You are on page 1of 25

TUTORIAL SOBRE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E CITAES

Seco de Histria do DCSG

Resumo
2

O tutorial destina-se aos estudantes da graduao e ps-graduao em Histria e pretende apresentar as regras bsicas para elaborar referncias bibliogrficas e citaes no mbito dos trabalhos acadmicos nos cursos da rea de Histria. Seguiu-se, para o efeito, a Norma Portuguesa 405 do Instituto Portugus da Qualidade, de forma simplificada e adaptada s necessidades de um pblico acadmico.

PORTUGAL. Instituto Portugus da Qualidade Norma Portuguesa: NP 405-1. S.l: IPQ, 1995 PORTUGAL. Instituto Portugus da Qualidade Norma Portuguesa: NP 405-2. Monte de Caparica: IPQ, 1998 PORTUGAL. Instituto Portugus da Qualidade Norma Portuguesa: NP 405-3. Caparica: IPQ, 2002 PORTUGAL. Instituto Portugus da Qualidade Norma Portuguesa: NP 405-4. Caparica: IPQ, 2003

Universidade Aberta

20-09-2012

Conceitos bsicos
3

Bibliografia lista de referncias bibliogrficas segundo uma ordem especfica que contm os elementos descritivos dos documentos, de modo a poderem ser identificados. Referncia bibliogrfica conjunto ordenado dos elementos que permitem a correta identificao de um documento, o qual varia consoante a norma adotada e o tipo de documento. Monografia uma dissertao, em sentido lato, sobre um tema estudado por um ou vrios autores que se traduz numa publicao escrita em forma de livro. Publicao em srie editada em fascculos ou volumes sucessivos, ordenados geralmente de forma numrica ou cronolgica, cuja durao e periodicidade so variveis; inclui revistas, jornais, boletins, anurios, sries monogrficas, etc. Editor literrio a pessoa ou pessoas responsveis pelo contedo intelectual de uma obra, o que pode assumir vrias figuras: ed. editor; coord. coordenador; org. organizador; comp. compilador; dir. diretor.
Universidade Aberta
20-09-2012

Conceitos bsicos
4

Citao meno de uma ideia ou informao extrada de uma fonte.


Direta ou textual consiste na reproduo textual do contedo, que se coloca entre aspas. Indireta transcrio da ideia ou da informao de uma fonte por palavras prprias ou de modo parafraseado. Citao de citao a transcrio direta ou indireta de uma ideia ou informao a que se teve acesso por via de outro autor.

Regras da citao

Uma citao tem de ser sempre acompanhada de uma referncia bibliogrfica precisa que identifique a fonte. Uma citao textual at 3 linhas deve ser inserida no corpo do texto, no mesmo tipo de letra e entre aspas.

Uma citao superior a 3 linhas deve ser colocada em texto destacado, num corpo de letra distinto e num pargrafo avanado em relao margem esquerda do texto.

Excesso de citao deve ser evitado, porque o que se pretende nos trabalhos acadmicos que o estudante revele capacidade de apresentar ideias prprias e de construir uma argumentao original.
Universidade Aberta
20-09-2012

Princpios gerais: identificar a autoria


5

1. Pessoas O nome do autor (pessoa) deve ser dado como aparece no documento, mas de forma invertida, referindo em primeiro lugar o ltimo apelido ou o penltimo no caso de apelidos compostos ou com relaes familiares.
Ex.: GODINHO, Vitorino Magalhes CASTELO BRANCO, Fernando ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz PORTELA FILHO, Artur Os nomes espanhis devem ser referenciados pelo apelido que aparece a seguir ao nome prprio. Ex.: FERNNDEZ LVAREZ, Manuel

2. Entidades coletivas As entidades coletivas ou instituies autoras seguem vrias regras de que apresentamos alguns exemplos.
PORTUGAL. Instituto Nacional de Estatstica FRANA. Centre National de la Recherche Scientifique PORTUGAL. Ministrio dos Negcios Estrangeiros UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Interdisciplinares do Sculo XX.

