You are on page 1of 7

Por Mosheh Ben Shalom Rosh da Congregao Israelita Yeshua Chai

TIRA AS SANDLIAS DOS TEUS PS

Buscando Santidade!
1

Por Mosheh Ben Shalom Rosh da Congregao Israelita Yeshua Chai TIRA AS SANDLIAS DOS TEUS PS
Este estudo vem com a conotao de mostrar, dentro das Escrituras Sagradas, a necessidade de uma adorao o Eterno de Israel em locais especficos com os ps despidos. Para a cultura judaica, os ps simbolizam separao. Mas, alm disto, instrumento de marcar posses, de conquistas. O povo hebreu, quando prximo da entrada em Cana recebeu uma ordem bem interessante: Devarim (Dt 11:24)- Todo lugar que pisar a planta do vosso p ser vosso; o vosso termo se estender do deserto ao Lbano, e do rio, o rio Eufrates, at o mar ocidental A tradio judaica conta-nos que ao entrar em Cana, o povo de Israel desatou suas sandlias e partiu tomando posse da terra prometida. Era necessrio o contato com essa terra. Por qu? Por demonstrar intimidade uma vez que o homem veio do p da terra tem as mesmas substncias que ela. Entendemos que os hebreus reconheceram a terra e a terra os hebreus. Isto foi um ato proftico!

MOSHEH, AS SANDLIAS, O SINAI E ELOHIM


Shemt (xodo) 3:4,5 E vendo o Eterno que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sara, e disse: Mosheh, Mosheh! Respondeu ele: Eis-me aqui (Hinni). Prosseguiu Elohim: No te chegues para c; tira os sapatos dos ps; porque o lugar em que tu ests terra santa Tem coisas que aprendemos num momento e levamos conosco para o resto da vida! Mosheh aprendeu naquele dia que jamais devia se achegar em algum lugar consagrado Elohim de calados nos ps. possvel que no momento nem tenha compreendido muito o motivo. Mas obedeceu! empre entendi esta passagem como uma passagem isolada das escrituras, at perceber que tambm aconteceu em outro lugar, com outra pessoa:
2

Yehoshua (Josu) 5:13 Ora, estando Yehoshua (Josu) perto de Yeric (Jeric), levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em p diante dele um homem que tinha na mo uma espada nua. Ento respondeu o prncipe do exrcito do HaShem a Yehoshua (Josu): Tira os sapatos dos ps, porque o lugar em que ests santo. E Yehoshua assim fez Atravs desta passagem entendi que, o que torna algum lugar santo (separado) a presena do Elohim Separado (Kadosh). O Shinai (Sinai), era santo pela presena do Santo que ali estava. Assim tambm o local prximo de Yeric (Jeric) onde se encontrava Yehoshua (Josu) era Kadosh (Santo) pela presena do Santo, do Separado Elohim que ali estava. Ou seja, a presena de Elohim que santifica o lugar e no o lugar a si mesmo. Pare e pense! O lugar onde consagramos para falar e ouvir Elohim, onde edificamos um altar ao Santo de Israel, onde confessamos que o Eterno esta em nosso meio no santificado pela presena Dele? O que acontece muitas vezes que pessoas sobem nos locais que afirmam conter a presena do Separado de Israel com sapatos, carteiras e cintos, muitas vezes feitos at mesmo de peles de animais impuros (No Ksheh). Se verdade que o Eterno no muda, ento temos que prestar mais ateno nas Sagradas Escrituras e somente por meio desta aprimorar nossa adorao. A VISO DE YOHANAM (JOO) EM APOCALIPSE GuilianaAP 1:13-15,17 E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido altura do peito com um cinto de ouro; e a sua cabea e cabelos eram brancos como l branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; e os seus ps, semelhantes a lato reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas guas. Quando o vi, ca a seus ps como morto; e ele ps sobre mim a sua destra, dizendo: No temas; eu sou o primeiro e o ltimo A ordem tica da viso de Yohanam importantssima! a)- Primeiro contemplou Yeshua meia altura, visualizando o cinto de ouro na altura do peito;
3

b)- Segundo, direcionou seus olhos para cima, visualizando Sua cabea. Nela, algo lhe chamou a ateno; Seu cabelo era branco como a l; c)- Tentando observar sua face, teve seus olhos ofuscados pela claridade do fogo que saa dos olhos de Yeshua; d)- Agora sim, Yohanam, baixa seu olhar direcionando para os ps de Yeshua e, somente d tempo de perceber que era como o lato reluzente que fora refinado numa fornalha! Para voc entender mais ou menos o que aconteceu com o profeta, darei um exemplo: Tente olhar para o sol ao meio dia, voc apenas conseguir fixar os olhos em uma frao de centsimos de segundo e ser imediatamente obrigado a tirar o olhar da claridade ofuscante do sol. Faa isto e entender o que se passou com o profeta em sua viso! Uma pergunta: Por que Yohanam no suportou olhar para os ps de Yeshua? Porque ao olhar para os ps de Yeshua, Yohanam olhou para sua SANTIDADE! OUTRA VISO DE YOHANAM EM PTIMOS: AP 1:10:1,2,3- E vi outro anjo forte que descia do cu, vestido de uma nuvem; por cima da sua cabea estava o arco da aliana; o seu rosto era como o sol, e os seus ps como colunas de fogo, e tinha na mo um livrinho aberto. Ps o seu p direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra, e clamou com grande voz, assim como ruge o leo; e quando clamou, os sete troves fizeram soar as suas vozes O formato dos ps deste ser era diferente dos nossos ps. Este ser, segundo Yohanam, tinha os ps como colunas de fogo. E o que fez este ser? O mesmo que os hebreus ao entrar em Cana; tomou posse! Ps o seu p direito sobre o mar (tomando domnio), e o esquerdo sobre a terra (dominando), e clamou com grande voz, assim como ruge o leo; e quando clamou, os sete troves fizeram soar as suas vozes Assim como o fogo purificador, seus ps tambm eram como que colunas de fogo. Esta simbologia traz uma ilustrao importantssima; o ser no poderia contaminar-se com esta terra, por isso seus ps eram como que colunas de fogo!
4

