You are on page 1of 27

Guia de tica e Autorregulamentao Jornalstica

Guia de tica e Autorregulamentao Jornalstica

SUMRIO
1. APRESENTAO 2. GRUPO RBS 6 8

2.1. Misso 2.2. Valores 2.3. Sustentabilidade Empresarial


3. LINHA EDITORIAL DO GRUPO RBS 4. TICA

8 8 10
12 14

4.1. Produo jornalstica 4.2. Conduta prossional 4.3. Opinio 4.4. Partidos e campanhas polticas
5. COMUNICAO DIGITAL
Dados Internacionais de Catalogao na Publicao ( CIP ) G892g Grupo RBS, Guia de tica e autorregulamentao jornalstica / Grupo RBS. Porto Alegre: RBS Publicaes, 2011. 52 p. ; 13 x 21 cm.

15 24 29 32
35 37 39 44 46

6. PUBLICIDADE 7. AUTORREGULAMENTAO JORNALSTICA 8. DECLARAO DE CHAPULTEPEC 9. NDICE REMISSIVO

ISBN 978-85-7744-020-7

1. RBS tica. 2. RBS Autorregulamentao Jornalstica. 3. RBS Relaes internas e externas. 4. tica Jornalismo Grupo RBS. II. Ttulo.

CDU 061.5:070(036) Bibliotecria Responsvel: Denise Pazetto CRB-10/1216

1. APRESENTAO
O primeiro dever do jornalismo a busca da verdade. Comprometido com este princpio universal da atividade jornalstica, o Comit Editorial* do Grupo RBS elaborou este conjunto de orientaes destinadas a servir de referncia aos prossionais da rea editorial da empresa com o objetivo prioritrio de assegurar ao pblico seu direito informao independente, opinio plural, s respostas e s correes sempre que estas se zerem necessrias. Com este propsito, rearmamos nossa defesa intransigente da liberdade de expresso por identic-la como esteio da democracia e como direito inalienvel do pblico. Entendemos que ningum, a no ser o prprio pblico pelo processo da livre escolha, tem direito de controlar a informao. A liberdade de expresso no uma prerrogativa dos jornalistas ou das empresas de comunicao, mas sim um direito dos cidados de acessar e receber informaes livres de qualquer tutela. Para assegurar as prerrogativas dos leitores, ouvintes, telespectadores e usurios das mdias digitais, este Guia de tica e Autorregulamentao Jornalstica rearma os valores, a linha editorial, os princpios ticos que regem a produo jornalstica e a conduta dos prossionais do Grupo RBS, incluindo ainda temas atuais como a comunicao digital e a autorregulamentao. No se trata, porm, de uma norma denitiva, mas sim de um manual de orientao adaptvel evoluo e s mudanas da sociedade brasileira. Entendemos que os mecanismos e procedimentos autorregulatrios sugeridos neste documento para serem adotados pelos veculos e pelos prossionais do Grupo RBS, tendo como referncia orientaes da Unesco, cdigos nacionais e internacionais e o Programa de Autorregulamentao Permanente da ANJ, reforaro ainda mais os nossos compromissos com o pblico, com a liberdade de expresso e com a verdade.

Jayme Sirotsky Presidente Emrito

Nelson Sirotsky Presidente

Eduardo Sirotsky Melzer Vice-Presidente Executivo


* O Comit Editorial um frum composto por diretores e profissionais com o objetivo de preservar, difundir e aperfeioar a linha editorial do Grupo RBS. Integrantes (dezembro/2011): Nelson Sirotsky (Presidente), Eduardo Sirotsky Melzer (Vice-Presidente Executivo), Geraldo Corra (Vice-Presidente RS), Eduardo Smith (Vice-Presidente SC), Marcelo Rech (Diretor de Jornalismo Impresso e Digital RS), Marta Gleich (RBS Digital), Ricardo Stefanelli (Zero Hora), Cezar Freitas (RBS TV RS), Eurico Meira (RBS TV SC), Cyro Silveira Martins Filho (Rdio Gacha), Nlson Vargas (Dirio Catarinense), Nlson Souza (Editoria de Opinio), Anik Suzuki (Comunicao Corporativa) e Jayme Sirotsky (Presidente Emrito).

2. GRUPO RBS
2.1. MISSO
Facilitar a comunicao das pessoas com o seu mundo.

FAZER O QUE CERTO Uma empresa tica e que se orgulha do que faz.

CONEXO COM AS PESSOAS Gente com brilho nos olhos. Relao de conana e respeito recproco.

O NOSSO CORAO PULSA Temos um ambiente vibrante e ousado. Buscamos excelncia, com disciplina, agilidade e simplicidade.

2.2. VALORES
A RBS fundamenta todo o seu projeto estratgico e empresarial e todos os seus processos de gesto e operao nos seguintes valores, que so balizadores da atuao dos colaboradores em todas as reas:

TODOS PELOS CLIENTES Temos compromisso com nossos pblicos consumidores (ouvintes, leitores, telespectadores e internautas), anunciantes e usurios. Toda a organizao dedicada a gerar as melhores solues para os clientes.

REALIZAR CRESCIMENTO SUSTENTADO Temos paixo por fazer mais e melhor. Assumimos compromisso com resultados consistentes no curto e longo prazos.

DESENVOLVIMENTO COLETIVO Temos orgulho de nossa contribuio para o pas e para a sociedade, com forte senso de responsabilidade e de pertencimento s comunidades.

