You are on page 1of 15

1 Semestre 2011 FATOS JURDICOS todo acontecimento da vida que o ordenamento jurdico considera relevante no campo do direito.

. Podem ser classificados em: Fatos jurdicos strictu sensu (fatos narurais): a) Ordinrios: nascimento, morte, maioridade, decurso do tempo. b) Extraordinrios: caso fortuito ou fora maior. Fatos jurdicos lato senso(fatos humanos): So aes humanas que criam, modificam, transferem ou extinguem direitos e dividem-se em: a) Lcitos: so atos humanos a que a lei defere os efeitos almejados pelo agente. Praticados em conformidade com ordenamento jurdico, produzem efeitos jurdicos voluntrios, queridos pelo agente. b) Ilcitos: por serem praticados em desacordo com o prescrito ordenamento jurdico, embora repercutam na esfera do direito, produzem efeitos jurdicos involuntrios, mas impostos por esse ordenamento. Em vez de direitos criam-se deveres e obrigaes. NEGCIO JURDICO No negcio jurdico a manifestao de vontade tem finalidade negocial que abrange a aquisio, conservao, modificao ou extino de direitos. Aquisio de direitos: a) Originria: quando se d sem qualquer interferncia do anterior titular. Ocorre, por exemplo, na ocupao de coisa sem dono. b) Derivada: quando decorre de transferncia feita por outra pessoa. Nesse caso, o direito adquirido com todas as qualidades ou defeitos do titulo anterior. A aquisio se funda numa relao existente entre o sucessor e o sucedido. c) Gratuita: quando s o adquirente aufere vantagens. d) Onesosa: quando se exige do adquirente uma contraprestao, possibilitando a ambos os contratantes a obteno de benefcios, porm ambos tero desvantagens e vantagens. Quanto sua extenso pode ser: a) A ttulo singular: os direitos so definidos, determinados. b) A ttulo universal: adquire-se direitos em totalidade (herana) Quanto ao processo formativo: a) Simples: realiza-se atravs de um nico ato (assinatura) b) Complexa: realiza-se atravs de vrios atos ( usucapio)

Adquire-se direitos: a) Por ato do adquirinte: a pessoa adquire b) Por ato de outrem: terceiro adquire para a pessoa c) Para si (adquirinte): estipulao em favor de terceiro d) Para outrem Direitos efetivamente adquiridos: a) Atual: j consumados, realizados b) Futuro: os que ainda no se consumaram b.1) Deferidos: dependem do arbtrio do adquirente b.2) No deferidos: dependem de fatos/condies falveis. Conservao de direitos Para resguardar ou conservar direitos muitas vezes necessita o titular tomar certas medidas ou providencias preventivas ou repressivas, judiciais ou extrajudiciais. a) Preventivas: visam garantir e acautelar o direito contra futura violao. a.1) extrajudicial: para assegurar o cumprimento de obrigao creditcia ( garantias) a.2) judicial: medidas cautelares previstas no CPC. b) Repressivas: visam restaurar o direito violado. Modificao de direitos Os direitos subjetivos nem sempre conservam as caractersticas iniciais e permanecem inalterados durante sua existncia. a) Objetiva (objeto) a.1) qualitativa: o contedo do direito se converte em outra espcie, sem que aumentem ou diminuam as faculdades do sujeito. o caso do credor por dvida em dinheiro que anui em receber determinado objeto, do mesmo valor, a ttulo de dao em pagamento. a.2) quantitativa: o objeto aumenta ou diminui volume ou extenso, sem tambm alterar a qualidade do direito. b) Subjetiva: quando concerne pessoa do titular, permanecendo inalterada a relao jurdica primitiva. b.1) inter vivos: (cesso de crdito, desapropriao e a alienao) b.2) causa mortis: (desaparece o titular do direito, que se transmite incontinenti aos herdeiros com a morte do de cujus). Extino de direitos Por diversas razes podem extinguir-se direitos. Costumam ser mencionadas, dentre outras, as seguintes: - perecimento do objeto (deteriorizao) - alienao (tornar alheio) - renncia (abrir mo em favor de algum)

