado por 4 (quatro) Cmaras de Julgamento CaJ, localizadas em Braslia DF, que julgam em segunda e ltima instncia matria de benefcio, e por 29 (vinte e nove) Juntas de Recursos JR nos diversos estados que julgam matria de benefcio em primeira instncia. H o Conselho Pleno com a competncia para uniformizar a jurisprudncia previdenciria mediante enunciados.

Exerccio
48. Julgue o item: vedado ao INSS escusar-se de cumprir, no prazo regimental, as diligncias determinadas pelas unidades julgadoras do CRPS, bem como deixar de dar efetivo cumprimento s suas decises definitivas, reduzir ou ampliar o seu alcance, ou execut-las de modo que contrarie ou prejudique seu evidente sentido.

Noes de Direito Previdencirio

Captulo 8

Financiamento da Seguridade Social

1. Contribuies da Seguridade Social


1.1 Apresentao
Esse bloco de contedo abordar as contribuies sociais que vo financiar a Seguridade Social luz da CF/1988.

1.2 Sntese
O art. 195 da CF dispe que a seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das contribuies sociais elencadas nos incisos I a IV . As contribuies discriminadas no prprio art. 195 da CF podem ser criadas pela Unio por meio de lei ordinria ou mesmo de medida provisria. So tributos da espcie de contribuio social. Alm das contribuies j

70
discriminadas na CF, a Unio poder criar outras novas para o custeio da Seguridade Social desde que obedea a trs requisitos: as novas contribuies devem ser institudas por lei complementar; devem respeitar ao princpio da no cumulatividade; e no podem ter fato gerador ou base de clculo das contribuies sociais j discriminadas na Constituio Federal. Todas as contribuies que vo financiar a Seguridade Social (j discriminadas ou novas) somente podero ser cobradas aps decorridos 90 dias da data da publicao da lei que as instituiu ou as modificou. Trata-se do princpio da noventena ou prazo nonagesimal, anterioridade mitigada. As contribuies previstas no art. 195, I, a e II so chamadas de previdencirias, vez que seus recursos somente so utilizados para o pagamento de benefcios do RGPS.

Exerccio
49. (Fundao Carlos Chagas Tcnico Judicirio TRF/4 Regio 2009) Considere as seguintes assertivas a respeito da seguridade social: I. As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social constaro dos respectivos oramentos, integrando o oramento da Unio. II. So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. III. A pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios. IV. Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado ou majorado sem a correspondente fonte de custeio total, mas poder, no entanto, ser estendido. De acordo com a Constituio Federal, est correto o que consta APENAS em a) II, III e IV. b) I, II e III. c) II e III. d) III e IV. e) I e II.

Noes de Direito Previdencirio

71

2. Oramento da Seguridade Social


2.1 Apresentao
Nesse bloco de contedo, se tratar da composio do oramento da seguridade social no mbito federal, conforme previsto na Lei n8.212/1991. Essa lei traz o plano de custeio da seguridade social.

2.2 Sntese
No mbito federal, segundo o art. 11 da Lei n8.212/1991, o oramento da Seguridade Social composto por receitas da Unio, receitas das contribuies sociais e receitas de outras fontes. A contribuio da Unio constituda por recursos adicionais do Oramento Fiscal que esto fixados na Lei oramentria anual e a Unio responsvel pela cobertura de eventuais insuficincias financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da Previdncia Social. As receitas das contribuies sociais sero abordadas em outras unidades. As receitas de outras receitas fontes so as multas, a atualizao monetria e os juros moratrios, as demais receitas patrimoniais, industriais e financeiras, juros decorrentes de aplicaes financeiras, as doaes, legados, subvenes e outras receitas eventuais, 50% dos valores obtidos e aplicados na forma do pargrafo nico do art. 243 da CF/1988 (bens apreendidos em decorrncia do trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins), 40% do resultado dos leiles dos bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Alm dessas receitas, 45% do que arrecadado com o DPVAT destinado ao SUS para custeio da assistncia mdico-hospitalar dos segurados vitimados em acidente de trnsito, 5% so repassados mensalmente ao Coordenador do Sistema Nacional de Trnsito para aplicao exclusiva em programas de preveno de acidentes.

Exerccio
50. Julgue o item: A arrecadao obtida com o leilo de todos os bens apreendidos em razo do trfico ilcito de drogas destinada Seguridade Social.

Noes de Direito Previdencirio

72

3. Salrio de Contribuio Conceito


3.1 Apresentao
Nesse bloco de contedo, ser abordado o conceito de salrio de contribuio para cada tipo de segurado.

3.2 Sntese
Salrio de contribuio a expresso que quantifica a base de clculo da contribuio previdenciria dos segurados da previdncia social (Ibrahim). Para isso, tem-se o conceito para os diversos tipos de segurados: I para o empregado e trabalhador avulso: a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms (...) (art. 28, Lei n8.212/1991); II para o empregado domstico: a remunerao registrada na CTPS; III para o contribuinte individual: a remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria, durante o ms, observado o limite mximo; IV para o segurado facultativo: o valor por ele declarado, observado o limite mximo. H que se atentar para o fato de que o valor do salrio de contribuio no pode ultrapassar o limite mximo determinado pelo MPS. O que exceder tal limite no ter incidncia de contribuio previdenciria. O segurado especial no contribui sobre o salrio de contribuio.

Exerccio
51.
Noes de Direito Previdencirio

(Esaf Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil 2005) Para os segurados empregados e trabalhadores avulsos, entende-se por salrio de contribuio: a) a remunerao auferida, sem dependncia da fonte pagadora, em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria, durante o ms, observados os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio. b) o valor recebido pelo cooperado, ou a ele creditado, resultante da prestao de servios a terceiros, pessoas fsicas ou jurdicas, por intermdio da cooperativa.

73
c) o valor por eles declarado, observados os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio. d) vinte por cento do valor bruto auferido pelo frete, carreto ou transporte, no se admitindo a deduo de qualquer valor relativo aos dispndios com combustvel e manuteno do veculo, ainda que parcelas a este ttulo figurem discriminadas no documento. e) a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos que lhe so pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms.

