You are on page 1of 8

30/11/2008

DIGESTO

SISTEMA DIGESTRIO
Prof M.Sc. Vanessa Guimares de Freitas Cruvelo Dvila

Processo de decomposio do alimento em pequenas molculas o suficiente para atravessar as membranas plasmticas das clulas.

ABSORO
Passagem dessas pequenas molculas atravs das clulas para o sangue e a linfa.

FUNES
Digesto - Decomposio do alimento; Ingesto - Levar alimento para a boca; Secreo - Liberao de gua, cidos e enzimas no lmen do trato gastrintestinal; Mistura e Propulso - Preparao mecnica do alimento; Absoro - Passagem dos nutrientes para o sangue e linfa; Defecao - Eliminao das fezes.

DIVISO
Canal Alimentar ou Trato Gastrintestinal; rgos Digestrios Acessrios;

30/11/2008

REVESTIMENTOS PERITONEAIS
(Serosa camada de epitlio pavimentoso simples com camada de tecido conjuntivo)

Omento Maior (cobre o colo transverso e o intestino


delgado, avental gorduroso);

Omento Menor (fixa o estmago e duodeno ao


fgado);

Mesentrio (prende o intestino delgado parede


abdominal posterior);

Mesoclon (une os colos sigmide e transverso


parede abdominal posterior);

30/11/2008

CANAL ALIMENTAR
um tubo contnuo que se estende da boca at o nus; rgos: Boca, Faringe, Esfago, Estmago, Intestino Delgado e Intestino Grosso.

FUNO DA BOCA
Recepo, mastigao, degradao do alimento e deglutio.

FARINGE
Tubo, em forma de funil; Estende-se desde os conos at o esfago posteriormente, e at a laringe anteriormente; Constituda de msculos esquelticos e revestida por mucosa.

30/11/2008

FUNO DA FARINGE
Mover o bolo alimentar para o esfago; Participa da deglutio.

ESFAGO
Tubo muscular, colapsante; Situa-se posterior traquia, com 25 cm; Incio: extremidade inferior da laringofaringe, passa pelo mediastino frente da coluna vertebral, atravessa o diafragma (hiato esofgico) e termina na parte superior do estmago.

FUNO DO ESFAGO
Permite a passagem do bolo alimentar da faringe para o estmago. Produz muco para melhor locomoo do alimento.

ESTMAGO
Aumento do trato gastrintestinal, com forma de J; Situa-se inferior ao diafragma; Conecta o esfago ao intestino delgado.

30/11/2008

FUNO DO ESTMAGO
Mistura saliva, alimento e suco gstrico para formar o quimo; Secreta Pepsina (protenas), Lipase Gstrica (triglicerdeos), cido Clordrico (HCl)/mata micrbios e desnatura protenas e Fator Intrnseco (vitamina B12); Absoro de um pouco de H2O, eletrlitos, frmacos (aspirina) e lcool;

INTESTINO DELGADO
Tubo que possui no vivo 3 metros de comprimento e no cadver cerca de 6,5m; Possui 3 regies: Duodeno ( 25 cm ) Jejuno ( 1 m ) leo ( 2 m )

30/11/2008

FUNO DO INTESTINO DELGADO


Principal local de digesto e absoro (90%) de nutrientes e gua no trato gastrintestinal; O duodeno recebe a bile, que produzida no fgado e armazenada na vescula biliar; Recebe tambm o suco pancretico; Produz o suco intestinal maltase, sacarase e lactase); (proteases,

INTESTINO GROSSO
Parte terminal do trato gastrintestinal; Mede cerca de 1,5m; Possui regies: Ceco ( 6 cm ) Colo: Ascendente,Transverso, Descendente e Sigmide Reto ( 20 cm ) Canal Anal ( 3 cm )

FUNO DO INTESTINO GROSSO


Os alimentos no digerveis so acumulados, sendo-lhes absorvida a gua, alguns ons e vitaminas; Bactrias convertem ptn em aa, decompem aa e produzem um pouco de vitamina B e K; Tambm a que so armazenadas as fezes, antes de serem evacuadas;

RGOS DIGESTRIOS ACESSRIOS


So glndulas localizadas fora do canal alimentar, importantes na digesto dos alimentos; rgos: Glndulas Salivares, Pncreas e o Fgado.

30/11/2008

FUNO DAS GLNDULAS SALIVARES


Secreo de saliva (umedecer boca, faringe e limpar dentes e lngua); 99,5 % de gua e 0,5 % de ons (sdio, potssio, cloreto, bicarbonato e fosfato) e enzimas (lipase lingual e amilase salivar);

FUNO DO PNCREAS
Produz Insulina/GlucagonIlhotas Pancreticas Produz o suco pancretico - cinos (H2O, sais, bicarbonato de enzimas digestivas):

FGADO
Maior rgo interno;

sdio

Glndula mais pesada do corpo 1,4Kg; Abaixo do diafragma, direita.

Protease, para digesto das protenas Lipase, para digesto dos lipdios Amilase Pancretica, para digesto do amido

30/11/2008

FUNO DO FGADO
Metabolismo dos lipdios, das ptns; carboidratos, dos

Purificao quanto a diversas toxinas; Sntese de sais biliares e vitamina D (Ca+).

You might also like