Universidade Aberta

20-09-2012

Princpios gerais: identificar a autoria


6

3. Autor desconhecido Se o nome do autor no aparece no documento, o ttulo ser o primeiro elemento da referncia bibliogrfica. Ex.: HISTRIAS para crianas 4. Editores literrios Podem figurar como autores se aparecerem destacados na pgina de ttulo. Nestes casos devero acrescentar-se ao nome as abreviaturas correspondentes funo desempenhada. Ex.: MATTOSO, Jos dir. MAGALHES, Joaquim Romero coord.

Universidade Aberta

20-09-2012

Princpios gerais: identificar a autoria


7

5. At trs autores Quando o documento tem vrios autores, at trs, todos devero ser mencionados pela ordem que aparecem. Se algum aparecer de forma destacada, dever ser mencionado em primeiro lugar. Ex.: TORGAL, Lus Reis; MENDES, Jos Amado; CATROGA, Fernando

6. Mais de trs autores


Quando a responsabilidade partilhada por mais de trs autores, s o primeiro ou o que aparece destacado deve ser mencionado, seguido da expresso et al. (abreviatura da expresso latina "et alii" que significa "e outros") . Ex.: BLANCHARD, Pascal [et al.].
Universidade Aberta
20-09-2012

Princpios gerais: discriminar o ttulo


8

1. Apresentao
Os ttulos so reproduzidos tal como aparecem no documento, respeitando as regras de uso de abreviaturas, de maisculas ou outras. Ex.: O poder simblico

2. Complemento do ttulo (subttulo)


Pode ser referido desde que se considere de interesse para melhor compreenso ou identificao da obra. Ex.: A histria cultural: entre prticas e representaes

3. Supresses
Se o ttulo ou o complemento do ttulo forem longos podem ser abreviados, usando para o efeito () que indica a truncagem. Ex.: Descripo da Solemnidade da Acclamao de Sua Magestade El-Rei de Portugal o Senhor D. Pedro V ()

Universidade Aberta

20-09-2012

Princpios gerais: indicar n de edio


9

O nmero da edio dever ser sempre referido desde que no seja a primeira . Esses dados podem ser abreviados e indicam--se como aparecem no documento.
Ex.: New enl. Ed. 5e d. rev. par lauteur 4th rev. ed. Nuova ed. 5 ed. actual. 1st ed. repr. With correct. 3. Aufl. 2 ed. rev. Ed. Canadiana

Universidade Aberta

20-09-2012

Princpios gerais: numerao de publicaes em srie


10

Numa referncia que identifica uma parte ou o conjunto de uma publicao em srie, indicam-se sempre a numerao e/ou data do primeiro e ltimo fascculos. Ex.: vol. 1 (1956) vol. 8 (1963) Vol. 2, n1 (Jan. 1976) vol. 16, n4 (Apr. 1981)
Se a publicao em srie continua a ser publicada sob o mesmo ttulo indica-se apenas a numerao e/ou data do primeiro nmero seguida de hfen e um espao. Ex.: vol. 1, n 1 (Jan./Mar. 1974)

Universidade Aberta

20-09-2012

Princpios gerais: local de publicao


11

O nome da localidade onde foi publicado transcrito como aparece na fonte.


Local desconhecido
Se o local de publicao no for referido no documento deve usar-se a expresso latina "sine loco" (sem local) abreviada e entre parnteses retos [S. l.]

Vrios locais
Se no documento forem referidos vrios locais de publicao mas com o mesmo editor, basta referir o primeiro seguido de [etc.] .
Ex.: Paris [etc.]

Se a cada local corresponderem editoras diferentes podem transcrever-se at trs.


