You are on page 1of 85

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

CURSO DE RESGATE E EMERGNCIAS MDICAS


TRABALHO PRELIMINAR

Pertence Pertence a: a: _________________ _________________

Pertence Pertence a: a:

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

______________________________, _____ de __________ de _______. Prezado Participante,

Em nome da Coordenao e dos Instrutores do curso apresentamos nossas cordiais boas vindas e esperamos que sua estada e participao no curso sejam as mais agradveis e proveitosas possveis. Com base na eitura e estudo deta !ado do "raba !o Pre iminar, j recebido, estamos !e apresentando um questionrio, o qua dever ser preenc!ido e entregue ao instrutor da #io n $, no primeiro dia do curso. %o icitamos que responda deta !adamente todas as perguntas e comp ete os desen!os assina ados. Este questionrio ser devo vido, posteriormente, para suas &uturas pesquisas. #embre'se de co ocar seu nome na pgina inicia do mesmo. (unto ao questionrio estamos apresentando tamb)m a gumas in&orma*es de interesse gera sobre o curso.

Cordia mente,

Coordenao do Curso de +esgate e Emerg,ncias -)dicas

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

INSTRUES PARA O TRABALHO PRELIMINAR (TP)

Caro Participante, Com o objetivo de e&etuar uma reviso dos sistemas do corpo !umano, suas &un*es e os principais .rgos que os integram, voc, dever er deta !adamente o conte/do desse "P 0+eviso do Corpo 1umano2 e comp etar o questionrio e3istente na documentao inicia do participante. +ecomendamos a eitura de outros ivros de ci,ncias naturais ou bio ogia, uti izados na educao &orma ou em aposti as de cursos a&ins, para au3i iar na recapitu ao do corpo !umano, no entendimento de a gumas termino ogias m)dicas, na reviso de parte da anatomia e &isio ogia !umana, assim como na recapitu ao das &un*es dos sistemas e sentidos !umanos. 4 &undamenta que voc, estude esse materia j que, para aprender a sa var uma vida, voc, dever tamb)m con!ecer c aramente como ) e como &unciona o corpo !umano. Entregue o questionrio, devidamente respondido, ao instrutor da io $ do curso, no primeiro dia de au a.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

RE IS!O DO CORPO HUMANO O SISTEMA RESPIRAT"RIO 5 o3ig,nio constitui'se no que poderamos considerar o combustve das c) u as do corpo !umano. %em um suprimento contnuo e adequado de o3ig,nio, as c) u as entram em so&rimento e acabam morrendo. Cada c) u a viva no organismo requer um suprimento constante de o3ig,nio6 a gumas so mais dependentes que outras. 7s c) u as do enc)&a o e sistema nervoso podem morrer ap.s 8 a 9 minutos sem o3ig,nio. Essas c) u as nunca podem ser substitudas, resu tando em danos permanentes por essa eso. 5utras c) u as do corpo no so to dependentes do suprimento de o3ig,nio porque podem suportar certos perodos anaer.bicos 0sem o3ig,nio2 e ainda assim, se reproduzirem comp etamente. 5 sistema respirat.rio pe o qua o o3ig,nio ) iberado para os tecidos corporais de onde ) removido o di.3ido de carbono, representa assim uma parte muito importante do corpo. :orma mente, o ar que respiramos cont)m cerca de ;$< de o3ig,nio e =>< de nitrog,nio. "odas as c) u as vivas do corpo esto re acionadas com vrios processos qumicos pe os quais a energia para a vida ) e3trada do a imento. 5 nome dado ? soma tota de todos esses processos ) metabo ismo. :o curso do metabo ismo, cada c) u a usa o3ig,nio e produz di.3ido de carbono como resduo. 7s c) u as que no so capazes de participar dos processos metab. icos esto mortas ou morrendo. AS IAS AREAS 7s vias a)reas superiores so &ormadas pe o nariz, boca e &aringe. 5 nariz e a boca evam ? &aringe 0garganta2. :a parte in&erior da &aringe, e3istem duas vias@ o esA&ago, atrs, e a traqu)ia, na &rente. 5s a imentos e quidos que entram na &aringe passam para o esA&ago, que os eva ao estAmago. 5 ar e outros gases entram na traqu)ia, c!egando aos pu m*es. 7 manuteno da abertura da traqu)ia ) dada por uma estrutura &ina, em &orma de &o !a, c!amada epig ote. Esse .rgo abre'se para permitir a passagem de ar para a traqu)ia e se &ec!a sempre que e3iste a imento ou quido na &aringe. 5 corpo ) incapaz de to erar qua quer materia s. ido ou quido na traqu)ia. 7 primeira parte da traqu)ia ) a aringe 0cai3a voca 2, que consiste em um arranjo comp icado de pequenos ossos, carti agens, m/scu os e duas cordas vocais. 7 proemin,ncia arngea 0pomo'de'ado2, proeminente no pescoo, ) a poro anterior da aringe ou carti agem tire.ide. Pequenos m/scu os abrem e &ec!am as cordas vocais.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 5s sons so criados ? medida que o ar ) &orado a passar pe as cordas vocais, &azendo'as vibrar. 7s vibra*es produzem o som, cujo tom muda ? medida que as cordas se &ec!am e abrem. Essas vibra*es podem ser sentidas ao se co ocarem de icadamente os dedos sobre a aringe, ? medida que se canta ou &a a. 7s pa avras, assim como outros sons no compreensveis so &ormados pe a ngua e m/scu os da boca. Imediatamente abai3o da carti agem tire.ide est a carti agem cric.ide. Entre essas duas proemin,ncias, est a membrana cricotire.ide, que pode ser sentida como uma depresso na in!a m)dia do pescoo, imediatamente in&erior ? carti agem tire.ide. 7bai3o da cai3a voca est a traqu)ia, ou seja, um tubo semi' rgido &ormado de an)is parciais de carti agem que so comp etados atrs por tecido conjuntivo denso. 5s an)is carti aginosos impedem a traqu)ia de co ar quando o ar se move para dentro e para &ora dos pu m*es. E3istem dois pu m*es, um de cada ado da cai3a torcica. 5s pu m*es esto suspensos dentro de a pe a traqu)ia, art)rias e veias que vo e v,m do corao, e pe os igamentos pu monares. 7 traqu)ia termina dividindo'se em tubos menores, c!amados brAnquios direito e esquerdo, que entram nos pu m*es. Cada brAnquio principa se rami&ica imediatamente dentro do pu mo em vias a)reas cada vez menores. Bentro do pu mo direito, e3istem tr,s brAnquios obares6 no esquerdo, apenas dois. 7s vias a)reas &ina mente terminam em mi !*es de sacos a)reos pequenos c!amados a v)o os. 5s pu m*es saudveis cont,m cerca de =CC mi !*es de a v)o os. :esses a v)o os, o o3ig,nio ) dado para o sangue e o di.3ido de carbono ) retirado desse para ser e iminado.

Epiglote Esfago Brnquios Pulmo Alvolos Espao Pleural Artria Pulmonar Traquia

Veia Pulmonar Corao

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Digura $. 5 sistema respirat.rio.

MECANISMO DE RESPIRA!O 5s pu m*es no podem enc!er'se por si pr.prios, uma vez que no t,m tecido muscu ar para permitir sua movimentao. 5s movimentos da cai3a torcica e do dia&ragma permitem que o ar entre nos pu m*es atrav)s da traqu)ia. 7 cai3a torcica ) uma cai3a .ssea semi'rgida recoberta de m/scu o e pe e. 5 dia&ragma ) uma parte muscu ar que separa o t.ra3 do abdAmen. 7 cai3a torcica pode ser comparada a um &o e. 7s coste as mant,m a &orma do t.ra3. 7 abertura desse ) &eita atrav)s da traqu)ia. 5 ar se move atrav)s da traqu)ia para dentro e para &ora do pu mo, enc!endo e esvaziando os sacos a)reos. Euando um &o e ) aberto, o vo ume que pode suportar aumenta, causando um igeiro vcuo. :orma mente, a presso dentro da cavidade torcica ) igeiramente menor que a presso atmos&)rica. 7 abertura do t.ra3 diminui ainda mais a presso a)rea dentro de e, &azendo com que a presso a)rea de &ora, maior, permita a entrada de ar pe a traqu)ia, enc!endo o pu mo. Euando a presso a)rea de dentro se igua a a de &ora, o ar pra de entrar. 5 ar se mover de uma rea de maior presso para uma rea de menor presso, at) as press*es em ambas as reas se tornarem equiva entes. Bessa &orma ? medida que o &o e ) &ec!ado durante a e3pirao, a presso de dentro torna'se maior que a de &ora, e o ar ) e3pe ido. 7 parte muscu ar, ativa, da respirao ) descrita a seguir. Burante a inspirao 0ina ao2, o dia&ragma e os m/scu os das coste as se contraem. Euando o dia&ragma se contrai, move'se para bai3o, aumentando a cavidade torcica ongitudina mente. Euando os m/scu os das coste as se contraem, e evam as coste as. Essas a*es se combinam para aumentar a cavidade torcica 0&o e2 em todas as dimens*es. 7 ao ) id,ntica ?que a da abertura de um &o e. 5 ar vai para os pu m*es. Burante a e3pirao, o dia&ragma e os m/scu os das coste as se re a3am. F medida que esses m/scu os se re a3am, a cavidade torcica diminui de taman!o em todas as dimens*es. F medida que a cavidade torcica diminui, o ar nos pu m*es ) pressionado em um espao menor, a presso aumenta e o ar ) empurrado atrav)s da traqu)ia. 7 diminuio no taman!o da cavidade torcica ap.s o re a3amento ) rea izada em grande parte pe a ao do tecido e stico do pu mo, que se estira durante a inspirao e diminui ap.s o re a3amento da parede torcica muscu ar. E3iste tamb)m uma tend,ncia inerente da parede torcica para vo tar a uma posio norma de repouso, o que ajuda na e3pirao.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 4 importante embrar que e3iste apenas uma abertura norma na cavidade torcica. Essa ) dada pe a traqu)ia. 5s pu m*es permanecem ivres dentro da cavidade torcica, mas e3iste um mecanismo bem de&inido para garantir que e es sigam os movimentos da parede torcica e se e3pandam e contraiam com e a. Cobrindo cada pu mo, e3iste uma camada de tecido iso, bri !ante, escorregadio, c!amado p eura. Gma camada desse saco recobre o interior da cavidade torcica e outra recobre os pu m*es. Essas duas camadas so c!amadas de p eura parieta 0cobrindo a parede torcica2 e p eura viscera 0cobrindo o pu mo2. Entre essas duas paredes situa'se o Hespao p eura I, que no ) um espao no sentido rea , porque essas camadas esto em contato entre si. :a rea idade, as camadas esto bem unidas uma a outra por interm)dio de um quido &ino. Euando a parede torcica se e3pande, o pu mo ) pu3ado com e a e se e3pande pe a suco e3ercida atrav)s dessas super&cies p eurais unidas. 5 espao p eura ) c!amado um espao virtua porque norma mente no ! espao e o pu mo enc!e por comp eto a cavidade torcica. 5 HespaoI entre as super&cies p eurais pode ser &aci mente trans&ormado em um espao rea , e as super&cies, separadas por sangue devido a um sangramento pu monar da parede torcica, ou por ar a partir de uma rutura do pu mo ou de uma abertura no t.ra3. %e as super&cies estiverem separadas, no ! mais o mecanismo de e3panso norma dos pu m*es. %e !ouver co eo su&iciente de sangue ou ar, o pu mo pode at) ser comprimido e no e3pandir o su&iciente na inspirao, no c!egando o3ig,nio necessrio para manter a vida. 5s pacientes com esse tipo de eso podem morrer por &a ta de o3ig,nio. 7 &reqJ,ncia respirat.ria norma ) de $; a ;C respira*es por minuto e em cada respirao so trocados cerca de KCC cm c/bicos 0$L; itro2 de ar.

Inspirao

Expirao

Brnquios

Pulmo

Costelas

Corao

Digura ;. 5s pu m*es durante a inspirao e a e3pirao.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

CONTROLE DA RESPIRA!O 5 c)rebro contro a a respirao. Euando e e necessita de mais o3ig,nio, envia estmu os ao ongo de nervos para os m/scu os do t.ra3 e dia&ragma, &azendo com que traba !em mais rpido e com mais &ora. 7 respirao ) invo untria, por)m pode ser contro ada at) certo ponto. 7ssim, quando queremos prender a respirao, podemos mandar impu sos automticos do c)rebro por um curto perodo. Ba mesma &orma, se quisermos respirar mais rpida e pro&undamente, podemos &az,' o desde que ten!amos consci,ncia disto. 5 c)rebro &unciona na grande parte sob o contro e consciente 0por)m automaticamente2 dos nveis de o3ig,nio e di.3ido de carbono no corpo. +esponde a esses nveis contro ando a respirao. %e os nveis se tornarem anormais, o c)rebro automaticamente contro ar a respirao. Isto ) porque voc, no pode prender sua respirao ou respirar rpida e pro&undamente por tempo inde&inido. E3istem cone3*es nervosas do c)rebro para os pu m*es atrav)s das quais ) &eito esse contro e. 5 t.ra3 ) uma das duas principais cavidades do corpo. 4 imitado pe as coste as, anterior e posteriormente6 pe o dia&ragma, na parte in&erior6 e pe as c avcu as, na parte superior. Cont)m os pu m*es de cada ado. Entre os pu m*es, e3iste um espao M c!amado mediastino M onde se oca izam o corao, as grandes art)rias e veias, o esA&ago e vrios nervos.

Externo

Traquia

Pulmo Corao

Costelas

Espao Pleural

Digura N. 7natomia do t.ra3. 5 sistema respirat.rio abrange todos os .rgos do corpo que contribuem para a respirao norma . Estritamente &a ando, inc ui o nariz, a boca, a &aringe, a aringe, a traqu)ia e os brAnquios, sendo todas passagens de ar ou vias a)reas. Inc ui os pu m*es, onde o o3ig,nio passa para o sangue e onde ) iberado o di.3ido de

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas carbono para ser e iminado. Dina mente, inc ui o dia&ragma e os m/scu os da parede torcica, que permitem os movimentos respirat.rios normais. 5 sangue que passou atrav)s do corpo deu seu o3ig,nio para os tecidos e absorveu di.3ido de carbono produzido pe o metabo ismo tecidua . 4 co etado no trio direito do corao, e bombeado para o pu mo atrav)s do ventrcu o direito. Passa, no pu mo, para uma &ina trama de capi ares pu monares que esto em ntimo contato com o ar nos a v)o os 0sacos a)reos2 do pu mo. :esses casos, o sangue ibera o di.3ido de carbono e absorve novo o3ig,nio. Esse sangue renovado passa para vasos maiores, sendo co etado dos pu m*es no trio esquerdo do corao. Passa para o ventrcu o esquerdo e ) bombeado para todo o corpo, carreando o3ig,nio para os tecidos. 5s capi ares pu monares esto oca izados nas paredes dos pequenos a v)o os. 7s paredes dos capi ares e a v)o os so e3tremamente &inas. 5 ar nos a v)o os e o sangue nos capi ares esto assim separados pe as mais &inas paredes imaginveis. 5 o3ig,nio e o di.3ido de carbono podem se mover entre os a v)o os e capi ares rapidamente. 5 o3ig,nio passa do pu mo para o sangue, e desse para os tecidos corporais, atrav)s dos capi ares. :o inverso desse processo, o di.3ido de carbono passa dos tecidos do corpo, atrav)s de capi ares, para o sangue6 passa do sangue, atrav)s dos capi ares, para os sacos a)reos do pu mo. 4 ento dispersado no ar e3pirado. O SISTEMA CIRCULAT"RIO Be uma maneira simp i&icada, o apare !o ou sistema circu at.rio ou cardiovascu ar, ) constitudo pe o corao, pe o sangue e por uma rede comp e3a de tubos denominada art)rias, artero as, capi ares, v,nu as e veias. 7trav)s desses tubos, o sangue circu a por todo o organismo impu sionado pe a presso produzida por uma bomba, o corao. 5 sangue dei3a o ventrcu o esquerdo atrav)s de uma art)ria de grande ca ibre. 7s art)rias tornam'se gradua mente mais &inas 0artero as2, at) que o sangue circu e atrav)s de de gados capi ares. 5s capi ares so vasos de ca ibre diminuto, como &ios de cabe o, onde as !emcias podem entrar em ntimo contato com as c) u as do organismo. 5 sangue passa dos capi ares para pequenas veias 0v,nu as2 que se unem e tornam'se maiores, ? medida que se apro3imam do corao. E as evam o sangue para o ado direito do corao, que o bombeia para os pu m*es, onde vo ta a passar atrav)s de um sistema capi ar. +etorna ento ao ado esquerdo do corao, comp etando o circuito. 5 sistema ) comp etamente &ec!ado. O CORA!O 5 corao ) um .rgo muscu ar, oco, com taman!o apro3imado da mo &ec!ada de um !omem. Gma parede 0septo2 divide o corao ao meio nos ados direito e esquerdo. Cada ado do corao ) dividido novamente em uma cOmara superior 0trio2 e em uma in&erior 0ventrcu o2.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

