You are on page 1of 20

02_Artigo.

fm Page 19 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

Aids e Religio: aproximaes ao tema


AIDS AND RELIGION: APPROACHES TO THE THEME
Resumo O dilogo o eixo central da presente reexo. Admitimos que vivemos um tempo em que os desaos sobre do HIV/aids, em nosso cotidiano, superam as possibilidades das teologias em acompanh-los e propor mudanas. As perguntas novas feitas pela urgncia da vida, nos corpos que vivem a companhia da doena e da experincia da soropositividade, exigem um olhar atento que contemple os aspectos religiosos signicativos. O caminho percorrido no texto foi o de indagar criticamente sobre uma viso religiosa que associa a doena a um castigo divino, e no como uma contingncia da experincia humana. Tambm tratamos criticamente as concepes de sexualidade que no acolhem a diversidade de percepes das relaes humanas ou que contemplam relaes no hedonistas. A viso teolgica, marcada pelo propsito de reviso dos discursos normativos e culpabilizadores, entrou no debate da temtica contrapondo-se s lgicas de excluso e sacrifcio, projetadas pelo atual sistema de mercado. Ao enfrentar teologicamente a discusso da aids, o texto problematizou a viso de uma teologia estagnada e alicerada em verdades imutveis, propondo iniciar algumas revises, abrindo as portas ao dilogo e recusando-se a armar certezas inabalveis. Palavras-chave CORPO DOENA SEXUALIDADE GNERO SISTEMA DE MERCADO TEOLOGIA. Abstract Dialogue is the central focus of the present reection. We admit that we live in a time in which the daily challenges of HIV/aids have surpassed the possibilities offered by theologies to accompany and suggest changes. The new questions that emerge from the urgency of life within the bodies that live with the disease and the experience of seropositivity demand an attentive look that contemplates the signicant religious aspects. The text critically investigates the religious vision that associates the disease to a divine punishment and not to a contingency of the human experience. It critically approaches the conceptions of sexuality that do not accept the diversity of perceptions of the human relationships, or contemplate non-hedonistic relationships. The theological vision marked by the purpose of reviewing normative and blaming discourses entered this debate as an opposition to the logic of exclusion and sacrice, designed by the present market system. By theologically confronting the discussion on aids, the text problematizes the vision of a stagnated theology founded on unchangeable truths and proposes to initiate revisions, thus opening doors to dialogue and refusing to afrm unshakable certainties. Keywords BODY DISEASE SEXUALITY GENDER MARKET SYSTEM THEOLOGY.

TNIA MARA VIEIRA SAMPAIO Faculdade de Cincias da Religio/UNIMEP


tsampaio@unimep.br

impulso n 32

19

02_Artigo.fm Page 20 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

INTRODUO

compromisso desta reexo com o dilogo entre pessoas que desejam construir suas aes cotidianas como respostas s exigncias e urgncias dos corpos para viverem uma vida digna. Alicerado no propsito de que todas as pessoas, sem excluso das pessoas soropositivas, no tenham que renunciar ao desejo e ao prazer de viver, fundamental assumir esse espao de dilogo sobre a realidade da aids e seus desaos para a religio. O desejado para esse momento que, antes de pronunciar a palavra, haja a escuta; antes de repreender as reclamaes e exigncias, haja a acolhida em silncio; antes de rejeitar tecendo julgamentos, haja aproximao e carinho. Inaugurem-se: tempos de desejo e desejo de tempos para aprender com a outra pessoa, para sonhar novos sentidos para a existncia, para armar a vida!1 Trata-se de um convite a re-pensar e re-inventar tanto as nossas relaes atravs de sensibilidades e gestos de compromisso solidrio, como tambm re-pensar e re-inventar a teologia (como discurso humano, sobre Deus, que . Portanto, ato segundo, organizado posteriormente experincia religiosa vivenciada pelas pessoas em suas distintas histrias de vida). A tarefa que se apresenta para a teologia a de enfrentar um dilogo acadmico, no que diz respeito sua construo de saber nos aspectos que reetem diretamente na abordagem do HIV/aids. Admitindo que a teologia um conhecimento sistematizado atravs dos cdigos de linguagens disponveis nas culturas, pode-se compreender a pertinncia de que esse saber realize processos de re-signicao de suas concepes. Prope-se, como pressuposto, uma dimenso de provisoriedade e precariedade nas verdades teolgicas como elemento constitutivo de seu processo histrico-contextual. A teologia tem diante de si revises a empreender no dilogo com outros saberes humanos. As construes de saber so datadas, contextualizadas, sexuadas, racicadas, socialmente classicadas e implicam relaes de poder que precisam ser identicadas para desencadear processos de des-construo e construo. Produo do saber e exerccio do poder, longe de se constiturem em esferas estanques e separadas, aparecem historicamente indissociadas.2 A correlao evidente entre poder e saber trar consigo, portanto, a pergunta pelo mtodo de construo do conhecimento e seus pressupostos bsicos.

1 A teologia desejada, neste contexto concreto, aquela que, antes de pronunciar a palavra, escuta; antes de repreender as reclamaes e exigncias, acolhe em silncio; antes de rejeitar tecendo julgamentos, aproxima-se e cala-se. Trata-se de um convite a rever nossos discursos teolgicos, marcados pelos dogmas e doutrinas, que suprimem, por vezes, a capacidade de fazer novas experincias de Deus, pronunciar palavras e experimentar gestos de ternura em relao ao outro. Cf. aids: Desao Pastoral e Solidariedade. Colgio Episcopal da Igreja Metodista, 1996. 2 NUNES, 1995, p. 10.

20

impulso n 32

02_Artigo.fm Page 21 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

O movimento dinmico pensado para a produo teolgica pode ser animado pela transitoriedade que marca diversas problematizaes que comeam a surgir no interior de vrias cincias. Por curioso que possa parecer, no invoco as novidades em cincias humanas e sociais como balizadoras dessa inteno terico-metodolgica. Agrada-me a desestabilizao que ocorre nas ltimas dcadas nas cincias denominadas exatas ou da natureza. Suas verdades, construdas e sustentadas no mundo do saber como armaes imutveis e absolutas, entraram em processo de profunda reviso e provisoriedade. As verdades e certezas esto sob suspeita, passveis de interrogaes. No h como armar seno provisrias e incertas certezas. A teologia, sendo analisada como organizao de saber, ter de localizar histrica e culturalmente seus fundamentos. Imprescindveis sero as revises para empreender o dilogo com outros saberes humanos e responder s questes contemporneas. Pode ajudar reexo reconhecer que essa trajetria de construo j conhecida na histria da teologia e da formulao de seus dogmas (por exemplo, eucaristia, cristologia... no foram o que so hoje desde sempre, ad-eterno; so construes datadas, contextualizadas, sexuadas, racicadas, socialmente classicadas, portanto, historicamente demarcadas). Dessa maneira, atuar na preveno da aids uma possibilidade que desaa todas as pessoas e a sociedade a um processo de denncia, des-instalao, des-construo daqueles discursos normativos e culpabilizadores do corpo. No mbito tanto das relaes como no da construo do saber teolgico, a re-visita necessria. Entre outros exemplos, comeo por destacar o instigante ttulo da obra do fsico Ilya Prigogine, O Fim das Certezas. Tempo, caos e as leis da natureza. Tal proposio assume, no campo do debate transdisciplinar, a fora interpelativa s cincias (e, entre elas, a prpria teologia) para reverem sua proclamao de verdades universais irreversveis. Em suas palavras, assistimos ao surgimento de uma cincia que no mais se limita a situaes simplicadas, idealizadas, mas nos pe

diante da complexidade do mundo real, uma cincia que permite que se viva a criatividade humana como a expresso singular de um trao fundamental comum a todos os nveis da natureza.3 As noes de instabilidade e caos na obra de Prigogine apontam para uma nova formulao das leis da natureza que no mais se assenta em certezas, como as leis deterministas, mas avana sobre possibilidades.4 Na busca de mudanas na elaborao teolgica, com a nalidade de considerar as atuais questes que o HIV e a aids propem nossa contemporaneidade, a expresso do autor avanar sobre possibilidades sobressai de seu texto e apresenta-se como smbolo propiciador de horizontes. Um tempo de possibilidades acolhe o desejo que temos de instaurar perguntas para a teologia que ajudem a encarar alguns dos aspectos relevantes ao cotidiano da aids. Selecionamos do universo de questes teolgicas pertinentes ao tema algumas como o imaginrio social da doena e a teologia crist, as lgicas de excluso e sacrifcio no mercado mundializado, as matrizes de gnero e suas implicaes ao tema e a prpria viso de sexualidade no mbito religioso e do imaginrio constitudo.