Ex.: Paris: Masson; London: Pergamon; Madrid: Interamericana

Universidade Aberta

20-09-2012

Princpios gerais: referir o editor


12

O nome do editor transcrito como aparece no documento ou de forma abreviada, desde que no suscite dvidas.
Ex.: Iniciativas Editoriais Istmo (Ediciones Istmo) MacMillan (MacMillan and Co. Limited) Almedina (Livraria Almedina)

Vrios editores Existindo vrios editores transcreve-se o que estiver em maior evidncia, seguido de [etc.]. Em caso de igual relevo tipogrfico, s o primeiro seguido de [etc.], podendo transcrever-se at trs quando associados a locais de publicao diferentes.
Ex. London: Evans [etc.] Bucarest: Editura Tehnica; Paris: Eyrolles

Editor desconhecido No caso do editor no ser mencionado no documento, utiliza-se a expresso latina sine nomine abreviada e entre parnteses retos [s.n.].
Ex. Paris:[s.n.], 1980

Universidade Aberta

20-09-2012

Princpios gerais: a data da publicao


13

O ano em que a publicao foi editada transcrito em algarismos rabes. No caso de certos tipos de documentos, como jornais, patentes, documentos legislativos, etc. indica-se a data completa ou em nmeros (ano-ms-dia), ou como figura no documento com o ms por extenso ou abreviado (dia-msano).
Ex.: 1960-04-12 1986 10 15 12 Abril 1987 7 Ag. 1989

Universidade Aberta

20-09-2012

Princpios gerais: a data da publicao


14

Publicao abrangendo vrios anos

No caso de uma publicao, em vrias partes, que abrange vrios anos, indicam-se as datas de
incio e fim ou s a primeira seguida de hfen de um espao correspondente a quatro caracteres, se a publicao no estiver concluda. Ex.: 1973-1975 1982Ano de publicao desconhecido Se o ano de publicao no vier mencionado no documento indicam-se as datas de impresso, copyright, depsito legal ou a presumvel. Neste ltimo caso dever ser apresentada entre parnteses retos. Na impossibilidade de se datar, coloca-se s/d. (sem data). Ex.: imp. 1985 [1983?] cop. 1987 [198-?] D.L. 1978 s/d.

Universidade Aberta

20-09-2012

Exemplos de referncias bibliogrficas


15

LIVRO/MONOGRAFIA

APELIDO, primeiros nomes - Ttulo (itlico). Edio. Local de publicao: Editor, Ano de publicao. Ex.: BOURDIEU, Pierre - O poder simblico. 2 ed. Lisboa: Difel, 1989. CARDOSO, Joo Lus Pr Histria de Portugal. Lisboa: Universidade Aberta, 2007. VOLUME E CONTRIBUIES EM MONOGRAFIAS (CAPTULOS) APELIDO, primeiros nomes - Ttulo do volume ou parte. In Apelido (do autor da monografia), primeiros nomes (do autor da monografia) - Ttulo da monografia (itlico). Edio. Local de publicao : Editor, Ano de publicao. Ex.: DUVIGNAUD, Jean - La fte civique. In DUMUR, Guy dir., Histoire des spectacles. Paris: Gallimard, 1980, p. 239-263. CAETANO, Antnio; VALA, Jorge Socializao organizacional. In VALA, Jorge [et al.] Psicologia social das organizaes. Oeiras: Celta. 1994. p. 51-59. MATTOSO, Jos A monarquia feudal (1096-1480). In Histria de Portugal. S.l: Editorial Estampa, D.L. 1993. vol. 2. (Neste exemplo no indicado o nome de Jos Mattoso como diretor da srie monogrfica por ser o mesmo do volume.)

Universidade Aberta

20-09-2012

Exemplos de referncias bibliogrficas


16

PUBLICAO EM SRIE
Ttulo: Complemento do ttulo. Numerao. Local de Publicao: Editor, Ano Ex.: Discursos: Lngua, Cultura e Sociedade. 3 srie, n 6 ( Outubro 2005). Lisboa: Universidade Aberta, 2005. ARTIGOS DE REVISTAS APELIDO, primeiros nomes - Ttulo do artigo. Ttulo da publicao em srie (itlico). Local de Publicao: Editor, Localizao do artigo (numerao, data, pginas) Ex.: GRAA, Joo Carlos - Acerca da instabilidade da condio da sociologia econmica. Anlise Social. Lisboa: Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa, vol. 47, n 202 (2012) p. 4-27 COELHO, Paula Mendes A cidade interior de Georges Rodenbach ou a procura do centro perdido. Discursos: Lngua, Cultura e Sociedade. Lisboa: Universidade Aberta, 3 srie, n 6 (Outubro 2005) p. 153-164.

