You are on page 1of 3

REA DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE BIOMEDICINA

BRBARA VERENA DIAS GALVO

ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA

Belm-PA 2013

BRBARA VERENA DIAS GALVO

ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA Trabalho avaliativo requisitado pela professora Daniela Teixeira, na

disciplina de Antropologia, para a obteno parcial de nota referente ao 2 NPC da turma BS01MA no curso de biomedicina da FIBRA.

1. Faa uma sntese em 10 linhas sobre o filme Trfico de rgos. O filme de Baltasar Kormkur pe em foco o polmico tema do trfico de rgos, que muito mais comum do que a sociedade imagina. Atravs da histria do promotor Paul, um pai que vai at as ltimas consequncias para salvar a vida de sua filha que precisa de um transplante urgente, porm fica sem esperanas pela espera na lista de transplantes, o filme revela como funciona o esquema das organizaes criminosas no Mxico. No desenrolar da trama, Paul descobre a verdadeira origem dos rgos: eles vm de crianas assassinadas pela prpria quadrilha, e se v diante de um impasse. Ele dever escolher entre infringir a lei sendo condescendente com o crime de tirar a vida de outra pessoa para salvar a vida da prpria filha ou deixa-la morrer. 2. 2.1 Pesquise os conceitos de tica, moral e confidencialidade. tica: tica um conjunto de valores morais e princpios que norteiam a conduta humana na sociedade. A tica serve para que haja um equilbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ningum saia prejudicado. Neste sentido, a tica, embora no possa ser confundida com as leis, est relacionada com o sentimento de justia social.
Disponvel em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm. Acesso em 5 de novembro de 2013.

Moral: Moral o conjunto de regras adquiridas atravs da cultura, da educao, da tradio e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.
Disponvel em: www.significados.com.br/moral. Acesso em 5 de novembro de 2013.

Confidencialidade: a propriedade da informao pela que no estar disponvel ou divulgada a indivduos, entidades ou processos sem autorizao. Em outras palavras, confidencialidade a garantia do resguardo das informaes dadas pessoalmente em confiana e proteo contra sua revelao no autorizada.
Disponvel em: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/confidencialidade. Acesso em 5 de novembro de 2013.

2.2 Relacione os conceitos pesquisados a uma cena do filme. Ao revelar os dados da lista de espera a pessoas no autorizadas, a mdica quebra a confidencialidade daquelas informaes. No final do filme, Paul escolhe ser tico, no sendo complacente com o ato de mdicos antiticos e dos criminosos, salvando assim a vida do menino, indo contra sua moral, que diria que ele deveria salvar a sua filha.

You might also like