- abandono (desfazer do objeto) - confuso (se confundem em uma mesma pessoa a figura do credor e devedor). NEGCIOS JURDICOS Espcies de fatos jurdicos que no so apenas aes livres, mas em que a vontade dos sujeitos se dirige imediatamente constituio ou extino de uma relao jurdica. Classificao dos negcios jurdicos: Em geral, consideram-se: a)Nmero de declarantes, b) vantagens para as partes; c) momento da produo de efeitos; d) o modo de existncia; e) formalidades a observar; f)nmero de atos necessrios; g) modificaes que podem produzir; h) modo de obteno do resultado. - Unilaterais, bilaterais e plurilaterais: Quanto ao nmero de declarantes ou de manifestaes de vontade necessrias ao seu aperfeioamento. Unilaterais so os que se aperfeioam com uma nica manifestao de vontade, como ocorre no testamento, no codicilio, na renncia de direitos,etc. Subdividem-se em receptcios e no receptcios. Receptcios so aqueles em que a declarao de vontade tem de se tornar conhecida do destinatrio para produzir efeitos. No receptcios so aqueles em que o conhecimento por parte de outras pessoas irrelevante. Bilaterais so os que perfazem com duas manifestaes de vontade coincidentes sobre o objeto. Essa coincidncia chama-se consentimento mtuo ou acordo de vontades, que se verifica nos contratos em geral. Subdividem-se em bilaterais simples e sinalagmaticos. Bilaterais simples so aqueles em que somente uma das partes aufere vantagens, enquanto a outra arca com os nus. Sinalagmticos so aqueles em que h reciprocidade de direitos e obrigaes, estando as partes em situao de igualdade. So os que outorgam nus e vantagens recprocos, como na compra e venda e na locao. Plurilaterais so os contratos que envolvem mais de duas partes. As deliberaes nesses casos no decorrem de um intercmbio de declaraes convergentes, de unanimidade de manifestaes, mas de soma de sufrgios, ou seja, de decises da maioria. - Gratuitos e Onerosos, neutros e bifrontes Quanto as vantagens patrimoniais que podem produzir os negcios jurdicos Gratuitos so aqueles em que s uma das partes aufere vantagens ou benefcios, como sucede na doao pura e no comodato.

Onerosos ambos os contratantes auferem vantagens e desvantagens. Os contratos onerosos subdividem-se em comutativos e aleatrios. Comutativos so os de prestaes certas e determinadas. Aleatrios caracterizam-se pela incerteza, par as duas partes, sobre as vantagens e sacrifcios que deles pode advir. Neutros so aqueles que no possuem atribuio patrimonial e se caracterizam pela destinao dos bens. Em geral, coligam-se aos negcios jurdicos translativos, que tm atribuio patrimonial. Bifrontes so os contratos que podem ser onerosos ou gratuitos, segundo a vontade das partes. - Inter Vivos e Mortis Causa Levando-se em conta o momento da produo dos efeitos Inter vivos destinam-se a produzir efeitos desde logo, isto , estando as partes ainda vivas. Mortis causa so os negcios destinados a produzir efeitos aps a morte do agente. O evento morte nesses casos pressuposto necessrio de sua eficcia. - Solenes e no solenes Em ateno s formalidades a observar, os negcios jurdicos apresentam-se em solenes, tambm chamados de formais, e no solenes ou de forma livre. Solenes so os negcios que devem obedecer forma prescrita em lei para se aperfeioarem. Quando a forma exigida como condio de validade do negcio. No solenes so os negcios de forma livre. Basta o consentimento para sua formao. Como a lei no reclama nenhuma formalidade para o seu aperfeioamento, podem ser celebrados por qualquer forma, inclusive a verbal. - Patrimoniais e extrapatrimoniais Quanto ao contedo do negcio jurdico. Patrimoniais: so aqueles que se atribui valor ($). Extrapatrimoniais: so aqueles em que no se atribui nenhum valor ($) - Principais e Acessrios. Negcios derivados Quanto ao modo de existncia do negcio jurdico. Principais: so os que tem existncia prpria e no dependem , pois, da existncia de qualquer outro, como a compra e venda, a locao, a permuta, etc. Acessrios: so os que tem sua existncia subordinada do contrato principal, como se d com a clusula penal, a fiana, o penhor e a hipoteca. Negcios derivados ou subcontratos: so os que tm por objeto direitos estabelecidos em outro contrato, denominado bsico ou principal (sublocao e subempreitada). Tm em comum com os acessrios o fato de que ambos so

