You are on page 1of 17

A trajetria da complexidade em Edgar Morin

Ariston Azevdo

Resumo
As idias de Edgar Morin vem sendo fonte de constantes estudos no Brasil e a incorporao delas podem ser encontradas em diversas reas do conhecimento, como a sociologia, a antropologia, a filosofia e a educao, por exemplo. A sua crtica aos pressupostos que sustentam o pensamento simplificador do conhecimento e do real a noo de ordem, a noo de separabilidade e lgica indutivodedutivo-identitria expe de modo catrtico os vieses epistemolgicos que h sculos atuam de modo poltico cognitivo sobre a mente humana. A complexidade do conhecimento e do real a contraposio de Morin simplificao que sobre eles insiste em vigorar. Neste sentido, ordem-desordem-interaes-organizao, noseparabilidade e contradio so noes que aquele pensador francs tem articulado em sua epistemologia da complexidade. O presente texto encerra as primeiras exploraes que os autores fazem das idias de Edgar Morin. Nele so destacadas a trajetria intelectual do autor, as suas principais crticas ao pensamento simplificador e as linhas bsicas do pensamento complexo. As implicaes dessas idias para o estudo do fenmeno administrativo e para a prtica da administrao ainda se encontram em estado de gestao, o que dever merecer, em breve, um outro ensaio. Palavras-chaves: conhecimento; epistemologia; complexidade. O que inspira confiana o distanciamento do temvel e a proximidade dos meios de salvao. Aristteles, Retrica das paixes.

Consideraes iniciais
Podemos dizer que, em termos contemporneo, a tarefa intelectual a que se lanou Edgar Morin digna de ser reconhecida como uma das mais audaciosas. Poucos ousaram, como ele, ultrapassar confrontar talvez fosse a melhor palavra para exprimir a nossa percepo pessoal do trabalho

-1-

deste autor as polaridades1 que herdamos como legado da cincia clssica, suas legislaes, separaes, certezas e racionalizaes; poucos, mas muito poucos mesmo, tiveram ousadia suficiente para no recuar diante dos obstculos que o conhecimento especialista representa para quem se lana a ultrapassar suas fronteiras. exatamente isto que seu projeto epistemolgico faz: ultrapassa o pensamento simplificador, isto , uma espcie de poltica cognitiva2 que desconsidera a existncia e a linguagem da complexidade, no real e no prprio conhecimento.3 Neste texto temos por inteno primeira mostrar como Edgar Morin caracteriza o pensamento simplificador da cincia clssica, e o faremos abordando o que ele considera como sendo os pilares ou princpios daquela cincia, a saber, a noo de ordem, a noo de separabilidade e a lgica indutivo-dedutivo-identitria que lhe d coerncia. Feito isto, trataremos de apresentar, de maneira sinttica, as crticas que ele faz ao pensamento simplificador, quando de sua formulao do pensamento complexo. Por ltimo, faremos algumas breves consideraes finais sobre o tema. Mas antes de adentrarmos em nossa questo primeira, elaboraremos uma pequena sntese do que at agora o pensador parisiense escreveu em termos de livros.

Sntese do percurso acadmico de Edgar Morin


Logo de pronto convm dizer que Morin considera-se, por um lado, inscrito no tecido cultural francs e europeu e, de outro, um pouco como um aerlito (MORIN & LE MOIGNE, 2000:165). Entre suas influncias recebidas esto, nas cincias sociais e polticas, Marx, Charles Gide, Simiand, Pirou, Hauser e outros; na filosofia, Herclito, Montaigne, Pascal, Rousseau, Hegel e Prout; na psicologia, Freud, Jung, Lacan, Rank e Ferenczi; tendo tambm sofrido influncia de historiadores como Lamartine, Aulard, Jaurs, Mathiez e Bachelard (enquanto historiador das cincias). O cinema, igualmente, tem influncia significativa em sua vida, assim como algumas novelas e peas de teatro escritas por literrios como Molire, Shakespeare,

Polaridades como contnuo versus descontnuo, espcie versus indivduo e sociedade versus indivduo servem aqui como exemplo.
1

Tomamos este termo de emprstimo de Guerreiro Ramos. Para ele, a poltica cognitiva consiste no uso consciente ou inconsciente de uma linguagem distorcida, cuja finalidade levar as pessoas a interpretarem a realidade em termos adequados aos interesses dos agentes diretos e/ou indiretos de tal distoro (RAMOS, 1989:87).
2

Estamos conscientes de que a compreenso do projeto epistemolgico de Edgar Morin no uma das tarefas mais fceis de serem realizadas, e que por isso, o fato de intentarmos falar sobre a sua epistemologia, no significa que conseguiremos esgota-la de uma vez por todas. Pelo contrrio, o nosso exerccio aqui no aspira a essa finalidade, mesmo porque acreditamos que ainda no estamos em condies para uma empreitada dessa envergadura. No entanto, temos certeza que as dificuldades agora percebidas no nos impedem do exerccio intelectual que ora nos aventuramos.
3