4. Salrio de Contribuio Parcelas Excludentes


4.1 Apresentao
Nesta unidade, ser estudado o financiamento da Seguridade Social, sendo abordadas aqui as parcelas excludentes.

4.2 Sntese
As parcelas que so excludas do salrio de contribuio esto previstas no art. 28, 9, da Lei n 8.212/1991: Benefcios do RGPS, com exceo do salrio-maternidade. Contudo, em 2013, o STJ entendeu que o salrio-maternidade parcela indenizatria. O vale-transporte, quando pago tanto em ticket, quanto em pecnia, no constitui salrio de contribuio. O vale-alimentao, se pago de acordo com a legislao especfica, tambm no integra o conceito de salrio de contribuio. Em relao participao de lucros e resultados, se pagos de acordo com a legislao especfica, no integram o salrio de contribuio. Se for pago de forma diversa, ter incidncia. Se for pago em at 2 (duas) parcelas anuais, no integrar o salrio de contribuio. Se pago de forma diversa, passar a integrar o salrio de contribuio. Quanto s frias, se forem usufrudas dentro do tempo de contrato de trabalho, integraro o conceito de salrio de contribuio. O STJ e o STF entendem que sobre o tero constitucional de frias no h incidncia de contribuio previdenciria, ainda que as frias sejam usufrudas. Em 2013, o STJ entendeu que os valores das frias usufrudas no tero incidncia de contribuio previdenciria.

Noes de Direito Previdencirio

74
Outra parcela no integrante a complementao do auxlio-doena. Caso seja feito para todos os empregados no ter incidncia do salrio de contribuio; se for apenas para alguns empregados, ento, ter. Previdncia privada, planos de sade e planos odontolgicos, quando no forem disponibilizados a todos os empregados, integraro o salrio de contribuio. O valor relativo ao plano educacional ou bolsa de estudos, para que no haja incidncia de contribuio previdenciria, preciso que o valor no seja utilizado em substituio ao salrio e que o valor mensal da bolsa no supere a 5% (cinco por cento) da remunerao do segurado ou a uma vez e meia do salrio mnimo mensal. Ainda, auxlio-bab e auxlio-creche no integram salrio de contribuio. O vale-cultura no ser parcela integrante do salrio de contribuio. As dirias de viagem, quando ultrapassarem 50% (cinquenta por cento) do valor total da remunerao do segurado, integraro o salrio de contribuio, pelo valor integral, no apenas pelo excesso. O art. 22, 13, da Lei n 8.212/1991 dispe: No se considera como remunerao direta ou indireta, para os efeitos desta Lei, os valores despendidos pelas entidades religiosas e instituies de ensino vocacional com ministro de confisso religiosa, membros de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa em face do seu mister religioso ou para sua subsistncia desde que fornecidos em condies que independam da natureza e da quantidade do trabalho executado.

Exerccio
52. (Tcnico do INSS-2008-Cespe) A empresa em que Maurcio trabalha paga a ele, a cada ms, um valor referente participao nos lucros, que apurado mensalmente. Nessa situao, incide contribuio previdenciria sobre o valor recebido mensalmente por Maurcio a ttulo de participao nos lucros.

Noes de Direito Previdencirio

5. Contribuio dos Segurados I


5.1 Apresentao
Nesta unidade, ser estudado o financiamento da Seguridade Social, sendo abordada aqui a contribuio dos segurados.

75

5.2 Sntese
Os segurados empregados, trabalhadores avulsos e empregados domsticos possuem alquotas que variam de acordo com a sua contribuio (8, 9 e 11%, dependendo da faixa de salrio de contribuio). Contribuinte individual possui alquota bsica de 20% sobre o salrio de contribuio. Segurado facultativo possui alquota bsica de 20% sobre o salrio de contribuio. Quanto ao empregado e trabalhador avulso, o empregador fica com a responsabilidade de reter a contribuio. Se no fizer esse repasse, comete crime de apropriao indbita. Ressalta-se que, por terem contribuies retidas, gozam de presuno de recolhimento. O empregador domstico retm a contribuio e repassa aos cofres. Alm da reteno, contribui como empregador com outro percentual (12% sobre o salrio de contribuio). Caso a domstica esteja em gozo de salrio-maternidade, no precisa reter os 8%, mas deve pagar os 12% como empregador. Contribuinte individual que vai exercer atividade por conta prpria ou prestando servio pessoa fsica, ir recolher sua prpria contribuio no valor de 20%. Segurado facultativo: Tambm recolhe sua contribuio na alquota de 20%, porm, quem escolhe seu salrio ele mesmo.

Exerccios
53. O empregador domstico obrigado a arrecadar a contribuio do segurado empregado domstico a seu servio e a recolh-la, assim como a parcela a seu cargo, salvo durante o perodo da licena-maternidade da empregada domstica. (CEF 2010 Cespe) Considere que Roberto seja titular de firma individual que atua na rea de desenvolvimento de websites corporativos e que, nessa condio, preste servios a diversas pessoas jurdicas, recebendo, por cada trabalho, o valor de R$ 1.500,00. Considere, ainda, que, no ms de janeiro de 2010, Roberto tenha prestado servios a 4 empresas e que tenha recebido vista por tais servios. Nessa situao hipottica, ser considerado salrio de contribuio a totalidade dos rendimentos auferidos por Roberto durante o ms de janeiro.

Noes de Direito Previdencirio

54.

76

6. Contribuio dos Segurados II


6.1 Apresentao
Nesta unidade, ser estudado o financiamento da Seguridade Social, sendo abordada aqui a contribuio dos segurados.