dependentes do outro. Diferem, porm, pela circunstancia de o derivado participar da prpria natureza do direito versado no contrato-base. - Simples, Complexos e coligados Quanto ao nmero de atos necessrios. Simples: so os negcios jurdicos que se constituem por ato nico. Complexos: so os que se resultam da fuso de vrios atos sem eficcia independente. Compem-se de vrias declaraes de vontade, que se completam, emitidas pelo mesmo sujeito, ou diferentes sujeitos, para a obteno de efeitos pretendidos na sua unidade. Ex: a alienao de um imvel em prestaes, que se inicia pela celebrao de um compromisso de compra e venda, mas se completa com a outorga da escritura definitiva. Complexidade objetiva: quando as vrias declaraes de vontade, que se completam, so emitidas pelo mesmo sujeito tendo em vista o mesmo objeto. Complexidade subjetiva: se caracteriza pela pluralidade de declaraes de diferentes sujeitos, devendo convergir para o mesmo objeto, ou seja, ter uma nica causa, mas podendo ser emitidas contempornea ou sucessivamente. Coligado: se compe de diversos negcios jurdicos porem todos eles coligados ao mesmo instrumento, ou seja, no mesmo contrato. Por exemplo, o arrendamento de um posto de gasolina, coligado pelo mesmo instrumento ao contrato de locao das bombas. Neste caso h multiplicidade de negcios, conservando cada qual a fisionomia prpria, mas havendo um nexo que os rene substancialmente. O que caracteriza o negcio coligado a conexo mediante vnculo que uma o contedo dos dois contratos. necessrio que os vrios negcios se destinem obteno de um mesmo objetivo. ELEMENTOS DOS NEGCIOS JURDICOS - Declarao de vontade A vontade pressuposto bsico do negcio jurdico e imprescindvel que se exteriorize. Vontade expressa: a que se realiza por meio da palavra, falada ou escrita, e de gestos, sinais ou mmicas, de modo explicito, possibilitando o conhecimento imediato da inteno do agente. Vontade tcita: a declarao de vontade que se revela pelo comportamento do agente. Pode-se, com efeito, comumente, deduzir da conduta da pessoa a sua inteno. Vontade presumida: a declarao no realizada expressamente mas que a lei deduz de certos comportamentos do agente. Difere a manifestao tcita da vontade presumida porque esta estabelecida pela lei, enquanto aquela deduzida do comportamento do agente pelo destinatrio. Em geral as declaraes de vontades so receptcias,por se dirigirem a uma outra pessoa, que dela deve ter cincia do ato, para produzirem efeitos.