-2-

Cevantes, Balzac, Flaubert, Tostoi e Dostoievski, alm de Rimbaud, Shelley, entre outros. Visto desta perspectiva, temos que admitir que quem passa por essa linhagem de intelectuais dificilmente poderia centra-se, de fato, em um ponto nico do conhecimento. Dogmatismo, cepticismo, subjetivismo, realismo, pragmatismo e criticismo, tudo isso parece ter sido visitado por Morin uma formao complexa, como se pode depreender, mas que nem por isso o fez perder a coerncia em sua proposta epistemolgica. A seguir, traaremos de maneira muito breve o legado literrio at agora deixado por Edgar Morin. Por no termos tido contato direto com todas as obras listadas, gostaramos que os pargrafos logo abaixo fossem vistos como um elencar direto de ttulos, e no como um apanhado crtico, como comum se esperar de um texto mais elaborado. Contudo, esperamos que tal confisso no induza o leitor a uma depreciao precipitada de tudo o que se encontra neste texto, to pouco do que pessoalmente apreendemos do contato que mantivemos com as idias desse pensador francs.4 Quando aluno em Sorbonne, Morin freqentou os cursos de Histria, Geografia e Direito, simultaneamente, tendo tambm cursado disciplinas de Cincias Polticas, Sociologia e Filosofia, estudos concludos no ano de 1942. Publica em 1949 uma pequena obra de cunho sociolgico e jornalstico, intitulada LAn zro de lAllemagne, onde procura narrar as condies de vida de uma Alemanha que ele observou durante o perodo de guerra em que l esteve como representante do Estado Maior do Primeiro Exrcito Francs e como assessor de comunicao e imprensa do Governo Militar da Frana. Aps isso, viria a publicar, em 1951, o seu segundo livro, LHomme et la mort, uma obra em que a sua reflexo sobre a morte seria unida a alguns estudos de cunho antropolgico, histrico, social e biolgico. Neste livro em especfico, a sua inteno foi mostrar que o homem expressa o que de melhor h na vida quando se depara5 com a morte. Para isso, recorreu s idias psicanalistas de Freud, Jung, Lacan e outros estudiosos da rea, associando-as ao seu entendimento prprio do marxismo, corrente de pensamento com a qual manteve ligaes desde os seus dezenove anos de idade, poca em que se filiou ao partido comunista francs. O seu prximo livro publicado teve o ttulo de Le cinma ou lhomme imaginaire e foi divulgado em 1956, com nova edio no ano de 1978. Aqui, como o prprio ttulo sugere, entra em jogo o fascnio que Morin possua pela complexa
O leitor notar a forma apressada adota por ns quando do apontamento dos ltimos livros publicados por Morin. Esta postura deve-se ao fato de nossa ateno explicativa voltar-se, nesta parte do ensaio, principalmente para as primeiras obras do autor em foco, haja vista que o desfecho de seu pensamento ser, em parte, a discusso deste texto. Tambm, havemos de frisar que as snteses do conjunto da obra de Edgar Morin que a partir desse ponto nos referiremos foi inspirada no pequeno livro de Izabel Petraglia (2000).
4 5

Deparar, aqui, entendido em sentido figurado.

-3-

relao existente entre o real e o imaginrio, entre a fico e a concretude da vida. Alis, diga-se de passagem, a reflexo sobre o cinema foi para Morin de grande relevncia, levando-o, inclusive, a publicar um segundo livro, Les stars, em 1957, cujo ttulo na lngua portuguesa foi traduzido como As estrelas: mito e seduo no cinema. Se no livro de 1956 a natureza antropolgica do cinema foi o seu olhar sobre a stima arte, no de 1957, a feio sociolgica, sobretudo a sociologia contempornea de sua poca, foi o destaque. Nos anos de 1959, 1962, 1965 e 1967, Morin publica Autocritique, LEsprit du temps, Introduction une politique de lhomme e Commune en France: la mtamorphose de Plodemet, respectivamente. Na primeira destas obras, cujo carter inteiramente autobiogrfico, Morin busca, na tentativa de mediar a objetividade com a subjetividade, reconciliar o ser humano com o mundo; em LEsprit....6 a sua inteno tratar especificamente do fenmeno social da cultura de massa uma inspirao tambm cinematogrfica; j Introduction... marcado pela integrao das concepes Marxista e Freudianas na apresentao da multiplicidade do homem o homem complexo , de onde retira uma espcie de poltica de desenvolvimento global do homem; e Commune... um livro particular, pois que nele so abordados aspectos peculiares de uma pequena comunidade francesa de aproximadamente 3.000 hab., com o intuito de registrar sua diversidade e singularidade em termos scio-histrico-cultural. Depois dessas obras, Morin viria a publicar Mai 68: la brche (1968), La rummeur dOrlans (1969), Le vif du suject (1969) e Paradigme perdu: la nature humaine (1973), livro que seria o ponto originrio para um conjunto de reflexes sobre a investigao de mtodo, uma obra composta por quatro volumes: Le Mthode 1: la nature de la nature (1977), Le Mthode 2: la vie de la vie (1980), Le Mthode 3: la connaissance de la connaissance (1986) e Le Mthode 4: les ides (1991). Vejamos como Petraglia sintetiza esse conjunto de textos:
O primeiro volume procurou articular a cincia do homem cincia da natureza, atravs da relao ordem-desordem-organizao, partindo da reflexo crtica da ciberntica e da teoria dos sistemas, chegando complexidade da natureza e natureza da complexidade. (...) [O segundo volume] questiona a vida antes mesmo do surgimento do homem e o homem em seu papel frente vida. Fala da ecologia, da autonomia das espcies, da auto-organizao dos seres vivos, e da complexidade da vida no que tange os atos de nascer e de morrer, como tambm interroga a existncia solitria e solidria dos homens. (...) [No terceiro volume, Morin] procurou refletir sobre os limites e as possibilidades do conhecimento, apontando as disjunes existentes nas cincias fsicas, humanas e biolgicas, no sentido de reconcili-las, para a compreenso do todo.

Temos notcias de que em 1975 foi publicado um segundo volume desta obra.

-4-

Apresenta o estudo das idias sob o ponto de vista da antropologia do conhecimento. (...) [No quarto volume], Morin nos mostra o estudo das idias sob trs vertentes fundamentais: ecologia das idias, que aponta os aspectos culturais e sociais; noofesra, que apresenta o ponto de vista da autonomia e da dependncia da vida das idias e noologia, que mostra a organizao das idias a partir da linguagem e da lgica (2000:29-30).

Para fins conclusivos dessa introduo, falta elencar aqui as ltimas obras escritas por Edgar Morin que temos conhecimento: Pour sortir du XX sicl (1981), Science avec conscience, (1982), De la nature lURSS (1983), Le rose et le noir (1984), Sociologia (1984), Science et conscience de la complexit (1984), Penser lEurope (1987), Vidal et les siens (1989), Introduction une pense complexe (1990), Un nouveau commencement (1991), Le doigt dans lEmile: notes parses pour un Emile contemporain (1992), Terra-Patrie (1993) e A decadncia do futuro e a construo do presente (1993). Feitas estas consideraes, achamos conveniente informar que ao longo do perodo que compreende os anos de 1968 a 1975, Edgar Morin esteve envolvido com um grupo de pesquisadores o Grupo dos Dez de diversas reas, entre eles cibernticos e biologistas, de onde acreditamos que o escritor francs tenha descoberto os indcios de suas reflexes, intercedidas pelo pensamento ciberntico, respeito da complexidade. Paralelamente, Morin tambm esteve envolvido, durante os anos de 1969 e 1970, com o Salk Institute for Biological Studies de San Diego, alm do Centre International dtudes Bio-Antropologiques et dAnthropologie Fondamentale, de onde se originou o seu livro LUnit de lHomme, publicado em 1974.