Universidade Aberta

20-09-2012

Exemplos de referncias bibliogrficas


17

ARTIGOS DE JORNAIS Assinados:


Ex.: RODRIGUES, Maria Joo. H outra soluo. Pblico. Lisboa (16 Set. 2012) 6

No assinados:
Ex.: Uma solido colossal. Editorial. Pblico. Lisboa (16 Set. 2012) 2

TESE OU OUTRA PROVA ACADMICA APELIDO, primeiros nomes - Ttulo (itlico). Local de publicao : Editor, Ano de publicao. Nota suplementar (Tipo de prova).
Ex.: JACOB, Berta Maria Oliveira A toponmia de Luanda. Das memrias coloniais s ps-coloniais. Lisboa: Universidade Aberta, 2011. Dissertao de mestrado.

(No caso de doutoramento, coloca-se tese de doutoramento. Noutros casos, adota-se a designao que estiver no documento, por ex.: Provas de Aptido Cientfica e Pedaggica.)
Universidade Aberta
20-09-2012

Exemplos de referncias bibliogrficas


18

ACTAS DE CONGRESSOS (PROCEEDINGS) A ordem e os elementos da referncia bibliogrfica so os mesmos das monografias.
Ex.: Colquio construo e ensino da Histria de frica: Actas das Sesses realizadas na Fundao Calouste Gulbenkian nos dias 7, 8 e 9 de Junho de 1994. Lisboa: Grupo de Trabalho do Ministrio da Educao para as Comemoraes dos Descobrimentos Portugueses, 1995 MIRANDA, Joana; JOO, Maria Isabel orgs. Identidades Nacionais em Debate. Lisboa: Celta, 2006

RELATRIOS CIENTFICOS E TCNICOS Podem apresentar-se sob a forma de monografias, publicaes em srie ou parte de monografias devendo, em cada caso, ser referenciados de acordo com o tipo de publicao.
Ex.: UNIO EUROPEIA. Investir no futuro da Europa: Quinto relatrio sobre a coeso econmica, social e territorial. Luxemburgo: Servio de Publicaes da Unio Europeia, 2010 COMISSO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Estratgia para as Regies Ultraperifricas: Progressos alcanados e perspectivas futuras: Comunicao da Comisso ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comit Econmico e Social Europeu e ao Comit das Regies. Bruxelas: Comisso das Comunidades Europeias, 2007 (COM(2007) 507 Final)

Universidade Aberta

20-09-2012

Exemplos de referncias bibliogrficas


19

DOCUMENTOS LEGISLATIVOS E JUDICIAIS (Leis, Decretos, Regulamentos, Portarias, Contratos, Convenes, Cdigos, Constituies, Sentenas, Decises, Relatrios de Tribunais, Tratados, etc.) A ordem dos elementos da referncia bibliogrfica das publicaes de carcter legislativo e judicial a mesma das monografias, volumes e contribuies em monografias (captulos), publicaes em srie e artigos de publicaes em srie. Ex.: REIS, Jos Alberto dos, anot. Cdigo do processo civil anotado. 3 ed. reimp. Coimbra: Coimbra Editora, 1980. Constituio da Repblica Portuguesa: Stima reviso. Lisboa: Assembleia da Repblica, s/d. LEI CONSTITUCIONAL n 1/2005: Stima reviso constitucional. Dirio da Repblica. IA Srie. 155 (12-08-2005) 4642 DECRETO-LEI n 205/2009 de 31 de Agosto. Dirio da Repblica. I-Srie. 168 (31-082009) 5729 Regimento da Assembleia da Repblica. Lisboa: Assembleia da Repblica, 2007

Universidade Aberta

20-09-2012

Exemplos de referncias bibliogrficas


20

DOCUMENTO VDEO (FILME, DOCUMENTRIO, ETC.)