6.2 Sntese
A Lei n10.666/2003 trouxe como novidade a obrigao das empresas em reterem contribuio de alguns segurados, como o caso de contribuintes individuais, na alquota de 11%. preciso ressaltar que neste caso, quanto ao contribuinte individual, este no precisa complementar com 9% a fim de que atinja a alquota de 20%. O trabalhador s complementaria quando no ms em que prestar o servio, a remunerao sobre a qual teve retida contribuio no chegou o ter o valor de um salrio mnimo. Exemplo: Paula prestou servio no valor de R$ 400,00 e a empresa retm 11%. Nesse caso, Paula ter que complementar sua contribuio de 20% sobre a diferena de um salrio mnimo, menos os R$ 400,00 que j houve a reteno. Ainda, o 3 do art. 3 da Lei n10.666/2003 dispe: O disposto neste artigo no se aplica ao contribuinte individual, quando contratado por outro contribuinte individual equiparado a empresa ou por produtor rural pessoa fsica ou por misso diplomtica e repartio consular de carreira estrangeiras, e nem ao brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo. A forma de contribuio do microempreendedor individual diferente. At maio de 2011, contribua com 11% sobre um salrio mnimo. Contudo, com a Lei n12.470/2011, deve recolher alquota no valor de 5%, no podendo se aposentar por tempo de contribuio.

Noes de Direito Previdencirio

Exerccio
55. (Magistratura do Trabalho Paran 2009) A misso diplomtica est excluda da obrigao de arrecadar a contribuio do contribuinte individual, cabendo ao contribuinte recolher a prpria contribuio.

77

7. Contribuio dos Segurados III


7.1 Apresentao
Esta unidade continuar tratando das contribuies dos segurados.

7.2 Sntese
1. Contribuinte Individual regime de incluso previdenciria O contribuinte individual que se inscrever no regime especial de incluso previdenciria recolher sua contribuio, aplicando a alquota de 11% sobre o valor de um salrio-mnimo. Para isso, ele dever ser considerado trabalhador de baixa renda, no poder prestar servio empresa ou entidade equiparada e no ter direito a se aposentar por tempo de contribuio. O regime de incluso previdenciria tem fundamento no art. 201, 12, da Constituio Federal e seu custeio est previsto no art. 21, 2, da Lei n 8.212/1991. Para fins de aposentadoria, o segurado somente poder se aposentar por invalidez ou por idade. 2. O Microempreendedor Individual (MEI) O microempreendedor individual o empresrio individual, nos termos do art. 966 do Cdigo Civil, que tenha auferido, nos anos-calendrios at 2011, receita bruta de at R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais) e, a partir de janeiro e 2012, receita bruta anual de at R$ 60.000,00 (sessenta mil reais),5 optante pelo Simples Nacional e que no apresente impedimento legal pela opo dessa sistemtica. A contribuio do MEI, na qualidade de contribuinte individual, de 5% sobre o valor de um salrio-mnimo. Com essa forma de contribuio, o MEI no poder se aposentar por tempo de contribuio. Se no futuro, o MEI verificar o desejo de se aposentar por tempo de contribuio, dever complementar a contribuio mensal mediante o recolhimento da diferena entre a alquota de 20% e o valor antes recolhido (11% ou 5%), acrescido dos juros de mora, conforme dispe o art. 21, 3, da Lei de Custeio, alterado pela MP n 529/2011, convertida na Lei n 12.470/2011.

5. Alterao trazida pela Lei Complementar n 139/2011.

Noes de Direito Previdencirio

78
Veja o quadro abaixo com as principais formas de contribuio dos contribuintes individuais: Contribuinte Individual Contribuinte individual que presta servios por conta prpria. Contribuinte individual que presta servios a outro contribuinte individual equiparado empresa ou a produtor rural ou misso diplomtica e repartio consular de carreira estrangeira. Contribuinte individual que opta pelo regime especial de incluso previdenciria (base de clculo = um salrio-mnimo). Contribuinte individual que presta servios s empresas em geral (inclusive as optantes pelo Simples Nacional). Contribuinte individual que presta servios entidade beneficente e assistncia social isenta das contribuies sociais. Cooperado de trabalho que presta servio para pessoas jurdicas. Cooperado de trabalho que presta servio para pessoas fsicas. MEI Microempreendedor Individual (base de clculo = um salrio-mnimo).
*

Alquota 20%*

Responsvel pelo Recolhimento Contribuinte individual.

20%

Contribuinte individual.

11%

Contribuinte individual.

11%**

Alquota de contribuio a ser descontada (retida) pela empresa. Alquota de contribuio a ser descontada (retida) pela entidade beneficente. Alquota de contribuio a ser descontada (retida) pela Cooperativa de trabalho. Alquota de contribuio a ser descontada (retida) pela Cooperativa de trabalho. Recolhimento prprio.

20%

11%

Noes de Direito Previdencirio

20%

5%

A alquota do transportador rodovirio autnomo de 20% sobre uma base reduzida que corresponde a 20% do valor total do frete. ** O contribuinte individual contratado por pessoa jurdica obrigada a proceder arrecadao e ao recolhimento da contribuio por ele devida, cuja remunerao recebida ou

79
creditada no ms, por servios prestados a ela, for inferior ao limite mnimo do salrio de contribuio, obrigado a complementar a sua contribuio mensal, diretamente, mediante a aplicao da alquota de 20% sobre o valor resultante da seguinte diferena: (salrio-mnimo) Remunerao mensal.