2.3. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL


Os compromissos da RBS com a Sustentabilidade Empresarial esto reunidos no documento Princpios de Sustentabilidade Empresarial do Grupo RBS, que orienta o relacionamento da empresa com todos os seus pblicos, nas dimenses econmica, social e ambiental. De forma coerente com sua Misso, Aspirao e Valores, os Princpios de Sustentabilidade Empresarial desdobram-se em Polticas, Guias e Manuais, com o objetivo de dar transparncia s relaes com acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e poder pblico e forma como a RBS gere o impacto ambiental de suas atividades. Este conjunto de documentos resultado da constante reexo e busca de aperfeioamento contnuo de nossos produtos e servios, compromisso que mantemos h mais de cinco dcadas com os nossos pblicos, com as comunidades onde estamos presentes e com o pas.
Com base nos conceitos difundidos pelo Instituto Ethos e pelo Grupo de Institutos, Fundaes e Empresas (Gife), o Grupo RBS atua segundo uma viso de Sustentabilidade Empresarial resultante da soma de suas iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e do seu Investimento Social Privado (ISP). No mbito da RSE, esto as iniciativas que buscam integrar estratgias e prticas de sustentabilidade em toda a cadeia de valor, contribuindo para a construo de um mundo melhor para todos e, ao mesmo tempo, agregando valor ao negcio, nos aspectos econmicos, sociais e ambientais. Por meio do ISP, entendido como todos os recursos prprios repassados de forma voluntria, sistemtica e monitorada a projetos sociais de interesse pblico, a RBS atua como liderana e fora articuladora do desenvolvimento da sociedade brasileira.

10

11

3. LINHA EDITORIAL DO GRUPO RBS


A RBS considera a liberdade de informao uma conquista inerente s democracias e propugna seu uso responsvel, com o sentido de contribuir para o aperfeioamento do ser humano, dos sistemas polticos e das sociedades. O Grupo RBS defende a democracia e a liberdade, e se ope a qualquer tipo de preconceito e discriminao. O direito informao livre uma clusula ptrea da Constituio brasileira. Considerando a liberdade do pblico de selecionar os contedos que deseja, a RBS valoriza a autorregulamentao da atividade jornalstica e condena todas as formas e tentativas de controle e censura informao. Os veculos da RBS se empenham em promover a interatividade com seus pblicos e em oferecer pluralidade nas opinies e as diferentes verses dos fatos. A RBS defende a livre-iniciativa e o direito de empreender, e apoia na sua linha de opinio uma postura ntegra dos cidados, estejam eles vinculados a atividades pblicas, privadas ou a instituies da sociedade civil. Neste sentido, condena o desrespeito s leis e promove as regras de convvio social. Comprometido com as comunidades nas quais atua, o Grupo RBS entende a educao de qualidade em todos os nveis como um pilar decisivo no desenvolvimento do Brasil. Entre outras aes, na prtica de seus valores, a RBS se associa ao esforo de combate s drogas e violncia, de proteo infncia, e estimula por diferentes meios a responsabilidade social e o crescimento sustentvel. Muitos destes assuntos de interesse coletivo so transformados em bandeiras institucionais apoiadas por seus veculos e prossionais. Os veculos da RBS tm compromisso com o debate e a difuso das questes e temas que impactam a vida de seus pblicos. A RBS valoriza o localismo em suas manifestaes culturais, sociais, polticas, econmicas e esportivas como um fator prioritrio em seus contedos jornalsticos.

12

13

4. TICA
Em conformidade com seus princpios, o Grupo RBS defende e difunde valores ticos em todos os campos de suas atividades. Tais valores podem ser sintetizados pelo compromisso de fazer a coisa certa em quaisquer circunstncias. Por sua peculiaridade e relevncia, os contedos jornalsticos produzidos pelo Grupo contam com um conjunto de normas e procedimentos que todos os colaboradores da rea editorial se comprometem a seguir e a propagar no seu dia a dia. As normas e os procedimentos a seguir foram estabelecidos ao longo de anos a partir de diferentes cdigos de tica nacionais e internacionais e, tambm, de situaes vivenciadas por prossionais da empresa no momento da apurao, edio e divulgao de contedos jornalsticos. Sem substituir a necessria discusso das questes ticas e a particularidade de cada situao, as regras deste guia tm como objetivo ajudar a elucidar os principais dilemas experimentados no cotidiano das reas de produo de contedos jornalsticos.

4.1. PRODUO JORNALSTICA


Na viso do Grupo RBS, jornalismo a atividade de produzir informao e anlise com liberdade, responsabilidade e independncia. A produo jornalstica deve estar fundamentada na relao de integridade e autenticidade com leitores, telespectadores, ouvintes e usurios de meios digitais. Alm disso, os contedos jornalsticos devem ser baseados em conceitos que valorizem a busca da verdade e a pluralidade.

4.1.1. ACUSAES Citao de nomes O mero registro policial ou a proposta de ao judicial no so elementos sucientes para divulgao de nomes de suspeitos ou acusados, a menos que haja a devida contextualizao para se compreender um fato de interesse pblico. A citao de nomes e a divulgao de imagens de suspeitos ou acusados tambm podem ser decididas a partir de pelo menos uma das situaes a seguir: indiciamento, deteno, prises em agrante, preventiva ou temporria, cumprimento de mandados de busca e apreenso, pedido de abertura de inqurito pelo Ministrio Pblico, apresentao de denncia pelo MP Justia, aceitao da denncia do MP pela Justia ou conrmao de envolvimento por informaes consistentes apuradas pelo veculo. Ningum poder ser apontado como autor de um crime at que tenha sido proferida sentena judicial ou que no reste dvida quanto autoria. Recomenda-se informar no teor da notcia a possibilidade de recurso.

14

15

4.1.2. ACUSAES Imparcialidade Qualquer pessoa, entidade, empresa, governo ou organismo que sofra alguma acusao deve ser entrevistado e ter sua verso divulgada, quando possvel, simultaneamente com a notcia. O espao editorial deve dar visibilidade para a defesa, com destaque para o contraponto com o intuito de contemplar adequadamente a verso do acusado. Em caso de recusa de entrevista ou esgotadas todas as possibilidades de localizao do entrevistado, tal informao deve constar da notcia.

4.1.5. CITAO DE OUTROS VECULOS DE COMUNICAO Ao mencionar informaes exclusivas obtidas por outros veculos de comunicao, os veculos da RBS identicam claramente no texto da notcia quem as publicou ou as transmitiu pela primeira vez, quando esta informao for relevante.

4.1.6. CORREES A RBS no oculta erros de informao em notcias, reportagens, artigos, colunas ou comentrios e se dispe a corrigi-los to logo que caracterizado o equvoco. O texto da correo deve comear pela informao correta e explicar ao pblico, sem subterfgios, qual foi o equvoco cometido. Se o erro foi cometido pela fonte da notcia, deve constar da correo o nome da pessoa ou entidade que originou o equvoco. Se alguma notcia ou reportagem, por erro de avaliao ou omisso do autor, deixar de mencionar dado relevante para a notcia ou reportagem, deve ser divulgado um Esclarecimento. No caso de impossibilidade imediata de correo, em razo da natureza do espao ou da regularidade de coluna ou comentrio, a informao correta deve ser divulgada em outro espao editorial do veculo.