AIDS E DOENA
O imaginrio social da doena na cosmoviso religiosa
A aids em seu princpio histrico, a partir de 1983, trouxe luz um repertrio de preconceitos e estigmatizaes que estavam ou adormecidas na conscincia de muitas pessoas ou silenciadas propositalmente por outras. A constatao do aparecimento do vrus fez emergir no apenas as questes de ordem da sade, mas trouxe tona questes de cunho moral e religioso que prontamente se organizaram em um discurso normativo culpabilizador do corpo e suas relaes.
A aids foi marcada como uma doena moral, adjetivando a morte do portador do HIV por meio de cdigos socialmente constitudos. Em consonncia com as
3 4

PRIGOGINE, 1996, p. 14. Ibid., pp. 14-31.

impulso n 32

21

02_Artigo.fm Page 22 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

prprias expectativas da sociedade, a cincia identicava anticorpos do vrus HIV no organismo de pessoas que podiam facilmente ser delimitadas dentro de um grupo com determinados cdigos de comportamento. Estavam rmados o preconceito, o terror e o isolamento, esquecendo-se que, no entanto, grupos humanos no vivem isolados, nem so imveis. Dava-se muito mais importncia, por exemplo, ao contgio pelo HIV via drogas intravenosas ou relaes homossexuais. Esqueceu-se que um modo tambm comum de transmisso, a transfuso de sangue contaminado, poderia afetar qualquer pessoa, muitas vezes sem que esta nem ao menos soubesse (j que o vrus pode car latente vrios anos).5

O imaginrio social, povoado de compreenses quanto a determinadas doenas graves estarem relacionadas ao mal que advm sobre uma sociedade e intimamente relacionadas culpa de suas vtimas,6 teve no advento da aids a oportunidade de substituir doenas como a lepra7 na Idade Mdia e a tuberculose no sculo XIX pela aids no nal do sculo XX, todas marcadas por um conjunto simblico negativo que de tempos em tempos reincidem nessa construo simblica que associa doena e cura a processos de bem e mal, com contornos religiosos tambm. A busca de explicaes da sade e da doena em causas sobrenaturais ou como manifestao da vontade dos deuses uma realidade observada em diferentes civilizaes j desde a Antiguidade. Cada sociedade com maior ou menor intensidade recorre s tradies religiosas disponveis para ler e enfrentar sua cotidianidade.8 Na tradio judaico-crist, uma das matrizes religiosas predominantes na realidade brasileira, prevaleceu uma concepo teolgica sacerdotal oriunda do sculo IV a.C., na qual as purezas e impurezas do corpo manifestavam a bno ou
5 6

castigo de Deus. A despeito de no ser essa a nica concepo teolgica veiculada na Bblia sobre sade e doena, foi essa a que prevaleceu em sintonia com outros simbolismos culturais e religiosos de outras matrizes. H que se constatar uma expressiva e predominante viso do cristianismo, explcita e fortemente propagada na Idade Mdia, que vinculava a concepo de pecado com a punio divina e, em correlao, a doena a um castigo divino. Seja na perspectiva de uma punio/ castigo com ns restauradores pelo sofrimento, seja na perspectiva de que a possibilidade de cura dependia do arrependimento humano ou do milagre divino. No fundo, essa perspectiva de que doena e pecado se articulam assim como cura e perdo , prevaleceu no imaginrio social durante muito tempo na histria e no se ausentou totalmente na atualidade. Independentemente de concordarmos ou no com tal associao e, particularmente, penso que temos de confront-la duramente , de se constatar que nesse aspecto residem tramas de poder do discurso religioso hegemnico. H mecanismos de controle social que normatizam a vida cotidiana e, portanto, tm reexos econmicos e polticos fundamentais. O imaginrio social possui papel signicativo na construo da coeso social e resultante no apenas de decises do mbito racional. O imaginrio social,
como um sistema simblico, reete prticas sociais em que se dialetizam processos de entendimento e de fabulao, de crenas e de ritualizaes. (...) o imaginrio social, enquanto produes discursivas, se organiza sob a forma de mitos, religies e ideologias polticas. So formas de dizer o mundo dos homens e dos deuses. So produes de sentidos que circulam na distribuio de papis sociais. Isso vivido de tal modo pelos indivduos que passa a representar para o grupo o sentido de verdadeiro.9
9

SOARES, 2001, p. 84. SONTAG, S. 1989, pp. 20-21, apud SOARES, 2001, p. 87. 7 Empregamos aqui o termo lepra, e no hansenase, em virtude de ele ser utilizado no perodo ao qual estamos nos referindo. 8 MONTEIRO, 1999.

TEVES, 2000, p. 190.

22

impulso n 32

02_Artigo.fm Page 23 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

Historiadores como Delumeau e Le Goff, que contriburam para o conhecimento sobre a Idade Mdia, no que diz respeito sua construo do pensamento e das marcas profundas sobre a concepo ocidental de mundo, apontam para o fato de que as pestes, as doenas graves sem perspectivas de curas eram atribudas a pecados individuais ou coletivos.10 Esse fato gerou ao longo da histria inmeros processos de excluso social, de rituais de sepultamento de pessoas vivas e incontveis condenaes morte, como mecanismos de proteo e salvao da coletividade. A profunda aproximao dos binmios sade/doena e vida/morte com a vontade divina foi eixo da construo do imaginrio social punitivo s pessoas portadoras de doenas graves. Isso se pode observar no caso da lepra, ao longo da Idade Mdia. O combate no era doena, mas pessoa doente. A pessoa perdia sua identidade civil e religiosa. Ou se praticava o extermnio dessas pessoas ou sua excluso da comunidade era precedida por rituais civis (de julgamento, em alguns casos) e rituais religiosos, nos quais a pessoa doente era declarada morta, com possibilidade de ressurreio aps a morte segundo a vontade de Deus. Em distintas partes da Europa se instaurou a acusao e a perseguio s pessoas consideradas leprosas. A participao do poder pblico e de autoridades eclesisticas pode ser vericada, em especial atravs da instaurao, tramitao de processos e dos julgamentos. A anlise dos documentos demonstra que estas autoridades, e dentre elas guravam tambm representantes do alto clero, tambm partilhavam da postura e dos medos que assolavam a populao.11 O que chama a ateno que esse imaginrio social coletivo presente no mundo medieval e europeu em relao hansenase atravessou a histria, marcando o modo de se encarar outras doenas, como a j mencionada tuberculose, que foi associada a comportamentos bomios e desregrados, a artistas, escritores e poetas,12 seguindo com seus reexos nos dias atuais e irradiando-se
10 11 12

Apud MONTEIRO, 1999. MONTEIRO, 1999. SOARES, 2001, p. 88.

para outras facetas da vida cotidiana. A identicao da aids nos anos 80 como doena extremamente grave e sem perspectivas de cura em curto prazo histrico encontrou morada nesse imaginrio povoado pela crena de que as bnos e castigos das divindades repousam sobre a corporeidade humana na forma de sade ou doenas. A correlao estabelecida entre o comportamento das pessoas e sua culpabilidade sobre o mal que acontece em seu corpo parece ser uma necessidade humana de explicar seus impasses diante da morte. No mbito do debate da teologia (em seu marco ocidental judaico-cristo) no to diferente. Pode-se armar que h uma profunda contribuio de determinadas correntes teolgicas advindas das leituras feitas do texto bblico que reforam essa perspectiva. Contudo, importante reconhecer que h na Bblia momentos de profunda tenso teolgica quando se deseja armar o sofrimento humano, as dores que sobrevm ao corpo como castigo de Deus. H que se constatar que a teologia, enquanto sistematizao de um conhecimento sobre Deus e a experincia religiosa, est marcada por profundas questes de poder. Compreender alguns dos aspectos dessa tenso teolgica pode nos ajudar a resgatar elementos importantes no debate hodierno da aids e as religies de matriz crist quando invocam esse imaginrio culpabilizador do corpo por suas doenas. O livro de J, no Primeiro Testamento da Bblia, exemplar nesse tipo de contenda teolgica. A tradio religiosa de seu tempo, dominada pelos sacerdotes e pela estrutura sacricial do templo, organizava o cotidiano distribuindo atestados de pureza e impureza aos corpos das pessoas: e essas condies diziam respeito s doenas, aos sangues, s comidas ingeridas etc.13 O personagem, J, ao ter seu corpo duramente atingido pela doena, vai armar que seu sofrimento inocente e no tem de que se arrepender. Sua consso de que a experincia humana lugar das contradies nas quais o corpo experimenta
13

Cf. Levtico, captulos 4 a 25.

