You are on page 1of 3

MINISTRIO PBLICO DA UNIO

MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO - 7 REGIO

TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA N 209/2013 FIRMADO NOS AUTOS DO IC 999/2011 (Art. 5, 6, da Lei Federal n 7.347/85)

A empresa CERAMICA PASSAGEM DE PEDRAS LTDA CERAMPEDRAS, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n 11.083.987/0001-71, com endereo na Fazenda Passagem de Pedras, s/n, Bairro Telha, Aquiraz-CE, neste ato representado por seu advogado, Dr. Gustavo Rmulo Faanha da Mata, OAB/CE n 15579, perante o MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO Procuradoria Regional do Trabalho da 7 Regio, por sua Procuradora do Trabalho, Dra. JULIANA SOMBRA PEIXOTO GARCIA, nos termos dos artigos 127 e 129 da Constituio Federal, artigo 5, 6, da Lei n. 7.347/85, e artigo 585, inciso II, do CPC, firma o presente TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA comprometendose a cumprir as obrigaes constantes das clusulas seguintes: CLUSULA PRIMEIRA. Fornecer mscara respiratria e culos de segurana para a proteo nas operaes que envolvam poeiras nos termos da NR-6. CLUSULA SEGUNDA. Instalar guarda corpo na plataforma do silo alimentador da fbrica 1, observando-se as disposies da NR-8, bem como fornecer cinto de segurana para o operador de referido silo em observncia a NR-6. CLUSULA TERCEIRA. Instalar corrimo completo na escada de acesso ao forno mecnico da fbrica 2. CLUSULA QUARTA. Instalar proteo em todas as polias e engrenagens das mquinas nas duas fbricas. CLUSULA QUINTA. Reformar as 03 (trs) instalaes sanitrias, as quais se encontram atualmente danificadas, de modo a ter 01 (um) chuveiro para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores, 01 (um) lavatrio cada grupo de 10 (dez) trabalhadores e 01(um) vaso sanitrio para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores conforme prev a NR-24 nos itens 24.1.2, 24.1.7, 24.1.8 e 24.1.12. CLUSULA SEXTA. Impermeabilizar as paredes das instalaes com o azulejo ou tinta lavvel conforme disposto no item da mesma NR 24.1.11, alnea d. CLUSULA STIMA. Providenciar gua potvel em condies adequadas de armazenamento para os trabalhadores responsveis pela alimentao dos fornos, considerando que tal trabalho executado sob altas temperaturas. CLUSULA OITAVA. Instalar 01 (um) bebedouro em cada galpo, considerando o nmero de trabalhadores executando trabalho braal extenuante sob altas temperaturas.
1

MINISTRIO PBLICO DA UNIO


MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO - 7 REGIO

CLUSULA NONA. Elaborar e implementar o Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, contemplando os riscos ocupacionais e medidas de proteo coletiva e individual a serem adotadas, observando-se as determinaes da NR-9. Destaca-se a necessidade de incluirse a aferio de calor nos locais onde se alimentam o forno convencional e o forno mecnico, bem como no abastecimento dos fornos com tijolos crus e retirada do tijolo cozido. Da mesma forma, deve ser aferido o calor no posto de carregamento dos caminhes, contemplando o nmero de trabalhadores expostos e medidas de controle adotadas para a reduo dos riscos identificados. CLUSULA DCIMA. Elaborar e implementar o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO, de acordo com as determinaes da NR-7. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA. Providenciar a emisso de Atestados de Sade Ocupacional (ASO) dos trabalhadores, fazendo constar os riscos ocupacionais e os exames complementares exigidos em funo destes, observando-se ainda as disposies da NR-7. CLUSULA DCIMA SEGUNDA. Elaborar o Laudo Tcnico das Condies Ambientais de Trabalho (LTCAT) para que se possa definir condies de insalubridade nos diversos setores operacionais. CLUSULA DCIMA TERCEIRA. Constituir SESMT e CIPA, em conformidade com o quadro II da NR-4 e quadro I da NR-5 respectivamente. CLUSULA DCIMA QUARTA. Obriga-se a compromissria a adequar aos termos da lei e do presente Termo as situaes irregulares apontadas pela Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego no Cear SRTE/CE, devendo fazer prova, perante o Ministrio Pblico do Trabalho, do efetivo cumprimento de todas as obrigaes acima ajustadas no prazo de 30 (trinta) dias a contar da celebrao deste Termo de Ajuste de Conduta. CLUSULA DCIMA QUINTA. Dar cincia a todos os seus empregados do presente Termo de Ajuste de Conduta, afixando o Termo, por 60 (sessenta) dias a contar da assinatura deste, em local destinado cincia dos atos da empresa ou de fcil visualizao pelos empregados. CLUSULA DCIMA SEXTA. O descumprimento do presente Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, que tem fora de ttulo executivo extrajudicial, sujeitar a Compromissria ao pagamento de multa de R$ 3.000,00 (trs mil reais) ao ms, por cada obrigao descumprida, acrescidas de multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) por cada trabalhador encontrado em desateno ao compromisso assumido. Pargrafo Primeiro A multa estabelecida nesta clusula no substitutiva das obrigaes assumidas, e o seu valor ser corrigido monetariamente, doravante, pelos mesmos ndices aplicados pelo TRT da 7 Regio para atualizao de dvidas trabalhistas.

MINISTRIO PBLICO DA UNIO


MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO - 7 REGIO

Pargrafo Segundo. A multa prevista nesta clusula ser revertida em favor do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Pargrafo Terceiro. No havendo pagamento administrativo do valor da multa, o Ministrio Pblico do Trabalho ajuizar a respectiva ao de execuo perante a Justia do Trabalho. CLUSULA DCIMA STIMA. O presente termo de compromisso tem eficcia de ttulo executivo extrajudicial, na forma dos artigos 5, pargrafo 6, da Lei de n 7.347/85 e 585, inciso VII, do Cdigo de Processo Civil, valido por prazo indeterminado e seu cumprimento poder ser fiscalizado pelo Ministrio Pblico do Trabalho e/ou pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, para o que podero contar com a colaborao de quaisquer rgos pblicos.

Fortaleza (CE), 24 de outubro de 2013.

Juliana Sombra Peixoto Garcia Procuradora do Trabalho

Gustavo Rmulo Faanha da Mata Advogado da empresa

You might also like