4.1.3. AMEAAS Salvo se houver perturbao signicativa da rotina ou riscos evidentes de prejuzos ordem pblica, a RBS no divulga ameaas de atos violentos, entre os quais a suposta colocao de bombas ou planos de sequestro, cuja consistncia no tenha sido comprovada. A divulgao de tais ameaas pode estimular a incidncia de atos do gnero.

4.1.4. CENSURA A RBS rejeita qualquer tipo de censura e, portanto, no mantm ndex de nomes ou assuntos proibidos para divulgao.

16

17

4.1.7. CRIANAS E ADOLESCENTES Notcias e reportagens sobre crianas e adolescentes devem merecer redobrado cuidado dos jornalistas da RBS. De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), no permitida a identicao de crianas e adolescentes envolvidos em atos infracionais, tanto pelo rosto quanto por outras partes do corpo ou pelas roupas. Tambm no podem ser divulgadas as iniciais do nome ou apelido e nem identicados os pais de crianas e adolescentes envolvidos em atos infracionais.

Todos os integrantes das redaes devem informar fonte o nome e a condio de jornalista de veculo da RBS. As excees so reservadas a reportagens que, por se destinarem comprovao de ato ilcito, obriguem preservao do sigilo da identidade do prossional ou por razes de segurana pessoal. O uso de cmeras e microfones ocultos aceito, contanto que seja um recurso jornalstico destinado a demonstrar algo ilcito do ponto de vista do interesse pblico.

4.1.10. IMAGENS E UDIO 4.1.8. CRIMINOSOS Os veculos do Grupo RBS no tratam criminosos confessos e condenados como celebridades cuja abordagem possa se transformar em mau exemplo para a sociedade. Eventuais entrevistas com criminosos devem ser tratadas com cautela. Deve-se evitar entrevistas ao vivo com criminosos. Gravadas, elas podero ser levadas ao ar depois de vericado se as declaraes no expem a segurana de outras pessoas ou incentivam prticas delituosas. Os veculos da RBS no alteram ou distorcem imagens ou udio. As excees contemplam imagens ou udio trabalhados com o ntido sentido da distoro para efeito artstico ou para proteo de fontes, desde que claramente caracterizados para o pblico como alterao eletrnica. A divulgao de imagens de arquivo exige cuidados adicionais. obrigatrio ressalvar no crdito que a imagem originria de banco de dados. O texto explicativo no pode em hiptese alguma transmitir a impresso de que se trata de imagem atualizada. Os veculos da RBS no admitem que uma notcia de teor negativo seja ilustrada com alguma imagem sem conexo direta e especca com o caso. A divulgao de imagens desagradveis ou que possam chocar o pblico deve se limitar aos casos em que acrescentem informaes imprescindveis notcia, com o ntido sentido de ajudar a sociedade a conhecer a extenso do fato.
19

4.1.9. DOCUMENTOS E IDENTIFICAO A RBS no forja documentos para a realizao de reportagem ou notcia. Eventualmente, aps discusso interna, os prossionais sero autorizados a recorrer a situaes ou a nomes ctcios, desde que o artifcio se destine comprovao de ato ilcito.
18

4.1.11. IMPARCIALIDADE A notcia deve buscar abrir espao a todos os lados envolvidos no assunto, sem qualquer preconceito, favorecimento ou perseguio.

ou seja acusado de ter cometido ato ilcito valendo-se de laos de parentesco ou que essa informao seja fundamental para a compreenso do caso. Devem ser preservados endereos de testemunhas ou vtimas de crimes que possam ter a segurana ameaada pela divulgao da informao.

4.1.12. INDEPENDNCIA Os critrios para produo e distribuio de contedos jornalsticos devem estar voltados para o interesse do pblico a que se destinam. Interesses isolados de empresas do Grupo, de seus proprietrios e seus dirigentes, autoridades, anunciantes, fontes ou prossionais no podem prevalecer na escolha de temas e na difuso de informaes corretas.

4.1.15. PARTICIPAO DO PBLICO A RBS considera que a participao do pblico nos espaos de opinio, na produo de contedo e na sugesto de melhorias fator fundamental para ampliar a diversidade e qualidade de seus veculos. Os veculos da empresa, contudo, se reservam o direito de adequar as contribuies externas aos espaos disponveis e s regras ticas vlidas para todo o Grupo. Assim, no so aceitas colaboraes com teor ofensivo ou de baixo calo, ou que faam apologia de crimes ou comportamentos condenveis ou que tenham objetivo comercial.

4.1.13. INFORMAES EM OFF-THE-RECORD A RBS divulga apenas informaes e no opinies, insultos, acusaes ou denncias em o-the-record (sem identicao da fonte). A fonte deve ser estimulada ao mximo a se identicar ao prestar informaes. Se for feito algum acordo garantindo o o-the-record, a identidade da fonte deve ser preservada. A RBS no admite acordo para manuteno de informaes em o-the-record que possam colocar vidas em risco ou favorecer atividades ilegais.

4.1.16. PRECISO O jornalista da RBS tem o dever de reproduzir com delidade declaraes ou situaes que testemunhou. Sempre que possvel, recomendvel gravar entrevistas. O uso de declaraes fora de contexto, prejudicando ou no o entrevistado ou o organismo que ele representa, compromete a credibilidade do veculo. A RBS entende que, alm da publicao de verses conitantes, cabe ao veculo procurar apurar a verdade, com iseno e na sua plenitude.
21

4.1.14. PARENTESCO Ningum deve ser identicado por grau de parentesco com pessoa pblica ou no, a menos que tenha cometido
20

4.1.17. PRECONCEITO A RBS no admite preconceito de qualquer espcie. Ningum poder ser identicado, em notcia de teor negativo, por orientao sexual, raa, religio, origem tnica, decincia fsica ou mental, a menos que seja fator relevante para a compreenso da informao.

agravar a situao da vtima. No entanto, os casos devem ser acompanhados para divulgao posterior.