impulso n 32

23

02_Artigo.fm Page 24 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

prazeres e dores como contingncias de sua humanidade, socialmente construda tambm sua consso em um Deus que o acompanha solidrio, em seu sofrimento, mas no o sobrecarrega com culpas e castigo. O grande drama dessa histria de J que ele vive o sofrimento profundo das chagas de seu corpo sem negar a existncia de Deus e sem responsabiliz-lo pelo que lhe acontece, e ademais disso desfere profundas crticas perversa teologia ocial de seu tempo uma teologia acreditada e ensinada pelos lderes religiosos da sua poca, que diziam que o corpo sofrido era conseqncia do pecado e sinal do castigo de Deus. Acontece que essa teologia no s justicava o sofrimento (pela doena, pela pobreza, pela marginalizao social), mas legitimava a prosperidade dos injustos e violentos que acumulavam bens e poder custa da opresso desses grupos sociais. A condio de cura/salvao desse corpo passava pela obrigatoriedade dos ritos de puricao sob o controle sacerdotal e implicava pagar pelos sacrifcios necessrios no templo (espao econmico e religioso dominado pelas famlias sacerdotais). Buscando contextualizar o debate teolgico apresentado acima, importante mencionar que o perodo de repatriamento dos israelitas pelos persas organizou-se atravs da reconstruo do templo em Jerusalm (em torno do sculo IV a.C), o que funcionou como elemento importante de re-organizao da identidade poltica, cultural e econmica desse povo. Ocorre que aspectos do conito entre o grupo que estava regressando e aquele que havia permanecido na terra caram encobertos pela construo de uma teologia retributiva, altamente sacricial. No h como negar que a classe sacerdotal e os que estavam ao seu redor em Jerusalm se beneciaram tanto dos dzimos cobrados aos trabalhadores do campo para a sustentao desse projeto de reconstruo quanto dos resultados acumulados pelos sacerdotes, frutos dos sacrifcios de reparao e pecados que se estabeleceram como novidades na experincia religiosa do povo. Aos antigos sacrifcios, j conhecidos na histria de Israel, os dois acima mencionados se-

ro acrescentados e regulamentados pelo segundo templo, conforme consta no livro da Bblia Levtico, captulos 4 e 5. O rito celebrativo desses sacrifcios deixa claro as situaes que impem a um corpo sua condio de impureza, exigindo a passagem pelos ritos sacriciais de puricao. Hemorragia, parto, lepra, cadver tocado, algo dito falando por falar... tudo isso motivo de sacrifcio, de pagamento (Lv 5,1-5).14 Na dependncia do tamanho da impureza estavam tambm a espcie e a quantidade de animais ou de farinha que se tinha de depositar no altar (para uso e controle da classe sacerdotal), a m de ter restabelecida a sanidade/pureza ao corpo como condio nica para participao na bno de Deus. As vtimas oferecidas no ritual de sacrifcio eram alimento dos sacerdotes, com exceo do sacrifcio feito para puricar seus prprios pecados. O povo no participava dessa comida. Igualmente com a farinha que cava de posse dos sacerdotes, procedia-se o armazenamento em vista de ser alta a quantidade exigida por cada impureza cometida no cotidiano da vida das pessoas. Essa construo teolgica que l as relaes do cotidiano com o trabalho, com as lidas da casa, com as ocorrncias do corpo em suas doenas e expresses essenciais de existncia (como sangue da menstruao e parto, o smen e demais excrees, a morte...) como passveis de conferir impureza ao corpo coloca esse corpo sob controle religioso e revela uma sacralizao de uma economia de subordinao dos enfraquecidos em tal ordem de coisas. Nesse contexto, preciso considerar o tenso dilogo de J e seus amigos. Est em pauta a discusso desse modelo estrutural sacralizado pela viso de Deus propagada. Um corpo doente evoca no imaginrio coletivo todos os medos de que no apenas a pessoa mas toda a comunidade pode ser vitimada pela doena desconhecida e, nesses casos, os mediadores da realidade e das aes divinas ganham espao com suas lgicas explicativas da condio do corpo pouco sabida. O que outrora acontecera com o corpo de J e com os corpos doentes da Idade
14

GALLAZZI, 1991, p. 51.

24

impulso n 32

02_Artigo.fm Page 25 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

Mdia e do sculo XIX passou a acontecer com os corpos surpreendidos pela aids nos anos 80. A lgica da retribuio individual apresentada no ritual de puricao sacricial, na qual Deus apenas manifesta sua bno aps o reconhecimento de pecado desse corpo, aprisiona os pobres, as mulheres e os doentes a esse crculo eterno de estar na maior parte de sua vida e cotidiano atingidos pela mal-dio de Deus. Essa anti-teologia esse discurso sobre Deus que profere o mal sobre a vida e a corporeidade das pessoas em seus sofrimentos e prazeres precisa ser denunciada. Embora corra na contramo das lgicas religiosas predominantes no imaginrio social, ser fundamental identicar as esferas de poder favorecidas por esse discurso disponvel na cultura que, constituindo o imaginrio coletivo, servem aos processos de coeso e coero social, os quais favorecem aos setores dominantes em detrimento de uma condio de vida digna e prazerosa das pessoas em geral.
contra essa teologia essa m teologia que J vai perder a pacincia pacientemente. J vai reivindicar legitimidade. Ou seja, o direito de, a partir de seu corpo doente, sofrido, desgurado, discutir o sagrado, discutir as imposies da Teologia da retribuio, a teologia ocial de sua poca. A partir de seu corpo, J vai fragmentar e discutir a pastoral da justicao das distores da realidade. J vai exigir, a partir de seu corpo, uma nova espiritualidade que se alimente das materialidades, dos corpos humanos com suas lutas e prazeres (...). Se entendemos a pacincia de J na impacincia de seu corpo doente e sofrido, doente e maldito, exigindo participar da experincia do sagrado... talvez assim possamos nos aproximar mais dessa pacincia revolucionria e renovadora de J.15

Nesse livro de J temos a expresso da complexidade da experincia de viver e buscar as explicaes para o sofrimento que se vive. J ar15

ma sua inocncia e nessa sua f em Deus, mesmo conhecendo as tradies teolgicas de seu tempo que armavam Deus como um ser supremo distribuidor de castigos e bnos s pessoas, e ao povo em geral, medida de sua delidade s leis ele busca a experincia do sagrado no sentido de ultrapassar essa lgica de mritos (prmios) e castigos. Ou seja, ultrapassar essa lgica de um Deus retribuidor.16 Sua armao de f em Deus vai de encontro teologia professada por seus amigos, se que podemos assim chamlos. Eles esto convencidos teologicamente de que h em J faltas graves para que Deus o castigue com a pobreza, com a perda da famlia e com a doena que lhe dilacera o corpo. Esse homem, do corpo marcado pela doena, vivendo sua f em um Deus da companhia solidria e que com ele se relaciona por pura gratuidade e no por meio de retribuio, pode viver tempos de dignidade, a despeito do sofrimento. Essa sua possibilidade de vida digna a despeito de sua contingncia humana no obra de merecimento, nem de castigo, ou retribuio por qualquer arrependimento, mas, isso sim, acontece como fruto de sua f na graa de Deus. Ao de Deus acreditada como ato de amor que se antecipa a ns por pura gratuidade, por solidariedade, e no por exigncia de trocas. Os amigos, que vo fazer companhia a J em seu sofrimento, dispem da teologia predominante como arcabouo explicativo da realidade. Fazem companhia solidria em seu entendimento honesto de que essa a maneira de entender a realidade, no desconam nem duvidam de que essa formulao sobre Deus pode estar ocultando a Deus mais do que reverenciando-o. Ao sentar-se ao lado de J quase no podem pronunciar qualquer palavra, tal a exigncia de justia e misericrdia desse corpo ante tanto sofrimento. O silncio marca o primeiro tempo. E nele no reside o problema, ao contrrio. Em muitos momentos, a companhia em silncio o melhor conforto. A questo se apresenta problemtica quando J comea a desaar o Deus aprisionado/
16

PEREIRA, 1990, pp. 11-19.