ELOHIM PISA NA PUREZA DO CU: xodo 24:9,10- Ento subiram Mosheh (Moiss) e Aaron, Nadabe e Abi, e setenta dos ancios de Israel, e viram (como viso) o Elohim de Israel, e debaixo de seus ps havia como que uma calada de pedra de safira, que parecia com o prprio cu na sua pureza O que apareceu debaixo dos ps de Elohim? Uma calada parecida como uma calada de pedra de safira! E o que esta calada representava? O cu na sua pureza! MANDAMENTO PARA OS SACERDOTES: Shemot (xodo) 30:19,20 - Quando entrarem na tenda da revelao lavar-se-o com gua, para que no morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para fazer oferta queimada ao Eterno, lavaro, pois, as mos e os ps, para que no morram; e isto lhes ser por estatuto perptuo a ele e sua descendncia pelas suas geraes Juntos com nossas sandlias vm s impurezas, toda a sujeira que se obtm pelo caminho em que se percorre. Ao caminhar, passamos por vrios objetos impuros, pisamos em sangue, cuspe, animais ou insetos mortos, etc. Por isso os sacerdotes, sob pena de morte, jamais deveriam se achegar ao Eterno para ministrar-lhes com as mos ou os ps sujos. Sempre estive fascinado pela simbologia da roupa do Khem Gadol (Sumo Sacerdote). No por menos, pois muitos so os atavios e infinita sua representao Messinica. claro que qualquer um ao ver uma imagem como esta, fica curioso por tentar compreender porque o Eterno (que foi o estilista desta confeco) assim o determinou. No entanto, um belo dia, Elohim, abriu meus olhos para ver no o que estava no sumo sacerdote, mas sim, para o que no estava nele. Tomei um susto e exclamei:
5

Cad sua sandlia! Pensei imediatamente, por que Elohim o cobriu com muitos quilos de roupas recheadas de ouro, pedras preciosas, prolas e decidiu que este devia, enquanto ministrava, andar descalo? Este um forte exemplo da Torah (Lei) que o Eterno assim o quer. Mas a passagem de Mosheh extra-Torah, ou seja, anterior ao tempo em que foi designada aos hebreus. Portanto temos um grande exemplo na Torah que o Eterno preferiu uma adorao por parte dos sacerdotes de ps descalos. E temos dois grandes testemunhos anteriores ao tempo da Torah entregue no Shinai que o Eterno sempre quis assim. Concluso: No importa se a adorao no monte Shinai, prximo de Yeric (Jeric), em Tsion (Sio) no Templo ou em sua congregao. Se Elohim desceu para receber tem que ser do jeito que ele determinou e inteligente quem obedece! Depois desta revelao mandei fabricar um tablado por baixo do altar onde adoramos o Eterno de Israel, mandei tambm que se fizesse um cercado sobre o mesmo e neste local, somente subimos com os ps despidos, assim como Mosheh, Yehoshua e todos os Kohenim (Sacerdotes)! Muitos erram, por no buscar aprender com o prprio Eterno como Ele quer ser adorado. Um exemplo disto, que se voc intentar construir um local de adorao ao Elohim de Israel, certamente ters duas fortes influencias: 1- Influncia: Voc poder ser impulsionado pela cultura corriqueira e fazer este local em formato piramidal, como de se observar em quase todas as igrejas que conhecemos. Mas por que os lderes das igrejas
6

fazem este tipo de arquitetura sendo que esta no se encontra nas Escrituras. Pelo contrrio, advm de templos solares constitudos para uma adorao ao Sol? claro que a grande maioria nem sabe disto, apenas seguem a multido. 2- Influncia: No entanto, voc poder ser dirigido pelas Escrituras e edificar o lugar no formato quadrangular, sem pontas piramidais. Como a Tenda da Revelao (projeto de Elohim no deserto) - Assim como o Templo construdo pelo rei Shilomon (Salomo) como ordenou o HaShem. Voc tambm poder observar o projeto para o terceiro templo no livro de Ezequiel e, por fim, a Cidade Santa, a Nova Yerushualaim (Jerusalm) Celestial que tambm tem o mesmo formato. O que estou tentando dizer que; quanto mais voc se aproximar das Escrituras, para fazer as coisas relacionadas ao Altssimo, estar mais prximo de uma adorao especfica apontada pelo prprio Elohim!

TIRA O BON PORQUE O LUGAR ONDE ESTA TUA CABEA SANTO Por que os antigos tiram seus chapus ou seus bons no momento de suas oraes? Certamente quaisquer uns destes ancios responderiam: Por reverncia, respeito! Porm se lhes fizermos outra pergunta: Onde aprenderam que tm que ser assim? Certamente no diro que foi na bblia, uma vez que este ensinamento no da mesma. Simplesmente o fazem por fora cultural. SEGUIR A CULTURA MAIS FCIL DO QUE SEGUIR AS ESCRITURAS! Pela cultura, se o Eterno est ali, todos tiram os bons, mas pelas Escrituras s sandlias. Pela cultura, s compreendido por todos, pelas Escrituras... ...somente por alguns!

Rosh Mosheh Ben Shalom


Congregao Israelita Yeshua Chai Rua Iguatem -Vila Nova de Colares- Serra ES. Fale com o Rosh e adquire mais Estudos (027-9954-5794)
7

You might also like