You are on page 1of 6

Passo 1 (Equipe) Pesquisar sobre as propriedades da compressibilidade de fluidos diversos, observando parmetros de viscosidade, elasticidade, compressibilidade, etc.

Definio de um fluido. Fluidos so substncias que so capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seu recipiente. Quando em equilbrio, os fluidos no suportam foras tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem certo grau de compressibilidade e oferecem pequena resistncia mudana de forma. Os fluidos podem ser divididos em lquidos e gases. A principal diferena entre eles so: ( a ) os lquidos so praticamente incompressveis, ao passo que os gases so compressveis e muitas vezes devem ser assim tratados e ( b ) os lquidos ocupam volumes definidos e tem superfcies livres ao passo que uma dada massa de gs expande-se at ocupar todas as parte do recipiente.

Viscosidade A viscosidade pode ser imaginada como sendo a aderncia interna de um fluido. uma das propriedades que influencia a potncia necessria para mover um aeroflio atravs da atmosfera. Ela responsvel pelas perdas de energia associadas ao transporte de fluidos em dutos, canais e tubulaes. Alm disso, a viscosidade tem um papel primrio na gerao de turbulncia. Nem seria necessrio dizer que a viscosidade uma propriedade extremamente importante a ser considerada em nossos estudos de escoamento de fluidos. A taxa de deformao de um fluido diretamente ligada viscosidade do fluido. Para uma determinada tenso, um fluido altamente viscoso deforma-se numa taxa menor do que um fluido com baixa viscosidade. Considere o escoamento da figura abaixo, no qual as partculas do fluido se movem na direo x com velocidades diferentes, de tal forma que as velocidades das partculas, u, variam com a coordenada y. Duas posies das partculas so mostradas em tempos diferentes; observe como as partculas se movem relativamente uma a outra. Para tal campo de escoamento simples, no qual u = u(y), podemos definir a viscosidade do fluido pela relao:

Na qual a tenso de cisalhamento e u a velocidade na direo x. As unidades de so N/m2ou Pa e para so N s/m2. A quantidade du/dy o gradiente de velocidade, e pode ser interpretada como uma taxa de deformao. A massa especfica e o peso especfico so propriedades que indicam o peso de um fluido. claro, que estas propriedades no so suficientes para caracterizar o comportamento dos fluidos, porque dois fluidos (como gua e o leo) podem apresentar massas especficas aproximadamente iguais, mas se comportar muito distintamente quando escoam. Assim torna-se aparente que necessrio alguma propriedade adicional para descrever a fluidez das substncias. Definimos um fluido como sendo uma substncia que se deforma continuamente sob a ao de uma tenso de cisalhamento. A viscosidade de um fluido propriedade que determina o grau de sua resistncia fora cisalhante. A viscosidade pode ser imaginada como sendo a aderncia interna de um fluido. Resistncia deformao dos fluidos em movimento: no se manifesta se o fluido se encontrar em repouso. A ao da viscosidade representa uma forma de atrito interno, exercendo-se entre partculas adjacentes que se deslocam com velocidades diferentes. A viscosidade uma propriedade termodinmica (depende de T e P).

O valor da viscosidade dinmica varia de fluido para fluido, e para um fluido em particular, esta viscosidade depende muito da temperatura.

Lquido: a viscosidade diminui com o aumento da temperatura. A viscosidade muito dependente da temperatura nos lquidos nos quais as foras coesivas tm papel dominante; observe que a viscosidade dos lquidos decresce com o aumento da temperatura. Gs: a viscosidade aumenta com o aumento da temperatura. Se a tenso de cisalhamento do fluido diretamente proporcional ao gradiente de velocidade o fluido conhecido como um fluido newtoniano. Muitos fluidos comuns, tais como o ar, a gua e o leo, so newtonianos. Os fluidos no-newtonianos, com relaes de tenso de cisalhamento versus a taxa de esforo, muitas vezes tm uma composio molecular complexa. Diferena entre fluido Ideal, fluido Newtoniano e fluido no Newtoniano

Fluido Ideal: fluido que no possui viscosidade. Fluido Newtoniano: fluido que se comporta segundo o modelo proposto por Isaac Newton. Fluido no-Newtoniano: Fluido que se comporta de maneira diversa do modelo por Newton.

Elasticidade Sob a ao de uma fora F, seja V o volume de um fluido, presso unitria P. Dando a fora F o acrscimo dF, a presso aumentar de dP e o volume diminuir dV. A variao relativa de volume VdV .

Compressibilidade o inverso da elasticidade.

Exemplos. Devido ao acrscimo de presso dP = 200 Pa, um fluido apresenta diminuio de 2,5% do seu volume inicial. Achar o mdulo de elasticidade desse fluido.

Referncia: <http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/111/arquivos/CAP_1_DEFINI COES.pdf> Passo 3 (Equipe) Pesquisar sobre modelos de seringas encontradas no mercado, observando sobre a capacidade volumtrica, material de confeco, abertura de seo transversal, etc. Componentes bsicos da seringa: 1. mbolo: o mbolo est localizado na extremidade da seringa e pode ser feito de vidro colorido ou turvo ou de plstico. Seu objetivo encher ou esvaziar o cilindro. O mbolo puxado para trs para encher o cilindro e empurrado para a frente para o esvaziamento. 2. Cilindro: o cilindro a parte da seringa que contm o fluido, seja um medicamento, sangue ou uma soluo extrada do corpo. Geralmente calibrado em dcimos (um dcimo igual a 0,1 mililitros) para fazer medies precisas da quantidade do fluido que ser posto ou removidas. O cilindro pode variar em tamanho de 0,5 mL a 50 mL. 3. Bico: a extremidade inferior da seringa, do lado oposto do mbolo, termina num cubo de agulha. O cubo constitudo por um adaptador de agulha, que permite

que a agulha seja ligada seringa. Ele tambm funciona para segurar a agulha no lugar durante a utilizao da seringa para a sua funo pretendida.

Capacidade volumtrica Dimenses Seringa 1 ml Seringa 3 ml Seringa 5 ml Seringa 10 ml Seringa 20 ml Seringa 60 ml Comprimento 180 mm 123 mm 121 mm 160 mm 165 mm Largura 35 mm 46 mm 46 mm 55 mm 65 mm -

Material: borracha termoplstica TPE latex free, polietileno e polipropileno.

Passo 4 (Equipe) Pesquisar sobre dutos cola e/ou sistemas de aderncias e acoplamento de dispositivo transmissivo de fluido (mangueiras, tubos etc.) que poderia ser utilizada entre uma seringa e outra para um sistema de transmisso de movimento fluido-mecnico.

You might also like