Declarao receptcia da vontade a que se dirige a pessoa determinada, com o escopo de levar ao seu conhecimento a inteno do declarante, sob pena de ineficcia. Declarao no receptcias so as que se efetivam com a manifestao do agente, no se dirigindo a destinatrio especial. Produzem efeitos independentemente da recepo e de qualquer declarao de outra pessoa. - Finalidade negocial Finalidade negocial ou jurdica o propsito de adquirir, conservar, modificar ou extinguir direitos. A existncia do negcio jurdico, porm, depende de manifestao de vontade com finalidade negocial, isto , com a inteno de produzir os efeitos supramencionados. - Requisitos de validade do negcio jurdico Para que o negcio jurdico produza efeitos, possibilitando a aquisio, modificao ou extino de direitos, deve preencher certos requisitos, apresentados como os de sua validade. Capacidade do agente: a capacidade do agente a aptido para intervir em negcios jurdicos como declarante ou declaratrio. Trata-se da capacidade de fato ou de exerccio, necessria para que uma pessoa possa exercer, por si s, os atos da vida civil. Legitimao: capacidade para a prtica de determinados atos. Objeto lcito: o que no atenta contra a lei, a moral ou os bons costumes. Possvel. Impossibilidade fsica: a que emana de leis fsicas ou naturais. Deve ser absoluta, isto , alcanar a todos, indistintamente, como, por exemplo, a que impede o cumprimento da obrigao de colocar toda a gua dos oceanos em um copo dgua. A relativa, que atinge o devedor mas no outra pessoas, no constitui obstculo ao negcio jurdico. Impossibilidade jurdica: ocorre quando o ordenamento jurdico probe, expressamente, negcios a respeito de determinado bem, como a herana de pessoa viva. Determinado ou Determinvel : determinado quando o objeto identificado, e determinvel quando h dvida sobre o objeto a ser escolhido ( ex: consrcio). Forma prescrita ou no defesa por lei: forma prescrita a que trazida pela lei, se a lei for omissa permite-se qualquer forma. DA REPRESENTAO Representao tem o significado, pois, de atuao jurdica em nome de outrem. Constitui verdadeira legitimao para agir por conta de outrem, que nasce da lei ou do contrato. - Espcies de representantes:

Legal: a representao decorre da lei, ou seja, aquele a quem esta confere poderes para administrar bens e interesses alheios, como pais, tutores e curadores. Judicial: o nomeado pelo juiz, para exercer poderes de representao no processo, como inventariante, sndico, administrador. Convencional: a representao acordada entre as partes, aquele que recebe mandato outorgado pelo credor, expresso ou tcito, verbal ou escrito, com poderes nele expressos, podendo ser em termos gerais ou com poderes especiais, como os de alienar, receber, dar quitao. ELEMENTOS ACIDENTAIS (FACULTATIVOS) DOS NEGCIOS JURDICOS Elementos acidentais so, assim, os que se acrescentam figura tpica do ato para mudar-lhe os respectivos efeitos. So clusulas que, apostas a negcios jurdicos por declarao unilateral ou pela vontade das partes acarretam modificaes em sua eficcia ou em sua abrangncia. Se inseridos ou no, o negcio jurdico continuar tendo eficcia. Condio: o acontecimento futuro e incerto de que depende a eficcia do negcio jurdico. - Qto a ilicitude: 1.1) lcitos ( no fere a lei, a moral e os bons costumes) 1.2) ilcitos - Qto a possibilidade: 2.1) Fisicamente impossvel (ex: dar a volta ao mundo em 1 hora) 2.2) Juridicamente impossvel (ex: hipotecar a moto). - Qto ao modo de autuao: 3.1) Suspensiva: quando a eficcia fica suspensa at o acontecimento futuro e incerto. 3.2) Resolutiva: quando a eficcia se resolve no momento do ato at o acontecimento futuro. - Qto ao fim/origem: 4.1) Casuais: depende do acaso ( da natureza). 4.2) Potestativas: est ligada vontade de UMA pessoa. 4.2.1) Puramente Potestativas: a vontade declarada arbitrria 4.2.2) Simplesmente Potestativas: depende da vontade e de um fato exterior. 4.3) Mistas: estar presente a vontade de uma das partes e a vontade de uma terceira pessoa estranha ao relacionamento negocial. - Termo o dia ou o momento em que comea ou se extingue a eficcia do negcio jurdico. - Termo legal/ de direito: est estabelecido na lei qdo se inicia e termina a eficcia.