5 corao comp*e'se de duas bombas ado a ado. 5 ado direito recebe sangue das veias do organismo no trio e o bombeia para os pu m*es, a partir do ventrcu o direito. 5 ado esquerdo recebe sangue o3igenado proveniente dos pu m*es para o trio esquerdo, e o bombeia para as art)rias que o evaro para todas as partes do organismo, a partir do ventrcu o esquerdo. 1 duas aberturas em cada cOmara cardaca, guarnecidas por v vu as que permitem o & u3o em um s. sentido. 7s v vu as evitam o & u3o sanguneo retr.grado e o mant,m & uindo atrav)s das art)rias e veias na direo adequada. Euando uma v vu a est aberta, a outra est &ec!ada. :orma mente o sangue move'se em apenas uma direo ao ongo de todo o circuito. Euando um ventrcu o 0cOmara in&erior2 se contrai, a v vu a para a art)ria se abre e a v vu a entre o ventrcu o e o trio 0cOmara superior2 se &ec!a. 5 sangue ) impe ido do ventrcu o para a art)ria 0art)ria pu monar ou aorta2. 7o t)rmino da contrao, o ventrcu o se re a3a. 7 v vu a para a art)ria se &ec!a, a v vu a para o trio se abre, e o sangue & ui do trio para enc!er o ventrcu o. Euando o ventrcu o ) estimu ado e se contrai, o cic o se repete. 7 contrao do m/scu o cardaco ) denominada ssto e6 o re a3amento do corao enquanto o ventrcu o se enc!e de sangue ) c!amada disto e. Bessa &orma ! presso sist. ica e presso diast. ica. :o indivduo m)dio norma , a &reqJ,ncia cardaca pode variar de 9C a $CC batimentos por minuto. Em cada batimento, =C a PC m de sangue so ejetados do corao. Em um minuto, todo o vo ume de cerca de seis itros de sangue j circu ou pe os vasos.

Aur ula "ireita V#lvula Ventr ulo "ireito

Aur ula Esquer!a V#lvula Ventr ulo Esquer!o

Digura 8. Estrutura anatAmica do corao.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Veia Cava %uperior Corao Corao "ireito Veia Cava Inferior

Pulm$es Veia Pulmonar

Corao"ireito

Veias &eito Capilar

'aior ( %ist)mi o 'enor ( Pulmonar

Digura K. 7natomia do sistema cardiovascu ar.

SANGUE

5 sangue ) um quido verme !o, viscoso, composto por p asma, c) u as verme !as 0!emcias2, c) u as brancas 0 euc.citos2, e p aquetas. 5 p asma transporta as c) u as e nutrientes para todos os tecidos. "amb)m eva os produtos de degradao para os .rgos e3cretores. 7s c) u as verme !as &ornecem a cor ao sangue e carreiam o3ig,nio. 7s c) u as brancas atuam na de&esa do organismo contra as in&ec*es. 7s p aquetas so essenciais para a &ormao de cogu os sangJneos, necessrios para estancar o sangramento. 5 sangue sob presso jorra de uma art)ria com uma co orao verme !o'viva6 de uma veia ou capi ar & ui num & u3o contnuo e ento, apresentando cor escura verme !o'azu ada. 7 coagu ao gera mente demora seis a dez minutos.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

*l+,ulos Bran os !o %angue

*l+,ulos Vermel-os !o %angue

Digura 9. 5 sangue cont)m g .bu os verme !os e brancos, p aquetas e p asma. ARTRIAS

7 aorta ) a grande art)ria que dei3a o corao esquerdo6 transporta sangue recentemente o3igenado para o organismo. Esse vaso encontra'se ogo em &rente ? co una vertebra nas cavidades torcica e abdomina . 7 aorta possui muitos ramos irrigando a cabea e o pescoo, os membros superiores, e os .rgos torcicos e abdominais, antes de terminar, no abdAmen in&erior, dividindo'se nas duas art)rias principais que se dirigem para os membros in&eriores. Cada uma dessas diversas art)rias se divide em ramos cada vez menores, para &ormar &ina mente os diminutos capi ares de paredes de gadas.

CAPILARES E CLULAS

:o organismo e3istem bi !*es de c) u as e capi ares. 5 o3ig,nio e outros nutrientes passam das c) u as sangJneas e do p asma nos capi ares, para as c) u as dos tecidos do organismo, atrav)s da parede muito de gada do capi ar. 5 di.3ido de carbono e outros produtos de degradao passam em sentido oposto das c) u as teciduais para o sangue, a &im de serem retiradas. 5 sangue nas art)rias ) verme !o'vivo, porque ) rico em o3ig,nio6 o sangue nas veias ) verme !o'azu ado, porque ) pobre em o3ig,nio. 5s capi ares conectam'se diretamente em uma e3tremidade com as artero as, e na outra com as v,nu as.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

EIAS

5 sangue do sistema capi ar retorna ao corao atrav)s das veias. 5s capi ares &ormam pequenas v,nu as que se unem para &ormar veias maiores. 7s veias de todo o organismo &ina mente se juntam para &ormar duas veias principais, a veia cava superior e a veia cava in&erior. 5 sangue que retorna da cabea, pescoo, ombros e membros superiores corre pe a veia cava superior. 5 sangue do abdAmen, pe ve e membros in&eriores passam pe a veia cava in&erior. 7mbas as veias cavas, superior e in&erior, esvazia'se no trio direito do corao. 5 ventrcu o direito recebe sangue do trio direito e o bombeia para os pu m*es atrav)s das art)rias pu monares.
*l+,ulos Vermel-os !o %angue &eso

Digura =. 5 sangue cont)m g .bu os verme !os e brancos, p aquetas e p asma.

CIRCULA!O PULMONAR

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 5 esquema gera de circu ao atrav)s dos pu m*es ) essencia mente o mesmo do restante do organismo. 5s vasos sangJneos do corao direito rami&icam'se progressivamente, &ormando &ina mente capi ares. 5s capi ares esto intimamente re acionados com os a v)o os 0sacos a)reos2 pu monares, ocorrendo troca de o3ig,nio e di.3ido de carbono entre os a v)o os e o sangue no interior dos capi ares. 5 sangue o3igenado nos pu m*es retorna ento para o corao e penetra no trio esquerdo, donde passa para o ventrcu o esquerdo e ) bombeado para iniciar novo cic o.

Pulm$es Digura P. 7 mecOnica da circu ao e as trocas gasosas.

#UNES DA IRRIGA!O SANG$%NEA +espirao. 5 sangue transporta o o3igeno dos pu m*es aos tecidos, e tamb)m, di.3ido de carbono e outros materiais de degradao dos tecidos at) .enovao !e /0 os pu m*es. :utrio. 5 sangue transporta substOncias a imentcias dos intestinos ou dos dep.sitos de armazenamento para os tecidos. E3creo. 5 sangue transporta produtos de degradao das c) u as para os .rgos e3cretores. Proteo. 5 sangue transporta c) u as de de&esa e anticorpos atrav)s do organismo, o que permite resistir ao ataque de en&ermidades e de in&ec*es. +egu ao. 5 sangue transporta !ormAnios e outras substOncias qumicas que regu am o &uncionamento dos .rgos. TIPOS SANG$%NEOS Entre todos os mi !*es de pessoas que e3istem em mundo, somente se di&erenciam quatro tipos de sangue@ 7, Q, 7Q e 5. 5 tipo predominante ) o R5R, que corresponde a 89< do tota 6 8C< tem sangue do tipo 7, $C< do tipo Q e somente 8< corresponde ao tipo 7Q. O SISTEMA LIN#&TICO Be &ato, o sistema in&tico no &az parte do sistema circu at.rio, posto que no au3i ia na circu ao do sangue que ) bombeado para todas as partes do corpo.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas :o entanto, atua como um au3i iar do sistema venoso, para o qua retorna o e3cesso dos & uidos e3istentes nos tecidos. 5s gOng ios in&ticos aparecem em grupos em todo o sistema in&tico, mais particu armente nas a3i as, no pescoo e na regio inguina . Esses gOng ios &azem as vezes de &i tros e prendem as partcu as estran!as, como por e3emp o as bact)rias, que se encontram no quido in&tico e que penetram atrav)s de &eridas. :os gOng ios so e iminadas e substOncias nocivas as raz*es pe a qua os gOng ios in&ticos se in& amam. O ABD'MEN E SISTEMA DIGESTI O ANATOMIA +ecorde que a maior parte dos .rgos internos do corpo oca izam'se em diversas cavidades. 7 cavidade abdomina se oca iza in&eriormente 0mais abai3o do corpo2 ao t.ra3. 5 imite superior do abdAmen ) dado pe o dia&ragma. 5 in&erir encontra'se ao nve de um p ano imaginrio traado entre o p/bis e o sacro. Imediatamente abai3o desse p ano, encontra'se a cavidade p) vica, que pode ser considerada como a parte mais in&erior do abdAmen. 7 cavidade abdomina cont)m o &gado, a vescu a bi iar e os canais bi iares6 bao, estAmago e intestinos. Imediatamente atrs da membrana de revestimento, entre essa e os principais m/scu os dorsais e a co una, encontram'se os rins com seus canais de drenagem 0os ureteres2 e o pOncreas. :esse mesmo p ano, entre o peritAnio 0que reveste a cavidade2 e a co una, encontram'se dois vasos sangJneos principais, a aorta e a veia cava superior, que nutrem toda a metade in&erior do organismo. Srios nervos e gOng ios in&ticos acompan!am esses grandes vasos. 5s .rgos e os vasos so suportados contra a parede pe o peritAnio. 7 poro mais in&erior da cavidade abdomina ) denominada cavidade p) vica. :e a se encontram o reto, a be3iga, e, na mu !er, os .rgos reprodutores internos. "oda a cavidade ) revestida por uma camada transparente de tecido iso, bri !ante e &ino c!amado peritAnio. E3ceto nos ocais onde os .rgos se encontram imediatamente abai3o desse, o peritAnio se oca iza diretamente sobre os m/scu os da parede abdomina , que servem para proteger os .rgos em seu interior. Praticamente todos os .rgos contidos no abdAmen esto suspensos por uma estrutura c!amada mesent)rio. 5 mesent)rio ) um tecido muito de icado &ormado pe o peritAnio. F medida que o peritAnio se re& ete para cobrir os .rgos, &orma o mesent)rio. Esse carreia vasos sangJneos e nervos para todos os .rgos. 5s

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas igamentos mesent)ricos permitem certas mudanas nas posi*es dos .rgos entre si porque podem &icar suspensos ivremente. 7 cavidade muscu ar contnua do intestino requer um .rgo de grande mobi idade, que ) dada por um igamento mesent)rico. :o andar superior do abdAmen, o &gado, o bao e estAmago encontram'se bem protegidos pe as coste as. :o andar in&erior, a pe ve d uma grande proteo aos .rgos. Em gera , podemos c!amar esses .rgos M abdominais, retroperitoneais e p) vicos M como ocos ou s. idos. 5s .rgos ocos so tubos atrav)s dos quais passam substOncias. Por e3emp o, o estAmago e intestinos conduzem os a imentos atrav)s do corpo6 os ureteres e a be3iga transportam e armazenam urina at) que essa seja e iminada. 5s .rgos s. idos so massas s. idas de tecido, onde ocorre grande parte do traba !o qumico. 5 &gado, o bao, pOncreas, rins e g Ondu as adrenais so os .rgos s. idos do abdAmen. 5 estAmago, duodeno, intestino de gado 0jejuno e eo2, intestino grosso 0c. on2, reto, ap,ndice, vescu a e ductos bi iares, be3iga e ureteres so os .rgos ocos do abdAmen. 7s es*es intra'abdominais podem comprometer tanto os .rgos ocos quanto os s. idos. Em gera , os .rgos s. idos tendem a sangrar abundantemente quando rompidos ou esados. 5s .rgos ocos e iminam seus conte/dos na cavidade abdomina quando so acerados. Esses conte/dos gera mente causam uma reao in& amat.ria intensa 0peritonite2 muito do orosa. 7 !emorragia a partir de .rgos s. idos pode ser rapidamente &ata e quase sempre eva ao c!oque. 5 sistema digest.rio ) &ormado pe o trato gastrintestina 0estAmago e intestinos2, boca, g Ondu as sa ivares, &aringe, esA&ago, &gado, vescu a bi iar, pOncreas, reto e Onus. "ranscende os imites do abdAmen e do t.ra3. 7 &uno desse sistema ) preparar o a imento de &orma que as c) u as possam ser nutridas. 5 processo de digesto se inicia na boca. 7 digesto de quidos e s. idos, desde o momento em que so evados ? boca at) que sejam e3trados os componentes essenciais e iberados para o sistema circu at.rio, para nutrir todas as c) u as corporais, ) um processo qumico comp icado. %ucessivamente, so adicionadas vrias secre*es pe as g Ondu as sa ivares, estAmago, &gado, pOncreas e intestino de gado, a &im de converterem os a imentos em a/cares bsicos, cidos gra3os e aminocidos. Esses produtos so, ento, transportados para o &gado, atrav)s da corrente sangJnea, a partir do intestino. :o &gado, esses produtos bsicos da digesto so trans&ormados em substOncias que podem nutrir os tecidos e as c) u as. 5s produtos so, ento, evados pe o sangue, atrav)s do corao e art)rias, para os capi ares, onde atravessam suas paredes e as paredes ce u ares para a imentarem todas as c) u as corporais. 7 digesto no intestino de gado produz vrios componentes qumicos que so nocivos ao organismo. Esses no podem passar sem perigo para a circu ao gera at) que o &gado os ten!a trans&ormado. 5 &ato de que