Pilares que sustentam o pensamento simplificador


Pensar o problema da complexidade , antes de tudo, pensar primeiramente o problema da simplificao, um problema que tem as suas origens ligadas prpria nascena do conhecimento cientifico, haja vista que este, quando de suas primeiras articulaes, operou duas grandes disjunes: uma que deriva da atitude questionadora adotada pelos primeiros cientistas frente ao julgamento de valor e ao dever moral, que trouxe como conseqncia a disjuno absoluta entre conhecimento e moral; e uma outra, proposta por Descartes, que advoga a disjuno entre sujeito (ego cogitans) e objeto (res extensa). Enquanto a primeira disjuno apontaria para a gerao de uma espcie de conhecimento amoral, a outra, por sua vez, remetia o sujeito para a filosofia, e o objeto, para a cincia, o que na opinio do autor de Terra Ptria mutilou tanto esta quanto aquela, causando o divrcio trgico entre cincia e filosofia (MORIN & VRIOS, s/d:31).7 E
Diz Morin em outra obra: efetivamente, o desenvolvimento da Filosofia e da Cincia seguiu a direo fixada por Descartes. A filosofia tornou-se cada vez mais uma filosofia
7

-5-

no apenas isso. Levar a cabo aquele tipo de condio criadora de conhecimento exigia, tambm, que tanto o sujeito que conhece como o objeto que se visa fossem, ambos, devidamente descontextualizados, o que significa dizer, isolados entre si e de tudo que lhes cerca. Assim, essa dupla disjuno originria, do conhecimento da moral e do sujeito do objeto, levaria a uma ruptura decisiva, qual seja, a do conhecimento com a conscincia: um conhecimento sem conscincia, sem conscincia moral, sem conscincia reflexiva e tambm subjetiva (MORIN & LE MOIGNE, 2000:28). este o estado em que o conhecimento cientfico criticado por Morin se encontra. E o que isso significa? Significa a perda da reflexo do sujeito sobre o prprio conhecimento que constri, o que conduz a um desconhecimento do conhecimento se se retira o sujeito do conhecimento que conhece, se se retira a conscincia do conhecimento, temos ento um tipo de conhecimento que no mais possibilita o conhecimento de si prprio.

conhecimento do conhecimento, um conhecimento com conscincia,

A proposio de Morin, no entanto, segue no sentido do

o que s pode ocorrer caso o sujeito seja reintroduzido no processo de conhecer.8 Na realidade, a possibilidade do conhecimento do conhecimento aquilo que pretende Morin requer o retorno do sujeito, e esse retorno est sendo clamado por meio das vrias indagaes sociais a respeito da responsabilidade do cientista frente incerteza do conhecimento cientfico que produz, uma incerteza que lhe intrnseca; ou dizendo de outra maneira, o cientista trabalha em algo que pode produzir vida e morte, sujeio ou liberao (MORIN & LE MOIGNE, 2000:35).

reflexiva, do sujeito que por si prprio tenta sondar-se, conhecer-se, enquanto o conhecimento cientfico fundou-se excluindo por princpio o sujeito do objeto de conhecimento. E essa excluso podia ser desse modo legitimada. O sujeito considerado como qualquer coisa parasita no sentido de que ele faz intervir a subjetividade de tal e tal pesquisador. Com efeito, h pesquisadores de opinies diferentes, de pases diferentes, de classes diferentes, de metafsicas diferentes, e isso que deve ser retirado, a sua subjetividade. (MORIN & LE MOIGNE, 2000:28) No se trata aqui de dizer que o sujeito conscincia, e apenas isso. Essa propositura j foi muitas vezes defendida, em especial por algumas correntes existencialistas. Pelo contrrio, na viso de Morin, a conscincia a ultima qualidade adquirida pelo sujeito, a mais preciosa, uma das mais frgeis. O aparecimento da conscincia no sujeito uma emergncia reflexiva, que permite a ela a possibilidade de retornar a si mesma, em uma espcie de circuito. A pergunta que surge aqui a seguinte: ento, o que esse sujeito? Estaramos entendendo-o na concepo corrente? claro que no. O entendimento que Morin tem do sujeito no segue, digamos assim, as vias convencionais. Ele no parte de uma base afetiva ou sentimental para definir o sujeito. No. O ponto do qual parte para propor a sua definio do sujeito a base bio-lgica, para da ento atingir uma concepo complexa do sujeito. (Sobre este ponto ver o anexo 2, A noo de sujeito, em A cabea bem-feita). Assim, reintroduzir o sujeito no processo de conhecimento no simplesmente retornar com a conscincia; tambm ser sabedor de tudo o que leva a conscincia a emergir enquanto tal.
8

-6-

Antes de abordarmos com maiores detalhes o que significa, de fato, conhecimento com conscincia, voltemo-nos, de agora em diante, s consideraes feitas pelo nosso autor sobre o tipo de conhecimento cientfico que ele designa como simplificador. Na realidade, se bem observarmos a exposio de suas idias, Morin primeiramente constri uma espcie de sistematizao da crtica aos princpios, objetivos, hipteses e concluses de um saber fragmentado, que simplifica o real e o prprio conhecimento, para, posteriormente, trazer tona a questo da complexidade e seus os desafios em termos de uma nova articulao do saber. Ao pensamento simplificador Morin contrape o pensamento complexo. O seu ponto de partida parece dar-se na seguinte ordem: o real complexo9; por ser complexo, ele exige que o conhecimento se complexifique;10e mais, o real e o conhecimento so imprecisos11. Por assim pensar, a elaborao de sua epistemologia faz-se por meio de uma profunda reflexo a respeito das noes fecundadoras do conhecimento cientfico clssico e de suas implicaes. Para os fins deste trabalho, decidimos operar com apenas trs dessas noes, s quais tambm Morin chama de princpios, sem nos atermos, demasiadamente, s suas implicaes.12 Essas noes so as seguintes: a noo de ordem, a noo de separabilidade e o carter absoluto da lgica indutivo-dedutivo-identitria na construo do conhecimento. Vejamos, de maneira sinttica, a caracterizao que Morin d a cada uma delas, para depois avanarmos para a questo da complexidade.