4.1.21. SUICDIOS Atos de suicdio ou de automutilao s devem ser noticiados quando envolverem pessoa pblica, caracterizarem o comportamento de determinado segmento social ou tiverem provocado forte impacto na comunidade. Mesmo nestes casos, deve-se evitar detalhar as razes do ato e, sempre que possvel, agregar informaes de orientao ao pblico, ouvindo-se especialistas que possam ajudar na preveno.

4.1.18. PRIVACIDADE A RBS respeita a privacidade dos cidados, sem desconsiderar o interesse pblico e a liberdade de expresso, fundamentos indispensveis do processo de comunicao. Informaes sobre a vida privada de pessoas pblicas passam a ser assunto jornalstico quando ajudam a contextualizar um fato.

4.1.22. TRANSPARNCIA Sempre que se zer necessrio, os critrios para a tomada de deciso na divulgao de notcias devem ser transparentes, ou seja, devem ser explicitados para o pblico. A deciso de no divulgar uma informao no contexto de uma notcia deve ser justicada publicamente com base nos conceitos deste guia. No caso de meno a empresas do Grupo RBS, sempre que houver necessidade de transparncia para o pblico, recomenda-se citar que a marca ou negcio faz parte da organizao.

4.1.19. RUMORES Rumores, boatos, documentos apcrifos, denncias annimas ou dossis no so notcia, mas pontos de partida para a busca da informao precisa. Os jornalistas e comunicadores devem ter especial cuidado com informaes e verses difundidas via internet.

4.1.20. SEQUESTROS No haver divulgao de casos de sequestro em andamento se car evidenciado, pela autoridade policial ou judicial, que a publicidade em torno do caso poder 4.1.23. VERIFICAO natural e recomendvel que a forma e o contedo de determinadas notcias sejam submetidos a anlises
23

22

capazes de contribuir para a compreenso e preciso da informao. Os veculos da RBS, porm, no aceitam condicionar a divulgao de alguma notcia ao exame de entrevistados ou fontes que tenham o intuito de censurar alguma informao.

4.2.1. CONFLITO DE INTERESSES vedado exercer atividades paralelas da RBS que congurem conito de interesses, concorrncia ou que comprometam as obrigaes e responsabilidades para com a empresa. A atividade de media training (treinamento de fontes para lidar com a imprensa) no permitida para jornalistas e comunicadores da RBS. 4.2.2. ENTREVISTAS Os veculos da RBS no fazem nenhum tipo de pagamento, direto ou indireto, a entrevistados. O jornalista tem o dever de esclarecer a fontes no habituadas a entrevistas que as declaraes podero ser usadas em notcia ou reportagem. 4.2.3. FORNECIMENTO DE MATERIAL EDITORIAL Mediante solicitao formal, o veculo pode ceder imagens ou udio s autoridades competentes para efeito de elucidao ou preveno de crimes e acidentes. Esta cesso, contudo, est subordinada ao sigilo da fonte e preservao dos direitos e da segurana dos prossionais envolvidos. Qualquer cesso de material deve ser de conhecimento do gestor do veculo. 4.2.4. FREELANCERS Trabalhos freelancers por prossionais da RBS para terceiros devem ser autorizados previamente pelo superior do prossional.
25

4.1.24. VTIMAS DE CRIMES Nomes de empresas ou personalidades pblicas vtimas de crimes so divulgados pelos veculos da RBS com o intuito de a sociedade conhecer a extenso da criminalidade. Em notcias policiais, deve-se evitar citar desnecessariamente nomes de estabelecimentos, empresas ou entidades que sejam apenas pontos de proximidade geogrca e no o local da ocorrncia de crimes. Notcias sobre casos de estupro e abuso sexual devem omitir o nome da vtima, a menos que ela concorde explicitamente com a sua identicao.

4.2. CONDUTA PROFISSIONAL


Os jornalistas da RBS devem ter em mente que, aos olhos do pblico, a sua atitude pessoal, no exerccio da atividade ou no, est sob permanente observao. Portanto, jornalistas devem considerar que sua atividade prossional frequentemente se confunde com sua vida pessoal, exigindo de todos elevados padres ticos e de conduta em diferentes momentos e circunstncias, a m de assegurar sua credibilidade e a do veculo para o qual trabalham.

24

No so permitidos trabalhos freelancers que congurem conito de interesses na rea em que o prossional atua. Em nenhuma hiptese equipamentos da RBS ou cobertura custeada pela empresa podero ser utilizados para atividades que no sejam demandas do Grupo RBS.

4.2.8. PARTICIPAO EM JANTARES, ALMOOS E EVENTOS A RBS paga as despesas de seus jornalistas, desde que o pagamento no congure um gesto deselegante ou resulte em constrangimento para quem formulou o convite. Sempre que possvel, o jornalista deve informar a quem o convida, previamente e de modo corts, que prefere pagar suas despesas. Recomenda-se ao prossional da RBS no participar, em servio ou no, de almoos, jantares ou confraternizaes de carter poltico, entre os quais eventos relacionados a disputas em entidades de classe ou outros organismos.

4.2.5. INFORMAES EXCLUSIVAS Nenhuma informao obtida por jornalista da RBS poder ser utilizada em proveito prprio ou coletivo antes de divulgada publicamente.

4.2.6. ISENO Ao elaborar uma notcia, o jornalista da RBS deve ter como nica motivao divulgar, com preciso e equilbrio, um fato de interesse do pblico. Quando o jornalista tiver algum tipo de envolvimento pessoal ou emocional com o fato ou com o entrevistado, deve declarar-se impedido de realizar a tarefa. Os prossionais da RBS no fazem acordos com colegas de outros veculos para divulgar ou no alguma informao.

4.2.9. PRMIOS E CONCURSOS Para a RBS, prmios jornalsticos representam importante estmulo a trabalhos bem executados. Mas os veculos da empresa no produzem reportagens com o objetivo de encaminh-las a determinados concursos. A execuo de qualquer reportagem est condicionada exclusivamente ao interesse editorial. Os prmios devem ser mera consequncia da qualidade do trabalho.