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas todo o sangue que dei3a o intestino deve passar primeiro pe o &gado garante a proteo de todo o organismo. 5s principais .rgos s. idos so@ #()a*+ M 5 &gado ) um grande .rgo s. ido que ocupa a maior parte da rea imediatamente abai3o do dia&ragma, sobretudo do ado direito. 4 o maior .rgo s. ido e3istente no abdAmen e, consequentemente, o mais esado. 4 um .rgo vita , com vrias &un*es. 7s substOncias t.3icas produzidas pe a digesto so carreadas para e e atrav)s da corrente sangJnea e trans&ormadas em substOncias in.cuas. 5s &atores necessrios para a coagu ao sangJnea e para a produo de p asma norma so a &ormados. 5 &gado produz cerca de C,K a $ itro de bi e diariamente, para atuar na digesto norma de gorduras. 5 &gado ) o principa .rgo de armazenamento de a/car para uso imediato. "amb)m produz vrias substOncias que au3i iam na regu ao adequada das respostas imuno .gicas. Essencia mente, ) uma grande massa de vasos sangJneos e c) u as compactamente unidos. Por essa razo, o &gado ) muito &rgi e re ativamente &ci de ser esado. 5 & u3o sanguneo no &gado ) muito a to, uma vez que todo o sangue que ) bombeado para o trato gastrintestina passa pe o &gado antes de retornar ao corao. 7 )m disso, o &gado recebe um grande suprimento arteria para si pr.prio. 7 !emorragia por eso !eptica pode ser rapidamente &ata . Ba,+ M 5 bao, um .rgo s. ido importante, ) menor que o &gado. "amb)m possui grandes vasos sangJneos e ) ainda mais &rgi . 5 bao encontra'se no quadrante superior esquerdo do abdAmen, ogo bai3o do dia&ragma. 0Est &i3ado por tr,s igamentos &ai3as de tecido2 principais. Esses podem ser &aci mente rompidos em um acidente grave. 5 sangramento a partir de uma rotura de bao pode ser muito grave e contro ado apenas pe a remoo do .rgo. 7s es*es que produzem &ratura das tr,s ou quatro / timas coste as esquerdas t,m possibi idade de causar eso de bao. 5 bao no ) necessrio ? vida nem est associado ao trato digestivo. 7 principa &uno desse .rgo ) a produo e destruio norma das c) u as sangJneas. %ua &uno, se estiver dani&icado, pode ser rea izada pe o &gado e medu a .ssea. P-ncrea. M 5 pOncreas, um .rgo re ativamente p ano e s. ido, encontra'se abai3o e atrs do &gado e estAmago, e atrs do peritAnio, sobre a co una e os m/scu os dorsais. 4 orientado transversa mente no abdAmen superior. Cont)m dois tipos de g Ondu as. Gm dos tipos secreta praticamente ; itros de suco pancretico por dia. Esse suco cont)m vrias enzimas, que atuam na digesto de gorduras, amido e protena, e & ui diretamente para o duodeno atrav)s dos ductos pancreticos. Essa secreo ) e3tremamente importante na digesto dos a imentos.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 5 outro tipo de g Ondu a secreta diretamente na corrente sangJnea atrav)s dos capi ares um !ormAnio M a insu ina M que regu a a quantidade de a/car no sangue. 5 pOncreas est &i3ado &irmemente em sua posio e no ) esado com &aci idade. %e o &or, a sada de enzimas para a cavidade abdomina , a partir de um ducto pancretico rompido, pode causar peritonite particu armente grave e !emorragia. R/n. M 5 organismo possui dois rins. #oca izam'se sobre a parede muscu ar posterior do abdAmen, atrs do peritAnio. 5s rins so .rgos vitais. +etiram os produtos t.3icos e contro am seu equi brio de gua e sais. %e os rins &orem destrudos, ou, por qua quer razo, no mais &uncionarem adequadamente, ocorrer uma condio c!amada uremia. 5s resduos acumu am'se na corrente sangJnea6 o equi brio !idroe etro tico ) a terado6 pode sobrevir a morte. Praticamente ;C por cento do d)bito cardaco passa pe os rins. 5s grandes vasos igam os rins diretamente ? aorta e ? veia cava in&erior. 5 & u3o sangJneo rena ) muito a to. Praticamente $,K itros de sangue circu a por dia atrav)s dos rins, onde os resduos e a gua so constantemente &i trados para &ormar urina. 5s rins concentram essa urina continuamente atrav)s da reabsoro de gua, ? medida que essa ) co etada atrav)s de um sistema de tubos especia izada e3istentes no .rgo. Esses tubos &ina mente se unem &ormando a pe ve rena , uma rea receptora, em &orma de cone, que iga o ureter ao rim. :orma mente, cada rim drena sua urina para um ureter, que a passa para a be3iga. 7s es*es renais, da mesma &orma que as de outros .rgos s. idos, podem causar !emorragia grave e interrupo de sua &uno. 7 )m disso, as es*es renais podem resu tar em perda direta de urina para os tecidos adjacentes.

Bao 1ga!o

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

.ins .ns

Digura >. 5s .rgos parenquimatosos 0s. idos2. 5s principais .rgos ocos so@ E.t01a)+ M 5 estAmago, um .rgo abdomina oco, oca iza'se no quadrante superior esquerdo da cavidade abdomina 6 possui uma &orma em (. 5s movimentos muscu ares e o suco gstrico, que cont,m bastante muco, convertem os a imentos ingeridos em uma massa semi's. ida. Em $ a N !oras, o bo o a imentar semi's. ido ) comp etamente impe ido, pe as contra*es muscu ares, para o intestino de gado. 5 envenenamento ou qua quer reao a um trauma pode para isar a ao muscu ar e causar reteno de a imentos no estAmago. Inte.t/n+ *e2)a*+ M 5 intestino de gado, o principa .rgo oco abdomina , ) assim c!amado devido ao seu diOmetro em comparao com o intestino grosso e o estAmago. Inc ui o duodeno, jejuno e eo. 5 duodeno, com cerca de NC cm de comprimento, estende'se do estAmago ao jejuno. Em sua maioria, as H/ ceras gstricasI so, na rea idade, / ceras duodenais. Gma parte desse .rgo encontra'se atrs do peritAnio, dobrando'se ao redor da cabea do pOncreas. 7ssim, o duodeno ) bem protegido e suas es*es so raras, por)m ocorrem, principa mente, a partir de impacto de vo antes de carro contra o abdAmen. "ais es*es so muito graves porque so di&ceis de tratar e porque gera mente esto associadas a eso de pOncreas. 5 duodeno ) a regio do intestino na qua so e iminadas as secre*es produzidas pe o pOncreas e &gado, para tomarem parte na digesto. 5 jejuno e o eo juntos medem, em m)dia, mais de 9 m e, com o duodeno, &ormam o intestino de gado. 5 jejuno &orma a primeira metade, e o eo, a segunda. 5 intestino de gado esvazia'se no intestino grosso, atrav)s da v vu a i eoceca e3istente entre o eo e o ceco, a primeira parte do intestino grosso. Essa v vu a deve permitir a passagem do conte/do intestina em apenas um sentido,

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas isto ), para o c. on. 7 unio dos intestinos de gado e grosso norma mente ) &eita no quadrante in&erior da cavidade abdomina . "odo o intestino de gado encontra'se ivre dentro do abdAmen, suportado por seu mesent)rio, que est igado ? parede posterior do organismo. :esse tecido de sustentao, encontram'se as art)rias originadas da aorta para o intestino e as veias que carreiam sangue do &gado. Esses vasos podem ser esados nos casos de traumatismo abdomina . Bentro do intestino de gado encontram'se bi e, suco pancretico e secre*es, produzidas no pr.prio intestino de gado. Biariamente so secretadas cerca de N itros de suco pe o intestino de gado, contendo muco e enzimas potentes. E3istem duas camadas de m/scu os invo untrios em toda a parede do trato intestina , desde o esA&ago at) o reto. 7s contra*es em &orma de ondas, c!amadas perista se, dessas camadas muscu ares impe em os a imentos e produtos da digesto atrav)s do trato. Euando as ondas perist ticas so especia mente &ortes ou quando so interrompidas por uma obstruo de &orma que o conte/do no possa ser impe ido, a contrao causa uma esp)cie de cibra c!amada c. ica. Inte.t/n+ )r+..+ M 5 intestino grosso 0c. on2, um outro .rgo oco importante, possui cerca de $KC cm de comprimento e ) uma continuao do intestino de gado. Circunda os bordos aterais do abdAmen, ao redor do intestino de gado. Encontra'se parcia mente retroperitonea 0por*es ascendente e descendente2 e parcia mente sobre um mesent)rio, to m.ve quanto o intestino de gado. 4 mais suscetve ao traumatismo nas reas onde muda de um .rgo &i3o para m.ve . 7 principa &uno do c. on, que comparti !a com a e3tremidade dista do intestino de gado, ) a absoro de gua. Entretanto, a absoro de gua ocorre basicamente no eo termina . 7s &ezes so &ormadas no c. on e e iminadas atrav)s do reto e Onus. Ret+ e -n3. M 7 e3tremidade dista do c. on ) &ormada pe o reto. 4 um .rgo oco, argo, adaptado para armazenar &ezes at) que essas sejam e iminadas. #oca iza'se na cavidade p) vica. Em sua e3tremidade termina est o cana ana , revestido por pe e norma e com, apro3imadamente, K cm de comprimento. 5 reto e o Onus possuem vrios m/scu os circu ares comp e3os, c!amados m/scu os es&incterianos, que podem contro ar a e iminao de quidos, gases e s. idos a partir do trato digestivo. Em gera , o es&ncter ana dista , contro ado vo untariamente, pode impedir ou permitir a e iminao de gases e a gum quido. 5 contro e reta verdadeiro ) dado por uma grande camada muscu ar, c!amada e evador do Onus, que &orma todo o assoa !o p) vico. 7 sensibi idade reta e ana ) muito especia izada. 5 reto est adaptado para se e3pandir e, em determinado momento, e iminar seu conte/do. 7 )m disso, o Onus ) ricamente suprido com nervos. Eua quer irritao nesse oca pode resu tar em grandes a tera*es re& e3as.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 4are/ a53/ S/.te1a 6/2/ar M 5 &gado iga'se ao intestino atrav)s de um sistema ducta que consiste em vescu a e ductos bi iares. Esses so considerados .rgos ocos. 7 vescu a bi iar ) um reservat.rio para a bi e produzida pe o &gado, e iminando'a no duodeno atrav)s do cana bi iar comum. 7 presena de gordura no duodeno estimu a a contrao da vescu a, de &orma que possa ser esvaziada. Tera mente cont)m PK a $NC g de bi e. 5 &gado iga'se diretamente ao duodeno atrav)s dos canais bi iares, enquanto a vescu a bi iar ) um saco unido ao cana bi iar comum. Pode !aver a &ormao de c cu os na vescu a bi iar, sendo que esses podem passar para o cana bi iar comum, obstruindo'o. A47n*/ce M 5 ap,ndice ) uma pequena estrutura tubu ar &ec!ada em uma e3tremidade, de =,K a $C cm de comprimento, que se abre no ceco, no quadrante in&erior direito do abdAmen. Pode ser &aci mente obstrudo e, consequentemente, in& amado. 7 apendicite, que ) o nome dado a essa in& amao, ) uma das principais causas de intenso so&rimento abdomina . 5 ap,ndice ) um .rgo que no possui &uno importante no ser !umano. :o perodo inicia da vida, pode ter pape no desenvo vimento da resposta imuno .gica norma . -ais tarde, est simp esmente presente. :o possui &uno nos processos comuns de digesto. 7 apendicite ) uma doena grave e re ativamente comum. Produz dor abdomina e aumento da sensibi idade no quadrante abdomina in&erior direito. Tera mente, quando tratada de imediato, ) um prob ema re ativamente in.cuo. Entretanto, se no &or tratada, causa ruptura do ap,ndice, e3istindo, assim, uma situao muito grave.

Intestino *rosso Bexiga 2rin#ria

Digura $C. 5s .rgos ocos. O SISTEMA GENITURIN&RIO

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

5s apare !os urinrio e genita gera mente so discutidos juntos porque seus vrios .rgos e canais desenvo vem'se embrio ogicamente a partir dos mesmos precursores e, dessa &orma, possuem vrias estruturas em comum. Tera mente, os sistemas genita e urinrio mascu ino so descritos ao mesmo tempo. 5 sistema genita &eminino ) discutido separadamente. 5 sistema urinrio contro a a e iminao de certos resduos &i trados do sangue. 5 sistema genita contro a os processos reprodutores atrav)s dos quais a vida ) criada. 5s rins so .rgos urinrios s. idos retroperitoneais. 7 be3iga e os ureteres so os .rgos ocos do sistema. 7 genit ia &eminina M /tero, ovrios e trompas de Da .pio M oca izam'se quase tota mente dentro da pe ve. 7 genit ia mascu ina encontra'se &ora do abdAmen. SISTEMA URIN&RIO R/n. M 5 organismo possui dois rins. #oca izam'se sobre a parede muscu ar posterior do abdAmen, atrs do peritAnio. 5s rins so .rgos vitais. +etiram os produtos t.3icos e contro am seu equi brio de gua e sais. %e os rins &orem destrudos, ou, por qua quer razo, no mais &uncionarem adequadamente, ocorrer uma condio c!amada uremia. 5s resduos acumu am'se na corrente sangJnea6 o equi brio !idroe etro tico ) a terado6 pode sobrevir a morte. Praticamente ;C por cento do d)bito cardaco passa pe os rins. 5s grandes vasos igam os rins diretamente ? aorta e ? veia cava in&erior. 5 & u3o sangJneo rena ) muito a to. Praticamente $,K $ de sangue circu a por dia atrav)s dos rins, onde os resduos e a gua so constantemente &i trados para &ormar urina. 5s rins concentram essa urina continuamente atrav)s da reabsoro de gua, ? medida que essa ) co etada atrav)s de um sistema de tubos especia izada e3istentes no .rgo. Esses tubos &ina mente se unem &ormando a pe ve rena , uma rea receptora, em &orma de cone, que iga o ureter ao rim. :orma mente, cada rim drena sua urina para um ureter, que a passa para a be3iga. 7s es*es renais, da mesma &orma que as de outros .rgos s. idos, podem causar !emorragia grave e interrupo de sua &uno. 7 )m disso, as es*es renais podem resu tar em perda direta de urina para os tecidos adjacentes. Uretere. M Embora cada rim gera mente seja drenado por um ureter, pode !aver vrios outros. 5 ureter sai do rim ao ongo da super&cie da parede abdomina posterior c!egando ? be3iga, dentro da pe ve. 5s ureteres so tubos muscu ares ocos de pequeno diOmetro 0C,K cm2. :esses tubos e3iste perista se, que impede a urina para a be3iga. 7s es*es de ureteres so raras porque esses so pequenos e bem protegidos. "ais es*es resu tam em perda de urina para os tecidos mo es adjacentes. Essas es*es devem ser tratadas imediatamente, pois a presena de

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas urina nos tecidos ) e3tremamente irritante. 5 diagn.stico e tratamento dessas es*es requerem equipamento !ospita ar e m)todos especia izados. Be8/)a e 3retra M 7 be3iga oca iza'se imediatamente atrs do pube, na pe ve. 4 coberta pe o peritAnio e, dessa &orma, encontra'se por &ora e na &rente da cavidade abdomina . 5s ureteres penetram em sua base, na &ace posterior. 7 be3iga, por sua vez, e imina seu conte/do para o e3terior atrav)s da uretra. :o !omem, a uretra passa da base anterior da be3iga para o p,nis. :a mu !er, a uretra abre'se na &rente da vagina. 7 urina, o produto da &i trao sangJnea nos rins, passa atrav)s dos ureteres para a be3iga, onde ) armazenada. Euando essa torna'se c!eia, c) u as sensitivas enviam mensagens para o c)rebro avisando'o de que a be3iga est pronta para ser esvaziada. Euando c!ega o momento de urinar, a be3iga contrai' se, &orando a urina, atrav)s da uretra, para o e3terior. 5 adu to norma &orma $,K a ; itros de urina concentrada por dia. Essa ) &ormada a partir do sangue que circu ou atrav)s dos rins, produzindo cerca de $,K itros de urina por dia.

1ga!o

Bao

Veia Cava C+lon As en!ente

C+lon "es en!ente

Bexiga 2rin#ria

Digura $$. 7natomia do sistema urinrio.

SISTEMA GENITAL

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Gen/t92/a M 7 genit ia inc ui os .rgos reprodutores M mascu ino e &eminino M e a uretra mascu ina. 5s .rgos reprodutores mascu inos e &emininos possuem certas seme !anas e, ) c aro, di&erena bsica. Permitem a produo de espermatoz.ides e .vu os e de !ormAnios apropriados6 permitem o coito, e, &ina mente, a reproduo. S/.te1a e :r);+. re4r+*3t+re. 1a.c32/n+. M 5 apare !o reprodutor mascu ino inc ui os testcu os, condutos de&erentes, ou canais seminais, vescu as seminais, pr.stata, uretra e p,nis. Cada testcu o cont)m c) u as especia izadas e ductos. Certas c) u as produzem !ormAnios mascu inos6 outras, espermatoz.ides. 5s !ormAnios so absorvidos diretamente pe o sangue a partir dos testcu os. 5 s,men ou quido semina cont,m espermatoz.ides, carreados at) o cana semina 0conduto de&erente2 a partir do testcu o, para serem misturados com o quido produzido pe as vescu as seminais e pr.stata. 5s canais seminais 0condutores de&erentes2 vo dos testcu os at) abai3o da pe e, na parede abdomina , por uma curta distOncia6 passam, ento, atrav)s de uma abertura, para dentro da cavidade abdomina , seguindo em direo ? pr.stata e igando'se ? uretra. 7s vescu as seminais constituem os pequenos sacos de armazenamento de espermatoz.ide e quido semina . Essas vescu as tamb)m se esvaziam na uretra ao nve da pr.stata. 7 pr.stata ) uma pequena g Ondu a em torno da uretra, no ponto em que essa emerge da be3iga. 5s quidos produzidos na pr.stata e nas vescu as seminais se misturam durante o coito. Burante esse, os mecanismos especiais do sistema nervoso impedem a passagem de urina para a uretra. 7penas quido semina quido prosttico e espermatoz.ides passam do p,nis para a vagina durante a ejacu ao. 5 p,nis possui um tipo especia de tecido c!amado tecido er)ti . Esse tecido ) muito vascu arizado e, quando preenc!ido com sangue, &az com que o p,nis se distenda, evando'o a um estado de ereo. F medida que os vasos enc!em'se sob a presso e3ercida pe o sistema circu at.rio, o p,nis torna'se um .rgo rgido, capaz de penetrar na vagina. 7 uretra peniana, que transporta urina durante o ato de mico, carreia quido semina e espermatoz.ides durante a ejacu ao. Certas es*es de co una e a gumas doenas podem causar uma ereo permanente e do orosa c!amada priapismo. Essa condio ) &ci diagnosticar, e no deve passar despercebida.