APELIDO, primeiros nomes - Ttulo. [Registo vdeo]. Realizao de Edio. Local de publicao : Editor, Ano de publicao. Designao do suporte material. Extenso. Caratersticas (preto&branco (p&b), colorido (color.), sonoro (son.) ) Ex.: SARDINHA, Joo; SARAIVA, Antnio Joo Regressa Urgente. [Registo vdeo]. Lisboa: CEMRI/UAb, 2011. 1 DVD (42 m.): color., son. DOCUMENTO ELETRNICO Livro/Monografia

APELIDO, primeiros nomes Ttulo: Complemento do Ttulo [em linha]. Local de publicao: Editor, Ano de publicao. Nota suplementar (se for necessrio). Atualizao [Consultado]. Disponvel na internet: URL:
Ex.: SILVA, Sandra Cristina Gonalves da - A exposio de Belm : novos elementos para a construo de uma "memria" [em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2009. Dissertao de mestrado. Atual. 27-042009. [Consult. 18-09-2012]. Disponvel na Internet: URL: http://hdl.handle.net/10400.2/1340

Universidade Aberta

20-09-2012

Exemplos de referncias bibliogrficas


21

ARTIGOS EM DOCUMENTOS ELETRNICOS (REVISTAS, JORNAIS, ETC.) APELIDO, primeiros nomes - Ttulo. Ttulo da publicao [em linha], Numerao (Ano), Pginas. Data de atualizao ou reviso. Data de consulta (entre parntesis retos). Disponvel na Internet: URL:
Ex.: SOUSA, Paulo Silveira e - Burguesia, classes mdias e elites locais nos Aores: Um estudo de caso sobre o distrito de Angra do Herosmo. Penlope [em linha]. N 30&31 (2004), p. 135-159. atual. s/d. [consult. 20 set. 2012]. Disponvel na internet: <URL: http://www.penelope.ics.ul.pt/pages/todo.htm WEBSITE

Nome do responsvel pelo site Nome do site [em linha]. Local: Nome do autor do site, data de atualizao do site. Data da consulta. (entre parntesis retos). Disponvel na Internet: URL:
Ex.: MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY MIT Open C ourse Ware: History [em linha]. Massachusetts, USA: MIT OCW, atual. 2002-2012 [consult. 20 set. 2012]. Disponvel na Internet <URL: http://ocw.mit.edu/courses/history/ COURSERA. Santa Clara County, California: Coursera . Atual. s/d. [consult. 20 set. 2012]. Disponvel na Internet URL: https://www.coursera.org/

Universidade Aberta

20-09-2012

Exemplos de referncias bibliogrficas


22

BASES DE DADOS EM LINHA Autor - Ttulo [em linha]. Local: Editor, data. [Data da consulta]. Disponvel na Internet: URL: Ex.: PORTUGAL. Biblioteca Nacional Porbase [em linha]. Lisboa: BN, 1988- . [Consult. 18 de set. 2012]. Disponvel na Internet <URL http://www.bn.pt/ DOCUMENTOS DAS AULAS DE UM DOCENTE Diapositivos

APELIDO, primeiros nomes Ttulo. [projeco visual]. [Ano]. N. diapositivos: color ou p&b. Srie. Nota suplementar.
Ex.: Joo, Maria Isabel - Introduo problemtica do saber histrico: A Histria como cincia [projeo visual]. [2010]. 25 diapositivos: color. Material de apoio do Seminrio de Metodologia - I do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. Acessvel na Plataforma de E-Learning da Universidade Aberta.

Texto de apoio
Ex.: JOO, Maria Isabel - O Cinquentenrio dos Tratados de Roma: a Europa na encruzilhada [ s/d.]. Documento pdf. Texto de apoio de Histria da Construo Europeia. 1 ciclo de Estudos Europeus. Acessvel na Plataforma de E-Learning da Universidade Aberta.

Universidade Aberta

20-09-2012

Identificao das citaes: sistema de nota de rodap


23

Primeira citao: faz-se a referncia bibliogrfica completa, na nota.