4.2.7. PALESTRAS E MEDIAES Jornalistas e comunicadores do Grupo RBS somente podem aceitar atuao remunerada em eventos, como mediaes e palestras, que no congurem conito de interesses com a sua atividade. A aceitao de tais convites deve ser submetida previamente ao superior imediato.
26

4.2.10. PRESENTES, BRINDES, AMOSTRAS E CORTESIAS A condio de jornalista no autoriza qualquer integrante das redaes a pedir ou obter vantagens, facilidades ou favores pessoais que no seriam concedidos a qualquer outro cidado.

27

Presentes, brindes, amostras e cortesias, quando podem constranger ou graticar jornalistas, devem ser recusados ou devolvidos com o conhecimento do superior imediato.

4.2.14. VIAGENS Os jornalistas do Grupo RBS no aceitam viagens e hospedagens de cortesia que no tenham cunho eminentemente prossional ou de aperfeioamento prossional. Qualquer convite dirigido pessoalmente a qualquer membro da equipe deve ser entendido como um convite ao veculo e comunicado s cheas. Nenhuma viagem de cortesia poder ser solicitada por prossionais das redaes. Qualquer reportagem ou artigo que resultar de convite deve deixar claro para o pblico que o veculo no nanciou a cobertura. Os prossionais da RBS no aceitam convites para viagens custeadas com recursos pblicos. As excees so viagens para lugares ou em situaes para as quais no haja disponibilidade de outros meios ou ainda que a prpria viagem seja o tema da cobertura jornalstica. Nestes casos, estas circunstncias devem ser explicitadas para o pblico.

4.2.11. PUBLICAES EXTERNAS Nenhuma reportagem divulgada pela RBS ou experincia pessoal ou prossional resultante de cobertura custeada pela empresa pode ser editada em meio externo sem autorizao.

4.2.12. SITUAES DE RISCO Independncia e iseno no eximem o jornalista da condio de cidado. Mesmo no exerccio de atividades prossionais, o jornalista tem o dever de tentar impedir, se possvel, a consumao de acidentes ou situaes que ponham vidas em risco. Os jornalistas da RBS no podem, mesmo quando confrontados com apelos de familiares ou policiais, oferecerse como substitutos de refns em poder de criminosos.

4.3. OPINIO
A RBS considera a diversidade de opinies um de seus patrimnios ticos e dene tal pluralidade como parte relevante de seus contedos. Todos os prossionais da RBS e os colaboradores externos que emitem opinio nos veculos da empresa, de forma regular ou no, tm ampla liberdade de manifestao de seus pontos de vista. As fronteiras da opinio so demarcadas por valores ticos e pela responsabilidade individual.

4.2.13. SORTEIOS Jornalistas da RBS esto proibidos de participar de sorteios durante trabalho de cobertura.

28

29

Tais princpios devem ser respeitados por todos os jornalistas e comunicadores, incluindo colunistas e comentaristas regulares ou eventuais. A opinio na RBS se divide da seguinte forma: Editoriais: expressam a opinio da empresa ou do veculo sobre um fato ou fenmeno da atualidade, tendo presente a linha editorial e os valores da RBS. Colunas, artigos, blogs e comentrios em web, rdio e TV de colaboradores internos ou regulares: as opinies expressas nestes espaos so vises pessoais e no necessariamente se alinham s opinies da empresa e do veculo. Contedo produzido pelo pblico externo: so artigos eventuais de terceiros, cartas, e-mails, posts, SMSs, telefonemas e comentrios em geral de usurios dos veculos da RBS e destinados divulgao em espaos editoriais.

Os espaos que aceitam colaboraes externas devem alertar os emissores da opinio, sobretudo os no habituados rea editorial, de que, em caso de ao legal movida por terceiros, eles podem vir a ser responsabilizados e condenados pelo contedo da manifestao.

4.3.2. OPINIO EM ARTIGOS, CARTAS E COMENTRIOS EXTERNOS A RBS estimula as contribuies externas e se reserva o direito de public-las de acordo com seus critrios editoriais. Os espaos de opinio destinados ao pblico e a colaboradores eventuais no devem divulgar comentrios ou opinies com contedo nitidamente discriminatrio ou ofensivo, que tenham carter publicitrio ou contenham apologia de crimes e comportamentos reconhecidamente condenveis. Diante de repetidas tentativas de violao das normas ticas da RBS, o autor pode ter suas colaboraes bloqueadas.

4.3.1. NORMAS GERAIS Os veculos da RBS e os detentores de espaos opinativos devem procurar deixar claro para o pblico o que opinio pessoal ou da empresa e o que informao apurada pelo veculo. Comentaristas, colunistas, comunicadores ou colaboradores externos que tenham envolvimento pessoal com o caso ou situao em questo devem deixar clara esta condio para o pblico.

4.3.3. OPINIO EM COLUNAS, BLOGS E ESPAOS DE COMENTRIOS EM WEB, RDIO E TV Ocupantes regulares de espaos de opinio no devem utiliz-los para a obteno de benefcios indevidos ou de natureza comercial. Em caso de dvida, o editor ao qual o espao est vinculado deve ser consultado previamente.

30

31

A RBS entende como positivo o contraponto s opinies. Se algum for diretamente mencionado em uma opinio com teor negativo ou crtico, tem o direito de expor sua viso nos espaos apropriados. Todas as manifestaes externas em contrrio a uma opinio ou posio de colunista devem ser tratadas respeitosamente.

Algumas regras deste captulo referem-se especicamente ao perodo eleitoral denido pela Justia Eleitoral a cada campanha. Antecedendo cada perodo eleitoral legal, a RBS torna pblicas as normas gerais contidas neste guia e as especcas relacionadas a cada eleio.

4.4.1. COBERTURA POLTICA A RBS no tem nem apoia candidatos e partidos. Os veculos da RBS procuram abrir espaos equilibrados e adequados aos partidos e seus candidatos, sem favorecimentos ou perseguies. Os partidos de baixa representatividade eleitoral tm cobertura de acordo com suas dimenses.

4.3.4. OPINIO EM EDITORIAIS Os editoriais divulgados por veculos da RBS tm como referncia a linha editorial do Grupo. Na defesa dos interesses de seus pblicos, os editoriais de mbito regional ou local podem apresentar posies prprias no necessariamente assumidas por outros veculos da RBS. Os editoriais devem ser sempre claramente identicados como opinio da empresa ou do veculo.