Con!uto E3a ula!or Bexiga 2rin#ria

/rif io4 Con!uto "iferente

P)nis

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Te i!o Er til

Prep5 io

Pr+stata

Digura $;. 5 sistema reprodutor mascu ino.

S/.te1a e :r);+. re4r+*3t+re. <e1/n/n+. M 5s .rgos reprodutores &emininos inc uem os ovrios, trompas de Da .pio, /tero e vagina. 5s ovrios da mesma &orma que os testcu os, produzem !ormAnios se3uais e c) u as especia izadas para a reproduo. 5s !ormAnios se3uais &emininos so absorvidos diretamente para o sangue. Gma c) u a especia izada, c!amada .vu o, ) produzida regu armente durante os anos de reproduo. 5s ovrios iberam um .vu o maduro a, apro3imadamente, cada ;P dias. Esse passa atrav)s das trompas de Da .pio, atingindo o /tero. 7s trompas de Da .pio se conectam com o /tero e transportam o .vu o para a cavidade uterina. 5 /tero ) um .rgo com &orma de p,ra com paredes muscu ares. 4 um .rgo oco. E3iste uma abertura estreita do /tero para a vagina c!amada c)rvice. Essa permite a passagem de espermatoz.ides para o /tero ou de quido menstrua para a vagina. Euando a criana nasce, e a passa do /tero, atrav)s da c)rvice, para a vagina e, ento, para o mundo e3terior. 7 vagina ) um tubo muscu ar distensve que iga o /tero ? vu va 0genit ia e3terna &eminina2. 7 vagina recebe o p,nis durante o coito, quando, ento, so a depositados s,men e espermatoz.ides. 5 espermatoz.ide pode passar para o /tero e &erti izar um .vu o, ocorrendo assim a gravidez. %e essa se rea izar, ao &im de nove meses a criana passar atrav)s da vagina.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 7 vagina tamb)m serve como cana para o & u3o menstrua , que ocorre a partir do /tero para &ora do organismo.
Bexiga 2rin#ria

Digura $N. 5 sistema reprodutor &eminino. C/c2+ 1en.tr3a2 M 5 perodo menstrua ) o t)rmino do cic o reprodutor &eminino mensa . Burante a vida se3ua adu ta ativa &eminina 0desde o incio de seu perodo menstrua por vo ta de $; anos, at) a menopausa, apro3imadamente aos KC anos2, a mu !er possui perodos menstruais mensais. Cada m,s o endom)trio 0revestimento uterino2 ) estimu ado pe os !ormAnios se3uais &emininos para &ormar um eito especia . Esse ) preparado de &orma que, se !ouver a unio de um espermatoz.ide e um .vu o, &ormando um ovo, o /tero estar preparado para receb,' o e &ornecer um meio adequado ao seu crescimento. Cerca de $K dias ap.s a parada do perodo menstrua , ! a produo de um .vu o por um dos ovrios. Esse passa para o /tero atrav)s das trompas de Da .pio. %e um espermatoz.ide conseguir passar da vagina atrav)s da c)rvice e &erti izar o .vu o, tanto no /tero quanto nas trompas de Da .pio, o ovo se estabe ecer no /tero e comear a crescer no revestimento a e3istente, onde !ouve a &ormao de um eito especia desde o t)rmino do perodo menstrua anterior. "a evento ) o incio de uma gravidez que durar nove meses. Burante esse perodo, o /tero tornar'se' maior para acomodar o &eto em crescimento@ e, ao &ina desse perodo, a criana ser e3pe ida atrav)s da vagina, isto ), nascer. %e o .vu o no &or &ecundado, !aver um perodo menstrua . Burante esse perodo, o /tero descamar seu revestimento especia recentemente &ormado, que, na rea idade, ) uma camada muito &ina de c) u as e sangue. 5 revestimento, sob a &orma de & u3o menstrua , sair do /tero, passando para a vagina e sendo e iminado para o e3terior. 5 & u3o durar cerca de cinco dias.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

7o &im desse perodo, o & u3o cessar6 o /tero comear a preparar um novo eito para receber um novo ovo, e o cic o se repetir. O SISTEMA NER OSO 5 sistema nervoso ) &ormado pe o c)rebro, medu a espin!a e por ramos que se originam dessa e do enc)&a o, denominados nervos. 5 sistema ) dividido anatomicamente em duas partes@ o sistema nervoso centra e sistema nervoso peri&)rico. 5 sistema nervoso centra inc ui o enc)&a o e a medu a espin!a . 5 sistema nervoso peri&)rico inc ui os nervos, que so sensitivos ou motores, ou uma combinao de ambos. 5s nervos sensitivos so adaptados para transportar sensa*es de tato, pa adar, ca or, &rio, dor e outras. 5s nervos motores so adaptados para transmitir impu sos a m/scu os, &azendo'os mover. 7 parte do sistema nervoso que regu a as &un*es que possuem contro e vo untrio &reqJentemente ) c!amada de sistema nervoso somtico. E3iste tamb)m uma subdiviso denominado sistema nervoso autAnomo, ou invo untrio. Parte desse sistema oca iza'se ao ongo da medu a espin!a , e encontra'se igada a e a6 parte origina'se no c)rebro. 7s &un*es automticas como a digesto, o diOmetro dos vasos sangJneos, a sudorese e todas as outras sensa*es desse tipo, e respostas que no podem ser contro adas por uma ao vo untria da vontade consciente, esto sob o contro e desse sistema.
Tato 'e!ula Espin-al At os nervos perifri os

*osto Viso
Au!io

Digura $8. 7natomia do sistema nervoso.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas SISTEMA NER OSO CENTRAL O c=re6r+ M 5 c)rebro ) .rgo de contro e do organismo. 4 o centro da consci,ncia. 7s &un*es do c)rebro norma inc uem a percepo de n.s pr.prios e do ambiente ao redor, contro a nossas rea*es em re ao ao meio ambiente, respostas emocionais, raciocnio, ju gamento e todas as nuances que &ormam a consci,ncia. 5 c)rebro ocupa todo o espao e3istente dentro do crOnio. 4 &ormado de vrios tipos di&erentes de c) u as. Cada tipo de c) u a possui uma &uno espec&ica. 7 gumas c) u as do c)rebro recebem impu sos sensitivos ou mensagens6 outras so responsveis pe as a*es dos m/scu os e .rgos6 ainda outras so responsveis pe a transmisso de impu sos para outras reas do c)rebro e para a medu a espin!a . 5 tota pode ser comparado a uma mesa te e&Anica ou computador miniaturizado, e3tremamente comp e3o, onde vrios grupos de in&orma*es so recebidos e espa !ados atrav)s de mi !*es de circuitos para a consci,ncia de uma pessoa ou para .rgos e3ecutores espec&icos. Certas partes do c)rebro permitem'nos desempen!ar certas &un*es. Por e3emp o, uma parte do c)rebro recebe sensa*es6 outra envia impu sos que nos permitem mover determinados m/scu os de acordo com o nosso desejo. 5utras reas do c)rebro so responsveis pe a audio, viso, pensamento e respostas emocionais. 4 possve determinar quais as reas do c)rebro esadas por um traumatismo ou doena atrav)s de uma ava iao precisa das &un*es a teradas 0como a audio, o &ato, motricidade ou respirao2, uma vez que a eso dos mecanismos de contro e no c)rebro resu ta em perda de &un*es espec&icas. 7s reas especia izadas do c)rebro esto conectadas entre si atrav)s de uma trama comp e3a de &ibras nervosas condutoras que carreiam impu sos. Em gera , a parte anterior do c)rebro ) o oca do contro e emociona . 7trs dessa esto os centros que contro am o movimento de cada ado do corpo. :o c)rebro, tais centros encontram'se nos ados opostos ?s reas que regu am. 5s centros do ado direito do c)rebro, por e3emp o, contro am as &un*es do ado esquerdo do corpo. %ituadas pro&undamente no c)rebro, encontram'se as reas que contro am a audio, equi brio e &a a. 7 rea da parte posterior do c)rebro contro a a percepo visua . 7bai3o da grande massa de tecido cerebra encontra'se o c)rebro M menor M ou c)rebro pequeno. 7 principa &uno dessa rea ) coordenar todos os comandos do c)rebro de &orma que os movimentos &inos possam ser rea izados. %em o cerebe o, a escrita ou a costura seria impossve . Entre a medu a e o c)rebro e rodeada pe o cerebe o, oca iza'se uma rea denominada tronca cerebra . Esse termo origina'se do &ato de o c)rebro parecer estar sentado nessa poro do sistema nervoso, da mesma &orma que uma p anta o &az sobre o pr.prio tronco. Em termos de evo uo, essa ) uma das partes mais antigas do sistema nervoso. 4 uma das reas mais protegidas do corpo.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas Praticamente todo o anima possui essa estrutura. 4 o centro de contro e para as &un*es que so abso utamente necessrias para a vida. 7 parte mais in&erior ) a medu a ob ongata, onde se encontra o centro respirat.rio. 7cima dessa regio est o t amo, !ipot amo e outras reas onde os m/scu os invo untrios e outras &un*es automticas do corpo so contro ados.
Ara n+i!es Piamater &qui!o Cefalorraqui!iano

"uramater
Cr6nio

Digura $K. 7s partes componentes do c)rebro ou enc)&a o. Dina mente, todos os centros importantes do enc)&a o so conectados, atrav)s de ongos &ei3es nervosos, diretamente aos .rgos ou m/scu os que contro am. Esses &ei3es nervosos unem &ormando a medu a espin!a , que, dessa &orma, ) uma continuao do enc)&a o. "ransmite mensagens entre o enc)&a o e o sistema nervoso peri&)rico. Essas mensagens so passadas ao ongo do nervo sob a &orma de impu sos e )tricos, assim como mensagens passadas em um cabo te e&Anico. 7 medu a espin!a ) simp esmente uma reunio de c) u as nervosas que igam o enc)&a o diretamente ao m/scu o a ser movimentado ou ao .rgo a ser estimu ado ou que conectam o enc)&a o ? rea onde parte o impu so ou a sensao. O SISTEMA NER OSO PERI#RICO Em cada v)rtebra, de cada ado da medu a espin!a , emerge um nervo espin!a . Esses nervos rami&icam'se e se espa !am, para todas as partes do corpo, com o nome de sistema nervoso peri&)rico. Para as e3tremidades superiores e in&eriores, certos nervos espin!ais juntam'se e, ento, novamente dividem'se para &ormar duas redes nevosas principais 0p e3os2 M braquia , para a e3tremidade superior, e ombossacro, para a in&erior. 7ssim, as e3tremidades possuem uma inervao di&erente. Bentro de cada um desses nervos e3istem &ibras motoras, que transportam impu sos de enc)&a o para os m/scu os, e &ibras

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas sensitivas, que transmitem impu sos sensitivos da pe e e outros .rgos para o enc)&a o. Gma poro signi&icante do sistema nervoso autAnomo denominado sistema nervoso simptico, oca iza'se por &ora do cana medu ar e para e amente ? medu a espin!a , ao ongo das v)rtebras torcicas e ombares. Esse sistema iga' se ? medu a espin!a em cada abertura de onde emergem os nervos. -ant)m a contrao dos vasos sangJneos, estimu ao das g Ondu as sudorparas e vrias outras &un*es automticas. %ob o contro e do sistema parassimptico, que se origina diretamente do enc)&a o e da parte mais in&erior da medu a espin!a ao nve do sacro, e3istem &un*es opostas ?que as do sistema simptico e que o equi ibram, citando'se como tais a di atao dos vasos sangJneos. Ner>+. .en./t/>+. M 5 sistema nervoso sensitivo ) muito comp e3o. E3istem vrios tipos di&erentes de c) u as sensitivas no sistema nervoso. 7 gumas &ormam a retina do o !o6 outras, a audio e o equi brio do ouvido6 ! c) u as sensitivas oca izadas na pe e, m/scu os, articu a*es, pu m*es e outros .rgos. Euando uma c) u a sensitiva ) estimu ada, essa transmite sua pr.pria mensagem para o c)rebro. E3istem c) u as sensitivas especiais que detectam o ca or, &rio, posio, movimento, presso e dor. Esses impu sos sensitivos in&ormam'nos constantemente sobre as diversas partes de nosso corpo em re ao ao meio ambiente. Isto nos torna cientes do meio ambiente. 7s sensa*es que recebemos so transportadas para o c)rebro, sendo que a gumas diretamente. 7s sensa*es visuais 0o que vemos2 a canam o c)rebro diretamente atrav)s dos nervos .pticos 0o !o2. 7s sensa*es auditivas c!egam ao c)rebro pe os nervos auditivos 0audio2. 7 maioria das outras sensa*es a cana o c)rebro atrav)s de nervos sensitivos que c!egam ? medu a espin!a , indo ento para o c)rebro. 5 c)rebro ana isa, esco !e e armazena as in&orma*es sobre essas di&erentes sensa*es. Euando ) tomada uma deciso para &azer a guma coisa, o c)rebro envia impu sos motores pe a medu a espin!a at) os nervos motores peri&)ricos para um m/scu o ou .rgo espec&ico, causando uma contrao muscu ar ou outra reao. Ner>+. *e c+ne8;+ M Bentro do enc)&a o e da medu a espin!a e3istem tamb)m neurAnios intercomunicantes que conectam os nervos sensitivos 0entrada2 com os nervos motores 0sada2. Esses nervos no &azem parte do sistema nervoso peri&)rico, por)m atuam interconectando suas duas partes, sensitiva e motora. Podem igar nervos sensitivos e motores diretamente na medu a espin!a , encurtando o circuito. "amb)m podem ser encontrados dentro do enc)&a o igando vrios ocais receptores e e&etores. Esse grupo espec&ico de neurAnios ) responsve pe a vasta intercone3o de todas as partes do sistema nervoso.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

TIPOS DE A!O DO SISTEMA NER OSO 7 gumas das atividades do sistema nervoso so automticas, outras re& e3as e outras so &eitas apenas ap.s serem pensadas e tomadas decis*es conscientes pe o c)rebro. 7 guns e3emp os dos tipos de atividades nervosos so descritos adiante. A,;+ a3t+19t/ca M 7 respirao ) &eita automaticamente. 7t) certo ponto, uma pessoa pode respirar rapidamente ou prender a respirao pe o desejo consciente. Entretanto, e a no pode &az,' o inde&inidamente. Comea a &uncionar um sistema comp e3o de contro e qumico quando uma pessoa se apro3ima de risco pe o contro e vo untrio da respirao, e essa retorna ao norma . Essa resposta ) uma das &un*es mais primitivas do enc)&a o, presente em todos os nveis do desenvo vimento anima . A,;+ re<2e8a M Gma pessoa retira a mo de um carvo quente antes que !aja tempo para pensar e tomar uma deciso. Tera mente a mo pu a ao mesmo tempo em que a pessoa tem a sensao. Essa ao ) rea izada por um circuito, que envo ve os nervos sensitivos, intercomunicantes e motores, denominado arco re& e3o. :o so tomadas decis*es nesse tipo de reao. A,;+ c+n.c/ente M Birigir um carro requer pensamento. Essa ao necessita da apreciao sensitiva dos o !os e ouvidos6 sensa*es gerais de so avancos, c!oques e outras6 sntese desse con!ecimento6 e a direo consciente do carro. 4 uma s)rie de atos vo untrios ou conscientes, cada um dependendo de uma deciso separada. C+ntr+2e >+23nt9r/+ *+. 1?.c32+. M 5s m/scu os esque )ticos que movem as partes do organismo podem ser contro ados vo untariamente atrav)s do sistema nervoso somtico. %o ativados e inativados em resposta ? vontade da pessoa. C+ntr+2e /n>+23nt9r/+ *+. 1?.c32+. M 5s m/scu os oca izados nas paredes das art)rias e do intestino ou m/scu o cardaco no podem ser contro ados vo untariamente. 7 ao aumenta ou diminui de ve ocidade em resposta a demandas do pr.prio organismo. 7 sudorese inicia'se com o medo ou pe a necessidade do corpo em dissipar ca or. 7 di atao ou a contrao de vasos sangJneos ) &eita automtica e constantemente em resposta a vrios estmu os espec&icos. "odas essas &un*es so contro adas pe o sistema nervoso autAnomo, que ) &ormado por dois outros@ simptico e parassimptico. 5 equi brio constante desses dois sistemas prov, o indivduo com respostas