Ibid., pp. 17-18

impulso n 32

25

02_Artigo.fm Page 26 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

veiculado nessa teologia da retribuio, dizendo que no havia nele pecado nem culpa a reparar. Sofria o sofrimento inocente, fruto das contingncias da experincia humana em sociedade e, portanto, no tinha do que se arrepender.17 Naqueles amigos que fazem o primeiro movimento do silncio no havia ouvidos para escutar, desse corpo doente, o que lhes parecia uma blasfmia. Seu imaginrio social estava povoado dos sentidos e interpretaes daquele evento simblico: um corpo marcado pelas chagas, pela pobreza e pela misria generalizada... tudo parecia indicar o abandono de Deus. O silncio veementemente trocado pelos muitos discursos teolgicos proferidos pelos amigos. Eles tm necessidade de fazer calar a voz de J e lev-lo com urgncia compreenso de seus pecados e impurezas para que aquele corpo tivesse ainda alguma alternativa de salvao. O corpo sofrido de J exigente, pede explicaes, in/con-voca a Deus para ouvir suas reclamaes. Na contramo da tradio religiosa predominante J arrisca uma nova teologia, fala de um Deus da graa que em nada se parece com esse Deus distribuidor de castigos defendido em seu tempo. Em sua teologia ele acusa as lideranas religiosas de inventar mentiras para defender a Deus (J 13.1-8), acusa esse Deus de ser o causador de seu sofrimento (J 16.6-12), recusa-se a discutir com os mediadores, quer falar diretamente com Deus, este defendido pela teologia da retribuio (J 23.1-17).18 A teologia sistematizada na fala de seus amigos anuncia que no h possibilidades de questionamentos, s de subordinao; J confessa sua f em um Deus to distinto da concepo predominante que provoca a indignao de seus amigos. Eles vo insistir que Deus cuida e salva o justo, ao que J contra argumenta dizendo ser mentira, pois o justo vive sofrimentos tambm; dizem que Deus julga e castiga aos opressores e injustos e J responde ser essa outra mentira, na medida em que a realidade demonstra que muitos
17 18

desses vivem prosperamente; igualmente contesta a armao de que Deus usa o sofrimento e a dor para ensinar, dizendo que essa ao no justa. Nos discursos em contraposio aparecem as tramas de poder das relaes humanas e sociais para as quais tambm cooperam as construes teolgicas. O livro bblico naliza de forma muito surpreendente, pois aquele que faz profundos questionamentos a Deus reconhecido como quem professa a verdadeira f e tem maior clareza sobre a ao de Deus na histria.
Depois do dilogo com J, das respostas e das novas compreenses (captulos 3842.6), Deus se dirige a um dos pastores e dispara: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque no disseste de mim o que era reto, como o meu servo J. (42.7) Que coisa!!! Os trs amigos pastores passam o tempo todo numa discusso sem m, defendendo a Deus, buscando meios de justicar aquilo que acreditavam ser as razes de Deus, buscando argumentos que sustentassem a supremacia e o poder divinos para aplacar as inquietaes de J... e agora ouvem do prprio Deus que eles no disseram o que era reto! E J... que passa todo o tempo da discusso acusando e questionando o Deus ocial da tradio religiosa de seu tempo... chamado de justo! Mais ainda... Nos versculos seguintes Deus exige que os amigos pastores se convertam e se tornem sensveis experincia vivida na pele e nos ossos de seu amigo J: Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros e ide ao meu servo J e oferecei holocaustos por vs. O meu servo J orar por vs; porque dele aceitarei intercesso, para que eu no vos trate segundo a vossa loucura. (42.8)19

Essa teologia, a qual arma a graa e amor de Deus como companhia s pessoas que vivem o sofrimento inocente, fruto das realidades hist19 Ibid., pp. 35-36.

GUTIERREZ, 1987. PEREIRA, 1990, p. 29.

26

impulso n 32

02_Artigo.fm Page 27 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

rico-sociais que os cercam, elemento importante para o dilogo atual das igrejas com as pessoas soropositivas e vivendo com aids. No h mais como seguirmos armando teologias abstratas, como a morte da vontade de Deus, sem nos depararmos com nmeros absurdos de mortalidade infantil causada pela fome, ou de mortes por desabamentos, entre vrias outras situaes que recaem sobre as pessoas empobrecidas de nossa sociedade. No h tambm como no ouvir o clamor exigente dos corpos como o de J, o qual faz uma contra-teologia ao tirar o vu que encobre poderes que no deixam a vida viver, ainda com seus limites, em condies de dignidade. As teologias condenatrias aos comportamentos assumidos pelos diferentes grupos sociais como arcabouo de compreenso do fenmeno da aids comprometem a percepo da realidade da doena ainda incontrolvel e a propagao do HIV no cotidiano das pessoas. H muitos corpos inocentes, se quisermos consider-los ainda nessa nefasta concepo teolgica (rero-me s pessoas hemoflicas, s mulheres casadas que acreditam que sua relao de delidade conjugal, s crianas nascidas dessas relaes, s pessoas acidentadas nos servios de atendimento sade, sem falar nos demais que precisam de outros referenciais de anlise e no os moralistas disponveis). Isso porque essa teologia apresenta um Deus muito injusto, egosta e sdico. preciso dizer que essa uma anti-teologia. Ela sinalizadora da morte de Deus, como bem nos disse Nietzsche. Essa teologia serve aos poderes dominantes que visam seus prprios interesses e formulam discursos normativos que aprisionam o cotidiano das pessoas em rituais ora profanos, ora sagrados de celebrao da morte.
A anlise de conjuntura permite-nos compreender de que maneira a realidade humana est tecida atravs de conitos, lutas e contradies. Se no passado sua explicao era dada freqentemente atravs de representaes religiosas, hoje temos que enfrentar a exigncia de explicar nossas lutas em termos concretos, bem humanos. No obstante, esse mesmo im-

perativo nos leva a compreender como muitas vezes so acobertadas as situaes de injustia e opresso com o manto religioso. Ento o que ocorre aos seres humanos passa a ser considerado como algo do destino, fatal. Em torno das coisas humanas fabrica-se um mistrio para que os problemas histricos no sejam tocados, para evitar que sejam transformados. assim que surgem os dolos.20

Uma concepo de sagrado que exige dor, sofrimento, sacrifcio do corpo para aplacar a ira divina causada pelo pecado humano (embora tambm encontrada em uma das tradies teolgicas da Bblia) precisa ser identicada no campo religioso com os dolos, e no com Deus (no caso de estarmos nos referindo ao Deus da gratuidade confessado por J). Os dolos, sim, que se alimentam da vida humana e so obras das prprias mos humanas. Feitos com a nalidade de controlar o corpo e a vida de muitas pessoas para sustentar poderes que sobrevivem econmica e politicamente de tais processos de subordinao. Esses dolos, anunciados como Deus retribuidor e castigador urge que sejam desmascarados, tocados, desinstalados. A teologia que se espera esteja na base das aes educativas, preventivas e de acompanhamento solidrio das igrejas em relao s pessoas portadoras do HIV e aids a teologia da gratuidade, e no da retribuio. Busca-se uma concepo de Deus comprometido com a vida e com a companhia constante no cotidiano humano marcado por contradies e limitaes. A imagem punitiva e retributiva do transcendente no permite uma ao, de fato, solidria para com as pessoas. O enfrentamento dessa questo deve fundar-se na perspectiva de um Deus identicado com a vida, e vida digna para todas as pessoas. Essa mxima da tradio judaico-crist precisa ser armada a m de que a negao de imagens de Deus condenatrias seja possvel. Fica evidente, pelo debate histrico da formao de um imaginrio social que vincula a sa20

SANTA, 1989, p. 34 (grifos acrescidos).

impulso n 32

27

02_Artigo.fm Page 28 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

de/doena de uma pessoa a questes de ordem religiosa, que essa esfera de concepes precisa ser des-construda sob pena de no avanarmos nos processos de dignidade nas relaes humanas e sociais exigidas pelo corpo soropositivo. Aspectos como a sexualidade, o prprio sacrifcio em sua atual apropriao pela lgica da economia de mercado, como as questes de gnero, entram na seqncia da reexo no intuito de compor um quadro de contribuies teolgicas ao debate que se tem travado nas igrejas e sociedade no que concerne aids e seu enfrentamento.

AIDS E SEXUALIDADE
Na esteira da teologia que formula as concepes de pureza e impureza, a questo da sexualidade se nos apresenta reexo. O corpo, a terra, a vida esto sob controle. Cdigos de pureza e impureza decretam aproximaes ou distanciamentos de Deus. Dizem do poder e do no poder dos corpos na relao de uns com os outros e com tudo o que os cerca... Nesse jogo de poder o texto de Cantares21 diz o bem sobre a vida, suspendendo as concepes normativas e aprisionadoras dos corpos. A poesia/A palavra apresenta-se como mediadora do encontro da amada e do amado. Com imagens de seu cotidiano de trabalho, de descanso e de conitos a vida descrita com simplicidade. Cantares anuncia, na poesia cotidiana do encontro e desencontro dos corpos da amada e do amado, o jeito distinto de enfrentar conitos. O texto traz discursos fortes de denncias e anncios. O conito do momento pano de fundo que d maior contundncia s palavras ditas. Existem outras sabedorias a aprender. Nesse livro, h um movimento novo, uma espiritualidade inusitada. Trata-se da dimenso de gratuidade das relaes amorosas como contraponto ao tempo em que as liberdades para o corpo estavam cerceadas. Re-visitar Cantares pode nos ajudar no
21