Noes de Direito Previdencirio

3. Contribuio do Segurado Facultativo 3.1. A contribuio bsica A contribuio do segurado facultativo ser de 20% sobre seu salrio de contribuio e ser recolhida pelo prprio segurado at o dia 15 do ms subsequente ao ms da competncia. O segurado poder escolher, a cada ms, o valor do seu salrio de contribuio, observando apenas que no poder ser inferior ao valor do salrio-mnimo nem superior ao valor mximo fixado pela Previdncia Social. Contribuio no regime especial de incluso previdenciria O segurado facultativo, quando considerado de baixa renda, poder, tambm, nos moldes do art. 21, 2, I, da Lei n 8.212/1991, fazer opo pelo regime especial de incluso previdenciria. Assim, dever recolher 11% sobre o valor de um salrio-mnimo e no poder se aposentar por tempo de contribuio. So concedidas, ao segurado facultativo, as aposentadorias por idade e por invalidez, o auxlio-doena e para os seus dependentes a penso por morte e o auxlio-recluso. O caso das donas de casa As donas de casa que se dedicam exclusivamente ao trabalho domstico podero se inscrever no RGPS como segurada facultativa, conforme previso do art. 11 do Decreto n 3.048/1999. Nesse caso, ter sua contribuio previdenciria recolhida na alquota de 20% sobre o salrio de contribuio por ela escolhido. No entanto, dentro do programa especial de incluso previdenciria, o segurado facultativo sem renda prpria que se dedique exclusivamente ao trabalho domstico no mbito de sua residncia, desde que pertencente famlia de baixa renda poder optar por recolher com uma alquota menor sobre o limite mnimo mensal do salrio de contribuio (salrio-mnimo). Conforme dispe o art. 21, 2, II, b, da Lei n 8.212/1991, a alquota ser de 5% sobre o salrio-mnimo. Para que isso seja possvel, a famlia dever estar inscrita no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal e a renda mensal total no pode superar dois salrios-mnimos. Vale lembrar que com essa forma de contribuio, no lhes assegurado o benefcio da aposentadoria por tempo de contribuio.

80
Observe a tabela abaixo: Contribuio do segurado facultativo Valor por ele declarado. Segurado facultativo que opta pelo regime especial de incluso previdenciria. Segurado facultativo sem renda prpria que se dedica exclusivamente ao trabalho domstico no mbito de sua residncia pertencente famlia de baixa renda. Alquota 20% 11% sobre um salrio-mnimo. 5% sobre um salrio-mnimo.

4. Da Contribuio do Segurado Especial O segurado especial tem uma forma diferente de contribuir para o sistema da Seguridade Social em relao aos demais segurados, amparada pelo art. 195, 8, da Constituio Federal, in verbis: 8 O produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatrio rurais e o pescador artesanal, bem como os respectivos cnjuges, que exeram suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, contribuiro para a seguridade social mediante a aplicao de uma alquota sobre o resultado da comercializao da produo e faro jus aos benefcios nos termos da lei. A contribuio do segurado especial no incidir sobre o salrio de contribuio, mas sobre a receita bruta da comercializao da sua produo. Assim, sendo sua contribuio incidente sobre a receita auferida com a venda da produo, seja em qual poca ocorrer, ele estar coberto pela previdncia social, ainda que a contribuio no venha a acontecer mensalmente. A contribuio do segurado especial ser, portanto, de 2,1% sobre a receita bruta, proveniente da comercializao da sua produo. Desse percentual, 0,1% para o custeio do SAT (Seguro de Acidente do Trabalho). Alm da contribuio de 2,1% sobre a receita bruta da venda da produo, o segurado especial pagar um acrscimo de 0,2% para o Senar (Servio Nacional de Aprendizagem Rural). importante explicar que integram a produo os produtos de origem animal ou vegetal, em estado natural ou submetidos a processos de beneficiamento ou industrializao rudimentar, conforme descritos no art. 25, 3, da Lei n 8.212/1991. Caso o segurado especial venda sua produo para empresa adquirente, consumidora, ou consignatria, ou cooperativa, ou, ainda, para pessoa fsica, no produtor rural, que adquire produo para venda, no varejo, a consumidor pessoa fsica, essas pessoas ficam com a obrigao de realizar a reteno da contribuio do segurado especial e recolher para a Unio, at o dia 20 do ms seguinte operao.

Noes de Direito Previdencirio

81
A empresa ou cooperativa adquirente, consumidora ou consignatria da produo, fica obrigada a fornecer ao segurado especial cpia do documento fiscal de entrada da mercadoria, constando, alm do registro da operao realizada, o valor da respectiva contribuio previdenciria6. Quando o grupo familiar a que o segurado especial estiver vinculado no tiver obtido, no ano, por qualquer motivo, receita proveniente de comercializao de produo, dever comunicar a ocorrncia Previdncia Social. Da mesma forma, quando o segurado especial tiver comercializado sua produo do ano anterior exclusivamente com empresa adquirente, consignatria ou cooperativa, tal fato dever ser comunicado Previdncia Social pelo respectivo grupo familiar. O segurado especial somente ter a obrigao de recolher diretamente sua contribuio, caso comercialize sua produo diretamente, no varejo, ao consumidor pessoa fsica, a outro produtor rural pessoa fsica ou a outro segurado especial. Dever pagar sua contribuio at o dia 20 do ms subsequente ao da venda. No se pode deixar de lembrar que o segurado especial poder contratar empregados por um determinado perodo do ano civil (120 dias/pessoa/ano), sem que isso acarrete a sua descaracterizao como segurado especial. Com isso, ele ter de proceder reteno da contribuio de seus empregados e recolh-la at o dia 20 do ms seguinte ao da competncia, antecipando o pagamento para o dia til imediatamente anterior, caso o dia 20 caia fora de expediente bancrio. Por ltimo, no se pode deixar de informar que o segurado especial poder, facultativamente, contribuir nos moldes do contribuinte individual. Vale dizer que, mesmo sem deixar de ser segurado especial, poder ele vir a contribuir com 20% sobre o salrio de contribuio escolhido e, nesse caso, poder obter benefcios apurados como se contribuinte individual fosse (a aposentadoria por tempo de contribuio um exemplo). Importantssimo dizer que o segurado especial no fica dispensado de sua contribuio como especial, nem se desfilia como tal. Apenas contribuindo facultativamente, nos moldes de contribuinte individual, poder, se atendidas as condies legais, ter direito aos benefcios previdencirios calculados na forma em que feita para os demais segurados, e no pelo valor do salrio-mnimo. Veja a tabela abaixo: Discriminao da contribuio do segurado especial Parcela bsica sobre a comercializao da produo rural. SAT/GILRAT sobre a comercializao da produo rural. Senar sobre a comercializao da produo rural. Alquota 2,0% 0,1% 0,2%

6. Art. 30, 7, Lei n 8.212/1991.

Noes de Direito Previdencirio

82

Exerccio
56. (MPE/ES 2010 Cespe) Julgue se a assertiva est correta ou incorreta: O trabalhador rural, na condio de segurado especial, est sujeito contribuio obrigatria sobre a produo rural comercializada, que lhe garante, entre outros benefcios, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade e aposentadoria por tempo de contribuio.