4.4.2. CONFLITO DE INTERESSES Os jornalistas e comunicadores da RBS esto impedidos de participar de atividades poltico-partidrias, tais como comcios, carreatas, campanhas publicitrias, que possam comprometer sua credibilidade jornalstica ou a credibilidade do prprio veculo. A RBS recomenda que seus jornalistas e comunicadores evitem manifestar publicamente sua preferncia partidria ou inclinao ideolgica, de modo a preservar sua independncia. A participao do jornalista ou comunicador na propaganda partidria durante o perodo eleitoral legal pressupe o afastamento do colaborador de suas atividades.

4.4. PARTIDOS E CAMPANHAS POLTICAS


Na relao com candidatos e partidos, os veculos e os jornalistas do Grupo RBS adotam permanentemente uma srie de preceitos que visam a preservar a credibilidade e a independncia dos prossionais e da empresa. O Grupo RBS entende como incompatvel a simultaneidade da condio de comunicador com acesso ao pblico e candidato a cargo poltico. No momento em que reconhecida ou ocializada esta condio, o comunicador deve deixar a empresa.

32

33

4.4.3. PESQUISAS ELEITORAIS A RBS divulga resultados de pesquisas eleitorais efetuadas exclusivamente por institutos de reconhecida credibilidade, desde que registradas conforme a lei e que no tenham sido encomendadas por partidos, candidatos ou governos. A notcia com os resultados deve informar como, quando, onde e com quantas pessoas foi realizada a pesquisa. O pblico deve ser informado tambm da margem de erro admitida pela pesquisa. Durante perodos eleitorais legais, no so divulgadas enquetes ou sondagens que no atendam aos requisitos acima. Os veculos da RBS no tratam as pesquisas como o principal elemento da cobertura eleitoral. Pesquisas so acessrias a uma cobertura que deve privilegiar as propostas e as biograas dos candidatos, alm do servio de eleies. 4.4.4. PUBLICIDADE ELEITORAL Durante o perodo eleitoral legal, os veculos da RBS no divulgam anncios publicitrios ou apedidos com resultados de pesquisas sobre inteno de voto. 4.4.5. TEXTOS DE TERCEIROS O Grupo RBS no publica artigos de candidatos durante perodos eleitorais legais, a menos que os textos quem caracterizados como parte da prpria cobertura da eleio e sejam divulgados de modo a contemplar diferentes lados em disputa.
34

5. COMUNICAO DIGITAL
O mundo digital e suas diferentes plataformas requerem cuidados especiais por parte dos jornalistas e comunicadores do Grupo RBS. A cultura digital exige de todos permanente aprendizado, atualizao e compartilhamento. Apesar das peculiaridades de tais plataformas, a ao dos veculos do Grupo RBS e de seus prossionais na internet segue os mesmos preceitos ticos exigidos para todas as mdias.

5.1. AO EM MDIAS SOCIAIS O Grupo RBS valoriza e estimula a presena de seus colaboradores nas mdias sociais, mas os jornalistas ou comunicadores devem levar em conta que, mesmo em carter pessoal, qualquer manifestao por este meio uma comunicao pblica na qual prevalece o regramento tico esperado na atuao prossional regular dos colaboradores.

5.2. CONFLITO DE INTERESSES Blogs e sites de comunicadores e jornalistas com carter editorial devem ser hospedados nas reas online da RBS, caso haja interesse da empresa.

35

5.3. IDENTIDADES ONLINE Nenhum colaborador pode criar identidades pessoais online valendo-se de marcas do Grupo RBS. Apenas veculos, programas, cadernos, sees, eventos etc. podem usar marcas associadas RBS e a seus produtos.

6. PUBLICIDADE
O Grupo RBS defende a liberdade de expresso comercial. Em consonncia com as normas ticas estabelecidas pelo Cdigo Nacional de Autorregulamentao Publicitria (Conar), a RBS se reserva o direito de no veicular anncios que ram princpios expostos neste guia.

5.4. INFORMAES INTERNAS Informaes de interesse exclusivamente interno sobre a RBS, seus veculos, prossionais ou parceiros empresariais no devem ser postadas em mdias sociais. Comunicaes de carter interno entre prossionais da empresa devem ser conduzidas pelos canais usuais e apropriados para este m, e no por meio de mdias sociais.

6.1. APEDIDOS O Grupo RBS se reserva o direito de no veicular apedidos ou comunicados pagos que contenham ofensas ou contedos de legalidade duvidosa. Em meios eletrnicos, tais textos no podem ser apresentados por comunicadores do Grupo.

5.5. MDIAS SOCIAIS COM MARCAS DA RBS Em blogs ou mdias sociais de marcas do Grupo RBS, no so permitidos comentrios de carter pessoal.

6.2. MERCHANDISING Qualquer ao de merchandising (interao com marcas comerciais ou endosso pessoal de marcas por comunicadores) s pode ser aceita em espaos caracterizados como entretenimento. Nestes casos, as aes devem ser submetidas previamente aos responsveis pelo produto na unidade e formalizadas pelas reas comerciais. Nos espaos em que isto possvel, as aes devem ser transparentes para o pblico.

5.6. PUBLICIDADE EM BLOGS E MDIAS SOCIAIS Blogs e mdias sociais de comunicadores em funo de jornalismo no podem vender mensagens comerciais disfaradas como contedo (merchandising). A publicidade em blogs e mdias sociais tambm deve ser identicada como tal para os usurios. A eventual venda de mensagens publicitrias em blogs pessoais ou mdias sociais de jornalistas e comunicadores deve ser feita em coordenao com as reas comerciais da empresa.
36

37

6.3. PARTICIPAO EM PUBLICIDADE Os prossionais em funo de jornalismo no podero participar de campanhas publicitrias de terceiros, exceto de campanhas sociais ou humanitrias sem ns lucrativos e com autorizao prvia do superior imediato.