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas automticas ?s a tera*es do meio ambiente e mant)m'no em equi brio com esse. RE ESTIMENTO DE PROTE!O DO SISTEMA NER OSO 5 tecido ence& ico e medu ar ) mo e e pode ser &aci mente esado6 ) protegido por estruturas especiais de revestimento. 5 c)rebro e a medu a espin!a so recobertos por tr,s camadas de tecido que os suspendem dentro do crOnio e do cana medu ar. Entre esses tecidos, o enc)&a o e a medu a, e3istem espaos que so preenc!idos por um quido con!ecido como quido ce&a orraquiano. Esse &ornece nutrio para a gumas das c) u as nervosas e serve como um absorvente de c!oque para o enc)&a o e medu a espin!a . Essas camadas so distintas. 5 c)rebro e a medu a espin!a so primeiramente cobertos por uma camada e3terna, &ibrosa e espessa, seme !ante ao couro, denominada dura'mter. 7bai3o dessa, e3istem duas camadas &inas, situadas imediatamente sobre o enc)&a o e a medu a. %o c!amadas aracn.ide e pia'mter. 5s vasos sangJneos que nutrem o enc)&a o oca izam'se nessas camadas. 5 quido ce&a orraquiano encontra'se abai3o da aracn.ide e sobre a pia'mter, recobrindo o enc)&a o e a medu a. :as es*es de crOnio em que se observa quido ce&a orraquiano saindo pe o nariz ou pe o ouvido, pode'se presumir que e3ista uma &ratura de crOnio com rotura da dura. 4 muito comum a !emorragia abai3o da dura e sobre o enc)&a o, em traumatismos cranianos, pe a eso dos vasos sangJneos e3istentes nessa rea6 quase sempre ! sintomas neuro .gicos subsequentes causados pe a eso ence& ica. Gma situao comum e muito grave ) a meningite. Essa doena pode ser causada por uma variedade de organismos M bact)rias, vrus ou &ungos. 5rdinariamente ) disseminada por gotcu as em quartos &ec!ados, como em quart)is ou crec!es. Pode resu tar em ce&a )ia intensa, &ebre e rigidez de nuca. O SISTEMA END"CRINO 5 sistema end.crino est &ormado pe as g Ondu as end.crinas que cumprem uma &uno regu adora do organismo. 7s g Ondu as end.crinas secretam substOncias no sangue denominadas de !ormAnios. 7trav)s do sangue esses !ormAnios c!egam a todas as partes do corpo, inter&erindo em muitas &un*es tais como@ !abi idade menta , crescimento, reproduo, crescimento de pe os, voz e comportamento. 7 maneira em como o ser !umano pensa, age e sente depende em grande parte dos !ormAnios. 7 boa sa/de depende de um ba anceamento correto dos !ormAnios corporais. 5 desequi brio end.crino poder produzir pro&undas a tera*es no crescimento, na capacidade menta , na rea emociona , &sica e na conduta se3ua . O SISTEMA M@SCULO ESAUELTICO

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 5 sistema muscu oesque )tico ) composto de ossos, articu a*es, m/scu os, tend*es, igamentos e carti agens.

O SISTEMA ESAUELTICO 5 esque eto &orma a estrutura de suporte do corpo !umano. :orma mente, ) composto de ;C9 ossos. B a &orma ao corpo, permite a mobi idade corpora e serve para vrias &un*es. 5 esque eto &ornece proteo a .rgo vitais encobertos por e e. 5 c)rebro oca iza'se dentro do crOnio6 o corao e os pu m*es dentro do t.ra36 a maior parte do &gado e o bao so protegidos pe as coste as in&eriores6 e a medu a espin!a encontra'se dentro do cana medu ar, &ormado pe as v)rtebras. 5s ossos do esque eto entram em contato entre si atrav)s das articu a*es, onde podem ser movimentados pe a ao dos m/scu os. 7ssim, o esque eto serve como uma estrutura rgida para a insero de m/scu os e proteo de .rgos, e como uma armao m.ve de &orma que a contrao muscu ar possa ser trans&ormada em movimento. 7 estrutura &ormada pe o esque eto permite uma postura ereta contra a gravidade, e d &orma ao corpo. 5s ossos &ormam o esque eto, por)m nem todo o osso est comp etamente desenvo vido na )poca do nascimento. 5s ossos devem ser rgidos e in& e3veis, a &im de preenc!er suas &un*es6 por)m tamb)m devem crescer e se adaptar, ? medida que o ser !umano cresce. 5 desenvo vimento .sseo de uma pessoa gera mente est comp eto na &ase &ina da ado esc,ncia. 7 menos que !aja a guma anorma idade, em gera e3iste pouca a terao .ssea ap.s esse perodo. 7s duas necessidades de um tecido que deve ser &irme e in& e3ve , por)m ainda continuar a crescer, so preenc!idas pe o materia muito especia que &orma o osso. 5s ossos so compostos por um arcabouo &ormado de protenas, que permite o crescimento e a tera*es da con&ormao .ssea, e por sais de c cio e &.s&oro que a depositados, tornam o osso duro e &orte. 5s ossos nas crianas jovens so mais & e3veis que no adu to. Bessa &orma tem menor probabi idade de se &raturarem. 5 osso ) um tecido to vivo quanto o m/scu o e a pe e6 possui um suprimento sanguneo e requer o3ig,nio e nutrientes. Burante a vida, o c cio e o &.s&oro so constantemente depositados nos ossos e retirados sob o contro e de vrios sistemas metab. icos muito comp e3os. %empre que dois ou mais ossos entram em contato, articu am'se entre si &ormando uma articu ao. 7 gumas articu a*es possuem movimento M por e3emp o, o joe !o, o quadri ou o cotove o ', enquanto que outros ossos unem'se &ormando articu a*es s. idas e im.veis. 5 crOnio ) composto de vrios ossos di&erentes que se &undem ? medida que a pessoa se desenvo ve.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Gma articu ao consiste nas e3tremidades dos ossos que a &ormam bem como nos tecidos conjuntivos e de suporte circunvizin!os. :as articu a*es m.veis, os ossos so mantidos unidos atrav)s de uma cpsu a e igamentos de suporte, que so tiras &ormadas de tecido &ibroso &irme. 5s m/scu os e seus tend*es passam ao redor e atrav)s de articu a*es. 7s e3tremidades dos ossos que se articu am entre si so cobertas por uma super&cie isa de carti agem articu ar. 7s articu a*es m.veis so ubri&icadas por um quido c aro amare ado, c!amado sinovia . 5 movimento de uma articu ao torna'se possve pe a ao dos m/scu os que se &i3am nos ossos. 5s m/scu os se contraem ou re a3am, movendo assim os ossos aos quais esto igados como se &ossem a avancas. 7 amp itude rea de um movimento em uma determinada articu ao ) dada pe o tipo de articu ao, oca izao e resist,ncia dos igamentos de suporte, e oca izao dos m/scu os e tend*es. :o ! movimento em uma articu ao &undida6 os dois ossos que a &ormam crescem juntos e so im.veis. E3istem vrios tipos di&erentes de articu a*es que permitem o movimento do corpo. 7s articu a*es do quadri e do ombro so do tipo enartrose e possuem um amp o grau de movimento em todos os p anos. 5 po egar ) de interesse particu ar devido ? sua super&cie articu ar incomum em &orma de se a. Essa articu ao ) bastante estve 6 mesmo assim permite movimento em vrios p anos. Pode & etir, estender, abduzir, aduzir e circunduzir. 7s articu a*es do tipo diartrose permitem o movimento em apenas um p ano6 a articu ao pode & etir 0dobrar2 ou estender 0esticar2, por)m no pode &azer circundao. E3emp os de uma diartrose so o joe !o, o cotove o e o dedo. 7inda outras articu a*es possuem movimentos muitas pequenos devido ao arranjo e &ora dos igamentos M por e3emp o, a articu ao sacroi aca, na pe ve. 5 movimento de cada articu ao possui certos imites de&inidos. %e uma articu ao &or &orada a se mover de &orma para a qua no ten!a sido p anejada ou a )m de seus imites, pode ocorrer uma das seguintes a tera*es@ $. 5s ossos que &ormam a articu ao podem &raturar'se. ;. 5s igamentos unindo os ossos podem se romper ou distender. N. 7 articu ao pode &icar des ocada 0 u3ada2, de maneira que as e3tremidades .sseas no mais estaro em contato adequado entre si. Por e3emp o, quando uma pessoa pisa sem esperar em um buraco, pode torcer o tornoze o, &raturando'o, rompendo os igamentos ou u3ando sua articu ao.

Es #pula

Cintura 'eta Carpos Plvi arpos a

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Patela 1,ula
Tarsos

'etatarsos 1alanges

Digura $9. 5 esque eto apendicu ar.

/ssos

Cartilagem Arti ular /sso Espon3oso /sso /sso Compa to Peri+steo 'e!ula 8ssea 7ervo Veia Canal 'e!ular

/ssos /ssos Curtos

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Digura $=. C assi&icao dos ossos de acordo com sua &orma.

Cr6nio

Digura $P. 5 esque eto a3ia .

CRBNIO 5 crOnio possui duas divis*es principais M o crOnio propriamente dito 0cai3a ence& ica2 e a &ace. 5 crOnio ) composto de vrios ossos argos c!atos que se &undem &ormando a cobertura que protege o enc)&a o. 7 &ace ) composta de vrios ossos que se &undem para dar sua &orma. Especia mente, esses so os ossos da &ace, osso do nariz, ossos da .rbita, as ma3i as 0ma3i ar superior2 e a mandbu a 0ma3i ar in&erior2. 7 mandbu a comp eta os ossos da &ace. COLUNA ERTEBRAL 7 co una vertebra ) a estrutura .ssea centra de suporte do corpo. 4 composta de NN ossos, c!amada v)rtebra.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 7 co una ) dividida em cinco regi*es@ $. ;. N. 8. K. Co una cervica 0pescoo26 Co una torcica 0parte superior do dorso26 Co una ombar 0parte in&erior do dorso26 Co una sacra 0parte da pe ve26 Co una coccgea 0c.cci3 ou cauda2.

7s primeiras sete v)rtebras &ormam a co una cervica 0pescoo2. 7s $; v)rtebras seguintes comp*em a co una torcica 0parte superior do dorso2, articu ando'se com $; coste as. 7s pr.3imas cinco v)rtebras &ormam a co una ombar, regio in&erior do dorso. 7s cinco v)rtebras sacras esto &undidas &ormando o sacro. 5 sacro articu a'se com os dois maiores ossos da pe ve nas articu a*es sacroi acas, dando a cintura p) vica. 7s quatro / timas v)rtebras comp*em o c.cci3 0cauda2. 5 crOnio articu a'se com a primeira v)rtebra cervica . 7 medu a espin!a , que se estende desde o enc)&a o, ) circundada e protegida pe as v)rtebras. 7 parte anterior de cada v)rtebra ) &ormada por um b oco .sseo s. ido redondo c!amado corpo6 a parte posterior &orma um arco. Essa s)rie de arcos &orma um t/ne que se estende por todo o comprimento da medu a, c!amado cana medu ar. 5 cana medu ar envo ve a medu a espin!a . 5s nervos emergem da medu a espin!a para constituir os nervos motores e sensitivos do organismo. 7s v)rtebras esto unidas por igamentos6 entre cada duas v)rtebras e3iste um disco intervertebra que &unciona como uma a mo&ada. 5s igamentos e discos permitem certo grau de movimento, como rotao da cabea, & e3o, e3tenso ou atera idade do tronco6 por)m tamb)m podem atuar para imitar os movimentos das v)rtebras, de &orma que a medu a espin!a no seja esada. Euando ! &ratura de co una, a proteo da medu a espin!a e suas razes nervosas podem ser perdidas. 7t) que a &ratura se torne estve , a possibi idade de maior eso da medu a espin!a deve ser uma preocupao prioritria para o socorrista. T"RAC 5 t.ra3 0cai3a torcica2 ) &ormado pe as coste as, $; v)rtebras torcicas e esterno 0osso do peito2. E3istem $; pares de coste as, que so ossos ongos, &inos e encurvados. Cada coste a est igada a uma v)rtebra torcica, e curva'se atera mente para &ormar a cai3a torcica. :a &rente dessa, as $C primeiras coste as unem'se ao esterno atrav)s de tiras de carti agem. 5 esterno &orma a parte mediana &ronta da cai3a torcica. 4 um osso de apro3imadamente $=,K cm de comprimento e K,C cm de argura. 5 ap,ndice 3i&.ide ) a pequena ponta e3istente na parte in&erior do esterno.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas Gm movimento ivre de rotao das coste as em suas articu a*es com as v)rtebras permite a e3panso do t.ra3, quando ) &eita a inspirao. Euando as coste as rodam para cima, a cavidade torcica torna'se maior e o ar ) carreado para dentro dos pu m*es. 5s movimentos da cai3a torcica so discutidos mais deta !adamente no captu o sobre o sistema respirat.rio. ECTREMIDADE SUPERIOR 5 ombro serve como base para a insero da e3tremidade superior. 4 &ormadas principa mente pe a escpu a, c avcu a e a e3tremidade superior do /mero 0brao2. 7 escpu a ) um osso c!ato, triangu ar, mantido posteriormente contra a cai3a torcica atrav)s de m/scu os grandes. 7 parte superior e e3terna da escpu a &orma a cavidade da articu ao do ombro. 5s m/scu os tamb)m passam da escpu a para o brao, cruzando a articu ao do ombro. 5 movimento da e3tremidade superior ao nve dessa articu ao ) o de uma enartrose, e pode ser rea izado em qua quer p ano. Gma vez que a principa igao da escpu a com o t.ra3 ) muscu ar, e3iste iberdade considerve de movimentos desse osso, ? medida que escorrega sobre a parede torcica. "a movimento pode ser imitado por contra*es vo untrias dos m/scu os que a unem ao t.ra3. 7 c avcu a ) um osso &ino e ongo. Gma e3tremidade da c avcu a est unida., por igamentos, ? e3tremidade superior do esterno, enquanto a outra e3tremidade est igada ? escpu a perto da articu ao do ombro. 7 c avcu a atua como suporte ou como escora para o ombro. 7 e3tremidade superior consiste na articu ao do ombro 0articu ao da cabea do /mero com a escpu a26 do brao 0o /mero26 da articu ao do cotove o 0articu ao da e3tremidade dista do /mero com a cabea do rdio e a parte superior da u na26 do antebrao 0o rdio e a u na26 da articu ao do pun!o 0articu ao da e3tremidade dista do rdio e da u na com os ossos do carpo, e os ossos do carpo com os metacarpos26 e a mo 0os metacarpos e as &a anges2. :o antebrao, o rdio oca iza'se na &ace atera do brao, no ado do po egar, e a u na na &ace media , ou interna. 7o nve do cotove o, a u na ) maior que o rdio, por)m no pun!o o rdio ) o maior osso. PEL E e ECTREMIDADES IN#ERIORES 7 pe ve ou cintura p) vica ) um ane .sseo &ormado pe o sacro 0cinco v)rtebras in&eriores2 e pe os dois ossos inominados 0p) vicos2 argos e com &ormato de asa. Cada um desses dois ossos possui tr,s componentes separados 0 io, squio e p/bis2. 5s dois ossos inominados articu am'se na &ace anterior, &ormando a

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas sn&ise pubiana. 7 sn&ise pode ser pa pada na poro mediana do andar in&erior do abdAmen. 7 be3iga oca iza'se imediatamente atrs dessa articu ao. Posteriormente, cada osso inominado articu a'se com o sacro 0articu ao sacroi aca2 e est unido por igamentos sacroi acos argos, muito &ortes. 7 pe ve est adaptada para grandes tens*es e suporte. Cont)m as cavidades das duas articu a*es do quadri . 7 cavidade de um quadri ) c!amada acetbu o. Cada acetbu o ) &ormado pe a unio dos tr,s ossos que constituem o osso inominado, i.e., io, squio e p/bis. "odo o peso do corpo ) transmitido atrav)s desse ane .sseo para as articu a*es dos quadris e pernas. 7 tuberosidade isquitica &orma uma proemin,ncia .ssea em cada ndega. 4 muito importante para a imobi izao de uma e3tremidade in&erior esada, porque o peso pode ser suportado por e a ou ser ap icada &ora a e a. 7 pe ve recobre e &ornece proteo ? cavidade p) vica, a parte mais in&erior na cavidade abdomina . Bentro dessa cavidade encontram'se a be3iga, o reto, e, na mu !er, os .rgos se3uais internos. 7 e3tremidade in&erior consiste na articu ao do quadri 0articu ao da e3tremidade superior do &,mur ou cabea com o acetbu o26 a co3a 0&,mur26 a articu ao do joe !o 0articu ao da e3tremidade dista do &,mur com a e3tremidade pro3ima da tbia e a pate a26 a perna 0tbia e &bu a26 a articu ao do tornoze o 0articu ao da e3tremidade dista da tbia e &bu a com o ta o ou o osso do tarso26 e o p) 0ossos do tarso, metatarso e &a anges2. 5 &,mur ) o maior osso do corpo e um dos mais &ortes. 4 dividido em tr,s regi*es distintas@ a cabea e co o, a di&ise e os cAndi os &emorais. 7 e3tremidade dista do &,mur, que se articu a com a e3tremidade pro3ima da tbia, ) &ormada por dois cAndi os grandes. 7 pate a ) um osso m.ve que se oca iza na &rente da articu ao do joe !o. Encontra'se dentro do grande tendo quadricipita , que cruza a &ace anterior da articu ao do joe !o. 7 articu ao do joe !o ) a maior articu ao do corpo, e os igamentos que do sua estabi idade so muito comp e3os e bastante suscetveis a es*es. 7 tbia ) maior que a &bu a na maior parte do seu comprimento anterior. Bevido ao &ato de estar oca izada ogo abai3o da &ace anterior da perna, ) muito suscetve de so&rer uma &ratura e3posta. 7o nve da articu ao do tornoze o, a e3tremidade dista da tbia &orma o ma )o o, e a &bu a &ormam o ma )o o atera . #igamentos potentes unem os ma )o os aos ossos do tarso.

