You are on page 1of 1

Histria do Futebol e Megaeventos Curso de Capacitao para o voluntariado em Megaeventos

Em funo da origem aristocrtica do esporte, como uma atividade de lazer da elite inglesa, inicialmente, os times de futebol brasileiros eram formados apenas de pessoas de pele branca, dado o fato de a maioria dos clubes ter sido fundada por estrangeiros.

Profissionalizao do futebol e contraposio histrica entre o amadorismo e prtica do esporte

Assim, a recriao moderna do esporte est comprometida com uma lgica amadora, que tem como preocupao principal caracterizar o esporte como uma atividade de lazer sem a influncia considerada negativa de interesses financeiros. No Brasil, a dcada de 1920 considerada o marco para a popularizao do futebol. A procura por melhores jogadores transformou a lgica inicial do amadorismo, que motivou a formao dos times. Para o esporte, as barreiras sociais no tm significado, pois dentro de campo a habilidade para jogar que define a importncia que o jogador tem para o time. Mas, nem sempre o esporte possui fora suficiente para superar contradies sociais. Nessa poca, em que o conceito de difuso do esporte era a principal diretriz, no havia sentido falar em restries sociais para a prtica do esporte. Dessa forma, os jogadores negros que demonstraram destreza para a prtica do esporte comearam a ser aceitos nos clubes de futebol. Os times baianos, por exemplo, j contavam com jogadores negros e o Vasco da Gama foi o primeiro dos clubes grandes do Rio de Janeiro a vencer ttulos com uma equipe repleta de jogadores negros, oriundos de uma classe social de baixa renda.

Todavia, se no incio era expressamente proibido qualquer tipo de contrapartida financeira para as pessoas que se dedicavam ao esporte, com o argumento de que o amor pelo jogo deveria ser a nica motivao dos jogadores, essa realidade muda com o passer do tempo. Isto porque a necessidade de conceder algum tipo de apoio econmico aos jogadores de baixa renda deu origem, no Brasil, expresso amadorismo marrom, fase intermediria entre o amadorismo e a profissionalizao do futebol. Neste contexto, a ajuda de custo no se caracterizava como salrio, mas reconhecia que o jogador precisava de alguma compensao financeira que lhe desse condies para se dedicar ao esporte sem comprometer a sua renda pessoal e o sustento de sua famlia.

Outro dado a considerer que a preocupao em melhorar o desempenho das equipes criou, portanto, a oportunidade para pessoas de outras classes sociais, que no eram scias dos clubes de elite, fossem convidadas para jogar e representar o clube nos campeonatos. No caso do futebol, esse foi um dos elementos que favoreceu a profissionalizao do esporte e a participao de pessoas de todas as classes sociais. A popularidade alcanada pelo futebol pode estar relacionada com o seu jeito simples de jogar. Em geral, basta uma bola, alguns jogadores e as traves, para que, em diversos espaos, crianas e adultos comecem a brincar de futebol. Entretanto, na atualidade, o esporte est associado a uma srie de interesses econmicos e polticos. O prestgio gerado pelas conquistas esportivas e as repercusses financeiras decorrentes transformam o futebol, e outras modalidades esportivas, em um espetculo que mobiliza a ateno de um nmero cada vez maior de pessoas.

47

You might also like