7. AUTORREGULAMENTAO JORNALSTICA
O Grupo RBS valoriza e defende a adoo de instrumentos de autorregulamentao jornalstica em seus veculos. Em conformidade com o Programa Permanente de Autorregulamentao e com o Cdigo de tica e Autorregulamentao da Associao Nacional de Jornais (ANJ), que servem de referncia para este guia, os veculos da RBS devem adotar mecanismos e procedimentos autorregulatrios, dando prioridade s alternativas a seguir:

6.4. SEPARAO EDITORIAL E PUBLICITRIA Os veculos da RBS separam claramente para o pblico o que publicidade e espao jornalstico. Todo anncio que possa ser confundido com contedo jornalstico deve trazer um aviso de que se trata de publicidade. Os veculos da RBS no condicionam a realizao de coberturas ou seus enfoques jornalsticos venda de publicidade. A deciso de fazer ou no uma cobertura, a dimenso e o ngulo so de natureza estritamente editorial.

7.1. ACESSO A REDAES E JORNALISTAS Sempre que possvel, os telefones e e-mails de reprteres, editores e colunistas devem ser divulgados juntamente com o contedo. Todos os veculos devem expor claramente para o pblico, no prprio veculo ou na internet, formas de se entrar em contato com a redao e seus jornalistas.

6.5. USO DE CONTEDOS DA RBS Com o objetivo de se evitar uso fora do contexto original, a RBS desautoriza, sem consulta prvia, a reproduo de seu material editorial textos, fotos, udios, vdeos ou cpias dos mesmos em anncios publicitrios ou propaganda eleitoral. O contedo s poder ser utilizado depois da autorizao formal da RBS.

7.2. ATENDIMENTO AO PBLICO Todos os prossionais so responsveis por atender e dar respostas adequadas ao pblico. recomendada ainda a criao e manuteno de rea especializada em contatos com o pblico, a m de facilitar

38

39

o encaminhamento de sugestes, questionamentos e prestao de contas. Tais reas devem ser responsveis por concentrar o gerenciamento de e-mails e cartas e de acompanhar pedidos de correo em matrias e colunas. O setor tambm pode acompanhar crticas e comentrios nas redes sociais, repassando-os redao. 7.3. AVALIAES EXTERNAS So encontros eventuais com especialistas e segmentos da sociedade para identicar se a abordagem de determinado assunto pelo veculo precisa ou se necessita de aperfeioamentos. Nas reunies, devem car claras a natureza consultiva do encontro e a posio de independncia do veculo. 7.4. CARTA OU BLOG DO EDITOR So colunas ou blogs criados e mantidos por editores para comunicar mudanas ao pblico e para explicar, com clareza e transparncia, critrios de tomada de deciso editorial. 7.5. COMITS EDITORIAIS So grupos formados por dirigentes e editores de determinado conjunto de veculos ou rea geogrca para avaliar questionamentos do pblico ou de setores da sociedade, analisar procedimentos adotados e dirimir dilemas de natureza tica, de acordo com este Guia de tica e Autorregulamentao Jornalstica.

7.6. CONSELHOS DE PBLICO Todos os veculos devem manter pelo menos um conselho de pblico (grupos de leitores, ouvintes, telespectadores ou internautas que se renem periodicamente com dirigentes da unidade, editores e colunistas para avaliar a conduo de temas pelo veculo). Os conselhos oferecem sugestes e fazem um exerccio crtico sobre procedimentos adotados pelos veculos.

7.7. CONSULTAS DE AFERIO DE PRECISO E CREDIBILIDADE So sondagens peridicas com fontes, via telefone, internet ou pessoalmente, para conferir se declaraes e informaes prestadas ao veculo foram reproduzidas adequadamente.

7.8. DIREITO DE RESPOSTA Independentemente de eventual demanda judicial, os veculos, quando solicitados, devem procurar oferecer espaos de resposta. Tal procedimento serve para divulgar verses de pessoas ou organismos acusados ou mencionados diretamente nos veculos do Grupo. O espao para a resposta, tanto para notcias quanto para opinies, deve partir do pressuposto tico de contribuir para a elucidao da verdade e de oferecer a visibilidade adequada a diferentes lados de uma histria.

40

41

7.9. ESPAOS PARA CRTICAS Espaos regulares para divulgao de crticas e comentrios do pblico sobre procedimentos do veculo em relao a seu contedo.

7.12. PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ) Todos os veculos devem criar, manter e atualizar nos seus respectivos sites uma lista de respostas s questes mais frequentes levantadas pelo pblico. Tais respostas, formuladas pelos responsveis pelo produto ou editores, devem ser claras e estar permanentemente disponveis na internet.

7.10. OUVIDORIAS COM A SOCIEDADE So reunies regulares com representantes da sociedade para ouvir suas percepes sobre o produto, recolher observaes, crticas e sugestes e explicar condutas editoriais.

7.13. PESQUISAS DE OPINIO So pesquisas ou enquetes que visam a recolher, junto ao pblico, percepes sobre o produto e seu comportamento editorial, no conjunto ou em algum caso especco. Tais sondagens podem aferir tambm o grau de interesse pelo contedo e a propriedade da escolha e abordagem de temas jornalsticos.

7.11. PERGUNTAS REDAO Em situaes de grande repercusso ou polmica, recomenda-se que as redaes abram espaos editoriais, nos prprios veculos ou seus sites, para que os editores respondam a questionamentos do pblico sobre procedimentos e decises relacionados a determinada cobertura. Em veculos eletrnicos, tais instrumentos de relacionamento e esclarecimento sobre critrios editoriais podem ser mantidos via internet.

42

43

8. DECLARAO DE CHAPULTEPEC
O Grupo RBS defende a adoo e estimula a aplicao dos princpios expressos na Declarao de Chapultepec, assinada por chefes de Estado durante a Conferncia Hemisfrica sobre Liberdade de Expresso realizada na Cidade do Mxico em 11 de maro de 1994. Tais princpios so a base de sociedades que reconhecem na imprensa livre um dos fundamentos essenciais da democracia. Uma imprensa livre condio fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade. No deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expresso ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicao. Porque temos conscincia dessa realidade e a sentimos com profunda convico, firmemente comprometidos com a liberdade, subscrevemos esta declarao com os seguintes princpios: I No h pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expresso e de imprensa. O exerccio dessa no uma concesso das autoridades, um direito inalienvel do povo. II Toda pessoa tem o direito de buscar e receber informao, expressar opinies e divulg-las livremente. Ningum pode restringir ou negar esses direitos. III As autoridades devem estar legalmente obrigadas a pr disposio dos cidados, de forma oportuna e equitativa, a informao gerada pelo setor pblico. Nenhum jornalista poder ser compelido a revelar suas fontes de informao.

