You are on page 1of 14

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Estuda como nascem e como se desenvolvem as funes psicolgicas que distinguem o homem de outras espcies. Estuda a evoluo da capacidade perceptual e motora, da sociabilidade e da afetividade do homem.

A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade so apropriados pela criana; Em geral o adulto ou a criana mais experiente fornece ajuda direta criana orientando-a e mostrando-lhe como proceder atravs de gestos e instrues verbais, na interao adultocriana, gradativamente a fala social trazida pelo adulto vai sendo incorporada pela criana e o seu comportamento passa a ser orientado por uma fala interna que planeja a sua ao, nesse momento a fala est fundida com o pensamento da criana, est integrada s suas operaes intelectuais.
.

A CONCEPO EFETIVA DAS CONTRIBUIES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAO


Desde muito antes do surgimento da psicologia cientfica o conhecimento psicolgico desempenhou um papel relevante na elaborao de propostas pedaggicas e na configurao da teoria construtivista, a psicologia da educao ser uma das mais beneficiadas pela injeo de recursos; contudo a mudana gradual e significativa inovou na amplitude e na natureza de seus contedos; para alguns estudiosos as relaes entre psicologia e educao adotam um carter unidirecional.

PODEMOS IDENTIFICAR ALGUNS MEIOS PARA APLICAR A PSICOLOGIA EDUCAO


Primeiro poderemos ver o que se emprega, o conjunto de conhecimentos generalizaes empricas, princpios, leis, modelos; Segundo, temos o mbito de aplicao, ou seja, a realidade, situaes, fenmenos e problemas qual pretendemos adaptar o ncleo terico-contextual, onde esto includas as prticas educativas na esfera de aplicao; Por ltimo, precisamos dispor de procedimentos de atuao que permitam ajustar o conhecimento terico, que geral e descontextualizado, s caractersticas particulares do mbito de aplicao.

A INTERVENO DA PSICOLOGIA NA FORMAO DE PROFESSORES HOJE

Vivemos numa sociedade em mudana, e para ela que formamos os nossos alunos, formamos para o amanh e esse amanh no sabemos o que vai ser, formamos para um desconhecido exigente e sempre novo. Com as alteraes na conceitualizao do desenvolvimento na educao, novas perspectivas construtivistas foram surgindo, sabemos que o desenvolvimento cognitivo um fato, portanto podemos intervir no desenvolvimento cognitivo, no desenvolvimento da inteligncia: aprender a pensar, aprender a aprender, pensar sobre o pensar.

A nossa sociedade hoje essencialmente cognitiva, isto , aprende e desenvolve-se continuamente com os novos conhecimentos e com aquilo que faz, reconstruindo-se numa aprendizagem acelerada. Formar pessoas preparadas para intervir de forma crtica e criativa na sociedade em construo acelerada, pessoas disponveis para a mudana, com capacidade de aprender a cada dia com os fatos novos que experinciam, com capacidade de se desenvolver, concomitantemente, com a sociedade em que interagem, so objetivos da "educao".

No esqueamos, no entanto que no h processos cognitivos frios, pois processos cognitivos no se encontram isolados dos processos motivacionais, afetivos e emocionais, assim como no se enco n t r a m desligados d o s processos de ao ou de execuo de respostas; ao sabermos que o ser humano no nasce com toda a perfeio que potencialmente pode vir a ter, mas que, no entanto, dotado de capacidade para atingir essa perfeio e para a desenvolver, tentamos ajud-lo a aceder ao seu mximo e a desenvolv-lo, qualificando os contextos educativos.
ENTO PODEREMOS DIZER QUE A FINALIDADE DA EDUCAO A "ATIVAO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLGICO".

Os mediadores explicitados, de forma clara, pela sociedade para fazerem a "educao" so hoje essencialmente os professores. A eles cabe a rdua tarefa de, atravs do processo de ensinoaprendizagem que implementam, promover intencionalmente o desenvolvimento dos seus alunos, de forma a que estes se continuem a construir/desenvolver, mesmo depois de sair da "escola", intervenham na sociedade como cidados plenos, realizando-se nessa mesma sociedade que ajudam a construir.

A psicologia, hoje, na formao de professores, parte dos fins da "educao e, apostando na "promoo do ser para ser todo o ser que potencialmente pode vir a ser", vai mais alm: baseando-se nos seus conhecimentos atuais, assumem a modificabilidade cognitiva, e envereda por uma interveno efetiva no desenvolvimento do ser humano - intencionaliza o processo educativo em termos de ativao do desenvolvimento psicolgico dos professores e dos alunos.

COMO A PSICOLOGIA CONTRIBUI PARA A EDUCAO A psicologia entendida como a cincia do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestao de um organismo vivo, como: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar. O papel do psiclogo e sua rea de atuao compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional, pode atuar no campo da medicina, na rea da industria e na rea da educao. Aqui, dois aspectos merecem a sua ateno:

Aqui, dois aspectos merecem a sua ateno: 1- aspecto o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano; 2- aspecto o estudo da aprendizagem e das condies que a tornam mais eficiente e mais fcil para o aluno. A contribuio da psicologia para a educao fornecer subsdios para o desenvolvimento e elaborao do planejamento curricular da escola, nas vrias modalidades de ensino, que so: - Na educao infantil; - No ensino bsico fundamental, da 1 8 srie

No ensino mdio;
Na educao especial; Na educao inclusiva. - No EJA;

NA EDUCAO INFANTIL Ajuda no planejamento e na dinmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreenso do desenvolvimento da criana nas diferentes fases: 1. Na fase sensrio-motora que a fase da formao da inteligncia prtica, se refere manipulao de objetos, percepo e movimentos. A criana precisa expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espao fsico de forma a ter um desenvolvimento sadio; 2. Na fase scio-afetiva compreender que relevante que a criana tenha uma auto-imagem positiva de sua identidade prpria e que seja sempre valorizada e estimulada em suas atividades, no seu processo de interao e socializao no seu grupo social; 3. Na fase simblica reconhecer que a linguagem a forma de expresso individual e como sendo fundamental no processo de socializao da criana; 4. Na fase cognitiva considera que a criana conhece e constri conceitos medida que age, observa, percebe e se relaciona com objetos do mundo fsico.

A escola tem um papel essencial na construo do intelecto dos indivduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse papel s se d na medida em que, conhecendo a situao de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola dirige o ensino para estgios de desenvolvimentos mais avanados, ainda no incorporados pelos alunos, funcionando como um motor de novas conquistas intelectuais.

You might also like