De fato, o problema da complexidade em Morin funda-se no real, que enorme e no se deixa jamais arrebatar pelo nosso esprito, pela nossa ideologia, e os estimula a se autoultrapassar; ele resistente, e exatamente a sua resistncia que levanta a questo da complexidade (MORIN & LE MOIGNE, 2000:77-78).
9

A complexidade do real, como afirmamos na nota anterior, chama o abstrato a se complexificar. por isso que o autor ir afirmar que o pensamento que se quer complexo est sempre em combate com e contra a lgica, com e contra as palavras, com e contra o conceito (MORIN & VRIOS, s/d:14).
10

Neste sentido, talvez seja correto dizer um pouco mais. A impreciso do conhecimento no a mesma impreciso da realidade. H, acreditamos, diferenas qualitativas e quantitativas substanciais entre ambas, muito embora a impreciso do real seja impossvel de ser provada, ao passo que a impreciso do conhecimento sempre revelada.
11

Muito embora no tenhamos feito no incio do texto o esclarecimento que se segue, a sua indispensabilidade nos leva a faz-lo agora, sob pena de nosso procedimento frente ao pensamento de Morin ser compreendido inadequadamente, menos pelo contedo do que apresentamos do que pela forma como o fazemos. O fato de nos atermos as essas trs noes, no significa que um nmero maior (ou menor) de caracteres do pensamento simplificador no possa ser extrado das obras de Morin. Ele mesmo, em Cincia com conscincia, elabora treze princpios para tratar do assunto, e em A inteligncia da complexidade os apresenta, em determinado momento do livro, reagrupados em nove tpicos, para em outra parte dessa mesma obra os apresentar como trs pilares (ordem, separao e lgica). Da mesma maneira ele assim procede em Os sete saberes, onde aponta as caractersticas do conhecimento simplificado em trs categorias, a saber: disjuno e especializao, reduo e disjuno e a falsa racionalidade. Desse ponto foi que partimos neste texto.
12

-7-

A noo de ordem, tambm designada por princpio da ordem, tem carter fundador, digamos assim, entre os outros princpios. A sua atribuio primeira legislar, ou seja, subordinar os elementos fundamentais da vida humana individual e coletiva, bem como a natureza, a uma a concepo determinista e mecnica do mundo. O Corolrio dessa legislao a universalizao o universo obedece a leis deterministas; h uma ordem-mestra no universo e ela que deve guiar o conhecimento. Sob este prisma, todo o conhecimento aspira formulao de leis com o intuito de poder prever, ou melhor, no apenas isso, mais o de determinar o comportamento futuro das coisas, dos fenmenos. luz desse princpio, no h desordem, aleatoriedade, disperso, agitao e outros fenmenos correlatos. A noo de separabilidade ou princpio de separao, de disjuno.13 Trata-se de outra caracterstica marcante do pensamento simplificador. A sua ao primeira consiste em disjuntar o objeto do meio ao qual pertence, ou seja, advoga que a compreenso de determinado objeto s possvel quando se procede atravs do seu isolamento do meio ambiente com o qual inter-relaciona-se. Da mesma maneira, esse tipo de comportamento tambm levado a termo no que tange relao do sujeito com o objeto da seguinte maneira: imperativo para o pensamento simplificador que o objeto seja disjunto do sujeito que o percebe e o concebe. Como podemos apreender, a noo de separabilidade deriva diretamente do racionalismo cartesiano segundo o qual necessrio, para que qualquer fenmeno seja devidamente estudado ou para que qualquer tipo de problema encontre soluo, a decomposio do todo em partes. A cincia atual est por demais refm desse princpio. H, nos dias de hoje, uma parcelarizao generalizada do saber: as grandes cincias encontram-se separadas entre elas; internamente a essas grandes cincias tambm notamos a separao entre as diversas disciplinas, que via de regra encontram-se fechadas em si mesmas; e no interior dessas disciplinas observamos os especialistas enclausurados juntamente com seu objetos de estudo, a coisa auto-suficiente.

Este princpio fortalecido por um outro, o princpio da reduo. Sobre ele no nos determos a falar no corpo deste trabalho, apesar da sua importncia, pois que isso incorreria em estender demasiadamente o texto. Para os fins por ns visados, apenas convm que se diga que o princpio da reduo tem como inclinao reduzir o conhecimento apenas ao que seja passvel de ser medido, quantificado e formalizado. Nos dizeres de Morin: ...a reduo ao quantificvel condena morte qualquer conceito que no se traduza por uma medida. Ora, nem o ser, nem a existncia, nem o sujeito conhecedor no podem ser matematizados nem formalizados. (...) O esprito da reduo anima todos os empreendimentos destinados a dissolver o esprito no crebro, a reenviar o crebro ao neurnio, a explicar o humano pelo biolgico, o biolgico pelo qumico ou pelo mecnico. Ele anima todos os empreendimento que tratam da histria e da sociedade humana, fazendo economia dos indivduos, da conscincia, dos acontecimento. (MORIN & LE MOIGNE, 2000:96-97).
13

-8-

A terceira noo corresponde lgica indutivo-dedutivoidentitria. Esta reflexa dos trs princpios sob os quais a razo cientfica clssica assenta-se, qual sejam, a induo, a deduo e os axiomas identitrios de Aristteles (princpio da identidade, princpio da contradio, princpio do terceiro excludo). Esses trs princpios so fundamentais na construo do saber simplificador, dado que neles que se sustenta a verdade cientfica. Podemos dizer tambm que neles reside uma espcie de confiana especial: a confiana epistemolgica.14 Como diria Morin, o conhecimento simplificador baseia-se na confiana absoluta da lgica para estabelecer a verdade intrnseca das teorias, uma vez que elas esto fundadas empiricamente nos procedimentos da verificao (MORIN & LE MOIGNE, 2000:60). Estas trs noes, como no poderiam deixar de ser, interdependem e se reforam mutuamente. Delas deriva e sobre elas se constri o pensamento simplificador, um tipo de pensamento que, para Morin, adquire o carter de paradigma15, que tem na disjuno e na reduo16 o seu primado. Vejamos como Morin sintetiza as caractersticas desse pensamento:
Ele s consegue conceber os objetos simples que obedecem s leis gerais. Ele produz um saber annimo, cego, sobre todo o complexo; ignora o singular, o concreto, a existncia, o sujeito, a afetividade, os sofrimentos, os gozos, os desejos, as finalidades, o esprito, a conscincia. Ele considera o cosmos, a vida, o ser humano, a sociedade como mquinas deterministas triviais atravs das quais se poderiam prever todos os outputs se conhecssemos todos os inputs (MORIN & LE MOIGNE, 2000:100).