Assim, quando olhamos para a iniciativa e a organizao dos grandes centenrios oitocentistas, sobretudo aqueles que se prendem com o ciclo nacionalista -imperialista (1), verificamos que estas pertenceram ao que hoje se designa por sociedade civil. O jubileu de Cames partiu das propostas de intelectuais distintos da poca, acabando por se distinguir para a posteridade Tefilo Braga pela interveno na imprensa e pela teorizao sobre as comemoraes como sntese afectiva nas sociedades modernas(2). _______________________________ (1) CATROGA, Fernando, - Ritualizaes da Histria. TORGAL, Lus Reis; MENDES, Jos Amado; CATROGA, Fernando - Histria da Histria em Portugal, scs. XIX-XX. Lisboa: Crculo de Leitores, imp. 1996, p. 551. (2) BRAGA, Tefilo - Os centenrios como sntese afectiva nas sociedades modernas. Porto: Tip. A. T. da Silva Teixeira,1884 Observao: geralmente, utiliza-se o nmero em expoente, o que torna desnecessrio o parntesis. Para fazer notas recorre-se funcionalidade automtica dos processadores de texto.

Universidade Aberta

20-09-2012

Identificao das citaes: sistema de nota de rodap


24

Segunda citao e seguintes: faz-se uma referncia abreviada com apelido(s) do autor(es) e o ttulo pode ser truncado (), se for extenso, ou remeter para nota anterior. As peripcias sucederam-se, como sabemos, e o rei limitava-se a seguir o seu curso, sem fora para intervir: O rei tremia das cortes, e as cortes tremiam no do rei que bem lhe conheciam a fraqueza, mas dos realistas cuja fora se manifestava a cada instante (5). Com razo, visto que se deu a Vila-Francada e foi restabelecido o absolutismo, como j referimos. D. Joo VI voltou a acomodar-se ao rumo que as coisas tomavam:
() aceitou de novo a realeza absoluta, mas com a firme inteno de outhorgar espontaneamente ao paiz uma Carta que lhe deixasse a ele uns direitos magestaticos, ao povo as liberdades necessarias, que lhe tirasse a elle os cuidados e as perturbaes do governo, e onde estivessem consignadas a sua querida irresponsabilidade e a sua querida inviolabilidade.(6) ________________________________
(5) CHAGAS, M. P. [et al.] - Historia de Portugal. vol. VI. Lisboa: Empreza Litteraria de Lisboa, s/d, p. 190. (6) CHAGAS [et al.] - Historia de Portugal, p. 197. Ou: CHAGAS [et al.] cit. 5, p. 197.

Universidade Aberta

20-09-2012

Referncias bibliogrficas
25

As referncias bibliogrficas so organizadas em listagem por ordem alfabtica, com a segunda linha recolhida em relao primeira de cada uma delas.
BIBLIOGRAFIA CHAGAS, Manuel Pinheiro [et al.] - Historia de Portugal. vol. VI. Lisboa: Empreza Litteraria de Lisboa, s/d. LENORMAND - Histoire de Jean VI, roi de Portugal, depuis sa naissance jusqu' sa mort en 1826 avec des particularits sur sa vie prive et sur les principales circonstances de son rgne . Paris: Ponthieu et Cie, 1827. NEVES, Jos Acrsio das - Historia geral da invaso dos francezes em Portugal e da restaurao deste reino. Lisboa: Off. de Simo Thaddeo Ferreira, 1810-1811, 5 v. MARTINS, Oliveira - Histria de Portugal, 20 ed. Lisboa, Guimares Editores, 1991 (1 ed., 1879). MARTINS, Oliveira - Portugal Contemporneo. 8 ed. Lisboa: Guimares & C Editores, 1976 (1 ed., 1881). PEDREIRA, Jorge e COSTA, F. Dores - D. - Joo VI. S.l.: Crculo de Leitores, 2006. SORIANO, Luz - Histria da Guerra Civil e do estabelecimento do governo parlamentar em Portugal comprehendendo a histria diplomtica militar e poltica d'este reino desde 1777 at 1834. Lisboa: Imprensa Nacional,1866-1890, 19 v.

Universidade Aberta

20-09-2012

You might also like