You are on page 1of 6

1

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO


As estruturas de concreto devem ser projetadas e construdas de modo que,

quando utilizadas conforme as condies ambientais previstas no projeto, conservem suas segurana, estabilidade e aptido em servio, durante o perodo correspondente sua vida til (NBR 6118/03, item 6.1). Por vida til de projeto entende-se o perodo de tempo durante o qual se mantm as caractersticas das estruturas de concreto, desde que atendidos os requisitos de uso e manuteno prescritos pelo projetista e pelo construtor. Determinadas partes das estruturas podem possuir vida til diferente do conjunto. No projeto visando a durabilidade das estruturas devem ser considerados, ao menos, os mecanismos de envelhecimento e deteriorao da estrutura, relativos ao concreto, ao ao e prpria estrutura.

1.1

MECANISMOS DE DETERIORAO DO CONCRETO

Os principais mecanismos de deteriorao do concreto so (NBR 6118/03, item 6.3.2): a) lixiviao: por ao de guas puras, carbnicas agressivas ou cidas que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento; b) expanso por ao de guas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reaes expansivas e deletrias com a pasta de cimento hidratado; c) expanso por ao das reaes entre os lcalis do cimento e certos agregados reativos; d) reaes deletrias superciais de certos agregados decorrentes de transformaes de produtos ferruginosos presentes na sua constituio mineralgica.

1.2

MECANISMOS DE DETERIORAO DA ARMADURA

Os principais mecanismos de deteriorao da armadura descritos pela norma so: a) despassivao por carbonatao, ou seja, por ao do gs carbnico da atmosfera; b) despassivao por elevado teor de on cloro (cloreto). O texto seguinte resume o fenmeno da despassivao por carbonatao e foi escrito com base em CUNHA e HELENE (2001). A carbonatao um fenmeno que ocorre devido as reaes qumicas entre o gs carbnico presente na atmosfera, que penetra nos poros do concreto, e o hidrxido de clcio e outros constituintes provenientes da hidratao do cimento (CUNHA e HELENE, 2001). A carbonatao inicia-se na superfcie da pea e

avana progressivamente para o interior do concreto, ocasionando a diminuio da alta alcalinidade do concreto, de pH prximo a 13, para valores prximos a 8. A alta alcalinidade do concreto origina a formao de um lme passivante de xidos, resistente e aderente superfcie das barras de armadura existentes no interior das peas de concreto armado, que protege a armadura contra a corroso. A frente de carbonatao, ao atingir a armadura, destri o lme protetor, possibilitando o incio da corroso da armadura, que ocorre com expanso de volume e leva ao surgimento de ssuras, descolamento do concreto de cobrimento aderente armadura, e principalmente a reduo da rea de armadura. A corroso obriga necessidade de reparos nas peas, com srios prejuzos nanceiros aos proprietrios. A espessura do cobrimento de concreto o principal fator para a proteo das armaduras, ao se interpor entre o meio corrosivo e agressivo e a armadura, evitando que a frente de carbonatao alcance as armaduras.

1.3

MECANISMOS DE DETERIORAO DA ESTRUTURA

So todos aqueles relacionados s aes mecnicas, movimentaes de origem trmica, impactos, aes cclicas, retrao, uncia e relaxao (para o concreto protendido). As movimentaes de origem trmica so provocadas pelas variaes naturais nas temperaturas ambientes, que causam a variao de volume das estruturas e fazem surgir conseqentemente esforos adicionais nas estruturas. As variaes de temperatura podem ser tambm de origem no natural, como aquelas que ocorrem em construes para frigorcos, siderrgicas, metalrgicas, etc., como fornos e chamins. As aes cclicas so aquelas repetitivas, que causam fadiga nos materiais. Podem ou no variar o esforo de trao para compresso e vice-versa. A retrao e a uncia so deformaes que ocorrem no concreto e que levam a diminuio do seu volume, o que pode induzir esforos adicionais nas estruturas.

1.4

AGRESSIVIDADE DO AMBIENTE

A agressividade do meio ambiente est relacionada s aes fsicas e qumicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das aes mecnicas, das variaes volumtricas de origem trmica, da retrao hidrulica e outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto. Nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental deve ser classicada de acordo com o apresentado na Tabela 1 e pode ser avaliada, simplicadamente, segundo as condies de exposio da estrutura ou de suas partes. Referente a Tabela 1 1) Pode-se admitir um micro-clima com classe de agressividade um nvel mais branda para ambientes internos secos (salas, dormitrios, banheiros, cozi-

Tabela 1: Classes de agressividade ambiental (NBR 6118/03). Classe de agressividade ambiental I II III Fraca Moderada Forte Agressividade Classicao geral do tipo de ambiente para efeito de Projeto Rural Submersa 1), 2) Urbana 1) Marinha 1), 2) Industrial IV Muito Forte 1), 3) Industrial Respingos de mar Elevado Grande Pequeno Risco de deteriorao da estrutura Insignicante

nhas e reas de servio de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais ou ambientes com concreto revestido com argamassa e pintura). 2) Pode-se admitir uma classe de agressividade um nvel mais branda em: obras em regies de clima seco, com umidade relativa do ar menor ou igual a 65%, partes da estrutura protegidas de chuva em ambientes predominantemente secos, ou regies onde chove raramente. 3) Ambientes quimicamente agressivos, tanques industriais, galvanoplastia, branqueamento em indstrias de celulose e papel, armazns de fertilizantes, indstrias qumicas.