Dessa maneira, a simplificao torna-se


estreitamente correlacionada manipulao, ela prpria correlacionada

Em Para um novo senso comum, captulo primeiro, Boaventura discute a confiana epistemolgica derivada do paradigma epistemolgico da cincia moderna. Trata -se de uma boa fonte de consulta para o entendimento das crticas que atualmente so feitas lgica derivada de Aristteles. O mesmo podemos dizer de Bachelard em Filosofia do novo esprito cientfico, captulo quinto (a lgica no-aristotlica), onde os limites da lgica aristotlica so apontados.
14

O entendimento de Morin sobre o termo paradigma destoa do sentido etimolgico da palavra, assim como do sentido que a mesma recebeu de Thomas Kuhn. Um paradigma, diz Morin, um tipo de relao muito forte, que pode ser de conjuno ou de disjuno, logo, aparentemente de natureza lgica, entre alguns conceitos-mestres; este tipo de relao dominadora determina o curso de todas as teorias, todos os discursos que o paradigma controla. O paradigma invisvel para quem sofre os seus efeitos mas o que h de mais poderoso sobre as suas idias. A noo de paradigma , ao mesmo tempo, lingstica, lgica e ideolgica: uma noo nuclear. (MORIN & OUTROS, s/d:31). Para maior esclarecimento dos termos, ver MORIN (1991:211-238).
15 16

Para esclarecimento desse termo, ver os comentrios tecidos na nota de nmero 16.

-9-

idia, ou, melhor ainda, ao mito da conquista da natureza e do domnio do homem sobre o Universo. um princpio de persuaso, segundo Heidegger. Conduz dominao, ao que preciso acrescentar que ela conduz ao desprezo, no dois sentidos do termo (tomar abstrao por realidade e desprezar tudo aquilo que no participa do projeto de dominao). Constitui-se desse modo um paradigma de disjuno/reduo, comportando nele mesmo um princpio de seleo/rejeio. Esse paradigma, presente de maneira invisvel no esprito daquele que sofreu a sua influncia, determina a dissoluo dos complexos para reconduzi-los aos seus elementos de base, a dissoluo do no-formalizvel para reduzir o real ao seu esqueleto matemtico. Ele ordena a separao do objeto do meio ambiente, da ordem da desordem, das disciplinas das cincias e da cincia da filosofia. A seleo escolhe tudo aquilo que ordem, quantidade, medida. A rejeio elimina o ser, a existncia, o individual, o singular. Esse paradigma que regula todos os conhecimentos reinou no conhecimento cientfico, tcnico, poltico (MORIN & LE MOIGNE, 2000:101).

E em uma s frase: o pensamento simplificador incapaz de conceber a conjuno do uno e do mltiplo (unitas multiplex): ou ainda unifica abstratamente ao anular a diversidade, ou, pelo contrrio, justape a diversidade sem conceber a unidade (MORIN, 1995:18).

A crtica ao pensamento simplificador ou introduo ao pensamento complexo


Para compreendermos o pensamento complexo formulado por Morin, de fundamental importncia que no tenhamos em mente apenas o contexto em que se constroem as cincias, ou seja, a vida acadmica. Contrariamente a outras epistemologias que partem e tm por foco as prticas efetivas dos cientistas17, e que quase sempre acabam por afastar ainda mais o conhecimento cientfico do conhecimento de senso comum18,

Este nos parece ser o caso da epistemologia de Gaston Bachelard (1973, 1976, 1996), que se baseia principalmente nas cincias fsicas e qumicas. Citamos este autor por questes de maior aprofundamento nosso em sua proposta epistemolgica.
17

Aqui se confirma realmente o caso da epistemologia de Bachelard. Em seu trabalho fica devidamente claro que o senso comum, ou a opinio, como ele prprio diria (Bachelard, 1996), apresenta-se ao novo esprito cientfico como o primeiro obstculo epistemolgico a ser ultrapassado. Devemos destacar tambm que semelhante opinio foi emitida pelo intelectual portugus Boaventura de Souza Santos (2000). de Bachelard que parte Boaventura para preparar a sua epistemologia de uma cincia ps-moderna: primeiramente, porque a construo epistemolgica de Bachelard considerada por Boaventura como a que maior influncia obteve entre os cientistas naturais e sociais nos ltimos anos; em segundo lugar porque, sem recorrer a fundamentos metafsicos, mas to somente aos
18

- 10 -

a epistemologia implcita ao pensamento complexo uma epistemologia que tem como um dos seus pressupostos o dilogo entre os vrios saberes que se apresentam aos homens.19 Neste sentido, o pensamento complexo requer, impreterivelmente, que tenhamos em vista a nossa condio no Planeta Terra a terra-ptria20 como o grande quadro referencial na busca do conhecimento pertinente, isto , de um conhecimento contextualizado a Terra o nosso contexto e o das demais espcies.21 Neste sentido, Morin no esconde a cosmogonia que h por trs de seu pensamento. Embora lamentando que a descoberta (cientfica) do cosmos, de um novo cosmos22, ainda no nos tenha penetrado os espritos (MORIN & KERN, 2001:46), aquele intelectual parisiense parece incansvel em sua labuta para conciliar a humanidade com o cosmos a partir da ampliao do pensamento e das aes. Escreveu ele em Terra-Ptria: ... no cosmos que devemos situar o nosso planeta e o nosso destino, as nossas meditaes, as nossas idias, as nossas aspiraes, os nossos medos, as nossas vontades. (2001:47). Mas foi inspirado pela necessidade de romper com a idia dominante de um saber atomizado, parcelado, disciplinar, e guardando

resultantes da prtica cientfica, a reflexo epistemolgica de Bachelard representa o mximo de conscincia possvel de uma concepo cientfica engajada na luta pela defesa da autonomia do conhecimento cientfico frente s demais formas de conhecer, em especial ao senso comum, bem como porque trata-se de uma concepo que no nega o seu comprometimento com a verdade proveniente da cincia (2000:30). Assim, por considerar a reflexo epistemolgica bachelardiana como a concepo mais avanada que a cincia moderna gestou, nela que Boaventura acredita encontrar os limites da lgica dos pressuposto cientficos modernos, sendo, portanto, o ato conceptual que melhor pode fornecer opes para a sua prpria superao. No somente os saberes cientficos, achamos ns (vejamos o caso de Saberes globais e saberes locais, um livro em que Morin mantm um dilogo com Marcos Terena, professor e lder indgena), apesar de que em Morin, vez por outra, percebemos o domnio do cientificismo em seu discurso.
19