8. Contribuio das Empresas


8.1 Apresentao
Trata esse bloco de contedo das contribuies das empresas. Mas, para isso, apresenta o conceito que a lei previdenciria d empresa e entidade equiparada a ela.

8.2 Sntese
O art. 15 da Lei n8.212/1991 dispe que empresa a firma individual ou sociedade que assume o risco da atividade econmica urbana e rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgos entidades da administrao pblica direta, indireta e fundacional. E como entidade equiparada, o contribuinte individual em relao a segurado que lhe presta servio, bem como a cooperativa, a associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, a misso diplomtica e a repartio consular de carreira estrangeiras. (negrito nosso) Sobre a remunerao de empregados, avulsos e contribuintes individuais, vai recolher 20% de contribuio. Vai ser sobre o total sem qualquer limitao. No caso de bancos comerciais e outras empresas previstas no art. 22, 1 da lei de custeio, o percentual ser de 22,5%. Quando for tomado pela empresa servio por intermdio de cooperativa de trabalho, a empresa dever recolher 15% sobre o valor da nota fiscal ou fatura de servio. Essa contribuio da empresa que tomou o servio e no da cooperativa de trabalho. A data do vencimento dessa contribuio est prevista no art. 30, I, b, da Lei n 8.212, ou seja, at o dia 20 do ms subsequente ao da competncia.

Noes de Direito Previdencirio

83

Exerccio
57. (Cespe Tcnico INSS 2003) Julgue o item: As contribuies previdencirias das empresas incidem sobre a remunerao paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas fsicas a seu servio, com ou sem vnculo empregatcio.

9. Contribuio das Empresas RAT e Adicional de RAT


9.1 Apresentao
Esta unidade abordar o enquadramento das empresas nas alquotas dos riscos ambientais do trabalho RAT e tambm a definio de atividade preponderante para efeitos da contribuio do RAT. Tratar, tambm, da contribuio que financia a aposentadoria especial adicional de RAT.

9.2 Sntese
A contribuio do RAT ou SAT incide apenas sobre a remunerao paga, devida ou creditada aos segurados empregados ou trabalhadores avulsos. No se incluem os pagamentos feitos a contribuintes individuais, porque contribuinte individual no tem direito a benefcios por acidente de trabalho. As alquotas so fixadas de acordo com o grau de risco de acidentes do trabalho da atividade preponderante da empresa. Se o risco for considerado leve, alquota ser de 1%; se o risco for considerado mdio ser de 2%; e 3% se o risco for considerado grave. Podero sofrer reduo de at 50% ou aumento de at 100%, conforme o desempenho da empresa aferido pelo Fator Acidentrio de Preveno FAP (art. 202-A, RPS). Diz o RPS que atividade preponderante a atividade que ocupa, na empresa, o maior nmero de segurados empregados e de trabalhadores avulsos. Para o financiamento da aposentadoria especial de 15, 20 e 25 anos de contribuio, a empresa e as cooperativas de produo devero recolher o adicional de RAT que corresponde a 12, 9, ou 6%, respectivamente, sobre a remunerao de empregados e trabalhadores avulsos e cooperados de produo sujeitos a condies especiais de trabalho. No caso dos cooperados de trabalho, a empresa tomadora do servio dever recolher 9, 7 ou 5%, quando o segurado tiver direito aposentadoria especial de 25, 20 ou 15 anos de contribuio. No a cooperativa de trabalho que paga, mas a empresa que contrata o servio.

Noes de Direito Previdencirio

84

Exerccio
58. (Cespe Analista INSS 2008) Julgue o item: Lucas beneficirio de aposentadoria especial em razo de ter trabalhado exposto a agentes nocivos durante um perodo que, de acordo com a lei pertinente, lhe garantiu o referido direito. Nessa situao, as despesas relativas ao pagamento da aposentadoria de Lucas devem ser custeadas com recursos arrecadados pela cobrana do seguro de acidente de trabalho.

10. Contribuies das Empresas Substituies


10.1 Apresentao
Continua esse bloco de contedo a tratar de contribuio previdenciria das empresas e dos empregadores. Nesse caso, aquelas que substituem as contribuies previstas no art. 22, I e II da Lei n8.212/1991.

10.2 Sntese
As associaes desportivas que mantm equipe profissional de futebol vo pagar, em substituio s contribuies previstas no art. 22, I e II, Lei n8.212/1991, 5% sobre a receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participem em todo territrio nacional em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais, e de qualquer forma de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, publicidade, propaganda e de transmisso de espetculos desportivos. A contribuio retida na fonte; depois, recolhida pela entidade promotora do espetculo (at dois dias teis seguintes ao espetculo) e pela empresa ou entidade que repassar recursos a ttulo de patrocnio (at o dia 20 do ms subsequente). Os produtores rurais, pessoas fsicas, bem como os consrcios desses produtores, na qualidade de empregadores vo recolher, em substituio s contribuies referidas acima, 2,1% sobre a receita bruta da comercializao da sua produo. Nesse caso, as empresas adquirentes, consignatrias e cooperativas devem reter e recolher a contribuio. Dos 2,1%, 0,1% dirige-se substituio da contribuio do RAT ou SAT.

Noes de Direito Previdencirio

85

Exerccio
59. (Esaf Ministrio da Fazenda 2009) A respeito da base de clculo e contribuintes das contribuies sociais, analise as assertivas abaixo, assinalando a incorreta. a) Remunerao paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas fsicas a seu servio, mesmo sem vnculo empregatcio EMPRESA. b) Receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participem em todo territrio nacional PRODUTOR RURAL PESSOA JURDICA. c) Incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural SEGURADO ESPECIAL. d) Salrio de contribuio dos empregados domsticos a seu servio EMPREGADORES DOMSTICOS. e) Incidentes sobre seu salrio de contribuio TRABALHADORES.