O texto bblico conhecido na tradio catlico-romana como Cntico dos Cnticos e, na tradio protestante, como Cantares de Salomo; isso porque essa ltima segue a traduo da Bblia Hebraica, ao passo que a primeira segue a traduo grega da Septuaginta.

debate da aids e religio atravs da construo de novos sentidos que venham a alimentar o imaginrio social de modo crtico a essa concepo que associa sexualidade ao pecado e, por conseqncia, traz a impureza e a ausncia da bno divina. Os corpos que anunciavam o bem sobre a vida estavam em um tempo, no qual o controle dos sacerdotes, para a reconstruo do templo e de Israel, aps o domnio persa, exigia das pessoas inmeros e caros sacrifcios para puricar o corpo e ter acesso bno de Deus. Naquela poca, aproximadamente sculo 4.o a.C., o corpo das pessoas era impuro por todos os lquidos que saam e entravam nele (a menstruao, o sangue ps-parto, o smen, determinadas comidas, as doenas etc.) E nesse contexto que o livro de Cantares anuncia corpos que vivem a sexualidade sem guas dos rituais para puricao. O lugar do texto seu tempo e espao. Entre oraes e profecias o pequeno livro est abrigado na Bblia. A fora revolucionria do corpo que sente/cr/faz acontecer o amor tem contornos novos de enfrentamento de conitos. Um texto sem dvida subversivo! Ertico! Est no meio do perodo de domnio dos sacerdotes, como senhores do templo, da lei e da pureza ritual, da religio e da poltica. Nessa poca desencadeia uma profunda segregao dos estrangeiros, das mulheres e dos empobrecidos. Cantares atravessa os projetos de reconstruo nacional do ps-exlio que est articulado em paralelo com a dominao de grandes imprios (persa, depois grego). Era um tempo de controle sobre o corpo! Suores, odores, aromas, lquidos, vontades... esto sob controle dos rgidos cdigos de pureza. Os sacerdotes do segundo templo sero responsveis por desencadear um sistema poltico e econmico em consonncia com os interesses de uma elite nacional e dos imprios em exerccio atravs de mecanismos religiosos legitimadores de suas aes. A teologia estava marcada pelos cdigos de pureza e impureza ritual os quais controlavam o corpo em sua sexualidade, em sua classe social, em sua etnia, em seu gnero, em suas doenas. Fica evidente, em um perodo

28

impulso n 32

02_Artigo.fm Page 29 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

que ruma para uma organizao escravista do trabalho, que o corpo o lugar do poder. Sobre ele todo o controle e a mal-dio. O discurso normativo conhecido em nossos dias deriva dessa concepo teolgica entend-la condio necessria para a sua des-construo. Uma teologia que dissesse o bem-sobre-avida cava na dependncia dos ritos de passagem da impureza para a pureza. Um deslocamento no possvel a qualquer corpo. Os sacerdotes estavam nesse caminho. O sistema no era meramente religioso, mas econmico. Ofertas e sacrifcios precisavam ser pagos para devolver ao corpo sua condio de pureza (e proximidade de Deus talvez por isso os poemas de Cnticos sejam to econmicos em sua meno a Deus). Sacrifcios que promovem priso aos corpos, anunciam dvidas ao cotidiano do trabalho, retiram das mulheres a maior parte dos dias de sua vida como tempos e espaos de beleza (cf. Lv 12 e 15, em especial pelo sangue da menstruao e parto). Tudo, ou quase tudo, na vida impureza. dvida. escravido. religio e economia e poltica. No advento da aids esses smbolos culturais-religiosos foram acionados pelo imaginrio social coletivo, trazendo culpabilizao aos corpos. Em Cantares, o contraste com a viso teolgica predominante profundo. Os poemas em uma dinmica prpria da vida anunciam do corpo suas belezas e possibilidades de viver o momento presente como espaos de amor e sem as guas da puricao a amea-lo (Ct 7.12). Seu carter contestatrio teologia legitimadora do poder revela por que no foram poucas as tentativas de explicar a pertena de Cantares ao canon bblico. Muitas possibilidades e contendas envolveram essas explicaes. As variaes cobriram uma gama enorme de interpretaes espiritualizantes, outras alegricas e msticas, e muito pouco houve de interpretaes histricas. Era preciso desviar, preciso desqualicar sua fora crtica ao sistema de controle da vida cotidiana. Entre judeus, do primeiro sculo, foi considerado texto sagrado e usado liturgicamente por ocasio da Pscoa e, entre cristos, reconhecido em seu alcance metafrico-religioso.22

O signicativo conjunto de poemas, com sua fora de vida, no pode seguir como segredo, muito menos ser reduzido a alegorizaes, como se fez ao longo da histria da interpretao. Quebrar o silncio do texto, frente s amarras teolgicas, talvez se constitua em movimento aprendente do dizer o bem sobre a vida por intermdio de uma postura de abertura para compreender a sexualidade em sua dimenso de gratuidade, re-signicando as relaes em suas distintas esferas. O discurso em Cantares sexuado. A armao do corpo da mulher e do homem uma constante. Os corpos posicionam-se. No porque querem ser provocativos, mas porque, naquela poca, o controle sobre a vida passava pelo corpo. Esse o lugar do poder. Em Cantares tambm est explcito um outro olhar e sentir diante da natureza. Descrevendo o saltitar das gazelas se pode falar do amor e dizer das belezas do corpo que estava sob suspeita e controle dos cdigos de pureza. Em um tempo em que se legislava sobre o corpo23 buscando control-lo, a mulher ao pronunciar palavras cheias de cotidiano parece fazer vistas grossas s regras de seu tempo. Faz que no v. Diz e sai em busca do que pronuncia. Constri as pontes entre as palavras e os corpos, prepara o leito do encontro. Diante da ousadia desses poemas que exaltam a beleza dos muitos corpos humanos e do ecossistema, no de surpreende-se que Cantares estivesse vestido de interpretaes poderosas para domar o amor e direcion-lo para o matrimnio e, na seqncia, para as analogias religiosas. A fala amorosa aproximativa. exerccio de muitos dizeres, compe-se de palavras inexatas, imprecisas. A fala amorosa faz uso de mediaes, transgurando tudo o que est sua volta. Sons, cheiros, sabores, texturas, cores tornam-se mediaes para falar do corpo do amado e da amada, para anunciar a conexidade intrnseca en22 23

MESTERS, 1993; e ANDIACH, 1998. Para entender essa questo seria importante ler Cntico dos Cnticos em paralelo ao Levtico. Um exemplo pode ser percebido ao comparar Lv 15:18 e Ct 7.12.

impulso n 32

29

02_Artigo.fm Page 30 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

tre seres humanos e ecossistema, para se interpenetrarem, se dizerem com beleza e poesia o que as palavras no conseguem captar dos sentidos. O discurso amoroso produo de conhecimento a partir dos sentidos do corpo. Olho no tem garras, um umbigo no pode ser taa, lbios no tm gosto de mel,24 no entanto, criam imagens da relao transcendendo as palavras, transgredindo as regras. No contexto da aids as relaes amorosas so interpeladas criatividade para construir belezas armando a vida: a prpria e a do outro. Recolhe-se da atitude de ateno e uso dos sentidos do corpo a mediao para superar os mecanismos de aprisionamento do corpo (com seus lquidos, seus cheiros, seus gostos, seus toques, seus sons e imagens) ditados pelos cdigos de pureza e impureza manifestos nas relaes de aproximao dos corpos. Os corpos que aqui se olham e se dizem belos, os corpos que se cheiram e se tocam anunciam em sua ao a resistncia, ainda que no discursiva, perante os poderes opressores da vida. O jeito de dizer o bem sobre a vida um convite fecundo a dizer a novidade teolgica sobre a sexualidade. A amada e o amado, ambos so desejados. Compartilham o desejo na forma de descrever as belezas um do outro. Relaes de amor, de trabalho, de desejo e de perenidade acompanham as horas do descanso; no desperteis o amor at que ele o queira (1.7). O amor proibido pelos dogmas enfrentado pelo movimento da vida. Os sentidos do corpo se apresentam fortes na mediao dos sentimentos e pensamentos: ouvir, ver, cheirar, saborear e tocar alternam-se como metforas apropriadas para o amor. O movimento de perder-se do amor e tornar a ach-lo rompe com o ideal do amor das horas previsveis. Nas horas de descanso, no intervalo do trabalho possvel buscar o amor e estar sujeito a no encontr-lo. O corpo que busca o encontro com o amado se reconhece belo. Sem o cuidado de si, sem o dizer-se de si a beleza, no h luta que resista. Tem poder o corpo que arma a
24

PEREIRA, 1993, p. 55.