Arti ula$es 1un!i!as Arti ula$es "o,ra!as

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Arti ulao !e Esfera e Con avi!a!e

Digura $>. Bi&erentes tipos de articu a*es.

Cartilagem Arti ular

Cavi!a!e !a Arti ulao

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Digura ;C. Estrutura das articu a*es.

/ssos

Ten!$es Cartilagem Arti ula$es

Digura ;$. Estrutura dos m/scu os, tend*es e igamentos.

O SISTEMA MUSCULAR 5 m/scu o ) um tipo especia de tecido que se contrai, ou encurta, quando estimu ado. E3istem vrios tipos di&erentes de m/scu os no organismo. 5 m/scu o &orma a massa do tecido dos membros superiores e in&eriores6 est presente em

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas praticamente todos os vasos sangJneos6 o corao ) um m/scu o /nico bastante especia izado6 o trato gastrintestina ) &ormado em grande parte por m/scu o. Praticamente todo o sistema do organismo e cada .rgo possui m/scu os associados a e e. "odos os movimentos corporais so resu tantes de a*es muscu ares. -ais &reqJentemente, um determinado movimento resu ta das a*es de vrios m/scu os traba !ando em conjunto. "odos os m/scu os so supridos com art)rias, veias e nervos. 5 sangue traz o3ig,nio e nutrientes para os m/scu os, retirando os produtos de degradao produzidos pe as contra*es muscu ares. 5s m/scu os no podem &uncionar sem um suprimento contnuo de nutrientes e remoo permanente dos resduos. 7s cibras ocorrem quando o3ig,nio ou nutrientes insu&icientes so evados para os m/scu os, ou quando ! ac/mu o de resduos. 5s m/scu os esto sob o contro e direto do sistema nervoso. 7 guns m/scu os respondem ao comando vo untrio, como no movimento de um brao ou de uma perna. 5utros m/scu os requerem uma regu ao automtica constante, por)m suas &un*es no podem ser contro adas vo untariamente6 os m/scu os do trato gastrintestina e do corao so e3emp os desse tipo de tecido. 5s nervos vo diretamente da medu a espin!a ou do enc)&a o para todos os m/scu os, conectando'os com o .rgo de contro e centra do corpo. 7ssim, os movimentos e &un*es so vo untria ou invo untariamente coordenados. %em inervao, um m/scu o vo untrio no pode se contrair, e o m/scu o invo untrio assume uma atividade mantida desregu ada. E3istem tr,s tipos di&erentes principais de m/scu os. $. So untrio M 5 m/scu o vo untrio ) aque e que &orma a grande massa dos membros superiores e in&eriores. "amb)m ) c!amado de estriado pe o seu aspecto microsc.pio. Est sob o contro e direto da vontade consciente. 5s m/scu os vo untrios cujos nervos &oram destrudos ou esados no &uncionam. ;. Invo untrio M 5 m/scu o invo untrio &orma grande parte do trato gastrintestina , be3iga e outros .rgos, bem como as por*es muscu ares dos sistemas vascu ar e brAnquico. "amb)m ) c!amado de m/scu o iso em virtude de seu aspecto microsc.pio. Est sob contro e do sistema nervoso autAnomo. 7 &uno desse m/scu o no pode ser contro ada pe o desejo. Euando privado de seu suprimento nervoso, continua a se contrair e re a3ar de modo irregu ar. N. Cardaco M 5 m/scu o cardaco ) um m/scu o invo untrio especia mente adaptado, capaz de se contrair e re a3ar continuamente. Possui um suprimento sanguneo e3cepciona mente bom.

Corpo Insero

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Digura ;;. "ipos de m/scu os.

Ten!o

Ten!$es

Cartilagem Digura ;N. 5s tend*es, igamentos e carti agens do p). 0;82

M@SCULOS OLUNT&RIOS

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

5s m/scu os so assim c!amados, porque suas a*es esto sob o contro e consciente. "amb)m se denominam esque )ticos, em virtude de &ormarem a grande massa dos m/scu os igados ao esque eto, podendo se contrair ou re a3ar de acordo com a vontade do indivduo. 7 maioria desses m/scu os iga'se diretamente a ossos atrav)s de tend*es M cord*es de tecido &ibroso &irme, seme !antes a corda. Tera mente essas uni*es so encontradas em dois pontos espec&icos. 5 m/scu o e seu tendo oca izam' se entre dois pontos .sseos c!amados de origem e insero do m/scu o. Euando um m/scu o se contrai, ) criada uma in!a de &ora entre a origem e a insero, isto ), entre os dois ossos aos quais o m/scu o est conectado. 7 maioria dos m/scu os vo untrios passa sobre ou atrav)s de articu a*es. (untamente, o movimento pode ser &eito devido a essas articu a*es, onde os ossos se unem. 7 maioria dos m/scu os vo untrios est agrupada ou em pares, possuindo &un*es re ativamente iguais por)m opostas, de &orma que, quando um m/scu o ou grupo muscu ar se contrai, o outro deve re a3ar. 7 aponeurose ) uma capa &ibrosa amp a que iga um m/scu o a outro. 5s igamentos gera mente igam ossos a ossos. 5 es&oro e3cessivo ou a !ipere3tenso podem produzir uma eso na qua o m/scu o ou seu tendo ) rompido ou estirado. Gma eso muscu ar, contuso ou rotura podem ocorrer com ou sem eso cutOnea. 5 dia&ragma ) tanto um m/scu o invo untrio quanto vo untrio. 4 uma capa muscu ar com &orma de c/pu a, dividindo o t.ra3 e o abdAmen. Est igado ao arco costa e ?s v)rtebras ombares. Euando uma pessoa inspira, o dia&ragma ac!ata'se e sua parte centra se abai3a. 5 vo ume da cavidade torcica aumenta, permitindo a entrada de ar para os pu m*es. 7 respirao ) uma &uno automtica que continua quando estamos dormindo e em todas as outras !oras. Entretanto, o contro e automtico da respirao pode ser suprimido pe o desejo consciente, e uma pessoa pode respirar mais rpido, mais ento ou prender a respirao. :o obstante, e a no pode &azer inde&inidamente e, no &ina , o contro e automtico vo ta a &uncionar. 7ssim, embora o dia&ragma parea ser um m/scu o esque )tico, vo untrio e igado ao esque eto, na maioria das vezes comporta'se como m/scu o invo untrio. M@SCULOS IN OLUNT&RIOS 5s m/scu os invo untrios so assim c!amados porque continuam a se contrair ritmadamente apesar do desejo consciente da pessoa. Dazem o traba !o de todos os .rgos internos, e3ceto o corao. 5s vasos sangJneos contraem'se ou se di atam em resposta ao ca or ou &rio, e3erccio ou repouso, medo, ou vrios outros

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas estmu os. 7s &ibras muscu ares isas nas paredes dos vasos &azem essa ao. :o podemos e3ercer contro e consciente sobre essa &uno. 5s brAnquios e bronquo os 0vias a)reas do pu mo2 di atam'se ou se contraem em resposta ao &rio ou substOncias irritantes ina adas, devido ? ao dos m/scu os invo untrios e3istentes em suas paredes. :o trato gastrintestina e3istem duas camadas de m/scu o iso. Gma, circu ar, est orientada ao redor do intestino6 a outra, orientada ongitudina mente. 7 perista se, uma contrao coordenada desses m/scu os invo untrios seme !ante ? onda, comea no estAmago indo at) o Onus, empurrando os a imentos atrav)s do trato digestivo. Ba mesma &orma, quando ocorre urg,ncia urinria, porque a be3iga est c!eia, uma contrao perist tica do m/scu o esvazia a be3iga. 5s m/scu os invo untrios respondem constantemente ?s a tera*es em suas vizin!anas imediatas, embora vrios dos estmu os espec&icos no sejam percebidos conscientemente pe o indivduo. Esses estmu os e suas rea*es muscu ares mant,m'no automaticamente equi ibrado com as circunvizin!anas.

M@SCULO CARD%ACO 5 corao ) um grande m/scu o &ormado de um par de bombas de &oras desiguais@ uma de presso menor e outra de presso maior. Beve &uncionar continuamente desde o nascimento at) a morte. 4 um m/scu o invo untrio especia mente adaptado, com um suprimento sangJneo e3cepciona mente bom, e possui seu pr.prio sistema regu ador. %. durante uns poucos minutos consegue uma interrupo do suprimento sangJneo, antes que !aja o aparecimento de dor torcica intensa e os sinais de Hum ataque cardacoI. Ba mesma &orma que todos os outros m/scu os invo untrios, est sob o contro e automtico do sistema nervoso autAnomo.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Vrte,ras Cervi ais

Vrte,ras Tor# i as

Vrte,ras &om,ares

C+ ix Digura ;8. 7natomia da co una vertebra .

Piamater "uramater

Digura ;K. Partes que comp*em a medu a espin!a .

OS OLHOS 4 importante termos uma id)ia acerca da estrutura dos o !os e de como ) possve seu &uncionamento. 5 o !o ) um .rgo do sentido, especia mente. adaptado para a viso. Possui um sistema de entes seme !ante ao de uma cOmara. Esse sistema &oca iza uma imagem, a qua ) trans&ormada em impu so e )trico pe as c) u as sensitivas especiais e3istentes na retina, sendo ento transportada pe o nervo .ptico para uma parte espec&ica do c)rebro. Esse recebe a mensagem sensitiva e interpreta'a. Esse processo ) c!amado RvisoR.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas E.tr3t3ra. *+ +2D+ Ba mesma &orma que uma cOmara precisa, o o !o possui vrias estruturas comp e3as, todas importantes para o seu &uncionamento adequado. 5 o !o ) uma estrutura de &ormato arredondado, com apro3imadamente ;,K cm de diOmetro. 7 &orma do g obo ) mantida pe o quido e3istente dentro de e. 4 um & uido c aro, viscoso ou seme !ante a ge )ia, c!amado !umor vtreo. Euando o g obo ocu ar ) acerado, esse quido pode escapar. 7 parte anterior do g obo ocu ar ) c ara e transparente, de &orma que a uz possa penetrar no o !o6 ) denominada c.rnea. 5 restante do g obo ocu ar ) &ormado por um tecido espesso c!amado esc era@ a parte branca do o !o. Em sua poro visve , a esc era ) coberta por uma camada de membrana mucosa isa c!amada conjuntiva. Essa parede se re& ete sobre a &ace interna das p pebras. 7ssim, quando essas se movem, as duas super&cies isas da conjuntiva des izam entre si. 7 in& amao da conjuntiva ou a irritao dessa parede d ao o !o uma co orao rosa ou verme !a caracterstica 0Ro !o rosaR2. E3iste um m/scu o circu ar ajustve atrs da c.rnea com uma abertura, novamente seme !ante ? de uma cOmara, que regu a a quantidade de uz que penetra no o !o. Esse m/scu o ) c!amado ris6 a abertura e3istente nesse m/scu o ) a pupi a. 7trs da ris, encontra'se o crista ino, que &oca iza a imagem sobre a camada sensitiva ? uz@ a retina. 7 retina ) &ormada por uma camada de c) u as, na parte posterior do o !o, que muda a imagem em impu sos e )tricos6 esses impu sos podem ser evados pe o nervo .ptico at) o c)rebro, para serem interpretados. Entre a retina e a esc era e3iste uma camada de vasos sangJneos que nutrem o o !o e, especia mente, a retina. Essa camada denomina'se cor.ide. 7 retina e a cor.ide so mantidas contra a esc era pe a presso e3ercida pe o !umor vtreo. 5 sistema acrima ) &ormado por g Ondu as e canais acrimais. Esse sistema ) importante para a proteo do o !o. 7s g Ondu as produzem grimas que atuam como substOncia ubri&icante, impedindo o ressecamento do o !o. Essas g Ondu as oca izam'se na &ace interna da p pebra superior. 5s canais acrimais encontram'se no ado interno do o !o, ao ongo da p pebra in&erior. Brenam as grimas para o nariz atrav)s de um pequeno cana . 7 abertura desse cana no Ongu o interno da p pebra &orma um ponto pequeno, por)m proeminente, c!amado ponto acrima . 7s p pebras superior e in&erior protegem o o !o. 7 &ace interna das p pebras ) &ormada por uma super&cie de tecido conjuntivo, isa, que se mant)m /mida pe as grimas produzidas das g Ondu as acrimais. 7s p pebras abrem'se e &ec!am sobre o o !o, protegendo'o de poeiras e outros irritantes. 7 p pebra superior des iza sobre a maior super&cie do o !o, e ) mo dada por uma p aca &ibrosa rgida 0p aca do tarso2, que !e d &orma. Possui um m/scu o espec&ico 0e evador da

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas p pebra2 para e ev' a. 7s p pebras so &ec!adas pe a contrao de um m/scu o circu ar e3istente ao redor do o !o c!amado orbicu ar do o !o. 7 pupi a torna'se menor ou maior de acordo com a intensidade de uz, da mesma &orma que ) ajustada ? abertura de uma cOmara. 7 pupi a tamb)m se adapta caso uma pessoa esteja vendo objetos pr.3imos ou distantes6 torna'se maior se o objeto estiver distante. 5 ajustamento para a uz ) automtico e quase sempre instantOneo. Euando um paciente ) e3aminado, ) importante observar as pupi as, sobretudo quando ! suspeita de eso craniana. :orma mente, quando um &ei3e de uz ) dirigido para os o !os de uma pessoa, as pupi as se contraem 0tornam'se menores2. Euando os o !os esto no escuro ou so &ec!ados, as pupi as se di atam 0tomam'se maiores2. 5 diOmetro das pupi as e, particu armente, qua quer di&erena de diOmetro e3istente entre as pupi as e seus re& e3os ? uz so sinais importantes que ajudam na determinao da natureza e gravidade de uma eso craniana. 7ssim, vemos, ami/de, um m)dico e evar de icadamente as p pebras de uma pessoa inconsciente para observar se as pupi as so do mesmo taman!o e se essas se contraem quando os o !os so abertos ou quando so e3postos a um &ei3e de uz.