- Termo convencional: Os particulares decidem o incio e o fim da eficcia. - Termo de graa: estabelecido entre os credores e devedores. - Termo inicial ou dies a quo: dia que comea a eficcia. - Termo final ou dies ad quem: dia que termina a eficcia. - Prazo: o perodo que vincula o incio e o fim do negcio jurdico. - Encargo uma determinao imposta pelo autor de liberalidade, a esta adere, restringindo-a. Impe ao beneficirio um nus. Trata-se de clusula acessrias s liberalidades (doaes, testamentos), pela qual se impe uma obrigao ao beneficirio. Vcios (defeitos) dos negcios jurdicos A declarao de vontade elemento estrutural ou requisito de existncia do negcio jurdico. Para que este seja vlido, todavia, necessrio que a vontade seja manifestada livre e espontaneamente. Pode ocorrer algum defeito na sua formao ou na sua declarao, em prejuzo do prprio declarante, de terceiro ou da ordem pblica. Trata das hipteses em que a vontade se manifesta com algum vcio que torne o negcio anulvel. a) Vcios de vontade/ Consentimento: a manifestao de vontade no corresponde com o verdadeiro querer do agente. O negcio se realiza mais h um descompasso entre a vontade externa/interna e o prejudicado a outra parte. EX: Erro, dolo, coao, estado de perigo, leso > Induz ANULABILIDADE do negcio jurdico. b) Vcios Sociais: A sociedade prejudicada EX: Fraude contra credores: um ato praticado pelo devedor, com ou sem cumplicidade de outrem, com o objetivo de desfazer o seu patrimnio para impossibilitar o pagamento de suas dvidas, prejudicando, portanto, os credores. Induz anulabilidade do negcio jurdico. Simulao: aquele forjado pelas partes e que na verdade no existe, com o objetivo de prejudicar terceiros. o negcio nulo. ERRO O erro consiste em uma falsa noo da realidade. Nessa modalidade de vcio do consentimento o agente engana-se sozinho. Quando induzido em erro pelo outro ou por terceiro, caracteriza-se o dolo. No qualquer espcie de erro que torna anulvel o negcio jurdico. Para tanto, segundo a doutrina tradicional, deve ser substancial, escusvel e real.

Erro substancial ou essencial: o que recai sobre circunstncias e aspectos relevantes do negcio (incide sobre o objeto principal). H de ser a causa determinante, ou seja, se conhecida a realidade o negcio no seria celebrado. Tendncia a anulabilidade do negcio. Hipteses de erro subastancial Art 139: o erro substancialmente quando: I interessa a natureza do negcio, ao objeto principal da declarao ou a alguma das qualidades a ele essenciais. II Concerne identidade ou qualidade da pessoa.... Desde que tenha infludo nesta de modo relevante. III sendo de direito, e no implicando recusa aplicao da lei, formativo nico do negcio. Erro Acidental: aquele que se refere a circunstancias de menos importncia (caractersticas do objeto) e que no acarretam efetivo prejuzo, ou seja, a qualidades secundrias do objeto ou da pessoa. Se conhecia a realidade, mesmo assim o negcio seria realizado. No implica anulabilidade do negcio jurdico. O falso motivo: Art. 140: o falso motivo s vicia a declarao de vontade quando Expresso(escrito) como razo determinante. 2 semestre 2011 Dolo: o artifcio ou expediente astucioso, empregado para induzir algum prtica de um ato que o prejudica, e aproveita ao autor do dolo ou a terceiro. Espcies de dolo: a) Dolo principal: aquele que pela sua existncia o negcio existe, o fato gerador do negcio jurdico, implicando em anulabilidade b) Dolo acidental: aquele que mesmo estando presente no leva a anulabilidade do negcio jurdico, pois apenas as caractersticas do objeto foram alteradas. c) dolus malus: o revestido de gravidade, exercido com o propsito de ludibriar e de prejudicar. Pode consistir em atos, palavras e at mesmo no silncio maldoso. (m-f) leva anulabilidade. d) dolus bnus: o dolo tolervel destitudo de gravidade suficiente para viciar a manifestao de vontade. comum no comrcio, pelo fato de os comerciantes exagerarem as qualidades das mercadorias que esto vendendo. No torna anulvel o negcio jurdico, porque de certa maneira as pessoas j contam com ele e no se deixam envolver, a menos que no tenham a diligncia que se espera do homem mdio.