1.5

CUIDADOS NA DRENAGEM VISANDO A DURABILIDADE

Para a adequada drenagem das estruturas devem ser tomados os seguintes cuidados (NBR 6118/03, item 7.2): a) presena ou acmulo de gua proveniente de chuva ou decorrente de gua de limpeza e lavagem, sobre as superfcies das estruturas de concreto; b) superfcies expostas que necessitem ser horizontais, tais como coberturas, ptios, garagens, estacionamentos e outras, devem ser convenientemente drenadas, com disposio de ralos e condutores; c) todas as juntas de movimento ou de dilatao, em superfcies sujeitas ao de gua, devem ser convenientemente seladas, de forma a torn-las estanques passagem (percolao) de gua; d) todos os topos de platibandas e paredes devem ser protegidos por chapins. Todos os beirais devem ter pingadeiras e os encontros a diferentes nveis devem ser protegidos por rufos. A norma ainda preconiza que:

a) disposies arquitetnicas ou construtivas que possam reduzir a durabilidade da estrutura devem ser evitadas; b) deve ser previsto em projeto o acesso para inspeo e manuteno de partes da estrutura com vida til inferior ao todo, tais como aparelhos de apoio, caixes, insertos, impermeabilizaes e outros.

1.6

QUALIDADE DO CONCRETO DE COBRIMENTO

Segundo a NBR 6118/03, a durabilidade das estruturas altamente dependente das caractersticas do concreto e da espessura e qualidade do concreto do cobrimento da armadura. Na falta de ensaios comprobatrios de desempenho da durabilidade da estrutura frente ao tipo e nvel de agressividade previsto em projeto, e devido existncia de uma forte correspondncia entre a relao gua/cimento, a resistncia compresso do concreto e sua durabilidade, permite-se adotar os requisitos mnimos expressos na Tabela 2.

Tabela 2: Correspondncia entre classe de agressividade e qualidade do concreto armado. (NBR 6118/03). Concreto Relao gua/cimento em massa Classe de concreto (NBR 8953) Classe de agressividade (ver Tabela 1.1) I II III IV

0, 65 C20

0, 60 C25

0, 55 C30

0, 45 C40

1.7

ESPESSURA DO COBRIMENTO DA ARMADURA

Dene-se como cobrimento de armadura (item 7.4 da NBR 6118/03) a espessura da camada de concreto responsvel pela proteo da armadura ao longo da estrutura. Essa camada inicia-se a partir da face externa das barras da armadura transversal (estribos) ou da armadura mais externa e se estende at a face externa da estrutura em contato com o meio ambiente. Para garantir o cobrimento mnimo (cmin ) o projeto e a execuo devem considerar o cobrimento nominal (cnom ), que o cobrimento mnimo acrescido da tolerncia de execuo (c ), Figura 1.

cnom = cmin + c
Nas obras correntes o valor de

(1)

deve ser maior ou igual a 10 mm. Esse

valor pode ser reduzido para 5 mm quando houver um adequado controle de qualidade e rgidos limites de tolerncia da variabilidade das medidas durante a execuo das estruturas de concreto. Em geral, o cobrimento nominal de uma determinada barra deve ser:

cnom cnom

barra f eixe = n
(2)

Figura 1: Cobrimento de Armadura

A dimenso mxima caracterstica do agregado grado (dmax ) utilizado no concreto no pode superar em 20% a espessura nominal do cobrimento, ou seja:

dmax 1, 2cnom
de agressividade ambiental a qual a estrutura est inserida.

(3)

Para determinar a espessura do cobrimento necessrio antes denir a classe Segundo a NBR 6118 (item 6.4.2), Nos projetos das estruturas correntes, a agressividade am-

biental deve ser classicada de acordo com o apresentado na Tabela 6.1 e pode ser avaliada, simplicadamente, segundo as condies de exposio da estrutura ou de suas partes. A Tabela 6.1 foi apresentada na Tabela 1 deste texto.
A Tabela 3 (Tabela 7.2 na NBR 6118) mostra os valores para o cobrimento nominal de lajes, vigas e pilares, para a tolerncia de execuo (c ) de 10 mm, em funo da classe de agressividade ambiental, conforme mostrada na Tabela 1.

Tabela 3: Correspondncia entre classe de agressividade ambiental e cobrimento nominal para

= 10mm (NBR 6118/03). Classe de agressividade ambiental 2) I II III IV Cobrimento nominal (mm) 1)

Tipo de estrutura

Componente ou Elemento

Concreto Armado

Laje Viga/Pilar

20 25

25 30

35 40

45 50

Referente a Tabela 3:

1) Para a face superior de lajes e vigas que sero revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos nais secos tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento e acabamento tais como pisos de elevado desempenho, pisos cermicos, pisos asflticos e outros tantos, as exigncias desta tabela podem ser substitudas por 7.4.7.5, respeitado um cobrimento nominal

15

mm;

2) Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatrios, estaes de tratamento de gua e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de euentes e outras obras em ambientes qumica e intensamente agressivos, a armadura deve ter cobrimento nominal

45 mm.

You might also like