Como no ser a nossa inteno aqui entrarmos nos pormenores de suas obras, quando necessrio apenas comentrios sintticos sero feitos. Em Terra-Ptria (MORIN & KERN, 2001), a proposta que surge a de que estamos no momento em que urge reformular o pensamento fazemos a cabea, sugere ele em outro livro para que possamos compreender a crise planetria que nos abate neste final do sc. XX incio do sc. XXI. E no apenas isso. Torna-se urgente reformarmos o pensamento reforma paradigmtica para que possamos redefinir as nossas finalidades terrestres; descobrir, milhes de anos aps o surgimento da terra e do homem, a comunidade de destino homem/natureza, e, assim, co-pilotarmos a terra.
20 21 22

Considerando-se, claro, a inexistncia de seres extra-terrenos.

Talvez ele adjetive de novo para ressaltar a diferena do entendimento de cosmos que h entre ns, criaturas do terceiro milnio, e a que possuam os antigos: para uns, um cosmos fruto das descobertas da astronomia, do auxlio tcnico do telescpio Hubble; para outros, um cosmos fruto da teoria, da contemplao, tal como entendida pelos gregos (MORIN & KERN, 2001:43-47).

- 11 -

crena na incompletude e na incerteza que h em todo e qualquer conhecimento, que Morin buscou elaborar de maneira sistemtica a sua concepo sobre a complexidade. Esta, nos diz ele em O problema epistemolgico da complexidade (s/d:13), enquanto problema de investigao, no emergiu como preocupao direta ou indireta dos epistemlogos nem dos filsofos da cincia; apenas Bachelard, ressalta, tratou da complexidade de maneira profunda, mas no foi redescoberto e compreendido na filosofia das cincias.23 Na realidade, Morin credita a emergncia da problemtica da complexidade ciberntica, teoria da informao e ao conceito de auto-organizao, conquanto, adverte ele, naquelas duas primeiras reas de conhecimento a distino conceitual entre complexidade e complicao seja muitas vezes ignorada. Por no ter sido percebida anteriormente pelos cientistas apesar, como falamos acima, do prenncio feito por Bachelard a complexidade no foi levada ao centro dos debates cientficos; a bibliografia a seu respeito ainda , segundo informa Morin (In: MORIN & LE MOIGNE, 2000:46-47), muito restrita (apenas Weaver, Von Neumann, Von Forerster, Bachelard, H. Simon, Henri Atlan, Hayek); via de regra, a sua presena efetiva nos discursos manifesta-se como desordem, incerteza, confuso, irracionalidade. A inteligncia que pensa de maneira simplificada uma inteligncia cega, porque perdeu de vista a noo de conjunto e de totalidade quando partiu para o isolamento dos objetos daquilo que lhes envolve, o mesmo ocorrendo em relao ao sujeito que lhes percebe e conceitua.24 Se em

Quanto referncia feita a Bachelard, queremos acreditar que Morin percebeu que aquele pesquisador foi um dos primeiros a apontar para trs pontos que gostaramos de tratar, de maneira resumida. O primeiro, diz respeito importncia capital que as teorias e somente elas possuem quando se tratar de conhecer o real, os mistrios do real, diria Morin, ou os aspectos desconhecidos do real, diria Bachelard. O segundo ponto refere -se ao fato de as teorias serem, em Bachelard, vistas como construes do esprito (cientfico); que o esprito (cientfico) est constantemente empenhado em prosseguir de maneira abstrativa, querendo isso significar que as construes tericas so as fontes de purificao do esprito (cientfico). O terceiro e ltimo ponto diz respeito ao fato de o avano intensivo do uso da razo na tarefa de conhecer nunca apontar para a simplificao, antes, porm, desenvolvese, sempre, na direo de uma complexidade crescente: a complexidade sempre resultante do que a priori nos apresentado como simples ou, dizendo como Bachelard, o elemento sobre o qual a razo trabalha ser mais ou menos complexo de acordo com o grau de aproximao (1976:43). Obviamente que outros pontos, outras afinidades entre o pensamento de Morin e o de Bachelard poderiam ser apontadas, assim como tambm acreditamos que as diferenas deveriam ficar explcitas, muito embora no seja esse o momento adequado para uma investida de profundidade. Contudo, vale ressaltar que, se para Bachelard o conhecimento complexo, e que a existncia do real como real ocorre proporo mesmo que a abstrao racional avana o ultraracionalismo dialtico seria o estgio final (?) a ser alcanado , Morin parte do fato mesmo de que o real complexo, por isso exige um conhecimento tambm complexo, um pensamento complexo.
23

A inteligncia cega prisioneira do pensar simplificador, porque unidimensionaliza o que multidimensional. Ela s sabe operar parceladamente, mecanicamente, reduzindo e disjuntando as coisas e os homens. O verbo que conjuga o separar. Por ser incapaz de
24

- 12 -

determinado momento a cincia clssica afirmava possuir viso de totalidade, tratava-se de uma totalidade revestida de totalitarismo. Urge, ento, que se aponte os limites do pensamento simplificador. neste sentido que as noes de ordem-desordem-intetraes-organizao, no-separabilidade e a de contradio so apresentadas por Morin.25 Para Morin, assumir uma posio crtica perante o princpio da ordem no significa que a ordem e a lei sejam desnecessrias; pelo contrrio, elas so necessrias; porm, como fonte explicativa para a complexidade, so insuficientes. Afinal, pensar o conhecimento de maneira complexa, diz ele, exige que a ordem (as leis e determinao) e a desordem sejam detectadas simultaneamente, e que se reconhea as relaes que h entre elas: o interessante que a ordem e a desordem tm uma relao de complementaridade e de complexidade (2000:52). Assim entendido, o conceito de ordem deixa de seguir o seu significado antigo, qual seja, o de determinismo, estabilidade, permanncia, imutabilidade, constncia, um significado que, ao tomar o universal como referncia primeira, expulsa a possibilidade de existncia conjunta do que local e o que seja singular26, para incluir a idia de singularidade, de peculiaridade, presente na emergncia e no desenvolvimento das coisas, bem como a idia de interao, o que implica afirmar que nada pode existir sem sofrer influncias internas e externas, nem sem ser interdependente.27 Mas isso no que dizer apenas que o conceito de ordem foi resignificado, e que de agora em diante podemos pensar o simples como sendo complexo. No. Para pensarmos a ordem luz da complexidade, necessrio que tenhamos em considerao, tambm, a presena da desordem; e no apenas isso, necessrio que a desordem seja vista sob trs formas diferentes, quais sejam, como acaso, como acontecimento e como acidente o acaso simboliza a impotncia de predizer que cerca o observador frente a multiplicidade de formas da desordem; o acontecimento significa a no-regularidade, a norepetitividade, ou seja, a singularidade que determinando fato possui quando