11. Contribuio de Produtor Rural Pessoa Jurdica. Concursos de Prognsticos


11.1 Apresentao
Nesse bloco de contedo, ser abordado de que forma os produtores rurais pessoas jurdicas contribuiro para a Previdncia Social, bem como de que forma incidir a contribuio sobre a receita dos concursos de prognsticos.

11.2 Sntese
Quando se tratar de empregador rural, pessoa jurdica, as contribuies previstas no art. 22, I e II da Lei n8.212/1991 sero substitudas pela prevista no art. 25 da mesma, fazendo incidir 2,6% sobre a receita bruta da comercializao da produo. Isso vale, tambm, para o caso das agroindstrias, exceto, quando se dedicarem carcinicultura, piscicultura, suinocultura e avicultura ou forem cooperativas. Nesses casos, contribuiro nos moldes do art. 22 da lei citada. A contribuio sobre a receita de concursos de prognsticos est prevista no art. 26 da Lei n8.212/1991.
Noes de Direito Previdencirio

86
Consideram-se concursos de prognsticos todos e quaisquer concursos de sorteios de nmeros, loterias, apostas nos mbitos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal. A receita da Seguridade Social, nesse caso, a receita lquida dos concursos, entendida como o total da arrecadao, deduzidos os valores destinados ao pagamento de prmios, de impostos e de despesas com a administrao.

Exerccio
60. (Cespe Procurador INSS 1998) O empregador rural pessoa fsica contribui para a seguridade com o equivalente a 2,5% da receita bruta proveniente da comercializao da sua produo e com 0,1% sobre essa mesma base de clculo para custeio das prestaes por acidente de trabalho.

Noes de Direito Previdencirio

Captulo 9

Financiamento da Seguridade Social Outras Questes

1. Obrigaes Acessrias
1.1 Apresentao
Esse bloco de contedo abordar o conceito de obrigaes acessrias, comentando sobre as principais elencadas no art. 32 da Lei n 8.212/1991.

1.2 Sntese
A Lei de Custeio da Seguridade Social instituiu determinadas obrigaes acessrias que devem ser cumpridas, sob pena de haver a lavratura do auto de infrao e o pagamento de multas. Vejam algumas delas em relao s empresas e empregadores: inscrever, no RGPS, os segurados empregados e os trabalhadores avulsos a seu servio, bem como os contribuintes individuais contratados sem vnculo empregatcio e os scios cooperados, no caso de cooperativas, se ainda no inscritos;

88
elaborar folha de pagamento mensal da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, de forma coletiva por estabelecimento, por obra de construo civil e por tomador de servios, com a correspondente totalizao e resumo; lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies sociais a cargo da empresa, as contribuies sociais previdencirias descontadas dos segurados, as decorrentes de sub-rogao, as retenes e os totais recolhidos; declarar Secretaria da Receita Federal do Brasil e ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS, na forma, prazo e condies estabelecidos por esses rgos, dados relacionados a fatos geradores, base de clculo e valores devidos da contribuio previdenciria e outras informaes de interesse do INSS ou do Conselho Curador do FGTS GFIP. Os valores confessados na GFIP constituem confisso de dvida.

Exerccio
61. (Esaf Ministrio da Fazenda 2009) Assinale a assertiva que no contm uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social. a) Elaborao da folha de pagamento. b) Dever de prestar informaes. c) Lanamento dos fatos geradores das contribuies. d) Pagamento da contribuio social. e) Dever do Cartrio de comunicar bitos.

2. Certido Negativa de Dbito


2.1 Apresentao
Noes de Direito Previdencirio

Nesse bloco de contedo, se tratar da certido negativa de dbito em relao s contribuies previdencirias e em que casos vai ser exigida a sua apresentao.

2.2 Sntese
H situaes em que o sujeito passivo da relao de custeio tem que comprovar que est em dia com o recolhimento das contribuies previdencirias,

89
ou seja, que no tem dbitos. Precisa, ento, apresentar uma Certido Negativa de Dbitos, a CND, fornecida pelo rgo competente. Algumas situaes elencadas no art. 47 da Lei n8.212/1991: quando a empresa vai contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivo fiscal ou de crdito que o Poder Pblico concede; quando vai alienar ou onerar, a qualquer ttulo, de bem imvel ou de direito a ele relativo; quando o proprietrio, pessoa fsica ou jurdica, de obra de construo civil, for averbar a obra no registro de imveis. A prtica de qualquer ato sem a apresentao da CND nas hipteses em que ela exigida acarreta a responsabilidade solidria dos contratantes e do oficial que lavrar ou registrar o instrumento. E mais: a lei prev que esse ato ser nulo para todos os efeitos.

Exerccio
62. Julgue a assertiva: exigida Certido Negativa de Dbito em relao Seguridade Social da pessoa fsica que alienar bem imvel.

Noes de Direito Previdencirio

Captulo 10

Assistncia Social

1. Assistncia Social Loas I


1.1 Apresentao
Nesta unidade, ser estudada a assistncia social, sendo abordados os benefcios de prestao continuada.

1.2 Sntese
O benefcio social de prestao continuada aquele concedido a idosos e deficientes, que no tenham condies de prover seu prprio sustento ou que sua famlia no tenha tais condies. Este benefcio est previsto na Lei n 8.742/1993, a qual sofreu alteraes importantes.