vida e arma vivendo o que pensa de si mesmo. O caminho de cuidado de si e cuidado do outro na experincia da soropositividade e da sorodiscordncia nas relaes ser fundamental para relaes marcadas pela dignidade e prazerosidade do viver. Os muitos dogmas e resistncias no que concerne concepo teolgica sobre sexualidade podem trazer a noo de que no se pode viver de Cantares todos os dias. Nesse caso, podemos lembrar que preciso no confundir Cantares com sonho paradisaco em que tudo d certo. Encontros e desencontros, possibilidades e impossibilidades, paixo e controle, acolhida e a violncia contra o corpo so realidades constantes. Simultneas. A vida est marcada pelas contradies, adversidades e fragilidades que interpem suas perguntas exigentes ao j vivido. O olhar, a sensibilidade, a percepo de viver a vida sem abdicar do amor, do descanso, do dizer das belezas, da festa, ainda que se tenha de resistir a diversas formas de opresso, podem ser uma novidade que nos ajude hoje a enfrentar as ausncias de sentido e de amor prprio que a experincia da soropositividade traz ao cotidiano das pessoas. As muitas formas de militncia, por vezes, nos endurecem e nos fazem perder a ternura e o brilho no olhar, nos fazem no nos alegrarmos com a festa e no dedicar tempo para preparar a boa comida para receber amigos e famlia, nos fazem abandonar o cuidado de brincar com as crianas seus jogos infantis, suas fantasias e faz-deconta, nos fazem adiar o namoro com as pessoas queridas (h tempo companheiros e companheiras de muitos amores, paixes, tarefas, dvidas, preocupaes, labutas comuns...), nos fazem esquecer de oferecer ores, de escrever o carto, de convidar para o passeio, enm, nos fazem esquecer de preparar o lugar do amor... Dessa maneira, reinventar os debates sobre a sexualidade no um desao menor, contudo complexo e lento. Pensar a sexualidade para alm dos esteritipos de pecado, de ato unicamente procriativo e entrar em dilogo com a experincia atual das pessoas vai exigir escuta e respeito, no

30

impulso n 32

02_Artigo.fm Page 31 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

mnimo. Esse outro desao s revises teolgicas no contexto do debate da aids. No intuito de apontar possibilidades para uma outra construo teolgica sobre sexualidade, cabe recordar que as igrejas crists (e aqui me rero Igreja Catlica Romana e s igrejas protestantes) zeram re-vises teolgicas ao longo de sua histria. Por exemplo, houve tempos em que selecionaram, da prpria Bblia, textos que legitimaram a escravido conhecida em nosso continente e em outros. Muito embora soubessem que no Primeiro Testamento o eixo fundamental de organizao de Israel como povo de Deus se deu atravs da negao e do combate escravido, a teologia dominante do perodo recorreu aos textos que favoreciam a conjuntura escravista. Esqueceram ou colocaram de lado o dado fundamental da origem desse povo, isto , o fato de que era fruto de vrios grupos sociais empobrecidos, escravizados pelo sistema econmico e poltico da poca, e que se juntaram para formar o que se amalgamou historicamente como povo de Israel do Primeiro Testamento. O elemento comum a todos esses grupos sociais era a sada/ fuga/xodo da escravido para construir um novo espao de liberdade. Isto , buscava-se a construo de uma sociedade socioigualitria que deveria empenhar-se permanentemente em no reproduzir a escravido no seu meio. Consideramos, analogamente, que o ocorrido com a teologia referente escravido pode se dar com a teologia sobre a sexualidade. De fato, pensamos que se as igrejas crists, em outros tempos histricos, foram capazes de construir um discurso teolgico legitimador da escravido e, 500 anos depois, de pedir perdo, tero de fazer algo semelhante no que concerne sua construo do discurso teolgico sobre a sexualidade, uma vez que algumas dessas concepes criam diculdades tanto para enfrentar os diversos aspectos relativos s relaes humanas responsveis pela contaminao do HIV como para o uso das noes de preveno veiculadas pelos estudos e avanos da cincia como possibilidades de segurana para a no infeco.

Enquanto os segmentos econmicos, sociais e polticos, assim como diversas reas de conhecimento, entre elas a teologia, no assumirem enfrentar a contundncia dos novos tempos, dos desaos de uma sexualidade vivida em outros moldes e padres, da urgncia em superar lgicas de excluso e sacriciais, entre outros aspectos, seguiremos presenciando, sucessivamente, a perda e a morte de amigos e amigas soropositivas no mbito das igrejas e da sociedade em geral. Para aquelas pessoas para quem a palavra teolgica e a ao pastoral so relevantes, o espao de solido e abandono s vezes prevalece. O descompasso revelado na experincia de vida de homens e mulheres, jovens e adultos, para os quais as informaes de preveno colidem com seus aprendizados da teologia e da tradio de f de sua denominao, testemunha o aumento da soropositividade no mbito das igrejas tambm. Atingem leigos e leigas, mas tambm suas lideranas como pastores, pastoras, religiosos, religiosas, sacerdotes que ora tm sido tragados pela morte (e pelo decreto de morte que o silncio sobre a questo no mbito das igrejas e teologias tem sido responsvel) ora tm amargado no silncio. No assumir que a sexualidade, hoje em dia, traz novas perguntas, novas exigncias, cria vazios no dilogo, cria desesperana, cria rupturas com tradies de f outrora importantes na vida das pessoas, cria conitos e intolerncias, fechar-se ao clamor de vida de muitas pessoas. Constata-se, na seqncia de observao dos textos bblicos anteriormente analisados, que o discurso teolgico na Bblia no nico e est marcado pelas questes de poder de seu tempo. O discurso teolgico confere poder de legitimar ou des-estabilizar poderes de ordem econmica, social e poltica. Nesse momento, precisamos nos perguntar ao que queremos conferir poder com nosso discurso teolgico? Que revises teolgicas nos ajudariam a dialogar, a acompanhar, a pastorear a vida, com suas novas e complexas realidades no mbito da sexualidade humana? H sem dvida muitas questes de poder em jogo na resistncia s revises teolgicas acerca da sexualidade. No apenas rabugice, ca-

impulso n 32

31

02_Artigo.fm Page 32 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

duquice ou anacronismo teolgico. poder econmico, poltico e estruturas androcntricas e patriarcais, que atravessam sculos de histria no ocidente, que precisariam ser tocadas. E no podemos imaginar que isso se dar com facilidade e em tempos muito prximos. Talvez a metfora nos ajude aqui: preciso plantar nogueiras (rvores que do seus primeiros frutos depois de cem anos) e acreditar que valeu a pena, ainda que no desfrutemos nem de sua sombra, nem de seus frutos. Mas que nos alegremos com a possibilidade de construir a sustentabilidade do mundo, das relaes e do ecossistema para as geraes futuras viverem com dignidade. Nesse sentido, os dogmas e suas construes histricas e sociais, as relaes de poder neles implicadas precisam nos ajudar como memria para redesenhar a teologia no que diz respeito sexualidade. a vida que clama por mudanas. Contra os dogmatismos... o movimento da vida! arma a teloga Ivone Gebara, quando nos alerta a arrumarmos os sentidos de nossa teologia de outro jeito. Na construo desse caminho ela prope no deixar adormecer a energia inquiridora de nossas mentes.25 Cabe ressaltar ainda que, nas tradies crists, no h uma homogeneidade no tratamento dessa questo da sexualidade. H posies muito distintas quanto sexualidade dentro e fora do casamento, concepo de planejamento familiar e do uso de mtodos contraceptivos, ao uso de preservativos, hetero e homosexualidade... enm, h muitas tradies de f crist do mbito protestante/evanglico que trazem sintonias aos processos de preveno que se vem adotando no caso da aids, porm, h outras tradies em que tais aspectos no esto em discusso. A abertura a essas questes pelas pastorais sobre sexualidade e aids, por exemplo uma demonstrao do desejo dessas igrejas em dialogar sobre a experincia da sexualidade, na perspectiva do respeito a si e ao outro, da responsabilidade pessoal e social, da identicao do
25

momento da vida mais adequada, da segurana e da armao da dignidade da vida! Dessa maneira importante no universalizar uma igreja e sua tradio como se fosse a nica. A pluralidade de concepes teolgicas sobre essa temtica um dado de realidade. O universo protestante histrico se move diferentemente nessas questes, em comparao ao universo catlico romano e outros evanglicos. H muitos aspectos de unidade de f, mas h diversidade em outros, por isso, estamos permanentemente buscando um dilogo ecumnico.