visualizar o contexto e o complexo, Morin a acusar de ser inconsciente e irresponsvel (MORIN & LE MOIGNE, 2000:94). De acordo com Morin, o conhecimento simplificador entrou em crise no sculo XX, e isso devido, por um lado, revoluo cientfica que a fsica operou no conhecimento cientfico a partir de 1900, e de outro, devido s cincias sistmicas que surgiram na segunda metade do sculo XX, provocando o reagrupamento de disciplinas diversas na busca de explicaes para objetos de constituio complexa, cujo entendimento rejeitava os princpios de separao e de reduo.
25

As crticas a essa postura universalizante que o princpio da ordem abriga podem ser claramente percebidas em Saberes globais e saberes locais, onde o discurso sobre as minorias insistentemente desrespeitadas ganha tom de engajamento poltico, e em TerraPtria, onde o desafio de se pensar globalmente o local e localmente o global apontado como o desafio do pensamento complexo.
26

Veja como Morin desenvolve essa idia quando da sua exposio da noo de sujeito em A cabea bem-feita, obra j citada anteriormente.
27

- 13 -

emerge para um observador; e o acidente representa o encontro entre fenmenos, quer estejam os dois em estado organizado, quer apenas um deles esteja (MORIN, 1977). Da mesma maneira, associada ordem e desordem encontramos a idia de organizao e interao, que quando juntas do origem a um tetragrama: ordem-desordem-interaesorganizao. Este, por sua vez, representa um determinado estado de uma unidade complexa:
... a disposio de relaes entre componentes ou indivduos, que produz uma unidade complexa ou sistema, dotada de qualidades desconhecidas ao nvel dos componentes ou indivduos. A organizao liga, de modo interrelacional, elementos ou acontecimentos ou indivduos diversos que, a partir da, se tornam os componentes de um todo. Garante solidariedade e solidez relativa a estas ligaes, e portanto garante ao sistema uma certa possibilidade de durao apesar das perturbaes aleatrias. Portanto a organizao: transforma, produz, liga, mantm (1977:101).28

Em sntese, com a figura do tetragrama Morin quer exprimir a idia complexa de co-existncia inter-relacional em uma mesma unidade, ou seja, ao mesmo tempo em que se desenvolve a complexidade, h o crescimento da desordem, o crescimento da ordem, se eu ouso empregar essa palavra quantitativa de crescimento (MORIN & LE MOIGNE, 2000:55). Para rebater a noo de separabilidade, Morin afirma ser preciso distinguir, mas no se pode separar nem disjuntar as coisas, os fenmenos. Eis porque a complexidade se reveste em um grande desafio, pois que h um tipo de conhecimento que no consegue progredir de maneira separada o conhecimento complexo. O seu avano s ocorre quando se tem em considerao as interaes. Na realidade, a concluso a que se chega, e para l que aponta Morin, a de que esta diviso do conhecimento em disciplinas, que permite o desenvolvimento dos conhecimentos, uma organizao que torna impossvel o conhecimento do conhecimento. Por qu? Porque este campo est fragmentado em campos de conhecimentos no comunicantes (MORIN & OUTROS, s/d:20). O

Em O mtodo 1, Morin nos fala que a emergncia resulta da organizao. Esta, muito embora no esteja separada de um sistema enquanto todo, surge tanto em nvel global quanto em nvel de componente, embora, adverte, de forma mais eventual. So emergentes, portanto, aquelas qualidades que informam um todo organizado. Alm disso, Morin diz que a prpria emergncia um princpio, o princpio de emergncia. Assumir esse princpio significa afirmar que as qualidade e as propriedade que nascem [o verbo aparecer tambm pode ser aqui usado como sinnimo] da organizao de um conjunto retroagem sobre esse conjunto (MORIN & LE MOIGNE, 2000:55). Com esta forma de raciocnio, fica difcil termos em conta o pensamento dedutivo para nos referirmos ao aparecimento, emergncia das qualidades ou propriedades de todo fenmeno organizado, de onde podemos concluir que o conhecimento possui um movimento circular ininterrupto, isto , conhecemos melhor as partes que permitem conhecer melhor o todo, mas o todo permite novamente conhecer melhor as partes (MORIN & LE MOIGNE, 2000:55).
28