91
Trata-se de um benefcio de natureza assistencial e, portanto, o beneficirio no precisa contribuir para o sistema de seguridade social para que o benefcio seja concedido. Hoje, por delegao da Unio, quem responsvel por sua concesso, anlise e reviso o INSS, em razo de sua estrutura prvia. O primeiro beneficirio o idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais e o segundo o deficiente. Seu conceito foi alterado em 2011 e hoje significa aquele que tem impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdade de condies com as demais pessoas. preciso observar que impedimento de longo prazo aquele que se d por pelo menos 2 (dois) anos. Tanto os idosos quanto os deficientes devem comprovar renda per capita familiar inferior a (um quarto) do salrio mnimo. Famlia, segundo a lei, ser composta por cnjuge, me, pai, padrasto, madrasta, irmos solteiros que vivem sob o mesmo teto, filhos e enteados solteiros e menores tutelados. Esta renda per capita familiar no entra no clculo da remunerao que o deficiente aufere na condio de aprendiz. O Estatuto do Idoso estabelece que o benefcio recebido pelo idoso para o clculo de benefcio tambm de outro idoso no integra no clculo da renda per capita familiar. O STJ vem decidindo que a condio de miserabilidade pode ser comprovada por outras provas admitidas em direito. O STF, em 2013, julgou uma Reclamao proposta pelo INSS, considerando inconstitucional a condio da renda per capita inferior a (um quarto) do salrio mnimo ser condio para a concesso do benefcio. Ainda, determinadas rendas no entram para o clculo, tais como benefcios assistenciais de natureza eventual e temporria. Faz-se necessrio observar que o fato de o beneficirio estar abrigado em asilos ou estabelecimentos congneres no impede a concesso do benefcio. Por fim, observa-se que, por se tratar de um benefcio assistencial, no gerar penso por morte ou abono anual. Ainda, o benefcio pode sofrer suspenso, cessao e at mesmo reviso. O deficiente, se for exercer atividade remunerada na condio de aprendiz, poder conviver com o benefcio pelo prazo de 2 (dois) anos. No entanto, se for exercer atividade remunerada fora da condio de aprendiz, seu benefcio ser suspenso.

Noes de Direito Previdencirio

92

2. Assistncia Social Loas II


2.1 Apresentao
Nesta unidade, ser estudada a assistncia social, sendo abordados os benefcios de prestao continuada.

2.2 Sntese
O benefcio ser cessado quando no existirem mais as condies que levaram o beneficirio a ter o benefcio de prestao continuada. No caso dos idosos, ter uma renda per capita superior a (um quarto) do salrio mnimo. No caso do deficiente, tambm, havendo a renda per capita superior a (um quarto) do salrio mnimo ou, ainda, a comprovao de que no comporta mais a condio de deficiente. No caso do deficiente, quando este desenvolve capacidades cognitivas, motoras, e a realizao de atividade no remunerada de habilitao e reabilitao, tal fato no ir constituir causa de suspenso ou cancelamento de seu benefcio. Quanto suspenso do benefcio, no caso de beneficirio que exerce atividade remunerada, haver a suspenso (no caso do deficiente). O deficiente poder vir a exercer atividade remunerada, inclusive como microempreendedor individual, isso ser causa de suspenso. Faz-se necessrio entender que quando o deficiente vier a exercer atividade remunerada na condio de aprendiz, o benefcio no ser suspenso nos primeiros 2 (dois) anos. Passados os 2 (dois) anos, se continuar na condio de aprendiz, o benefcio assistencial ser suspenso. importante dizer que o benefcio de prestao continuada pode hoje ser recebido conjuntamente com penso de natureza indenizatria.
Noes de Direito Previdencirio

93

Gabarito

1. Correto. De fato, a Lei Eloy Chaves criou a caixa de aposentadoria e penses para os empregados de empresas de estrada de ferro e considerada o marco inicial da previdncia social no Brasil. Porm, antes dela, houve algumas expresses de proteo social no pas, como as Santas Casas de Misericrdia, o Montepio dos Servidores do Estado na poca do Imprio, a Previ do Banco do Brasil. 2. Errado. A criao do INSS deu-se em funo do novo modelo de previdncia social trazido pela Constituio Federal de 1988. Houve a fuso do INPS e

Iapas, passando, na poca da sua criao, a cuidar do Regime Geral de Previdncia Social e arrecadar, cobrar e fiscalizar as contribuies previdencirias. Mais tarde, em 2007, as contribuies previdencirias passaram a ficar sob a administrao da Receita Federal do Brasil. 3. Letra C (art. 194, caput, da CF/1988). Observa-se que, apesar de educao e habitao serem direitos sociais previstos no art. 6 da Constituio Federal, eles no fazem parte do conjunto integrado de aes da Seguridade Social; somente previdncia social, sade e assistncia social.

Noes de Direito Previdencirio

94
4. Letra C (art. 199, 1, da CF). Apesar de a sade ser um direito constitucional garantido a todos, ser um dever do Estado prest-lo, a iniciativa privada no est impedida de proporcionar assistncia sade. 5. Incorreta. 6. Incorreta. 7. Incorreta. 8. Correto. O Regime Geral de Previdncia Social ter filiao obrigatria e vincular o indivduo como segurado do regime quando o mesmo vier a exercer atividade remunerada, nos termos da lei previdenciria. J o regime de previdncia privada de natureza facultativa, participando dele apenas as pessoas que quiserem e, tambm, de natureza complementar, vez que o ingresso na previdncia privada no exime o segurado de contribuir para o regime geral de previdncia quando se enquadrar como segurado obrigatrio (art. 202 da CF/1988). 9. Letra D. O salrio-famlia concedido somente aos segurados considerados de baixa renda (art. 201, IV, da CF). 10. Errado (arts. 7, IV e 201, 4, ambos da CF/1988). Os benefcios sero reajustados de acordo com o ndice inflacionrio escolhido pela lei e no pelo ndice aplicado ao reajuste do salrio mnimo. 11. Errado. Nesse caso, a base de clculo poder ser, tambm, diferenciada (art. 195, 9, da CF/1988). 12. Letra B. O erro que a gesto da Seguridade Social quadripartite e no tripartide, como diz a assertiva B. 13. No. Em face do disposto do art. 195, 4, da CF/1988, as contribuies sociais para custeio da Seguridade Social devem ser criadas por lei complementar, SEMPRE. E as matrias que exigem lei complementar no podem ser objeto de medida provisria. 14. Significa elaborar outra lei para interpretar a lei anterior. 15. Errado. Como Joo servidor pblico federal efetivo, est vinculado a regime prprio de previdncia e no poder se filiar como segurado facultativo do RGPS. 16. Errado. Lucas segurado do RPPS e no poder ser segurado facultativo do RGPS (art. 201, 5, da CF/1988). 17. Errado. Em verdade, h dois erros na assertiva. O primeiro, quando diz que se dediquem ao trabalho domstico porque tem que ser de famlia da baixa renda. O segundo, quando diz que oferecido tempo de contribuio... inferiores. O art. 201, 13 possibilita somente alquotas e prazos de carncia menores e no tempo de contribuio. 18. Letra A. O diretor empregado qualificado como empregado (art. 11, I, a, da Lei n 8.213/1991).