AIDS E MERCADO
Atuar na preveno da aids, na perspectiva de aes das igrejas em parceria com a sociedade, implica denunciar, des-instalar, des-construir discursos normativos culpabilizadores do corpo. E no ser necessrio faz-lo apenas no mbito do religioso, mas no da economia e da poltica. A ritualizao cotidiana exigida pela atual economia de mercado sacraliza a liberdade desse mercado economia em detrimento da vida das pessoas. Postula uma atitude de f nessa economia, como se pode observar na concepo do economista Galbraith, que denomina a ideologia neoliberal de teologia do laissez-faire, na qual a defesa do neoliberalismo tem por base fundamentos teolgicos mais profundos. Assim como preciso ter f em Deus, preciso ter f no sistema; em certo sentido ambos so idnticos.26 A par dessas consideraes encontram-se outras como a perspectiva de que o desenvolvimento tecnolgico-cientco capaz de salvar os pases subdesenvolvidos de seu atraso e conduzi-los ao paraso da modernidade.
nesse horizonte de esperana utpica, de esperana mtico-religiosa, que Fukuyama arma que as boas novas chegaram. Com a derrocada do bloco socialista, segundo Fukuyama, est denitivamente provado que o sistema de mercado capitalista o pice da evoluo da histria humana e estamos a um passo de adentrar
26

GEBARA, 1997, p. 35.

GALBRAITH, 1992, p. 53.

32

impulso n 32

02_Artigo.fm Page 33 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

na Terra Prometida. Por isso ele diz que chegamos ao m da histria. No o m dos acontecimentos histricos, mas sim o m da sua evoluo.27

Anunciando-se o mercado como messias dos novos tempos diversos pensadores da rea econmica e poltica, esto atribuindo um carter sagrado a esse sistema, capaz de legitimar diversos reexos para as relaes humanas, sociais e ecossistmicas, bem como legitimar os sofrimentos e as mortes. Nesse contexto, indicar que o sacrifcio de todos necessrio para chegarmos ao desenvolvimento tecnolgico e cientco apresenta-se como proposta irrecusvel, sob pena de comprometer a modernidade e insero no processo de mundializao da economia. Depositar essa f na salvao que a economia de mercado prope exige das pessoas uma submisso a essa lgica de morte necessria aos enfraquecidos pelo sistema: da mesma forma que um boi fraco/ magro entregue s piranhas em um rio para que, ao lado, passe ileso o gado gordo, assim se pratica a entrega ritual dos empobrecidos, dos doentes de aids e tantos outros cotidianamente no altar secular do sacrifcio. O sacrifcio que outrora alimentava a classe sacerdotal no templo agora alimenta os sacerdotes da modernidade, que se beneciam e gerenciam as aplicaes nanceiras no mercado virtual, recusando-se progressivamente a investir em tecnologia propiciadora de mais trabalho real s pessoas. Quando os polticos e economistas, em seus discursos, pedem ou apelam sociedade, convocando a todos para que cada um faa sua parcela de sacrifcio para que se alcance o progresso cientco e tecnolgico, prprio da modernidade, ca obscurecida a carga religiosa dessa convocatria. Esse discurso, aparentemente no religioso, alimenta o mito do progresso que justica a morte e traz boa conscincia quelas pessoas que se beneciam da lgica atual. E, fundamentalmente, mascara que o sacrifcio pedido de todos morte real de alguns (muitos) morte real, projetada para um quarto da populao
27

MO SUNG, 1998, pp. 24-25.

mundial, para quem no h trabalho projetado no atual desenvolvimento tecnolgico-cientco em operao no mercado globalizado. importante ressaltar que nesse rito de morte vo para o altar do sacrifcio as pessoas mais enfraquecidas por esse discurso normativo sobre os corpos: a exemplo dos empobrecidos, dos negros, dos indgenas, das mulheres, das crianas, dos velhos, dos doentes de aids, dos soropositivos, das pessoas portadoras de necessidades especiais... enm, os integrantes dos grupos sociais que se encontram na rota da descartabilidade e excluso social. A teologia da retribuio alicerada nos ritos sacriciais, que balizaram a anlise do imaginrio social da doena e da concepo de controle da sexualidade no mbito religioso, tem sua representao moderna na lgica cumulativa da economia mundial de mercado, que se nutre da morte daquelas pessoas enfraquecidas por essa lgica sistmica. No h como dissociar o discurso religioso presente na articulao dos pronunciamentos econmicos do que ocorre no mundo com a vida, ou melhor, com a morte que assola muitos grupos sociais. Se temos, no caso do tratamento da aids no Brasil, uma possibilidade de pens-la como uma doena controlvel e possvel de conviver-se com ela pelo acesso gratuito aos medicamentos, o mesmo no se pode dizer de vrios pases ao redor do mundo, nos quais as polticas de ajuste econmico impostas pelo mercado nanceiro mundial impossibilita aes de sade pblica de tal envergadura. Precisamos, no caso de nosso pas, considerar que o que se atingiu com o tratamento da aids, infelizmente, no o padro da sade pblica em geral. Dessa maneira, um debate sobre religio e aids precisa comprometer-se em desmascarar essa religio moderna marcada por uma lgica perversa que justica a misria/morte de muitos em nome de uma eccia do sistema de mercado, que trar posteriormente uma tal condio de desenvolvimento que resultar em acmulo de riquezas capaz de propiciar a solidariedade do mercado com as pessoas enfraquecidas. Notem bem, a ao solidria proposta no mais das pessoas

impulso n 32

33

02_Artigo.fm Page 34 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

com as pessoas, mas do mercado com as pessoas conforme se pode observar no pronunciamento de Michel Camdessus do FMI, que estabelece uma profunda relao entre eccia do mercado e solidariedade: O Fundo Monetrio foi criado para pr a solidariedade internacional ao servio dos pases em crise que se esforam para tornar suas economias mais ecazes. A busca da eccia no e pelo mercado, e vocs sabem tanto quanto eu quo relacionadas esto a eccia e solidariedade.28 O processo de retirada das aes tico-solidrias das relaes humanas as desumaniza, conferindo a condio de humanidade ao sistema, sacralizando-o. Conrmando, com isso, a concepo de que por mos humanas so os dolos construdos. Nele se deposita o melhor do suor, da vida, do trabalho e das esperanas das pessoas e curiosamente esse crculo de alimentar-se da vida humana no cessa nunca. Os dolos, feitos por mos humanas (como o caso do mercado), constituem-se em sagrado antropofgico que devora cotidianamente quem os constri. O sagrado alimenta-se da morte e dos decretos de morte, feitos s vtimas que so, por esse mesmo sistema, tornados boi de piranha ou bodes expiatrios e culpabilizados (transformando seu fracasso em responsabilidade pessoal eximindo a ordem sistmica), legitimando o processo como inevitvel. Nesse debate, penso estar o desao de fazermos revises epistemolgicas para que se possa armar vida digna para todas as pessoas, para todos os seres vivos e para o ecossistema em sua complexa teia de relaes. Armar a vida em sua dignidade plena, teologicamente, signica armar um Deus, um transcendente contrrio a todas as formas de sacrifcio pedido dos corpos no mundo atual. Ser preciso perceber o humano em suas limitaes e transcendncia para construir uma ao solidria. Uma ao que ao invs do decreto de morte, da legitimao do sacrifcio necessrio, do bode expiatrio que limpa a culpa da sociedade, arme a vida e denuncie sistemas mundializa28

CAMDESSUS, M. apud MO SUNG, 1998, p. 34.

dos que articulam a descartabilidade e a excluso daqueles empobrecidos, das minorias tnicas, das pessoas portadoras de doenas... Em sntese, a reexo crtica a essa lgica do mercado globalizado nos permite uma postura crtica diante dos discursos normativos que pautam nosso cotidiano; ao controle de nossa corporeidade; perda de autonomia das decises sobre nossas vontades e desejos; reduo de nossos desejos ao consumo de mercadorias; xidade dos padres de beleza, de moda, de corpo, de reas de atuao; violncia gerada nas relaes sociais; imposio de regras que arrebentam as relaes humanas; aos tabus obrigatrios das grifes; ao mimetismo cultural que subjuga nossos signos comunicativos transportando palavras e imaginrios sociais para nossa linguagem cotidiana; a uma postura educativa meramente reprodutiva e pouco criativa e proativa; a uma insensibilidade social que descarta a solidariedade das relaes entre as pessoas; substituio de nossas experincias religiosas por uma religio de mercado; a uma compreenso de sociedade em que no cabe o direito dignidade de vida para todas as pessoas. A essa lgica perversa de excluso e morte preciso dar um basta! Essa teologia econmica que atravessa as muitas esferas da realidade cotidiana precisa ser enfrentada no contexto do presente dilogo que se organiza para tratar a questo da religio e aids. Ao indicarmos a necessidade de enfrentar a lgica sacricial, a lgica de excluso, de controle da corporeidade, de morte projetada para os seres humanos e o ecossistema, no podemos faz-lo com ingenuidades de negao da existncia do mercado. Mas, sim, repudiar a sua idolatria. Ser necessrio re-desenhar o desenvolvimento tecnolgico e cientco; intervir em sua dinmica com seus prprios instrumentos para pensar o trabalho e no a excluso para as pessoas. Ser necessrio enfrentar a lgica da excluso com a armao de um mundo em que caibam todos; ser necessrio rever o desperdcio; reorganizar o uso das energias disponveis; perceber as redes de conexes do universo que se manifes-