IV O assassinato, o terrorismo, o sequestro, as presses, a intimidao, a priso injusta dos jornalistas, a destruio material dos meios de comunicao, qualquer tipo de violncia e impunidade dos agressores, afetam seriamente a liberdade de expresso e de imprensa. Esses atos devem ser investigados com presteza e punidos severamente. V A censura prvia, as restries circulao dos meios ou divulgao de suas mensagens, a imposio arbitrria de informao, a criao de obstculos ao livre fluxo informativo e as limitaes ao livre exerccio e movimentao dos jornalistas se opem diretamente liberdade de imprensa. VI Os meios de comunicao e os jornalistas no devem ser objeto de discriminaes ou favores em funo do que escrevam ou digam. VII As polticas tarifrias e cambiais, as licenas de importao de papel ou equipamento jornalstico, a concesso de frequncias de rdio e televiso e a veiculao ou supresso da publicidade estatal no devem ser utilizadas para premiar ou castigar os meios de comunicao ou os jornalistas. VIII A incorporao de jornalistas a associaes profissionais ou sindicais e a filiao de meios de comunicao a cmaras empresariais devem ser estritamente voluntrias. IX A credibilidade da imprensa est ligada ao compromisso com a verdade, busca de preciso, imparcialidade e equidade e clara diferenciao entre as mensagens jornalsticas e as comerciais. A conquista desses fins e a observncia desses valores ticos e profissionais no devem ser impostos. So responsabilidades exclusivas dos jornalistas e dos meios de comunicao. Em uma sociedade livre, a opinio pblica premia ou castiga. X Nenhum meio de comunicao ou jornalista deve ser sancionado por difundir a verdade, criticar ou fazer denncias contra o poder pblico.

44

45

9. NDICE REMISSIVO
Ao em mdias sociais, 35 Acesso redao e jornalistas, 39 Acusaes citao de nomes, 15 imparcialidade, 16 Adolescentes, 18 Aferio, consulta de, 41 Almoos, participao em, 27 Ameaas, 16 Amostras, 27-28 Apedidos, 37 Artigos, 31 Atendimento ao pblico, 39-40 udio, 19 Autorregulamentao jornalstica, 39-43 Avaliaes externas, 40 Blog, 30-32 do editor, 40 Boatos, 22 Brindes, 27-28 Campanhas polticas, 32-34 Carta, 31 do editor, 40 Censura, 16 Chapultepec, Declarao de, 44-45 Citao nomes, 15 outros veculos de comunicao, 17 Cobertura poltica, 33 Colunas, 30-32 Colunistas, 30-32 Comentrios externos, 31 Comentaristas, 29-31

Comit editorial, 6-7 Comunicao digital, 35-36 Concursos, 27 Conduta prossional, 24-29 Conito de interesses, 25 comunicao digital, 35 poltica, 33 Conselhos de pblico, 41 Consulta de aferio de preciso e credibilidade, 41 Contedos da RBS, uso de, 38 Correes, 17 Cortesias, 27 Credibilidade consulta de aferio, 41 Crianas, 18 Crimes, vtimas de, 24 Criminosos, 18 Crticas, espao para, 42 Declarao de Chapultepec, 44-45 Denncias annimas, 22 Direito de resposta, 41 Documentos, 18 apcrifos, 22 Dossis, 22 Editor carta e blog, 40 Editoriais, 30 Comit editorial, 6-7 Entrevistas, 25 tica, 14-34 e autorregulamentao, 6-7 Eventos, participao em, 27 Fonte, identicao da, 20 Freelancers, 25-26 Gife, 11 Hospedagens, 29
47

46

Identidades online, 36 Identicao, 18-19 da fonte, 20 Imagens e udio, 19 Imparcialidade, 20 Independncia, 21 Informao em o-the-record, 20 Informaes exclusivas, 26 Informaes internas, 36 Instituto Ethos, 11 Internet, 35-36, 39, 42 Iseno, 26 Jantares, participao em, 27 Jornalistas, acesso aos, 39 Liberdade de imprensa, 44-45 Linha editorial, 12-13 Marcas da RBS, 36 Material editorial, fornecimento de, 25 Mediaes, 26 Merchandising, 37 Mdias sociais, 36 marcas da RBS, 36 Misso, 8 Nomes, citao de, 15 Normas gerais, 30-31 Opinio, 29-32 Pesquisa de, 43 Opinies pessoais artigos, 31 blogs, 30-31 cartas, 31 colunas, 31-32 colunistas, 32 comentrios em web, 30-31 comentrios externos, 31 comentaristas, 30-31 editoriais, 30-31

rdio, 30-32 TV, 30-32 Ouvidorias, 42 Palestras, 26 Parentesco, 20 Participao do pblico, 21 Partidos polticos, 32-34 Perguntas Redao, 42 frequentes (FAQ), 43 Pesquisas de opinio, 43 eleitorais, 34 Poltica partidos e campanhas, 32-34 Preciso, 21 consulta de aferio, 41 Preconceito, 22 Prmios, 27 Presentes, 27-28 Princpios de Sustentabilidade Empresarial, 10-11 Privacidade, 22 Produo jornalstica, 15-24 Prossionalismo, 24-29 Publicaes externas, 28 Publicidade, 37-38 eleitoral, 34 em blogs e mdias sociais, 36 Pblico perguntas frequentes (FAQ), 43 atendimento, 39-40 conselhos de, 41 Rdio, 30-32 Redao acesso , 39 perguntas , 42 Responsabilidade social empresarial, 11

48

49

Resposta, direito de, 41 Rumores, 22 Separao editorial e publicitria, 38 Sequestros, 22-23 Situaes de risco, 28 Sorteios, 28 Suicdios, 23 Sustentabilidade empresarial, 10-11 Textos de terceiros poltica, 35 Transparncia, 23 TV, 30-32 Valores, 9-10 Vericao, 23-24 Viagens, 29 Vtimas de crimes, 24 Web, comentrios em, 30-32

50

You might also like