Noes de Direito Previdencirio

95
19. Errado. 20. Correta. Como Clia exerce, tambm, atividade por conta prpria (presta consultoria) , tambm, contribuinte individual (art. 11, V, h, da Lei n 8.213/1991). 21. Letra A. A qualificao correta para a assertiva A de segurado especial (art. 11, VII, da Lei n 8.213/1991). 22. Errada. Como Regina j pertence a regime prprio de previdncia social, no poder se filiar como segurada facultativa no RGPS (arts. 12 e 13, ambos da Lei n 8.213/1991 e 11, 2, do Decreto n 3.048/1999). 23. Correta. A inscrio o ato de formalizao da filiao no RGPS (arts. 17 da Lei n 8.213/1991, e 18 do Decreto n 3.048/1999). 24. Errada. O segurado facultativo permanece na qualidade de segurado por 6 (seis) meses, aps a cessao de suas contribuies (art. 15, VI, da Lei n 8.213/1991). O erro da questo est quando coloca o perodo de graa de 12 (doze) meses para o facultativo. 25. Correta. 26. Errado. 27. Letra B. Nos casos de acidente de qualquer natureza (inclui-se, tambm, o acidente do trabalho), no se exige carncia mnima de contribuies para a concesso do auxlio-doena. 28. Errado. A aposentadoria por invalidez depende da carncia mnima de 12 (doze) contribuies mensais, salvo nos casos de acidente e doenas graves na forma da lei. Errado. A frmula do fator previdencirio utiliza trs variveis: idade ao se aposentar, tempo de contribuio no momento do requerimento da aposentadoria e expectativa de sobrevida do segurado. Errado. A RMI corresponde a 70% (setenta por cento) do salrio de benefcio mais 1% (um por cento) deste por grupo de doze contribuies mensais, at o mximo de 30% (trinta por cento). Correto. A natureza acidentria ou previdenciria do auxlio-doena no traz diferenas quanto ao valor do benefcio. Sua RMI a mesma, ou seja, 91% (noventa e um por cento) do salrio de benefcio. Correto. A garantia de emprego por 12 (doze) meses para o empregado somente dado ao segurado empregado que tiver recebido auxlio-doena acidentrio. Letra A. O auxlio-acidente no instantneo. Ele concedido aps a cessao do auxlio-doena quando se verificar que as sequelas irreversveis implicam na reduo da capacidade laborativa do segurado. Correto. A aposentadoria por invalidez concedida ao segurado e a penso por morte, ao dependente. Uma mesma pessoa pode figurar na qualidade de segurado

29.

30.

31.

32.

33.

34.

Noes de Direito Previdencirio

96
e dependente do RGPS e, portanto, receber os dois benefcios. 35. No. O segurado pode continuar no emprego porque no h qualquer causa impeditiva nesse sentido. Caso no se desligue do emprego poder ter salrio-famlia, salrio-maternidade e reabilitao profissional, atendidos os requisitos legais. 36. Letra E. O aposentado por tempo de contribuio no precisa se desligar do emprego, poder continuar trabalhando, no causando qualquer alterao no contrato de trabalho. 37. Errado. A percepo de adicional de insalubridade ou periculosidade no condio suficiente para caracterizar a atividade em condies especiais e conceder a aposentadoria especial. 38. Incorreta. 39. Correta. 40. Incorreta. 41. Correta. 42. Letra E. 43. Correta. Para a concesso do benefcio, exige-se que o recolhimento priso ocorra quando a pessoa encontrar-se vinculada ao RGPS, mesmo se for dentro do perodo de graa. 44. Errado. A reabilitao profissional inclui o transporte do acidentado quando for necessrio. 45. Sim. Nesse caso, poder haver a cumulao, vez que no se trata de penso deixada por cnjuges/ companheiros. 46. Correto (art. 130 do Decreto n 3.048/1999). 47. Errado. O prazo prescricional de 5 (cinco) anos (art. 103, pargrafo nico, da Lei n 8.213/1991). 48. Correto. O INSS no pode deixar de cumprir deciso proferida pelo CRPS (art. 308, 2, do Decreto n 3.048/1999). 49. Letra C. A assertiva I est errada porque as receitas dos outros entes federativos no integram o oramento da Unio e a assertiva IV est errada quando diz que o benefcio poder ser estendido sem a correspondente fonte de custeio (art. 195, 5, da CF). As demais esto corretas (vide art. 195 da CF). 50. Errado. Somente 50% (cinquenta por cento) dos valores obtidos vo integrar o oramento da Seguridade Social no mbito federal (art. 27, VI, da Lei n 8.212/1991). 51. Letra E (art. 28, I, da Lei n 8.212/1991). 52. Correta. 53. Errada. 54. Errada. 55. Certa. 56. Errada. 57. Correto. Exatamente, sobre a remunerao de empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais. Esses dois ltimos no possuem vnculo empregatcio com a empresa. 58. Errado. O custeio da aposentadoria especial se faz com a contribuio adicional do RAT prevista no art. 57, 6 e 7,

Noes de Direito Previdencirio

97
da Lei n 8.213/1991 e art. 202, 1, da RPS. 59. Letra B. Essa assertiva est incorreta. Trata-se, no caso, de contribuio das associaes desportivas que mantm equipe profissional de futebol. 60. Errado. O caso refere-se ao produtor rural pessoa jurdica. 61. Letra D. A obrigao de pagar tributos chamada de obrigao tributria principal. Todas as outras de fazer ou no fazer so acessrias ou instrumentais. 62. Errada. No caso de alienao de bem imvel, somente exigida tal CND de empresa.

Noes de Direito Previdencirio

You might also like