7ervo 8pti o

Digura ;9. 7natomia do o !o. OS OU IDOS 5 ouvido ) o .rgo da audio e do equi brio. 5 ouvido e3terno ) &ormado por uma prega de pe e e carti agem, a ore !a, e pe o cana auditivo. 7s partes &uncionais mais importantes ' o ouvido m)dio e o ouvido interno ' &icam a ojadas dentro do crOnio. 5 ouvido m)dio ) composto por tr,s pequeninos ossos, con!ecidos como osscu os auditivos 0marte o, bigorna e estribo2, e pe a trompa

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas de Eustquio, que iga o ouvido ? garganta. 5 ouvido interno ) composto pe a c.c ea, de &ormato espira , pe os canais semicircu ares e pe o vestbu o, sendo esses dois / timos os .rgos do equi brio. 7s ondas sonoras que entram no ouvido atingem a membrana timpOnica, no &ina do cana auditivo, onde so convertidas em vibra*es, as quais so transmitidas ? c.c ea pe os osscu os. :a c.c ea, as vibra*es so trans&ormadas em sinais e )tricos nervosos por mi !*es de microsc.picas cerdas das c) u as auditivas. Esses sinais sero, ento, interpretados no c)rebro.

Pavil-o !a /rel-a

'artelo Bigorna

Con!uto A 5sti o Externo

Digura ;=. 7natomia do ouvido.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

%eio 1rontal /sso Pr+prio !o 7ari9

Digura ;P. 7natomia do nariz.


P#lato "uro

"entes

&ngua

Epiglote Cor!as Vo ais Traquia

Digura ;>. 7natomia da boca.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas A PELE 7 pe e ) um dos .rgos mais importantes do organismo, e no apenas uma cobertura para os que se oca izam abai3o de a6 ) um tecido resistente, constantemente renovado, que cobre todo o corpo. Possui duas &un*es principais@ proteger o corpo do meio ambiente e manter os nervos que carreiam in&orma*es do ambiente para o enc)&a o. 7s &un*es de proteo da pe e so numerosas, todas igua mente importantes. Cerca de =5< do corpo ) &ormado por gua, com um equi brio de icado de substOncias em so uo. 7 pe e ) impermeve ? gua e serve para manter essa so uo interna intacta. E3istem bact)rias em todos os cantos ao nosso redor6 por)m, a menos que a pe e apresente so uo de continuidade por uma / cera ou por &erida, gera mente os germes no conseguem atravess' a. Esses so encontrados rotineiramente sobre a pe e e pro&undamente em suas depress*es e g Ondu as, por)m raramente abai3o de a. 7 pe e ) uma proteo constante contra os invasores e3ternos. 7 energia do corpo ) iberada a partir de rea*es qumicas que devem ocorrer dentro de certas varia*es de temperatura. %e a temperatura estiver muito bai3a, as rea*es no podem ser &eitas6 o metabo ismo pra e o corpo morre. %e a temperatura torna'se muito a ta, como na &ebre intensa, o metabo ismo aumenta. 7s temperaturas muito a tas podem resu tar em dano permanente dos tecidos. 5 principa .rgo para a regu ao da temperatura corpora ) a pe e. E a o &az atrav)s da evaporao de gua a partir de sua super&cie em tempo quente 0sudorese2 e pe a constrio dos vasos sangJneos cutOneos no tempo &rio. 7utomaticamente a pe e serve para nos iso ar dentro de nosso ambiente, proteger'nos do ambiente, e ajudar'nos a nos adaptar a e e. 7 in&ormao mandada pe o ambiente ) carregada para o c)rebro atrav)s de um rico suprimento nervoso e3istente na pe e. :esse .rgo, os nervos so adaptados para perceberem a tera*es e transmitirem in&orma*es sobre o ca or, &rio, presso e3terna, dor e a posio re ativa de uma determinada parte do corpo no espao. 7s mudanas no ambiente ou nas vizin!anas so recon!ecidas pe a pe e. 7 sensao apropriada nos diz quando a atmos&era est quente ou &ria. 7 presso sobre uma parte do corpo ) recon!ecida pe o apare !o sensitivo da pe e. 7 dor pode nos a ertar sobre uma situao perigosa. Srios outros estmu os agradveis tamb)m so percebidos pe a pe e.

CAMADAS DA PELE

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 7 pe e tem duas camadas principais@ a epiderme e a derme. Gma camada subcutOnea de gordura oca iza'se ogo abai3o dessa e est presente em todo o corpo. 7 epiderme, a camada e3terna, ) composta de c) u as que so especia mente durveis. 7 camada mais e3terna da epiderme ) &ormada de c) u as mortas, corni&icadas 0endurecidas2 que so constantemente descamadas e substitudas. Essa camada ) o primeiro mecanismo de de&esa do corpo. 4 impermeve ? gua e a bact)rias. :a parte mais pro&unda da epiderme e3istem c) u as que se reproduzem constantemente para substituir as c) u as mais e3ternas que esto sendo descamadas. 7 gumas dessas c) u as nessa camada mais pro&unda tamb)m cont)m grOnu os de pigmento. Essas c) u as, junto com o sangue nos pequenos vasos na pe e, so responsveis pe a cor da pe e. 7 camada mais pro&unda da pe e ) a derme. 4 separada da epiderme por uma in!a de c) u as basais especiais. Bentro da derme, que ) composta de tecido e stico e &ibroso muito &orte. e3istem vrias das estruturas especiais da pe e@ g Ondu as e duetos sudorparos, g Ondu as e ductos sebceos, &o cu os pi osos. vasos sangJneos, e termina*es nervosas especia izadas. 7s g Ondu as sudorparas produzem o suor, que ) e iminado sobre a super&cie da pe e atrav)s de pequenos poros e ductos. 1 um poro para cada g Ondu a. 7s g Ondu as sebceas produzem uma substOncia o eosa c!amada sebo. Esse ) e iminado ao ongo dos p, os no corpo e cabe os, sendo responsve pe a o eosidade natura dos cabe os e da pe e. 5 sebo ) importante na manuteno da impermeabi idade da pe e ? gua, e em mant,' a e stica de &orma que no quebre. 5s &o cu os pi osos so os pequenos .rgos que produzem p, o. 1 um &o cu o para cada p, o do corpo, gera mente conectado com uma g Ondu a sebcea. "odos os p, os crescem continuamente, e em gera so cortados ou retirados pe as roupas. 5s vasos sangJneos e um conjunto comp e3o de nervos comp etam as estruturas contidas na derme. Imediatamente abai3o da pe e est o tecido subcutOneo. 4 muito gordo e serve como um iso ador do corpo. 7s curvas caractersticas do corpo gera mente so devidas aos dep.sitos subcutOneos de gordura. 7 pe e ) um dos .rgos maiores e mais comp e3os do organismo, servindo a duas &un*es principais@ proteo e percepo das a tera*es e3ternas.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Epi!erme .e!e Capilar "erme Te i!o Epitelial Te i!o A!iposo %u, ut6neo

.ai9 !o P)lo

Digura NC. 7natomia da pe e. 0N$2

B/62/+)ra</a 5 te3to &oi produzido a partir do origina da 7merican 7cademU o& 5rt!opaedic %urgeons, denominado H%ocorros -)dicos de Emerg,nciaI. Edio impressa na imprensa universitria da Gniversidade Dedera do Cear em $>PP.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

CURSO DE RESGATE E EMERGNCIAS MDICAS


AUESTION&RIO DO TRABALHO PRELIMINAR

POSTOEGRAD F RE G NOME COMPLETO DO PARTICIPANTE

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

PRIMEIRA PARTE
INSTRUES: Comp etar os espaos em branco em cada uma das &rases, de acordo com o estudado no documento H+eviso do Corpo 1umanoI e no -ateria de +e&er,ncia. 7s respostas a este questionrio sero revisadas durante o primeiro dia do curso. $. 5 abastecimento de o3ig,nio, necessrio para o c)rebro, renova'se continuamente graas a um processo denominado metabo ismo. 5 ar, um gs composto apro3imadamente de ;$< de o3ig,nio e =>< de nitrog,nio e outros gases, penetra no apare !o respirat.rio atrav)s da vias a)reas e do metabo ismo. :a parte in&erior da &aringe e3istem duas vias@ 5 esA&ago, atrs, e a traqu)ia, na &rente

;.

N.

8.

7s vias a)reas no to eram nen!um corpo estran!o e para evitar que s. idos ou quidos entrem na traqu)ia, esta se encontra provida de uma esp)cie de comporta denominada epig ote. 7 cai3a torcica pode ser comparada a um &o e. 7s coste as mant)m a &orma do t.ra3. 5 c)rebro contro a a respirao. 5 corao ) um .rgo que tem apro3imadamente o taman!o de um pun!o &ec!ado, que se oca iza mais ou menos na parte centra do t.ra3. 5s g .bu os verme !os cont)m uma substOncia c!amada !emog obina que se combina com o o3ig,nio do ar e graas ? respirao, c!ega aos pu m*es. 5s g .bu os verme !os conduzem o o3ig,nio assim absorvido aos tecidos do corpo, onde ) trocado por di.3ido de carbono e por outros resduos.

K.

9.

=.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

P.

7s re a*es que o sangue mant)m com as di&erentes &un*es do corpo !umano, so descritas da seguinte maneira@ Respirao. 5 sangue transporta o3ig,nio dos pu m*es aos tecidos, e na troca eva di.3ido de carbono e outros resduos desde os tecidos at) os pu m*es. Nutrio. 5 sangue transporta substOncias a imentcias 0 g icose, aminocidos e gordura 2 dos intestinos ou dos Hdep.sitos de armazenamentoI aos tecidos. Excreo. 5 sangue transporta produtos de degradao 0ur)ia, cido tico e creatina 2 das c) u as aos .rgos e3cretores. Proteo. 5 sangue transporta c) u as de de&esa e anticorpos atrav)s do organismo, o que permite a este resistir o ataque de en&ermidades e de in&ec*es. Regulao. 5 sangue transporta !ormAnios e outras substOncias qumicas que regu am a &uno dos .rgos. +egu a a temperatura do corpo ao evar o ca or interno e3cessivo aos pu m*es e ? super&cie da pe e e, a si mesmo, o equi brio !drico e um meio interno constante para as c) u as dos tecidos.

C> . Entre todos os mi !*es de pessoas que e3istem no mundo, somente se di&erenciam quatro tipos de sangue@ 7,Q,7Q e 5. 5 tipo predominante ) o 0o2. Be todos os !abitantes do mundo somente ___8__< correspondem ao tipo sangJneo 7Q. $C . 5s gOng ios in&ticos aparecem em grupos em todo sistema in&tico, mas particu armente nas ____a3i as_______, no pescoo e na regio inguina . Estes gOng ios &azem as vezes de &i tros e pegam as partcu as estran!as, como por e3emp o as _________bact)rias___, que se encontram no quido in&tico e que penetram atrav)s das &eridas. $$ . 7 cavidade _____torcica___ cont)m o corao e os grandes vasos sangJneos, pu m*es e vias respirat.rias, assim como o esA&ago. $; . :a cavidade abdomina oca izam'se@ o estAmago, o ____&gado_____, intestinos de gado e grosso, pOncreas, rins, a vescu a bi iar e os canais bi iares, assim como vasos sangJneos e nervos conectados com todos estes .rgos.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas $N . 7 poro mais in&erior da cavidade abdomina ) denominada de cavidade _p) vica_____ . :e a se encontram o reto, a be3iga e na mu !er, os .rgos reprodutores internos. $8 . 5 &gado ) um grande .rgo s. ido oca izado no __abdAmen____ e ocupa a maior parte da rea que e3iste debai3o do dia&ragma, especia mente no ado direito. $K . 7ssim como o &gado, tamb)m o bao constitui'se num .rgo vascu arizado, mas ) ainda mais &rgi 6 por esta razo est mais e3posto a so&rer es*es. Encontra'se no quadrante superior esquerdo do ____abdAmen_________, ogo abai3o do dia&ragma. $9 . 5 pOncreas ) um .rgo de cor parda, re ativamente p ano, oca iza'se abai3o e atrs do estAmago e tem duas &un*es @ secreta insu ina, que regu a a quantidade de ___aucar____ no sangue, e sucos que &aci itam a digesto. $= . 5s .rgos ocos so o __estAmago_____, o intestino de gado, que inc ui o duodeno, jejuno e eo6 o ____intestino______ grosso6 a vescu a bi iar6 o ap,ndice, a ____be3iga_______, e ureteres e o reto. $P . 5 intestino____de gado______ ) o principa .rgo oco abdomina . $> . 5s ___rins____ so .rgos de vita importOncia, situados sobre a parede muscu ar posterior do abdome, atrs do peritAnio, um a cada ado da co una vertebra e apoiam'se nos grossos m/scu os das costas. ;C . 5s __testcu os______ e o p,nis constituem os .rgos genitais mascu inos e3ternos.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas ;$ . 5 /tero ) um .rgo oco, em &orma de p,ra, de apro3imadamente P centmetros de comprimento por K de argura, cujas paredes e3tremamente muscu osas t,m apro3imadamente ;,K centmetros de espessura . Burante o _____perodo_____, o /tero se e3pande para dar espao ao _&eto______ em crescimento e ao meio quido em que este se desenvo ve. ;; . 5 sistema nervoso centra , que com muita &reqJ,ncia ) designado simp esmente com as iniciais %:C , ) &ormado pe o _____c)rebro_____, medu a espin!a e nervos. ;N. 5s espaos que e3istem entre a duramter, o enc)&a o ou a medu a espina encontram'se c!eios de um quido c aro parecido a gua que recebe o nome de quido ___ce&a orraquiano_______. ;8. %o tipos de atividades nervosas@ a ao automtica, a ao ___re& e3a____ e a ao consciente. ;K. 7 guns m/scu os esque )ticos que movem partes do organismo podem ser contro ados vo untariamente, atrav)s do sistema nervoso _somtico____. ;9. Birigir um carro requer pensamento e depende de uma ao ____consciente____. ;=. 7 di atao de vasos sangJneos ) &eita automtica. Essa &uno ) contro ada pe o sistema nervoso autAnomo, que ) &ormado por dois outros @ o _____simptico_______ e o parassimptico. ;P. 7s____c) u as____ secretam a gumas substOncias no sangue c!amadas !ormAnios. ;> . 5 esque eto &ornece proteo ? .rgos vitais. 5s ossos do crOnio &ormam uma ab.bada protetora para o ____c)rebro______, as v)rtebras &ec!am e protegem a ___espin!a_______ , a cai3a torcica de&ende o _____corao_____ e os pu m*es e assim sucessivamente.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas NC. 5 sistema m/scu o esque )tico ) composto de ossos, _______articu a*es_____, m/scu os, tend*es, igamentos e carti agens. N$ . 5 crOnio possui ; divis*es principais@ o crOnio propriamente dito e a ______&ace_______. N; . Cada e3tremidade __superior_____ compreende@ c avcu a, escpu a, brao, ante ' brao, corpo e mo. NN . 5 brao ) a parte das e3tremidades superiores que se estende desde o ombro at) o c/bito. 4 &ormado por um s. osso, o __/mero____, cujo e3tremo superior na &orma de bo a encai3a na cavidade da escpu a. N8. +ecorde que a u na encontra'se do ado do dedo mnimo, enquanto o rdio encontra'se no ado oposto, isto ) , no ado do dedo _po egar___. NK. Cada uma das e3tremidades in&eriores comp*em'se do quadri , que &orma parte da cintura p) vica, a co3a, a articu ao do __quadri ___, a perna, a articu ao do ___tornoze o____ e o p). N9. 7 ___pe ve_____ recobre e &ornece proteo ? cavidade p) vica. N=. Em cada ndega ! uma proemin,ncia .ssea que recebe o nome de __ tuberosidade isquitica __, a mesma que corresponde a parte posterior do squio. NP. 7 ____co3a______ ) composta unicamente de um osso@ o &,mur. N>. 7 perna ) composta de dois ossos para e os@ a ___tbia___ _____&bu a______. 8C. 5 p) ) &ormado por ossos denominados de _____ossos do tarso______, metatarsos e ____&a anges_____.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas 8$. 5 antebrao ) &ormado por dois ossos para e os denominados de ____rdio_____ e de ____u na_____. 8;. 5s m/scu os dos membros ____superiores____ constituem um e3emp o de m/scu os vo untrios. 8N. 5s m/scu os__invo untrios___ so aque es que no podem ser contro ados conscientemente, tais como as paredes dos vasos sangJneos. 88. 5s igamentos so &ai3as de tecido conjuntivo & e3ve e e stico que unem as super&cies ____das articu a*es____ dos ossos. 8K. 7 ____co una vertebra _____ tem dois prop.sitos @ em primeiro ugar proporciona suporte ? cabea e ? parte superior do corpo e a )m disso, constitui uma proteo s. ida para a medu a espina , que eva os impu sos ou R mensagens R que so transmitidas entre o c)rebro e as demais partes do corpo. 89. 7 co una vertebra est &ormada por __NN__ ossos de &orma irregu ar que recebem o nome de __vertebras____. 8=. 7 parte anterior de cada v)rtebra recebe o nome de ___corpo____. 5bserve o espao que e3iste entre o corpo e o arco. 7o unirem'se as v)rtebras uma ?s outras, esse espao &orma um t/ne atrav)s do qua passa a medu a espina . 8P. 5s o !os tem &orma de g obo e cada um de es mede apro3imadamente ;,K centmetros . 7 &orma de g obo mant)m'se graas a um & udo transparente e ge atinoso que recebe o nome de __!umor vtreo___. 8>. Euando a uz c!ega ao ___crista ino__, a pupi a muda de taman!o de acordo com o bri !o da &onte uminosa, da mesma maneira em que o dia&ragma de uma cOmara automtica com ente e )trica abre'se e &ec!a'se em resposta ao aumento de uz que passa atrav)s deste. KC. 5 ouvido ) o .rgo da __audio__ e do equi brio.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