e) Dolo de terceiro: Quando terceira pessoa a pedido do interessado induz a outra a realizar o negcio, portanto, somente ensejar a anulao do negcio se a parte interessada tivesse ou devesse ter conhecimento. Se o beneficiado pelo dolo de terceiro no adverte a outra parte, est tcitamente aderindo ao expediente astucioso, tornando-se cmplice. f) Dolo do representante legal: O representante de uma das partes no pode ser considerado terceiro, pois age como se fosse o prprio representante. Se o representante induz em erro a outra parte, constituindo-se dolo por ele exercido na causa do negcio, este ser anulvel. Sendo o dolo acidental. O negcio subsistir, ensejando a satisfao faz perdas e danos. O dolo do representante legal s obriga o representado a responder civilmente at a importncia do proveito que teve; o do representante convencional acarreta a responsabilidade solidria do representado. Respondendo civilmente, tem o representado porm, ao regressiva contra o representante. g) Dolo Bilateral: Se ambas as partes quis obter vantagem em prejuzo da outra, nenhuma delas pode invocar o dolo para anular o negcio, ou reclamar indenizao.

Coao: toda ameaa ou presso injusta exercida sobre um indivduo para for-lo, contra a sua vontade a praticar um ato ou realizar um negcio. O que a caracteriza o emprego da violncia psicolgica para viciar a vontade, sendo esta mais grave que o dolo e o erro. Tipos de Coao: a) Coao absoluta ou fsica Vis Absoluta: A vantagem pretendida pelo coator obtida mediante o emprego de fora fsica, tratando-se de hiptese de inexistncia do negcio jurdico, por ausncia do primeiro e principal requisito de existncia, que a declarao de vontade. b) Coao moral ou relativa: Deixa-se uma opo ou escolha vtima: praticar o ato exigido ou sofrer as conseqncias da ameaa, trata-se de uma coao psicolgica, tornando anulvel o negcio jurdico. c) Coao principal (causa determinante): se no estivesse presente a coao, o negcio no existiria, constitui causa de anulao do negcio jurdico. d) Coao acidental: mesmo presente, o negcio jurdico existiria, somente obriga o ressarcimento do prejuzo. Requisitos: Para que exista a coao, h necessidade de todos os requisitos:

a) Deve ser a causa determinante do ato: deve haver uma relao de causalidade entre a coao e o ato extorquido, ou seja, o negcio deve ter sido realizado somente por ter havido grave ameaa ou violncia. b) Deve ser grave: A coao para viciar a manifestao de vontade, h de ser de tal intensidade que efetivamente incuta na vtima um fundado temor de dano a bem que considera relevante. Esse dano pode ser moral ou patrimonial. Excludentes da Coao: - Ameaa do exerccio normal de um direito; - Simples temor reverencial (respeito); - Injusto (contra lei); - Dano atual ou iminente (coao atual, no momento do negcio) - Prejuzo a pessoa, bem da vtima ou familiares. Coao exercida por terceiros: Art. 154 do CC: Vicia o negcio jurdico a coao exercida por terceiro, se dela tivesse ou devesse ter conhecimento a parte a quem aproveite, e esta responder solidariamente com aquele por perdas e danos. (anula o negcio) Art. 155 do CC: Subsistir o negcio jurdico, se a coao decorrer de terceiro, sem que a parte a que aproveite dela tivesse ou devesse ter conhecimento; mas o autor da coao responder por todas as perdas e danos que houver causado ao coato. Fraude contra credores (Vicio social) A fraude contra credores no conduz a um descompasso entre o ntimo querer do agente e a sua declarao. A vontade manifestada corresponde exatamente ao seu desejo. Mas exteriorizada com a inteno de prejudicar terceiros, ou seja, os credores. Por essa razo considerada vcio social. O patrimnio do devedor constitui a garantia geral dos credores. Se ele o desfalca maliciosa e substancialmente, a ponto de no garantir mais o pagamento de todas as dvidas, tornando-se assim insolvente, com o seu passivo(dbito) superando o ativo(patrimnio), configura-se a fraude contra credores. Fraude contra credores , portanto, todo ato suscetvel de diminuir ou onerar seu patrimnio, reduzindo ou eliminando a garantia que este representa para pagamento de suas dvidas, praticado por devedor insolvente. Elementos: a) Subjetivo ou consilium fraudes (m-f): quando a insolvncia (do alienante) for notria, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante. b) Objetivo ou eventus damni (prejuzo aos credores): prejuzo decorrente da insolvncia. O autor da ao pauliana ou revocatria tem assim o nus de provar.