34

impulso n 32

02_Artigo.fm Page 35 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

tam na contramo dos desequilbrios ambientais... Assim, a corporeidade (de todas as pessoas, soropositivas e soronegativas) passa a ser fonte de critrios para uma tica Solidria. Trata-se de armar a dignidade inviolvel da corporeidade pois, nesta, que se objetiva a vida. Essa reexo crtica ao mercado muda consideravelmente a teologia. No ser possvel seguir armando uma teologia sacricial, uma cristologia que reforce o martrio dos inocentes como sementes de um futuro de justia. Ser preciso enfrentar uma concepo de teologia que se alicera na concepo de retribuio, na qual o castigo ou a bno de Deus mrito pessoal. Em contraposio, ser fundamental armar uma teologia que apresenta a graa de Deus como dom gratuito, e no como recompensa, como parte de relaes de troca. O discurso aparentemente consolador de que a morte fruto da vontade de Deus precisar dar lugar concepo de morte como ato humano, contingncia do jeito de organizarmos o mundo e as relaes, e no como interveno divina. A dimenso de processo histrico possibilitar olhar para a morte de Jesus, para a morte das crianas do Nordeste (que morrem de fome, e no pela vontade de Deus), para as vtimas de guerras e atos de terrorismo... como um processo histrico construdo pelas estruturas de poder econmico-poltico-sociais e, sem dvida religiosas das sociedades. Muito j se caminhou nas aes pastorais solidrias das igrejas para superar o decreto de morte s pessoas portadoras do HIV, a vinculao dessa realidade a um castigo divino, contudo, esse decreto continua sendo dado como recado s pessoas no seu dia-a-dia pela globalizao. Ser fundamental, superar ingenuidades e radicalismos profticos para propor uma tica solidria em um mundo de mercado. No se poder negar o mercado globalizado como realidade das sociedades humanas. Mas ser preciso declarar a humanidade desse ente feito quase divino. Ser preciso toc-lo e reorden-lo. Pensar uma planicao social em que a maior parte do capital do mundo seja convocado a entrar na produo e sair do mercado nanceiro virtual. Ser ne-

cessrio re-desenhar o desenvolvimento tecnolgico e cientco, intervir em sua dinmica com seus prprios instrumentos, para pensar trabalho e no excluso para as pessoas; ser necessrio enfrentar a lgica da excluso com a armao de um mundo em que caibam todos; ser necessrio rever o desperdcio, reorganizar o uso das energias disponveis, perceber as redes de conexes do universo que se manifestam na contramo dos desequilbrios ambientais... A corporeidade (de todos, portadores do HIV e no-portadores) passa a ser fonte de critrios para uma tica Solidria. Segundo Hugo Assmann, preciso armar a dignidade inviolvel da corporeidade em que se objetiva a vida, e sem a qual no faz sentido falar do espiritual. Para fundamentar uma crtica sria ao mito do suposto autnomo benfazejo chamado mercado, e para reinstaurar de novo o princpio da solidariedade, precisamos algo mais concreto que o conceito genrico de armao de vida. Precisamos de uma sociedade na qual haja lugar para a vida corporal de todos, porque o que chamamos vida nos acontece corporalmente, mesmo a mais espiritual das experincias.29 Enm, ser necessrio rediscutir a tica solidria nos tempos atuais. Para isso Umberto Eco pode nos ajudar a fazer teologia, quando diz que para ser tolerante preciso xar antes o limite do intolervel. E isso no signica ser dono da verdade, porque no se apela verdade ou a absolutos; basta estabelecer que coisas so deveras preferveis, por nelas estar em jogo minha vida e a de outras pessoas. A posse da verdade pode levar tentao de matar por ela. Mas, lutando pelo que prefervel, possvel ser tolerante e, ao mesmo tempo, rejeitar o intolervel. A armao de que existe o intolervel e no verdades absolutas baseia-se no
respeito pelo corpo. possvel constituir uma tica sobre o respeito pelas atividades do corpo: comer, beber, urinar, defecar, dormir, fazer amor, falar, escutar etc. (...) Obrigar algum a viver de cabea abaixada
29

ASSMANN, 1998.

impulso n 32

35

02_Artigo.fm Page 36 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

uma forma de tortura intolervel. (...) O estupro no respeita o corpo do outro. Todas as formas de racismo e excluso constituem, em ltima anlise, maneiras de se negar o corpo do outro.30

No debate teolgico ser fundamental encontrar elementos propiciadores de dilogo, de modo a contribuir para as aes educativas, preventivas e de acompanhamento solidrio das pessoas que esto vivendo e as que esto convivendo com o HIV e a aids. Dessa maneira, armamos
30

ECO, U. apud ASSMANN, 1998, p. 209.

que reconhecer a dignidade de vida como direito inalienvel de todas as pessoas constitui-se em eixo fundamental e em sintonia com uma concepo de teologia da gratuidade que se contrape explicitamente a uma concepo retributiva. Uma concepo de Deus comprometido com a vida e companhia constante no cotidiano humano com suas contradies e limitaes foi o eixo desta reexo, que se apresenta como convite ao dilogo e no como postulados denitivos. No marco da construo e provisoriedade buscamos sintonia na produo do saber e do sabor que tempere as nossas vidas.

Referncias Bibliogrcas
ANDIACH, P. Cntico dos Cnticos. O fogo e a ternura. Petrpolis:Vozes/Sinodal, 1998. ASSMANN, H. Metforas Novas para Reencantar a Educao. Epistemologia e didtica. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1998. GALBRAITH, J.K. A Cultura do Contentamento. So Paulo: Pioneira, 1992. GALLAZZI, S. Misericrdia quero, no sacrifcios.Revista de Interpretao Bblica Latino-Americana, Petrpolis, 10, 1991. GEBARA, I.Teologia Ecofeminista: ensaio para repensar o conhecimento e a religio.So Paulo: Olho dgua, 1997. GUTIERREZ, G. Falar de Deus a partir do Sofrimento do Inocente. Petrpolis:Vozes, 1987. MESTERS, C. Sete chaves de leitura para cntico dos cnticos.Estudos Bblicos, Petrpolis, (40), 1993. MO SUNG, J. Desejo, Mercado e Religio. Petrpolis:Vozes, 1998. MONTEIRO, Y.N. Doena e pecado no imaginrio cristo: um estudo sobre a lepra na Idade Mdia. In: TILLICH, P.Psicologia, Sade e Religio em Dilogo com o Pensamento. So Paulo: Editora Metodista/UMESP, 1999. NUNES, M.J.F.R. Saber, poder e religio. Mandrgora, 2, Estudos feministas e cristianismo. Ps-graduao em Cincias da Religio. Instituto Metodista de Ensino Superior. So Bernardo do Campo, 1995. PEREIRA, N.C. Ah!... Amor em delcias! Revista de Interpretao Bblica Latino-Americana. Por mos de mulher. Petrpolis: Vozes/Sinodal, 15, 1993. ___________. Igrejas e Aids (2): perspectivas bblicas e pastorais. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos da Religio (ISER), 1990. PRIGOGINE, I. O Fim das Certezas.Tempo, caos e as leis da natureza.So Paulo: Edusp, 1996. SAMPAIO, T.M.V. Movimentos do Corpo Prostitudo da Mulher. Encontros e desencontros teolgicos. So Paulo: Edies Loyola, 1999. SANTA, A.J. O Amor e as Paixes. Crtica teolgica economia poltica. So Paulo: Santurio, 1989. SOARES, R.L. Imagens Veladas: aids, imprensa e linguagem. So Paulo: Annablume, 2001. TEVES, N. Corpo e esporte: smbolos da sociedade contempornea. In: MOREIRA, W.W. & SIMES, R. (orgs.). Fenmeno Esportivo no incio de um novo milnio.Piracicaba: Editora UNIMEP, 2000. Dados da autora TNIA MARA VIEIRA SAMPAIO Doutora em Cincias da Religio (UMESP), diretora da Faculdade de Cincias da

36

impulso n 32

02_Artigo.fm Page 37 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

Religio/UNIMEP e membro da Comisso Nacional de Aids do Ministrio da Sade Recebimento artigo: 15/ago./02 Consultoria: 15/ago./02 a 16/ago./02 Reviso da autora: 16/ago./02 a 21/ago./02 Aprovado: 26/ago./02

impulso n 32

37

02_Artigo.fm Page 38 Thursday, October 17, 2002 7:48 AM

38

impulso n 32

You might also like