K$. 7 pe e consta de duas camadas @ a camada e3terior ) a _epiderme__ e a camada interior ) a___derme__. K;. 7 respirao permite'nos incorporar o _o3ig,nio__ necessrio para nossas c) u as, remover o di.3ido de carbono que as into3ica e ajudar a manter o equi brio de nosso sangue. KN. %e um paciente no recebe o3ig,nio, as c) u as do c)rebro comearo a morrer nos pr.3imos ___quatro__ a seis minutos. K8. 5 m/scu o mais importante da respirao ) o ___dia&ragma____. KK. 7 &reqJ,ncia respirat.ria norma em um adu to ) de $; a ___;C___ respira*es por minuto. K9. 1 uma estreita re ao entre a respirao, circu ao e certa atividade cerebra . Esta re ao pode ser vista da seguinte maneira @ : Caso prenda'se a respirao, o __sangue___ que est sendo bombeado ao c)rebro no vai conter o3ig,nio su&iciente. Por causa disto o c)rebro &a !a e por uma &a ta de o3ig,nio para seus pr.prios tecidos, o ___corao____ comear a bombear devagar, c!egando a parar tota mente. K= . +CP signi&ica reanimao cardiopu monar. 4 um procedimento de __reanimao cardiorrespirat.ria____ usado quando a ao dos pu m*es e do corao_____no do sinais vitais_________. %empre que voc, er sobre suporte bsico de vida , ver re&er,ncias sobre o 7QC dos cuidados de emerg,ncia. Isto )@ 7 V __abertura vias a)reas_____ Q V __boa venti ao____ C V ___circu ao_____

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

SEGUNDA PARTE
E%"7+ E- C5:BIWXE% BE 7P+E%E:"7+ 75% BE-7I% P7+"ICIP7:"E% EG7#EGE+ B5% %ETGI:"E% "YPIC5% B5 "+7Q7#15 P+E#I-I:7+ : DI%I5#5TI7 B7 +E%PI+7WZ5 ' -EC[:IC7 B7 CI+CG#7WZ5 : BISI%Z5 B7 C5#G:7 SE+"EQ+7# : DG:WZ5 +ETG#7B5+7 BE "E-PE+7"G+7 B7 PE#E : DI:7#IB7BE B7 -7:5Q+7 B7 +CP

TERCEIRA PARTE
C+142etar + a../na2a*+ n+. *e.enD+. anat01/c+. ane8+.

TERCEIRA PARTE

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

HI SISTEMAS CORPORAIS S/.te1a C/rc32at:r/+ Duno@

___________________________________________ ___________________________________________ __

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

%istema +espirat.rio Duno @ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

%istema Bigestivo Duno @ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

%istema Grinrio Duno @ ___________________________________________ _

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

___________________________________________ _ ___________________________________________

_ %istema +eprodutor Duno @

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

___________________________________________ _ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

%istema +eprodutor

%istema :ervoso

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Duno @ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

___________________________________________

_ %istema End.crino Duno @ ___________________________________________ _

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

___________________________________________ _ ___________________________________________ _

%istema -/scu o ' Esque )tico Duno @

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

___________________________________________ _ ___________________________________________ _ ___________________________________________

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

%istema -/scu o ' Esque )tico a . -/scu os vo untrios @ ___________________________________________ _ b . -/scu os invo untrios @ ___________________________________________ _

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

%entidos Duno @ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

Pe e e Estruturas +e acionadas Duno @ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _ ___________________________________________ _

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

RESUMO DOS CONTE@DOS DO CURSO DE RESGATE E EMERGJNCIAS MDICAS


#IWZ5 $ #IWZ5 ; INTRODU!O In&ormao gera do curso O SER IO DE RESGATE DO CB Componentes de um %istema de Emerg,ncias -)dicas. Be&inio de socorrista. Caractersticas pessoais de um socorrista. Beveres do socorrista. 7spectos egais. Bireitos da vtima. O LOCAL DA OCORRNCIA Conceito de ocorr,ncia. +econ!ecimento da cena. Como assegurar a cena. Dormas bsicas para obteno de acesso ? vitima. Equipamento de proteo individua . O CORPO HUMANO

#IWZ5 N

#IWZ5 8

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas Posio anatAmica. +e&er,ncias anatAmicas convencionais. Biviso do corpo !umano 0segmentos2. Cavidades do corpo !umano. Euadrantes abdominais. %istemas. #IWZ5 K A ALIA!O DE %TIMAS Procedimentos gerais. Dontes de in&ormao no oca da ocorr,ncia. 7va iao primria. 7va iao secundria. 5s passos da ava iao. REANIMA!O CARDIOPULMONAR 5 sistema respirat.rio. 5 mecanismo da respirao. %inais da respirao adequada, da respirao inadequada e da aus,ncia de respirao. Causas de obstruo das vias a)reas. %inais de 5S7CE parcia e tota . ")cnicas para abrir as vias a)reas. Senti ao de resgate. 5 sistema circu at.rio. %inais e sintomas de uma parada cardaca. -orte c nica e morte bio .gica. Passos da reanimao cardiopu monar. Comp ica*es por manobras inadequadas de +CP. Iniciando e terminando a +CP. OCIGENIOTERAPIA Conceito. Indica*es para se ministrar o3ig,nio. Pato ogias e traumas que indicam a o3igenioterapia. -ateriais e equipamentos. Partes de um equipamento portti de proviso de o3ig,nio. +iscos da o3igenioterapia. Bemonstra*es prticas. HEMORRAGIAS E CHOAUE +eviso do &uncionamento do sistema circu at.rio. Conceito de !emorragia, c!oque e c!oque ana&i tico. Per&uso. %inais e sintomas de !emorragias e de c!oque. "ratamento pr)' !ospita ar de !emorragias e do c!oque. #ERIMENTOS EM TECIDOS MOLES Curativos e bandagens. Deridas abertas e &ec!adas. "ipos de &eridas. "ratamento pr)'!ospita ar. TRAUMA EM OSSOS 5 sistema esque )tico. Dratura, u3ao e entorse. E3ame da vtima. +az*es para a imobi izao provis.ria. "ratamento pr)'!ospita ar. Bispositivos uti izados para a imobi izao. LESES DE CRBNIOK COLUNA E T"RACK TRAUMA EM GESTANTE 5 esque eto a3ia . #es*es espec&icas 0sinais e sintomas2. "ratamento pr)'!ospita ar.

#IWZ5 9

#IWZ5 =

#IWZ5 P

#IWZ5 >

#IWZ5 $C

#IWZ5 $$

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

#IWZ5 $;

AUEIMADURAS E EMERGNCIAS AMBIENTAISK A#OGAMENTO E ACIDENTE COM ELETRICIDADE Conceito de queimadura. Causas. C assi&icao. Eueimaduras maiores e menores. "ratamento pr)'!ospita ar. E3posio ao ca or. #es*es provocadas pe o &rio. "ratamento pr)'!ospita ar. INTOCICAESEEN ENENAMENTOS Conceito de into3icao. Dormas de ingresso do veneno no organismo. Picadas de cobras. Into3icao por coo . Crise e prob emas de abstin,ncia. 7buso de drogas. "ipos mais comuns de drogas. "ratamento pr)'!ospita ar. EMERGNCIAS MDICAS @ In<art+ A)3*+ *+ M/+c9r*/+K An)/na *e Pe/t+K In.3</c/7nc/a Car*(aca C+n)e.t/>aK Ac/*ente a.c32ar Cere6ra2 e H/4erten.;+ Emerg,ncia m)dica. Emerg,ncias m)dicas mais comuns. In&arto 7gudo do -iocrdio. 7ngina de Peito. Insu&ici,ncia Cardaca Congestiva. 7cidente Sascu ar Cerebra . 1ipertenso. %inais e sintomas. "ratamento pr)'!ospita ar.

#IWZ5 $N

#IWZ5 $8

#IWZ5 $K

EMERGNCIAS MDICAS: S(n*r+1e *e De</c/7nc/a Re.4/rat:r/a Emerg,ncia m)dica respirat.ria. Bispn)ia. 1iperventi ao. Causas das emerg,ncias m)dicas respirat.rias. %inais e sintomas da E-+. "ratamento pr)' !ospita ar da E-+. Ina ao de &umaa. EMERGNCIAS MDICAS: C+n>32.Le.K D/a6ete. e A6*01en A)3*+ Be&inio. Causas. Epi epsia. 7bdAmen agudo. %inais e sintomas. "ratamento pr)'!ospita ar. EMERGNCIAS MDICAS: Part+ E1er)enc/a2 7natomia da gravidez. Dases do traba !o de parto. 7va iao e preparao da parturiente. "ratamento pr)'!ospita ar do rec)m'nascido e da me. Comp ica*es do parto. BIOSSEGURANA

#IWZ5 $9

#IWZ5 $=

#IWZ5 $P

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas Conceito. Boenas mais comuns. -eios de transmisso. %inais e sintomas. "ratamento pr)'!ospita ar. Precau*es universais e rotinas de segurana. #IWZ5 $> MANIPULA!O E TRANSPORTE DE %TIMAS -ovimentao. +az*es para mover uma vtima. ")cnicas de transporte. 7u a prtica. REGISTROS E RELAT"RIOS Dormato da Dic!a de 7P1. +ecomenda*es. Bescontaminao da viatura, materiais e equipamentos. Bescontaminao da equipe de socorro. TRIAGEM Conceito. -)todo %"7+". C.digo de cores. %istema de Comando de Incidentes. 5bserva*es. 7u a prtica. RECAPITULA!O GERAL TE"RICA E PR&TICA +ecapitu ao dos procedimentos prticos mais importantes do curso. 7c arar d/vidas registradas no ba/.

#IWZ5 ;C

#IWZ5 ;$

#IWZ5 ;;

HOR&RIO DO CURSO

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

OBMETI OS DE DESEMPENHO
7o &ina do curso, dado tr,s situa*es de emerg,ncia, sendo uma de trauma, outra de emerg,ncia m)dica e &ina mente, uma de parto emergencia , os participantes devero, atrav)s de uma simu ao em oca previamente preparado, demonstrar a &orma correta do socorro seguindo os passos protoco ares ensinados durante o curso. . . . . . . . . . +eceber e registrar a so icitao de socorro6 Bes ocar'se at) a cena de emerg,ncia, ava i' a e in&ormar a situao6 %o icitar a ajuda adiciona que seja necessria e assegurar a cena de #INALIDADE emerg,ncia6 #ograr acesso at) a vtima e ava iar suas condi*es6 Proporcionar aos participantes os con!ecimentos e as t)cnicas %e ecionar todos os equipamentos e materiais necessrios para o necessrias para a prestao do socorro correto, no ambiente pr)' atendimento da vtima6 !ospita uma navtima de trauma ou emerg,ncia m)dica, Estabiar, izar para o paciente cena da emerg,ncia6 estabi izando suas condi*es e transportando'a de &orma segura at) onde -anipu ar e transportar o paciente6 possa receber ateno m)dica adequada e de&initiva. In&ormar a condio do paciente e os tratamentos ministrados6 Preparar os equipamentos e materiais para uma nova c!amada. Cada participante contar com todos os equipamentos de proteo pessoa e demais equipamentos e materiais bsicos de primeiros socorros. Para &ins de aprovao, dever cumprir todos os passos estabe ecidos no protoco o de cada e3erccio simu ado, num tempo m3imo de $K minutos por prova.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

OBMETI OS DE CAPACITA!O A+ </na2/Nar + c3r.+ + 4art/c/4ante .er9 ca4aN *e:


$. Enumerar os passos a seguir para preparar todos os equipamentos uti izados por um socorrista6 ;. Bescrever a &orma de receber e registrar uma so icitao de au3 io, in&ormar os dados da situao e ava iar a necessidade de au3 io adiciona 6 N. #istar as a*es para assegurar a cena da emerg,ncia e ograr acesso at) as vtimas6 8. Bescrever a &orma de ava iar um paciente e se ecionar os equipamentos corretos para o atendimento de uma condio de trauma ou emerg,ncia m)dica6 K. Bescrever os procedimentos para estabi izar um paciente, transport' o e monitor' o durante o transporte6 9. E aborar um in&orme da condio do paciente e dos tratamentos prestados ? vtima. Em cada io do curso sero apresentados os objetivos de capacitao correspondentes ? mesma.

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas

#A OR PREENCHER ESTA #ICHA COM LETRA DE #ORMA

#ICHA DE INSCRI!O
CURSO:OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
$ . :ome e sobrenome@______________________________________________ ; . Bata de nascimento@ dia@_______ m,s@_____ ano@_____ N. %e3o@ ___D ___-

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas N . Endereo residencia @ ____________________________________________ _____________ Cidade _________________________ Estado@_____________ 8 . #ugar de traba !o@ _______________________________________________ K . Endereo posta @ ________________________________________________ 9 . "e e&ones@ +esidencia @______________ "raba !o@______________________ = Cargo atua @ ________________________ &uno@__________________________ "empo na

P "itu aoLPostoLTraduao@_________________________________________ C> . Cargo anterior@ _________ "empo na &uno@_________________________ $C . Esco aridade@ Dundamenta $$ . 7tividade docente@ %im -)dio :o %uperior temas ______________

Euanto tempo\ _________________________________________ Escreva abai3o seu nome ta como voc, deseja que aparea no seu certi&icado

#ICHA DE ALIMENTA!O E SA@DE

Ca.+ >+c7 tenDa *e .e)3/r a2)31a rec+1en*a,;+ 1=*/ca *e */eta +3 +3tr+ c3/*a*+ *e .a?*e *3rante a rea2/Na,;+ *e.te c3r.+K 4reencDa a </cDa a .e)3/r e entre)3eGa a+ c++r*ena*+r *+ c3r.+K t;+ 2+)+ 53ant+ .ePa 4+..(>e2: +c7 = >e)etar/an+Q ( ) S/1 ( ) N;+ ) S/1 ( ) N;+

+c7 = a2=r)/c+ a a2)31 t/4+ *e c+1/*a Q (

Curso de Resgate e Emergncias Mdicas E1 ca.+ a</r1at/>+K e842/53e: OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO O OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO O +c7 = a2=r)/c+ a a2)31 t/4+ *e 1e*/ca1ent+Q ( ) S/1 ( ) N;+

E1 ca.+ a</r1at/>+K e842/53e: OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO O OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO O +c7 e.t9 4a..an*+ 4+r a2)31 t/4+ *e trata1ent+ 1=*/c+K rece6en*+ 1e*/ca1ent+. +3 a4re.enta /nca4ac/*a*e 4ara a rea2/Na,;+ *e e8erc(c/+. <(./c+.Q ( ) S/1 ( ) N;+ E1 ca.+ a</r1at/>+K e842/53e : OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO O OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO O

N+1e c+142et+: OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO L+ca2 e *ata: OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

assinatura

You might also like