Negcios jurdicos em que a fraude opera: a) Transmisso gratuita de bem: o devedor insolvente DOA o(s) bem(ns). b) Remisso de dvida: o devedor insolvente PERDOA dvidas ativas que tem a receber de terceiros. c) Contratos onerosos do devedor insolvente, em duas hipteses: c.1) insolvncia notria: quando a sociedade credora fica sabendo da insolvncia do devedor. c.2) quando houver motivo para ser conhecido da outra contratante: quando o devedor insolvente vende por valor menor, ou doa o patrimnio para algum da famlia. d) antecipao do pagamento feito a um dos credores quirografrios ..Art. 162: o devedor insolvente paga antecipadamente ao credor(x), configurando, assim, fraude contra credores, os demais credores podero promover na justia uma ao anulatria do pagamento, pois eles sero prejudicados em vista de que a dvida com o credor (x) ainda no estava vencida. e)outorga de garantia da dvida a um dos credores..Art.163: Se todos os credores so quirografrios (s/ garantias), o devedor, agindo de m-f hipoteca um imvel e d a um dos credores transformando-o em credor no quirografrio (c/ garantias), os demais credores podero promover na justia a ao anulatria. Credor Quirografrio: aquele que no possui garantia. (patrimnio) Credor no Quirografrio: aquele que possui garantia (patrimnio) Ex: escritura de hipoteca. OBS: Somente os credores quirografrios podem promover na justia a Ao pauliana ou revocatria (ao anulatria do negcio celebrado em fraude contra os credores). Legitimidade ativa/passiva para propor a ao. Esto legitimados a ajuizar ao pauliana (legitimao ativa): a) Credores quirografrios: Essa possibilidade decorre do fato de no possrem eles garantia especial do recebimento de seus crditos. O patrimnio geral do devedor constitui a nica garantia e esperana que possuem de receberem o que lhes devido. b) Credores que j o eram no tempo da alienao fraudulenta: os que se tornaram credores depois da alienao j encontraram desfalcado o patrimnio do devedor e mesmo assim negociaram com ele. Nada podem reclamar. Legitimao Passiva:

a) O devedor insolvente b) A pessoa que com ele (devedor) realizou a estipulao considerada fraudulenta. c) Terceiros adquirentes que hajam procedido de m-f: se o bem alienado pelo devedor j houver sido transmitido a outrem. Fraude no ultimada Quando o negcio aperfeioado pelo acordo de vontades mas o seu cumprimento diferido para a data futura, permite-se ao adquirente, que ainda no efetuou o pagamento do preo, evitar a propositura da ao pauliana ou extingui-la, depositando-o em juzo, se for aproximadamente o corrente, requerendo a citao por edital de todos os interessados. Ex: o devedor vende a X a casa por valor justo de 100 mil, se ao invs de X pagar ao devedor insolvente depositar os 100 mil em juzo a transao valida no configurando fraude pois ningum ser prejudicado, pelo contrrio o dinheiro estar garantido em juzo. Validade do negcio jurdico ordinrio de boa-f pelo devedor Malgrado o devedor insolvente esteja inibido de alienar bens de seu patrimnio, para no agravar e ampliar a insolvncia, admitem-se excees, como na hiptese em que ele contrai novos dbitos para beneficiar os prprios credores, possibilitando o funcionamento de seu estabelecimento, ou para manter-se e sua famlia. Ex: o devedor insolvente comerciante (venda e compra) ele pode perfeitamente vender mercadoria para manter seu estabelecimento e sua famlia. Invalidade do negcio jurdico O negcio jurdico inexistente: - quando lhe falta algum elemento estrutural, como o consentimento. OBS: - Se no houve qualquer manifestao de vontade, o negcio inexiste. - Se a vontade foi manifestada mais encontra-se viciada, o negcio existe mas anulvel. (efeito ex nunc (somente pra frente)). - Se a vontade emana de um absolutamente incapaz, o negcio existe mais nulo. (efeito ex tunc (pra frente e pra trs)). Nulidade: a sano imposta pela lei aos atos e negcios jurdicos realizados sem observncia dos requisitos essenciais, impedindo-os de produzir os efeitos. Nulidade absoluta: existe um interesse social, alm do individual, para que se prive o ato ou o negcio jurdico dos seus efeitos especficos, visto que h ofensa a preceito de ordem pblica e , assim, afeta a todos.

Nulidade relativa: denominada anulabilidade e atinge negcios que se acham inquinados de vcio capaz de lhes determinar a invalidade, mas que pode ser afastado ou sanado. Simulao: uma declarao falsa, enganosa, da vontade, visando apresentar negcio diverso do efetivamente desejado. Elementos: a) , em regra, um negcio jurdico Bilateral: sendo os contratos seu campo natural. Resulta do acordo entre duas partes, para lesar terceiro ou fraudar a lei. b) sempre realizada com outra pessoa ou com pessoa que ela se destina: Difere do dolo, pois neste a vitima participa da avena, sendo, porm induzida a erro. c) uma declarao desconforme com a inteno: As partes, maliciosamente, disfara, seu pensamento, apresentado sobre aparncia real ou fictcia. d) realizada com o intuito de enganar terceiros ou fraudar a lei. Espcies de simulao: Simulao absoluta (167, 1 parte): as partes , na realidade no realizam nenhum negcio, apenas fingem. Ex: dao em pagamento (por dvida de jogo=ilcito) Simulao relativa (167, 2 parte): as partes pretendem realizar determinado negcio prejudicial a terceiro ou em fraude lei. Para escondlo, ou dar-lhe aparncia diversa, realizam outro negcio. Ex: venda e compra (mais na verdade doao para amante). Hipteses em que a simulao opera: Art. 167, 1: 1 Haver simulao nos negcios jurdicos quando: I aparentarem conferir ou transmitir direito a pessoas diversas daquelas s quais realmente se conferem, ou transmitem; II contiverem declarao, confisso, condio ou clusula no verdadeira; III - os instrumentos particulares forem antedatados, ou ps-datados. Simulao = as pessoas realizam negcios para esconderem algo que existe ou outro negcio. Estado de perigo art. 156 configura-se estado de perigo quando algum premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. (contraprestao ambos auferem vantagens e desvantagens).

Elementos: a) Situao de necessidade b) Iminncia de dano atual e grave. Leso art. 157 Ocorre leso quando uma pessoa sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. (no se questiona salvamento na leso). Requisitos: a) Objetivo ou material: consiste na manifesta desproporo entre as prestaes recprocas, geradoras de lucro exagerado. b) Subjetivo ou imaterial: caracterizado pela inexperincia ou premente necessidade do lesado e dolo de aproveitamento da parte beneficiada. OBS: * erro, dolo, coao, estado de perigo, leso e fraude = anulvel > efeito ex tunc *Simulao =Nulo > efeito ex nunc

You might also like