You are on page 1of 2

6/2/2014

MA TEM TICA

Nmeros decimais - diviso - Matemtica - UOL Educao

Nmeros decimais - diviso


Entenda a regra de diviso
A ntonio Rodrigues Neto* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Quanto o resultado da diviso de seis dcimos por dois centsimos? A regra para diviso dos nmeros decimais afirma que devemos igualar as casas decimais com zeros para, logo a seguir, retirar as vrgulas e operar a diviso: 0,6: 0,02 0,60 : 0,02 60 : 2 = 30

uma regra simples de ser memorizada, mas como foi construda? Por que devemos igualar as casas para retirar a vrgula? Interpretar a elaborao dessa regra aperfeioa no apenas o conhecimento sobre os nmeros decimais, mas, principalmente, sobre algumas propriedades relacionadas diviso - e que esto presentes em vrios contedos da matemtica. Em qualquer diviso, ao multiplicarmos o dividendo e o divisor por um mesmo nmero, mantemos sempre o mesmo quociente. Isto , temos resultados equivalentes. O que isso significa? Vamos imaginar a distribuio de 80 lpis para uma sala de 20 alunos. Sabemos que o resultado da distribuio ser de 4 lpis por aluno. Se dobrarmos a quantidade de alunos, passando para 40, s conseguiremos o mesmo resultado, de 4 lpis por aluno, se tambm dobrarmos a quantidade de lpis, concluindo que 80 : 20 = 160 : 40 = 4. Agora, suponhamos que, em vez de multiplicar, faamos a opo de dividir pela metade tanto a quantidade de lpis como a quantidade de alunos - obteremos tambm resultados equivalentes: 80 : 20 = 40 : 10 = 4 Esse jogo de multiplicar e dividir o dividendo e o divisor por um mesmo nmero, que permite no alterar o valor do quociente, um recurso de simplificao importante em muitos clculos. Assim, seis dcimos divididos por dois centsimos, o exemplo do incio do texto, podem ser multiplicados por nmeros que faam desaparecer a vrgula. Mas quais nmeros? Para essa resposta precisamos retomar o conceito de nmero decimal, interpretando as casas tanto da parte inteira como da parte fracionria. O percurso pelas casas dessas duas partes do nmero um jogo com grupos de dez que conduz a algumas concluses. Por exemplo, a de que um grupo de dez dezenas forma uma centena - e que um grupo com dez dcimos forma uma unidade. Formar grupos de 10 o mesmo que multiplicar por 10: 1+1+1+1+1+1+1+1+1+1 = 10 x 1 = 10 0,1+0,1+ 0,1+0,1+0,1+0,1+0,1+0,1+0,1+0,1 = 10 x (0,1) = 1 Para o caso da diviso entre nmeros decimais, essas relaes podem ajudar no que mais interessa: o desaparecimento da vrgula para facilitar o clculo. A informao mais essencial j foi passada, demonstrando que, ao multiplicar e dividir o dividendo e o divisor por um mesmo nmero, no alteramos o quociente - que, no caso, o resultado da diviso. Assim, retornamos ao exemplo de 0,6 : 0,02 e retiramos a vrgula do dividendo, multiplicando-o por 10. Nesse caso, seis dcimos vezes dez igual a sessenta dcimos. E como dez dcimos so iguais a uma unidade, ento sessenta dcimos so iguais a seis unidades. Isso quer dizer que multiplicar por dez desloca a vrgula uma casa para a esquerda, no sentido da parte inteira.
http://educacao.uol.com.br/matematica/numeros-decimais-divisao.jhtm?action=print 1/2

6/2/2014

Nmeros decimais - diviso - Matemtica - UOL Educao

Dessa forma, multiplicamos por 10 tanto o 0,6 como 0,02, preocupados em no alterar o resultado dessa diviso. Mas, mesmo assim, o divisor ainda fica com vrgula, e igual a 0,2 - j que, na multiplicao por 10, a vrgula de 0,02 se desloca somente uma casa para a esquerda:

No precisa ser professor de matemtica para perceber que, se repetimos o mesmo procedimento feito anteriormente, multiplicando o dividendo e o divisor por 10, definitivamente conseguimos eliminar a vrgula, tanto do dividendo como do divisor, o que possibilita uma diviso bem fcil, com resultado igual a 30:

Esse caminho para dividir 0,6 por 0,02, com resultado igual a 30, poderia ter sido simplificado se multiplicssemos o dividendo e o divisor por 100, em vez de faz-lo em duas etapas de multiplicaes por 10. E aqui conclumos a interpretao que conduz regra de como dividir nmeros decimais. Multiplicar por 100 o dividendo e o divisor o mesmo que a regra prope, ao pedir que as casas sejam igualadas com o ob jetivo de cancelar a vrgula. E se, em vez de dividirmos 0,6 por 0,02, dividssemos por 0,002? Diante do que a regra prope, teramos que acrescentar dois zeros direita do seis, igualando em trs casas decimais tanto o divisor como o dividendo. Isso no passa de uma multiplicao simultnea do divisor e do dividendo por 1000:

Igualar as casas decimais nada mais do que ler com ateno o valor do dividendo e do divisor, analisando se devemos multiplic-los simultaneamente por 10, por 100, por 1000, ou por qualquer outro nmero de base 10 que faa a vrgula se deslocar para a esquerda - tanto do dividendo como do divisor -, na busca de transform-los em nmeros inteiros. Portanto, ao nos depararmos com 1,26 : 0.2, com 0,3 : 0, 012 ou com 0,002 : 0,4, no devemos entrar em pnico (pensando nas regras que precisam ser memorizadas). Sem desprezar essas regras, lembremos dos princpios que discutimos neste texto:

*A ntonio Rodrigues Neto, profe ssor de m ate m tica no e nsino fundam e ntal e supe rior, m e stre e m e ducao pe la USP e autor do livro "Ge om e tria e Est tica: e x pe ri ncias com o jogo de x adre z" pe la Editora da UNESP. O s te x tos publicados ante s de 1 de jane iro de 2009 no se gue m o novo Acordo O rtogrfico da Lngua Portugue sa. A grafia vige nte at e nto e a da re form a ortogrfica se ro ace itas at 2012 C opyright UO L. Todos os dire itos re se rvados. pe rm itida a re produo ape nas e m trabalhos e scolare s, se m fins com e rciais e de sde que com o de vido cr dito ao UO L e aos autore s.

Com partilhe:

Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg Assine 0800 721 2009 SAC Bate-papo E-mail Notcias Esporte Bookmarks
Hospe dage m : UO L Host

Entretenimento Mulher Shopping

http://educacao.uol.com.br/matematica/numeros-decimais-divisao.jhtm?action=print

2/2

You might also like