- 14 -

momento agora exige, afirma Morin, que passemos a pensar de maneira inter-poli-transdisciplinar, de exigirmos objetos e projetos inter-politransdisciplinares, que por sua vez possam acelerar as noes migradoras, ou seja, a transposio de esquemas cognitivos de uma disciplina para outra, criar esquemas cognitivos reorganizadores para que, enfim, possamos vislumbrar a constituio de concepes organizadoras que permitam articular os domnios disciplinares em um sistema terico comum, sistemas ecodisciplinares e metadisciplinares (MORIN, 2001a:112).29 No que diz respeito lgica indutivo-dedutivo-identitria, a sua desorientao est no aparecimento da contradio. O seu aparecimento pode ocorrer de diversas formas, quais sejam, como paradoxo, antinomias, aporias e como o acoplamento de dois termos mutuamente exclusivos, e sempre causa uma espcie de absurdo ao pensamento em que ela aparece. Tradicionalmente, o aparecimento da contradio sempre foi um sinal de erro, e a postura para corrigi-lo estava no abandono do caminho lgico tomado. Mas, para Morin, o surgimento da contrao indica que estamos diante de superfcies profundas ou desconhecidas da realidade, superfcies essas que no obedecem lgica clssica ou aristotlica (MORIN & LE MOIGNE, 2000:60), e a nica sada que se tem o enfrentamento da contradio (MORIN & OUTROS, s/d:30). Esse enfrentamento abre a perspectiva para que se possa chegar idia complexa de que duas proposies contrrias podem ser tambm complementares, o que no quer dizer associ-las para que assim se possa chegar a uma verdade mais completa; pelo contrrio, trata-se tambm de ver que a verdade pode encontrar-se no vazio, insondvel, na brecha lgica que abre uma contradio forte (MORIN & LE MOIGNE, 2000:116). Como isso, Morin no quer dizer que todas as contradies que aparecem so, de imediato, superveis. A cautela aqui aconselhada: h na contradio um carter de incerteza, dado que nunca sabemos de antemo quais as contradies que se podem superar e ultrapassar e aquelas que preciso manter e salvaguardar. Cada uma das contradies que surgem no percurso do conhecimento deve ser encarada em sua singularidade e sua prpria problemtica (MORIN & LE MOIGNE, 2000:117). Feitas estas consideraes, cumpre, ento, perguntar: afinal, o que isso, o pensamento complexo? Respondendo de maneira bem direta: o pensamento complexo a viagem em busca de um modo de pensamento capaz de respeitar a multidimensionalidade, a riqueza, o mistrio do real; e de saber que as determinaes cerebral, cultural, social, histrica que se impem a todo o pensamento co-determinam sempre o objecto do conhecimento. Esta a resposta que encontramos em seu livro O mtodo 2: a vida da vida (MORIN, 1980:14), e este pensamento que encontramos na base de sua formulao epistemolgica. Arrisquemos falar

29

Ver a este respeito o anexo 1 da obra A cabea bem-feita.

- 15 -

por ns mesmos: no possvel conhecer sem conhecer o conhecimento que quer conhecer e as condies que o leva a conhecer.

guisa de concluso
Comecemos este pargrafo com a afirmao de que muito ainda haveria para ser dito. Talvez at o que seja de mais importante necessitasse vir tona neste texto, mas infelizmente no poderemos, agora, ceder tentao de nossa ambio, de nossa vontade de sempre querer ir um pouco mais alm do que se pretende. Conceitos como os de dialgica, recurso organizacional, hologramtica, paradigmatologia, noosfera, noologia, assim como as condies bio-antropolgicas e condies socioculturais do conhecimento mereceriam ter sido discutidas para que o pensamento complexo ficasse mais claro na mente do leitor. Sob pena de no podemos corresponder riqueza dos conceitos, e de por isso cairmos na simplificao do que complexo, a nossa deciso foi por interromper, quase bruscamente, reconhecemos, a emerso conceitual violenta que se aproximava quando chegvamos ao fim do texto. Mas no faremos dessa concluso um elenco resumido do que se encontra exposto no corpo do texto. No. Talvez seja melhor penetrarmos mais uma vez no mundo das questes do que das respostas. Disse certa vez Alfred Whitehead: no mundo das idias, importa mais que a proposio seja interessante do que verdadeira. Nestes termos, a proposio de Morin interessante, no neguemos, mas no podemos lhe d o carter de verdade, principalmente o de verdade universal. Parafraseando Heidegger, diramos que, de certo modo, Edgar Morin est-a, para ns, para alguns, mas no para todos. Como pudemos perceber ao longo do nosso estudo, a complexidade uma idia que tem frutificado. So vrios os encaminhamentos que vem sendo dados na direo de melhor explorar a questo (da complexidade), desde o que se chama de modelizao inteligvel da complexidade, onde o rigor clssico de se fazer cincia aparece de forma determinada, at discusses mais brandas, como a que observamos na linha educativa. Apesar disso, resta ainda a pergunta: mas a complexidade resolve a questo do conhecimento? ela a palavra final? Nos parece claro que no. Se por um lado o discurso de Morin exacerba nos encaminhamentos cientficos todo conhecimento passvel de ser cientificamente conhecido; por outro, vemos defesas que apontam para a direo do oculto, o indizvel, do que no pode ser dito nem conhecido. Eis que o conhecimento cientfico nos parece condenado a dizer, a desocultar. Alis, a complexidade parece situarse exatamente a, entre o que se desoculta, o desocultado, e o que se oculta; entre o que est sendo dito, o dizendo, e o que o que ainda ser dito, o por dizer; ou seja, no mistrio que cerca homens e mulheres.

- 16 -

Referncias bibliogrficas BACHELARD, G. Epistemologia. Traduo de: Elena Posa. Barcelona: Editorial Anagrama, 1973. _____. Filosofia do novo esprito cientfico a filosofia do no. Traduo de: Joaquim Jos Moura Ramos. 2.ed. Lisboa: Editorial Presena, 1976. _____. A formao do esprito cientfico. Traduo de: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simtrica. Traduo de: Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994. MORIN, E. O mtodo 4: as idias, habitat, vida, costumes, organizao. Traduo de: Juremir Machado da Silva. Europa-Amrica: Mem Martins, 1991 _____. Introduo ao pensamento complexo. Instituto Piaget: Lisboa, 1995. _____. Cincia com conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. _____. O mtodo 1: a natureza da natureza. Traduzido por: Maria Gabriela de Bragana. 3.ed. Europa-America: Mem Martins, 1997. _____. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2000. _____. A cabea bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Traduo de: Elo Jacobina. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001a. _____. Os sete saberes necessrios educao do futuro. Traduo de: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 3.ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2001b. MORIN, E. & KERN, A.B. Terra-Ptria. Traduo de: Armando Pereira da Silva. 2.ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. MORIN, E. & LE MOIGNE, J-L. A inteligncia da complexidade. Traduo de: Nurimar Maria Falci. So Paulo: Petrpolis, 2000. MORIN, E. & OUTROS. O problema epistemolgico da complexidade. Portugal: Publicaes Europa-Amrica, s/d. PETRAGLIA, I. Edgar Morin: a educao e a complexidade do ser e do saber. 4.ed. Petrpolis, RJ: Editora Vozes, 2000. RAMOS, A.G. A nova cincia das organizaes: uma reconceituao das riquezas das naes. Traduo de: Mary Cardoso. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1989. p. 87. SANTOS, B. S. Introduo a uma cincia ps-moderna. 3.ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 2000. _____. Um discurso sobre as cincias. 12. ed. Porto: Edies Afrontamento, 2001a _____. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. 3.ed. So Paulo: Editora Cortez, 2001b.

- 17 -

You might also like